Conectar

Ver Versão Completa : Jeep Grand Cherokee ZG 2.5 -98 Demora a funcionar

fredvicente1
07/01/2018, 12:41
Olá pessoal, Bom dia.

Deu uma pesquisada aqui no fórum, mas não encontrei nada que resolvesse minha dúvida.

Sou brasileiro e vivo aqui em Portugal, e tenho um Jeep. Tem 337 mil km rodados(Diesel), e está demorando um pouco a funcionar quando o motor está frio.

Como aqui estamos no inverno, as manhãs daqui são bem frias, e chegam a 3 graus pela manhã.

Tenho que girara chave(sem funcionar o Jeep) várias vezes para aquecer, e só assim depois funcionar ele, sola um pouco o motor mais funciona.

Levei a um mecânico, e ele me falou que era perda de compressão do motor, porém quando o motor está quente o Jeep liga de primeira. Vou levar a outro mecânico para ter uma segunda opinião.

Mas na experiência de vocês que já tem a mais tempo do que eu, qual problema vocês associam a este.

Obrigado pela disposição de vocês.

Falcon-MG
12/01/2018, 17:43
olha, pode ser elétrica, mecânica ou até mesmo as duas, por exemplo o motor de partida gira mas não tem tensão suficiente para fazer funcionar toda parte elétrica, nesse caso pode ser bateria ou cabos da bateria com oxidação ou conexão ruim com o carro, aterramento no chassi e etc....
na parte de alimentação pode ter entrada de ar então não consegue pressão depois de girar algumas vezes a normaliza mas o problema origem continua, pode ser dutos, filtro e etc...
se entende um pouco dá pra você olhar isso.

fredvicente1
12/01/2018, 19:45
olha, pode ser elétrica, mecânica ou até mesmo as duas, por exemplo o motor de partida gira mas não tem tensão suficiente para fazer funcionar toda parte elétrica, nesse caso pode ser bateria ou cabos da bateria com oxidação ou conexão ruim com o carro, aterramento no chassi e etc....
na parte de alimentação pode ter entrada de ar então não consegue pressão depois de girar algumas vezes a normaliza mas o problema origem continua, pode ser dutos, filtro e etc...
se entende um pouco dá pra você olhar isso.

Olá Falcon, Boa noite.

Bem, o que eu puder olhar, eu o faço.
Segundo o antigo dono, o motor de partida foi substituído, porém ele não me deu provas que que foi mesmo trocado.

A bateria que esta no Jeep é de 70A, posso dar uma olhada nos cabos e conexão da bateria, também estava pensando em aumentar para uma de 90A, mas não sei se é boa coisa.

Na parte de alimentação, não tenho as ferramentas suficientes para mexer, então vou deixar para último em uma Oficina mais especializada.

Muito obrigado pela sua opinião e experiência, é de grande valia.

Abraço

Falcon-MG
12/01/2018, 20:29
se o motor de partida gira normal sem sintoma de partida pesada não é ele, se tiver pesado pode fazer o teste com uma bateria boa e ver se normaliza, bateria pode colocar de 90 desde que caiba no compartimento sem comprometer o fechamento do capô.

Falcon-MG
12/01/2018, 20:30
na parte de alimentação veja se não tem vazamentos.

fredvicente1
13/01/2018, 13:20
se o motor de partida gira normal sem sintoma de partida pesada não é ele, se tiver pesado pode fazer o teste com uma bateria boa e ver se normaliza, bateria pode colocar de 90 desde que caiba no compartimento sem comprometer o fechamento do capô.

Fala Falcon, tudo bem?

Hoje verifiquei as conexões da bateria, e estão boas, sem oxidação.
Mas vou colocar uma de 90A mesmo.
Chequei se chegava tensão nas velas de aquecimento, chega nas 4, e permanece alimentadas por 20s, logo depois corta a tensão, chega nas velas 11,80DC.
Mas também vou trocar e por 4 novas.

fredvicente1
13/01/2018, 13:21
na parte de alimentação veja se não tem vazamentos.

Observei que do lado que esta o turbo, tem uns vestígios de óleo. Vou ver se mando a foto.

Falcon-MG
13/01/2018, 14:25
a tensão de 11,8 é no momento da partida? se for está bom.
meça os cabos da seguinte forma, na escala de tensão, cabo negativo do polo bat (-) para uma parte do motor e também para o chassi, meça com motor desligado e depois ligado e ligue tudo que puder como ar e faróis meça novamente e anote os valores, normalmente terá milivolts, depois com o cabo positivo do polo bat (+) para o (+) do alternador na mesma sequencia anterior, se o multimetro for true-rms a medição é mais precisa.
se houver vazamento de diesel pode ser o problema.

fredvicente1
13/01/2018, 19:09
meça os cabos da seguinte forma, na escala de tensão, cabo negativo do polo bat (-) para uma parte do motor e também para o chassi, meça com motor desligado e depois ligado e ligue tudo que puder como ar e faróis meça novamente e anote os valores, normalmente terá milivolts, depois com o cabo positivo do polo bat (+) para o (+) do alternador na mesma sequencia anterior, se o multimetro for true-rms a medição é mais precisa.

O 11.8DC é só quando giro a chave para acender as luzes do painel, não fiz esse teste de funcionar o Jeep.

Esses testes que você escreveu aqui, vou fazer amanhã e volto com uma resposta.

555067
555068
555069

Falcon-MG
13/01/2018, 19:31
não dá pra ver direito mas consegui notar marca de óleo na turbina que deve ser dela mesmo.

dê a partida com o multimetro na bateria e veja o valor.

fredvicente1
13/01/2018, 20:49
não dá pra ver direito mas consegui notar marca de óleo na turbina que deve ser dela mesmo.

dê a partida com o multimetro na bateria e veja o valor.

Essa marca de óleo, é normal ou é para ser verificado?

Vou fazer todos esses testes que você passou aqui amanhã, vamos ver os resultados depois.

Agradeço sua disposição para me ajudar a identificar esse problema.

Obrigado.

Falcon-MG
14/01/2018, 13:01
vazamento de óleo nunca é normal, pode ser nas mangueiras de lubrificação, dá uma olhada na conexão, aperto, mas se estiver trincada tem que trocar.

fredvicente1
14/01/2018, 13:45
vazamento de óleo nunca é normal, pode ser nas mangueiras de lubrificação, dá uma olhada na conexão, aperto, mas se estiver trincada tem que trocar.

Fala Falcon, vou lá no Jeep agora dá uma geral e fazer os testes.

Já Volto...

fredvicente1
14/01/2018, 15:28

Bem, fiz o teste como dito.
Coloquei no meu multimetro na escala de milivolts.

Motor desligado.
Do negativo da bateria para uma parte do motor, deu 1,2mv (14mv com o motor ligado)
Do negativo da bateria para o chassi, deu 9,8mv (38mv com o motor ligado)

Motor ligado
Do positivo da bateria para o positivo do alternador, não deu nenhum valor.
Faróis acessos e ar funcionando também.

Falcon-MG
14/01/2018, 19:05
se a leitura estiver correta os valores estão bons e não está havendo queda de tensão nos cabos, tem que ser abaixo de 100mv o ideal é mais próximo de zero.
e a tensão da bateria no momento da partida?

fredvicente1
15/01/2018, 17:25
se a leitura estiver correta os valores estão bons e não está havendo queda de tensão nos cabos, tem que ser abaixo de 100mv o ideal é mais próximo de zero.
e a tensão da bateria no momento da partida?

Os valores que passei, não fica variando, fica fixo.

Sempre que dou a partida, o motor sola um pouco e pega logo depois, o ponteiro da bateria no painel, desce até próximo do primeiro ponto(9A).
Logo depois que pega fica nos 14A, também como o multímetro eu medi a tensão na bateria com o motor em funcionamento, e o valor é 14.5A.

Falcon-MG
15/01/2018, 19:03
9 volts está muito baixo, essa medição foi com o multimetro?
o mínimo aceitável no momento da partida seria uns 10,5v.

fredvicente1
20/01/2018, 08:53
9 volts está muito baixo, essa medição foi com o multimetro?
o mínimo aceitável no momento da partida seria uns 10,5v.

Olá Falcon.

Falo no painel de instrumentos do Jeep, tem o marcador de corrente da bateria, quando vou dar partida o motor demora um pouco a funcionar e o ponteiro marca 9.2A....9.3A.
Depois que o carro funciona, o ponteiro marca os 14A no painel de instrumentos.

Falcon-MG
20/01/2018, 11:56
o correto seria medir direto na bateria com um bom multimetro.

fredvicente1
20/01/2018, 17:47
o correto seria medir direto na bateria com um bom multimetro.

Entendi, vou fazer esse teste amanhã.

Obrigado