Ver Versão Completa : Gaiola 4x4 - Motor central traseiro - Eixos rígidos
M-Beltrame
12/01/2018, 09:56
Fala galera,
Uns dias atrás um amigo enviou as fotos do projeto de uma gaiola gringa para rock crawler.
A gaiola era para competição com apenas um lugar e eixos portais.
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Quem quiser, pode seguir o cara no insta: @newmexicomisfit
Enfim, curti a ideia pela simplicidade e um provável bom desempenho no off road. O cara usa um motor 2.4 gm do cobalt americano com cambio e diferencial que faz a vez de caixa de transferência mandando a força do motor para dois eixos portais.
Nacionalizando tudo i$$O, pensei em fazer algo parecido porem com 2 lugares e algumas alterações pensando também nas trilhas de barro/lama. O conjunto motor e cambio viriam de um Santana/Quantum 1.8/2.0 com o cambio PS (Quinta marcha 0,68:1 e diferencial 4,11), os eixos rígidos com relação 5,13;1 viriam do meu willys (já bloqueados e reforçados) e os pneus 315/75-16 que também já tenho. Para ficar 4x4 o diferencial vw seria soldado.
Basicamente teria que comprar o motor e cambio completos e construir o resto.
Escolhi esse cambio, pois mesmo com a quinta marcha longa o conjunto ficará tão reduzido que não vai passar de 60km/h a 5000rpm. Deslocamentos em asfalta não serão problema!
Alguém já viu algo assim por aqui?
Dicas, sugestões?
O cambio aguenta?
Abraços!
Tem muita gaiola assim, só que usam câmbio de carros com motor transversal, eu estou na correria pra juntar as peças pra uma 4x4 e já me passou pela cabeça usar esse sistema, mas fazendo alguns cálculos ela iria ficar muito reduzida e somente 4x4, isso não me agrada muito, então parti pra um câmbio de Chevette com uma t-case Willys.
M-Beltrame
12/01/2018, 11:29
Exemplo BR: http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/82565-gaiola-4x4-fiat-gm-chassi-personalizado.html
M-Beltrame
12/01/2018, 11:30
Tem muita gaiola assim, só que usam câmbio de carros com motor transversal, eu estou na correria pra juntar as peças pra uma 4x4 e já me passou pela cabeça usar esse sistema, mas fazendo alguns cálculos ela iria ficar muito reduzida e somente 4x4, isso não me agrada muito, então parti pra um câmbio de Chevette com uma t-case Willys.
A ideia é que fique bem reduzida mesmo, meu medo é o cambio não aguentar...
Flávio Cadore
12/01/2018, 11:34
Procura o câmbio do Apolo/Verona.
M-Beltrame
12/01/2018, 12:48
Procura o câmbio do Apolo/Verona.
Por causa de resistência ou relação de marcha?
Pelo o que vi, ele é mais reduzido...
Abraços,
Flávio Cadore
12/01/2018, 15:34
Porque ele é transversal, o cambio do Santana não vai ser possível usar.
Pode tbm usar câmbio Chevette ou opala que é bem resistente e adaptar redução da Kombi pra saída do cardãn
Saindo para caixa montanha
A ideia é que fique bem reduzida mesmo, meu medo é o cambio não aguentar...
O câmbio aguenta sim, vc pode usar um câmbio com prefixo CAL é um dos mais curtos do Logus, ou o CAN seria o mais longo, teria que saber os diferenciais e tamanho dos pneus, mas a primeira marcha dificilmente vai usar, fica tipo uma primeira reduzida reduzida
M-Beltrame
15/01/2018, 09:25
O câmbio aguenta sim, vc pode usar um câmbio com prefixo CAL é um dos mais curtos do Logus, ou o CAN seria o mais longo, teria que saber os diferenciais e tamanho dos pneus, mas a primeira marcha dificilmente vai usar, fica tipo uma primeira reduzida reduzida
Opa, obrigado pela dica!
A relação dos D44 são 5.13 e os pneus são tem 36,5" na trena.
Abraços
M-Beltrame
15/01/2018, 09:39
Pode tbm usar câmbio Chevette ou opala que é bem resistente e adaptar redução da Kombi pra saída do cardãn
Obrigado.
Pode parecer contraditório mas que o minimo de adaptações possível.
Abraços,
Amigo, fica reduzido demais. Fiz umas contas e, mesmo usando esse pneu grandão, que dá mais de 34 polegadas de diâmetro, em quinta marcha você estaria a 35km/h a 3000 rpm.
A 6000 rpm atingiria 70km/h. Em qualquer carro com motor AP, a 6000 rpm de segunda marcha você já estaria a uns 80km/h ou mais, a depender do câmbio.
Em resumo, a sua quinta marcha seria mais reduzida que a segunda marcha de um carro 1.8. Tipo, você poderia sair de terceira marcha, acelerar um pouco, engatar a quinta e pronto, o motor já estaria esgoelando e pedindo marcha. E não teria diferencial central, pq você soldou, ou seja, estaria em 4x4 bloqueado full time, sem diferencial central agindo. Aí você força demais o sistema em curvas e certamente terá quebras, ainda mais com esses pneuzões e câmbio para AP.
Tenha certeza que ficará muito reduzida, não entendi seu comentário que deslocamentos em asfalto não serão problemas, quando você estará rodando a 60 km/h e 5000rpm. Força demais o motor, que deveria estar a no máximo metade dessa rotação a essa velocidade, em quinta marcha.
Fala galera,
Uns dias atrás um amigo enviou as fotos do projeto de uma gaiola gringa para rock crawler.
A gaiola era para competição com apenas um lugar e eixos portais.
555023
555024
555025
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Quem quiser, pode seguir o cara no insta: @newmexicomisfit
Enfim, curti a ideia pela simplicidade e um provável bom desempenho no off road. O cara usa um motor 2.4 gm do cobalt americano com cambio e diferencial que faz a vez de caixa de transferência mandando a força do motor para dois eixos portais.
Nacionalizando tudo i$$O, pensei em fazer algo parecido porem com 2 lugares e algumas alterações pensando também nas trilhas de barro/lama. O conjunto motor e cambio viriam de um Santana/Quantum 1.8/2.0 com o cambio PS (Quinta marcha 0,68:1 e diferencial 4,11), os eixos rígidos com relação 5,13;1 viriam do meu willys (já bloqueados e reforçados) e os pneus 315/75-16 que também já tenho. Para ficar 4x4 o diferencial vw seria soldado.
Basicamente teria que comprar o motor e cambio completos e construir o resto.
Escolhi esse cambio, pois mesmo com a quinta marcha longa o conjunto ficará tão reduzido que não vai passar de 60km/h a 5000rpm. Deslocamentos em asfalta não serão problema!
Alguém já viu algo assim por aqui?
Dicas, sugestões?
O cambio aguenta?
Abraços!
M-Beltrame
16/01/2018, 08:35
Amigo, fica reduzido demais. Fiz umas contas e, mesmo usando esse pneu grandão, que dá mais de 34 polegadas de diâmetro, em quinta marcha você estaria a 35km/h a 3000 rpm.
A 6000 rpm atingiria 70km/h. Em qualquer carro com motor AP, a 6000 rpm de segunda marcha você já estaria a uns 80km/h ou mais, a depender do câmbio.
Em resumo, a sua quinta marcha seria mais reduzida que a segunda marcha de um carro 1.8. Tipo, você poderia sair de terceira marcha, acelerar um pouco, engatar a quinta e pronto, o motor já estaria esgoelando e pedindo marcha. E não teria diferencial central, pq você soldou, ou seja, estaria em 4x4 bloqueado full time, sem diferencial central agindo. Aí você força demais o sistema em curvas e certamente terá quebras, ainda mais com esses pneuzões e câmbio para AP.
Tenha certeza que ficará muito reduzida, não entendi seu comentário que deslocamentos em asfalto não serão problemas, quando você estará rodando a 60 km/h e 5000rpm. Força demais o motor, que deveria estar a no máximo metade dessa rotação a essa velocidade, em quinta marcha.
Já tinha feito essa conta...
Aqui no fórum tem uma planilha que já calcula tudo!
Os eixos dianteiros tem roda livre, é só desligar nos deslocamentos. A gaiola ficará na cantareira e irei fazer as trilhas da região mesmo (raio de 10km, por isso deslocamento não é problema.
Meu medo é o cambio/dif quebrar...
Abraços,
Eu fiz as contas quando estava planejando a minha e no caso vou usar dois diferencial do omega relação 3,15:1, ficaria bom com o câmbio longo do Logus, dando uns 80 em quinta marcha,porém gosto de fazer umas brincadeiras só na traseira e não teria como. Creio que se você encontrar diferenciais mais longos fica top, com essa relação que você citou você vai usar quarta e quinta só, a ré nem se fala não vai nem mexer
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