Conectar

Ver Versão Completa : Gaiola 4x4 - Motor central traseiro - Eixos rígidos

M-Beltrame
12/01/2018, 09:56
Fala galera,

Uns dias atrás um amigo enviou as fotos do projeto de uma gaiola gringa para rock crawler.

A gaiola era para competição com apenas um lugar e eixos portais.

555023

555024

555025

555026

Quem quiser, pode seguir o cara no insta: @newmexicomisfit

Enfim, curti a ideia pela simplicidade e um provável bom desempenho no off road. O cara usa um motor 2.4 gm do cobalt americano com cambio e diferencial que faz a vez de caixa de transferência mandando a força do motor para dois eixos portais.

Nacionalizando tudo i$$O, pensei em fazer algo parecido porem com 2 lugares e algumas alterações pensando também nas trilhas de barro/lama. O conjunto motor e cambio viriam de um Santana/Quantum 1.8/2.0 com o cambio PS (Quinta marcha 0,68:1 e diferencial 4,11), os eixos rígidos com relação 5,13;1 viriam do meu willys (já bloqueados e reforçados) e os pneus 315/75-16 que também já tenho. Para ficar 4x4 o diferencial vw seria soldado.

Basicamente teria que comprar o motor e cambio completos e construir o resto.

Escolhi esse cambio, pois mesmo com a quinta marcha longa o conjunto ficará tão reduzido que não vai passar de 60km/h a 5000rpm. Deslocamentos em asfalta não serão problema!

Alguém já viu algo assim por aqui?

Dicas, sugestões?

O cambio aguenta?

Abraços!

miguéh
12/01/2018, 11:23
Tem muita gaiola assim, só que usam câmbio de carros com motor transversal, eu estou na correria pra juntar as peças pra uma 4x4 e já me passou pela cabeça usar esse sistema, mas fazendo alguns cálculos ela iria ficar muito reduzida e somente 4x4, isso não me agrada muito, então parti pra um câmbio de Chevette com uma t-case Willys.

M-Beltrame
12/01/2018, 11:29
Exemplo BR: http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/82565-gaiola-4x4-fiat-gm-chassi-personalizado.html

M-Beltrame
12/01/2018, 11:30
Tem muita gaiola assim, só que usam câmbio de carros com motor transversal, eu estou na correria pra juntar as peças pra uma 4x4 e já me passou pela cabeça usar esse sistema, mas fazendo alguns cálculos ela iria ficar muito reduzida e somente 4x4, isso não me agrada muito, então parti pra um câmbio de Chevette com uma t-case Willys.

A ideia é que fique bem reduzida mesmo, meu medo é o cambio não aguentar...

Flávio Cadore
12/01/2018, 11:34
Procura o câmbio do Apolo/Verona.

M-Beltrame
12/01/2018, 12:48
Procura o câmbio do Apolo/Verona.

Por causa de resistência ou relação de marcha?
Pelo o que vi, ele é mais reduzido...

Abraços,

Flávio Cadore
12/01/2018, 15:34
Porque ele é transversal, o cambio do Santana não vai ser possível usar.

Ed31utc
12/01/2018, 21:55
Pode tbm usar câmbio Chevette ou opala que é bem resistente e adaptar redução da Kombi pra saída do cardãn

Ed31utc
12/01/2018, 21:59
Saída caixa montanha

Ed31utc
12/01/2018, 22:00
Saindo para caixa montanha

miguéh
14/01/2018, 12:08
A ideia é que fique bem reduzida mesmo, meu medo é o cambio não aguentar...

O câmbio aguenta sim, vc pode usar um câmbio com prefixo CAL é um dos mais curtos do Logus, ou o CAN seria o mais longo, teria que saber os diferenciais e tamanho dos pneus, mas a primeira marcha dificilmente vai usar, fica tipo uma primeira reduzida reduzida

M-Beltrame
15/01/2018, 09:25
O câmbio aguenta sim, vc pode usar um câmbio com prefixo CAL é um dos mais curtos do Logus, ou o CAN seria o mais longo, teria que saber os diferenciais e tamanho dos pneus, mas a primeira marcha dificilmente vai usar, fica tipo uma primeira reduzida reduzida

Opa, obrigado pela dica!

A relação dos D44 são 5.13 e os pneus são tem 36,5" na trena.

Abraços

M-Beltrame
15/01/2018, 09:39
Pode tbm usar câmbio Chevette ou opala que é bem resistente e adaptar redução da Kombi pra saída do cardãn

Obrigado.

Pode parecer contraditório mas que o minimo de adaptações possível.

Abraços,

fassis
15/01/2018, 21:24
Amigo, fica reduzido demais. Fiz umas contas e, mesmo usando esse pneu grandão, que dá mais de 34 polegadas de diâmetro, em quinta marcha você estaria a 35km/h a 3000 rpm.
A 6000 rpm atingiria 70km/h. Em qualquer carro com motor AP, a 6000 rpm de segunda marcha você já estaria a uns 80km/h ou mais, a depender do câmbio.
Em resumo, a sua quinta marcha seria mais reduzida que a segunda marcha de um carro 1.8. Tipo, você poderia sair de terceira marcha, acelerar um pouco, engatar a quinta e pronto, o motor já estaria esgoelando e pedindo marcha. E não teria diferencial central, pq você soldou, ou seja, estaria em 4x4 bloqueado full time, sem diferencial central agindo. Aí você força demais o sistema em curvas e certamente terá quebras, ainda mais com esses pneuzões e câmbio para AP.
Tenha certeza que ficará muito reduzida, não entendi seu comentário que deslocamentos em asfalto não serão problemas, quando você estará rodando a 60 km/h e 5000rpm. Força demais o motor, que deveria estar a no máximo metade dessa rotação a essa velocidade, em quinta marcha.

Fala galera,

Uns dias atrás um amigo enviou as fotos do projeto de uma gaiola gringa para rock crawler.

A gaiola era para competição com apenas um lugar e eixos portais.

555023

555024

555025

555026

Quem quiser, pode seguir o cara no insta: @newmexicomisfit

Enfim, curti a ideia pela simplicidade e um provável bom desempenho no off road. O cara usa um motor 2.4 gm do cobalt americano com cambio e diferencial que faz a vez de caixa de transferência mandando a força do motor para dois eixos portais.

Nacionalizando tudo i$$O, pensei em fazer algo parecido porem com 2 lugares e algumas alterações pensando também nas trilhas de barro/lama. O conjunto motor e cambio viriam de um Santana/Quantum 1.8/2.0 com o cambio PS (Quinta marcha 0,68:1 e diferencial 4,11), os eixos rígidos com relação 5,13;1 viriam do meu willys (já bloqueados e reforçados) e os pneus 315/75-16 que também já tenho. Para ficar 4x4 o diferencial vw seria soldado.

Basicamente teria que comprar o motor e cambio completos e construir o resto.

Escolhi esse cambio, pois mesmo com a quinta marcha longa o conjunto ficará tão reduzido que não vai passar de 60km/h a 5000rpm. Deslocamentos em asfalta não serão problema!

Alguém já viu algo assim por aqui?

Dicas, sugestões?

O cambio aguenta?

Abraços!

M-Beltrame
16/01/2018, 08:35
Amigo, fica reduzido demais. Fiz umas contas e, mesmo usando esse pneu grandão, que dá mais de 34 polegadas de diâmetro, em quinta marcha você estaria a 35km/h a 3000 rpm.
A 6000 rpm atingiria 70km/h. Em qualquer carro com motor AP, a 6000 rpm de segunda marcha você já estaria a uns 80km/h ou mais, a depender do câmbio.
Em resumo, a sua quinta marcha seria mais reduzida que a segunda marcha de um carro 1.8. Tipo, você poderia sair de terceira marcha, acelerar um pouco, engatar a quinta e pronto, o motor já estaria esgoelando e pedindo marcha. E não teria diferencial central, pq você soldou, ou seja, estaria em 4x4 bloqueado full time, sem diferencial central agindo. Aí você força demais o sistema em curvas e certamente terá quebras, ainda mais com esses pneuzões e câmbio para AP.
Tenha certeza que ficará muito reduzida, não entendi seu comentário que deslocamentos em asfalto não serão problemas, quando você estará rodando a 60 km/h e 5000rpm. Força demais o motor, que deveria estar a no máximo metade dessa rotação a essa velocidade, em quinta marcha.

Já tinha feito essa conta...
Aqui no fórum tem uma planilha que já calcula tudo!
Os eixos dianteiros tem roda livre, é só desligar nos deslocamentos. A gaiola ficará na cantareira e irei fazer as trilhas da região mesmo (raio de 10km, por isso deslocamento não é problema.

Meu medo é o cambio/dif quebrar...

Abraços,

miguéh
21/01/2018, 22:40
Eu fiz as contas quando estava planejando a minha e no caso vou usar dois diferencial do omega relação 3,15:1, ficaria bom com o câmbio longo do Logus, dando uns 80 em quinta marcha,porém gosto de fazer umas brincadeiras só na traseira e não teria como. Creio que se você encontrar diferenciais mais longos fica top, com essa relação que você citou você vai usar quarta e quinta só, a ré nem se fala não vai nem mexer