Ver Versão Completa : Direção hidráulica do Opala na Rural.
Claudio José Galvão
10/04/2006, 20:40
Minha Rural está com o motor e direção hidráulica do Opala.4cc Acho que ficou mal adaptada, pois está uma porcaria!Tá jogando mais de o Ronaldinho.Ela foi colocada no lugar da original. Alguem tem as fotos dessa adaptação feita da maneira correta?
COLOMBO1
11/04/2006, 08:20
Falai ai Claudio, eu comprei uma rural igual a sua, até parece que foi a mesma pessoa que adaptou heheh, fiquei com ela um ano desse jeito e agora mandei readaptar e ficou bem melhor. Mas tive que comprar tb umas peças e barra de direção. Uma dos melhores jeito de adaptação que vi, a caixa fica la na frente perto da grade. Vou ver se no fim de semana mando umas fotos da adaptação, mas fique tranquilo que aqui no site vão te ajudar.
DinoGuimaraes
11/04/2006, 11:31
bom dia amigo, a expreiencia q tive tentando adaptar a caixa de direcao no local original, nao foi a melhor, ela sambava mais q o tevez, hehe, vc tem mesmo q adaptar a caixa na frente, cortando um pequeno pedaço da lata, da certinho e fica ´perfeito. uma dica: saindo do braço da caixa ligue a barra direto na roda direitA e depois a conexao da roda esquerda para a direita (como no original)
abracos de quem ja passou muito sufoco tentando deixar a pick up do tio original....
ps a minha ja e adaptada na frente. olha as fotos em anexo
Claudio José Galvão
11/04/2006, 20:55
Obrigado pelas fotos. A minha é 4x2. A suspensão é diferente.Dá para adaptar do mesmo jeito que na 4x4?
DinoGuimaraes
11/04/2006, 23:47
nao muda em nada a adaptacao, ou quase nada, so mudara o suporte na roda direita, onde vai prender o terminal q vem da caixa, mas da trankilamente.
abracos.
ps: agora vou adaptar uma coluna de omega com dir hidraulica dele mesmo se der certo..... deve ficar melhor q opala e mais moderno, mais dificil de vazar.
COLOMBO1
12/04/2006, 08:50
Ë desse mesmo jeito que foi readaptada na minha rural
RogérioNunes
13/04/2006, 18:53
nao muda em nada a adaptacao, ou quase nada, so mudara o suporte na roda direita, onde vai prender o terminal q vem da caixa, mas da trankilamente.
abracos.
ps: agora vou adaptar uma coluna de omega com dir hidraulica dele mesmo se der certo..... deve ficar melhor q opala e mais moderno, mais dificil de vazar.
Dino e all.
Muda sim e muito.discordo: .Na 4x2 a barra de direção fica para trás.Se usar a caixa posicionada na frenta terá que tirar o eixo e girar 360º,aí sim facilita a instalação.Outra coisa, o terminal duplo que usará para unir barra que vem da caixa de direção a roda direita ficará invertido fazendo com que a essa fique cruzada.
Claudio José Galvão
15/04/2006, 12:18
Obrigado mais uma vez pelas informações. Com o que já aprendi já dá pra discutir com o mecânico que vai fazer as adaptações.Valeuuuuuuuuu!
Alguem tem mais fotos de adaptações da caixa de Opala na F-75/Rural?
Elmer_Jeep
10/05/2006, 09:45
ribon, o esquema de montagem é esse que o DinoGuimaraes, mostrou, necessita de alguns cortes na parte interna da grade, nada que afete a estrutura da peça, fica perfeito o funcionamento, usamos uma DH de opala na F75 do meu pai com pneus 900X16 e nunca tivemos problemas. O único ponto fraco eram os terminais de direção, mas estes foram substituídos por barras e terminais do MB608 :twisted:
[]'s
COLOMBO1
10/05/2006, 12:10
Na minha rural ta com esse mesmo sistema, mas eu acho a direção leve até demais, fico meio receioso numa estrada ou em velocidade acima dos 60
Elmer, boa noite.
Você está usando terminais de 608? como abriu a furação p/ estas medidas?
Estou com todo o material comprado, mas não consegui a ferramenta p/ abrir o cônico com a mesma angulação do terminal do 608.
Fiz novos braços de munhão ( mais reforçados), mas não consigo a broca cônica p/ esta medida. O fornecedor me disse que não é uma medida padrão, e que teria de encomendar 3 peças p/ valer a fabricação desta ferramenta. O valor não compensa.
Penso em abrir a furação com uma lima cônica, mas sabemos que este serviço não dá precisão.
Como você fez?
Elmer_Jeep
06/06/2006, 12:41
Cowboy, cara, o que fizemos aqui nada mais é que uma broca retrabalhada (no torno e no esmeril) pra ficar com o mesmo formato do pino do terminal de direção.
[]'s
Pessoal, estou refazendo o sistema de direção e estou utilizando a CX hidráulica do Opala. Vou colocar algumas fotos do que fiz. O problema é que trabalho muito longe de casa, e não estarei de volta antes de vinte dias.
A adaptação é simples. O "senão", fica por conta da funilaria.
No meu caso, tive de alterar a parte interna do paralama, também, pois encostava na CX, não permitindo a recolocação dele em sua posição original.
A alteração na grade frontal foi bem mais fácil, pois é apenas um corte p/ que o conjunto se acomode por ali. Fica discreto e interessante.
Oriento p/ que tomem atenção ao posicionamento da CX no chassis, pois foi este o meu grande pecado. A CX ficou recuada e baixa (na tentativa de não aparecer muito na grade frontal, e fazer menor ângulo entre astes e eixo.) me obrigando a cortar o apoio do amortecedor que fica bem próximo ao ponto em que instalei a CX.
Com as fotos vai dar p/ entender melhor o que digo, mas adianto que é um serviço que qualquer um póde fazer em casa.
Ainda estou terminando o sistema, e quero colocar os terminais e braços de direção da 608, que já estão comprados, mas a minha dificuldade está sendo em refazer a furação. Por enquanto, p/ fins de medidas e testes, estou usando terminais dela mesma e do Opala (uma m!#@da).
Refiz os braços do munhão, que agora estão em posição bem mais alta e são muuuito mais fortes, pois estou com SPOA, e usando pneus mais largos, mas isto é uma situação bem particular.
A CX de C-10, era muito boa, mas minha esposa não aguentava ter de dar tanta braçada p/ fazer uma curva, apesar de estar muito macia.
As fotos irão agradar. Farei fotos bem detalhadas, e qualquer coisa explico melhor.
Grande abraço pessoal.
Aqui estão algumas fotos. Depois tiro mais algumas com mais detalhes. Percebam que tive de cortar a parte de dentro do paralama e depois retrabalhá-la soldando-a denovo. Talvez tenha sido a posição que escolhi.
Estou tentando retrabalhar a furação dos pinos dos pivôs. Existe uma lima cônica p/ ser usada na fuiradeira. Vou tentar.
Abraços.
José Augusto
18/07/2006, 00:05
DinoGuimaraes (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=501) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif, nada com a instalação da direção que é isso mesmo, perfeito, só fiquei impressionado com o tamanho dos jumelos diânteiros em conjunto com a falta de grampos nas molas, não querendo ser chato, está muito grande, chega a ser perigoso, dá uma verificada.:???:
DinoGuimaraes
18/07/2006, 10:10
bom dia, ja mudei de viatura, agora estou com uma rural spoada, com jumelos curtinhos, inclusive to com uma duvida, utilizo parafuso coom engraxadeira ou bucha pu? qual o melhor?
As buchas (de PU ou borracha) permitem o trabalho diagonal de flexão da mola, o que não é permitido pelas buchas de bronze.
Para a nossa classe de peso e a finalidade que damos aos veículos, as buchas flexiveis são mais aconselhadas.
Estou anexando mais fotos. O trabalho ainda não está terminado. As ponteiras são provisórias, e as molas serão de Toyota Band.
Abração.
José Augusto
19/07/2006, 22:19
Na Rural uso feixes longos de Bandeirantes, com buchas de borracha, comparativamente não sei, pois pelo que usei e como ainda estão boas, talvez pela durabilidade a de PU seja melhor.
dalmo cruz torres
20/07/2006, 11:35
Cowboy,.gostei dos bracinhos de direção que v/c fez, ficaram legais, mas me diz uma coisa, não estão muito perto dos pneus? Na minha F-75 eu coloquei as motas do Toy na frente, caixa de direção hidráulica do omega e os terminais de direção são do Toy Band. Pensei em fazer Hi-Steer da barra de direção, mas lí o tópico do Leopoldo sobre o assunto e fiquei com medo(ele diz que soltam sozinhos) Tenho em mente, futuramente, fazer os braços do Hi-Steer mas com reforço no olhal original do munhão(não sei se dá certo).
Assim, fala pra gente as suas impressões sobre o Hi-Steer. É firme? Forte? Passa segurança?
dalmo cruz torres
20/07/2006, 11:41
Esqueci de dizer outra coisa. Para colocar as molas do Toy na frente, v/c tem que fazer um pequeno aumento no chassis, com esse aumento dá para fazer uma base muito mais forte para a CX de direção. O meu suporte eu fiz usando uma chapa de 1/4" dobrada(em "u"), de maneira a vestir por dentro do chassis, e uma outra chapa em L, com uma aba pequena acima do chassis, acompanhando o desenho da CX. Essas duas peças soldadas entre sí, e rebitadas no chassis com parafusos cravo(mercedes)3/16". Consegui usar até os parafusos originais da cx de direção, sem espaçadores nem nada. Agora o suporte da direção faz parte do chassis.
José Augusto
20/07/2006, 15:16
dalmo cruz torres, apesar de bem explicado uma imagem vai mais que 1000 palavras, vc tem como por fotos.
É que estou mudando minha caixa de direção (F4000) de local, a minha ficava onde estava a original, na época que foi adaptado tinha até ficado legal, mas o volante apesar de ser escamoteável, ficava mais deitado que de pé, agora como estou reforçando o chassi resolvi melhorar o posicionamento, então toda idéia e ajuda é bem vinda.
[]'s reformando a rural a mais 4 anos.
dalmo cruz torres
21/07/2006, 11:20
José Augusto, vou tentar tirar umas fotos nesse final de semana para postar no tópico, desculpe, não é má vontade não, é que eu não tenho camera digital(a minha é analógica), e tenho que aproveitar para tirar as fotos quando meu irmão vem de Campinas com a dele.
CX da F-4000 ! Caramba, tá com má intenção Heim!
Aproveitando a ocasião, a tua rural tá ficando, como posso dizer...animal, coloquei a foto dela como proteção de tela...no computador da minha mãe...e ela achou lindo!
Caro Dalmo, boa tarde. A distância é segura, apesar de parecer muito próxima. Os terminais que quero colocar são os da mercedes 608, que já estão todos comprados. Vai ficar doentio!
Também li o tópico do Leopoldo (que são sempre muito bons!!!), mas fiz bem diferente do que se comenta. Minha adaptação se parece com a vendida pelo Afonso Carlos, da TT4. Não é idêntica e você logo perceberá a diferença estrutural, quando comparar as duas, mas o princípio é o meso. Há um reforço lateral preso ao munhão, soldado à peça principal, que por sua vez é preza sobre o munhão com parafusos cônicos aço 8.8, que estão sobrando no material em que estão "ancorados", uma vez que sua dureza excede em muito o ferro batido do munhão.
Acho que me preocuparia se usasse pneus maiores que 35", o que não é o caso.
Gostei muito da dica sobre o que fisestes no seu chassis. Coloque umas fotos assim que puder.
Li os comentários sobre a sua viatura. Vou procurar p/ ver como é.
Abraço.
Dalmo esqueci de responer sobre as minhas impressões sobre o Hi Ster.
Bom, não subo pedras p/ competir, mas moro numa região de fazendas e sítios. O veículo tem de ser bom! É "pau dentro" o tempo todo. Quando chove é um inferno, e quem não tem um bom Jeep preparado, não sai de casa. O meu veículo não é p/ competições, mas é p/ trabalho diário, e estou satisfeito com o resultado do serviço. Não é carro p/ asfalto (podes ver pelo pneu) e sofre esforço o tempo todo, p/ entrar e sair das dificuldades. Ando no asfalto quando preciso comprar alguma coisa que não vende por perto, no mais é carro de roça. O ponto fraco tem sido as ponteiras de direção, que não aguentam o esforço diário, mas o Hi Ster... este não me dá dor de cabeça. Caso eu ainda usasse o sistema de direção original, o Hi Ster seria a peça mais forte dele. Por isso, se for fazer faça bem feito, p/ que possas confiar.
O Kit da TT4, me paresse ser bem legal, mas procure falar com o Afonso ou com que já o usa.
Existem soluções mais confiáveis, como os novos eixos da ENSIMEC, ou mesmo a solução que o Wallace estava desenvolvendo póde ser melhor, mas acho que p/ quem não fáz Rock Crowling ou coisa parecida, e com pneus até 35" a relação custo/ benefício que alcancei é bem satisfatória. É mais fácil quebrar os terminais de direção.
Abraço.
José Augusto
21/07/2006, 14:34
Dalmo vc provavelmente vai poder andar nela, pois um lugar que já prometi para minha esposa ir quando ela estivesse pronta é Poços de Caldas.
Vamos ver se este ano termino.
sdangela
03/04/2009, 23:11
bom dia amigo, a expreiencia q tive tentando adaptar a caixa de direcao no local original, nao foi a melhor, ela sambava mais q o tevez, hehe, vc tem mesmo q adaptar a caixa na frente, cortando um pequeno pedaço da lata, da certinho e fica ´perfeito. uma dica: saindo do braço da caixa ligue a barra direto na roda direitA e depois a conexao da roda esquerda para a direita (como no original)
abracos de quem ja passou muito sufoco tentando deixar a pick up do tio original....
ps a minha ja e adaptada na frente. olha as fotos em anexo
bom amigo estou fazendo uma f 75 rural o sistema é o mesmo para adptação da caixa direçao eu tenho tudo a caixa a bomba agora gostaria de saber como fica a parte de cima que liga a caixa na coluna vc poderia me dizer como ficou e saberia dizer as peças que vai obrigado silvio sdangela@ig.com.br
ola parceiro gostaria de tirar umas duvidas estou com uma f-75 e estou colocando pedaleras suspençase hidruvaco do apala e colocando freio de mão origina esta me dando um trabalho naão tinha nada de freio rrsss.... e como ela é guincho estou querendo adaptar uma caixa de opara tenho tudo em mão e gostaria se vc poderia me ajudar ficaria muito grato.mas estou vendo varias adaptação mas todas são 4x4 e a minha é 4x2 e as bara saem na ftraseira do eixo por isso estou em duvidas. se vc podesse me ajudar e se teria como me mandar algumas fotos detalhadas ate mesmo da coluna como fica para eu poder tentar fazer este trampo nela.se poder me mandar fotos é só colocar via e mail. ticomec@hotmail.com. valeu meu querido.:parede:
Meu amigo tenho uma rural 64 4x2 comprei a DH do opala voce fez a adaptacao,teria fotos dela.desde ja agradeco a atencao
ola amigos, aguem tem fotos da caixa de direcao do opala instalada no local da original?
Vanderlei
30/03/2010, 20:09
eu instalei a minha dessa forma.
usei a bomba do vw ap, ficou ideal "nem muito dura nem muito mole"
abraços.
CHAVES F75
22/06/2011, 20:17
ai cowboy vc tem ainda essas fotos to tentando adaptar na minha F75 mas não por onde começo daria para vc enviar sem ser zipadas abraços. Chaves
Salve Pessoal! Também quero instalar na minha F-75 1972 uma DH, mas me digam se a do Santana iria no local original sem precisar cortar lata, ou trocar as barras de direção? Esta DH aguenta na F que não faz trilha e anda meio na maciota? Valeu!
José de Assis de Oliveira
08/01/2012, 10:55
Olá Cláudio. Também tenho uma F-75 4x2 ano 82 com caixa original e estou estudando uma adaptação de caixa hidráulica da S10 ou do Opala.Como o barramento da direção da 4x2 é na parte traz do eixo, estou pensando em colocá-la no local da original. Vc. conseguiu algumas fotos desta adptação? Qualquer coisa me mande um email Joseassis.2010@hotmail.com
Denilsom
09/01/2012, 11:05
Colega em Belo horizonte vi uma Rural 4x2 com direçao do santana a questão da barra ser por traz o mecanico inverteu o lado dos munhoes ai a barra ficou para frente segundo ele funcionou bem. na 4x4 a direçao do opala ou s10 fica bom porem tem que ser adaptada na frente, atras no lugar original não presta.ja vi direçao do opala adaptada na 4x2 na parte de traz o carro fica sem instabilidade na pista.abraço
Olá Cláudio. Também tenho uma F-75 4x2 ano 82 com caixa original e estou estudando uma adaptação de caixa hidráulica da S10 ou do Opala.Como o barramento da direção da 4x2 é na parte traz do eixo, estou pensando em colocá-la no local da original. Vc. conseguiu algumas fotos desta adptação? Qualquer coisa me mande um email Joseassis.2010@hotmail.com