PDA

Ver Versão Completa : Vitara JLX 97 - "Catarina"



Grassmann
12/04/2006, 10:08
Olha só o meu Vitarinha.
Comprei ele há uma semana, está original ainda. De diferente só os pneus Yokohama 215/75.
Mas já pude curtir um pouco algumas estradas de chão, e vi que ele é valente.
Em breve devo colocar faróis auxiliares, um PX, e talvez dar uma levantada na suspensão.

A ficha dele:
Vitara JLX 1.6 16V 5 portas
automático
1997/1997
azul
136.800 km
Pneus Yokohama A/T 215/75R15
Quebra-mato preto

Gasoso
13/04/2006, 00:23
Parabéns pela viatura...

Bem vindo ao forum e ao mundo Suzuki...

Aquele bagajeiro no teto é que veículo?

[]s

Grassmann
13/04/2006, 08:57
Gasoso,

Não sei exatamente de que veículo é aquele bagageiro. Comprei com o bagageiro já instalado. (O dono anterior carregava uma prancha de surf aí).

Ele tem dois trilhos instalados no teto do carro (fura a lata) e duas travessas que correm pra frente e pra trás. Na foto, as duas estão bem pra trás, é como eu uso.

O bagageiro é bem parecido com o da Ecosport e Explorer. Acho que é da Eco. Tem na NET pra vender. Dá uma olhada em

http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=169&IDProduto=495481&origem=buscape&1ST=1&Y=401975099170

Lé tem um por R$513. Se procurar, talvez ache mais barato.

EduPuga
13/04/2006, 11:44
Grassmann, bemvindo...

pode colocar 2" na suspensão que não vai se arrepender...


Abraços,

Grassmann
13/04/2006, 11:55
Edu,

A questão não é se quero ou não fazer... :P

A questão é puramente financeira... Nem sei quanto custariam os calços de 2", mas quando colocar os calços, certamente vou querer trocar os pneus... E aí a conta fica cara...

Vamos dar mais um tempo... Acabei de comprar a criança, o orçamento ficou apertado, e pelo bem familiar, deixe pra gerar despesas pesadas mais pra frente... (Se eu gastar mais dinheiro no Catarina, minha esposa arrepia...) - Só na compra já gastei R$1.500 em "reparos" (troca de todos óleos, correia dentada, pastilhas, lonas, retentores, tensor de correia,...)

De imediato, vou colocar um PX e uns faróis de milha decentes nele pra compensar a pouca luminosidade dos faróis originais. Quero colocar um protetor também, pra proteger o diferencial dianteiro. Estando baixo, é perigoso ele sofrer em alguma trilha um pouco mais pesada.

Gasoso
13/04/2006, 12:49
Vc falou em pouca luminozidade dos farois.... :pensativo: tem alguma coisa errada aí.... os farois dos vitaras fazem inveja a outros carros....
Verifique fios (podem estar com resistência alta, diminuindo a voltagem sobre as lampadas) ou lampadas inadequadas / fracas, etc....

Os farois auxiliares sempre vão bem... é algo que sempre ajuda mesmo com faróis bons.... mas o normal mesmo é que os farois da viatura iluminem muito bem...

[]s

Grassmann
13/04/2006, 21:53
Gasoso,

Como comentei, acabei de adquirir a viatura. Só pude perceber que o farol não ilumina lá essas maravilhas, mas não tive tempo ainda de ver qual o real motivo disso.

Percebi que os faróis estão desregulados, um ilumina "para cima" e o outro está um tanto "para fora". Além disso, percebi que as lâmpadas são mais "azuis" do que as normais. Ainda devo averiguar bem o motivo de tanta "bagunça" na iluminação.

Já tive um Vitara antes, em 98, mas sinceramente não lembro muitos detalhes. em parte porque fiquei pouco tempo com o carro. E até porque fazem quase 10 anos!

Não sei se é problema de lâmpada inadequada, tensão baixa nas mesmas ou problema na parábola do farol. Mas de qualquer maneira, mesmo corrigindo os problemas que existem, vou colocar um par de auxiliares nele. Deve ajudar bastante... Outra coisa que talvez ajude a "atenuar" é que a viatura tem película no vidro dianteiro, e não sei o quanto ela atenua a iluminação exterior... Enfim, o assunto merece uma atenção maior de minha parte, e nos próximos dias devo estar resolvendo essa pendência. Mas é bom saber que os faróis deveriam ser melhores... Obrigado!

EduPuga
17/04/2006, 08:12
Grassmann,


Realmente se a gente for fazer tudo a grana não da mesmo, mas como vc já entrou nesse mundo vai fazendo uma coisa de cada vez.

Como disse o Gasoso a iluminação do caro é boa.

Abraços,

Grassmann
19/04/2006, 09:35
Edu / Gasoso,

Realmente o farol é excelente!...
Regulei ontem à noite em casa. Fantástico!...
Ele está equipado com 2 lâmpadas Osram "Cool Blue". O que ocorria é que o farol esquerdo estava apontando para baixo, e o direito para direita/cima. Resultado, a iluminação estava "nojenta"...
De qualquer forma, vou comprar um par de auxiliares. Além de ajudar na iluminação em situações extremas, colabora com a estética do veículo.

Valeu pela ajuda!

Leandro.

(Segue mais uma foto da viatura, esta mais de perto. E outra da filharada depois do passeio...)

Grassmann
19/04/2006, 09:38
Ops...

EduPuga
19/04/2006, 10:30
legal as fotos...


Realmente vai ser o estado mais comum do carro, outro dia achei um matinho crescendo no carro.


Felicidades...

luiztacco
19/04/2006, 11:35
Parabéns pela bela aquisição!! :palmas:

Bem vindo ao forum... :concordo:

Felicidades!!

Grassmann
12/06/2006, 13:49
Bom,

Conforme planejado, seguem as primeiras alterações do carro...
Instalei um PX Maxon 40 canais. Até ai, nada de novidade. Só que eu coloquei o rádio exatamente no lugar do relógio digital do painel. Aproveitei a caixa do relógio, cortei a frente e fundos dela, e encaixei o rádio.
Quanto a antena, coloquei sobre o suporte plástico acima da dobradiça superior da porta traseira. Melhor lugar, impossível. Não atrapalha, não incomoda ao abrir/fechar a porta, além do que o cabo fica 100% escondido no carro, e quase não realiza trabalhao mecânico (torção,...). Quando pensei em colocar a antena lá, todos diziam que não ficaria bom. Já fazem uns 30 dias que instalei, fiz trilhas leves, ela raspa no teto da minha garagem diariamente, e até agora só alegrias.
Para instalar o suporte nesse lugar, é necessário desgastar o plástico e abrir um pouco o suporte padrão da Aquário. De resto, só deixar a sobra do cabo escondida na lateral do carro.

Em breve foi postar fotos do som do meu carrinho. Achei uma alternativa interessante para não perder muito espaço, nem deixar o som abafado (Os falantes originais traseiros ficam numa posição horrível!) Estou fazendo os últimos ajustes, e em breve posto aqui mesmo...

Próximas mudanças:
- Calços 2" na suspensão (Já senti a necessidade...)
- Protetor frontal (diferencial, homocinéticas)
- Providenciar a troca do tanque por um maior (Vitara V6?)

EduPuga
12/06/2006, 16:19
ficou 10, prendi a minha no suporte do estepe, ta mandando bem o problema é que tenho que desligar o radio (musica) pois da muita interferencia.

Grassmann
13/06/2006, 08:53
Edu,

Reveja o aterramento das duas antenas. Se não resolver, troque a antena do rádio por uma daquelas internas, que não ficam instaladas na "lata" do carro.

No meu Vitara não interfere em nada. Posso ficar com os dois ligados, que não me incomoda.

Outra causa pode ser a alimentação 12V do rádio. Experimente puxar direto da bateria, se é que já não o fez (tanto o positivo quanto o negativo).

Deve resolver...

:D

EduPuga
13/06/2006, 09:56
Grassmann


vou dar uma verificada nestes itens, peguei a força direto de uma tomada original do painel, pra vc ter uma ideia até quando ligo o limpador da interferencia no px, pode ser isso mesmo, vou puxar um cabo direto da bateria para ele.

Abraços

Grassmann
13/06/2006, 10:39
Edu,

Então já sabe o que causa a interferência... :D
O PX quase exige uma instalação exclusiva para ele. Puxe alimentação exclusiva da bateria (+ e - ) e não esqueça de verificar o aterramento das antenas (Rádio e PX). Pode influenciar também.
No resto, é curtir...

[]´s

Leandro

Márcio Magalhães
13/06/2006, 19:31
Olá,

"os farois dos vitaras fazem inveja a outros carros.... "

Você é a primeira pessoa que eu vejo falando isso. Os faróis do Vitara são uma lamparina! Com lâmpadas de 55W ele é terrível! A sujeira é um dos fatores que complicam ainda mais!

Em função disso estou com um problema. Coloquei um quebra-mato daqueles emborrachados originais da Suzuki, mas sem a parte que cobre a lente... não tem nenhum ponto de fixação de faróis de milha. E agora?

[]´s,

Márcio Magalhães
13/06/2006, 19:35
Olá,

"Sem a parte que cobra a lente" não fui claro. Sem a parte do quebra-mato que cobre os faróis, uns chamam de óculos. rs...

[]´s,

Grassmann
14/06/2006, 19:52
Ô Edu, foi algo assim que você viu no seu Vitara?...

Grassmann
14/06/2006, 19:55
Olha um dos filhotes treinando para piloto, e o outro treinando com o PX... E a do lado é a dona encrenca... (Deixa ela ver isso... rsrsrs). Até que está se saindo uma boa navegadora....

Grassmann
13/07/2006, 21:23
Mais algumas fotos e dados da Viatura.

km atual: 140.750km

As fotos são da instalação do som do carro.

Optei por colocar dois 6" no teto, parte traseira. O motivo é simples: a localização original é muito ruim, o som não "sobe" do porta-malas e acaba muito abafado. Qualquer outro lugar tomaria espaço útil. No teto não. Aproveitei e instalei o módulo do subwoofer no meio dos 6". Assim, além de aproveitar espaço, protejo de qualquer espécie de água que entre no carro (chuva, rios,...)

Os falantes da frente são do tamanho original, só que mais potentes. Nada de diferente.

O sub está montado em uma caixa selada de fibra de vidro e madeira. A fibra foi usada nas partes curvas da caixa de rodas. Madeira na frente e parte superior. Ela foi montada de maneira a ficar o menor possível e permitir que o banco recline (Por isso aquele espação "perdido" entre o banco e a caixa).

Outra providência que tomei foi forrar o porta-malas com EVA de 4mm de espessura. É impermeável, e fácil de limpar. Optei por um mais espesso para "assentar" melhor no porta-malas. Os mais finos dobram com facilidade, e acabam por deixar o carpete aparente. (E passível de sujar). Desta forma, após uma trilha, coloco qualquer tralha suja no porta-malas, chego em casa e é só limpar...

Itens ainda pendentes:
- Calço de suspensão
- Faróis de neblina
- Pneus maiores (235/75R15)

Morcego
21/07/2006, 17:33
Parabens Grassmann,
A viatura está ficando cada vez mais bem equipada...depois coloque umas fotos da maquina em ação, sei que ai em Curitiba existe varias trilhas com muito visual !!!

Grassmann
24/07/2006, 10:16
Fernando,

Realmente as trilhas daqui são muito bonitas.
Tá é mesmo faltando tempo pra passear com o Vitarinha... Muita correria...
Além disso temos outro problema. Eu sou o piloto e o fotógrafo... :( A dona patroa tá treinando pra navegadora... Mas prometo que vou me dedicar um pouquinho mais e tirar umas fotinhos nos próximos passeios...

Grande abraço!

Grassmann
13/08/2006, 22:09
Este final de semana completei mais duas etapas no Vitara.

Instalei kit de suspensão 2" e proteções inferiores.

Optei por comprar o kit da Alternativa 4x4 por conter mais peças do que o kit da RC4x4. Ele vem com prolongadores para os batentes da suspensão, e com 4 prolongadores para a bandeja traseira.

Algumas impressões sobre o kit:
- Vieram todos os prolongadores, mas os parafusos para calçar a bandeja traseira não vieram. Deu trabalho pra buscá-los com o carro "em obras"
- O prolongador do amortecedor traseiro também deu problemas. Uma peça veio usinada errada, com rosca a mais para prender no amortecedor, e assim os dois lados estavam montados diferentes. Tive que procurar um torneiro para desgastar a rosca "a mais".
- Os parafusos para prender o prolongador do amortecedor dianteiro não vieram.

Quanto à proteções, não são tão "plug and play" assim. A proteção frontal (peito de aço) encaixa como uma luva na travessa dianteira, mas tive que improvisar uma maneira de prendê-la na parte da frente. A furação da chapa não bate com nenhum furo do carro. Da mesma forma, a proteção de caixa não encaixa na travessa traseira, tive que refurar a chapa pra conseguir prendê-la. E para fixar, são necessários calços ou um suporte que não vem com o kit. Mais uma peça pra procurar às pressas.

Enfim, ponto negativo pro acabamento dos kits que vem incompletos. O vendedor foi muito solícito, mas como os kits vem, não resolvem o problema sozinhos...

Sinceramente, não custava nada verificar a furação destas chapas e enviar alguns parafusos junto com o kit. (Eu gastei R$14,00 em parafuso). Mas só o trabalho de sair correndo em pleno sábado pra procurar parafusos me custou muito mais... Quase o carro não fica pronto pro passeio de Domingo...

Bom, estão aí umas fotos do carro em ação. Uma delas no Morro da Palha, local onde o povo daqui de Curitiba vai pra voar de paragliding. Outra numa pedreira da região e outra no caminho de umas cachoeiras de Campo Magro.

(Instalei dois faróis de neblina no quebra-mato, mas ainda não criei vergonha na cara para ligá-los... Estão só como enfeite...)

Em tempo, preciso adesivar a viatura... Tá dando dó ver o carro cada vez mais riscado pela mata fechada das quebradas que me enfio...

Grassmann
08/11/2006, 14:39
Só pra atualizar as alterações da Viatura...

Semana passada instalei rodas Mangels Daytona 15x7" e calcei o Vitara com pneus 235/75R15, desenho MUD.
Os pneus comprei remould da Bética (Techno Tyre). São modelo Lion Tracker, o desenho é igual aos Le Fort, Pirelli, BF e tantos outros MUD que tem por aí.
Ainda não tirei uma foto decente do carro devidamente calçado. Mas vai aí uma foto comparativa dos pneus Yokohama que eu usava com os novos Tecnh Tyre.
Os pneus são bem macios, e pelos pouco mais de 170km rodados até agora, estou satisfeito. Roncam um pouco acima de 60~70km/h, mas nada que incomode.
Senti que o carro perdeu um pouco de torque, principalmente em subidas mais fortes e acima de 100km/h. Não estou me incomodando muito com isso por enquanto. Nas subidas (trilhas) sempre aciono a reduzida, e isso deve compensar. Nas estradas, como o velocímetro está marcando "a menor" em função do aumento do diâmetro dos pneus, pode ser que eu esteja rodando em regime muito próximo ao que já rodava antes. Como as viagens são curtas, e sempre curtindo a paisagem, velocidade não é minha maior preocupação no momento.

Atualização da viatura:
A ficha dele:
Vitara JLX 1.6 16V 5 portas
automático
1997/1997
azul
145.100 km
Calços de suspensão 2"- Alternativa 4x4
Proteção de diferencial e câmbio - Alternativa 4x4
Rodas Mangels Daytona 15x7"
Pneus Techo Tyre Lion Tracker MUD 235/75R15
Quebra-mato preto


Ainda falta:
- Instalar estribos
- Pára-choque de ferro
- Focinho do diferencial dianteiro de aço
- Snorkel
- Faróis de milha

(A lista tá aumentando... rsrsrs)

Grassmann
10/11/2006, 11:13
Olha as fotos do Vitara, de "kichutes" novos.
Consegui um preço bom demais com a Techo Tyre em SP, e comprei logo os 5!

Otávio Luiz
10/11/2006, 15:13
Em tempo, preciso adesivar a viatura... Tá dando dó ver o carro cada vez mais riscado pela mata fechada das quebradas que me enfio...
Seus problemas acabaram!!!
Adesivos do Curitiba4x4 por apenas 5 reaus...:wink:
Bonita viatura...:concordo: ... com os adesivos do Curitiba4x4 vai ficar mais ainda!!!:mrgreen:

Grassmann
23/01/2007, 17:41
Apenas para atualizar o acompanhamento do carro.

km atual = 147.100km

Algumas impressões sobre os pneus novos:

- Na cidade, onde rodo a maioria do tempo, não percebi grandes diferenças de comportamento do carro. Sinto que ele ficou um pouco mais lento nas subidas mais fortes e o consumo aumentou um pouco. (uns 5%)

- Nas trilhas melhorou muito. Agarra bem melhor na lama, até parece que está em terreno seco. No começo os pneus traseiros rasparam um pouco nos pára-lamas. Rebati os dois lados, e parou de pegar. Como o carro aumentou uns 2cm por causa dos pneus, ficou mais difícil de raspar embaixo.

- Na estrada o carro não perdeu nada em velocidade e retomada. O que mudou, e muito, foi o consumo. Neste caso, ele caiu bastante. Antes fazia 11,5km/l e agora faz uns 9km/l. Como não viajo tanto assim, entendo que os ganhos em trilhas estão compensando o aumento do combustível.

- Em trilhas mais íngremes, com subidas mais fortes a perda de torque é evidente. Onde antes o Vitara já subia amarrado, lento, agora tem hora que parece que não vai subir... Ainda estou estudando alternativas pra isso... O problema principal é que a primeira marcha do câmbio automático é mais longa (menos reduzida) que a do câmbio manual. Neste ponto, quem tem Vitara manual sai ganhando. Talvez a saída seja aplicar um kit de redução mais agressivo. Tenho que estudar melhor...

- Apesar de ter rodado pouco mais de 2.000km com os pneus, a impressão que se tem é que eles não gastaram nada. São macios e não são barulhentos. O pequeno ronco que emitem ocorre principalmente de 60~100km/h. Abaixo e acima destes limites quase não se ouve nada.

Em tempo, preciso providenciar um protetor de tanque pra viatura. Na última trilha acabei batendo numa erosão, e isso me custou perto de 1 litro a menos no tanque... :( (Ainda bem que não rasgou...)

AlemãoRS
06/02/2007, 13:38
Parabéns pelo carro, muito bem cuidado!

Ai vai minha contribuição sobre a falta de força que está sentindo:
Reduzir os diferenciais e a t-case são pra objetivos diferentes. Com a redução nos diferenciais tu compensa o uso do pneu maior, voltando a ter o mesmo desempenho e consumo bem proximo do original, acaba consumindo mais pelo desenho mais agressivo e peso dos pneus maiores. Considero ela essencial, principalmente em jipes como nossos vitaras que tem motor pequeno, onde o torque não é a sua principal vantagem. E agora usando essa redução, defendo ainda mais o seu uso. Em trilhas melhora sim, mas não é algo tão significativo. Um exemplo é em descidas ingremes com lama, onde antes da redução a primeira acaba deixando o jipe "solto", agora tu sente ele "firme".
A redução na t-case é que vai realmente melhorar o desempenho dele em trilhas, com melhor controle em todos tipos de terreno, subidas, descidas, inclusive conseguindo poupar o jipe.

Resumindo, pra quem usa o jipe no dia-a-dia e em trilhas, as duas reduções se fazem necessárias, claro que por questões de opção $$$ as vezes não é possível, mas fica ai como uma dica para a prioridade dos próximos upgrades.

Grassmann
08/02/2007, 11:41
Alemão,

Não pretendo reduzir diferencial não. Até porque não sinto falta de torque na cidade e estrada. Da maneira como está, mesmo um pouco mais lento nas retomadas, tá bão!

O que sinto falta é nas trilhas. Aí sim o bicho pega. Sinto que o motor trabalha com o giro muito baixo, forçando demais. Neste caso, uma redução mais "agressiva" ajudaria em muito. O problema é que só tem importado - caro e reduz demais. O Alexandre X tá desenvolvendo uma aqui no País, menos reduzida que a importada. Espero que saia logo do forno, e que não custe os olhos da cara... ;)

O que quero instalar em breve é um bloqueio no eixo traseiro do Vitara. Já estou convencido da sua utilidade. Estou no aguardo do Kaiser para Vitara, que também deve sair do forno em breve. O LockRight já ouvi bons comentários. É mais barato, apesar de ser de tecnologia mais antiga, mas o problema é esperar a importação...

Enquanto isso, trilha só muito bem acompanhado. De preferência, de um bom Jeep com um bom guincho...

AlemãoRS
08/02/2007, 13:11
Pois é, eu tb estou esperando a redução que o X tá fazendo, tá na fase da fabricação das ferramentas pra comecar a produzir as engrenagens, com certeza vai ser meu próximo investimento.
Sobre o bloqueio, é muito útil sim, eu uso o lock right, é muito e logo se acostuma com os "efeitos colaterais" dele. No teu caso que tem cambio automatico, ele vai ser mais suave ainda, mas isso é o que li, nunca andei num jipe automatico e com bloqueio. Quando comprei pedi via aerea, paguei acho que U$20,00 de taxa e chegou em menos de 30 dias.
Além do kaiser, a ensimec vai lancar o full lock pra vitara, outra opção.

Grassmann
23/03/2007, 09:57
Pois é...
A viatura tá no estaleiro.
Comprei o bloqueio Lock Right. Paguei US$290 nele, comprei com o Rodrigo Portugal. Negociação tranquila.
Resumo dos serviços que mandei fazer no Vitara:
- Instalar bloqueio;
- Trocar prisioneiros e parafusos de roda (estavam um lixo!);
- Rodízio de pneus e balanceamento;
- Revisar rodas livres;
- Revisar freios (pastilhas, lonas e fluído);
- Revisar motor (regulagem, velas, cabos, ...).

Ainda não busquei o carro, então não sei ao certo quais serviços foram necessários. Estou na maior expectativa quanto ao bloqueio. Não vejo a hora de enfiar o carro no atoleiro! :)

A boa notícia é que o meu diferencial traseiro está novinho. As engrenagens (planetárias, satélites, pinos-guia, coroa, pinhão, ...) não tem o menor sinal de desgaste. Vão looooonge ainda. E olha que o carro está com exatos 149.850km. Viva o Suzuki! ;)

Em breve posto todas as peças que foram trocadas e também minha impressão de como ficou o carro com o bloqueio.

Otávio Luiz
23/03/2007, 10:51
Vai arrumar a "correia patinadora" também?!? :mrgreen:
Esta semana você esteve na Bana do Champagnat, bem em frente da "firma"... só te vi na hora que você já estava saindo, e a correia chhhiiiiii...

Grassmann
23/03/2007, 11:01
Otávio,

A correia já desisti de arrumar... Essa que tá lá é nova. É só ver água que começa a chiar... rsrsrs... Infelizmente isso já tá virando marca registrada do meu Vitara... tsc tsc

A propósito, viu o estrago que fiz no poste de ferro deles?.. Fui dar ré no carro e bati com tudo no poste... Fazer o que? Tava puto! Os caras assumiram o serviço de balanceamento e não tinha a cunha pra colocar o pneu na máquina. Além disso, quebraram um prisioneiro e espanaram mais outro... Baita prejuízo... (Pra mim e pra eles...)

Vê se ajeita a 711 pra gente marcar um passeio por aí. Tô querendo brincar um pouco com meu Vitarinha. E o pessoal da lista do Yahoo não tá dando pra acompanhar. As trilhas mais fáceis já são muito pesadas pro meu gosto... Vem cá, não dá pra encarar uns passeios, agora que você já colocou uns pneus melhores nela, não?

Otávio Luiz
23/03/2007, 17:13
Preciso arrumar algumas "coisinhas"... elétrica e freios principalmente...
E depois as portas, que estão batendo e fazem um baita dum barulhão. Isso me deixa nervoso... :-x e é um saco andar por aí parecendo que a Jaca Verde (gostou do nome? está em estudos) vai desmontar...
Mas vamos ver, o Adriano comentou que iria fazer um passeio do Curitiba4x4, aos moldes da Sopa do Pinhão, vamos aguardar. Já tô ficando louco de só rodar de F no asfalto...:parede:
Quanto a Bana, sem comentários, e ainda por cima são careiros pracaraio...

Grassmann
24/03/2007, 16:41
Acabei de buscar o carro no mecânico.
Reparos realizados:
- Instalação do bloqueio Lock Right no diferencial traseiro;
- Troca de prisioneiros e parafusos de roda;
- Troca dos retentores das rodas livres;
- Engraxadas as rodas livres e rolamentos dianteiros e traseiros;
- Regulado o ponto do motor;
- Verificadas velas, cabos e distribuidor (tudo ok!);
- Retirado o catalisador;
- Esticada a correia do alternador (Parou o barulho, viu Otávio!).

Primeiras impressões:
- O carro tá bem mais esperto. A retirada do catalisador e regulagem do ponto deixaram o carro mais ágil.
- O bloqueio funciona bem no asfalto. Em curvas mais fechadas ele pula um dente e faz o estralo. Nada que assuste. Em curvas mais suaves, fica um tlec-tlec baixinho. Se estiver de vidros fechados, nem ouve.
- Quando o bloqueio não pula um dente nas curvas, o carro canta pneu com uma facilidade incrível.

Ainda não tive oportunidade de andar na lama com o carro. Mas do jeito que tá agarrando no asfalto, na lama deve ser o bicho!

MBrau
07/04/2007, 15:19
Grassmann,
Quanto pagaste pelos serviços? Principalmente do bloqueio e motor.

LuizCarlos
07/04/2007, 18:28
Pois é, eu tb estou esperando a redução que o X tá fazendo, tá na fase da fabricação das ferramentas pra comecar a produzir as engrenagens, com certeza vai ser meu próximo investimento.
Sobre o bloqueio, é muito útil sim, eu uso o lock right, é muito e logo se acostuma com os "efeitos colaterais" dele. No teu caso que tem cambio automatico, ele vai ser mais suave ainda, mas isso é o que li, nunca andei num jipe automatico e com bloqueio. Quando comprei pedi via aerea, paguei acho que U$20,00 de taxa e chegou em menos de 30 dias.
Além do kaiser, a ensimec vai lancar o full lock pra vitara, outra opção.

Aonde estão comprando o bloqueio de dif. tras. lock right, não estou aguentando mais esperar os brasileiros!!
Podem passar o dica!

Abraço!
Valeu!

Luiz

Grassmann
07/04/2007, 22:07
Senhores,

Comprei o LR do ROdrigo (www.rc4x4.com.br). Paguei US$290 nele e mais R$250 pra instalar.

MBrau,

Não sei te dizer exatamente quanto paguei pela regulagem de motor. No pacote que fechei tinha mão de obra pra retirar prisioneiros, tornear os novos, instalá-los, lubrificar rodas livres, regular motor, retirar catalisador, ... Só sei que paguei R$250 pra instalar o bloqueio. O resto me saiu por R$200.

[]´s

MBrau
09/04/2007, 12:18
Obrigado Grassmann,

Vou falar com o Rodrigo. Acho que vou colocar um Lock Right no meu Vitara.

Abraço

Grassmann
29/05/2007, 15:16
Há umas semanas encostei o carro para mais uma manutenção de rotina.
O que foi trocado:
- Discos e pastilhas de freio;
- Lonas de freio;
- Fluído de freio;
- Óleo da caixa de câmbio e da reduzida;
- Retentor traseiro do motor (estava vazando);
- Automático e bendix do motor de arranque (lama faz um estrago!);

Aproveitei e mandei colocar um relé no motor de partida e acabei com o problema do carro não pegar de vez em quando. (Eu queria entender porque todo Vitara faz isso!)

Depois que coloquei o bloqueio, fiz 3 trilhas com o carro. Animal! Em poças muito fundas, ele acaba atolando mesmo. Nem tem muito a ver com o bloqueio, o carro enrosca o diferencial, e cava tanto que atola. Mas em erosões, mesmo enlameadas, sobe que é uma maravilha! Não pára de jeito nenhum... Valeu o investimento!

Recentemente revesti os bancos com corvim e retirei o carpete do carro. Coloquei uma espécie de borrachão revestindo o carro. Prático e mantém o carro limpo. Já não aguentava mais ficar lavando o banco depois de uma trilha. (Fora o cheiro de "cachorro molhado" que ficava depois por causa dos tecidos molhados...)

km atual: 151.300km

Grassmann
12/06/2007, 10:16
Final de semana passado fomos à Fenajeep.
Divertido, valeu encontrar os amigos.
Fizemos a trilha (Uma droga! - Muito demorada), e aproveitei que iríamos passear por lá pra adesivar a viatura. Assim protejo a pintura por mais uns tempos...
A trilha estava um sabão. Muita subida e descida enlameada. Lama pegajosa, aquela que empapa o pneu e vai grudando em tudo! O Vitara escorregava muito nas subidas, mas subiu bem. Só fiquei em uma, por causa do diferencial que não passava. Nas outras subidas, mesmo patinando, não fiquei na mão. Estou 100% satisfeito com meu bloqueio! :dance: Foi um dos melhores investimentos que fiz no meu carro ultimamente.

km atual: 152.150km

Ricardo S. Souza
21/09/2007, 07:58
Grassmann, você pode dar uma impressão sobre os pneus Technotyre depois de um tempode uso? Quantos km já rodaram, como está o desgaste, etc?
Me ofereceram por um bom preço, mas como não vi pessoalmente e não conheço niguém que uso fico em dúvida.
Obrigado.

Grassmann
21/09/2007, 10:56
Ricardo,

Os pneus são excelentes.
Duram bem, os traseiros acabaram gastando um pouco mais que os dianteiros, mas a culpa é minha, que ando com bloqueio no asfalto. Os dianteiros estão bem novos ainda.
O nível de ruído é baixo, o desgaste também não é elevado. Estou rodando com eles há quase 10.000km, e ainda tem muito chão pela frente.
Não deforma, não cria bolhas. Nem parece remoldado. No asfalto é confortável, e nas trilhas bastante confiável. Ele poderia ser um pouco melhor nas trilhas se os gomos fossem um pouco mais pra fora da banda de rodagem, chegando a cobrir um pouco a lateral do pneu. Nos facões sinto falta disso.
Mas pelo preço, eu diria que é o melhor custo/benefício que existe.

[]'s

Ricardo S. Souza
21/09/2007, 13:08
E quanto pagaste quando comprou os pneus?

Grassmann
21/09/2007, 14:15
R$200 cada, direto da distribuidora em SP.
11-4421-3572 - fale com Cristóvão.
Na época paguei este preço porque reclamei ao fabricante que não conseguia comprar os pneus aqui em Curitiba. Depois de muito encher o saco deles, eles autorizaram a distribuidora a vender 5 pneus a preço de custo pra mim.
Mas sei lá... Tenta ligar e chorar um pouco, que acho que você consegue um precinho legal.

[]'s

Grassmann
23/01/2008, 14:40
Bom, este tópico está parado há um tempo... Acho que meece uma atualização do que andei fazendo no Vitara:

Junho/07 (aprox. 152.000km):
- Instalação de novos prisioneiros de roda. Os com rosca fina (originais) espanam muito facilmente. Coloquei prisioneiros com rosca mais grossa. Adaptei os do Escort. Precisa mandar num torneiro e tornear 0,4mm na base. É o suficiente pra entrar sob pressão.
- Instalei câmaras de ar da Tortuga. O barro vai acumulando no talão da roda, entre roda e pneu. Quando seca, deixa o ar sair bem devagar. Em média a cada 2 ou 3 trilhas eu tinha que desmontar um pneu, lavar e remontar. Agora não preciso mais! :)

Julho/07 (aprox. 153.500km):
- Instalei rodas livres da AVM. Uma das rodas livres originais, após 10 anos de bons serviços, começou a pular os dentes das engrenagens internas. Perdi a comodidade da roda livre automática, mas ganhei na confiabilidade!
- Retirei o bloqueio de diferencial. Como eu estava usando o carro em asfalto com uma frequência maior do que dhavia planejado, meus pneus estavam gastando muito rápido. Além disso, o carro ficava muito ruim de manobrar em estacionamentos.

Agosto/07 (aprox. 153.500km):
- Troquei as bieletas e terminais de direção. Melhorou muito o barulho na suspensão!

Setembro/07 (aprox 154.000km):
- Após uma tentativa frustada de retificar o motor do Vitara (o bloco estava trincado), optei por trocar o motor todo! Coloquei um motor 1.6 16V de Baleno nele. O cabeçote utilizado era do Vitara, e o bloco montado veio do Baleno
- Troquei os amortecedores traseiros, e instalei 2 amortecedores de Suprema a gás. Ficou excepcional!
- Instalei relógios Cronomac para monitorar temperatura e pressão do óleo, e vacuômetro. Optei por medir a temperatura do óleo porque sua leitura é mais confiável que a leitura da temperatura da água. (O óleo esquenta antes, e se houver uma falha no sistema de arrefecimento, o sensor de temperatura de óleo ainda continuará acusando excesso de temperatura).

Atualmente o carro está na oficina, para troca de alguns componentes do diferencial dianteiro. Ele quebrou 4 dentes do pinhão, e causou uma trinca na carcaça do diferencial.
Assim que o carro estiver em minhas mãos novamente, coloco fotos das alterações, e coloco informações sobre km atual.

Grassmann
24/01/2008, 01:25
Algumas fotos que achei no HD...

- Coluna de instrumentos
- Trinca no bloco do motor, que inviabilizou a retífica (reparem que tentei soldar, mas não aguentou na hora de montar as camisas de cilindro).

Depois que buscar o carro na oficina, posto mais fotos.

[]´s

Alexandre Souto
24/01/2008, 17:34
hummmm... e ai vai trocar o motor por outro modelo/marca ou vai continuar 1.6 ZUKI???

[]'s de antigo dono de ZUKI 8v e 16v que jah passou por isso.

Grassmann
25/01/2008, 00:21
Já troquei, por outro igualzinho... (1.6 16V)

MBrau
25/01/2008, 21:55
Algumas fotos que achei no HD...

- Coluna de instrumentos
- Trinca no bloco do motor, que inviabilizou a retífica (reparem que tentei soldar, mas não aguentou na hora de montar as camisas de cilindro).

Depois que buscar o carro na oficina, posto mais fotos.

[]´s


Leandro,
Ficou show aquela coluna de instrumento. Foi adaptada? Se sim, de qual carro é?
Estou pensando em fazer a mesma coisa para ter mais segurança pois já andei de radiador seco por alguns Km e o marcador de temperatura lá.... quietinho marcando no meio!!!!!
Para fazer a instalação dos instrumentos foi necessário trocar ou retrabalhar peças do motor? Quanto pagaste pelas peças e serviço?

Em tempo: Esse negócio do barro entre o pneu e o aro é um saco!!!!
Estou com dois pneus assim... mando desmontar e limpar.... mas depois de uma ou duas trilhas começa a vazar lentamente de novo!!!! Acho que vou botar câmaras também!

Abraço

Morcego
25/01/2008, 22:01
Este problema de Barro entre o aro e o pneu só resolve mesmo com câmaras !!

AlemãoRS
25/01/2008, 23:04
Aproveitando o assunto sobre câmaras, meu receio de coloca-lás é de começar a furar pneu, já que mesmo sendo um saco ficar desmontando pneu pra limpar, acho melhor do que começar a ter pneus furados..
Já teve algum problema com furos nos pneus Leandro?

Morcego
25/01/2008, 23:17
Leonardo,
Desculpe a entromissão, por você ter dirigido a pergunta ao Leandro, mas...de onde você tirou a ideia que pneus com camara começa a furar ?
Sempre usei pneus com camara nas trilhas e nunca tive problemas com furos.
Por fazer trilhas pesadas com calibragens baixas acho que as camaras ajudam muito, quando um pneu sofre um impacto grande numa pedra por exemplo, é muito mais facil um sem camara esvaziar, enquanto os com camara permanecem cheios.
Já vi muitos pneus sem camaras destalonarem e a dificuldade é sempre maior em resolver o problema.

AlemãoRS
26/01/2008, 00:08
Fernando, me refiro numa situação de pegar um prego por exemplo, pneu com câmara não tem o que fazer, já sem câmara ele perde pressão aos poucos e com um compressor desses de ligar no acendedor de cigarros do carro vc consegue encher sem problemas até arrumar.

EduPuga
26/01/2008, 08:11
Grassmann,

Tô dando uma geral na viatura, também achei legal o lance da coluna de instrumentos.

Grassmann
27/01/2008, 23:01
MBrau,

A coluna é a do próprio Vitara, que foi retrabalhada (eu mesmo refiz, com fibra de vidro e os copinhos que comprei para colocar os relógios).
O sensor de temperatura de óleo foi adaptado em um furo do cárter. Dá pra colocar no bujão de drenagem do óleo, mas acho que complica... Já imaginou toda vez que vai trocar óleo, alguém tirando e colocando o sensor? Preferi aproveitar que o cárter estava fora, e mandei furá-lo. Soldei o suporte do sensor no cárter mesmo.
O sensor de pressão fica colocado no mesmo local onde se tem a .leitura da luz espia de óleo no painel. O kit vem pronto, só instalar.
O vacuômetro é instalado com uma mangueirinha, numa tomada de vácuo qualquer perto da admissão.
Gastei uma média de R$75,00 por relógio. A mão de obra nem sei, porque aproveitei que o mecânico tinha tirado o motor todo pra retificar...

Alemão,

Desde que uso câmaras no pneu, furei somente um. As câmaras da Tortuga são bem reforçadas, e o pneu vazou lentamente até esvaziar. Acho que compensa, e muito. Um furo em vários meses e diversas trilhas... Bem menos manutenção que antes, que eu tinha que desmontar os pneus a cada 2 ou 3 trilhas, lavá-los e remontá-los...

Grassmann
07/03/2008, 15:42
Pessoal,

Há cerca de uns 20 dias tirei o carro em definitivo da oficina, e hoje fiz o primeiro passeio 'decente' com ele.
Troquei o diferencial dianteiro dele, em função da quebra de 4 dentes do pinhão. A carcaça foi soldada, e boa! Está zerado!
Além disso, troquei os amortecedores dianteiros, e a bomba de combustível (O carro estava fraquinho...)

A troca do diferencial, amortecedores e bomba foi feita com 155.960km. O carro está outro... Responde melhor nas acelerações, está mais econômico (voltou a fazer 6km/l!)

Hoje, no almoço, fui colocar um jogo de pneus que montamos. Um amigo começou a montar pneus off-road, e decidimos montar um jogo de testes para o Vitara. Foram montados pneus numa carcaça 225/70R15, aparentemente pequena pro Vitara. Mas ficaram perfeitos!... Não raspam em nada, e na trilhazinha que fiz na hora do almoço, se sairam muito bem.
Por terem cravos além da lateral da banda de rodagem, proporcionam agarre na lateral do barranco ou facão, e faz com que o carro tenha mais aderência e dirigibilidade.
Algumas impressõe sobre o pneu:
- São bastante macios para rodar no asfalto;
- São silenciosos, bem mais silenciosos que os MUD que vinha usando;
- Até 80km/h rodam macio, sem trepidar. Depois disso, trepidam muito, em função da falta de balanceamento (nada que um balanceador dinâmico não resolva);
- O comportamento do carro em asfalto não foi alterado, continua rodando macio;
- Em testes de frenagem no seco, não percebi diferença em relação aos pneus anteriores;
- Na lama, eles mostram bem para que foiram feitos. Adere bem, cava de maneira adequada;
- Pela primeira vez, consegui encostar a lateral do pneu num barranco molhado, e fazer com que o carro "escalasse" o barranco (Depois fiz o mesmo com um barranco seco, mais alto que o primeiro teste);
- Seu desenho permite que o carro ande por cima dos facões, sem escorregar;
- As manobras em terrenos enlamaçados ficaram mais fáceis, pra onde se aponta o carro, ele vai. Desliza um pouco (normal), mas vai;
- Os pneus traseiros, quando a suspensão está 100% recolhida, não raspam mais na lataria.


Bom, vejam as fotos e tirem suas próprias conclusões... Eu estou satisfeito!

Atualmente, o Vitara está com 156.540km.

Grassmann
07/03/2008, 15:44
Estas são do Vitara subindo um barranco "seco".
Encostei a lateral do pneu no barranco, estercei o volante, e o carro subiu na boa!

Grassmann
10/06/2008, 12:14
Após praticamente 2.000km rodados com os "Tatus", seguem algumas impressões a respeito do comportamento do carro:
- Em velocidades baixas (carro andando em marcha lenta) dá pra sentir um pouco a trepidação típica dos pneus montados com gomos;
- Em velocidade de cruzeiro em cidade (40~60km/h) não se sente nenhuma trepidação. Por muitas vezes, esqueço que estou com pneus mais agressivos;
- A frenagem não fica nada a dever em relação a pneus convencionais;
- A borracha usada é relativamente dura. (É banda para recapar pneus de caminhões). Em função disso, é aconselhável usar pressões mais baixas, o carro fica mais confortável e "quica" menos. Eu uso 19 libras (uso câmara). O ponto bom é que o pneu não gasta nada! Medi a profundidade, e continua com aproximadamente 21mm de sulco!
- Em lama, cavoca bem. Pelo fato de cavocar bem, acabo entrando em atoleiros mais devagar, com menos pressão no acelerador, e menos velocidade. Isso faz com que o carro force menos, e joga menos lama nas laterais.
- Na estrada, ainda trepida um pouco, mesmo após a instalação do balanceador dinâmico. Bem menos que antes, mas não ficou 100% "redondo" ainda. Penso em colocar um pouco mais de balanceador por pneu, pra compensar o grande peso dos blocos, que acaba sendo distribuído de forma desigual.

Perfil de uso dos Tatus até agora:
70% urbano
10% estrada
20% terra e lama


km atual: 158.420km

Alexandre Souto
10/06/2008, 12:22
Bom upgrade Leoandro, vitara com penus mais agressivos fica mto bom mesmo!!!!!

td de bom com a caranga.... o Azulorido....

[]'sxxxxx

Grassmann
14/07/2008, 14:05
Mais alguns upgrades na viatura, que visam melhorar tanto desempenho off-road quanto segurança dos "tripulantes":

- Troca das molas originais traseiras por molas dianteiras de Chevette. As molas originais estavam "cansadas", e deixavam a traseira do carro mais baixa que a dianteira, além de baixar mais ainda quando com carga. Ganhei cerca de 3cm na altura da lataria. O diferencial ainda continua baixo, mas pelo menos toda a "lata" subiu um pouco;
- Instalei um kit de xenon nos faróis do Vitara. Melhoraram muuuuiiiiito a iluminação noturna. Agora sim enxergo bem na cidade e na trilha. Iluminam que dá gosto de ver!
- Instalei um par de milhas de longo alcance no pára-choque dianteiro. São amarelos, e iluminam muito bem. Não conhecia a marca, é uma tal de IAM, model 5000 (deve ser alusão aos "Hella"...)
- Retirei as capas de pára-choque dianteira e traseira. Além de ficar enroscando em tudo que é lugar, acumulavam muita lama e dificultavam a limpeza pós-trilha. O carro ficou com um visual bem mais agressivo... hehehe

Os próximos passos que pretendo fazer na viatura:
- Verificar cabos e alimentação do PX - Está muito ruim a transmissão...
- Instalar um par de estribos;
- Montar um pára-choque dianteiro decente, com direito a berço de guincho e suporte de faróis adicionais;
- Montar um pára-choques traseiro decente.
- Estudar um novo jogo de pneus com o pessoal da Tatu. Pretendo desenvolver outro desenho, tão agressivo quanto os Armadillos, mas que permita melhor balanceamento. Pretendo ainda achar uns pneus mais altos e mais estreitos (algo como 215/80R15). Assim ganho vão livre e forço menos a direção hidráulica.

km atual: 159.715km

Valdão
13/10/2008, 20:10
Olá Grassmann,

Acabo de comprar meu primeiro 4x4, um Vitara 3p 97. Poderia indicar alguma oficina confiável e com bom custo benefício para fazer a manutenção dele aqui em Curitiba?
Outra coisa, andando em 4x2, depois de uns 70 km/h uns ele apresenta um ronco que parece que é diferencial, como é o do seu carro? será que isso é normal?

Obrigado

Grassmann
13/10/2008, 22:13
Cara, tem o Gilmar (Java), o João (Morás), o Bibe...
Tô sem o telefone deles aqui. Dá uma procurada no fórum, que certamente acha.
O meu carro não apresenta nenhum ruído, em qualquer velocidade. (Só o dos pneus... hehehe).
Barulho pode ser tanta coisa... Só andando e ouvindo mesmo. Melhor levar pra algum mecanico dar uma olhada...

Otávio Luiz
14/10/2008, 09:03
João (Moraz) 3333-6880
Bibe 3356-5047
Java 3346-8241
Tem o Ferro em Santa Felicidade, 3272-9298.

Valdão
14/10/2008, 09:41
Obrigado Leandro e Otávio.

Vou conversar com estas oficinas. Quanto ao ronco é um "VVVuuuuu" que aparece depois de 70 kM quando se está acelerando, quando tira o pé para. Parece ser no diferencial traseiro ou cambio... vamos ver o que as oficinas dizem.

Abraço!

André L Tomé
11/03/2011, 17:46
Já que o tópico da venda da viatura encerrou, vou falar nesse aqui.

Com base em algumas informações postadas pelo Grassmann aqui neste tópico e no outro (venda), somado ao fato de eu já ter visto o carro na rua uma vez, descobri onde mora o antigo dono do carro. Segundo o próprio, reside à Rua Palmeiras que fica bem próxima da minha casa, ainda, pelas fotos postadas, cheguei a conclusão de que o carro e o dono, moram no prédio ao lado de uma antiga banca de revistas, se não nesse prédio, nas proximidades. A Rua Palmeiras no entanto, não é meu caminho (utilizo a Rua Santa Catarina), ainda assim, passei os últimos dois meses aumentando o meu trajeto na esperança de encontrar o carro, parar pra olhar e não resistir, coisa que eu venho fazendo a algum tempo.
Acontece que já tenho dois carros, não posso ter um terceiro e tenho pena de trocá-los. Um, porque é minha esposa que usa, ele é grande espaçoso, tem um motor bom além de econômico, é 2010 e uso pra viajar já que tenho um filho pequeno.
O segundo uso no dia a dia, e uso bem, é um Prisma 1.0 2010. Eu judio bastante dele, rodo uns 50 km por dia e por esse motivo tenho medo de trocá-lo por uma carro mais antigo, que consome quase o triplo do meu. Como não posso ter um terceiro carro, se fosse trocar, teria que ser pelo Prisma, o problema é o receio que um carro mais antigo talvez não aguente o "tranco", que de problemas, que eu tenha que ficar com o carro na oficina e etc...

Bom, mas agora acabou. Confesso que fico triste por ter vendido o carro, afinal já tinha feito vários planos pra ele, kkk.

Quem sabe um dia eu crio coragem.

Grassmann
11/03/2011, 20:26
Que pena...
Sei bem o que é isso. :)
Já fiquei namorando alguns carros, e por demorar a tomar minha decisão, acabei por não comprá-los.
Você tem razão, esse carro não é pra rodar muito. Além de beber bastante, quando para na oficina, costuma ficar uns dias. Nem sempre se acham as peças com tanta velocidade quanto num carro novo.
Mas, vale cada km rodado a passeio. Esse foi fazer um outro feliz. E a mim também fez muito feliz no tempo que esteve comigo.
Se ainda continua sua busca, desejo sorte.
:)

André L Tomé
12/03/2011, 13:00
É, agora volto ao plano original, que era comprar uma Land 110 ou Pajero, X-Terra mais novo, pra poder trocar pelo Prisma. Pretendia fazer isso no ano passado, mas com a chegada do João tive que adiar alguns planos... mas valeu a pena! De qualquer forma, espero conseguir ainda esse ano.

Antes do seu Vitara, namorei por um mês um Samurai MT Diesel que estava a venda naquela loja da Av. Brasília, Mundo 4x4, mas aquele era muito pequeno e o motor era o AP 1.6 Diesel, sobre o qual ouvi mais contras do que prós.

Enquanto isso vou encarando umas trilhas de Livina X-Gear 4x2... ashuhaushhasuashuashuashuashua

moabol
28/06/2011, 21:57
Olá Grassmann!!
Sou novo na área, entendo pouco de mecanica e preciso de algumas dicas, pois comprei um vitara 1.6 16v 1995 automatico 4 portas ha poucos dias, o carro esta bom de lata e interior, pneus novos, entrando agora nos 100 mil km, não era de trilha, mas estava com uns vazamentos, então estou dando uma revisada geral. Já trocamos; radiador, junta de tampa de valvulas, retentores, velas, vedadores de velas,discos de freio, filtros, oleo da transmissão, todas as correias, mas ainda faltam algumas coisas;
01 retentor do eixo piloto , ainda tem um vazamento entre a caixa e o motor. Qual modo mais facil? baixar a caixa? ai baixa tudo cambio e a caixa reduzida?

02 Valvula termostatica deve estar feia, ai vou trocar, qual pode ser? vi umas adaptaçoes, o que vc me diz?

03 Oleo e filtro da transmissão, troquei o oleo, e o mec mostrou o filtro, é uma telinha de aço, ele lavou e disse que nao precisa trocar, sera que resolve?

04 Cabo kick down , ele esta arrebentado na parte que liga a meia lua junto a espia do acelerador, estive vendo que original é muito caro, e estou pensando em fazer uma adaptação, instalei uma peçinha que é da espia do fusca bem na ponta, mas precisa ver se da regulagem, vou ver isso (depois de trocar o retentor do eixo piloto), com um especialista em cambio automatico. se souber de algum cabo que de pra adaptar.
sei que tem muitos tópicos abordando esses assuntos, ja pesquizei, mas como voce ja tem um vitara quase igual, e ja deve ter conhecimento de muitas coisas sobre a mec. dele, entao, estou lhe pedindo algumas dicas, se puder ajudar eu agradeço.

Grassmann
28/06/2011, 22:07
01 retentor do eixo piloto , ainda tem um vazamento entre a caixa e o motor. Qual modo mais facil? baixar a caixa? ai baixa tudo cambio e a caixa reduzida?

Baixe as caixas (todas - reduzida e câmbio). Mil vezes mais fácil que tirar o motor!


02 Valvula termostatica deve estar feia, ai vou trocar, qual pode ser? vi umas adaptaçoes, o que vc me diz?

Use a original.


03 Oleo e filtro da transmissão, troquei o oleo, e o mec mostrou o filtro, é uma telinha de aço, ele lavou e disse que nao precisa trocar, sera que resolve?

Nunca troquei a tela. Só limpei e boa.


04 Cabo kick down , ele esta arrebentado na parte que liga a meia lua junto a espia do acelerador, estive vendo que original é muito caro, e estou pensando em fazer uma adaptação, instalei uma peçinha que é da espia do fusca bem na ponta, mas precisa ver se da regulagem, vou ver isso (depois de trocar o retentor do eixo piloto), com um especialista em cambio automatico. se souber de algum cabo que de pra adaptar.

Sinceramente, use um cabo original. Se não quiser usar um novo, procure em algum desmanche.

E procure na sua cidade um mecânico que entenda de 4x4, preferencialmente Suzuki. Se cair na mão de mexânico, o cara vai estragar seu carro e te esfolar vivo.
Vitara não é complicado de reparar, e as peças nem são tão caras assim. Mas, isso só com um mecânico que conheça. Pra quem não conhece, vai colocar todas as dificuldades do mundo!

moabol
10/09/2011, 10:02
ok, grassman, obrigado pelas dicas

moabol
10/09/2011, 10:19
infelizmente aqui na minha cidade não tem nenhum mec. de suzuki, mas me indicaram um jipeiro, só mexe com jipe , rural, e 4X4, mas.... o cara me quebrou, pra começar extraviou uma calota da roda livre, depois rasgou a mangueira do coletor de ar, pra completar esticou tanto a correia que entortou o suporte da bomba da dir hid. e depois de dias verifiquei que a correia estava correndo fora da linha na polia (estava metade fora) e quase cortando, voltei lá,e adivinha?, ele disse que não mexeu nas polias, ai me indignei, voltei pra casa, fiz uma rampa de improviso , desmontei , retirei o suporte, refurei, e coloquei um calço, resultado ficou alinhadinha, quanto a mangueira fiz um remendo com cola especial, e comprei uma calotinha na suzucar, ahh tem mais uma, ele montou a tampa de distribuição com um anel de vedação mais alto, ficou vazando, entaõ resolvi mexer eu mesmo, e acabei apertando e trincou a peça de aluminio, desmontei, soldamos, plainamos e comprei outro anel da medida certa e montei, resultado perfeito. ficou bom.,
Cara!!! que mal, esse mecânico só me deu prejuizo!!!!!!!

Ainda não troquei o retentor do volante do motor, e não pude curtir o jepinho, semana passada fui pescar, e usei o vitara pra puxar o barco, acabou jogando oleo, e o pior que baixou o nivel do fluido dexron III 1 litro. deduzi que havia vazamento tambem no cambio, mas
ontem baixamos tudo e verificamos que o retentor do volante do motor não é original, é um pouco menor, e usaram cola para vedar. O mecanico que esta fazendo é especialista em cambio e diz que com o cambio esta tudo bem, mas e o fluido vazou por onde?, ele me mostrou o retentor do cambio e esta sequinho, não aparece vazamento no cambio, talvez possa ser cano da vareta onde tem uma emenda, e um anel de vedação, sinceramente não sei, agora estamos aguardando o retentor que encomendei da suzucar, semana que vem estarei fazendo um teste, boa sorte pra mim!!!
obrigado, ate mais...

orientalcenter
10/09/2012, 19:34
Como vejo as fotos?
Edu / Gasoso,

Realmente o farol é excelente!...
Regulei ontem à noite em casa. Fantástico!...
Ele está equipado com 2 lâmpadas Osram "Cool Blue". O que ocorria é que o farol esquerdo estava apontando para baixo, e o direito para direita/cima. Resultado, a iluminação estava "nojenta"...
De qualquer forma, vou comprar um par de auxiliares. Além de ajudar na iluminação em situações extremas, colabora com a estética do veículo.

Valeu pela ajuda!

Leandro.

(Segue mais uma foto da viatura, esta mais de perto. E outra da filharada depois do passeio...)