PDA

Ver Versão Completa : Engesa "história sem fim"



Pedro Rocha
12/04/2006, 03:54
Saudações comunidade 4x4!!!

Resolvi me juntar a frota e apresentar meu engesa F1 88. Esse carro, dependedo dia, é o meu sonho :mrgreen: ou meu pesadelo :putz:
Tenho ele desde o começo de 2000. Uso ele dia sim, e dia não também. Rodo mais ou menos 40 km no trajeto de ida e volta a faculdade. Agora tô alternando entre o conforto do engesa e do GOL (grande onibus lotado), por conta do álcool a 2 reais. Quando comprei, o jipe conseguia ser mais rústico e simples do que é hoje em dia. Já fiz muita coisa nele (principalmente levando em conta o orçamento disponível), troquei os firestone 7.50x16 carecas pelos fate argentinos de mesma medida (já tá na hora de trocar denovo). Coloquei uma bonita capota de lona cinza, recentemente substituída por uma de fibra da pissoletro. Troquei todas as buchas da suspensão por outras de poliuretano. Coloquei discos novos, troquei as pinças, pastilhas, lonas, burrinhos, mangueiras... Amortecedores novos (f-4000). Rolamentos de munhão novos. Terminais de direção novos. Troquei a embreagem (opala 6 cilindros), coloquei um radiador de opala de alumínio e ventoinha elétrica auxiliar. Pra melhorar um pouquinho o conforto (ou desconforto) bancos de tempra e cintos de três pontas do mesmo. Entre 2001 e 2002 fiz a carroceria e aproveitei pra pintar ele de azul "carpacho" cor padrão das D-20. Nessa época, o meu escritório era na praia, e a minha vaga era uma sombra de coqueiro. Como antes o jipe morava numa fazenda, acho que ele não se adaptou muito bem logo de cara e teve que ir pro estaleiro precocemente. Agora ele não vai a praia sem passar bronzeador antes e hidratante depois.
Agora a parte que eu mais gosto: MOTOR!
Infelizmente ainda não tá como eu quero, mas já melhorou bastante. O original era um 4 cil opala que tava com um pé na cova desde o começo. Ainda fiz muita trilha com ele, mas sempre na dúvida se ia voltar pra casa de jipe ou de caminhão prancha. (bom.. às vezes a dúvida ainda persiste..rs).
O bloco do velho 4 cilindros ia pro último corte, então eu comprei um já retificado. Não era o que eu gostaria de ter feito, mas não tava podendo escolher muito $$$.
Aí começou a brincadeira... vi aqui no forum um coletor dimensionado 4x1 e resolvi que com uns cavalinhos a mais talvez eu conseguisse ultrapassar uma towner ou até uma kombi 1300 (carregada)... :palmas: Resolvi apostar na idéia e coloquei um DVF 446 à álcool original dos opalas 6 cilindros, ai o bicho ganhou folego! Atualmente tô com um comando do 151-s engatilhado e um filtro esportivo a caminho! E também pensando em rebaixar o cabeçote mais 1,0mm (já é rebaixado 0,5mm). Uma bobina do gol MI também é benvinda. Com a configuração atual ele anda a 100 km/h na estrada e crava os 120 do velocimetro se pisar. Logico que eu preferia colocar um 6 cilindros injetado ou um mwm 2.8 de s10, ou quem sabe um 3.0 da ranger :twisted: (modesto naum?) mas enquanto eu não me formo e o din din não sobra (aliás só falta) vou curtindo cada passo dado. Quanto a passeios, já fiz vários, alguns bem legais. Segue algumas fotos de passeios com a configuração antiga e também alguns roteiros dos passeios
Amigos, se vcs leram até aqui é pq gostam de jipe tanto quanto, ou mais do que eu (acho difícil...) e entendem o pq de um maluco tá as três da manhã fazendo uma dissertação sobre o seu companheiro de trilhas e de sonhos. Abraço a todos!

Pedro Rocha
12/04/2006, 04:06
Mais algumas.... só não deu pra colocar o roteiro, fica pra próxima.

Pedro Rocha
02/05/2006, 00:08
Próximas "melhorias":

Um par de retrovisores estilo wrangler :concordo:
Um filtro esportivo já a caminho! :twisted:
Uma bobina do gol mi 1.6 ou 1.8 :twisted:
Um comando do 151-s ou um 272 + tuchos mecânicos :twisted: :twisted:
Consertar a luz de freio, o limpador de para-brisa, e PAGAR A P..... DO IPVA!!! :evil: :evil: :evil:

Supercharger
02/05/2006, 19:07
O bloco do velho 4 cilindros ia pro último corte

Hahaha!
Adorei a expressão.

[]'s
Gustavo.

Ricardo Cubas
06/05/2006, 18:05
que filtro vc vai colocar ??

Pedro Rocha
18/05/2006, 21:41
Saudações pessoal!!!

Caro Ricardo

O filtro colocado é do tipo esportivo com marmita oval em alumínio. É um filtro com visual bonito e é pouco restritivo. O elemento filtrante é lavável. Sinceramente... em termos de eficiência na filtragem, acho que estava mais bem servido com o original. Tenho certeza que para quem faz trilhas ou pega muita poeira, o original é melhor. Em termos de acréscimo de potência também acho que não faz muita diferença, pois apesar desse ser menos restritivo a passagem do ar, o outro filtro tinha uma área maior... também não deu para avaliar o desempenho só com a troca do filtro, pois troquei o comando junto, o original por um 272. Só sei que depois disso tá com uma performace muito boa, nunca o bicho teve tanta saúde!!!! Com certeza o pulo do gato foi o comando, mas sem dúvida o filtro ajuda! Sem falar que o ronco também fica mais divertido... Comprei ele pelo mercado livre, o vendedor é o José Antônio, cidadão correto e atencioso, caso vc se interesse aí estão os telefone 0xx11 38328375, 38342253, ou 82165574.

Pedro Rocha
28/01/2007, 00:35
Caros amigos jipeiros e engeseiros..

Com muita determinação, e muito "REAL" investido, o meu engesa tá chegando lá! Ainda falta muita coisa.. mas já evoluiu bastante!

Depois de trocar um motor meia sola por outro e estourá-lo em pouco tempo, decidi meio a contra gosto retificar o 4 cil por completo, e incrementar um pouco com pistão cabeça plana 0.60 (sobremedida), cabeçote rebaixado, comando do 151-s, carb 446, filtro esportivo, dim. 4x1 e rodando no álcool. Tá andando bem e bebendo idem! A 110km/h faz 3,5km/l. A rotação tá muito alta devido a relação de diferencial original (FI - 4.89 ou 44/9) Como a cada 15 dias viajo mais ou menos 800km com ele, tô pensando seriamente em um diesel... Tô pensando em colocar uma relação mais longa, tipo 3,54 (46x13), mas ainda vou esperar pra definir isso em função da escolha do motor... além do mais tô com medo dele ficar sem força..

Depois de gastar uma fortuna com a capota de fibra e motor, agora foi a vez de gastar outra fortuna com os pneus, então tome bfgoodrich mud terrain t/a 33x12,5 e de quebra umas rodas de hilux....

E o resultado é esse das fotos..

Quanto a parte mecânica...

Tô pensando em um maxion s4t plus ou um mwm 2.8 e uma caixa de transferência de toyota pra melhorar a parte mecanica e o bichão ficar do jeito que eu quero. Alguém sabe qual seria a caixa de trasferência toyota (qual ano?) é melhor para adaptar no 240v original do engesa? E qual caixa seca devo usar para acoplar o mwm ao câmbio?

Saudações à todos os visitantes!

Pedro Rocha
28/01/2007, 01:28
Esse vermelhinho é do meu Pai e merece um tópico a parte

o motor é ap2000 mi acoplado a uma caixa de omega (carcaça de alumínio) e a caixa de transferência willys. Freio a disco na diant., feixe de mola de maverick na tras. e tras.do jeep na diant.(muito macio), cx. de direção de passat, coluna de direção e comandos de fiesta, tanque plástico de 82 litros, e relação 5,38 ou 43/8, isso para não entrar em muitos detalhes... Só para dá uma idéia do que o bicho anda, já deixei troller 2.8 para trás em arrancada!!!

Essas fotos são de um dos nossos passeios...

Pedro Rocha
28/01/2007, 01:42
me empolguei, seguem mais algumas....

fpc3
29/12/2008, 03:40
muito bacana seu engesao, muito boa a foto dele na balsa

Pedro Rocha
02/01/2011, 01:41
seguem umas fotos do engesa repaginado, e agora com nova compania em casa!

Pedro Rocha
02/01/2011, 02:52
mais umas do engesa

Kim
02/01/2011, 12:53
Opa Pedro!!

Parabéns pelo jipão!

Sempre mantenha o tópico atualizado!

Abraços.

Kim.

JOÃO R.
02/01/2011, 13:50
muito legal ... Jet preto fosco, foi???
[] pensando em nova cor para a reforma ....

Renan Folly
02/01/2011, 17:37
gostei do engesa, o motor arrasta bem ele? e o consumo? Parabéns pela viatura

Pedro Rocha
03/01/2011, 20:35
Opa Pedro!!

Parabéns pelo jipão!

Sempre mantenha o tópico atualizado!

Abraços.

Kim.

Fala Kim! tudo bem ? Poxa, parabéns pela tua viatura! Que jipão! Esse atropela até CAVEIRÃO! Isso sim é ENGESA, perto do Fuzileiro, o meu vira carro de shop, hehehe

Quais as características de torque e potência desse cumminis?!

Vou tentar manter o tópico atualizado com as empreitadas do engesa turbinado e retribuir o tanto que eu aprendo aqui com a rapaziada do forum como vc, o Caveso, o Gnnechi e outros tantos que acompanho a tempos aqui, e tão sempre na ativa com projetos .. digamos, no mínimo... inovadores. Ao estilo monster garage! E sempre compartilhando as informações com os colegas.

Valeu, abraço Kim!

Pedro Rocha
03/01/2011, 20:39
muito legal ... Jet preto fosco, foi???
[] pensando em nova cor para a reforma ....

João,

Essa pintura foi, digamos... um experimento de férias, como a pintura azul antiga tava precisando de um trato, resolvi pintar o carro nas férias, misturei esmalte preto fosco com prata, e deu no que deu! Eu particularmente gostei, principalmente do preço da pintura, rs

abraço.

Pedro Rocha
03/01/2011, 21:02
gostei do engesa, o motor arrasta bem ele? e o consumo? Parabéns pela viatura

Renan,

o motor empurra o engesa tão bem, que se vacilar.... ele empurra até os carros da frente!!!

Haja freio!!

Nessa primeira fase o acerto ficou muito bruto, pois a alimentação é só na base do carburador, um weber 44, por isso o motor ainda embola um pouco em baixa, mas depois que limpa e a turbina sopra, é só alegria! Tô pretendendo colocar um bico extra para melhorar esse problema e amenizar o consumo.... 4,5km por litro de cana andando na boa.

Pra vc ter uma idéia do quanto anda, meu Pai tem um willys com ap 2.0 injetado, cx de omega, redução willys e relação final 5,38, esse willys anda mais que troller 2.8 (eu mesmo fiz o teste, heheh). Outro dia arranquei junto com meu pai, mas aí quem tava de troller era eu, e chipado, tu acredita que o willys foi junto com o troller até o fim da segunda, terceira em diante não deu pra saber porque ele errou a marcha, achei até que ela tinha caído na pista...rs. O fato é que o troller e o willys andam pra kacete, e o engesa dá pau nos dois, entaum já dá pra ter uma ideia do quanto anda.

Renan Folly
03/01/2011, 21:14
show... penso em comprar um engesa mas só tenho grana pra um a gasolina quem sabe mais pra frente. considero um bom carro com muito espaço e suspensão excelente. valeu

hercilio.neto
03/01/2011, 22:00
Bacana a sua historia com o Engesa.

Parabéns,

Pedro Rocha
03/01/2011, 23:18
Bacana a sua historia com o Engesa.

Parabéns,

Valeu Hercílio. Ele tem muita estória e já faz parte da família. Não faz muito sentido ter 02 jipes, mas dá até uma dor só de pensar em me desfazer do engesão.

CAVESO
03/01/2011, 23:31
Graaaaaaaaaanddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Pedrão!

Meu guru para assuntos carburadorísticos...rsss

Sou tão burro no assunto que não aprendi nada e acabei apelando para o diesel..rsssss

Seja bem vindo de volta ao fórum!

Fale pra gente dessa viatura azul ao lado do engesão na garagem aí....

Abs

Pedro Rocha
05/01/2011, 13:13
Graaaaaaaaaanddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Pedrão!

Meu guru para assuntos carburadorísticos...rsss

Sou tão burro no assunto que não aprendi nada e acabei apelando para o diesel..rsssss

Seja bem vindo de volta ao fórum!

Fale pra gente dessa viatura azul ao lado do engesão na garagem aí....

Abs


E que puta diesel hein, heheheh , mwm 2.8, bico italiano, turbina tgv, Tá mandando vê em Caveso, pUTZ... PARABÉNS!!!! sE ALGUM DIA TE ENSINEI ALGUMA COISA, FOI MERO ACASO, HOJE O MESTRE É VC!

Pensei que ninguem ia perguntar do Bronco!!

Esse azulão do lado do engesa é um Bronco 1967, também conhecido como Early Bronco, é um ícone americano. Não sei se tem cinco desses Early no Brasil. Esse carro tá na família tem mais de 20 anos, quando foi comprado tava parado a tanto tempo que pensavamos que era cinza, só depois de passar o dedo na poeira descobrimos que era azul claro... tinha tanta folga na direção que só andava em zig zag, dos 6 cil acho que só três ainda trabalhavam, compramos ele praticamente pelo valor do guincho mecânico que tinha frente.
Como ele tava em estado lastimável foi logo para primeira reforma, e ganhou um motor 6 cil argentino com 15 mil km na época, dir hid e freio a disco ventilado de galaxie, entre outras coisas. O cambio e transferencia continuam de 3 marchas na coluna e cx redução originais. Detalhe é que esse câmbio e transferência são extremamente silenciosos, nem parece que é um projeto com mais de 40 naos! Sem falar que é um carro macio, tipo barca americana. A pouco mais de 1 ano finalizamos "parcialmente" a 3ª reforma de carroceria, a mareisia aqui não perdoa...Tô querendo comprar ele do meu Pai e radicalizar um pouquinho colocando uma mecânica mais moderna tipo um 3.0 ngd, logicamente chipado heheh, senão não acompanha o yelow quando vc vier aqui fazer trilha....rs. infelizmente vou ter de adiar um pouquinho esse plano, pois não ganhei na mega da virada....

Carlos um abração, admiro sua empreitada com o yelow e te desejo de verdade sucesso no teu projeto!!!!

seguem mais algumas fotos do Bronco e do Engesa...

Pedro Rocha
05/01/2011, 13:28
seguem as fotos...

Pedro Rocha
05/01/2011, 13:34
fotos do Bronco....

CAVESO
05/01/2011, 13:35
Porra, o cara tem um bronco e fica elogiando o jipe dos outros?????????????

Você é o CARA, Pedrão!!!!!!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns pela garagem maravilhosa que tens!

E mantenha-nos atualizados sobre seus brinquedos....

Abração!