Conectar

Ver Versão Completa : Embreagem viscosa com principio de funcionamento invertido???

pereira
17/01/2018, 13:16
Boa tarde colegas de plantão!
Ontem levei minha hilux para consertar o ar condicionado, após a finalização do serviço o profissional me alertou dizendo que, a ventoinha estava com problemas, e isso estava aquecendo o radiador do ar-condicionado e consequentemente aumentando a pressão do sistema de ar.....bom, fui pra casa e comecei a pesquisar sobre o assunto e como eu poderia testar, pra confirmar a troca da peça ou não.
Em resumo, pelo que entendi com o motor frio a hélice gira facilmente (em falso), e depois com o motor em funcionamento e aquecido ela cria uma certa resistência e acompanha o giro do motor.

Testando meu carro percebi que:
Motor frio desligado: hélice dura com resistência.
Motor quente desligado: hélice livre, muito livre.

Aguardo opinião dos mais experientes no assunto.

ivancgbsb
17/01/2018, 18:48
Motor frio desligado: hélice dura com resistência.
Se for antes de ligar o carro e depois de certo tempo parado é assim mesmo. Ela fica dura porque o gel está todo acumulado em um só lugar. Nos primeiros giros ele se espalha e a hélice fica leve.

Motor quente desligado: hélice livre, muito livre.
Essa parte está meio suspeita. Depois do motor quente na hora que desliga o motor ela tem que parar quase imediatamente. Esse "muito livre".....
Tenho alguma coisa sobre isso aqui: Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)

pereira
17/01/2018, 19:06
Se for antes de ligar o carro e depois de certo tempo parado é assim mesmo. Ela fica dura porque o gel está todo acumulado em um só lugar. Nos primeiros giros ele se espalha e a hélice fica leve.

Essa parte está meio suspeita. Depois do motor quente na hora que desliga o motor ela tem que parar quase imediatamente. Esse "muito livre".....
Tenho alguma coisa sobre isso aqui: Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)

Hoje pela manha testei e estava presa girando quase nada....
Acabei de chegar do trabalho....motor quente e testei....apos desligar o carro ela estava firme também....
O que fazer hein

ivancgbsb
17/01/2018, 20:58
Normal ?
Seu carro esquentou alguma vez ?
Vejo tres opções.
1 - deixar do jeito que está
2 - fazer a manutenção (como os caras fazem na Austrália) colocando o gel viscoso
3 - trocar a polia viscosa.

Glaicon
18/01/2018, 06:43
O teste que fazem na oficina para verificar a eficiência do gel é, com o motor devidamente aquecido, ou seja, depois de já ter realmente rodado com o veículo, é usar um bom pedaço de pano e tentar parar o giro da hélice, apertando-a com o pano.
Se houver dificuldade em parar é porque está boa.
Outro teste é você rodando com a mesma, estando com o motor aquecido, encoste-á, abra o capô, e acelere pelo cabo ao lado do motor e perceba se há aumento do vento, ou se também aumenta o barulho da ventoinha com aquele típico "barulho de avião".
Para concluir, é muito difícil a ventoinha viscosa dar problema.
Cuidado com esses mexânicos.:concordo:

pereira
18/01/2018, 08:11
Normal ?
Seu carro esquentou alguma vez ?
Vejo tres opções.
1 - deixar do jeito que está
2 - fazer a manutenção (como os caras fazem na Austrália) colocando o gel viscoso
3 - trocar a polia viscosa.

Ele nunca esquentou!!!
Sabe informar qual deveria ser o comportamento da ventoinha ao ligar o ar condicionado?

pereira
18/01/2018, 08:13
O teste que fazem na oficina para verificar a eficiência do gel é, com o motor devidamente aquecido, ou seja, depois de já ter realmente rodado com o veículo, é usar um bom pedaço de pano e tentar parar o giro da hélice, apertando-a com o pano.
Se houver dificuldade em parar é porque está boa.
Outro teste é você rodando com a mesma, estando com o motor aquecido, encoste-á, abra o capô, e acelere pelo cabo ao lado do motor e perceba se há aumento do vento, ou se também aumenta o barulho da ventoinha com aquele típico "barulho de avião".
Para concluir, é muito difícil a ventoinha viscosa dar problema.
Cuidado com esses mexânicos.:concordo:

Vou tentar fazer este teste do pano, o que observei é que ela só faz este barulho de "avião" nos 30 primeiros segundos das partidas a frio.

ivancgbsb
18/01/2018, 09:17
Sabe informar qual deveria ser o comportamento da ventoinha ao ligar o ar condicionado?
Com o carro parado não deve mudar nada. Pois o calor do condensador/radiador não atinge adequadamente o "caracol" que regula a abertura das portas que conduzem o gel viscoso.

pereira
18/01/2018, 09:34
Com o carro parado não deve mudar nada. Pois o calor do condensador/radiador não atinge adequadamente o "caracol" que regula a abertura das portas que conduzem o gel viscoso.

Desculpe a ignorância...rsrs mas se o carro ficar 2 horas em um congestionamento com o ar ligado isso não sobrecarregará o sistema, uma vez que a ventoinha não seja "atracada"...

ivancgbsb
18/01/2018, 10:25
rsrsrsrs..é que não pensei em um engarrafamento tão demorado. Pensei no seu profissional do ar condicionado que provavelmente queria travá-la, coisa que eu não concordo.
Lembre-se que ela mesmo não atracada, não para e está sempre girando e trazendo calor para o "caracol". Parado certo tempo mais cedo ou mais tarde o calor atingirá o "caracol" e ela atracará. Esse atracamento é gradual.
Com o carro parado o fluxo de ar que passa no radiador e atinge o caracol é bem menor que com o carro andando.
Como Glaicon disse, é muito difícil ter problema com a ventoinha viscosa, mas na Hilux que mexemos não tinha mais quase nada do gel. Hilux com 180 mil km rodados.

pereira
18/01/2018, 10:43
rsrsrsrs..é que não pensei em um engarrafamento tão demorado. Pensei no seu profissional do ar condicionado que provavelmente queria travá-la, coisa que eu não concordo.
Lembre-se que ela mesmo não atracada, não para e está sempre girando e trazendo calor para o "caracol". Parado certo tempo mais cedo ou mais tarde o calor atingirá o "caracol" e ela atracará. Esse atracamento é gradual.
Com o carro parado o fluxo de ar que passa no radiador e atinge o caracol é bem menor que com o carro andando.
Como Glaicon disse, é muito difícil ter problema com a ventoinha viscosa, mas na Hilux que mexemos não tinha mais quase nada do gel. Hilux com 180 mil km rodados.

Nossa matou na mosca, o profissional do ar testou o carro da seguinte maneira:
8:00 da manhã cheguei na oficina que fica a 2km da minha casa motor ainda frio...
8:15 da manhã desmontou o carro, fez a solda no cano que estava furado, deu a carga do gas...pediu pra eu dar partida, ligar o ar e segurar acelerado 2000rpm por um tempinho.....pronto o carro gelou!!!
Só que ele viu que a pressão começou a subir, e disse que a ventoinha não estava legar e que seria legar "travar"ela...
pegou uma mangueira, abriu a torneira e jogou agua no radiador do ar...imediatamente o pressao começou a baixar..
8:20 tirei o carro da oficina feliz pelo ar estar funcionando e preocupado com a incerteza da ventoinha...

Glaicon
19/01/2018, 08:19
Bom, você começou o tópico falando em funcionamento da embreagem viscosa de forma "invertida".
Acho que não é mais isto, certo?
Já que consertou o ar condicionado, use a viatura normalmente e veja se o ar está gelando, bem como se a temperatura do motor está normal.
Afinal, se o ar condicionado não tivesse vazado, me parece que tudo estaria normal e ninguém falaria da ventoinha, certo?
Ou seja, acho que não há problema algum.
Deixe passar uns dias e esqueça do "problema".:concordo:

pereira
19/01/2018, 08:34
Bom, você começou o tópico falando em funcionamento da embreagem viscosa de forma "invertida".
Acho que não é mais isto, certo?
Já que consertou o ar condicionado, use a viatura normalmente e veja se o ar está gelando, bem como se a temperatura do motor está normal.
Afinal, se o ar condicionado não tivesse vazado, me parece que tudo estaria normal e ninguém falaria da ventoinha, certo?
Ou seja, acho que não há problema algum.
Deixe passar uns dias e esqueça do "problema".:concordo:

Na verdade eu fiquei encanado pq quando ele estava testando o carro a pressão quase atingiu 400psi (se eu não estiver errado com a unidade de medida), ae quando jogou água com a mangueira na frente do radiador, imediatamente no manômetro a pressão foi para 180psi....com os comentários dele fiquei preocupado, e ao chegar em casa com o motor bem quente eu abri o capo e percebi a ventoinha bem livre, e com o motor frio ela estava pesada, por isso pensei que ela pudesse estar com problema....sendo que no meu humilde entendimento eu pensava que ela giraria livre com o motor frio e pesada com o motor quente...
Mas de qualquer forma obrigado pela ajuda.:safari-rig:

Glaicon
20/01/2018, 08:58
Na verdade eu fiquei encanado pq quando ele estava testando o carro a pressão quase atingiu 400psi (se eu não estiver errado com a unidade de medida), ae quando jogou água com a mangueira na frente do radiador, imediatamente no manômetro a pressão foi para 180psi....com os comentários dele fiquei preocupado, e ao chegar em casa com o motor bem quente eu abri o capo e percebi a ventoinha bem livre, e com o motor frio ela estava pesada, por isso pensei que ela pudesse estar com problema....sendo que no meu humilde entendimento eu pensava que ela giraria livre com o motor frio e pesada com o motor quente...
Mas de qualquer forma obrigado pela ajuda.:safari-rig:
Rode alguns dias e observe.
No máximo, se der problema, vai vazar o gás do ar condicionado, certo?
Depois coloque aqui suas impressões.:concordo:

pereira
23/01/2018, 14:30
Rode alguns dias e observe.
No máximo, se der problema, vai vazar o gás do ar condicionado, certo?
Depois coloque aqui suas impressões.:concordo:

Pessoal estou passando para deixar as impressões observadas:

1- Para não ficar na incerteza com relação ao funcionamento da Embreagem viscosa, acabei de comprar um medidor de temperatura da Racetronix conforme orientação de todos os toyoteiros, pelo menos com o equipamento instalado consigo realmente observar a temperatura real do funcionamento do motor.

2- Observei que ao andar com o carro com o ar ligado ele está gelando muito bem, porém ao ligar o farol o ar para de gelar....kkkkk o que será que pode ocorrer?

3- Observei que andando com o carro a noite com o farol ligado, o ar não liga também....

Obrigado pelas opiniões de todos os amigos

Glaicon
24/01/2018, 06:33

1- Para não ficar na incerteza com relação ao funcionamento da Embreagem viscosa, acabei de comprar um medidor de temperatura da Racetronix conforme orientação de todos os toyoteiros, pelo menos com o equipamento instalado consigo realmente observar a temperatura real do funcionamento do motor.

2- Observei que ao andar com o carro com o ar ligado ele está gelando muito bem, porém ao ligar o farol o ar para de gelar....kkkkk o que será que pode ocorrer?

3- Observei que andando com o carro a noite com o farol ligado, o ar não liga também....

Bom, verifique amperagem da bateria, capacidade de carga da mesma, pois pode ser velha, bem como o alternador, que pode não estar carregando totalmente a bateria.
Mas e a temperatura do motor, olhando ou não para o novo termômetro, parece normal?:pipoca:

pereira
24/01/2018, 08:13
Bom, verifique amperagem da bateria, capacidade de carga da mesma, pois pode ser velha, bem como o alternador, que pode não estar carregando totalmente a bateria.
Mas e a temperatura do motor, olhando ou não para o novo termômetro, parece normal?:pipoca:

A bateria é nova da marca Moura de 90A, vou verificar se está carregando de forma correta, você sabe quantos amperes tem que carregar? carro normalmente é entre 14a....vou aproveitar também e verificar a questão de aterramento.

Com relação ao temperatura estou aguardando o marcador chegar, comprei ontem pelo mercado livre...rsrsrs

Obrigado

Glaicon
25/01/2018, 06:21
A bateria é nova da marca Moura de 90A, vou verificar se está carregando de forma correta, você sabe quantos amperes tem que carregar? carro normalmente é entre 14a....vou aproveitar também e verificar a questão de aterramento.

Com relação ao temperatura estou aguardando o marcador chegar, comprei ontem pelo mercado livre...rsrsrs
Obrigado
Na autoelétrica elas testam o alternador, dizendo se está funcionando e carregando corretamente.
Repetindo a outra pergunta, e de forma mais ampla: pelo seu uso normal e experiência com a viatura, esquecendo a observação do mecânico do ar condicionado, a temperatura parece normal?:pipoca:

Sergio c
25/01/2018, 08:55
Na verdade e pelo que eu sei, amperes é a capacidade de carga do alternador(força) por hora, tem de 30, 90, 120 e muitos outros. Com o motor ligado e o alternador em ordem, a voltagem que chega até a bateria é em torno de 13 a 14,5 volts.

Obrigado

pereira
25/01/2018, 11:33
Na verdade e pelo que eu sei, amperes é a capacidade de carga do alternador(força) por hora, tem de 30, 90, 120 e muitos outros. Com o motor ligado e o alternador em ordem, a voltagem que chega até a bateria é em torno de 13 a 14,5 volts.

Sergio hoje no final do dia irei testar com multímetro e aviso aqui o resultado.

pereira
25/01/2018, 11:36
Na autoelétrica elas testam o alternador, dizendo se está funcionando e carregando corretamente.
Repetindo a outra pergunta, e de forma mais ampla: pelo seu uso normal e experiência com a viatura, esquecendo a observação do mecânico do ar condicionado, a temperatura parece normal?:pipoca:

Glaicon pelo que percebi o carro está normal, não baixa agua, o ponteiro nunca passou da metade do marcador....
Hoje pego nos correios o marcador e vou fazer a instalação para poder ter uma aferição mais precisa...vou colocar aqui os dados coletados posteriormente.

pereira
25/01/2018, 14:34
Glaicon pelo que percebi o carro está normal, não baixa agua, o ponteiro nunca passou da metade do marcador....
Hoje pego nos correios o marcador e vou fazer a instalação para poder ter uma aferição mais precisa...vou colocar aqui os dados coletados posteriormente.

Acabei de receber....agora é só instalar!!!:euforico:

pereira
30/01/2018, 08:48

Pessoal passei aqui para atualizar....
essa questão de ligar o farol e desligar o ar era a correia que estava com folga...resolvido.

Agora so falta instalar o Racetronixx:)

Glaicon
31/01/2018, 08:16
essa questão de ligar o farol e desligar o ar era a correia que estava com folga...resolvido.

Tá vendo?
Ficaste grilado demais com o comentário do mecânico.
A viatura está boa.:concordo:

Sergio c
31/01/2018, 08:36
Como dizem, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém hehehehhe.

pereira
05/02/2018, 08:35
Pessoal segue as primeiras impressões com o medidor Racetronixx instalado:

Uso urbano => temperatura entre 72° e 75°
Uso estrada => temperatura entre 78° e 82°

Calibrei ele para o aviso sonoro a partir de 90°

O que vocês acham?

Sergio c
05/02/2018, 10:05
90 graus é um pouco baixa, mas é bom pq está longe da temperatura que resultaria em problemas no motor, aí vc tem margem p tirar o pé, dar uma parada em uma sombra....
Pessoal segue as primeiras impressões com o medidor Racetronixx instalado:

Uso urbano => temperatura entre 72° e 75°
Uso estrada => temperatura entre 78° e 82°

Calibrei ele para o aviso sonoro a partir de 90°

O que vocês acham?

pereira
05/02/2018, 10:19
90 graus é um pouco baixa, mas é bom pq está longe da temperatura que resultaria em problemas no motor, aí vc tem margem p tirar o pé, dar uma parada em uma sombra....

Obrigado Sergio pela atenção!
:concordo:

Glaicon
06/02/2018, 06:57
Noventa graus é pouco.
Uma simples subida de serra em quarta marcha, por mais de um minuto, já vai bipar.
E creio que, agora, em definitivo, sabes que a viatura está boa.
Aproveita!:concordo:

AlonsoFausto
06/02/2018, 07:39
Pereira, há bastante tempo não entro no Fórum...

Mas hoje vi estas temperaturas e fiquei intrigado, acho que a válvula termostática está travada aberta ou pode até mesmo estar rodando sem a VT....

Digo isso porque são temperaturas baixas para o kzte....

pereira
06/02/2018, 08:39
Legal Glaicon, vou observar e ficar atento a sua dica