Ver Versão Completa : Pressão Correta Pneus BF ALL TERRAIN KO2
Pessoal já virei e revirei a internet atrás de uma referência quanto a calibragem correta dos BF ALL TERRAIN KO2 265 70R17. Peguei meu T4 tem cerca de 30 dias e na retirada da concessionária me foi oferecido a troca dos originais Pirelli. Contudo me orientaram a manter calibragem 28 psi mas estou achando meio pouco para roda no asfalto. Vi que existe uma calibração ECO onde apontam 35 psi para os originais Pirelli (255/65R17). Pressuponho que os BF devam ter uma calibragem bem diversa. Poderiam me ajudar a aplicar uma calibragem que seja razoável para rodar no asfalto com o veículo sem e com carga. Agradeço muito de antemão!!!
TCHEIGOR
18/12/2017, 11:46
Pessoal já virei e revirei a internet atrás de uma referência quanto a calibragem correta dos BF ALL TERRAIN KO2 265 70R17. Peguei meu T4 tem cerca de 30 dias e na retirada da concessionária me foi oferecido a troca dos originais Pirelli. Contudo me orientaram a manter calibragem 28 psi mas estou achando meio pouco para roda no asfalto. Vi que existe uma calibração ECO onde apontam 35 psi para os originais Pirelli (255/65R17). Pressuponho que os BF devam ter uma calibragem bem diversa. Poderiam me ajudar a aplicar uma calibragem que seja razoável para rodar no asfalto com o veículo sem e com carga. Agradeço muito de antemão!!!
A calibragem máxima desse pneu é 50psi.
Pela lei da física, quando vc aumenta a área de contato do pneu com o solo (traduzindo: aumenta a largura do pneu), vcpode diminuir a calibragem, já que a fórmula diz PRESSÃO=FORÇA/ÁREA onde a FORÇA é o peso do carro (não mudou) e ÁREA é a largura do pneu. Ora, se vc mantém a FORÇA constante e AUMENTA a ÁREA, a PRESSÃO diminui. Quando vc diminui a ÁREA, a PRESSÃO aumenta.
Um bom exemplo são as bicicletas de corrida, com os pneus bem finos onde tem que se calibrar em torno de 80psi.
Se vc aumentar a área do pneu e manter a mesma calibragem dos pneus originais, o carro vai ficar mais duro, vai transmitir mais vibrações pra suspensão, etc...
Muita gente acha que por o pneu ser maior tem que por mais ar dentro. E está certo, o pneu maior vai mais VOLUME de ar, o que não quer dizer que isso implica em maior pressão. VOLUME de ar e PRESSÃO de ar são coisas distintas.
Em resumo, se quiser manter a especificação de fábrica, aumentou o pneu, diminua a calibragem, ou no máximo mantenha igual.
Obrigado pelo esclarecimento TCHEIGOR!
TCHEIGOR
18/12/2017, 12:50
Obrigado pelo esclarecimento TCHEIGOR!
De nada!
As leis da física, por enquanto, o brasileiro não consegue burlar. Mas ainda assim tem muitos que discordam.
Fazer o que? Eu só observo, afinal Newton, Einstein, Pascal e cia não estão ai pra se defender, hehehe.
Boa...kkkkkkkk vou manter 32 psi que na real não sinto nada de carro pulando fora que deve dar um rendimento melhor por km rodado