Ver Versão Completa : Embreagem viscosa com principio de funcionamento invertido???
Boa tarde colegas de plantão!
Ontem levei minha hilux para consertar o ar condicionado, após a finalização do serviço o profissional me alertou dizendo que, a ventoinha estava com problemas, e isso estava aquecendo o radiador do ar-condicionado e consequentemente aumentando a pressão do sistema de ar.....bom, fui pra casa e comecei a pesquisar sobre o assunto e como eu poderia testar, pra confirmar a troca da peça ou não.
Em resumo, pelo que entendi com o motor frio a hélice gira facilmente (em falso), e depois com o motor em funcionamento e aquecido ela cria uma certa resistência e acompanha o giro do motor.
Testando meu carro percebi que:
Motor frio desligado: hélice dura com resistência.
Motor quente desligado: hélice livre, muito livre.
Aguardo opinião dos mais experientes no assunto.
ivancgbsb
17/01/2018, 18:48
Motor frio desligado: hélice dura com resistência.
Se for antes de ligar o carro e depois de certo tempo parado é assim mesmo. Ela fica dura porque o gel está todo acumulado em um só lugar. Nos primeiros giros ele se espalha e a hélice fica leve.
Motor quente desligado: hélice livre, muito livre.
Essa parte está meio suspeita. Depois do motor quente na hora que desliga o motor ela tem que parar quase imediatamente. Esse "muito livre".....
Tenho alguma coisa sobre isso aqui: Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)
Se for antes de ligar o carro e depois de certo tempo parado é assim mesmo. Ela fica dura porque o gel está todo acumulado em um só lugar. Nos primeiros giros ele se espalha e a hélice fica leve.
Essa parte está meio suspeita. Depois do motor quente na hora que desliga o motor ela tem que parar quase imediatamente. Esse "muito livre".....
Tenho alguma coisa sobre isso aqui: Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)
Hoje pela manha testei e estava presa girando quase nada....
Acabei de chegar do trabalho....motor quente e testei....apos desligar o carro ela estava firme também....
O que fazer hein
ivancgbsb
17/01/2018, 20:58
Normal ?
Seu carro esquentou alguma vez ?
Vejo tres opções.
1 - deixar do jeito que está
2 - fazer a manutenção (como os caras fazem na Austrália) colocando o gel viscoso
3 - trocar a polia viscosa.
O teste que fazem na oficina para verificar a eficiência do gel é, com o motor devidamente aquecido, ou seja, depois de já ter realmente rodado com o veículo, é usar um bom pedaço de pano e tentar parar o giro da hélice, apertando-a com o pano.
Se houver dificuldade em parar é porque está boa.
Outro teste é você rodando com a mesma, estando com o motor aquecido, encoste-á, abra o capô, e acelere pelo cabo ao lado do motor e perceba se há aumento do vento, ou se também aumenta o barulho da ventoinha com aquele típico "barulho de avião".
Para concluir, é muito difícil a ventoinha viscosa dar problema.
Cuidado com esses mexânicos.:concordo:
Normal ?
Seu carro esquentou alguma vez ?
Vejo tres opções.
1 - deixar do jeito que está
2 - fazer a manutenção (como os caras fazem na Austrália) colocando o gel viscoso
3 - trocar a polia viscosa.
Ele nunca esquentou!!!
Sabe informar qual deveria ser o comportamento da ventoinha ao ligar o ar condicionado?
O teste que fazem na oficina para verificar a eficiência do gel é, com o motor devidamente aquecido, ou seja, depois de já ter realmente rodado com o veículo, é usar um bom pedaço de pano e tentar parar o giro da hélice, apertando-a com o pano.
Se houver dificuldade em parar é porque está boa.
Outro teste é você rodando com a mesma, estando com o motor aquecido, encoste-á, abra o capô, e acelere pelo cabo ao lado do motor e perceba se há aumento do vento, ou se também aumenta o barulho da ventoinha com aquele típico "barulho de avião".
Para concluir, é muito difícil a ventoinha viscosa dar problema.
Cuidado com esses mexânicos.:concordo:
Vou tentar fazer este teste do pano, o que observei é que ela só faz este barulho de "avião" nos 30 primeiros segundos das partidas a frio.
ivancgbsb
18/01/2018, 09:17
Sabe informar qual deveria ser o comportamento da ventoinha ao ligar o ar condicionado?
Com o carro parado não deve mudar nada. Pois o calor do condensador/radiador não atinge adequadamente o "caracol" que regula a abertura das portas que conduzem o gel viscoso.
Com o carro parado não deve mudar nada. Pois o calor do condensador/radiador não atinge adequadamente o "caracol" que regula a abertura das portas que conduzem o gel viscoso.
Desculpe a ignorância...rsrs mas se o carro ficar 2 horas em um congestionamento com o ar ligado isso não sobrecarregará o sistema, uma vez que a ventoinha não seja "atracada"...
ivancgbsb
18/01/2018, 10:25
rsrsrsrs..é que não pensei em um engarrafamento tão demorado. Pensei no seu profissional do ar condicionado que provavelmente queria travá-la, coisa que eu não concordo.
Lembre-se que ela mesmo não atracada, não para e está sempre girando e trazendo calor para o "caracol". Parado certo tempo mais cedo ou mais tarde o calor atingirá o "caracol" e ela atracará. Esse atracamento é gradual.
Com o carro parado o fluxo de ar que passa no radiador e atinge o caracol é bem menor que com o carro andando.
Como Glaicon disse, é muito difícil ter problema com a ventoinha viscosa, mas na Hilux que mexemos não tinha mais quase nada do gel. Hilux com 180 mil km rodados.
rsrsrsrs..é que não pensei em um engarrafamento tão demorado. Pensei no seu profissional do ar condicionado que provavelmente queria travá-la, coisa que eu não concordo.
Lembre-se que ela mesmo não atracada, não para e está sempre girando e trazendo calor para o "caracol". Parado certo tempo mais cedo ou mais tarde o calor atingirá o "caracol" e ela atracará. Esse atracamento é gradual.
Com o carro parado o fluxo de ar que passa no radiador e atinge o caracol é bem menor que com o carro andando.
Como Glaicon disse, é muito difícil ter problema com a ventoinha viscosa, mas na Hilux que mexemos não tinha mais quase nada do gel. Hilux com 180 mil km rodados.
Nossa matou na mosca, o profissional do ar testou o carro da seguinte maneira:
8:00 da manhã cheguei na oficina que fica a 2km da minha casa motor ainda frio...
8:15 da manhã desmontou o carro, fez a solda no cano que estava furado, deu a carga do gas...pediu pra eu dar partida, ligar o ar e segurar acelerado 2000rpm por um tempinho.....pronto o carro gelou!!!
Só que ele viu que a pressão começou a subir, e disse que a ventoinha não estava legar e que seria legar "travar"ela...
pegou uma mangueira, abriu a torneira e jogou agua no radiador do ar...imediatamente o pressao começou a baixar..
8:20 tirei o carro da oficina feliz pelo ar estar funcionando e preocupado com a incerteza da ventoinha...
Bom, você começou o tópico falando em funcionamento da embreagem viscosa de forma "invertida".
Acho que não é mais isto, certo?
Já que consertou o ar condicionado, use a viatura normalmente e veja se o ar está gelando, bem como se a temperatura do motor está normal.
Afinal, se o ar condicionado não tivesse vazado, me parece que tudo estaria normal e ninguém falaria da ventoinha, certo?
Ou seja, acho que não há problema algum.
Deixe passar uns dias e esqueça do "problema".:concordo:
Bom, você começou o tópico falando em funcionamento da embreagem viscosa de forma "invertida".
Acho que não é mais isto, certo?
Já que consertou o ar condicionado, use a viatura normalmente e veja se o ar está gelando, bem como se a temperatura do motor está normal.
Afinal, se o ar condicionado não tivesse vazado, me parece que tudo estaria normal e ninguém falaria da ventoinha, certo?
Ou seja, acho que não há problema algum.
Deixe passar uns dias e esqueça do "problema".:concordo:
Na verdade eu fiquei encanado pq quando ele estava testando o carro a pressão quase atingiu 400psi (se eu não estiver errado com a unidade de medida), ae quando jogou água com a mangueira na frente do radiador, imediatamente no manômetro a pressão foi para 180psi....com os comentários dele fiquei preocupado, e ao chegar em casa com o motor bem quente eu abri o capo e percebi a ventoinha bem livre, e com o motor frio ela estava pesada, por isso pensei que ela pudesse estar com problema....sendo que no meu humilde entendimento eu pensava que ela giraria livre com o motor frio e pesada com o motor quente...
Mas de qualquer forma obrigado pela ajuda.:safari-rig:
Na verdade eu fiquei encanado pq quando ele estava testando o carro a pressão quase atingiu 400psi (se eu não estiver errado com a unidade de medida), ae quando jogou água com a mangueira na frente do radiador, imediatamente no manômetro a pressão foi para 180psi....com os comentários dele fiquei preocupado, e ao chegar em casa com o motor bem quente eu abri o capo e percebi a ventoinha bem livre, e com o motor frio ela estava pesada, por isso pensei que ela pudesse estar com problema....sendo que no meu humilde entendimento eu pensava que ela giraria livre com o motor frio e pesada com o motor quente...
Mas de qualquer forma obrigado pela ajuda.:safari-rig:
Rode alguns dias e observe.
No máximo, se der problema, vai vazar o gás do ar condicionado, certo?
Depois coloque aqui suas impressões.:concordo:
Rode alguns dias e observe.
No máximo, se der problema, vai vazar o gás do ar condicionado, certo?
Depois coloque aqui suas impressões.:concordo:
Pessoal estou passando para deixar as impressões observadas:
1- Para não ficar na incerteza com relação ao funcionamento da Embreagem viscosa, acabei de comprar um medidor de temperatura da Racetronix conforme orientação de todos os toyoteiros, pelo menos com o equipamento instalado consigo realmente observar a temperatura real do funcionamento do motor.
2- Observei que ao andar com o carro com o ar ligado ele está gelando muito bem, porém ao ligar o farol o ar para de gelar....kkkkk o que será que pode ocorrer?
3- Observei que andando com o carro a noite com o farol ligado, o ar não liga também....
Obrigado pelas opiniões de todos os amigos
1- Para não ficar na incerteza com relação ao funcionamento da Embreagem viscosa, acabei de comprar um medidor de temperatura da Racetronix conforme orientação de todos os toyoteiros, pelo menos com o equipamento instalado consigo realmente observar a temperatura real do funcionamento do motor.
2- Observei que ao andar com o carro com o ar ligado ele está gelando muito bem, porém ao ligar o farol o ar para de gelar....kkkkk o que será que pode ocorrer?
3- Observei que andando com o carro a noite com o farol ligado, o ar não liga também....
Bom, verifique amperagem da bateria, capacidade de carga da mesma, pois pode ser velha, bem como o alternador, que pode não estar carregando totalmente a bateria.
Mas e a temperatura do motor, olhando ou não para o novo termômetro, parece normal?:pipoca:
Bom, verifique amperagem da bateria, capacidade de carga da mesma, pois pode ser velha, bem como o alternador, que pode não estar carregando totalmente a bateria.
Mas e a temperatura do motor, olhando ou não para o novo termômetro, parece normal?:pipoca:
A bateria é nova da marca Moura de 90A, vou verificar se está carregando de forma correta, você sabe quantos amperes tem que carregar? carro normalmente é entre 14a....vou aproveitar também e verificar a questão de aterramento.
Com relação ao temperatura estou aguardando o marcador chegar, comprei ontem pelo mercado livre...rsrsrs
Obrigado
A bateria é nova da marca Moura de 90A, vou verificar se está carregando de forma correta, você sabe quantos amperes tem que carregar? carro normalmente é entre 14a....vou aproveitar também e verificar a questão de aterramento.
Com relação ao temperatura estou aguardando o marcador chegar, comprei ontem pelo mercado livre...rsrsrs
Obrigado
Na autoelétrica elas testam o alternador, dizendo se está funcionando e carregando corretamente.
Repetindo a outra pergunta, e de forma mais ampla: pelo seu uso normal e experiência com a viatura, esquecendo a observação do mecânico do ar condicionado, a temperatura parece normal?:pipoca:
Sergio c
25/01/2018, 08:55
Na verdade e pelo que eu sei, amperes é a capacidade de carga do alternador(força) por hora, tem de 30, 90, 120 e muitos outros. Com o motor ligado e o alternador em ordem, a voltagem que chega até a bateria é em torno de 13 a 14,5 volts.
Obrigado
Na verdade e pelo que eu sei, amperes é a capacidade de carga do alternador(força) por hora, tem de 30, 90, 120 e muitos outros. Com o motor ligado e o alternador em ordem, a voltagem que chega até a bateria é em torno de 13 a 14,5 volts.
Sergio hoje no final do dia irei testar com multímetro e aviso aqui o resultado.
Na autoelétrica elas testam o alternador, dizendo se está funcionando e carregando corretamente.
Repetindo a outra pergunta, e de forma mais ampla: pelo seu uso normal e experiência com a viatura, esquecendo a observação do mecânico do ar condicionado, a temperatura parece normal?:pipoca:
Glaicon pelo que percebi o carro está normal, não baixa agua, o ponteiro nunca passou da metade do marcador....
Hoje pego nos correios o marcador e vou fazer a instalação para poder ter uma aferição mais precisa...vou colocar aqui os dados coletados posteriormente.
Glaicon pelo que percebi o carro está normal, não baixa agua, o ponteiro nunca passou da metade do marcador....
Hoje pego nos correios o marcador e vou fazer a instalação para poder ter uma aferição mais precisa...vou colocar aqui os dados coletados posteriormente.
Acabei de receber....agora é só instalar!!!:euforico:
Pessoal passei aqui para atualizar....
essa questão de ligar o farol e desligar o ar era a correia que estava com folga...resolvido.
Agora so falta instalar o Racetronixx:)
essa questão de ligar o farol e desligar o ar era a correia que estava com folga...resolvido.
Tá vendo?
Ficaste grilado demais com o comentário do mecânico.
A viatura está boa.:concordo:
Sergio c
31/01/2018, 08:36
Como dizem, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém hehehehhe.
Pessoal segue as primeiras impressões com o medidor Racetronixx instalado:
Uso urbano => temperatura entre 72° e 75°
Uso estrada => temperatura entre 78° e 82°
Calibrei ele para o aviso sonoro a partir de 90°
O que vocês acham?
Sergio c
05/02/2018, 10:05
90 graus é um pouco baixa, mas é bom pq está longe da temperatura que resultaria em problemas no motor, aí vc tem margem p tirar o pé, dar uma parada em uma sombra....
Pessoal segue as primeiras impressões com o medidor Racetronixx instalado:
Uso urbano => temperatura entre 72° e 75°
Uso estrada => temperatura entre 78° e 82°
Calibrei ele para o aviso sonoro a partir de 90°
O que vocês acham?
90 graus é um pouco baixa, mas é bom pq está longe da temperatura que resultaria em problemas no motor, aí vc tem margem p tirar o pé, dar uma parada em uma sombra....
Obrigado Sergio pela atenção!
:concordo:
Noventa graus é pouco.
Uma simples subida de serra em quarta marcha, por mais de um minuto, já vai bipar.
E creio que, agora, em definitivo, sabes que a viatura está boa.
Aproveita!:concordo:
AlonsoFausto
06/02/2018, 07:39
Pereira, há bastante tempo não entro no Fórum...
Mas hoje vi estas temperaturas e fiquei intrigado, acho que a válvula termostática está travada aberta ou pode até mesmo estar rodando sem a VT....
Digo isso porque são temperaturas baixas para o kzte....
Legal Glaicon, vou observar e ficar atento a sua dica