Ver Versão Completa : "Banguela" nas descidas
Olá,
apenas uma dúvida:
Existe algum problema em "banguelar" a Ranger diesel (2.5) nas descidas como caminhoneiro faz?
A pergunta pode ser extendida para outros tipos de motor!!
Muito obrigado!
emerson_dickel
12/04/2006, 11:18
Olá M@C não sou o mais indicado para te responder isso
Mas moro numa região bastante sinuosa, SC, e é super perigoso fazer isso, pois vc fica sem o freio motor, ou seja vc não consegue segurar o carro na marcha ele vai ficar correndo como uma caroça.
Nos carros a gasolina injetados (Com Injeção Eletronica) a bangela gasta mais do que a quinta marcha engatada sem acelerar, ou seja descendo um morro, vc deve usar a quinta marcha engatada e nao acelerar.
Não sei nos carros a diesel se isso procede, mas nos computadores de bordo de carros como o omega etc, quando vc desce uma serra em quinta marcha o consumo instantaneo vai para 999,00 Por litro, ou seja tah gastando nada ou praticamente nada.
Pois ele usa a força do carro (descida) para tocar o motor, agora se fizer isso na banguela ele vai gastar um pouco mais (o equivalente a marcha lenta).
A nova ranger que compramos tem computador de bordo, mas nao tem a opão consumo intantaneo, e sim soh o acumulado, vou fazer uns testes na estrada e escrevo depois
Ela eh uma 3.0 a Diesel eletronica.
Mas se na banguela economiza, eh muito pouco, não vale o risco, acho mais seguro andar sempre engrenado.
PS. Se é dificil segurar uma caminhonete na banguela se precisar, por nao ter o freio motor, imagina um caminhão. Acho que eh coisa de irresponsavel (no caso dos caminhoneiros que fazem isso) sem contar imagina vc vc descendo na banguela uma serra enorme, e morre o motor por algum motivo qualquer, vc vai ficar sem direção hidraulica e sem freios.
Dê valor a vida, abaixo a "banguela"
PS2 - Favor alguem mais experiente explicar melhor, espero ter ajudado um pouco
emerson_dickel,
O que vc disse está correto.Quando em freio motor as injeções diesel e gasolina cortam a injeção.Os diesel com bomba injetora mecanica também , podem não cortar completamente , mas diminuem muito a injeção.Somente motores com carburador não fazem isso , se bem que alguns que sairam com "cut-off" faziam isso.
A Hilux nova faz isso , mas por questões de controle de poluição , se a descida for longa e esfriar muito o motor, ela injeta um pouco para manter a temperatura..., mas , mesmo assim gasta menos que em banguela.
Porém... depende...
Se voce está descendo uma serra , sem duvida nenhuma vai ser mais economico descer engrenado .
Agora , suponha que está numa estrada e tem pela frente uma longa descida , seguida de uma igualmente longa subida.Aí uma banguela consome menos pois , no inicio da descida o veiculo possui uma energia potencial (depende da altitude) que vai se transformar em enegia cinética(devido ao aumento da velocidade) que será consumida na subida e então se não tivesse atrito(com o ar, de rolamento etc) o veiculo atingiria o final da subida(mesma altitude) com a mesma velocidade que se começou a descida.Situação parecida com um carrinho de montanha russa.
Se nessa situação descer engrenado , a enrgia potencial será dissipada no freio motor e ai na subida voce vai gastar em combustível toda a energia gasta no freio motor.
Nessa situação o bom mesmo é descer na banguela e no final da descida acelerar para aproveitar o embalo(energia cinetica) de modo a subir mais rapido.Esse ao meu ver é o melhor compromisso entre media de velocidade e consumo.
Já fiz experiencia de em estrada com subidas e descidas consecutivas , com o piloto automático a 80km/h gastar mais do que sem ele a 110/120km/h de media, usando a banguela.
Com computador de bordo , um carro 2.0 a gasolina em marcha lenta gasta 1 l/hora.Na banguela a 120 , faz então 120 km/l .
Ta certo que banguela pode ser perigoso , mas , como a maioria das coisas , tudo que é bom , pode te fazer mau...
Homero
Walter L. L. Casitta
12/04/2006, 13:22
Eu vou ser curto e grosso:
Descer em banguela é burrice. Não traz nenhum benefício e qualquer caminhoneiro sabe disso. Nenhum faz isso mais.
Alem de perigoso gasta mais combustível. Até os motores diesel mecânicos tem a função cut-off.
Walter L. L. Casitta,
Quanto a ser perigoso não há duvida , agora na situação que descrevi sem duvida nenhuma é mais economico.Por favor não despreze a física!
Certamente a recomendação sensata seja nunca desengrenar .Não somente pela segurançam, mas por exemplo voce pode ser multado por excesso de velocidade se deixar embalar.
Mais , um caminhão carregado é uma coisa , uma Ranger 2.5 como a maioria de nos usa ,ou seja, sem quase carga , o motor não muito forte , vai certamente melhorar a economia se aproveitar o embalo , desde que a topografia seja adequada ou seja, subidas e descidas consecutivas sem curvas.(carregada as coisas mudam)
Não conheço B.Horizonte , mas pela amostra que tenho da Fernão Dias perto de São Paulo quando vou até Gonsalves MG, realmente é muito perigoso pois tem de fato subidas e descidas , mas muitas curvas e muitos caminhões tombam .No estado de São Paulo , muitas estrada são muito mais retas.Uma vez com a Ranger fui de São Paulo a Floripa a fim de economisar, procurei não passar de 120 e usando banguela fiz quase 14 km/l , outra vezes um pouco mais rápido e sem banguela ficava com 11 e a Br116 não tem a topografia mais adequada para banguela.
O que é muito mais perigoso que a banguela e que os caminhoneiros fazem , é descer acelerando para embalar mesmo(não por economia) , aí , se tiver que freiar , mesmo que engrenado não vai dar.
Suponha a seguinte situação:
-Motor GM 2.0 gasolina : 1 l/h na marcha lenta , 1/2 acelerador em 5a 6km/l , dados do computador de bordo de um vectra 98 mecanico.
-Voce esta viajando a 100 km/h e pela frente voce tem uma descida de 1km , seguida de uma subida de 1km .
1- Desce engrenado mantendo 100 km/h - consumo no trecho = 0 litros .No inicio da subida acelera para manter 0s 100 km/k -consumo na subida = 0,17 litros(1/6).Total consumido 0,17 litros que equivale a 11,8 km/l medio(2km/0,17 l)
2-Desce desengrenado , chega a 140 km/h (120 medio) - consumo no trecho 0,008 litro(1/120).
Espera a velocidade na subida cair a 100 km/h e acelera para manter. Como não sabemos até aonde o carro subiu no embalo, vamos calcular qual o minimo que deveria andar na subida para dar o mesmo consumo.Então distancia = 6x0,008 ou seja 5 metros!!!.Então se acelerar depois de 5 metros do fim da descida, o consumo deve ser o mesmo do item 1.
Vamos considerar que o veiculo consiga andar 300 m até cair para 100 km/h, aí então voce engrena e acelera.Vai portanto andar 0,7 km(1-0,3) e o consumo 0.7/6=0,12 litros e então o consumo total do trecho 0,13 litros que equivale a 15,4 km/litro
Na verdade o que a grande maioria de nos provalvemente faz é descer engrenado , com a mesma aceleração que vinha mantendo e deixa a velocidade aumentar até 120 ou 140 dependendo do gosto , retira o pé ,depois que começou a subir espera cair um pouco e ai acelera novamente e o consumo vai dar algo intermediário entre esses valores.
Então certamente é mais seguro não usar banguela , mas sabendo usar pode resultar em economia.
Homero
Walter L. L. Casitta
12/04/2006, 19:21
Homero,
Você pode estar certo sim. Eu sempre usei esse mesmo raciocínio que você descreveu, embora não tenha conseguido saber se isso realmente trouxe algum benefício em economia de combustível.
Hoje em dia eu prefiro ligar o controlador de velocidade ajustado para alguma velocidade entre 80 a 110Km/h no máximo dependendo das condições da estrada e garantir um velocidade média mais alta e mais conforto.
Eventualmente eu acelero morro abaixo pra pegar algum embalo para a próxima subida. Prefiro aproveitar ao máximo os escassos 27Kgf de torque do meu motor 2.5 que até pode ser suficiente, mas que no meu caso ainda tem aqueles pneus 33” pra atrapalhar do que me preocupar com o consumo que dificilmente passam do 11Km/l.
Uma curiosidade em relação aos caminhões ou pelos menos aos mais modernos: Existem vários limitadores de velocidade, como tacógrafos, rastreadores e mesmo os motores eletrônicos que podem ser programados pelas empresas proprietárias para limitar a velocidade máxima e até caixas pretas que impedem os motoristas a ultrapassar os 70 ou 90km/h máximos de velocidade. Os controladores de velocidade desses caminhões atuam não só no acelerador, mas também no freio. Pode-se acelerar morro abaixo que nada vai acontecer e ainda vai descer freando.
Edintruder
12/04/2006, 19:37
Eu sou mais prático, se a estrada é reta e está livre eu não afrouxo o pé na descida, deixo acelerar pra aproveitar lá embaixo ou na subida seguinte, se for descendo serra aí é bom até reduzir uma marcha pra descer para poupar freios, porém se tem um movimento, não há pressa e nem policiamento, solto a marcha e deixo descer solto, até porque a pressão aerodinâmica não deixa a velocidade subir muito na banguela.
Caminhão corre mais nas descidas devido ao peso elevado, porém em veículos mais leves não compensa muito não. O melhor é deixar o pé aonde está porque pra baixo todo santo ajuda... :mrgreen:
emerson_dickel
12/04/2006, 19:49
Obviamente que se o trecho for reto com muitos sobes e desces, não vejo tanto problema em usar banguela, mas minha realidade e em torno de 500 KM de raio donde estou eh de subidas e descidas e normalmente no final de cada subida ou descida curvas acentuadas, então imagina soh se morre o motor perto de uma curva etc :(
Então, obviamente que dependendo da realidade de cada um. Mas particularmente acho que é algo que não compensa pelo risco que corre :(
Um grande abraço
Walter L. L. Casitta,
Tenho um Astra AT com computador de bordo e controlador de velocidade.A Hilux também tem controlador de velocidade mas não tem computador.
Na Hilux o casamento cambio e motor está muito bem feito (melhor que no Astra) tirando bom proveito do alto torque em baixa . Então com o controlador a 80km/h (1500 rpm) consegue em aclives não muito fortes continuar em 4a(ultima marcha).
Com o Astra , a 80 o motor está a 2000 rpm sendo o torque máximo a 2800 , então com o controlador nessa velocidade fica reduzindo frequentemente, já a 120 km/h a rotação é 3000 rpm e aí funciona muito bem e o consumo a 120 acaba sendo menor que a 80/h.
O conforto do controlador de velocidade é indiscutível e o consumo també é muito bom , melhor do que dirigindo sem ele dirigindo despreocupadamente , porem , se quero economisar sem ele é um pouco melhor mas requer muito mais atenção.
Como a Astra tem computador , com o controlador a 120 dependendo da descida , o motor não entra em cut-off , marcando uns 30 km/h.Se desligar o controlador ele entra em cut-off porem a velocidade vai diminuindo.Então com o controladoe eu costumo em descidas , acelerar para mais do programado e ai tiro pé , então ele entra em cut off depois deixo ele reassumir naturalmente quando a velocidade cai para a programada.
Com carro automático não é aconselhável colocar em neutro(banguela).Nunca ninguem me deu uma justificativa tecnica pois uma vez que o motor está funcionando a lubrificação deveria estar garantida.Talves seja por segurança.
Quando tinha o vectra que era mecanico e com computador eu vivia fazendo experiencias com banguela e conclui que de fato se bem usada era mais economica , porem percebi também que é muito extressante dirigir para economisar .
Hoje a maior parte das vezes uso o controlador que no mínimo te ajuda a evitar uma multa...
Homero
Walter L. L. Casitta
12/04/2006, 21:18
O controlador de velocidade funcionou muito bem na Ranger com os pneus menores que o 31”. Entre 80 e 110, em quinta marcha, ia tranquilamente sem perder velocidade em quase nenhuma subida. Agora com 33”, algumas vezes tenho que desligar pra poder reduzir pra quarta marcha.
Mesmo assim acho que o controlador de velocidade funciona mais agradavelmente na Ranger manual que na Cherokee Sport que tinha. Na Cheroka quando o câmbio automático reduzia nas subidas, reduzia da quarta direto pra segunda na maioria das vezes e isso chagava a acordar os que estavam dormindo na durante a viagem.
Walter L. L. Casitta,
A minha com 33 eu não sentia problemas.Talves porque estivesse com o debito bastante aberto.Antes de entrar o turbo ela fumaçava bem!!!.Talves se voce abrir mais um pouco o débito deve melhorar.
Homero
Bom, não vou entrar no mérito do consumo pq não tenho dados estatísticos, ainda mais com essas inovações tecnológicas dos motores atuais. :?
Chamo atenção, apenas, para o conjunto mecânico :wink: . Na banguela se libera o acoplamento do propulsor (volante do motor) do câmbio. Consequentemente, o giro do propulsor ficará totalmente distoante com o do câmbio. Aí, vc inicia a subida com giros diferentes e o resultado é um tranco (que poderá ser pequeno ou quase imperceptível), acompanhado de uma redução, ao voltarem a se acoplar. Maravilha, né ?
Temos aí uma sobrecarga no conjunto de embreagem (que amenizará até onde pode o "tranco") e um engate de marcha com uma diferença de rotação elevada...a fadiga dos componetes certamente estará a caminho :cry:
Creio que a banguela poderá levar, além da viatura, nosso dindin ladeira à baixo... :mrgreen:
Abs
Marvila
Ranger Limited 04/04
senhores, muito já foi dito até aqui. Para motores a diesel com sistema de injeção mecânico, qdo motor está sem aceleração, ou seja, sem pisar mesmo, é o ponto mais econômico, pois a bomba está injetando somente a quantidade necessária par manter o funcionamento do motor. Esta dosagem é feita no laboratório pra valores mínimos. Qdo o veículo estiver na "banguela" , ele estará na lenta. Portanto, resulta em economia, num primeiro momento.
Cabe ressaltar, que atitudes como estas podem ser utilizadas raramente, em situações de descidas conhecidas, que não ofereçam muito risco.
Os novos motores, que utilizam injeção eletrônica, estes não é o melhor caminho, uma vez que o tempo de injeção, mesmo na lenta, pode variar, e muito. Portanto, não se solta em banguela pra tentar economizar. Nesta posição, o motor ainda enxerga a caixa, pois somente qdo a embreagem é acionada, é que isola-se do resto do grupo.
Portanto, não creio que venha dar um resultado muito maior para ranger 2.5 se for utilizado banguelas, salvo as condições citadas.
boa pascoa a todos
Edintruder
13/04/2006, 20:39
Chamo atenção, apenas, para o conjunto mecânico . Na banguela se libera o acoplamento do propulsor (volante do motor) do câmbio. Consequentemente, o giro do propulsor ficará totalmente distoante com o do câmbio. Aí, vc inicia a subida com giros diferentes e o resultado é um tranco (que poderá ser pequeno ou quase imperceptível), acompanhado de uma redução, ao voltarem a se acoplar. Maravilha, né ?
O jeito é dar aquela famosa aceleradinha para embalar o motor antes de soltar a embreagem. O meu cunhado é um exemplo que deixa o giro cair nas trocas de marchas e sempre dá trancos na transmissão, o que é tão prejudicial como a bangela.
Esta dosagem é feita no laboratório pra valores mínimos. Qdo o veículo estiver na "banguela" , ele estará na lenta
Então é só deligar o motor quando estiver na banguela e fazer pegar no tranco, mas daí vai embreagem e soma os solavancos na transmissão.
Esses trancos destroem principalmente as cruzetas, podendo até quebrá-las com certa facilidade se estiverem com folgas.
Arrivabene
07/03/2008, 17:27
M@C, acho que sua pergunta nao foi respondida. Vc quer saber se isto traz algum dano ao motor/transmissao...correto ?
Se vc descer engrenado, o carro nao vai embalar é lógico, porem a lubrificacao do motor vai continuar constante.
Dizem que se "banguelar" a lubrificacao nao ocorre, coisa que eu contesto pois o motor ligado lubrifica sozinho.
Tb dizem que a cruzeta do carda estraga, tb contesto pois é o mesmo processo de uma troca de marcha.
Espero ter cooperado !!
Abs
Edintruder
07/03/2008, 18:24
Arrivabene, bem vindo ao fórum, porém dá uma olhada na data das mensagens antes de responder, pois mensagens antigas é sinal que já foram debatidas e devidamente esclarecidas.
Abs!
beechmaster
07/03/2008, 18:50
Srs.
Apenas para complementar a discussão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35178
Bons vôos
M@C, acho que sua pergunta nao foi respondida. Vc quer saber se isto traz algum dano ao motor/transmissao...correto ?
Se vc descer engrenado, o carro nao vai embalar é lógico, porem a lubrificacao do motor vai continuar constante.
Dizem que se "banguelar" a lubrificacao nao ocorre, coisa que eu contesto pois o motor ligado lubrifica sozinho.
Tb dizem que a cruzeta do carda estraga, tb contesto pois é o mesmo processo de uma troca de marcha.
Espero ter cooperado !!
Abs
Chegamos onde eu queria, eu como filho de caminhoneiro e já trabalhei com caminhao, posso dizer sim que é muito mais economico, mais rapido e um poucom mais perigoso, só fazemos isso onde vemos toda a descida e toda a subida, e sem curvas. O MB 1313 do meu pai só da no maximo 90km/h, ai vc desengata, chega no maximo a 130, e dá pra subir quase tudo do outro lado. Concordo plenamente com Homero e nao preciso dizer tudo que ele disse novamente. Para carros pequenos nao adianta muito pois sao muito leves, mas para caminhonetes, se a miha fosse manual e soltava sem problemas. Minha SEL Aut nas baixadas ela amara muito pouco, por isso nao solto, e nao gosto de dsengatar cambios aut.
Quanto ao grifado acima, quando se diz que a lubrificação nao ocorre, nao estao se tratando de motor mas sim de cambio, nunca se deve banquelar em declives muito longos, pois, vc terá a parte de cima do cambio trabalhando em alta rotação e sem lubrificação, pois a parte debaixo do cambio ligada ao motor estará em marcha lenta nao jogando oleo para cima o suficiente para lubrificar a parte de cima. Por isso nao se pode rebocar nenhum veiculo rodando desengatado, ferra com o cambio, para rebocar e necessario arrancar o cardã. Um segredinho de caminhoneiro, quando banguelar se a descida for muito longa, dê algumas aceleradinhas é o suficiente para manter a lubrificação do cambio.
DieselPower
08/03/2008, 10:35
Alexmar,
Então você como camioneiro sabe, e é bom falar para todos também, que em caminhões utiliza-se a mesma marcha para descer um morro, que você utilizaria para subir! Se soltar na banguela, na hora que precisar segurar, vai esquentar o freio e pode até pegar fogo (já vi várias vezes).
Ou seja, salvo em situações como as que você descreveu (descidas retas com uma subida em sequencia e com boa visibilidade), nenhum camioneiro em sã conciencia vai soltar na banguela.
Edintruder
08/03/2008, 15:24
Diesel, isso vale para carros pequenos e caminhonetes. Normalmente se for reduzir um caminhão para descer a rpm iria disparar, pois para subir vai reduzindo até em alguns casos aonde está carregado e subida muito forte aonde sobe-se em 2a ou 1a marcha num caminhão, imagina fazer isso. O ideal sempre em caminhões é descer na mesma marcha usando freio motor. Se for descide de serra pode baixar uma marcha ou baixar a caixa caso seja no estilo Volvo ou MB 1945
Alexmar,
Então você como camioneiro sabe, e é bom falar para todos também, que em caminhões utiliza-se a mesma marcha para descer um morro, que você utilizaria para subir! Se soltar na banguela, na hora que precisar segurar, vai esquentar o freio e pode até pegar fogo (já vi várias vezes).
Ou seja, salvo em situações como as que você descreveu (descidas retas com uma subida em sequencia e com boa visibilidade), nenhum camioneiro em sã conciencia vai soltar na banguela.
Muito boa a sua observação... "salvo em situações como... descidas retas com uma subida em sequência e com boa visibilidade". Eu acho que mais importante do que ser reta é ter boa visibilidade. É importante ter discernimento... bom senso.
Diesel, isso vale para carros pequenos e caminhonetes. Normalmente se for reduzir um caminhão para descer a rpm iria disparar, pois para subir vai reduzindo até em alguns casos aonde está carregado e subida muito forte aonde sobe-se em 2a ou 1a marcha num caminhão, imagina fazer isso. O ideal sempre em caminhões é descer na mesma marcha usando freio motor. Se for descide de serra pode baixar uma marcha ou baixar a caixa caso seja no estilo Volvo ou MB 1945
Edi;
Onde vc diz que se reduzir a marcha a rpm iria disparar, isso nao acontece se respeitar a regra que o dieselpower disse, pois o freio motor consegue segurar o caminhao na descida desde que esteja em uma marcha em que ele dê conta de subir. Por exemplo, quando eu descia a serra de Luz MG, carregado de carvao, antes de iniciar a descida eu reduzia para a 3º, e ai o proprio motor segura o caminhao, pois nessa hora o freio já esquentou e acabou.
Spina4x4
08/03/2008, 23:28
Não sei se alguém aqui já escutou falar que a banguela danifica o cambio!?
pois bem experiência própria... qndo vc desengata a marcha na descida o eixo entalhado do cambio fica girando na mesma velocidade do carda, porem o eixo piloto lá nos seus 800 rpm (varia de motor p/ motor), contudo acontece um desgaste precoce na ponta do entalhado e dentro do eixo piloto !!
outra.. caso seu carro não tenha válvula termos tática ao pegar uma descida em alta velocidade e pouco giro a água do radiador vai resfriar bastante e qndo o giro subir rápido pode dar um choque térmico no motor !
DieselPower
08/03/2008, 23:40
Alexmar,
x2!
Walter L. L. Casitta
08/03/2008, 23:50
Não sei se alguém aqui já escutou falar que a banguela danifica o cambio!?
pois bem experiência própria... qndo vc desengata a marcha na descida o eixo entalhado do cambio fica girando na mesma velocidade do carda, porem o eixo piloto lá nos seus 800 rpm (varia de motor p/ motor), contudo acontece um desgaste precoce na ponta do entalhado e dentro do eixo piloto !!
Acho que isso é só um mito. Mesmo o câmbio em neutro todas as engrenagens continuam girando se o motor também estiver girando e isso é que faz o óleo ser distribuído dentro da caixa. Só faltaria a lubrificação no caso do veiculo estar sendo rebocado com o motor parado...
shimomoto
09/03/2008, 00:29
Edi;
Onde vc diz que se reduzir a marcha a rpm iria disparar, isso nao acontece se respeitar a regra que o dieselpower disse, pois o freio motor consegue segurar o caminhao na descida desde que esteja em uma marcha em que ele dê conta de subir. Por exemplo, quando eu descia a serra de Luz MG, carregado de carvao, antes de iniciar a descida eu reduzia para a 3º, e ai o proprio motor segura o caminhao, pois nessa hora o freio já esquentou e acabou.
Alex,
Também dirijo caminhão (talvez nem tanto quanto você) mas sinto-me apto a dar meus pitacos.
Acredito que nem sempre essa regra descer na mesma marcha de subida seja válida. Explico: Tem caminhões que tem o freio motor (borboleta no escapamento, por exemplo) e que acabam segurando mais que o normal, mesmo em marchas mais altas (lembrando que as marchas altas, tem efeito inverso no motor - forçarão mais o motor que as marchas baixas - é o inverso). Nem sempre portanto, um caminhão que possa descer com segurança em uma marcha X, consegue usar ela para subir.
Vi isso com um MBB LK-2213 que tinhamos.
Abraços
outra.. caso seu carro não tenha válvula termos tática ao pegar uma descida em alta velocidade e pouco giro a água do radiador vai resfriar bastante e qndo o giro subir rápido pode dar um choque térmico no motor !
Spina o que vc diz acima na pratica é exatamente ao contrario, desengatado o motor nao esfria, permanece a mesma temp, já descendo engatado é que esfria bem rapido, pois vc tem alto giro sem alta explosao no bloco, alto giro tbem na bomba d'agua e maior circulação de agua o q diminui a temp.
Daniel;
Quando citei freio motor, nao considerei a borboleta com atuador pneumatico (meu pai arrancou esse sistema assim que comprou o caminhao, diz ele que estraga o motor hehe), mas somente o amarrar do motor, ai sim a regra funciona, usando o sistema da borboleta ai concordo contigo que segura bem mais.