PDA

Ver Versão Completa : Sertões 2006 - Edu Piano andando de Ranger



Pequeno jr
11/04/2006, 19:23
Edu Piano competirá de picape Ford Ranger na temporada 2006


Campeão do Rally Internacional dos Sertões 2005, piloto oficializa sua
parceria com a Ford e anuncia que correrá de picape Ford Ranger,
desenvolvida pela Território 4x4, na categoria production

O início da temporada 2006 de Rally Cross Country começa com
novidades para Edu Piano, atual Campeão do Rally Internacional dos
Sertões. O piloto paulista competirá, a partir de agora, com uma
picape Ford Ranger e em nova categoria, a production, e oficializa a
parceria entre sua equipe a Território 4x4 Rally Team e a Ford. Em
relação ao seu navegador, o nome será divulgado em breve.

"Desde 2002 a Território 4x4 tem um projeto pronto com uma Ranger e
no ano passado decidimos que iria ser para categoria production, agora
vamos conseguir viabilizá-lo. Será um ano voltado totalmente ao
desenvolvimento do carro, até porque não há histórico em competições
off-road com este tipo de picape que estamos aprimorando para ser
disponibilizado no mercado", explica Piano.


Pela primeira vez, a montadora em parceria com a Território 4x4,
estará participando com uma Ranger nas provas de rally cross country.
Segundo Wilson Vasconcellos Filho, gerente de marketing de Pick-up da
Ford, o objetivo é apostar também em uma equipe reconhecida no meio e
que apresente resultados expressivos.


"Acreditamos que bons resultados virão nesta parceria especialmente
com o profissionalismo e experiência do piloto Edu Piano. Aproximar a
Ranger das competições será importante para identificarmos e
adaptarmos o produto para atender cada vez mais este público", afirma
o executivo.


A construção da primeira picape Ranger RT Production levou um período
de 150 dias para ser concluído. A Território 4x4 fez todo trabalho de
preparação, juntamente com a Profama, fabricante do segmento de
máquinas, que está envolvida com o projeto. Algumas das especificações
técnicas e diferenciais competitivos apresentados no veículo: motor
repotencializado, chassis com travamento total, gaiola padrão CIA,
reforços de chassis e bandeja, oito amortecedores, sendo dois por
roda, retrabalho do curso de suspensão, entre outras.

Edintruder
11/04/2006, 20:20
Finalmente alguém do ramo tomou uma decisão. Pelo menos poderemos em breve ter uma noção do desempenho e resistência do conjunto mecânico da Ranger em condições severas como o da S10 ve aprovando.

NeRo
11/04/2006, 20:43
Bão... na primeira etapa de Paulista de Cross-Country, deu Edu Piano e Ranger na Production.

rodrigocockpit
11/04/2006, 21:38
Bakana, sou suspeito pra falar, mas desde já fico morrendo de dó das S10, num vai dar nem pro cheiro!
Se as rangers tiverem suspensão resistentes, num vai dar pras l200 tb não, é conferir!

Pequeno jr
12/04/2006, 07:28
Bão... na primeira etapa de Paulista de Cross-Country, deu Edu Piano e Ranger na Production.


Edu Piano e André Azevedo vencem Rota dos Bandeirantes
27/03/06 - 08h54

Os dois melhores pilotos do Rally Rota dos Bandeirantes foram Edu Piano nos carros e André Azevedo nos caminhões. Eles venceram no último sábado a prova, válida como segunda etapa do Campeonato Paulista de Rally Cross-country, disputada na cidade de Campinas, no interior do estado.

Edu Piano correu ao lado de Rogério Almeida. A dupla, atual campeã do Rally dos Sertões, precisou de 1h19min26 para completar os 84,9 quilômetros cronometrados na Fazenda Chapadão. O tempo lhes garantiu 13 segundos de vantagem para Cristian Baumgart e Alberto Andreotti, que chegaram em segundo. O pódio ainda teve Vitor Valente e Igor Machado, com o terceiro lugar, a 1min01 dos vencedores.

Edu Piano mostrou muita animação com a vitória logo em sua estréia no Paulista de Cross-country. “Esta primeira colocação na geral prova que estamos no caminho certo. Competimos de igual para igual e fomos os mais rápidos, mesmo estando com a Ranger Production, contra vários veículos Super Production e Protótipos”. Rogério Almeida não ficou atrás na comemoração. “Estou muito feliz, a dupla é pé quente mesmo e valeu a pena.”

Mais uma - Enquanto Edu Piano sentia pela primeira vez a sensação de vencer uma etapa do Paulista, André Azevedo e seu navegador, Maykel Justo, emplacavam o segundo triunfo apenas esse ano – eles também ganharam a prova de abertura da temporada.

E eles sobraram em relação aos concorrentes na cidade de Campinas. Completaram o trecho cronometrado em 1h27min16, com 11 minutos de vantagem para Ricardo Domingues e Sólon Mendes. Segundos depois chegaram Felício Bragante e Ricardo Costa, na terceira colocação.

No total, a segunda etapa do Paulista de Cross-country contou com a presença de 48 carros – foi a segunda melhor marca da história do campeonato, em número de inscritos. Dos 48 participantes, sete estrearam. “Nosso grid superou as expectativas e tivemos mais uma grande disputa. Tenho certeza que deveremos ter outro show assim na terceira etapa, em Ribeirão Pires, no dia 20 de maio”, prevê Deco Muniz, diretor da RallySP, organizadora da competição.

Resultados da 2ª etapa do Paulista

Classificação geral nos Carros
1) Edu Piano/Rogério Almeida - 1h19min26
2) Cristian Baumgart/Alberto Andreotti - 1h19min49
3) Vitor Valente/Igor Machado - 1h20min27
4)Marcos Cassol/Walace Von Schmidt - 1h20min25
5) Vanderlei Cassol/Rodrigo Mello - 1h20min40
6) Carlos Passarim/Fábio Peralli - 1h20min42
7) Paulo Rugna Filho/Cleber Cincea - 1h21min23
8) Bruno Valente/Daniel Simon - 1h21min56
9) Ângelo Guazzelli/Carlos Brites - 1h22min59
10) Alessandro Tozzoni/Christian Mazzetti - 1h23min26

Categoria Super Production
1) Cristian Baumgart/Alberto Andreotti - 1h19min49
2) Marcos Cassol/Walace Von Schimidt - 1h20min27
3) Vanderlei Cassol/Rodrigo Mello - 1h2omin40

Production
1) Edu Piano/Marcos Rogério - 1h19min26
2) Alessandro Tozzoni/Christian Mazzetti - 1h23min26
3) Adriano Leão/Marcos Macedo - 1h23min32

Protótipos
1) Vitor Valente/Igor Machado - 1h20min27
2) Bruno Valente/Daniel Simon - 1h21seg56
3) Mario Tridenti/Joá Bicudo - 1h24min49

Caminhões
1) André Azevedo/Maykel Justo - 1h27min16
2) Ricardo Domingues/Sólon Mendes - 1h38min21
3) Felício Bragante/Ricardo Costa - 1h38min49

Pavani
12/04/2006, 12:26
Amigos....

De original a S10 não tinha nada, foi uma das únicas que chegou até o final... Mesmo o Troller, L200, etc.... De orginal não tem quase nada, não comparo nada por esse lado... Só para ter uma base mesmo....

Abraço

Pequeno jr
12/04/2006, 14:28
O que eu acho bom nisso primeiramente é a questão da competitividade entre diferentes marcas (Mit, Gm e Ford) com seus respectivos carros.

O lado melhor é para nos que utilizamos esses veículos, pois com certeza deverá aparecer em breve novidades nas Ranger e nos mercados tbm baseados no carro que a Territorio fez para o Edu Piano.

Eu to aqui pensando se mando ou não um email para a territorio 4x4 para saber sobre os seguintes itens:

- Tração: Deixaram acionamento automatico ou Manual ?
- Suspensão: O que feito para deixar a suspensão mais resistente para um rally
- Motor: Estão rodando com o 2.8 ou 3.0 ? o que foi feito nele ?

- Quais as dificuldades a territorio teve na Ranger que não tiveram em outros veiculos preparados por eles, e da mesma forma, o que eles acharam de beneficio na Ranger em comparação com outros.

Tenho outras perguntas mas ainda estou formulando para não ficar um email banal.

O que seria legal, era se mais gente pudesse tbm enviar um email para eles pedindo algumas informações a respeito do veiculo.

fica ai a dica e quem puder, depois poste as respostas.

[]'s

ojaneri
12/04/2006, 16:26
O que eu acho bom nisso primeiramente é a questão da competitividade entre diferentes marcas (Mit, Gm e Ford) com seus respectivos carros.

O lado melhor é para nos que utilizamos esses veículos, pois com certeza deverá aparecer em breve novidades nas Ranger e nos mercados tbm baseados no carro que a Territorio fez para o Edu Piano.

Eu to aqui pensando se mando ou não um email para a territorio 4x4 para saber sobre os seguintes itens:

- Tração: Deixaram acionamento automatico ou Manual ?
- Suspensão: O que feito para deixar a suspensão mais resistente para um rally
- Motor: Estão rodando com o 2.8 ou 3.0 ? o que foi feito nele ?

- Quais as dificuldades a territorio teve na Ranger que não tiveram em outros veiculos preparados por eles, e da mesma forma, o que eles acharam de beneficio na Ranger em comparação com outros.

Tenho outras perguntas mas ainda estou formulando para não ficar um email banal.

O que seria legal, era se mais gente pudesse tbm enviar um email para eles pedindo algumas informações a respeito do veiculo.

fica ai a dica e quem puder, depois poste as respostas.

[]'s

Pequeno,

Invés de vários mandarem vários e-mails, manda só um por todos, linkando o forum e essa página para eles verem quantos rangeiros potenciais interessados nas adaptações e mudanças feitas !

Homero
12/04/2006, 19:14
Achei o especial de oickupa que mostra a s10 que ganhou o último sertões dp proprio Edu Piano:

Motor o mesmo 2.8 mas com 280 cv

Transmissão 4x4 integral com bloquio central segundo a revista o eletronico não seria confiavel...

Chassi reforçado etc , deslocaram o motor e cambio 12 cmm para tras para "equilibrar" o carro de modo que quando voasse , aterrisaria antes com as rodas traseiras para diminur o esfoço sobre o diferncial dianteiro.

Carroceria com partes em fibra para diminuir o peso e baixar o CG.

Sespensão co reforços e tres amortecedores por roda

Por ai da para ver que o carro é outro.

Nos usuários não vamos ganhar nada com o fato de a Ford patrocinar o EDU e a pickup continuará sendo a mesma...Para a Ford o efeito da propaganda é o unico objetivo

Das perguntas que o Pequeno fez ,a mais interessante a meu ver é a do motor.
Se dependesse de mim eu usaria o 3.0 mas com TGV , mas pode esbarrar em dificuldade para aumentar a potencia pois peças (tipo bicos) não devem ter disponíveis com diversidade de características e mais , por ser eletronico , pode ser menos confiável???!!! Imagina molhar algum sensor?Com o nosso diesel a bomba é um elemento crítico.
Então o 2.8 com TGV e a solução como as do RashMotoren de troca de bicos mais coletores etc pode ser adotada por facilidade de execução mais confiabilidade comprovada.



Agora , essa história de competição é para o consumidor uma enorme bobagem , haja visto o Stock Car que começou com Astra , ai entrou Mitsubishi Car e estavam comemorando a entrada da terceira VW com o Bora.Só tem um probleminha... Todos os carros são identicos, com motor V8 com carburador
,chassis tubular etc e uma "casquinha"que se parece com um automóvel de determinada marca.
O equilibrio entre os competidores é bom e portanto ganha quem conseguir burlar algum detalhe do regulamente e não for pego...
Na epoca que corria com Opala era mais bonito pois o motor de fato era do opala pelo menos e dessa receita de preparação tinha gente que usava em seu carro de rua...



Homero

Walter L. L. Casitta
12/04/2006, 20:32
É verdade, puro marketing. Só a Ford vai ganhar com isso. Se tudo der certo, o preço da Ranger sobe e vai aparecer um monte de consumidores com aquela cara de bundão dirigindo Ranger igual a muitos que dirigem L200 porque acham que o carro é o mesmo que ganhou alguma competição.

Homero
12/04/2006, 20:37
Por falar em L200 , cade o Everton?????

cbridi
12/04/2006, 22:24
Sem querer ser maldoso... mas já sendo... :mrgreen:
Depois que as L200 começaram a ferver o Everton sumiu... :mrgreen: :D :mrgreen: :D

[]'s jocosos... na verdade ele já havia sumido antes disso...

Edintruder
13/04/2006, 20:34
Ele não se mete em fóruns onde se discute Rangers tal como não me meto mais nos fóruns de L200. Ele ficou meio que furioso comigo há alguns meses atrás quando coloquei uma lista dos problemas citados na L200. Com ficou extensa, ele disse para eu não me meter o assunto L200 pois ele não se metia mais no assunto Ranger... :pensativo:
Achei justo... :?

Pequeno jr
14/04/2006, 10:24
Senhores

acabei de enviar o Email para a Territorio 4x4. Homero valeu pelo seu post, pois tirei a base da s-10 para fazer as perguntas.

Pelo menos ja tenho Algumas respostas ..

a 1º Etapa do paulista, onde o Edu Piano ficou em 1° Lugar na categoria production diesel e em 11º na classificação geral, ele correu com o motor original da Ranger 3.0 Eletronic com os seus 163Cv. Na segunda etapa onde ele ficou em 1º na Production Diesel e 1º Na geral ainda não temos a resposta, mas perguntei isso no email. Inclusive sobre a questão da utilização de TGV.

A territorio fez dois carros A primeira, pilotada pelo Edu piano vai andar na categoria Production Diesel, a Segunda será na categoria protótipos e será pilotada por Roberto Reijers.

Hoje (14/04) começa o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e os 3 carros da territorio estarão participando, Ranger RT Production, Ranger RT Prototipos e F-4000.

Pequeno jr
17/04/2006, 23:20
Vamos as Respostas da Territorio 4x4:

Perguntas que foram feitas:

1) O motor da nova Ranger RT, da Território 4x4, é o motor da ranger Eletronic 3.0 ? A Ranger RT vai utilizar Turbina com TGV ou a original do veículo? Foi feito ou será feito algum trabalho de repotenciamento deste motor? Quais as vantagens e desvantagens que vocês encontraram até agora trabalhando com o motor da International ?

2) Suspensão: Numa revista que fala do carro que o Edu Piano Correu nos Sertões de 2005, a S-10, fala que foram necessários utilizar 3 amortecedores por roda e, além disso, foi necessário fazer um recuo do motor em 12 cm para trás para "equilibrar" o carro de modo que quando a S-10 voasse, ela aterrisaria antes com as rodas traseiras para diminuir o esforço sobre o diferencial dianteiro.
Eu pergunto o que foi feito na suspensão da Ranger? Foi aproveitada alguma coisa da suspensão original do veículo ou teve que ser refeito todo o projeto de suspensão do veículo? Foi feito algum trabalho parecido com o do Recuo da S-10?

3) Tração: Com certeza essa minha pergunta a maioria dos proprietários de Ranger esperam saber a resposta. Na S-10 dos Sertões de 2005, optaram por usar uma transmissão 4x4 integral com bloqueio central segundo a revista. Não deixaram o acionamento eletrônico por ele não ser confiável para uma prova de Rally. Pergunto o conjunto de tração da Ranger RT é de acionamento Eletrônico, Manual ou a Ranger RT têm tração integral como a S-10?

4)O que feito de especial no Chassi da Ranger RT?

5)Em quais parte do veículo foi utilizado fibra de vidro? Foi feito algum trabalho para melhorar o Centro de Gravidade do mesmo?

6)Como sabemos as L-200 competem, em sua grande maioria, com carros cabine dupla. A nova Ranger RT e a S-10 são, se não estou enganado, os únicos a competirem com veículos com Cabine Simples. Pergunto, houve algum estudo para colocar um carro no mesmo padrão das L-200, Ranger RT Cabine Dupla? O que dificultaria o trabalho de vocês caso fosse escolhido o veículo cabine Dupla para o projeto Ranger RT?

7)Qual o peso de veículo hoje, após as modificações feitas no mesmo.

8)A território 4x4 comercializa kits 4x4 para diversos veículos Ford (ex: F-250, F-350, F-4000). Entendo que há uma parceria das duas empresas neste tipo de veículos. Pergunto, haverá alguma parceria entre Território 4x4 e Ford para comercialização do veículo Ford Ranger RT?


************************************************** ***

Respostas,

Com vcs .. Edu Piano respondendo.

Caro Ayrison, Bom dia

Primeiro obrigado, pelo seu parecer pela equipe e empresa Território 4x4, ficamos felizes pelo seu relato.
Vamos as suas perguntas..

1- O motor é o original da Ranger 3.0 eletrônico e a turbina também, estamos trabalhando para repotecializar o motor em parceria com a Siemens, o motor até o momento está surpreendendo tanto na tecnologia quanto na qualidade.

2- A suspensão tem 2 amortecedores por roda e o motor na posição original, pois a categoria não permite recuo, quanto o restante da suspensão tem retrabalhos e reforços que são permitidos na categoria production.

3-O acionamento continua elétrico e a caixa a mesma original.

4- O chassis foi todo reforçado e recebeu 50% a mais de solda, também foi feito um travamento de ponta a ponta, interligado através da gaiola de proteção.

5- O capo, pára-choque dianteiro, pára-lamas dianteiro e as portas são de fibra de vidro.

6- Sim fizemos alguns estudos, mas decidimos pela cabine simples por causa da distancia entre eixos.

7- Peso 1700Kg com dois estepes.

8- Estamos trabalhando para tentar fechar com a Ford essa parceria, acreditamos que após o Sertões.

Espero ter esclarecido as suas duvidas,mas tendo qualquer outra entre em contato.

Um abraço
Edu Piano
Ford Racing Trucks
Território 4x4

murilloaquino
17/04/2006, 23:48
Uma duvida q eu tenho:
Alquem sabe me dizer se a pressao da turbina das ranger e hilux eletronica é controlada eletronicamente?
sei q nas hilux tem o tgv com controle eletronico, mais sim das palhetas.
A pressao da turbina tambem e controlada?Em carros a gasolina, como marea turbo e golf, a turbina e controlada pela ecu.Por isso q pergunto...
:P

Homero
18/04/2006, 02:35
murilloaquino,

Nas Rangers com tgv e WG ,em ambas o elemento para sentir a pressão é uma capsula com um diafragma e uma mola.Uma mangueirinha comunica a pressão do turbo com o lado do diafragma oposto a haste.Quando a pressão sobre o diafragma gera uma força maior que a força da mola a haste se movimenta no sentido saindo da capsula.Esse movimento aciona coisas diferentes no caso de tgv ou WG.No WG ela vai abrir uma valvula de alivio , evitando que parte do fluxo de gas de escape passe pela turbina , segurando a pressão.Se a pressão cair um pouco ela fecha novamente até a pressão atingir o valor para empurrar a haste novamente .
No TGV , a haste vai modificar o angulo das palhetas que direcionam o gas para as palhetas do rotor quente.Quando a pressão está abaixo da programada o angulo de "ataque" das palhetas controladoras é máximo , ao atingir o valor programado , a angulo de "ataque" diminui, segurando a rotação e a pressão .Caso a pressão caia , o angulo de ataque volta a aumentar e assim por diante.

Uma razão de não se usar tgv seria durabilidade pois as palhetas móveis (controladoras) que estão no caracol quente , podem engripar com a carbonização devido ao combustível e eventualmente uma maior corrosão devido ao enxofre do nosso diesel.Tudo isso pois o sistema é razoavelmente delicado e essa tecnologia é usada em motor a reação (jato) que nada mais é que um turbo que ao inves de ter um motor entre a saida de ar e a entrada do escapamento , tem uma camara de combustão continua.

Na Hilux.

O tgv da Hilux tem as palhetas de controle no caracol frio ao inves do quente , creio eu que seja para evitar os problemas que descrevi pois o ambiente é muito mais ameno.Não possui capsula com diafragma porque possui um sensor de pressão para informar a ECU que controla o TGV atraves de um motor depasso para acionar as palhetas.

O motor da Hilux é um dos mais modernos do mundo no que se refere a controle de poluição.ver no link:http://www.globaldensoproducts.com/em/dem/crs/index.html da Denso que tem algumas informações.Por exemplo o bico injetor , em algumas situações chega a injetar 5 vezes em um ciclo(por cilindro):
-Uma injeção muito pequena , muito adiantada que não queima ao injetar e serve para fazer uma mistura homogenea com o ar.
-Uma segunda pouca coisa adiantada (encostada na principal)também pequena que queima para aquecer o ar .
-Uma principal com a quantia certa para a carga que ao contato com o ar ja aquecido pelas anteriores queima a medida que é injetado suavemente (pouco ruido)
- Uma logo a seguir a principal , muito pequena que serve para queimar eventual particulas resultante da queima principal(poluição)
-Uma ultima muito atrasada cujo unico objetivo é manter o catalizador aquecido para garantir sua eficiencia.(A hilux tem catalizador)

Nem sempre ocorrem as 5 injetadas.Quando se pisa fundo , deve ocorrer somente uma pre e a principal ou só a principal.

O motor da Ranger não tem 5 injetadas , deve ter 3 no máximo , mas o rendimento é o mesmo da Hilux somente a emissão de poluente é maior um pouco.
As 5 injetadas ocorrem em baixa rotação e com pouca aceleração(carga) Quando se pisa , a tendencia é de a injeção se comportar parecido com as mecanicas , daí os ruidos estranhos e diferentes quando frio em marcha lenta ao se pisar pois a injeção altera a forma como injeta.

Para se ter uma ideia , o motor da Hilux trabalha com valvula EGR que é usada para diminuir a temperatura da camara para evitar a emissão de NOX que é comum nos motores diesel.


Só para ilustrar , o Marea Turbo(e Golf) tem o turbo controlado pela ECU mas não tão inteligente pois eles não tem sensoe de pressão.
O Turbo tem uma WG ajustada para 0,4 kg.Na mangueira que liga a saida do turbo ao diafragma da WG existe uma válvula solenoide de 3 vias.Quando desligada a mangueira fica ligada direta e a pressão programada é o 0,4 kg da WG.Quando ligada. a pressão atmosferica é ligada ao diafragma.Então a ECU manda um sinal de 10 HZ para essa válvula , mas , controlando a porcentagem do tempo que fica ligada e desligada a cada ciclo desses 10 HZ(1 ciclo = 1/10 segundos).Então se se o sinal ficar 10% do tempo ligada , a pressão do turbo sera 0,44kg.Se o sinal da ecu for de 50% do tempo ligado , a pressão será 0,8 KG e se o sinal ficar ligado 66% do tempo a pressão será 1.2 KG.
Em outras palavras com por exemplo 66% do tempo ligado , com 1.2 KG de pressão no turbo , vai resultar 0,4 de pressão média no WG ,suficiente para aciona-la.

Se apertarmos o WG como se faz na Ranger , as pressões subirão na mesma oroporção , o unico problema é que a injeção do Marea T é cheia de proteções que acaba limitando a mexida.Somente com alteração do chip pode-se alterar as proteções caso se queira tirar mais de 250 cv do motor.
O marea T tem um sensor de altitude que limita a pressão com a altitude pois o ar mais rarefeito faria a turbina disparar e encurtaria sua vida.
O marea T é um carro muiiiito bom.


Homero

murilloaquino
18/04/2006, 13:47
obrigado pela aula!!!
:P

Turtle
19/04/2006, 10:46
Ele não se mete em fóruns onde se discute Rangers tal como não me meto mais nos fóruns de L200. Ele ficou meio que furioso comigo há alguns meses atrás quando coloquei uma lista dos problemas citados na L200. Com ficou extensa, ele disse para eu não me meter o assunto L200 pois ele não se metia mais no assunto Ranger... :pensativo:
Achei justo... :?

Edintruder, On Jack jah Civil !!!!
Ele que fique furioso, nervosinho ou como queira chamar ?? Por acaso a Mitsubishi é dele?? Fiquei surpresaço agora, se a L200 tem problemas, temos que colocar mesmo!! Se o carro é estreito, apertado, fraco, sem refrigeração e com embreagem que acaba aos 12.000 km, temos que falar para os clientes e futuros potenciais !!! Se tem gente que fala que a nova S-10 ACHANDO que é igual a 2004, temos que abrir os olhos dos indcrédulos e mostrar-lhes com provas que estão enganados ! Opinião formada é uma m*e*r*d*a.

Este foi meu breve relato, e se for pra escolher um lado, escolho o da Ranger, e com certeza nao deixarei de criticar a L200 se QUISER FAZÊ-LO.

Edi, 8)

Edintruder
19/04/2006, 23:35
Turtle,
Valeu!
Tô contigo e não abro!

Jera
21/04/2006, 01:00
A 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, realizada neste sábado, não poupou seus participantes até cruzar a linha de chegada em Tijucas.

As três especiais que passaram por cinco municípios catarinenses foram marcadas por piso rápido, com pedras, abismos e região montanhosa, o que exigiu atenção e habilidade redobradas, além de um bom equipamento. E isto, foi o que não faltou à equipe Território 4x4 Rally Team que disputou com duas Rangers RT, que se classificaram entre os nove primeiros na geral, em meio as Mitsubishis que venceram prova.

Edu Piano e Rogério Almeida, atuais Campeões do Rally dos Sertões finalizaram todo o percurso em 1h55m51s, o que lhes garantiu o segundo lugar na Production Diesel e a sexta posição na geral. Além disto, a dupla conta com um ponto extra no ranking nacional, por ter vencido ontem (14) o Super Prime. A Ranger, que está em sua terceira participação na temporada, apresentou alguns problemas que dificultaram um pouco o desempenho, mas não impediu que chegassem ao objetivo traçado, o de terminar a prova.

“O segundo lugar na categoria foi muito satisfatório, pois tivemos problemas com o acionador da embreagem no início e na última especial, um vazamento de diesel que acabou ocasionando uma pane seca. Mesmo assim, conseguimos cruzar a chegada o que já é uma vitória para um carro em desenvolvimento como o nosso”, explica Piano.

O navegador cearense também aprovou o resultado e a navegação mais trabalhosa. “Gosto de prova assim, que não dá sossego ou refresco. Foram especiais muito difíceis e técnicas com trechos perigosos e estou muito feliz de ter concluído a prova”, diz. E Almeida ainda completa, “em sete temporadas participando do Brasileiro nunca vi um carro novo ter tanto sucesso, logo de início e, apresentar poucos problemas assim, é um projeto que aposto totalmente”.

Ranger da Protótipo - A segunda Ranger da equipe, que fez sua estréia neste rali, também não decepcionou, pois a dupla Roberto Reijers/Stanger Eler estava ansiosa para começar a temporada com uma nova marca e categoria. Completou a prova em 2h0502s e ficou na 3º posição na Protótipo e nono na geral. “Para mim já foi uma vitória ter terminado sem problemas. Me surpreendi, pois o carro está praticamente original na parte de freios e caixa de transferência que ainda não sofreram adaptações. Isto mostra o nível de profissionalismo da equipe Território 4x4”, declara Reijers.

“O carro chegou inteiro, nem comparação com nosso anterior e ainda, contamos com a vantagem e possibilidade de ir desenvolvendo a Ranger aos poucos para ficar melhor ainda. Foi muito bacana, é a mesma coisa se tivéssemos vencido”, afirma com empolgação Eler.

Pequeno jr
21/04/2006, 12:29
As duas Ranger, Ranger RT (Cat. Production Diesel) e Ranger da Categoria protótipos andaram nessa primeira prova com o motor 3.0 power stroke original.

Nessa mesma prova tinha L-200 Evo e S-10(prototipos) passando do s 250Cv.. dai vcs tiram idéia do restante e como deve ter sido a prova.

Fiquei so com dúvida se nessa categoria Prototipos podem andar carros tanto Diesel qto Gasolina.

Pequeno jr
29/09/2006, 14:01
Ingo e Salvini vencem prova do Brasileiro
18/09/06 - 10h43

Ingo Hoffmann e Lourival Roldan entre os carros, e Carlos Salvini e Guido Salvini nos caminhões foram os vencedores da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country disputada no último sábado, na cidade de Itupeva, no interior do estado de São Paulo.

Ingo e Lourival percorreram os 170 quilômetros cronometrados com o tempo de 4h57min13, apenas 20 segundos mais rápidos que os vice-campeões Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo. A terceira posição foi de Klever Kolberg e Eduardo Bampi, a 58 segundos dos ganhadores. Completaram os cinco primeiros lugares Paulo Nobre e Cláudio Valone em quarto, e Reinaldo Varela e Marcão Macedo em quinto.

“Estou muito contente com o resultado, pois consegui desenvolver uma tocada praticamente perfeita, e sem erros”, comemorou Ingo, que descartou a possibilidade de ter sido beneficiado por quebras de alguns concorrentes. “Isso não teve influência alguma na classificação, pois já na primeira especial eu e o Lourival tínhamos uma boa vantagem”, disse o maior campeão da Stock Car.

Baixas - Entre os 18 carros inscritos para o prólogo, apenas 12 completaram a prova. Entre as duplas favoritos, tiveram problemas Edu Piano e Rogério Almeida (ficaram em 11º lugar) e Maurício Neves e Clécio Maestrelli (na 12ª posição).

Os resultados da etapa não tiraram de Spinelli e Vívolo a liderança do Brasileiro após quatro provas. A dupla da Mitsubishi soma 49 pontos, contra 47 de Ingo e Lourival, e 43,5 de Klever e Bampi. “Tivemos que apertar bastante o ritmo na segunda especial, porque havíamos errado na primeira e estávamos 30 segundos atrás do Klever”, conta Spinelli, satisfeito com a segunda posição em Itupeva.

Quem não gostou foi Paulo Nobre, o Palmeirinha. "Estou preocupado com o grid de apenas 18 carros em uma prova chata como essa, onde a trilha era composta por vários ziguezagues dentro de um pasto, o que parecia mais uma gincana do que um rally. Apesar de bem organizado e com boa segurança, provas como essa não vão atrair mais competidores e não sei nem se vão manter os poucos persistentes que restam”, disse o piloto.

Pequeno jr
22/11/2006, 20:44
Galera,

Conversei hj com o Edu Piano sobre a temporada 2006. Falou q o desenvolvimento do carro foi concluído e simplesmente o surpreendeu. Para o próximo ano, só está dependendo da FORD em fechar a parceria para fabricarem inicialmente 10 carros para a nova categoria que vai estrear no campeonato de crosscountry que vai ser a Production FIA. A idéia dessa categoria é para ficar mais fácil a homologação dos carros que vão vir d outros países para disputar as competições nacionais e tbm para que os pilotos brasileiros possam tbm participar dos campeonatos que existem na América do Sul em igualdade de regulamento.

O único problema q ele enfrentou na Ranger foi a questão do câmbio depois que passou o motor 3.0 de 163cv para 260cv. A categoria production não permite a alteração de câmbio, caixa e etc e dizendo ele, o cambio da Ranger agüenta 400N/torque(newton). Quando o carro passou a ter os 260cv o motor estava gerando 700N/torque. Todas as quebras aconteceram em 1º Marcha (A exemplo das duas quebras no rally dos sertões) e a solução veio com a reprogramação da preparação do motor. Nas ultimas duas provas desse ano, já com a nova programação o carro ficou da seguinte forma, 1º e 2º marcha o carro anda como se estivesse com os 163cv, na 3º marcha a potencia sobe para entre 200 e 210cv e 4º e 5º marcha potencia total, pois nessas marchas não influem com relação a força despejada no câmbio.

Outras coisas que ele disse, Suspensão está ate agora original, mesmo pq, a categoria production não permite muitas alterações de suspensão. A única coisa que quebrou foi um Pivô, devido à queda na erosão no rally dos sertões, e que foi substituído por um pivô usado para terminarem a conclusão do desenvolvimento do carro. O Motor está até agora sem abrir e sem fazer nada é só trocar óleo e acelerar. Chassi está impecável, e isso, dizendo ele é um ponto muito favorável, pois na S-10 do ano passado a cada prova tinha que ser feito novos pontos de solda. NA ranger, após as provas, o carro é desmontado e colocado na inspeção onde não é mexido nada ... tudo continua com o mesmo gabarito do início do ano.

Uma das coisas que ele disse que erraram por um tempo foi à utilização dos amortecedores Bilstein. Agora nas últimas etapas eles utilizaram outro amortecedor que não to conseguindo lembrar o nome agora, mas só lembro que começa com a letra “O” ou “HO”. Se alguém souber o nome informa aqui.

Se ele conseguir fechar a parceria para o desenvolvimento dos carros que vão ser vendidos para competição pela FORD, serão montados inicialmente 10 carros e ele estará oferecendo toda a estrutura da Território 4x4 para quem desejar participar do campeonato de Rally CrossCountry.

Como o desenvolvimento do carro para categoria Production Fia está finalizado, agora ele vai preparar o carro dele e do Roberto para andarem na categoria Protótipos junto com as L-200 Evo e a S-10 desenvolvida por ele e a GM.

O que é Ranger RT (Categoria Production FIA)
- Cambio e CT originais da Ranger 3.0;
- Acionamento da CT elétrico;
- Motor remapeado com 260Cv de potência;
- turbina original da ranger 3.0 (regulamento não permite a alteração)
- 2 amortecedores por roda;
- Gaiola de proteção
- Reforço em 50% do chassi do veículo
- O capo, pára-choque dianteiro, pára-lamas dianteiro e as portas são de fibra de vidro.
- Veículo poderá ser emplacado e utilizado caso queira no dia a dia.

Ainda não decidiram o preço do veículo, mas a território está fazendo de tudo para que o veículo tenha o melhor preço do mercado de competição, e que a FORD disponibilize uma linha d crédito para aquisição do carro de competição, pois a categoria Production FIA será a porta de entrada para futuros competidores.


[]'s

murilloaquino
22/11/2006, 20:50
PUtzz...
260 cv so no remapeamento?
ahh, eu axo q os amortecedores sao Holins..nao sei se é assim q escreve...

Pequeno jr
22/11/2006, 20:53
Ahh ia esquecendo,

Eles tem uma outra proposta para a Ford d um veículo ja com alguns equipamentos voltado para expedições e digamos trilhas. Vai depender do novo presidente da FORD em aceitar a proposta, mas tAlvez até dê certo pois depois como está ai na Mídia, está praticamente concluída a compra da Troller pela FOrd e o novo presidente tem o espirito de aventureiro.

Ja pensaram q agora vai ter uma copa ford (Troller, Ranger, ECO-esport e F-250 4x4) Rs!!

Pequeno jr
22/11/2006, 20:55
PUtzz...
260 cv so no remapeamento?
ahh, eu axo q os amortecedores sao Holins..nao sei se é assim q escreve...

Tu quase acertou, mas vc me ajudou a lembrar o nome do amortecedor que é OHLINS.

murilloaquino
22/11/2006, 20:56
hahaha...
É muito famoso nos WRC

Marcello Ladeira
23/11/2006, 13:17
Nas L200 R, RS, Pajeros TR4 R e Motos de competição são utilizados estes amortecedores Ohlins.

[]s,

wagnerf
23/11/2006, 13:23
Pequeno, a Mit resolveu este problema do cambio e outros produzinto uma serie especial, de eu acho 69 L200, ( acho que é o minimo para a ser considerando carro de serie ) que tinha até outro cambio, o Marcelo pode explicar melhor pois até andou ne uma assim, elas são a base para as RS III são esta serie e não a de linha.

wagnerf
23/11/2006, 13:26
Outra coisa, se não me engano, a S-10 que o Edu Piano, corria acho que era um prototipo, tipo a L200 Evo, num carro totalmente diferente do de rua.

Pequeno jr
23/11/2006, 13:57
Nas L200 R, RS, Pajeros TR4 R e Motos de competição são utilizados estes amortecedores Ohlins.

[]s,

Para o próximo ano apenas a R será aceita na categoria Production DIESEL FIA (que é a categoria que mais se aproxima com o carro de Rua). RS apenas na Super production Diesel ou Protótipo.

OU, para a RS atual andar ainda na production, a MIT vai ter que alterar algumas coisas na suspensão do carro, como por exemplo, o posicionamento dos amortecedores q no caso da RS é inclinado entre outras coisas.

Final do Campeonato ficou da seguinte forma

Col - Nº - PILOTO - CATEG - Carro

1- 221- Marlon Koerich- SPD- S-10
2- 234- Luis Tedesco- SPD- S-10
3- 206- Vitor Fischer Valente- Prot- Ford 34
4- 204- Richard Vaders- Prot-
5- 201- Cristian Baumgart- SPD- EVO
6- 252- Vanderlei Cassol- SPD- L-200 RS
7- 269- Mauricio Neves- SPD- Evo
8- 272- Felipe Bibas- Prot- Evo
9- 230- Edu Piano- Prod- Ranger
10- 245- Marcos Cassol- SPD- L-200 RS
11- 262- Guilherme Spinelli- SPD- L-200 RS
12- 244- Arilo Alencar- SPD- L-200 RS
13- 302- André azevedo- Caminhão- Merced
14- 229- Bruno Fischer Valente- Prot- Ford 34
15- 209- Pedro Gouveia- SPD- L-200 RS

Marcello Ladeira
23/11/2006, 14:44
Sessenta Wagner, 60... para homologar carros de raly para a categoria Production são necessários 60 emplacamentos dos carros como sendo carros de série.

O Câmbio era de Silverado, não sei se da minha L200 é o mesmo ou se é outro câmbio, o que sei é que da L200 HPE RS (de rua) ele é curtamente delicioso.

Elas não tinham bloqueio do diferencial traseiro como a minha tem não, provavelmente elas usam um diferencial diferente.

Andei na 56 de 60 (tem uma plaqueta no painel). Lá em Atibaia no motorsports encontrei com outras 3 RS.

[]s,

Pequeno jr
23/11/2006, 16:27
Sessenta Wagner, 60... para homologar carros de raly para a categoria Production são necessários 60 emplacamentos dos carros como sendo carros de série.

O Câmbio era de Silverado, não sei se da minha L200 é o mesmo ou se é outro câmbio, o que sei é que da L200 HPE RS (de rua) ele é curtamente delicioso.

Elas não tinham bloqueio do diferencial traseiro como a minha tem não, provavelmente elas usam um diferencial diferente.

Andei na 56 de 60 (tem uma plaqueta no painel). Lá em Atibaia no motorsports encontrei com outras 3 RS.

[]s,

Ontem o Edu Piano havia falado isso que são necessários 60 carros fábricados para entrarem nessa categoria, fora outras coisas. Ai, eles fabricaram 100 para poder competir com a RS na production.

Dizendo o Edu, a Mit foi hiper esperta, pois o carro RS foi feito depois d ter saído o regulamento da production e por isso, ao fabricarem o carro fizeram modificações que na RII e RIII não foram feitas. Como o regulamento agora da categoria production é da FIA - Federação Internacional, a RS não poderia mais andar nessa categoria.

O cambio das L-200 RS não tem nada haver com o cambio das L-200 de rua. Para o Edu piano, melhor cambio utilizado em competição hoje é o da L-200 RS, superior até mesmo ao da L-200 EVO e como vc mesmo disse Marcelo, ele tbm falou o mesmo, o cambio da RS é um Tesão.

SO para lembrar, o Edu Piano ja correu pela Mit e GM nos últimos anos e foi ele um os que ajudou as fábricas a desenvolverem os carros que existem hoje.

Foi com a S-10, que não tem nada de S-10 que o Edu Piano foi campeão do Brasileiro de Rally Cross Country. Essa S-10 é enquadrada na categoria prototipo. Para vcs terem idéia, foram necessários utilizar 3 amortecedores por roda e, além disso, foi necessário fazer um recuo do motor em 12 cm para trás para "equilibrar" o carro de modo que quando a S-10 voasse, ela aterrisaria antes com as rodas traseiras para diminuir o esforço sobre o diferencial dianteiro.

[]'s

murilloaquino
23/11/2006, 16:38
É mesmo no rally da pra perceber q susp das s-10 nao sao apropriadas pro off-road.Porque a GM nao dá uma revisada?
sempre custos

wagnerf
23/11/2006, 17:09
É por isto que falo, meu amigo Pequeno, que é conhecido do Edu Piano ( aquele que corre de picape ) e o pai é amigo do Leonardo ( o cantor ) hehehe brincadeira Pequeno, mas se ta importante.

Muito boas as informações que o Edu Piano te passou.

Pequeno jr
23/11/2006, 17:33
Wagner,

Pior q viramos conhecidos de e-mails e telefone. Nunca conversei com ele pessoalmente, mas uma coisa ja t digo, no meio do automobilismo q tdo mundo quer esconder os truques que tem na manga, me surpreendi com o Edu Piano. Hiper gente boa. Nunca deixou de responder um e-mail e nem d me atender ao telefone, pelo contrário terça-feira foi ele que me ligou para dizer como estão andando as coisas.

DEsde o final de 2005 quando aparece dúvidas, ou nego fala algumas coisas meio malucas aqui eu mando para ele para quem sabe ele possa responder.

Quem talvez iria gostar de conversar com ele seria o Walter ou o Homero, pois d vez em quando ele passa até as informações técnicas, estilo esse lance dos 400N/Torque.

Falow

murilloaquino
23/11/2006, 19:35
isso tem ate alguma coisa haver pequeno.Quando a ranger trocou o motor mecanico pelo eletronico, o ganho de torque foi minimo.Concerteza pode ser por causa do limite do cambio...

Pequeno jr
24/11/2006, 07:32
MArcelo,

Ontem escutei o segundo doido falando a mesma coisa, que o cambio das RS são da Silverado. E ele ainda acrescentou mais, so a RS que usa esse câmbio da silverado, RII, RIII utilizam cambio original e EVO utiliza um câmbio importado.

De onde vcs tiraram isso? Ou será q é sério mesmo??

Marcello Ladeira
24/11/2006, 08:48
Pequeno o dono da RS que andei e quase comprei pq o carro era 0 (zero) demais é funcionário da Mit. Foi ele quem me passou estas informações. O estranho é que o câmbio da Silverado, se não me engano, era um dos pontos fracos do carro. Na minha HPE considero o câmbio (MT) também como o ponto fraco dela, eita 2a. que só entra no jeito sô.

Devido a estas particularidades do carro eu fiquei meio desinteressado pois já tive carro exclusivo e cansei de ver mecânicos coçarem a cabeça quando abria o capo.

[]s,

Pequeno jr
24/11/2006, 08:58
Realmente,
O que queimou a silverado na êpoca foi o câmbio que quebrava d+, além da suspensão dianteira que a partir dos 40k começava a dar problemas.

Talvez pegaram o câmbio e o fizeram melhor para as RS.

Walter L. L. Casitta
24/11/2006, 09:46
A Mit deve ter escolhido esse câmbio 2305 pela facilidade de manutenção e peças durante as provas. Na Silverado eles davam problemas causados por vibração. A Mit também poderia ter optado pelo 2405 da Ranger que é mais resistente tem a ré sincronizada e já tinha sido usado na stockcar. Talvez o preço ou a relação das marchas não deve ter atendo já que a outra tem a primeira muito mais reduzida.
Na verdade a Ford e a Nissan deveriam ter optado pelo câmbio 2305 em vez do 2405. Eu acho a primeira marcha da Ranger e da Frontier muito chocha.

wagnerf
24/11/2006, 09:58
A da Frontier é e muito, chocha e curta. realmente uma outra relação na primeira cairia bem

murilloaquino
24/11/2006, 13:59
Walter, essas relaçoes sao fixas ou pode apenas alterar a relaçao d uma marcha?
Se o 2405 e mais resistente e moderno, acho q apenas a relaçao d marcha nao compensaria a troca
So uma duvida.
Alquem a sabe qts KGFM de torque a silverado vinha no motor 6cc a diesel?

edubelem
01/12/2006, 17:01
Pequeno, numa destas conversas c/ o Edu, pergunta p/ ele qual turbina TGV ele colocaria (se pudesse), já me falaram que é a GT18, e também poderia colocar a GT22 (PS 2.8 ). E se teria que fazer um re-mapeamento após a adaptação. A informação que tenho é que não.

Pequeno jr
01/12/2006, 22:41
Pequeno, numa destas conversas c/ o Edu, pergunta p/ ele qual turbina TGV ele colocaria (se pudesse), já me falaram que é a GT18, e também poderia colocar a GT22 (PS 2.8 ). E se teria que fazer um re-mapeamento após a adaptação. A informação que tenho é que não.

Edu
Irei perguntar sim ... segunda la da empresa eu dou uma ligada la, mas fiquei pensando aqui, será que ele é a melhor pessoa para tiramos essa idéia, sendo que na Ranger RT ainda está com a turbina original?

Acho que quem ja deve ter o gabarito de qual turbina TGV colocar deve ser o Rasch, pois ele ja fez bastantes alterações nos Motores da International incluindo a instalação da TGV, mas de qualquer forma irei perguntar sim, ok!?

edubelem
02/12/2006, 09:03
Edu
Irei perguntar sim ... segunda la da empresa eu dou uma ligada la, mas fiquei pensando aqui, será que ele é a melhor pessoa para tiramos essa idéia, sendo que na Ranger RT ainda está com a turbina original?

Acho que quem ja deve ter o gabarito de qual turbina TGV colocar deve ser o Rasch, pois ele ja fez bastantes alterações nos Motores da International incluindo a instalação da TGV, mas de qualquer forma irei perguntar sim, ok!?

Ele trabalha junto c/ a Garrett, e existe uma turbina específica p/ este motor.

De qualquer maneira vou perguntar tb p/ o Rasch.

Elias RS
05/01/2007, 14:57
E aí galera do Fórum!!!!
Gostraria de saber se alguem, talvez o pequeno, tem novidades a respeito da Ranger do Edu Piano?
Um forte[] a todos!!!!
E Feliz Ano Novo a Todos!
Elias

Pequeno jr
22/03/2007, 23:05
OLha o contra-ataque da Mit. SO pq nas duas primeiras provas as Rangers que agora andam na categoria da L-200 Evo, protótipos deram trabalho.

Mitsubishi estréia novo carro no Brasileiro de Cross-country

O novo veículo da equipe Mitsubishi de rali será apresentado oficialmente na primeira etapa do Brasileiro de Cross-country, o Rally de Barretos. A equipe ainda faz mistério sobre detalhes do carro, mas trata-se de um novo modelo, posterior às gerações da L200 Evolution, baseado no veículo da divisão principal da Mitsubishi, que compete no Dakar.

A equipe que comandará o novo modelo é a mesma do ano passado: Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, atuais campeões brasileiros, e Ingo Hoffmann/Lourival Roldan, dupla campeã na Protótipos em 2006. Mesmo com o novo veículo, Spinelli espera uma prova difícil. “Espero uma excelente prova e como sempre muito disputada. Estou ansioso pelo início de mais uma temporada”, comentou.

O Rally de Barretos terá 261 quilômetros, sendo 213 cronometrados. A base da prova será no Parque do Peão, sede do maior rodeio do país. Haverá especiais no sábado e domingo, em meio às plantações de cana da região. A organização já alertou que terá diversos saltos e trechos de alta velocidade, porém a pista é segura, segundo a direção de prova.

Além do Brasileiro de Cross-country, Spinelli/Vívolo vai correr também o Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, a bordo de um modelo Lancer EVO 9.

Pequeno jr
22/03/2007, 23:08
E aí galera do Fórum!!!!
Gostraria de saber se alguem, talvez o pequeno, tem novidades a respeito da Ranger do Edu Piano?
Um forte[] a todos!!!!
E Feliz Ano Novo a Todos!
Elias

Putz,
Elias so agora vi sua mensagem. As duas RAngers RT passaram para a categoria protótipos. Não sei direito o que teve de diferente na nova configuração do site, mas aproveitei sua mensagem e ja mandei um email para ele.

Como esse fim de semana tem a 1º etapa do Brasileiro, ele so deve responder na terça-feira.

Vc ainda frequenta o forum?

Marcello Ladeira
25/03/2007, 16:33
Rangeiros continuem tentando... ainda dá Mit na cabeça... hehehe

http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/423001-423500/423094/423094_1.html

[]'s,

Pequeno jr
25/03/2007, 21:57
Rangeiros continuem tentando... ainda dá Mit na cabeça... hehehe

http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/423001-423500/423094/423094_1.html

[]'s,

MArcelão,

So uma coisinha

Olha os carros que ficaram em primeiro lugar, todas as Evo correto? Os 4 carros são os oficiais da Mit Correto? Ou seja, são os carros que fala o texto que coloquei, veja so "O novo veículo da equipe Mitsubishi de rali será apresentado oficialmente na primeira etapa do Brasileiro de Cross-country, o Rally de Barretos. A equipe ainda faz mistério sobre detalhes do carro, mas trata-se de um novo modelo, posterior às gerações da L200 Evolution, baseado no veículo da divisão principal da Mitsubishi, que compete no Dakar.".

Logo após os veículos oficiais, ou seja veículos superiores aos q foram usados no Dakar, adivinha quem veio? Uma tal Ranger que tem apoio mínimo da ford. Se for olhar em tempo, a primeira Evo andou em 2h38mim e a RAnger em 5º lugar andou em 2h49mim. O q para um prova desse nível é pouca coisa.

Veja que, os carros digamos normais, esses que conhecemos ja de um certo tempo das provas de cross-country aparecem depois da RAnger, ou seja a L200 RS.

Marcello Ladeira
25/03/2007, 22:07
Pequeno os caras que ganharam usaram a L200 Evo e não os Pajero Evo do Dakar. E a equipe também não era a oficial da Mit não, era uma tal de Promaquina... os 2 carros dela chegaram na frente da equipe oficial.

Os carros oficiais da mit chegaram em 3o. (Guilherme Spinelli) e 4o. (Ingo Hoffmann). Mas eles eram L200 Evo também e não Pajero Evo. Se as Ranger foram para o Protótipo elas competem então com as Evo, pois a L200 RS são da categoria Production.

[]'s,

Pequeno jr
25/03/2007, 22:15
Não, não Marcelo .. eles não vão andar de Pajero evo... a Evo que o texto fala é uma evolução da Pajero Evo. Nos Sertões do Ano passado ja se comentava desse novo veículo que a Mit iria colocar para Rodar esse ano. Violentissíma diga-se de passagem.

Marcello Ladeira
25/03/2007, 22:19
Bom pela foto que tinha visto em outra reportagem ilustrando a dupla que venceu mostraram uma L200 Evo e não a Pajero Evo... veja só:

http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/423001-423500/423002/423002_1.html

[]'s,

Pequeno jr
25/03/2007, 22:37
era isso q eu tava falando. O novo veículo é baseado na L200 Evo. Acho q pode-se até falar q é um upgrade da Evo 2006.

Pequeno jr
27/03/2007, 06:58
Marcelão,
Achei o site de uma tal de chronosat que diz ser quem faz a cronometragem do crosscountry Brasil. Olha o resultado que está la:


1 4 Mauricio das Neves / Clecio Maestreli
PR / PR L200 Evolution Prototipos
2 7 Felipe Bibas / Emerson Cavassin
PR / PR L200 Evolution Prototipos
3 1 Guilherme Spinelli / Marcelo Vivolo
SP / SP L200 RS Evolution Prototipos
4 2 Ingo Hoffmann / Lourival Roldan
SP / SP L200 RS Evolution Prototipos
5 8 Edu Piano / Fausto Dallape
SP / SP Ford Ranger Prototipos C
6 12 Roberto Rejers / Rogerio Almeida
CE / SP Ford Ranger Prototipos
7 17 Murilo Serrano / ???????
SP / SP L200 Evolution Prototipos
8 11 Helena Deyama / Andrea Portas
SP / SP L200 RS Prototipos C

Elias RS
26/04/2007, 13:40
E ai galera!!!!
E então Pequeno Jr vc teve alguma resposta do Edu Piano a respeito da Ranger RT 2007?
Estou bastante curioso a respeito!
Valewwww!
[]sss a todos!
Elias

Pequeno jr
26/04/2007, 20:30
Grande elias,

Estou so esperando a resposta dele que diga-se de passagem, so mandei o email para ele no dia 10 deste mês.

Elias RS
15/05/2007, 18:22
E aí galera!!!
Salve Pequeno jr o Edu Piano mandou alguma resposta??? Não quero ser chato, mas a curiosidade e a torcida são grandes e talvez vc tenha esquecido de postar aqui... Mais uma pergunta existe algum site onde eu passa acompanhar o brasileiro de Cross Country?
Valewww pessoal!
[]ssss a todos!
Elias

Pequeno jr
16/05/2007, 23:06
Elias,
Como foi um questionário um tanto quanto extenso acho q ele se assuntou desta vez e por isso deve estar demorando a responder. Irei cobrar de novo e t aviso.

Elias RS
18/05/2007, 12:48
E aí pessoal!!
Fala Pequeno Jr! Obrigado pela atenção!
[]sss aguardando notícias!
Elias

Pequeno jr
09/08/2007, 21:16
Galera,

Para aqueles que acompanham, começou hj a etapa 2007 do Rally dos sertões. Pelo que saiu em alguns sites, este ano será um dos mais pesados para pilotos, equipes e carros.

Sobre a Território 4x4, por questões de patrôcinio, o Edu Piano que ano passado correu na production diesel de Ranger 3.0 está andando em uma F-350 na categoria caminhões. Nas duas Rangers está andando o Roberto Reigis e um português Jose de alguma coisa.

Na primeira etapa de hj, que teve mais de 500km sendo que 300 foram de especiais ja houve diversas quebras em vários carros como por exemplo do Ingo Hoffman.

Para aqueles que quizerem acompanhar, um site que está fazendo uma boa cobertura é o www.webventure.com.br

Falowz

Marcello Ladeira
09/08/2007, 21:33
Pequeno admitamos ele mudou de categoria pois nos carros só da Mit... hehehehe

Aliás em caminhões é até uma s... competir F-350 junto com os Mercedões!!!

abs,

Jorge T
10/08/2007, 07:57
O regulamento este ano tá focado em velocidade (cross-country), não tem regularidade.

Abaixo as categorias(carros).

- Protótipos (veículos construídos especialmente para participar de provas off-road, que não compõem a produção de série das montadoras);
- Super Production (veículos de série das montadoras, com produção mínima de 100 unidades, e preparação ilimitada);
- Production (veículos de série das montadoras, com produção mínima de 100 unidades, e preparação limitada).

Marcello Ladeira
10/08/2007, 08:44
O que significa que nossos amigos Roque e Minski não estão correndo? Confere JT?

abs,

Jorge T
10/08/2007, 09:24
O que significa que nossos amigos Roque e Minski não estão correndo? Confere JT?

abs,
Correto. Só o amigo Louro(ex-vizinho da Milene) do Dan e toda a galera da CUP.

dkrabbe
10/08/2007, 19:01
Correto. Só o amigo Louro(ex-vizinho da Milene) do Dan e toda a galera da CUP.
Eu sabia que não ia dar para a gente participar dos "Sertões" esse ano. Eles esqueceram de colocar as provas de regularidade.....rs...sonha galera...rs

Abçs

Dandan

dkrabbe
10/08/2007, 19:24
Pessoal, que carrão hein?

Abçs

Dandan

Pequeno jr
11/08/2007, 08:11
Pequeno admitamos ele mudou de categoria pois nos carros só da Mit... hehehehe

Aliás em caminhões é até uma s... competir F-350 junto com os Mercedões!!!

abs,

MArcelão ... em tese vc esta certo.

Foi mais ou menos assim a história. Como a territorio4x4 é a equipe digamos oficial da ford, ele quer um bom resultado esse ano de qualque forma em alguma das categorias.

Como a Ranger so tem 1 ano e meio de desenvolvimento e falta muito para chegar aos pés das L-200 que ja estão a 10 anos na frente dele em questão de rally, estrutura para o rally, desenvolvimento do carro e etc... a forma foi ir para o lado dos caminhões.

So que a categoria que o Edu Piano esta andando com a F-350 é a mesma dos F-4000. Tiveram até que utilizar lastros para a F-350 chegar ao peso mínimo da categoria, mas mesmo assim a F-350 é uns 250kg mais leve que uma F-4000 mas eu não acho que a diferença estaria apenas ai.

Agora, na prova de ontem pelo que andei lendo em diversos sites na internet, a F-350 chegou na frente de diversos carros e a 23 minutos na frente do segundo caminhão.

Ja saiu o video da etapa de ontem e quinta neste link:

http://www2.uol.com.br/rallydossertoes/

CLicar nos itens de multimidia.

Pequeno jr
11/08/2007, 08:16
Ahh ia esquecendo de uma coisa,

reparem nesta dupla Mauro Schenekenberg Guedes / Alvaro Augusto Lara De Souza.... esses camaradas tem muito $$$$ ... fizeram apenas uma etapa do MMS 2006 na light ficaram la no final da fila, mas mesmo assim decidiram que iriam andar nos sertões este ano.

Compraram uma RS zeradinha e combinaram com a equipe do menezes aqui do DF para ser o apoio dele. Imaginem, nunca andaram num cross-country da vida... so compraram o carro, deram umas voltas por aqui por perto, um ou outro teste e pronto.

Ter dinheiro deve ser bom viu ... rs!!!

Outra coisa, este ano a DUnas Race comprou 70 L-200 que estão sendo usadas pelas equipes de apoio. Logo apos o rally umas 60 devem ser vendidas e o restante será utilizada nos rallys promocionais da Dunas. Quem for comprar L-200 semi-nova, é bom ficar atento.

Pequeno jr
11/08/2007, 08:38
A etapa de hj começa a separar o joio e o trigo. Hj é a etapa maratona e com certeza será pedreira.

olha os comentários da etapa.
************************************************
Estamos deixando Palmas rumo ao início da especial, que será em Novo Acordo. Temos um descolamento inicial de 125 quilômetros e largaremos por volta das 8h da manhã.

A especial tem 358 quilômetros e começa muito rápida por estradas de fazendas. Mas não será de alta velocidade, e sim, uma mescla com baps e erosões, até entrar no trecho travado, próximo a Lizarda. É uma região inédita que nunca usamos em nenhuma das edições.

Serão 80 quilômetros bem sinuosos, com pontes precárias, riachos e região mais alagada. Faremos um abastecimento em Lizarda e seguimos para o trecho das areias do Jalapão. Contornamos todo o Parque e entramos em uma área rochosa, com visuais incríveis, terminando em retas de áreas agrícolas, até Alto Parnaíba (MA).

Em Alto Parnaíba, que é a primeira etapa Maratona, teremos dois quilômetros de deslocamento, onde os veículos permanecerão em parque fechado

Marcello Ladeira
11/08/2007, 21:10
Ahh ia esquecendo de uma coisa,

reparem nesta dupla Mauro Schenekenberg Guedes / Alvaro Augusto Lara De Souza.... esses camaradas tem muito $$$$ ... fizeram apenas uma etapa do MMS 2006 na light ficaram la no final da fila, mas mesmo assim decidiram que iriam andar nos sertões este ano.

Compraram uma RS zeradinha e combinaram com a equipe do menezes aqui do DF para ser o apoio dele. Imaginem, nunca andaram num cross-country da vida... so compraram o carro, deram umas voltas por aqui por perto, um ou outro teste e pronto.

Ter dinheiro deve ser bom viu ... rs!!!

Outra coisa, este ano a DUnas Race comprou 70 L-200 que estão sendo usadas pelas equipes de apoio. Logo apos o rally umas 60 devem ser vendidas e o restante será utilizada nos rallys promocionais da Dunas. Quem for comprar L-200 semi-nova, é bom ficar atento.
Pequeno vi isso ocorrendo no Sertões de 2001 - 5 Troll Diesel e 3 L200 quadradinhas que foram utilizadas pela organização para transportar reporters vieram pra concessionária Troll daki de Bh na época para serem vendidas. Todos os carros tinham cerca de 7.000km.

1 dos troll tava com a frente rachada e foi vendido na época por 30 pratas. Segundo quem andou nas L200 todas estavam com o chassi empenado pelos Saltos. Já os demais Troll foram vendidos por 40 - se não me engano zero era 45.

abs,

AKPG
11/08/2007, 22:36
Semana passada passei na concessionária Troller aqui de SP e me falaram que algumas Rangers que estão correndo o Sertões estão com 300 cv. E tudo no chip. Sem nenhuma alteração mecânica no motor. Será que é possível isso?

Walter L. L. Casitta
11/08/2007, 22:45
Semana passada passei na concessionária Troller aqui de SP e me falaram que algumas Rangers que estão correndo o Sertões estão com 300 cv. E tudo no chip. Sem nenhuma alteração mecânica no motor. Será que é possível isso?

Deve ser possível sim. O Raschmotoren diz que consegue proporcionalmente até mais em motores mecânicos apenas modificando a bomba injetora e bicos. Por que não num motor eletrônico?

AKPG
11/08/2007, 22:47
Deve ser possível sim. O Raschmotoren diz que consegue proporcionalmente até mais em motores mecânicos apenas modificando a bomba injetora e bicos. Por que não num motor eletrônico?
Então vamos ver se estes motores vão aguentar até o final do Rally.

Na verdade, acredito que os motores até aguentem. O que não deve dar conta é o câmbio ou algo da transmissão. Vamos aguardar para ver.

Herbert Lima
01/01/2008, 23:35
Amigos tenho acompanhado este tópico com entusiasmo e estou curioso após ter comprado o DVD do Rally Internacional dos Sertões 2007 e ter visto muita MIT e somente em um único instante uma Ranger passando rapidamente.Pergunto:
Como ficaram pontuadas as 2 rangers que participaram dessa prova?

srgrande
02/01/2008, 21:49
Amigos tenho acompanhado este tópico com entusiasmo e estou curioso após ter comprado o DVD do Rally Internacional dos Sertões 2007 e ter visto muita MIT e somente em um único instante uma Ranger passando rapidamente.Pergunto:
Como ficaram pontuadas as 2 rangers que participaram dessa prova?

A edição do DVD prioriza as imagens dos colaboradores da Dunas.

leobnaval
03/01/2008, 21:49
só da MIT e será que as L200 esquentam nos sertões porque eu nunca ouvi fala de uma que saiu da prova por aquecimento ou problemas no cabeçote ou será que os pilotos percebem e diminue, mas mesmo assim só da Mit.

AKPG
03/01/2008, 22:03
só da MIT e será que as L200 esquentam nos sertões porque eu nunca ouvi fala de uma que saiu da prova por aquecimento ou problemas no cabeçote ou será que os pilotos percebem e diminue, mas mesmo assim só da Mit.
Elas não esquentam pois o sistema de arrefecimento é bem diferente das L200 que usamos na rua. Na verdade, não só o sistema de arrefecimento como o carro em si. Igual mesmo só a aparência da carroceria.

Marcello Ladeira
03/01/2008, 22:11
Engano duplo Leobnaval e AKPG... procurem por superaquecimento L200 no google e verão que nas provas de rally não é raro alguem ser acometido por esse problema, até mesmo carros da equipe oficial, a diferença é que geralmente a equipe oficial perde apenas a especial, de noite eles trocam o motor e o carro larga no dia seguinte... heheheheheh. Tão simples que a Mit acha que todos os donos de Mit podem fazer o mesmo... heheheheheh

Abs de um dono de L200 que AINDA NÃO ESQUENTOU (hehehehe),

Herbert Lima
03/01/2008, 22:52
A edição do DVD prioriza as imagens dos colaboradores da Dunas.
Certamente!!
Fiquei sabendo inclusive, não sei se é boato que a Dunas Race comprou várias Mits para usar somente durante as provas do Rally dos sertões. Sendo vendidas logo em seguida.
Li somente agora que o "Pequeno Jr" e Marcelo Ladeira falaram a mesma coisa quanto a venda das Mits usadas nos Sertões...
Só lamento como fã das Rangers ter visto tão poucas imagens delas e dos outros veículos, inclusive dos Trollers.

Gugu7
01/05/2008, 18:07
era isso q eu tava falando. O novo veículo é baseado na L200 Evo. Acho q pode-se até falar q é um upgrade da Evo 2006.
Pelo que entendi esses veículos de competição não tem nada haver com os que circulam nas ruas? Motor, pneus, suspençao, chassi tudo trocado.
Assim para o consumidor comum que pouco entende de mecânica além de nao servir de parâmetro me parece propaganda enganosa. :-(

Jorge T
01/05/2008, 19:12
Pelo que entendi esses veículos de competição não tem nada haver com os que circulam nas ruas? Motor, pneus, suspençao, chassi tudo trocado.
Assim para o consumidor comum que pouco entende de mecânica além de nao servir de parâmetro me parece propaganda enganosa. :-(
O público é outro, beeeeeem restrito.

Nada de propaganda enganosa, esses carros antes eram comprados na Mit Racing(fechou) e hoje são vendidos direto pela fábrica da Mit, sendo descontado do preço final do carro o valor de R$1700,00 por cada etapa corrida na CUP.

Aproveitando que o tópico ressuscitou, em 2008 o Edu Piano tá correndo a CUP.

Jera
04/02/2009, 00:11
olá galera!! ressucitando o tópico..........

falei com o Mauricio da Reiko ontem e ele me disse que foi convidado pelo Edu Piano e a Território 4x4 para ajudar a desenvolver o motor da Ranger RT 2009.

segundo o Mauricio esse ano o Edu Piano utilizará uma super ranger...é diferente da modelo 2008. suspensão de competição, freios, cambio sequencial, diferencial e radiador super dimensionados equiparão a Ranger RT 2009

no motor a Reiko e a Territorio 4x4 esperam 270cvs.

espero que em 2009 essa Ranger Rt surpreenda nos ralis!!!

Ninja4x2
04/02/2009, 13:52
opa.. vão continuar correndo na prototipo então...
falando nisso alguem tem o calendario do CCB desse ano??

netão
05/02/2009, 10:10
olá galera!! ressucitando o tópico..........

falei com o Mauricio da Reiko ontem e ele me disse que foi convidado pelo Edu Piano e a Território 4x4 para ajudar a desenvolver o motor da Ranger RT 2009.

segundo o Mauricio esse ano o Edu Piano utilizará uma super ranger...é diferente da modelo 2008. suspensão de competição, freios, cambio sequencial, diferencial e radiador super dimensionados equiparão a Ranger RT 2009

no motor a Reiko e a Territorio 4x4 esperam 270cvs.

espero que em 2009 essa Ranger Rt surpreenda nos ralis!!!
É uma boa noticia,mas vale lembrar que os Wolks Toareg(ou algo assim) são bem mais potentes e com pilotos bem competentes!!!!
Tudo bem se comparar esse carro com as L200 Evo e Trolles entre outros,mas no sertões os Wolks são mais carro!!!

Pequeno jr
06/02/2009, 14:04
olá galera!! ressucitando o tópico..........

falei com o Mauricio da Reiko ontem e ele me disse que foi convidado pelo Edu Piano e a Território 4x4 para ajudar a desenvolver o motor da Ranger RT 2009.

segundo o Mauricio esse ano o Edu Piano utilizará uma super ranger...é diferente da modelo 2008. suspensão de competição, freios, cambio sequencial, diferencial e radiador super dimensionados equiparão a Ranger RT 2009

no motor a Reiko e a Territorio 4x4 esperam 270cvs.

espero que em 2009 essa Ranger Rt surpreenda nos ralis!!!

A parte da estrutura da RAnger não deve mudar muito da 2008 apenas calibração da suspensão, pois tdo nela já era de ponta. O que chamou atenção é o cambio sequencial.

No motor .. não sei quem mexia antes .. mas ela já esteve até com 290cv .. mas hiper instável.

Ninja4x2
06/02/2009, 18:17
opa estou curioso para ver

Jera
06/02/2009, 21:46
A parte da estrutura da RAnger não deve mudar muito da 2008 apenas calibração da suspensão, pois tdo nela já era de ponta. O que chamou atenção é o cambio sequencial.

No motor .. não sei quem mexia antes .. mas ela já esteve até com 290cv .. mas hiper instável.

é verdade pequeno. em 2008 a ranger rt sempre abandonava os ralis no meio do caminho....

mas o mauricio me disse que é um pouco diferente da 2008. segundo ele apenas a carenagem e o motor é de ranger...pq o resto é td diferente. a suspensão traseira é tipo os carros que correm no "Baja americano", amarrado com cintas e td mais.
e que o edu piano vai fazer um "kit car", assim ele me disse....tipo oq a mit faz com a l200 evolution....e vender para outros usuarios. mas o veiculo será a ranger rt.

qnd eu falar com ele de novo, vou perguntar como ficou o motor.

abraços!!

leobnaval
07/02/2009, 16:51
olá galera!! ressucitando o tópico..........

falei com o Mauricio da Reiko ontem e ele me disse que foi convidado pelo Edu Piano e a Território 4x4 para ajudar a desenvolver o motor da Ranger RT 2009.

segundo o Mauricio esse ano o Edu Piano utilizará uma super ranger...é diferente da modelo 2008. suspensão de competição, freios, cambio sequencial, diferencial e radiador super dimensionados equiparão a Ranger RT 2009

no motor a Reiko e a Territorio 4x4 esperam 270cvs.

espero que em 2009 essa Ranger Rt surpreenda nos ralis!!!

Nossa eles querem melhorar os equipamentos da ranger R/T:-D:-D

Vejam neste tópico que postei fotos de ranger R/T
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42493&highlight=rally+engenho

Já da pra ter uma noção de como é :twisted:...

Abraços, Leo

Ninja4x2
09/02/2009, 18:04
para o pessoal que curte rally

um novo forum só sobre rally, tanto de velocidade como cross country,classificados, preparaçoes... entre outros... muito bom, está começando agora! abraços!!!

Guilherme A. Araújo
05/05/2009, 19:06
Ok, já estamos no mes 5 e nada de noticias sobre ranger correndo no campeonato e nem sobre as modificaçoes que seriam ou foram feitas!!!

Vamos lá pessoal, vamos resucitar o topico e mandar ver no que diz respeito a ranger!!!

Cade as noticias??

Ninja4x2
05/05/2009, 19:57
vou proucurar saber de alguma coisa :-)

Pequeno jr
05/05/2009, 23:19
Calendário do Campeonato Paulista de Rally Cross Country 2009
14 a 16 de agosto – 2º Rally CIDADE IMPERIAL – São Luiz do Paraitinga (2 etapas)
09 a 12 de outubro – 7º Rally dos BANDEIRANTES – Taubaté (3 etapas)
06 a 08 de novembro – 4º Rally da CANA – Pirassununga (2 etapas)


Este ano a FASP volta a promover o Campeonato Paulista que será composto por 4 provas, sendo as 3 provas da RallySP mais o Rally de BARRETOS, promovido pela Pró Esporte Brasil, que acontece entre os dias 13 e 15 de março.

A prova de Barretos contará como 2 etapas para o Paulista.

Nosso campeonato (Copa RallySP) estava previsto inicialmente para começar em fevereiro, mas infelizmente, por conta de uma tal “crise econômica”, que dizem as más línguas, existe por ai, nossa programação ficou totalmente comprometida.


Calendário do campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2009
13 a 15 de março – Rally de BARRETOS / SP (2 etapas) – válido tb pelo Paulista
30 de abril a 02 maio – Rally RN 1500 / RN (4 etapas)
22 a 25 de junho – Rally dos SERTÕES / GO – os 3 primeiros dias (3 etapas) – À CONFIRMAR
04 a 07 de setembro – Rally da INDEPENDÊNCIA / PR ou MG (1 ou 2 etapas)
09 a 12 de outubro – Rally dos BANDEIRANTES – Taubaté (3 etapas) – válido tb pelo Paulista
04 e 05 de dezembro – Rally dos AMIGOS / SP (1 etapa)


Regulamento 2009

Após várias reuniões realizadas no final do ano passado, ficou acertado a unificação dos regulamentos dos campeonatos de rally cross country brasileiros. Teremos o mesmo regulamento técnico para o Brasileiro, Cup e Paulista. Desta forma, cada competidor terá seu veículo sempre pronto e dentro dos mesmos padrões, independente do campeonato que vá participar.
Foram realizadas pequenas alterações técnicas visando equilibrar e baratear a T2-production (permissão de algumas peças de fibra, entre outros).
Foi acertado ainda mais, o quesito penalizações (os tempos de penal) para tentar deixar o regulamento mais justo. Outro ponto, para provas em linha, cada dia terá de ter no mínimo 100 km de especiais. Se for repetir a mesma especial (mesmo sentido) ela terá de ter no mínimo 60 km, totalizando assim no mínimo 120 km. O comprimento mínimo de uma especial deve ser de 50 km e neste caso serão 3 voltas, com a terceira obrigatoriamente em sentido inverso.


Categorias

- Protótipo-T1,
- Superproduction,
- Production-T2,
- Força Livre
- Caminhões.

Para os veículos Tr4-R e L200-R, não será necessário o uso de restritor.

Para a L200-RS, para a categoria Superproduction, vale o regulamento técnico da Mitsubishi Cup.

Pequeno jr
05/05/2009, 23:21
O Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country levará suas emoções até a capital mineira, para a disputa do II Belo Horizonte – Rally das Geraes, segunda etapa da modalidade que será realizada neste final de semana (07 à 09/6).

Patrocinada pela Goodyear, equipe Território 4x4 busca melhores resultados neste sábado.

Com uma grande disputa na categoria Protótipos, que conta com alguns dos maiores nomes das competições fora-de-estrada nacionais, a Goodyear também mostra força através da Território 4x4 Rally Team, que leva o patrocínio e calça os pneus da fabricante que mais apóia este tipo de esporte no Brasil.

Ao contrário de grandes ralis como o dos Sertões e Lisboa-Dacar, que seguem em linha, o Rally das Geraes se desenvolve através de percursos em forma de laços, permitindo que os competidores sempre retornem ao ponto de partida, facilitando a ação das equipes de apoios, reduzindo custos e proporcionando maior visibilidade ao público.

Representado pelas duplas Edu Piano/Fausto Dallape, de São Paulo, e Roberto Reijers/Rogério Almeida, do Ceará, o Território 4x4 Rally Team marcou boa presença na primeira etapa do campeonato, em Barretos (SP). Piano e Dallape finalizaram a prova de abertura na quinta posição na geral e na categoria Protótipo. Reijers e Almeida terminaram em sétimo na geral e sexto na ‘Protótipo’, e também conquistaram o segundo lugar no Super Prime. A dupla líder da categoria é formada pelos paranaenses Maurício Neves/Clécio Maestrelli, que venceram na terra do rodeio.

A disputa terá início às 18 horas de quinta-feira (07/6), com largada promocional a partir das 18 horas, no Boulevard Arrudas, em Belo Horizonte. No dia seguinte os concorrentes se deslocam para Conceição do Mato Dentro, onde será realizada a primeira especial até o município de Congonhas do Norte. A segunda especial também será disputada neste mesmo trecho. A chegada em Belo Horizonte está sendo prevista para as 17h30.

No sábado (09/6), após o deslocamento da capital mineira, os pilotos largam de Cardeal Motta para Morro do Pilar, onde a partir das 10 horas será disputada a terceira especial, até Itambé do Mato Dentro. Às 11horas, os participantes disputam a última especial, com a largada do Parque de Apoio de Itabira. De lá seguem rumo a Jaboticatubas, com chegada prevista para as 15h30. O anúncio do resultado será às 17h30 horas, em Belo Horizonte, com festa de premiação no Ouro Minas Hotel.

Pontuação na divisão Protótipos do Brasileiro de Cross Country após a primeira etapa:

1. Mauricio Neves (PR) / Clecio Maestrelli (PR), 18
2. Felipe Bibas (PR) / Emerson Cavassim (PR), 15
3. Guilherme Spinelli (RJ) / Marcelo Vivolo (SP), 13
4. Ingo Hoffmann (SP) / Lourival Roldan (SP), 12
5. Edu Piano (SP) / Fausto Dallape (SP), 11
6. Roberto Reijers (CE) / Rogério Almeida (CE), 10
7. Murilo Serrano (SP) / Kana Ribeiro (SP), 9
8. Helena Deyama (SP) / Andrea Portas (SP), 8
9. Paulo Henrique Pichini (SP) / Kleber Cavalcanti (SP), 0

Guilherme A. Araújo
06/05/2009, 00:26
Mas e as ranger?? ainda tão correndo???

Pequeno jr
07/05/2009, 06:44
Mas e as ranger?? ainda tão correndo???

Estão em negrito

Ranger do Reijers e a do Edu Piano.

Até agora so houve duas provas de rally cross country.

Na primeira prova do ano, na classificação geral o Reijers ficou em 4º e o Edu em 7º.

Próxima prova é o Rally dos sertões.