Conectar

Ver Versão Completa : Rebites do chassi

gpolachini
11/01/2018, 17:16
Pessoal,

Meu jeep está com as travessas do chassi soldadas nas longarinas, isso faz com que o chassi se quebre. Estava querendo voltar os rebites originais, porem não encontro um lugar que faça esse serviço. Alguem pode me indicar em SP ?
Tem algum problema ao invés de colocar rebites colocar parafusos de aço ?

Pridi
11/01/2018, 17:29
Problema nenhum em usar parafusos. Reformei todo meu chassis e está todo aparafusado. Pena que não está aqui em casa para tirar umas fotos.....

gordex
19/07/2021, 09:12
Pessoal aproveitando esse tópico, alguém sabe dizer qual é o procedimento pra retirar rebites do chassis? Se é com lixadeira? Se alguém puder me ajudar agradeço.

xibiu!!!
19/07/2021, 13:35
Pessoal aproveitando esse tópico, alguém sabe dizer qual é o procedimento pra retirar rebites do chassis? Se é com lixadeira? Se alguém puder me ajudar agradeço.

Meu caro gordex.

O problema de usar uma lixadeira com disco de corte é a (possível) falta de prática do operador e se o disco atingir a chapa do chassi.
Creio que uma marreta quadrada bem encabada, uma talhadeira tamanho proporcional e afiadinha de acordo, óculos de proteção para os olhos e uma luva de raspa para proteção das mãos resolvem seu problema rapidinho.

khan
19/07/2021, 15:05
Jeito paquistanes de tirar rebites velhos e colocar novos.

A partir de 2:20 minutos.

Rebuild a broken chassis of UD Nissan - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2tEos6a75UA)

Meu caro gordex.

Creio que uma marreta quadrada bem encabada, uma talhadeira tamanho proporcional e afiadinha de acordo, óculos de proteção para os olhos e uma luva de raspa para proteção das mãos resolvem seu problema rapidinho.

BlackH
19/07/2021, 16:36
Jeito paquistanes de tirar rebites velhos e colocar novos.

A partir de 2:20 minutos.

Rebuild a broken chassis of UD Nissan - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2tEos6a75UA)

Boa dica...

Aristides Jr
19/07/2021, 20:09
Gostei de assistir eles trabalhando!

Acho que dá para usar parafusos, ou ainda parafusos cravo (parece um prisioneiro).

Ou ainda acredito ser possível facilitar o trabalho utilizando um martelete, pode ser os elétricos hoje são comuns para romper concreto e alvenaria, dá para remover e com a ponta certa acho que dá para bater os arrebites.

Se alguém tentar posta aqui para sabermos se dá certo!

Aristides Júnior

Markto
20/07/2021, 11:30
ja trabalhei com chassis. Ja fiz de todas as maneiras possiveis, então segue:
Soldado quebra porque o chassis torçe e a solda não trabalha, alem de serviço porco.
Parafusado da? da mas com o tempo solta. um milimetro que solta e voçê não perceberá, ja é o suficiente pra estragar todo trabalho.
Por fim, rebitado, fica perfeito, de o acabamento necessario as chapas, fure na medida desejada, encaixe o rebite, alias muito mais barato que qualquer outra coisa, trave por dentro, esquente e com uma marreta e um ponteiro faça o formato desejado na cabeça e pronto, acabamento perfeito. Vai levar mais 50 anos pra mexer nisso novamente.

Aristides Jr
20/07/2021, 12:38
Olá Markto! É ótimo saber de quem tem experiencia!
Na sua opnião para fazer aquele reforço aplicando a faixa de metal na longarina, também deve ser feito com rebites?

Markto
26/07/2021, 07:18
deve estar falando da chapa aplicada sobre as longarinas. Não será rebitada, porque ali não tem a função de travar nada com nada, diferente das travessas. Ali é so um reforço, bem aplicada, com cordões de solda a cada palmo ja é o suficiente.

Aristides Jr
26/07/2021, 11:57
Sim, é disto que estou falando, este tipo de reforço aplicado nas longarinas!
Para ter um melhor acabamento ao invés de soldar na borda pensei em fazer cortes com a esmerilhadeira a uns 15mm das bordas uns 50mm de comprimento, a distancia pode ser alternando a cada palmo numa das laterais. Daí fazer as soldas correndo dentro dos cortes para juntar a longarina e o reforço! O acabamento vai ficar bem melhor!

Markto
26/07/2021, 17:39
Ai vai depender de quem vai fazer o trampo. se o chassis esta nu e cru ou se esta montado no jipe. Porque olhando o chassis sem a carroceria em cima, na longarina onde vai apoiada a chapa, tem os rebites das travessas. vai retira-los para rebitar a chapa reforço junto da travessa ou vai furar a chapa para embutir o rebite da travessa? tudo depende de quem fara o serviço. outra coisa, conforme vai soldando essa chapa pode repuxar de um lado pro outro, podendo desalinhar, tem que saber o que ta fazendo. Tem empresas que mexem com chassis, normalmente são especializados nesse tipo de trabalho. resta achar um santo graal com paciencia e que tenha cuidado para mexer nos jipes com carinho. Ja vi gente soldando que fica uma bosta de rolinha nessas soldas, vao remontando cordoes, horrivel. Eu particularmente sou enjoado, faço tudo no meu jipe porque sei fazer e outra, não gosto do serviço dos outros.

Sydney66
26/07/2021, 19:37
Para esse reforço do chassi melhor usar a ponteadeira elétrica, existem portáteis, e não vai criar pontos de tensão no chassi quando se usa solda.

É o mesmo sistema usado nas fábricas (VW, GM etc), só que lá são robôs e o equipamento é maior, mas existe portátil. Para não gastar comprando algo que vai usar pouco seria procurar profissionais que trabalham com isso.

Quando reformei meu jepp em 1997, encontrei profissionais que trabalhavam com isso, não usavam solda em lugar nenhum, só a ponteadeira elétrica.

Esse da foto não é portátil, mas para usar em chapas mais grossas (como o chassi) é melhor o modelo não portátil.

576802

Abs.