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Ver Versão Completa : Meu Tracker ficou ruim com óleo 20w50



em.pereira
15/01/2018, 02:21
Eu estava usando o óleo Lubrax Tecno 20w40 semissintético, mas como o motor já está com 150 mil km, e baixando óleo, mudei para o óleo Lubrax 20w50, que é mineral.
O motor ficou áspero e perdeu desempenho. Pouco, mas perdeu.
Já aconteceu isso com o Tracker de vocês?
É normal ou é sinal de algum problema, como má circulação do óleo?

luizcarlosw
15/01/2018, 09:20
O meu está com ~160.000, não senti mudança no desempenho mas tive outros incômodos em troca de viscosidade, ao comprar coloquei 20w50 com o mesmo pensamento que você e por ser o apontado no guia rápido do manual, porém nos dias mais frios abaixo dos 10 graus tinha de esperar uns 3 minutos na lenta antes de sair de manhã esperando carregar os tuchos que batiam pelo óleo muito grosso em baixa temperatura ( algo que não ocorre nos dias normais/quentes ).
Baixei para 15W40 e esse incômodo sumiu ( assim como também o inverno rs..., vamos ver este ano ).

Usando 15W40 baixa uns 600ml a 800ml a cada 5.000, porém senti o barulho do motor levemente mais macio.

Mudança no desempenho não senti, mas se for uma mudança maior como entre 20W50 e 5w30 (óleo que ele sai de fábrica) com certeza terá uma leve mudança por conta da diferença de esforço da bomba de óleo.

É normal leves mudanças de comportamento mudando a viscosidade do óleo, porém se for algo gritante ( como meu caso com o tucho ) é indicador de algo errado, não necessariamente seu motor, ele pode estar bom e ter colocado um óleo muito grosso por seu estado atual, ou muito fino e ele não está em plena saúde etc, e em piores casos ( uso de óleo ruim por muito tempo e derrepente põe sintético ou faz um flush ) pode ter soltado borra e ter entupido galerias e coisas do gênero.

De qualquer forma nunca sair da faixa indicada no manual e se mineral trocar a cada 5000 certinho (no manual tem pegadinha dizendo que roda 10000, isso e só caso 100% sintético), o tal do 25w50/25w60 e bardal por exemplo esquece, esses óleos são apenas para dar um último suspiro enquanto junta dinheiro para retificar podendo até acelerar o processo de desgaste por reduzir o fluxo nas galerias mais finas.

Mauricio Rossetto
01/10/2024, 18:49
Estou usando o 5W40 e grafeno de aditivo com 300 mil km e achei esse óleo melhor que os minerais, sem fumaça, barulho aceitável, baixa de óleo 1 litro a cada 5 mil rodados....