Conectar

Ver Versão Completa : Pressão dos pneus, métodos para determinar



RicardoFLN
09/12/2017, 16:40
Fala rapaziada!
Pois então, troquei os sapatos da viatura! Saí dos Goodyear Wrangler Adventure 255/75R15, para os Goodyear Wrangler All Terrain Adventure 31x10,5 R15. Me mantive nos Goodyear pela experiência positiva com os anteriores. Eles estavam com 75.000 Km e em média ainda tinham 5 mm de borracha até chegar na TWI. Tem borracha pra andar mais uns 25/30.000 km, e provavelmente o farão, mas não comigo...rsrs

Bom, mas estou abrindo esse tópico pra comentar a minha experiência em buscar a calibragem mais apropriada dos pneus para a minha viatura, uma Ranger 2001 Cabine Estendida.
A questão começa com o manual da Ranger, que recomenda pressões iguais tanto para os dianteiros quanto para os traseiros. No caso 30 Lbs para os pneus 235, sem carga. Acho que pra qualquer proprietário de pick-up essa recomendação soa meio estranha. Indo atrás das recomendações de outras pick-ups do mercado a coisa parece tender ao meio a meio. Uns recomendando pressões iguais na frente e atrás, e alguns com calibragem menor atrás (o que parece a primeira vista o mais sensato!).

Tamanho da "pegada"
A primeira coisa que fiz foi ver o tamanho da pegada dos pneus. Levantei o veículo e coloquei embaixo dos pneus uma chapa coberta com pó. Com 26 lbs(diant.)/24 lbs(tras.). O resultado da área da pegada foi de 348 cm2 diant. e 239 cm2 traseiro. Ou seja, o traseiro com uma área de contato 31% menor que os dianteiros. Deveria tem seguido e feito novas medições alterando as pressões, mas não pude. De qualquer forma, me serviu para mostrar a grande disparidade, ao menos em relação a área de contato.

Teste do giz
Seguindo, procedi com o teste do giz (chalk test), que nada mais é que pintar uma faixa da banda de rodagem com giz e rodar uns 50 metros, comparando depois o quão forte fica o giz na borracha. Seguem algumas fotos.

Marcação de uma faixa da banda com giz, por igual.
554273

Os dianteiros com 27 mostraram um "desgaste" parelho.
554274

Traseiro esq. bordas ainda com acúmulo de giz....vai descendo a pressão!
554275554276554277

Traseiro direito....aqui dá pra perceber a diferença que faz um tanque cheio e um motorista com 90Kg, ambos do lado esquerdo do carro!(o traseiro direito tem de ficar com 2 lbs menos que o traseiro esq.)
554278554279554280

Obviamente que nesse momento em que os traseiros estavam com menos de 20 lbs tu começa a se perguntar: Pqp, será que isso tá certo? Será que o pneu não vai sair voando do aro? Será que 99% da galera do fórum tá errada? Será que os "ingenheiros" da ford comeram co...ô?
Aí me dei conta que talvez a tala dos meus aros não fosse a apropriada para pneus 31, eles são de 7". Dei uma pesquisada, e aparentemente nenhum problema nessa combinação.
Hora de cruzar com os outros métodos!!!

Distribuição de peso
Fui no manual e peguei a distribuição de pesos, que no caso do meu veículo fica em: 1080 Kg eixo dianteiro, 760 Kg eixo traseiro.
Só olhando a distribuição dá pra ver que a carga nos traseiros é 30% menor, o que já de cara daria pra dizer que se o desejo for uma área de contato do pneu com o solo igual nos 4, a pressão teria de ser 30% menor nos traseiros.
Ok, fecha com o que me disse o teste do giz, 27/18.

Cálculo pelos índices do pneu
Estes pneus tem as seguintes características: carga máxima 1030 Kg, pressão máxima 50 lbs
Fazendo as contas, levando em consideração que cada dianteiro suporta 540 kg, e cada traseiro 380 kg, fiz uma complexa regra de três :razz: que me resultou em 26 lbs dianteira, e 18 nos traseiros.

Altura aro-piso
Tão somente medir a altura da borda do aro até o chão. Ficaram todos com medidas muito próximas, não diferindo mais que 5 mm entre os 4.

Incremento temperatura/pressão no rodar
Esse é o teste que falta fazer, e que vai me dar (ou não) o aval final se vou deixar os traseiros com a pressão de 18lbs.
Consiste em medir a pressão dos pneus após rodar por uns 15 minutos em estrada pavimentada à velocidade de cruzeiro.
Se tudo estiver correto, o incremento de pressão devido ao calor gerado pela deformação dos pneus ao rodar, não deve ser maior que 10%.

Por enquanto é isso! Assim que tiver o resultado final, posto por aqui.
Por favor, só não me pergunte nada quanto ao conforto, é meio óbvio a resposta. Ao menos bem mais óbvia do que a melhora da retirada das barras "estabilizadoras"!!!:D

Sds.

Danilo Garcia
15/12/2017, 13:01
Sei que nao tem a ver com o post, mas voce pode postar uma foto da sua Ranger? Sou apaixonado pela CE

RicardoFLN
15/12/2017, 13:32
Danilo, nessa página ali pelo meio tem: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/77422-fotos-de-ranger-coloque-sua-aqui-91.html Ainda, com os pneus antigos.

Quanto a confirmação dos valor de pressão, ainda falta o último teste. Logo, logo sai!
Vale levantar a questão de que o meu calibrador pode ter um erro, e eu não confrontei ele com nenhum outro até o momento. De qualquer forma isso não invalida tudo que foi feito, e serve para mostrar a grande diferença entre as pressões dos pneus dianteiros e traseiros.

Sds.

TiagoGIN
15/12/2017, 13:42
Ricardo, Achei interessante essa sua lógica e métodos mas, só fiquei na dúvida em relação ao seguinte...
Será que a pressão "a mais" nos pneus não é em função de os mesmos serem forçados lateralmente, em curvas e manobras?
Falo isso pq quando eu tinha um S10 V6 cabine estendida, me aventurei a andar com ela num track day, usava pneus 225/75 R15 e os bichos dobravam bonito com 30lbs, tudo bem que andei num regime que dificilmente andaria na rodovia, mas conforme fui aumentando a pressão, o "rolamento lateral" do pneu (e do carro) diminuíram até o máximo de 46lbs que arrisquei colocar...

Então penso que se o veículo andar apenas em linha reta, seu raciocínio está mais do que certo... Entende o que quero dizer?

RicardoFLN
15/12/2017, 14:21
Ricardo, Achei interessante essa sua lógica e métodos mas, só fiquei na dúvida em relação ao seguinte...
Será que a pressão "a mais" nos pneus não é em função de os mesmos serem forçados lateralmente, em curvas e manobras?
Falo isso pq quando eu tinha um S10 V6 cabine estendida, me aventurei a andar com ela num track day, usava pneus 225/75 R15 e os bichos dobravam bonito com 30lbs, tudo bem que andei num regime que dificilmente andaria na rodovia, mas conforme fui aumentando a pressão, o "rolamento lateral" do pneu (e do carro) diminuíram até o máximo de 46lbs que arrisquei colocar...

Então penso que se o veículo andar apenas em linha reta, seu raciocínio está mais do que certo... Entende o que quero dizer?

Tiago,
Claro que entendo. Realmente não sei te dizer. Quanto ao rolamento lateral, isso é uma coisa com a qual eu não me preocupo muito, até mesmo porque tirei ambas as barras anti-rolagem. O maior problema talvez seja ter um destalonamento em uma manobra evasiva, aí sim! Mas saber o limite entre a possibilidade disso ocorrer e não, se é que ocorre....quem sabe?! Talvez um capotamento venha a acontecer muito antes disso, devido ao CG alto!
Parto do princípio (que não sei se procede....rsrs) que se os dianteiros com 27 lbs estejam com uma calibragem segura em relação a esse item (destalonar em curva), os traseiros também estarão, vendo que a massa que está sendo acelerada lateralmente em uma curva é menor atrás.
Bom tu levantar isso! Vou discutir esse ponto com os amigos engenheiros que manjam mais de coisas em movimento! A minha engenharia é de coisas paradas....rsrs;)

Abs.

TiagoGIN
15/12/2017, 14:52
Tiago,
Claro que entendo. Realmente não sei te dizer. Quanto ao rolamento lateral, isso é uma coisa com a qual eu não me preocupo muito, até mesmo porque tirei ambas as barras anti-rolagem. O maior problema talvez seja ter um destalonamento em uma manobra evasiva, aí sim! Mas saber o limite entre a possibilidade disso ocorrer e não, se é que ocorre....quem sabe?! Talvez um capotamento venha a acontecer muito antes disso, devido ao CG alto!
Parto do princípio (que não sei se procede....rsrs) que se os dianteiros com 27 lbs estejam com uma calibragem segura em relação a esse item (destalonar em curva), os traseiros também estarão, vendo que a massa que está sendo acelerada lateralmente em uma curva é menor atrás.
Bom tu levantar isso! Vou discutir esse ponto com os amigos engenheiros que manjam mais de coisas em movimento! A minha engenharia é de coisas paradas....rsrs;)

Abs.

Eu até acho pouco provável o destalonamento, exatamente pelos motivos que citou... Falei da questão da pressão recomendada ser maior do que as que você calculou, talvez para compensar essa questão de curvas em maior velocidade nas rodovias por exemplo, pois com o pneu um pouco mais cheio, imagino que não perderia tanto o contato quando a carroceria inclinar.

Mas isso é papo de bar pra mim, sou contador, não entendo das engenharias....

Abs...

RicardoFLN
15/12/2017, 16:56
Eu até acho pouco provável o destalonamento, exatamente pelos motivos que citou... Falei da questão da pressão recomendada ser maior do que as que você calculou, talvez para compensar essa questão de curvas em maior velocidade nas rodovias por exemplo, pois com o pneu um pouco mais cheio, imagino que não perderia tanto o contato quando a carroceria inclinar.

Mas isso é papo de bar pra mim, sou contador, não entendo das engenharias....

Abs...

Eu fico mais propenso a achar que essa recomendação de pressão igual dianteira/traseira seja mais pela questão da possibilidade de carregamento da traseira. Sim, eu sei que tem uma recomendação de pressões máximas tb. Mas pergunto, quem que ajusta a pressão quando coloca meia carga, ou que seja 1/3,1/4 da carga máxima?!?
Aí os caras recomendam assim pra tirar o rabo da estaca!
Mais ou menos na mesma linha daquele aviso que tem nos manuais de que o motor pode baixar 1 litro a cada 1000 km! ;)

Sds.

Danilo Garcia
10/01/2018, 19:59
Estava usando 30 lbs em todos os pneus BF 265/75/r16 e o centro dos pneus esta mais gasto que as bordas, segundo o pessoal que me vendeu, preciso baixar a pressao. Estou rodando com 28lbs agora. O sulco do pneu novo tem 14mm (segundo uma mediçao generica que fiz) e o meu apos 33mil km rodados esta com 10mm. Consumo dentro do padrao?

RicardoFLN
11/01/2018, 18:35
Estava usando 30 lbs em todos os pneus BF 265/75/r16 e o centro dos pneus esta mais gasto que as bordas, segundo o pessoal que me vendeu, preciso baixar a pressao. Estou rodando com 28lbs agora. O sulco do pneu novo tem 14mm (segundo uma mediçao generica que fiz) e o meu apos 33mil km rodados esta com 10mm. Consumo dentro do padrao?

Se é dentro do padrão, eu não sei. Só fica claro que se tu anda sempre vazio, vais continuar gastando mais o centro da banda de rodagem nos pneus traseiros.

Sds.

Danilo Garcia
11/01/2018, 19:02
Se é dentro do padrão, eu não sei. Só fica claro que se tu anda sempre vazio, vais continuar gastando mais o centro da banda de rodagem nos pneus traseiros.

Sds.

Ando sempre vazio mesmo, e faço rodizio de 5 em 5 e agora passei para 10 em 10

RicardoFLN
13/01/2018, 10:58
Ando sempre vazio mesmo, e faço rodizio de 5 em 5 e agora passei para 10 em 10

Do meu jogo anterior deu pra notar que o rodízio pode ser bem mais espaçado, talvez até desnecessário. Mas isso é claro, depende de como cada um pilota a viatura! Particularmente na minha, deixei a cambagem muito próxima de 0 graus justamente pra gastar bem parelho na dianteira.
O negócio é vir acompanhando o desgaste de cada pneu, medindo o tamanho do sulco por toda extensão transversal da banda, e se apresentar diferença relevante aí sim fazer o rodízio. Gastar tempo e dinheiro pra fazer rodízio sem necessidade me parece sem sentido algum.

Sds.

Maltez
10/03/2020, 10:29
Bom dia pessoal, acabei de comprar uma Ranger XLT CD 2020. Pneus 265/60R18. A recomendação de fábrica é usar 35 nos 4 porém fica MUITO desconfortável. Percebi que com 31 melhora bastante. Qual seria a sugestão dos amigos? Grato

RicardoFLN
10/03/2020, 10:56
Bom dia pessoal, acabei de comprar uma Ranger XLT CD 2020. Pneus 265/60R18. A recomendação de fábrica é usar 35 nos 4 porém fica MUITO desconfortável. Percebi que com 31 melhora bastante. Qual seria a sugestão dos amigos? Grato

Parceiro, é só tu ler o que está aí pra cima! Se tu for pelo consenso, vais continuar no desconforto!!

Maltez
10/03/2020, 17:27
Caro RicardoFLN
Eu li o tópico todo porém a minha dúvida se deve pelo fato do meu pneu ser aro 18 e como pude perceber nos posts a maioria falou em aro 15 ou 16. Como sou completamente neófito no assunto me restou a dúvida com relação ao fato de ser um pneu com aro maior e se isso iria interferir. Com relação a recomendação de fábrica ficou claro para mim que está extremamente desconfortável e não estou utilizando os 35PSI,a o invés disso estou colacando 31PSI. Minha dúvida é se ainda posso baixar mais em virtude do tamanho do aro pois vi alguns amigos aqui falando em 30 PSI para aro 15 e 16. Perdoem a minha ignorância mas sou novo nesse mundo das caminhonetes. Grato

RicardoFLN
10/03/2020, 20:59
Caro RicardoFLN
Eu li o tópico todo porém a minha dúvida se deve pelo fato do meu pneu ser aro 18 e como pude perceber nos posts a maioria falou em aro 15 ou 16. Como sou completamente neófito no assunto me restou a dúvida com relação ao fato de ser um pneu com aro maior e se isso iria interferir. Com relação a recomendação de fábrica ficou claro para mim que está extremamente desconfortável e não estou utilizando os 35PSI,a o invés disso estou colacando 31PSI. Minha dúvida é se ainda posso baixar mais em virtude do tamanho do aro pois vi alguns amigos aqui falando em 30 PSI para aro 15 e 16. Perdoem a minha ignorância mas sou novo nesse mundo das caminhonetes. Grato

Maltez,
Dá uma olhada no manual e vê a distribuição de peso entre os "eixos" dianteiro e traseiro. Veja qual é diferença percentual dessa distribuição e a transfira para as pressões dos pneus.

Sds.

Maltez
11/03/2020, 09:04
Obrigado amigo, farei isso. Achei bastante pertinente suas colocações no post que deu origem ao tópico, faz todo o sentido e percebi que vc utilizou métodos racionais e práticos para balizar as suas conclusões. Obrigado por nos ajudar. Esse fórum é excelente.

RicardoFLN
11/03/2020, 11:23
Obrigado amigo, farei isso. Achei bastante pertinente suas colocações no post que deu origem ao tópico, faz todo o sentido e percebi que vc utilizou métodos racionais e práticos para balizar as suas conclusões. Obrigado por nos ajudar. Esse fórum é excelente.

Pois é, é que aqui mesmo no fórum tu encontras um monte de postagens sobre calibragem de pneus, só que não são todos (na verdade muito poucos) que ponderam as medidas do pneu, a carga suportada, a pressão máxima do pneu e etc. Passam a calibragem como se fosse uma coisa padrão. Fazem recomendações do tipo, use 18 libras na areia. Os meus traseiros estão com 18 libras no asfalto!! (Já estão com 56.000, e ainda com 5 a 6 mm de cravo até o TWI, sem rodízio, tudo parelho!)
Não me admira os caras se obrigarem a fazer rodízio, pois a calibragem dos pneus traseiros é tão absurda que deve acabar desgastando a banda de rodagem de forma desigual.
Convenhamos, nenhum dos métodos é ciência de foguetes, está ao alcance de qualquer um.

Sorte aí.

paulorl
11/03/2020, 15:04
Esse tópico é bastante interessante, em casa vou ver essa informação da distribuição de peso. No meu caso já rodei cerca de 45mil km e estão com 6mm de borracha, medidos a 10 dias atrás na dpaschoal, mas estou usando as calibragens contidas no manual. Porém o pneu não é mais o original, a medida é original, mas o pneu agora é o goodyear armortrac. O rodízio eu faço apenas quando precisa, fiz a medição da borracha restante justamente porque fui verificar se precisava ou não fazer o rodízio, normalmente não necessito, acho que só fiz uma ou duas vezes nesses 45mil km.

RicardoFLN
11/03/2020, 15:41
Esse tópico é bastante interessante, em casa vou ver essa informação da distribuição de peso. No meu caso já rodei cerca de 45mil km e estão com 6mm de borracha, medidos a 10 dias atrás na dpaschoal, mas estou usando as calibragens contidas no manual. Porém o pneu não é mais o original, a medida é original, mas o pneu agora é o goodyear armortrac. O rodízio eu faço apenas quando precisa, fiz a medição da borracha restante justamente porque fui verificar se precisava ou não fazer o rodízio, normalmente não necessito, acho que só fiz uma ou duas vezes nesses 45mil km.

Pois é Paulo, por que será que esse pessoal de loja de pneus recomenda umas pressões meio fora da casinha para as camionetes? Será que é pra desgastar desigual e te obrigar a tu gastar uns trocados fazendo rodízio e balanceamento? Não né?! Eles não seriam tão maldosos....kkkk
Esses Goodyear Armortrac eu gostaria muito de colocar na minha carroça, mas por aqui não tem no aro 15.
Aumentar o aro vai bem ao contrário do meu ideal de veículo off-road/overlander. Minha ideia mais pra frente é ir pra aro 14, e de aço....que é pra poder descer a marreta se entortar!!

abs.

rossetto
11/03/2020, 19:12
Eu nunca desgastei pneu de camionete desigualmente, sempre rodízio em X cada 10 mil km e usando calibragem que a fábrica recomenda, só murcho pra andar na terra mesmo.

RicardoFLN
11/03/2020, 19:24
Eu nunca desgastei pneu de camionete desigualmente, sempre rodízio em X cada 10 mil km e usando calibragem que a fábrica recomenda, só murcho pra andar na terra mesmo.

Parceiro, só me sobra rir!!! É justamente esse o ponto. Tu sempre desgastou desigualmente! Só que faz rodízio, que acaba escondendo isso.
A história aqui é outra. Usar uma calibragem racional pra NÃO precisar fazer rodízio, gastando os pneus por igual, e andando com um nível de conforto maior. Sacou?

Sds.

rossetto
12/03/2020, 08:15
Parceiro, só me sobra rir!!! É justamente esse o ponto. Tu sempre desgastou desigualmente! Só que faz rodízio, que acaba escondendo isso.
A história aqui é outra. Usar uma calibragem racional pra NÃO precisar fazer rodízio, gastando os pneus por igual, e andando com um nível de conforto maior. Sacou?

Sds.

Rir? Como fica o consumo de combustível? Eu ando pra caralho, não posso me dar o luxo de gastar combustível a mais. Acho minha Ranger boa o suficiente pra não precisar murchar pneu pra dar mais conforto, nem murchar ao ponto de ter que desviar de uma panela e deslocar pneu, coisa que já vi acontecer na minha frente.
E se eu faço o rodízio para no final da vida útil os pneus estarem desgastados por igual não é esse o ponto correto?
Mas continue com sua soberba e seu giz.
Passar bem.

RicardoFLN
12/03/2020, 09:13
Rir? Como fica o consumo de combustível? Eu ando pra caralho, não posso me dar o luxo de gastar combustível a mais. Acho minha Ranger boa o suficiente pra não precisar murchar pneu pra dar mais conforto, nem murchar ao ponto de ter que desviar de uma panela e deslocar pneu, coisa que já vi acontecer na minha frente.
E se eu faço o rodízio para no final da vida útil os pneus estarem desgastados por igual não é esse o ponto correto?
Mas continue com sua soberba e seu giz.
Passar bem.

Parceiro,
Sim, vou continuar com a minha soberba engenharia e o giz! :concordo:
Quanto ao consumo, simples. Basta tu calculares. Qual é o aumento do consumo com a redução da pressão dos pneus traseiros, quanto tu gasta a mais devido a isso no tempo de vida útil do pneu. Qual é o custo de rodízio e balanceamento a cada 10k km no mesmo tempo de vida. Calculou? Provavelmente não né! Pois é!
O correto é relativo.

Sds.

ESCHMIT
03/04/2020, 01:18
Esse pessoal que só segue manuais e não gosta de contrariar os "engenheiros" é o que o mundo precisa, afinal conformismo da lucro.
Eu sou engenheiro, não mecânico, mas sei das limitações em projetos, das margens exageradas para evitar problemas etc... e sei que receita de bolo só serve pra bolo, é ainda assim pode ser melhorada ao gosto de quem prova.

Eu rodo com pneus 265/75-16 e costumo andar em estradas de cascalho nos fds, por isso optei por rodar com 20psi na traseira e 25psi na dianteira, é o máximo de pressão pra se ter o minimo de conforto com esses pneus que são bem maiores que os originais... Pra rodar no asfalto da pra subir um pouco, fica melhor de curva e provavelmente de consumo.
Na minha última viagem grande, estava com pressão excessiva nos pneus, fui carregado e voltei vazio, subindo uma serra com chuva a camionete resolver fazer drift, me obriguei a parar no primeiro posto e baixar a pressão dos pneus. A propósito, na caçamba carrego um saco que apesar de não ser tão pesado já faz uma boa diferença, nessa viagem estava sem ele.
Vale lembrar que alguns pneus, tem uma banda lateral reforçada o que ajuda em baixas pressões. Outra obs é que esses pneus demoram muito pra ficar calibrando e recalibrando, por isso é interessante uma pressão intermediaria, eu poderia rodar com 20psi na dianteira em estradas de cascalho que o conforto seria bem maior, mas é inviável pro asfalto, assim como 30psi seria inviável pro cascalho.