Conectar

Ver Versão Completa : Àgua de ar-condicionado no radiador

andersoncba
17/12/2017, 22:02
Olá amigos
Sou novo no fórum e um recém proprietário de uma SW4 3.0 ano 1999.
Seguindo as dicas dos colegas comprei e pedi a correia dentada e o tensor da correia com o Anderson, meu xará, da Status peças de Ponta Porã. Super prestativo, paciente e super eficiente. Aguardo as peças que chegaram amanhã.
Minha dúvida é sobre água no radiador. Quero trocar e lí que a água do ar-condicionado de casa são destiladas.
Alguém já uso ou tem algum relato de problemas ??
Vocês acham que é de extrema importância a troca da bomba de água ? já que não sei quanto tempo de uso e medo de esquentar o motor.
Acham importante o uso de um termômetro automotivo de temperatura com sistema de alarme ??? Ví um no mercado livre na race tronix.
Desculpe se são perguntas de iniciantes mas ....
agradeço a ajuda.

sandro_ventania
18/12/2017, 20:25
Anderson...Vamos por partes.

-Água de radiador é por condensação sim, igual destilação, porém está longe de ser pura. O ideal é água destilada e deionizada.
Porém entre colocar a água da torneira e a do ar-condicionado, melhor a do ar condicionado...porém SEMPRE com um bom fluido de radiador na proporção certa!
-Troca da bomba dágua...se você vai trocar a correia dentada, pode já aproveitar a mão de obra e trocar junto...porém se a grana tá curta, pelo menos peça para o mecânico tirar ela e avaliar a real necessidade imediata.
- O termômetro automotivo com alarme sonoro é pra mim e quase todos daqui de ultra-hiper-extrema importância...ele será seu guardião do motor!

E não se acanhe...sabendo a gente responde!

Clandio
20/12/2017, 06:38
Concordo com o Sandro.
Com relação ao termômetro adicional com alarme, tem dois tipos: um com sensor na água de arrefecimento e outro com sensor no cabeçote. Eu particularmente uso e acho mais confiável o que tem sensor no cabeçote, pois se furar o radiador ou uma mangueira e faltar água de modo rápido, o alarme provavelmente não irá avisar a tempo de parar o motor. O ponto fraco desse motor é o cabeçote e é ele que deve ser monitorado, na minha opinião.
Outro cuidado importantíssimo é o desligamento do carro quando em viagem ou em uso forçado. respeite os tempos em marcha lenta que o manual manda. Isso preserva a turbina e na minha avaliação, também o cabeçote.

rhuann
27/12/2017, 21:38
Pessoal, mais importante que o sensor de temperatura, é um sensor de nivel, geralmente na tampa do radiador, porque enquanto tiver liquido de arrefecimento no seu sistema, voce está bem, porem quando falta é que é a maior dor de cabeça.
Muitos sensores falham quando não há liquido, ou demoram pra alertar. Um sensor de nivel costuma ser mais confiavel.

Sergio c
27/12/2017, 22:24
Se der coloca os dois sensores, o de bloco e o de nível do fluido de arrefecimento.