PDA

Ver Versão Completa : Entrando para o mundo Diesel. Ajudem-me!

billspoturbo
18/01/2018, 21:57
Boa noite a todos. Apresento-me ao fórum e a todos.
Início meu contato com veículos a diesel a partir de ontem, dia 17 de janeiro. Fiquei feliz em adquirir uma Pajero Sport SE 2.8 2003, espero continuar feliz durante o tempo em que ela for minha.
Comprei a mesma em função de uma ótima oportunidade tratando-se do valor que paguei. Levei ela a mecânicos e funileiros para comprovar seu estado que pra mim que pouco entendo até o momento, é muito satisfatório.
Enfim, peço dicas aos amigos referente a fazer revisões preventivas, o que fazer primeiro, quais problemas costumam assombrar esse modelo, quais tipos de óleos mais indicados para serem usados nela. Peço até indicações de oficinas boas e confiáveis que sejam em Porto Alegre.
Muito obrigado e abraço a todos.

adriano84
19/01/2018, 07:19
Boa noite a todos. Apresento-me ao fórum e a todos.
Início meu contato com veículos a diesel a partir de ontem, dia 17 de janeiro. Fiquei feliz em adquirir uma Pajero Sport SE 2.8 2003, espero continuar feliz durante o tempo em que ela for minha.
Comprei a mesma em função de uma ótima oportunidade tratando-se do valor que paguei. Levei ela a mecânicos e funileiros para comprovar seu estado que pra mim que pouco entendo até o momento, é muito satisfatório.
Enfim, peço dicas aos amigos referente a fazer revisões preventivas, o que fazer primeiro, quais problemas costumam assombrar esse modelo, quais tipos de óleos mais indicados para serem usados nela. Peço até indicações de oficinas boas e confiáveis que sejam em Porto Alegre.
Muito obrigado e abraço a todos.

REVISE por inteiro o sistema de arrefecimento dela! O problema que vejo mais frequente nestes veículos se refere a problemas de aquecimento. Verifique o estado do óleo do cambio automático também!

billspoturbo
19/01/2018, 09:07
Li no fórum relatos dos aquecimentos, mas a maioria dos motores 2.5. E dois mecânicos me disseram que em viagens não devo passar de 100km/h se não o motor explode.

Sergio c
19/01/2018, 10:01
Seja feliz com seu novo veículo, sugiro instalar um sensor de temperatura no bloco do motor, com aviso sonoro em certa temperatura pré programada, pois, as vezes, não se olha p ponteiro da temperatura no painel e aí pode ser tarde.

Walter da Camper
19/01/2018, 10:09
Mentira. Pode viajar a 120 com tranquilidade e dar umas esticadas de 140 de vez em quando.
Todo motor diesel é sensível à temperatura e essa, por sua vez é diretamente proporcional ao esforço do motor, principalmente em baixas é medias rotações.
É preferível vencer uma subida numa marcha mais reduzida, em alta rpm e meia aceleração do que em baixa rpm com o acelerador no talo.
Esse é um princípio básico que todo (bom) caminhoneiro sabe e pratica.
Considerando que esteja tudo em ordem (radiador limpo, polia viscosa funcionando...), há basicamente 3 situações que podem levar o motor diesel ao superaquecimento:
-altas velocidades por tempo prolongado (acima de 130)
-subir serra forçando na velocidade (usando a potência máxima e ultrapassando todos os carros de passeio...)
-subir longas pirambeiras off-road sem utilizar a reduzida.
Tendo moderação no pé direito, vc irá longe com ela.
Em 2014 eu subi a Cordilheira dos Andes com uma Sport 2.5 (famoso por esquentar) e bastou ter em mente essa questão de menor esforço = menor temperatura e moderar no pé.

Li no fórum relatos dos aquecimentos, mas a maioria dos motores 2.5. E dois mecânicos me disseram que em viagens não devo passar de 100km/h se não o motor explode.

billspoturbo
19/01/2018, 14:05
Ou seja: usar a lógica que está tudo certo!
Olhei o nível da água dela e estava na medida certa, porém era qualquer outro líquido menos água, brincadeiras a parte a água está contaminada de sujeira, tipo terra bem marrom, acho que não foi pro lado da ferrugem ainda.
Viu fazer a limpeza, podem me ajudar com a quantidade/proporção água mais produto que elas usam e se indicam alguma marca do produto testado e aprovado por vocês?
Grato.

adriano84
23/01/2018, 11:51
A dica do termômetro analógico e importante pelos relatos quando a temperatura no painel começa a subir é porque o negocio ja ta bem ruim! Na minha TR4 não vai agua e acho que no seu carro também não deveria ir, olhe no manual pois deve indicar o fluido de arrefecimento ou mesmo a proporção dele com água. Não acho sensato usar apenas água na viatura, no mais boa sorte com a maquina!

billspoturbo
24/01/2018, 22:02
Boa noite pessoal. Relatar um pouco da vida nova da minha Brutona.
Nos primeiros dias já fiz a troca do óleo, filtros e coloquei também um condicionador de metais, Powerbull se não me engano. Durante a troca achei um parafuso quase caindo da caixa de direção, o motivo pelo qual ela estava tão macia de volante.
Ontem larguei ela para realizar uns reparos de funilaria e estética em geral, ela estava com o verniz do teto queimado e arranhões nos para-choques. Farei também polimento geral e lavagem da interna.
Comprei as 4 pastilhas de freios e o braço auxiliar da suspensão para trocar assim que ela sair da estética.
Estou pesquisando pneus, ALGUÉM SABE ME DIZER SE CABE NAS CAIXAS DE RODAS A MEDIDA 32" 11,5, ARO 15 MESMO? ESTOU PENSANDO NOS FALKEN 32.
Att.