PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Sport 98 - Câmbio condenado/ALARME FALSO



Nathan Soruco
05/01/2018, 00:13
Boa noite à todos, quero contribuir deixando o meu depoimento.
Tenho uma Cherokee Sport 1998, 4.0 gasolina. Com o diagnóstico de falhas e desengate involuntário do câmbio o mesmo estava condenado.
Muitos opinaram sobre corpo de válvulas, solenoides entre outros tantos sensores.
Enfim, escolhi fazer uma jornada entre todos os possíveis causadores elétricos, com a ajuda de pessoas que realmente não se beneficiariam desses serviços. Um amigo que entende de eletrônica testou todos os sensores, cabos e velas. Em seguida substituímos tudo àquilo que apresentava ao menos uma condição desfavorável para a boa operação da máquina: Cabos, uma limpeza e "reforma" do distribuidor, a compra mesmo sem saber de uma bobina nova e um teste bem meia boca no módulo, do jeito que os aparelhos disponíveis permitiram.
Em seguida, notamos que ainda assim não havia sido suficiente, ela falhava e o câmbio desengatava.
Desafio: percorrer todos os elementares caminhos dos componentes diretamente ligados aos sensores, analisando "CURTOS"... E aí estava o meu calvário, eram curtos simples, mas estava alí. No chicote, na parte dos injetores haviam sido adaptados o que chamaria de simuladores de bico. Enfim, cada Cherokee é uma SENTENÇA, cada carro viveu uma vida com donos diferentes (não comprei zero!).
Meu depoimento é: Sigam o que eu pude fazer, não me conformei com análises de mecânicos e seus aparelhos. Eles funcionam mas acima de tudo é preciso entender que leituras eletrônicas são mais ou menos precisas quando se tem em mãos um conjunto eletrônico em ordem, como deve ser em carros novos ou com poucos anos, ao contrário de duas décadas.
Tenham sempre em mente, que carros como esses, com câmbio e motor robusto e muito grande, foram pensados para uma outra época, e adaptados para esta "nossa" época da injeção eletrônica. Sempre desconfie dos diagnósticos, e se você não puder esperar, aceite a proposta e faça valer seu direito se não ficar bom.

Minha dica preciosa, fruto de muita paciência e leitura: Acredito que mais de 70% dos problemas aparentemente mecânicos desses carros, quando o sinal é câmbio, são originados em defeito elétrico. Não desistam tão fácil do câmbio de vocês!!!
Faça contrato antes de deixar na oficina, intimide o mecânico ou então procure àqueles que são realmente preparados ou só honestos, o que já ajuda muito. Em regra que tem esses carros são interpretados por terem muito dinheiro e gostarem de coisas exóticas. Meu caso é que gosto de coisas exóticas, e na minha opinião muito dinheiro quem tem é o Silvio Santos, sou apenas alguém que trabalha e gosta desses brinquedos assim como vocês.

Att, abraço para todos, feliz 2018. Nathan Alfredo Soruco - Advogado - Araçatuba/SP

Glaicon
05/01/2018, 09:06
No chicote, na parte dos injetores haviam sido adaptados o que chamaria de simuladores de bico.
Att, abraço para todos, feliz 2018. Nathan Alfredo Soruco - Advogado - Araçatuba/SP
Essa adaptação é porque ela já tinha rodado no gás?:pipoca:

Falcon-MG
05/01/2018, 13:10
Boa noite à todos, quero contribuir deixando o meu depoimento.
Tenho uma Cherokee Sport 1998, 4.0 gasolina. Com o diagnóstico de falhas e desengate involuntário do câmbio o mesmo estava condenado.
Muitos opinaram sobre corpo de válvulas, solenoides entre outros tantos sensores.....

Amigo parabéns, muitos desistem e caem na mão de pessoas desonestas, o seu caso é exemplo que não é impossível que se tente uma solução quando as coisas estão difíceis, basta ter confiança e perseverança.