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Ver Versão Completa : Inspeção veicular será obrigatória em todo o Brasil até dezembro de 2019.



VOVÔ DO TROLLER
09/12/2017, 11:44
Inspeção veicular será obrigatória em todo o país até dezembro de 2019.

Inspecao veicular sera obrigatoria no Brasil ate dezembro de 2019 (https://motor1.uol.com.br/news/223965/inspecao-veicular-obrigatoria-no-brasil/)

potiguaragro
10/12/2017, 13:51
Com a bela malha rodoviária que temos que acaba com o carro e ainda teremos que pagara por mais esse custo. Quando vão inventar inspeção pra serviços públicos de má qualidade. Esse país ta cada dia mais distante da nossa realidade :(

VOVÔ DO TROLLER
10/12/2017, 14:20
Com a bela malha rodoviária que temos que acaba com o carro e ainda teremos que pagara por mais esse custo. Quando vão inventar inspeção pra serviços públicos de má qualidade. Esse país ta cada dia mais distante da nossa realidade :(

Com certeza. Tamu sifú......Sem contar que agora não dá para mexer em mais nada no carro, pois além da fiscalização da emissão de poluentes, vai ser verificado quase tudo no carro e os que não estiverem de acordo com o padrão de fábrica, vão "dançar"......

xibiu!!!
10/12/2017, 15:37
Com certeza essa inspeção, vai ser "grátis" né!?

VOVÔ DO TROLLER
10/12/2017, 16:38
Com certeza essa inspeção, vai ser "grátis" né!?




Vai esperando vai......

P.S. aproveitando o ensejo não dá para arrumar a grafia do post, Xibiu? Valeu

xibiu!!!
10/12/2017, 17:53
Vai esperando vai......

P.S. aproveitando o ensejo não dá para arrumar a grafia do post, Xibiu? Valeu

Caro VOVÔ DO TROLLER.

Sei que a grafia correta é: "será" , é que na verdade digitei assim "de propósito".

Na verdade eu quis digitar: "vai ser" grátis né!?

Grato pela atenção.

Amiko
10/12/2017, 18:18
Ele deve estar se referindo ao título do tópico:
Inspeção veicular será obrigatória em todo o Brasil até dezembro de 2019.

VOVÔ DO TROLLER
10/12/2017, 18:27
Caro VOVÔ DO TROLLER.

Sei que a grafia correta é: "irá ser", é que na verdade digitei assim "de propósito".

Na verdade eu quis digitar: "vai ser" grátis né!?

Grato pela atenção. ou tv



Caro Xibiu. Vc entendeu errado.Era com relação ao título do tópico, como o colega disse no post anterior. Abração

xibiu!!!
10/12/2017, 18:30
Ele deve estar se referindo ao título do tópico:
Inspeção veicular será obrigatória em todo o Brasil até dezembro de 2019.



Se for realmente esse o problema , já estou pedindo a revisão do título do tópico.

Inspeção veicular será obrigatória em todo o Brasil até dezembro de 2019.

grato.

VOVÔ DO TROLLER
10/12/2017, 18:34
Se for realmente esse o problema, já estou pedindo a revisão do título do tópico.

Inspeção veicular será obrigatória em todo o Brasil até dezembro de 2019.

grato.

Valeu Xibiu. É exatamente isso, obrigado.

Dimasi
10/12/2017, 19:30
Aqui no Rio já temos essa inspeção há vários anos. Tem custo sim. Fica em 80 e poucos Reais. Se passar a ser bianual nós da favelandia ficaremos no lucro pq aqui é anual. No resumo da história: Critérios confusos para reprovação e máquina de propina.

VOVÔ DO TROLLER
10/12/2017, 19:56
Aqui no Rio já temos essa inspeção há vários anos. Tem custo sim. Fica em 80 e poucos Reais. Se passar a ser bianual nós da favelandia ficaremos no lucro pq aqui é anual. No resumo da história: Critérios confusos para reprovação e máquina de propina.
Pois é Dimasi. Já não chegava a indústria das multas, pedágios , aumento abusivo do preço do combustível, etc. , agora mais uma porrada. Tá ficando impossível ter carro nessa terra. Abs

Sergio c
10/12/2017, 21:42
Um dos casos que vai dar problemas é quem mecanizou os Trollers TGVs anos 2013 e 2014, além dos que eliminaram DPF e catalisadores de camionetes e caros.

xibiu!!!
10/12/2017, 22:07
Na minha opinião, implementa-se algo só para mais uma vez, tirar o dinheiro do Brasileiro.
Mais uma vez, a justificativa é de se prever acidentes por falta de manutenção dos veículos.
O principal problema da frota e do trânsito brasileiro com certeza não é esse!
Temos também excesso de velocidade, o ato de dirigir alcoolizado, motoristas mexendo em celular ao dirigir, menores e pessoas não habilitadas ao volante, etc...!
Nesses exemplos citados, não existem políticas eficientes de combate a acidentes e mortes no trânsito, só mesmo as multas.
Aliás, provavelmente (para alguns) não é interessante diminuir ou se acabar as multas de trânsito no Brasil, pois para muitos órgãos públicos de trânsito, essa é uma importante fonte de verba pública.
Então, por que não se aproveitar o momento que vive o país, para se promover mais algumas dificuldades para o cidadão, onde alguns poderão (quem sabe), aproveitar a ocasião para vender facilidades, não é!?
Cheguei a anexar neste meu post, uma dezena de link's com reportagens informando corrupção em órgãos públicos de trânsito, nas áreas de inspeção veicular de vários estados do Brasil, todos eles corroborando com o que eu comento aqui agora neste meu post, mas os editei (retirei) para não politizá-lo, e também não correr o risco de infringir as regras de postagem deste fórum.
Quando será que também promoverão a prevenção e inspeção das (péssimas) condições de trafegabilidade e segurança das vias públicas?

VOVÔ DO TROLLER
10/12/2017, 23:02
Um dos casos que vai dar problemas é quem mecanizou os Trollers TGVs anos 2013 e 2014, além dos que eliminaram DPF e catalisadores de camionetes e caros.

Boa noite Sérgio. Vai dar problema em tudo. Os técnicos que irão fazer a inspeção, vão estar munidos com todas as informações técnicas do fabricante. Qualquer coisinha fora daquilo que for especificado pelo fabricante, será motivo de reprovação. Adeus carros preparados para off road. Off road só em circuitos fechados. Andar com carros preparados em rodovias, nunca mais. A própria PRF já está confrontando atualmente o que tem no carro com as informações do. fabricante. Com essa inspeção, vai ferrar mais ainda.Lascou geral....

Sergio c
11/12/2017, 08:27
Como dizem, a única saída p esse pais é o aeroporto ou uma boa revolução, nos moldes da francesa hehehe.
Boa noite Sérgio. Vai dar problema em tudo. Os técnicos que irão fazer a inspeção, vão estar munidos com todas as informações técnicas do fabricante. Qualquer coisinha fora daquilo que for especificado pelo fabricante, será motivo de reprovação. Adeus carros preparados para off road. Off road só em circuitos fechados. Andar com carros preparados em rodovias, nunca mais. A própria PRF já está confrontando atualmente o que tem no carro com as informações do. fabricante. Com essa inspeção, vai ferrar mais ainda.Lascou geral....

_montanha_
11/12/2017, 08:47
Bom dia.

Vem cá, e nós como povo, pagadores de impostos, não da pra fazer nada não?
Fiscalizar rodovia ninguém fiscaliza né...
Alguém já parou pra olhar os outros absurdos que tem no CTB?
Carteira exclusiva pra carro automático;
INMETRO para instalação e desinstalação de capota em pickup;
Inspeção veicular minuciosa, onde em apenas uma viagem vc pode detonar toda a suspensão do seu carro e quem paga somos nós novamente...
Caberia uma ação popular, não caberia não!?

rfdex
11/12/2017, 10:02
Pessoal,

já respondi em um outro tópico aqui no fórum (não tinha visto esse) que pretendo tomar medidas cabíveis contra esse abuso. Sábado pedi formalmente ao Ministério das Cidades a cópia dos processos que embasaram esssa Resolução CONTRAN 716 para analisar o que fazer. Tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto e entendo se tratar de mais uma medida para se arrecadar dinheiro do cidadão através das empresas "parceiras" de vistoria. Temos várias razões para que essa vistoria não seja feita dessa forma. Ouvi a entrevista de um membro do CONTRAN à CBN ou Jovem Pan semana passada onde ele dizia que o objetivo era evitar acidentes com veículos velhos. Deu exemplo hipotético de um carro velho sem freio. Como atuante e estudioso nesta área de trânsito posso afirmar que o problema do trânsito brasileiro é a falta de medidas punitivas concretas contra quem transgride a lei. Essa vistoria apenas é mais uma medida que parte do princípio que todos são errados e culpados até prova em contrário. Acho que inicialmente poderíamos mobilizar a sociedade contra esse escárnio. Definir uma estratégia e depois partir para um abaixo assinado virtual e formalizar documentos, solicitar audiência pública, etc. Temos como barrar mais esse abuso do Estado.

Alguns pontos a bater:

- qual a porcentagem de veículos que se envolveram em acidente em virtude especificamente de seu estado ruim de conservação?
- o véiculo só pode ser fiscalizado na emissão de poluente nos parâmetros estabelecidos à época de sua fabricação e não por parâmetros atuais;
- todo e qualquer agente de trânsito tem a prerrrogativa de submeter qualquer veículo que esteja circulando na via à vistoria, portanto a vistoria obrigatória atinge uma parcela infinitamente maior que aquela que a norma deve alcançar;
- a adulteração de combustíveis influencia diretamente no funcionametno do motor e emissão de poluentes, portanto enquanto o Estado não oferecer este padrão, não pode exigir do consumidor (que não tem outra alternativa) que o carro não polua;
- considerável parcela dos veículos velhos e a única de alternativa de mobilidade que o cidadão possui, visto que não há programas de incentivos a troca de veículos novos com juros acessíveis e ainda o transporte público é insuficiente;
- as vias públicas não oferecem condições mínimas exigidas pelo fabricante pro veículo ter sua durabilidade próxima a estabelecida pelo fabricante;
- etc

GLIDER
11/12/2017, 10:45
Na minha opinião, implementa-se algo só para mais uma vez, tirar o dinheiro do Brasileiro.
Mais uma vez, a justificativa é de se prever acidentes por falta de manutenção dos veículos.
O principal problema da frota e do trânsito brasileiro com certeza não é esse!
Temos também excesso de velocidade, o ato de dirigir alcoolizado, motoristas mexendo em celular ao dirigir, menores e pessoas não habilitadas ao volante, etc...!
Nesses exemplos citados, não existem políticas eficientes de combate a acidentes e mortes no trânsito, só mesmo as multas.
Aliás, provavelmente (para alguns) não é interessante diminuir ou se acabar as multas de trânsito no Brasil, pois para muitos órgãos públicos de trânsito, essa é uma importante fonte de verba pública.
Então, por que não se aproveitar o momento que vive o país, para se promover mais algumas dificuldades para o cidadão, onde alguns poderão (quem sabe), aproveitar a ocasião para vender facilidades, não é!?
Cheguei a anexar neste meu post, uma dezena de link's com reportagens informando corrupção em órgãos públicos de trânsito, nas áreas de inspeção veicular de vários estados do Brasil, todos eles corroborando com o que eu comento aqui agora neste meu post, mas os editei (retirei) para não politizá-lo, e também não correr o risco de infringir as regras de postagem deste fórum.
Quando será que também promoverão a prevenção e inspeção das (péssimas) condições de trafegabilidade e segurança das vias públicas?


Xibiu, acrescenta ai, além da bebida, a falta de educação, proporcionada pelos cursos de formação na sua omissão de qualidade de conteúdo ministrada, a falta de HUMANIDADE, GENTILEZA E URBANIDADE por falta do condutor, e a falta de politicas públicas honestas, o consumo de Drogas lícitas (remédios, sim a culpa não é só do alcool ) e ilícitas(sim maconha, cocaina não combina com volante) atras do volante, cadê o ("""bafometro"""" de maconha ou cocaina?) tem muito maconheiro ou cocaleiro jogando pedra no telhado do alcoolatra, mas depois vai dirigir( pode isso?) a falta de leis reais que fazem com que o condutor sabedor de detalhes orientados por bons advogados sobre "ziguezaguear" entre as leis onde se mata no transito e cumpre penas menores, fugindo do flagrante, ou se arvorando na idade (antes dos 18 e maior de 70 tenham penas brandas ou quase nenhuma pena, pessoas as vezes reincidentes. Ter o direito de dirigir teria que ser relativizado, onde que um condutor infrator contumaz acumula milhares de reais ou até milhões em infrações continua dirigindo? no Brasil não podemos ter penas perpétuas, como perder o direito legal de dirigir. É por isso que é assim na política é assim no transito é assim na vida nossa cotidiana, a falsidade e a malandragem perante seu semelhante e o desejo inconfessável da iniquidade.

o problema é que ninguém percebeu que está em processo uma guerra declarada contra os veículos automotores, ao combustível fóssil, alimentado por IDEOLOGIA, vejam só, no Brasil falta coisas elementares, mas tem os (nada contra a turma do pedal, muito pelo contrario) cidade que quer fazer ciclovia (muito mal enjambrada, e de forma aconchambrada) antes até da calçada onde caminhamos!? não tem nem escola para os jovens mas tem nichos de estacionamento de bicicletas, onde a mesma é um dos veiculos mais egoístas do momento, onde pedala quem pode comprar uma bike, quem tem saúde, e quem não tem familia que dependa de deslocamentos, pois , é muito normal levarmos familiares a hospitais, recém nascidos, idosos, fazer uma compra de forma segura, e com o mínimo de privacidade e ou segurança, ou simplesmente ir ao trabalho. Mas não, um grupo (restrito e com intenções obscurantistas e que gritam alto) entoam, não dirijam, nao liguem seus veículos, vendam eles, eles matam, ele poluem, eles isso, eles aquilo. E assim somos empurrados para metrôs quebrados, trêms sucateados, onibus velhos, transportes que se funcionassem e que se respeitassem os horários a contento as regras de segurança, seria inteligentíssimo usar quando , onde a vontade e a necessidade de cada um. Isto é sim para tirar dinheiro do povo, para usar nosso dinheiro nos onibus cheios de ""baratas"" e as baratas que não comem mais migalhas, mas sim para que possam se "banquetear". No entanto se justo fosse neste momento a vistoria anual seria bom, pois o que tem de condutor/proprietário, com pneu careca, que não paga os impostos, que anda com farol queimado, seta, e convenhamos que andam poluindo além da conta, com farol desregulado, com luz de freio que não funciona, com suspenção mechidas com gambiarras mais loucas, esses veiculos sejam eles um Ferrari ou fusca velho ou sim porque não um 4x4? tem que sair de circulação sim, até ajustar o que deveria funcionar de forma segura. Falo dos excesso, das alterações que podem gerar insegurança a todos.

Existe também o politicamente correto, levamos o exemplo e não a execração, sera razoável pessoas com determinados disturbios, problemas com drogas licitas e ilicidas, mulheres grávidas em determinado periodo de gravidez, pessoas com determinados problemas de saúde, ou idade muito avançada poder dirigir? claro vão falar de gravida que faz coisas que homen não faz, idoso que nada, pedala, faz judô, ou outro exemplo, deixemos de lado a exceção da exceção e falemos da regra. Tudo isso no momento atual é assunto delicado e inflamável. Existem leis que o intuito é incluir, mas a que custo? Leis esdruxulas como infração por dirigir com apenas uma das mãos? será razoavel? eu conheci agente da autoridade de trânsito que dirigia, mas nem se quisesse poderia dirigir com as 2 mãos no volante, pois a pessoa possuia apenas 1 dos braços, isso geraria uma multa? é um paradoxo...LEIS, DIREITOS, DEVERES, em tese balizaria nossa sociedade mas no Brasil tudo é muito estranho...sou a favor sim de uma fiscalização periódica, mas não nos termos que parece que vai se sedimentar, mais uma taxa? sim vai financiar muita campanha política, vai ter muito desvio de dinheiro, vai ter muita malversação do recurso público arrecadado, uma parte vai parar no salário dos "FURA TETO", afinal estamos no Brasil. Não sou eu quem diz o que o Brasil é mas sim o próprio Brasil diz ao que veio.

desculpem o texto longo, o desabafo, se "magoei" alguem ou infringi alguma regra, essa não foi a minha intenção, mas aproveitei o tópico para lançar luz sobre outros assuntos que fazem parte deste universo que são os nossos veículos.

_montanha_
11/12/2017, 10:50
Vamos espalhar isso, não sei até onde dá pra alcançar, mas abaixo assinado é o que não falta nessa internet, vamos fazer.
Nosso código de transito está simplesmente ridículo.

Ah, e além das empresas de aferição, lembre-se da palavra chave de agora, que não é mais conectividade e sim mobilidade, alugar carro. E é claro que a mão santa do estado ja está agindo...

VOVÔ DO TROLLER
11/12/2017, 12:23
O fato é que realmente tudo isso é para arrecadar dinheiro e distribuir benesses para os apaniguados, haja vista a Controlar que havia em São Paulo, Capital , que levantou inúmeras suspeitas. Essas empresas tipo Controlar, são um prato cheio para políticos ladrões (será que existe algum que não é?) levantarem uma boa grana. O buraco é mais embaixo. Enquanto o povão for carneiro e aceitar tudo, não haverá mudanças. Só uma revolução, aos moldes da francesa, como bem colocou o amigo Sérgio, para resolver a situação. Enquanto isso vamos tomando no lombo (para ser educado). Abs.

Walter da Camper
11/12/2017, 12:45
Taí uma boa oportunidade de negócio para quem atua ou quer atuar na área e tem uma grana para investir: oficina especializada em aprovação na vistoria.
Na época do famigerado Controlar em SP, tinha oficinas que alugavam sistemas inteiros de escapamento com 2 catalizadores. Teve até um caso em que o dono de um Fusca alugou um motor que foi instalado especialmente para a vistoria.
Bombista vai ganhar dinheiro fechando débito e reabrindo depois da vistoria.
Os profissionais de reprogramação terão que criar um sistema "on-off" para os novo carros chipados e os antigos terão que alugar uma ECU original junto à oficinas de 4x4, que inclusive terão rodas e pneus fininhos para emprestar.
No mundo capitalista é assim: ...enquanto uns perdem outros ganham...
Quem conseguir inventar um sistema de body-lift facilmente reversível vai ficar rico.

enasor
11/12/2017, 12:54
... A própria PRF já está confrontando atualmente o que tem no carro com as informações do. fabricante ...

Isso já é fato ...

Relativamente à regularidade do conjunto roda/pneu, estes dias atrás, na dúvida, conversei com um policial rodoviário federal sobre esse assunto ... ele foi enfático ... quem for abordado nas estradas, e o policial constatar que o veículo não está dentro da margem especificada no “link” abaixo, estará sujeito a ser autuado, e, dependendo do caso, se o veículo estiver muito fora da margem especificada, até mesmo retenção, até a regularização do mesmo ...

Link para verificação do conjunto roda/pneu:
Calculadora do Tamanho do Pneu e da Roda - AutoIdeia (http://autoideia.com.br/calculadora_tamanho_pneu_roda)

Norma: Resolução Contran n.º 292 de 29/08/2008 (Vide itens I e II do artigo 8.º):
https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=108947

Abs.

rfdex
11/12/2017, 12:56
Infelizmente precisamos de apoio parlamentar que queira comprar a briga e defender a sociedade, o que terminará atraindo a imprensa! Já estou indo atrás de contatos. Sou estudioso da área de trânsito e pretendo criar um documento mostrando a ausência de necessidade de tal vistoria. Criarei um abaixo assinado virtual e peço que todos assinem e espalhem. No mundo de whatsapp, instagram e facebook, temos que usar a tecnologia em nosso favor. Temos que dividir as tarefas. Alguém se habilita a criar um pequeno e leve vídeo sobre o assunto para espalharmos em massa? Alguém poderia criar um grupo de whatsapp para decidirmos em tempo real nossas ações? Vamos lá pessoal, nós como cidadãos não podemos aceitar mais este abuso do Estado e sua fúria arrecadatória... Abraços.

Amiko
11/12/2017, 16:49
Raphael,

É difícil acreditar que a vistoria funcionará bem, infelizmente. E também sou partidário de um Estado cada vez mais enxuto, menos intervencionista e eficiente.

Mas eu não arriscaria dizer que não é necessária uma vistoria como essa. Eu pego muita estrada e vejo cada veículo, especialmente ônibus, caminhões e caminhonetes, que deveria ter sido retirado de via pública há décadas. Nem precisa ser especialista para perceber que o automóvel não tem mínima condição de circulação.

Se a gente conseguir tirar isso da rua, já tá ótimo.

jorgeffn
11/12/2017, 17:16
Muito boas as discussões e os pontos levantados aqui, tudo bem sensato e com sentido... Porém é uma longa discussão, existem variáveis aí que se devem levar em conta, entre elas a da emissão de poluentes relativos a data de sua fabricação. Como o colega disse acima, esse problema nas estradas, já observei que muitas vezes são em trechos de rodovia perto de cidades ou vilarejos menores, onde as pessoas acabam usando os carros até acabar... isso tem a ver com condição econômica, condições das estradas de terra, da falta de transporte público nesses lugares... então não dá para ver simplesmente um carro "velho" num trecho de rodovia e achar que é só tirar ele que o problema dos acidentes se resolvem, como também já citado, falta até estatísticas do número de veículos "antigos" que se envolvem em acidente... Mas também esses carros devem estar com as mínimas condições de transitar, como pneus e luzes de farol, seta e freio, por exemplo. Agora quem fiscaliza as estradas e a aplicação dos impostos.. basta andar um pouco pelas nossas rodovias, aqui em MG privatizaram e cobram pedágio em estradas de pista simples onde não houve nenhuma melhoria a não ser a criação das praças de pedágio, espalham radares sem critério com o único propósito de arrecadar, você está na rodovia com limite de 110 km/h, de repente radar "pardal" escondido, as vezes por árvores de 60 km/h com sinalização encima... muitas vezes até mais fácil causar acidente por causa das "freiadas", claro que tem locais com trechos de rodovia em área urbana que merecem atenção e sinalização, mas nem sempre esse é o caso. Enfim, são muitas coisas para considerar... e a discussão aqui, poderia ser parte das que esse povo tem na hora de pensar em "rancar"ainda mais nosso tão esfolado couro.

E está cada dia mais difícil ter um 4x4 por aqui, não sou fã da ideia de ter 2 veículos, mas dificultam tanto, que ou parto para essa opção, ou largo o offroad.

abs!

Sergioporto
11/12/2017, 18:12
Muito boas as discussões e os pontos levantados aqui, tudo bem sensato e com sentido... Porém é uma longa discussão, existem variáveis aí que se devem levar em conta, entre elas a da emissão de poluentes relativos a data de sua fabricação. Como o colega disse acima, esse problema nas estradas, já observei que muitas vezes são em trechos de rodovia perto de cidades ou vilarejos menores, onde as pessoas acabam usando os carros até acabar... isso tem a ver com condição econômica, condições das estradas de terra, da falta de transporte público nesses lugares... então não dá para ver simplesmente um carro "velho" num trecho de rodovia e achar que é só tirar ele que o problema dos acidentes se resolvem, como também já citado, falta até estatísticas do número de veículos "antigos" que se envolvem em acidente... Mas também esses carros devem estar com as mínimas condições de transitar, como pneus e luzes de farol, seta e freio, por exemplo. Agora quem fiscaliza as estradas e a aplicação dos impostos.. basta andar um pouco pelas nossas rodovias, aqui em MG privatizaram e cobram pedágio em estradas de pista simples onde não houve nenhuma melhoria a não ser a criação das praças de pedágio, espalham radares sem critério com o único propósito de arrecadar, você está na rodovia com limite de 110 km/h, de repente radar "pardal" escondido, as vezes por árvores de 60 km/h com sinalização encima... muitas vezes até mais fácil causar acidente por causa das "freiadas", claro que tem locais com trechos de rodovia em área urbana que merecem atenção e sinalização, mas nem sempre esse é o caso. Enfim, são muitas coisas para considerar... e a discussão aqui, poderia ser parte das que esse povo tem na hora de pensar em "rancar"ainda mais nosso tão esfolado couro.

E está cada dia mais difícil ter um 4x4 por aqui, não sou fã da ideia de ter 2 veículos, mas dificultam tanto, que ou parto para essa opção, ou largo o offroad.

abs!
Eu e muitos que viajam pelo interior aqui de Minas ,como o Jorge acima ,estamos cansados de ver o pessoal que vai buscar leite nas fazendas com jipps velhos ,toyotas que as vezes só tem o caco de paralamas ,mal e porcamente tem os faróis ,alguma ou outra lanterna que funciona , ai pergunto ,como ficará este pessoal que não são poucos ,sem seu ganha pão diário .Colocar camionetas novas em estradas de terra que mal passa tratores ?Pagando para ver !Só pode ser invenção de políticos safados que querem ganhar mais dindim encima do povão.

xibiu!!!
11/12/2017, 18:12
Acredito que se tivermos fiscalização mais eficaz da PRF nas rodovias, e as Polícias de Trânsito, GCM's e Militares fazendo mais blitzes nas vias urbanas, em pouco tempo acabaríamos com esse tipo de veículos, não necessitando mais este empecilho de "inspeção veicular" na já fadada burocrática (e cara) vida do Brasileiro.
Aí alguns diriam: Policia Militar tem que ir atrás de bandido...!
Acredito que com o aumento dessas fiscalizações ditas "de rotina", teríamos também mais segurança, não só retirando veículos sem condições de trafegabilidade das ruas, mas esse trabalho também agregaria mais segurança na vida do cidadão Brasileiro.
Mas para isso acontecer, o poder público "competente" (...) não pode cortar verbas das polícias, assim como foi feito com a Policia Rodoviária Federal.

Walter da Camper
11/12/2017, 18:28
Também sou a favor de que a fiscalização seja feita caso a caso pela polícia nas rodovias e nos grandes centros.
Nas cidades do interior desse Brasilzão, o meio de locomoção são os carros velhos. Aqueles Fuscas, Brasilias e Chevettes que sumiram das capitais viraram meio de transporte para o pessoal que mora na roça. Eles praticamente não pegam estrada e sua circulação limita-se entre o sítio e a cidade próxima. Quando houver exigência de vistoria para licenciamento seus donos simplesmente vão deixar de licenciar os veículos e, diante do iminente risco de apreensão, irão fazer ainda menos manutenção do que hoje fazem. Mais uma vez a lei no Lisarb vai fazer o efeito contrário, tornando irregulares veículos que hoje são regulares quanto ao licenciamento (com consequente perda de receita, ao menos quanto ao DPVAT e taxas, já que há isenção de IPVA em alguns estados).



Acredito que se tivermos fiscalização mais eficaz da PRF nas rodovias, e as Polícias de Trânsito, GCM's e Militares fazendo mais blitzes nas vias urbanas, em pouco tempo acabaríamos com esse tipo de veículos, não necessitando mais este empecilho de "inspeção veicular" na já fadada burocrática (e cara) vida do Brasileiro.
Aí alguns diriam: Policia Militar tem que ir atrás de bandido...!
Acredito que com o aumento dessas fiscalizações ditas "de rotina", teríamos também mais segurança, não só retirando veículos sem condições de trafegabilidade das ruas, mas esse trabalho também agregaria mais segurança na vida do cidadão Brasileiro.
Mas para isso acontecer, o poder público "competente" (...) não pode cortar verbas das polícias, assim como foi feito com a Policia Rodoviária Federal.

jorgeffn
11/12/2017, 18:33
Também sou a favor de que a fiscalização seja feita caso a caso pela polícia nas rodovias e nos grandes centros.
Nas cidades do interior desse Brasilzão, o meio de locomoção são os carros velhos. Aqueles Fuscas, Brasilias e Chevettes que sumiram das capitais viraram meio de transporte para o pessoal que mora na roça. Eles praticamente não pegam estrada e sua circulação limita-se entre o sítio e a cidade próxima. Quando houver exigência de vistoria para licenciamento seus donos simplesmente vão deixar de licenciar os veículos e, diante do iminente risco de apreensão, irão fazer ainda menos manutenção do que hoje fazem. Mais uma vez a lei no Lisarb vai fazer o efeito contrário, tornando irregulares veículos que hoje são regulares quanto ao licenciamento (com consequente perda de receita, ao menos quanto ao DPVAT e taxas, já que há isenção de IPVA em alguns estados).

Concordo...
a falta de licenciamento já está bem comum nos interiores com relação as motos... agora tem grande chance de acontecer também com esses carros mais antigos...

abs!

rfdex
11/12/2017, 20:33
Exatamente pessoal.

E nada me tira da mente que por trás disso tudo há um lobby da indústria automobilística. Ou seja, é mais fácil o sujeito sempre andar de carro zero e ficar livre da vistoria a ficar vistoriando o carro (segundo a legislação, veículos até 3500kg particulares ficarão isentos da vistoria nos primeiros três anos). Não podemos simplesmente aceitar esse abuso calados, como carneiros que sequer berram quando levam a facada da morte. Já que ninguém tomou a iniciativa - problema crônico do brasileiro em geral -, tomo eu. Aliás, estou tomando desde quando decidi pedir as cópias dos processos (que são públicos) que fundamentaram a Res. 716. Quem tiver interesse em realmente auxiliar e queira participar do grupo do whatsapp, poste seu número. Só antes que eu esqueça: muitos veículos velhos levam comida até nossas bocas. Infelizmente é a realidade do Brasil que possui uma frota de veículos velhos, em geral utilitários, em pleno serviço, porque os juros são exorbitantes, além dos custos elevadíssimos de manutenção. Enfim, cada um pensa de uma forma. Eu penso assim e pretendo tomar alguma providência contra esse ato que entendo ser abusivo.

jorgeffn
11/12/2017, 20:54
Exatamente pessoal.

E nada me tira da mente que por trás disso tudo há um lobby da indústria automobilística. Ou seja, é mais fácil o sujeito sempre andar de carro zero e ficar livre da vistoria a ficar vistoriando o carro (segundo a legislação, veículos até 3500kg particulares ficarão isentos da vistoria nos primeiros três anos). Não podemos simplesmente aceitar esse abuso calados, como carneiros que sequer berram quando levam a facada da morte. Já que ninguém tomou a iniciativa - problema crônico do brasileiro em geral -, tomo eu. Aliás, estou tomando desde quando decidi pedir as cópias dos processos (que são públicos) que fundamentaram a Res. 716. Quem tiver interesse em realmente auxiliar e queira participar do grupo do whatsapp, poste seu número. Só antes que eu esqueça: muitos veículos velhos levam comida até nossas bocas. Infelizmente é a realidade do Brasil que possui uma frota de veículos velhos, em geral utilitários, em pleno serviço, porque os juros são exorbitantes, além dos custos elevadíssimos de manutenção. Enfim, cada um pensa de uma forma. Eu penso assim e pretendo tomar alguma providência contra esse ato que entendo ser abusivo.

Concordo novamente!

e outra, vira e mexe tem um lobby da indústria automobilística... IPI reduzido, linhas de crédito, enfim... sempre estão dando um jeito de vender a qualquer custo.

e enquanto isso a gasolina aqui em MG aumentou em $50 centavos na média de um dia para outro por causa de uma greve de 1 dia dos distribuidores (caminhões)... é cada coisa que a gente vê que se contar ninguém acredita.


abs!

VOVÔ DO TROLLER
11/12/2017, 21:27
Exatamente pessoal.

E nada me tira da mente que por trás disso tudo há um lobby da indústria automobilística. Ou seja, é mais fácil o sujeito sempre andar de carro zero e ficar livre da vistoria a ficar vistoriando o carro (segundo a legislação, veículos até 3500kg particulares ficarão isentos da vistoria nos primeiros três anos). Não podemos simplesmente aceitar esse abuso calados, como carneiros que sequer berram quando levam a facada da morte. Já que ninguém tomou a iniciativa - problema crônico do brasileiro em geral -, tomo eu. Aliás, estou tomando desde quando decidi pedir as cópias dos processos (que são públicos) que fundamentaram a Res. 716. Quem tiver interesse em realmente auxiliar e queira participar do grupo do whatsapp, poste seu número. Só antes que eu esqueça: muitos veículos velhos levam comida até nossas bocas. Infelizmente é a realidade do Brasil que possui uma frota de veículos velhos, em geral utilitários, em pleno serviço, porque os juros são exorbitantes, além dos custos elevadíssimos de manutenção. Enfim, cada um pensa de uma forma. Eu penso assim e pretendo tomar alguma providência contra esse ato que entendo ser abusivo.

Concordo Raphael. E mais uma vez, só para variar, os pobres serão novamente prejudicados, pois só rico pode comprar carro zero e esses vão conseguir "fugir" da inspeção e ainda vão se livrar da taxa,que mesmo que venha a ser de valor razoável, vai fazer falta no bolso do trabalhador. É sempre assim. Sempre tirando o couro do trabalhador. Até quando?

GLIDER
12/12/2017, 10:37
não podemos esquecer das motos, que são um dos veiculos mais altarados, principalmente escapamento com poluição sonora, lampadas etc. Sem dizer que a fiscalização eletronica comum dificilmente detecta as placas de motos, exceto pistola.

Paulo André BR
12/12/2017, 10:59
A inspeção não é ruim, se fossemos um país sério... (e somos! - ao menos tento pensar assim)

Eu acho que além de tudo já dito acima, temos que parar de achar que tudo é para o mau.
Acredito na teoria de que quando vc fala que uma criança é chata, mau educada, ela assume essa condição e assim permanece. O mesmo vale quando vc diz que a criança é tranquila, educada... ela assume essa condição e fica com receio das pessoas a verem de outro modo.

Aplico isso para diversas áreas, e creio que para a politica valha tb.
Se eu não quero ou não gostaria que algo se torne ruim, mesmo tendo noção dos fatos, eu sempre enfatizo o lado bom.
Não fecho os olhos nem nego que haja o lado perverso, mas eu enfatizo o lado bom da coisa de modo que ele se sobreponha à possível perversidade original...

Comecem a dizer que existem pessoas boas, corretas; afinal, o politico nada mais é que um vizinho seu que se candidatou.
Poderia ter sido você...

Enfim filosofias a parte, vamos ao tema...

Depois que acabou a inspeção aqui em São Paulo, em pouco tempo já era possível ver carros e motos barulhentos por aí, fora os carros fumando...
Uma Harley Davidson, ou um RD135 só tem barulho legal se é vc que está acelerando, caso contrário dá vontade de mandar enfiar no * de quem está ao comando.

Para os nossos velhos fuscas, kombis, Jeeps, e outros tantos, que são usados desde sitiantes até catadores de papelão nas grandes cidades, vai continuar valendo o bom senso da fiscalização - fechar os olhos...
Aqui em São Paulo, são inúmeros veículos transformados, catando papelão e materiais reciclados que a policia não pára, e nem quer parar, sabe que aquilo é o ganha pão de um trabalhador que está ralando, isso é bom senso.
Nas pequenas cidades e vilarejos, a policia local conhece a todos e sabe que aquele tiozinho no velho fusca precisa do carro para ir da roça à cidade comprar mantimentos.
Esses carros não são os problemas, porém certamente não passarão numa vistoria, continuarão sendo usados porém sem pagar documentos... Como o Walter disse, a lei acaba tendo efeito contrário, como já ocorre nas motos de baixa cilindrada que não vale a pena pagar o DPVAT e ficam rodando irregulares por aí...(e nós que pagamos, cobrimos esse desfalque)

Aqui em casa mesmo, temos um exemplo de como a inspeção faz bem.
Meu pai tem no interior um Gurgel Tocantins, que fica no sítio só para circular por lá.
Como ele é placa de São Paulo, tinha que fazer a inspeção anual. Durante os anos de inspeção, trazíamos para São Paulo, fazíamos um check-up geral e nesse período em que vigorou a inspeção, ele sempre esteve em perfeito funcionamento.
Antes da inspeção e agora que não tem mais, os probleminhas surgem e vão sendo deixados de lado até o momento que realmente ele pára. Acumula um monte de coisinhas para fazer, o carro fica desregulado... E meu pai só vai arrumar quando realmente não dá mais para usar.

Ter carro custa, e quem tem um carro, tem que ter dinheiro para o estacionamento!

Outro lado da vistoria, e acho que aí é que ela é útil, é para os infinitos gol bola, santana, saveiro e outros xunados por aí que se acham os fora da lei (e são) e ficam defecando por aí...
Esse final de semana escapei de ser atingido por uma besta dessas enquanto eu subia uma serra. O cara não contava que eu estaria vindo na pista oposta na curva e ele não pode usar as duas faixas (da contramão) para concluir a tangente no seu palio xunado. Resultado, ele se apertou, rodou e foi pra fora da pista. Como ví que não capotou, segui viagem e deixei que ele pensasse sozinho na merda que ele fez!

Enfim, são inúmeros prós e contras, e diversas tribos que isso vai afetar. E teremos que nos adequar.
Eu mesmo tenho um CJ-5 que a única coisa de CJ-5 que resta são os faróis dianteiros e os documentos.
Porém ele é infinitamente mais seguro e menos poluente hoje do que quando foi fabricado. Agora, se vai passar nos novos critérios de inspeção, não sei, no antigo controlar aqui em Sampa, passava com louvor...

Normalmente a lei é feita por conta de uma minoria, mas quem paga é a maioria.

Mas o fato é, a inspeção é necessária e importante (pensando idealmente), mas antes disso, o povo precisa de educação e depois mais educação, isso sim é prioridade.

Falei mais que demais...

T+

GLIDER
12/12/2017, 13:21
não podemos esquecer que o correto é retirar os veículos que rodam com irregularidades, sendo ele de 1971 ou 2017. Já vi algumas Ferraris apreendidas por diversos problemas, achamos que irregular é somente o carro do agricultor do interior ou o fazendeiro que roda na roça, como bem já falaram. Agora penso que em termos de emissões fica dificil pro lado dos Mercedes 1113 do tempo ronca. muitos deles rodando ainda por ai, parecem uma maria fumaça fora do trilho... no mercado livre encontra montes deles por 28, 38 mil reais.

Sergio c
12/12/2017, 13:48
100% apoiado colega, o que precisar de mim manda uma MP.
Exatamente pessoal.

E nada me tira da mente que por trás disso tudo há um lobby da indústria automobilística. Ou seja, é mais fácil o sujeito sempre andar de carro zero e ficar livre da vistoria a ficar vistoriando o carro (segundo a legislação, veículos até 3500kg particulares ficarão isentos da vistoria nos primeiros três anos). Não podemos simplesmente aceitar esse abuso calados, como carneiros que sequer berram quando levam a facada da morte. Já que ninguém tomou a iniciativa - problema crônico do brasileiro em geral -, tomo eu. Aliás, estou tomando desde quando decidi pedir as cópias dos processos (que são públicos) que fundamentaram a Res. 716. Quem tiver interesse em realmente auxiliar e queira participar do grupo do whatsapp, poste seu número. Só antes que eu esqueça: muitos veículos velhos levam comida até nossas bocas. Infelizmente é a realidade do Brasil que possui uma frota de veículos velhos, em geral utilitários, em pleno serviço, porque os juros são exorbitantes, além dos custos elevadíssimos de manutenção. Enfim, cada um pensa de uma forma. Eu penso assim e pretendo tomar alguma providência contra esse ato que entendo ser abusivo.

Walter da Camper
12/12/2017, 16:20
A inspeção veicular obrigatória já está prevista no CTB desde 1997, porém sua implementação vem sendo adiada há 20 anos por falta de regulamentação.
De tempos em tempos aparecem noticias dizendo que começará a ser feita no ano seguinte. Mas o fato é que, mais cedo ou mais tarde, isso acontecerá de forma inevitável e dentro da lei.
Juridicamente não vejo fundamento para impedir a implementação da vistoria obrigatória, já que na teoria ela só traz benefícios.
Se por um lado temos pouca chance de impedi-la, por outro devemos nos unir para exigir critérios técnicos justos e transparentes para evitar as várias aberrações que foram relatadas na curta e desastrosa atuação do Controlar no município de São Paulo, como por exemplo o mesmo carro ser reprovado numa filial e aprovado na outra, entre outros abusos e exigências descabidas dos vistoriadores que claramente não tinham conhecimento técnico.
Essa tem que ser uma luta de jipeiros, antigomobilistas, motoclubes, tuneiros e qualquer pessoa que cultive hobby que envolve veículo automotor.




CTB - Art. 104. Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e ruído.

rfdex
12/12/2017, 18:03
Amigo Valter,

eu vejo motivo sim porque a lei confere poderes a qualquer agente de trânsito submeter qualquer veículo que esteja circulando em via pública a uma vistoria completa, como essa a ser realizada. Essa previsão, embora legal, parte da presunção que todos os veículos estão em desacordo - o que não é verdade. Inclusive essa vistoria pode ser feita quando da compra e venda, por exemplo, sem que haja a obrigatoriedade e a necessidade de se arcar com mais este custo. Será que o governo está preocupado em reprimir a poluição ambiental mesmo, como erradicar a adulteração de combustível, o lançamento de esgotos em rios e nascentes, etc? Será que os ditos ambientalistas, que trocam de carro anualmente, se preocupam com o destino final do seu automóvel, digo, se será reciclado ou lançado a beira de uma estrada qualquer como sucata? Repito: isso para mim tem interesses ocultos, como "incentivar" a compra de veículos zero. Em que pese o nosso código possuir 20 anos, vários pontos não foram até hoje regulamentados. Porque não se faz cumprir a parada obrigatória na faixa de pedestre Brasil a fora, como é feita em Brasília desde 97? Enfim... desculpem, mas é como penso.

xibiu!!!
13/12/2017, 20:34
Pode isso? Abaixo-assinado quer carro antigo fora da inspeção veicular (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/12/13/abaixo-assinado-quer-carro-antigo-fora-da-inspecao-veicular-veja-historia.htm)

Mais um capítulo sobre o assunto.

Sergio c
13/12/2017, 21:51
Nessa reportagem tem mais dúvidas sobre essa inspeção hehehehehhe.

Detran tem ate 1o de julho para definir cronograma para inspecao veicular obrigatoria; saiba o que sera avaliado | GauchaZH (https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/dicas-de-economia/noticia/2017/12/detran-tem-ate-1o-de-julho-para-definir-cronograma-para-inspecao-veicular-obrigatoria-saiba-o-que-sera-avaliado-cjb5hzj78004g01lsfust4y6y.html)

Walter da Camper
14/12/2017, 17:44
Raphael, concordo com seus argumentos. Eles fazem todo sentido no mundo dos fatos e do bom senso.
Ocorre que legalmente falando, o artigo do CTB não contém nenhum vício passível de ser anulado ou modificado judicialmente, o que somente poderia ser feito se fosse demonstrada alguma inconstitucionalidade.
O fato dos agentes de trânsito terem poderes para vistoriar, não impede que a lei estabeleça vistorias periódicas. Tanto é assim que no Rio de Janeiro existe vistoria (anual ou bianual, não me lembro) e em São Paulo uma empresa privada chamada Controlar infernizou a vida dos motoristas entre 2008 e 2014 e somente foi afastada por problemas de contrato ou licitação.
Se o artigo do CTB não tem nenhum vicio jurídico, ele só pode ser derrubado/modificado por outra Lei Ordinária. Tentar isso através de ação na Justiça é uma aventura fadada ao fracasso.
Embora existam problemas mais graves a serem solucionados no País, o fato é que os argumentos sobre meio-ambiente e segurança no trânsito são muito fortes e dificilmente os legisladores editariam uma nova lei revogando o artigo 104 do CTB.
Agradeço se alguém com melhor conhecimento jurídico puder opinar e me corrigir. Torço para minha análise estar errada e as vistorias nunca chegarem a acontecer de fato.




Amigo Valter,

eu vejo motivo sim porque a lei confere poderes a qualquer agente de trânsito submeter qualquer veículo que esteja circulando em via pública a uma vistoria completa, como essa a ser realizada. Essa previsão, embora legal, parte da presunção que todos os veículos estão em desacordo - o que não é verdade. Inclusive essa vistoria pode ser feita quando da compra e venda, por exemplo, sem que haja a obrigatoriedade e a necessidade de se arcar com mais este custo. Será que o governo está preocupado em reprimir a poluição ambiental mesmo, como erradicar a adulteração de combustível, o lançamento de esgotos em rios e nascentes, etc? Será que os ditos ambientalistas, que trocam de carro anualmente, se preocupam com o destino final do seu automóvel, digo, se será reciclado ou lançado a beira de uma estrada qualquer como sucata? Repito: isso para mim tem interesses ocultos, como "incentivar" a compra de veículos zero. Em que pese o nosso código possuir 20 anos, vários pontos não foram até hoje regulamentados. Porque não se faz cumprir a parada obrigatória na faixa de pedestre Brasil a fora, como é feita em Brasília desde 97? Enfim... desculpem, mas é como penso.

pauloalberto
14/12/2017, 22:08
Amigos,
O papo aqui até esta parecendo que estamos em um pais do primeiro mundo.....tudo aqui não é feito para melhorar ou aprimorar, mas sim para o estado ganhar dinheiro e a estrutura montada também acharcar.
No Rio de Janeiro já existe vistoria a anos, só funcionou mais ou menos sério nos primeiros anos, depois é só roubalheira.
todos os meus carros diesel tinha que dar dinheiro por fora(100,00) senão era reprovados e gasolina era (50,00). além que tem que quase passar um dia na fila e no stress para vistoriar a apanhar o novo documento.
Cansei dessa vergonha, tenho residencia em outro estado e transferi tudo para lá....voce paga hoje e 4 dias depois chega na sua casa o novo documento...e os carros la não são piores do que os do Rio de Janeiro...

jorgeffn
15/12/2017, 00:26
Amigos,
O papo aqui até esta parecendo que estamos em um pais do primeiro mundo.....tudo aqui não é feito para melhorar ou aprimorar, mas sim para o estado ganhar dinheiro e a estrutura montada também acharcar.
No Rio de Janeiro já existe vistoria a anos, só funcionou mais ou menos sério nos primeiros anos, depois é só roubalheira.
todos os meus carros diesel tinha que dar dinheiro por fora(100,00) senão era reprovados e gasolina era (50,00). além que tem que quase passar um dia na fila e no stress para vistoriar a apanhar o novo documento.
Cansei dessa vergonha, tenho residencia em outro estado e transferi tudo para lá....voce paga hoje e 4 dias depois chega na sua casa o novo documento...e os carros la não são piores do que os do Rio de Janeiro...

Pois é... aqui em BH por exemplo, se você for transferir um carro e levar para fazer vistoria no Detran, teoricamente não era para passar com pneus maiores, por exemplo, mas basta fazer o serviço com um despachante que isso se resolve... e isso acontece aqui a muitos anos... vez ou outra tem uma cidade aqui da região metropolitana que é mais fácil passar os carros na vistoria, aí acaba que pagando, dá um jeito para tudo... Infelizmente, acho, opinião minha, que será mais uma fonte de propinas e maracutaias, antes realmente fosse visando a segurança do trânsito... que aliás, tem uma fila de outras prioridades antes dessa "Vistoria"...

abs!

enasor
15/12/2017, 07:51
Camara de SP aprova projeto que preve volta da inspecao veicular em ate 1 ano | Sao Paulo | G1 (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/camara-de-sp-aprova-projeto-que-preve-volta-da-inspecao-veicular-em-1-ano.ghtml)

VOVÔ DO TROLLER
15/12/2017, 17:35
Inspecao Tecnica Veicular e regulamentada pelo Conselho Nacional de Transito - MotorDream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2017/12/15/inspecao-tecnica-veicular-e-regulamentada-pelo-conselho-nacional-de-transito)

VOVÔ DO TROLLER
15/12/2017, 17:36
Tempo apertado pode transformar nova inspeção veicular em "jogo de cena"? (https://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/2017/12/14/prazo-apertado-pode-ser-desculpa-para-estados-ignorarem-inspecao-veicular.htm)

VOVÔ DO TROLLER
15/12/2017, 17:37
Camara de SP aprova projeto que preve volta da inspecao veicular em ate 1 ano | Sao Paulo | G1 (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/camara-de-sp-aprova-projeto-que-preve-volta-da-inspecao-veicular-em-1-ano.ghtml)

Doria vai vetar inspeção veicular de SP e defende troca de dados por gratuidade (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/12/15/doria-diz-que-vai-vetar-projeto-de-inspecao-veicular-em-sp-e-inocua.htm)

Sergio c
15/12/2017, 19:10
Como diz o ditado, colocar dificuldade p vender R$ facilidade...
Pois é... aqui em BH por exemplo, se você for transferir um carro e levar para fazer vistoria no Detran, teoricamente não era para passar com pneus maiores, por exemplo, mas basta fazer o serviço com um despachante que isso se resolve... e isso acontece aqui a muitos anos... vez ou outra tem uma cidade aqui da região metropolitana que é mais fácil passar os carros na vistoria, aí acaba que pagando, dá um jeito para tudo... Infelizmente, acho, opinião minha, que será mais uma fonte de propinas e maracutaias, antes realmente fosse visando a segurança do trânsito... que aliás, tem uma fila de outras prioridades antes dessa "Vistoria"...

abs!

xibiu!!!
15/12/2017, 19:26
Camara de SP aprova projeto que preve volta da inspecao veicular em ate 1 ano | Sao Paulo | G1 (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/camara-de-sp-aprova-projeto-que-preve-volta-da-inspecao-veicular-em-1-ano.ghtml)

O prefeito da capital de SP, após análise do projeto dos vereadores::banido:


Doria nao ira sancionar lei que determina volta da inspecao veicular - Noticias - Cidades - Band.com.br (http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticias/100000891431/doria-nao-ira-sancionar-lei-que-determina-volta-da-inspecao-veicular.html)

Eliezer
16/12/2017, 13:07
Vai instaurar uma industria de propina, a maior do mundo só...

Eliezer
16/12/2017, 13:08
O prefeito da capital de SP, após análise do projeto dos vereadores::banido:


Doria nao ira sancionar lei que determina volta da inspecao veicular - Noticias - Cidades - Band.com.br (http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticias/100000891431/doria-nao-ira-sancionar-lei-que-determina-volta-da-inspecao-veicular.html)

O Doria tá certo, não adianta só a capital ter inspeção... aí o povo vai licenciar o carro em outros lugares diminuindo a arrecadação...

rfdex
16/12/2017, 22:55
Raphael, concordo com seus argumentos. Eles fazem todo sentido no mundo dos fatos e do bom senso.
Ocorre que legalmente falando, o artigo do CTB não contém nenhum vício passível de ser anulado ou modificado judicialmente, o que somente poderia ser feito se fosse demonstrada alguma inconstitucionalidade.
O fato dos agentes de trânsito terem poderes para vistoriar, não impede que a lei estabeleça vistorias periódicas. Tanto é assim que no Rio de Janeiro existe vistoria (anual ou bianual, não me lembro) e em São Paulo uma empresa privada chamada Controlar infernizou a vida dos motoristas entre 2008 e 2014 e somente foi afastada por problemas de contrato ou licitação.
Se o artigo do CTB não tem nenhum vicio jurídico, ele só pode ser derrubado/modificado por outra Lei Ordinária. Tentar isso através de ação na Justiça é uma aventura fadada ao fracasso.
Embora existam problemas mais graves a serem solucionados no País, o fato é que os argumentos sobre meio-ambiente e segurança no trânsito são muito fortes e dificilmente os legisladores editariam uma nova lei revogando o artigo 104 do CTB.
Agradeço se alguém com melhor conhecimento jurídico puder opinar e me corrigir. Torço para minha análise estar errada e as vistorias nunca chegarem a acontecer de fato.

Olá amigo. Em momento algum questionei ou pretendo questionar a constitucionalidade do artigo do CTB que trata da referida inspeção. Acontece que o CTB, assim como milhares de outras normas, carece de regulamentação. E quem regulamenta é o CONTRAN através de suas resoluções. Também não pretendo questionar legalidade de resolução. Acontece que em tempos de participação social em evolução, uma medida como essa a meu ver deveria ser submetida a audiências públicas amplamente divulgadas. Uma mera vistoria desta impacta até no arroz que está me sua mesa. É mais um custo do transportador. Se o governo quer retirar veículo velho de circulação, que dê condição ao cidadão para adquirir um novo. Há de ser respeitado os esportes e alterações que em veículos que existem no mundo inteiro, inclusive em países desenvolvidos, e que aqui tudo é vedado e seus proprietários tratados como bandidos. Essa vistoria para mim é uma enorme exclusão social, principalmente porque ainda temos crianças e idosos usando caminhões pau de arara para circular - com aval do Estado! Portanto não aceito como cidadão essa hipocrisia em, por exemplo, se permitir pau de arara e por outro lado cobrar rigor de primeiro mundo quando não existe combustível confiável, rodovia em boa condição, entre outros. Existem N fatores a serem questionados. A população parece gostar de dar dinheiro ao Estado para vê-lo sustentar os colarinhos brancos. Não à toa que os argentinos gritaram ao Macri, quando falou que mexeria na previdência: "não somos o Brasil, não aceitamos". Conforme já falei pedi ao CONTRAN cópia de tudo, através do E-SIC (que qualquer cidadão tem o direito de solicitar) e após ler a documentação verei as providências que estejam ao meu alcance de cidadão...

Sergio c
16/12/2017, 23:14
Apoiado em 100% de novo, o que precisar de mim pode me mandar uma MP.
Olá amigo. Em momento algum questionei ou pretendo questionar a constitucionalidade do artigo do CTB que trata da referida inspeção. Acontece que o CTB, assim como milhares de outras normas, carece de regulamentação. E quem regulamenta é o CONTRAN através de suas resoluções. Também não pretendo questionar legalidade de resolução. Acontece que em tempos de participação social em evolução, uma medida como essa a meu ver deveria ser submetida a audiências públicas amplamente divulgadas. Uma mera vistoria desta impacta até no arroz que está me sua mesa. É mais um custo do transportador. Se o governo quer retirar veículo velho de circulação, que dê condição ao cidadão para adquirir um novo. Há de ser respeitado os esportes e alterações que em veículos que existem no mundo inteiro, inclusive em países desenvolvidos, e que aqui tudo é vedado e seus proprietários tratados como bandidos. Essa vistoria para mim é uma enorme exclusão social, principalmente porque ainda temos crianças e idosos usando caminhões pau de arara para circular - com aval do Estado! Portanto não aceito como cidadão essa hipocrisia em, por exemplo, se permitir pau de arara e por outro lado cobrar rigor de primeiro mundo quando não existe combustível confiável, rodovia em boa condição, entre outros. Existem N fatores a serem questionados. A população parece gostar de dar dinheiro ao Estado para vê-lo sustentar os colarinhos brancos. Não à toa que os argentinos gritaram ao Macri, quando falou que mexeria na previdência: "não somos o Brasil, não aceitamos". Conforme já falei pedi ao CONTRAN cópia de tudo, através do E-SIC (que qualquer cidadão tem o direito de solicitar) e após ler a documentação verei as providências que estejam ao meu alcance de cidadão...

rfdex
16/12/2017, 23:22
Apoiado em 100% de novo, o que precisar de mim pode me mandar uma MP.

Obrigado de novo amigo. Assim que receber a documentação (isso se não precisar pedir judicialmente), volto com mais detalhes!

Paulo André BR
18/12/2017, 10:17
Senhores,

Legal ou não a obrigatoriedade dela, tudo isso é questionável.
Entendo que num país como o nosso com imensa diferença social e de realidade, fica difícil chegar num termo que atenda a todos.


O que é um absurdo, e isso eu não me conformo, é gente vir aqui, criticar que essa lei é para roubar nosso dinheiro, para gerar propinas, etc... e a mesma pessoa que diz isso, diz que pagou propina por alguns anos para seu carro passar na inspeção!

:parede:

Isso não faz o menor sentido! Não sei se ela percebe ou não, mas ela é responsável por fechar o ciclo.
R$100,00 para passar na inspeção ou R$100.000.000,00 desviados da obra do hospital, o ato corruptivo é o mesmo.
Não adianta xingar o Geddel, se vc ajudou a encher a mala dele!...

Enfim...


Como acho pouco provável que a inspeção deixe de existir, o que temos que brigar é pela regras e critérios, para que nossas viaturas permaneçam na ativa por longos anos. E NUNCA, JAMAIS pagar propina para passar...
Se o Troller não necessita de Air-Bag, pois está numa categoria X, Y, Off-Road... por que não enquadrar nossas viaturas Off-Road numa categoria que terá regras diferenciadas para inspeção?!?!
Acho que o caminho é esse, afinal não somos nós que aquecemos o planeta, nem somos responsáveis pelas altos índices de morte no trânsito. Nossa parcela de culpa existe mas é mínima diante do restante...

Porém, caso haja alguma possibilidade legal de não haver inspeção, tb levanto a bandeira e ajudo a fazer número!

Vamos em frente!

T+

jorgeffn
18/12/2017, 11:20
Senhores,

Legal ou não a obrigatoriedade dela, tudo isso é questionável.
Entendo que num país como o nosso com imensa diferença social e de realidade, fica difícil chegar num termo que atenda a todos.


O que é um absurdo, e isso eu não me conformo, é gente vir aqui, criticar que essa lei é para roubar nosso dinheiro, para gerar propinas, etc... e a mesma pessoa que diz isso, diz que pagou propina por alguns anos para seu carro passar na inspeção!

:parede:

Isso não faz o menor sentido! Não sei se ela percebe ou não, mas ela é responsável por fechar o ciclo.
R$100,00 para passar na inspeção ou R$100.000.000,00 desviados da obra do hospital, o ato corruptivo é o mesmo.
Não adianta xingar o Geddel, se vc ajudou a encher a mala dele!...

Enfim...


Como acho pouco provável que a inspeção deixe de existir, o que temos que brigar é pela regras e critérios, para que nossas viaturas permaneçam na ativa por longos anos. E NUNCA, JAMAIS pagar propina para passar...

T+

Paulo, você está certo no raciocínio, quem paga "propina" para liberar um carro está sendo corrupto, mas daí a comparar com o que é feito pelos políticos desse país é um exagero. Quando pago para liberar meu jipe numa vistoria de transferência, não estou visando enriquecimento ilícito e nem levar vantagens, quero apenas que meu carro, que tem pneus maiores passe numa vistoria... sei que ele tem total capacidade de rodar, está sempre revisado, inclusive os freios para que não haja nenhum risco além dos comuns ao trânsito. Garanto que ele tá melhor em condições de segurança que muito SUV que roda por aí... mas não tenho nem a opção mais de regularizar as alterações do carro. Sei que isso alimenta a engrenagem da corrupção, mesmo que na escala menor... mas é fazer isso ou não ter mais jipe.

e se for pensar por esse lado apenas, pagando os impostos estamos financiando a corrupção... já que uma parte desse imposto não nos retorna em forma de serviços ou mantém a máquina estatal... uma parcela vai para essa farra que os "políticos" tem feito... só ver esse último aumento dos impostos dos combustíveis... foi para cobrir rombo desses parasitas que sugam o povo.
aí só restaria a desobediência civil.

mas essa discussão é longa... mas não por isso não devemos faze-la... hoje em dia o que se vê são apenas defesas calorosas de pontos de vista, onde ninguém tem interesse de ler / ouvir o outro para avançarem nas questões...

abs!

Paulo André BR
18/12/2017, 12:57
Jorge,

Certamente os níveis de corrupção não são comparáveis, bem como os motivos ao qual levam a ação de corromper.

Entendo sua posição e acho que muitos aqui já passaram por situação semelhante.
Não estou aqui querendo atirar pedra em ninguém, minha indignação mesmo foi com outro usuário.

Tem quem pague sem nem saber que pagou, tem quem pague sem nem ter tentado o modo certo, tem quem pague depois de ter tentado inúmeras vezes do modo certo, tem os que acham que só existe o errado, e muitos não sabem nem mais distinguir o certo e o errado...
...mas quem sou eu para falar de algo, se já comprei aquele programinha pirata pro PC?!?!
E me conforto pensando que a empresa do programa já ganha muito...
Cada um acha sua desculpa, seu conforto para cada ato cometido...

E voltando a Inspeção....

Temos que verificar se é possível, assim como o Troller não tem a obrigatoriedade do air-bag, que outros tantos veículos Off-Road terem critérios diferenciados na inspeção.

Afinal, um Pneu maior não é problema nenhum, desde que esteja dentro dos paralamas...
Uma suspensão mais alta (com o mínimo de critério) não faz mal nenhum...
Aumentar potência, desde que tenha freios proporcionais...
e segue a lista...

Para mim, o caminho seria esse, só não sei por onde começar.

Abraço,

T+

Walter da Camper
18/12/2017, 13:52
Um pneu maior, realmente não faz mal algum. O problema é que a Lei atual proíbe:

Resolução 292 do Contran (estabelece as modificações possíveis legalmente)
Art. 8º Ficam proibidas:

I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;

II - O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;


Xingar, espernear e apontar as mazelas da corrupção no País é pura perda de tempo.
Para conseguirmos alguma coisa concreta, é preciso formar uma associação forte, eleger deputados, fazer lobby no Congresso e aprovar novas leis que atendam nossas necessidades e nos permitem andar na legalidade, com ou sem inspeção obrigatória.

Não estou aqui sendo contra nem a favor de nada. Meus 2 jipes tem pneus maiores. Apenas estou tentando compartilhar alguma informação útil para quem pensa em alternativas viáveis para combater essa situação.



...
Afinal, um Pneu maior não é problema nenhum, desde que esteja dentro dos paralamas...
Uma suspensão mais alta (com o mínimo de critério) não faz mal nenhum...
Aumentar potência, desde que tenha freios proporcionais...
e segue a lista...

Para mim, o caminho seria esse, só não sei por onde começar.

Abraço,

T+

jorgeffn
18/12/2017, 13:53
Jorge,



E voltando a Inspeção....

Temos que verificar se é possível, assim como o Troller não tem a obrigatoriedade do air-bag, que outros tantos veículos Off-Road terem critérios diferenciados na inspeção.

Afinal, um Pneu maior não é problema nenhum, desde que esteja dentro dos paralamas...
Uma suspensão mais alta (com o mínimo de critério) não faz mal nenhum...
Aumentar potência, desde que tenha freios proporcionais...
e segue a lista...

Para mim, o caminho seria esse, só não sei por onde começar.

Abraço,

T+

Pois é... eu não teria problema nenhum de levar o Troller a uma inspeção, aguardar horas na fila, pagar as taxas e sair de lá com ele "regulamentado"... antes ainda havia a opção de cadastrar no documento as alterações, hoje nem isso. Acaba que tem que andar com o receio de ser parado pela PRF e ter o carro retido, tenho até desanimado das viagens, que antes era um dos motivos de ter um 4x4. Eu estou para desistir de jipe, já que parece que ter um carro offroad tá inviável... Sobre essa questão, quando vendi o Jimny, ele foi para uma cidade do interior, lá o novo proprietário não conseguiu fazer a transferência, o Jimny tinha suspensão mais alta e pneus 235, suspensão sem gambiarra nenhuma, sem calço, com molas e amortecedores maiores e sob medida que trouxe de fora na época, buchas para correção do caster.. enfim, nenhuma gambiarra, mesmo assim o cara teve que pagar um despachante e transferir em outra cidade... aí conversamos sobre essa questão da "propina" que a gente sabe que tá fazendo errado, mas fica sem opção... ou é isso ou voltar o carro para original. Claro que as alterações devem ser feitas com critérios e deveriam ser avaliadas e regulamentadas, sabemos que alterações influenciam sim na segurança, mas esses carros fora de estrada aguentam essas alterações com certa tranquilidade, claro que com limites e critérios né.

abs!

Paulo André BR
18/12/2017, 19:25
Legalmente, não podemos alterar nada no veículo: pneu, suspensão, motor, etc...

Porém nas inspeções do finado Controlar, nunca verificaram nada disso e pelo que entendi essa agora terá o mesmo propósito, apenas emissões e condições gerais do veículo - vazamentos e ruído.
Agora, se forem levar a risca a legislação aí sim nenhum de nós terá como passar.

Portanto, além de ter algum deputado que olhe por nós, acho que vale a Troller dar uma forcinha, (fora a questão do Air-Bag - não sei o motivo ou qual brecha na lei), mas o mercado dos troller são na grande maioria de gente que vai colocar no mínimo um pneu maior..., quantos troller mesmo os novos, rodam com pneus na medida original?!

Ou seja, acredito que a própria Troller perde com isso pois seus fãs não comprarão um Off-Road que não poderá fazer alterações.
Até a Suzuki com o Jimny, mesmo tendo mais jimny original que alterado, uma parcela compra já pensando nas alterações, essa parcela certamente deixaria de comprar.

Anos atrás creio que não era possível ter um documento constando: "cor fantasia", hoje, basta solicitar e você pode pintar/adesivar seu carro como quiser.
Sei que a cor é muito mais simples de resolver, mas por quê surgiu essa necessidade?! O mercado de adesivagem veio antes ou depois?!
Creio que para nossos Jeep, teremos que tentar algo assim, constar no documento no campo observações que trata-se de um veículo Off-Road, tendo portanto alguma tolerância para alteração dos pneus, suspensão, motor, etc..., mesmo que seja exigido inspeção diferenciada. Isso tem todo um mercado por trás que tem interesse que continue.

Bom, até a inspeção começar a ser aplicada, muita coisa ainda vai rolar.
Eu não vou sofrer por antecipação. Sigo transformando meu CJ...


T+

jorgeffn
18/12/2017, 19:49
Legalmente, não podemos alterar nada no veículo: pneu, suspensão, motor, etc...

Porém nas inspeções do finado Controlar, nunca verificaram nada disso e pelo que entendi essa agora terá o mesmo propósito, apenas emissões e condições gerais do veículo - vazamentos e ruído.
Agora, se forem levar a risca a legislação aí sim nenhum de nós terá como passar.

Portanto, além de ter algum deputado que olhe por nós, acho que vale a Troller dar uma forcinha, (fora a questão do Air-Bag - não sei o motivo ou qual brecha na lei), mas o mercado dos troller são na grande maioria de gente que vai colocar no mínimo um pneu maior..., quantos troller mesmo os novos, rodam com pneus na medida original?!

Ou seja, acredito que a própria Troller perde com isso pois seus fãs não comprarão um Off-Road que não poderá fazer alterações.
Até a Suzuki com o Jimny, mesmo tendo mais jimny original que alterado, uma parcela compra já pensando nas alterações, essa parcela certamente deixaria de comprar.

Anos atrás creio que não era possível ter um documento constando: "cor fantasia", hoje, basta solicitar e você pode pintar/adesivar seu carro como quiser.
Sei que a cor é muito mais simples de resolver, mas por quê surgiu essa necessidade?! O mercado de adesivagem veio antes ou depois?!
Creio que para nossos Jeep, teremos que tentar algo assim, constar no documento no campo observações que trata-se de um veículo Off-Road, tendo portanto alguma tolerância para alteração dos pneus, suspensão, motor, etc..., mesmo que seja exigido inspeção diferenciada. Isso tem todo um mercado por trás que tem interesse que continue.

Bom, até a inspeção começar a ser aplicada, muita coisa ainda vai rolar.
Eu não vou sofrer por antecipação. Sigo transformando meu CJ...


T+

Pois é... o problema é que de acordo com a resolução postada pelo outro colega, a PRF tem multado e apreendido muito jipe, principalmente Troller (ao menos aqui em MG, a grande maioria que tive notícias são de Troller), e inicialmente houve uma mobilização, mas agora não ouço falar muita coisa mais. Na verdade, tanto a Troller como a Suzuki oferecem pneus maiores com opcional... aí tudo bem, mas a fiscalização caí apenas sob o dono do veículo e aparentemente apenas pela PRF e em determinadas barreiras... vai entender. A Troller consegue não colocar airbag no carro, mas eu não posso colocar pneus maiores... Acho que falta a mobilização das montadores, das empresas de acessórios e empresários do meio, aparentemente ninguém está achando que essa fiscalização vai para frente... mas se tem a resolução, sempre estaremos errado, na minha opinião, teríamos que ter a opção de uma inspeção e legalização das alterações, desde que dentro de limites razoáveis e que não coloquem a segurança em risco.

abs!

Walter da Camper
19/12/2017, 12:14
Legalmente podemos alterar suspensão (desde que seja fixa, sem regulagem de altura e usando peças novas, sem cortar ou modificar peças originais) e trocar motor (com até 10% de diferença de potencia). Essas são as alterações que exigem laudo do Inmetro e inscrição de "modificado" no campo de observação do documento.
O diâmetro externo dos pneus não pode modificar de jeito nenhum, nem com Inmetro.



Legalmente, não podemos alterar nada no veículo: pneu, suspensão, motor, etc...


T+

Dimasi
19/12/2017, 23:39
Consegui regularizar a turbina na band. Foi feita vistoria em credenciado do inmetro e com o laudo feita a regularização junto ao detran. No documento consta "veiculo com alteração de caracteristica, bin nº xxx" e no campo potência, registrada a nova, dentro do limite de 10%.

Paulo André BR
20/12/2017, 09:28
Pelos relatos por aí, pensava que suspensão não poderia mais...
Motor, OK nos 10% (o meu está com 100% :angel:)

Ou seja, fica apenas a questão do pneu...

Não há motivos (ainda) para crises existenciais, pelo menos pra mim.

T+

GLIDER
22/12/2017, 09:57
Xibiu, acrescenta ai, além da bebida, a falta de educação, proporcionada pelos cursos de formação na sua omissão de qualidade de conteúdo ministrada, a falta de HUMANIDADE, GENTILEZA E URBANIDADE por falta do condutor, e a falta de politicas públicas honestas, o consumo de Drogas lícitas (remédios, sim a culpa não é só do alcool ) e ilícitas(sim maconha, cocaina não combina com volante) atras do volante, cadê o ("""bafometro"""" de maconha ou cocaina?) tem muito maconheiro ou cocaleiro jogando pedra no telhado do alcoolatra, mas depois vai dirigir( pode isso?) a falta de leis reais que fazem com que o condutor sabedor de detalhes orientados por bons advogados sobre "ziguezaguear" entre as leis onde se mata no transito e cumpre penas menores, fugindo do flagrante, ou se arvorando na idade (antes dos 18 e maior de 70 tenham penas brandas ou quase nenhuma pena, pessoas as vezes reincidentes. Ter o direito de dirigir teria que ser relativizado, onde que um condutor infrator contumaz acumula milhares de reais ou até milhões em infrações continua dirigindo? no Brasil não podemos ter penas perpétuas, como perder o direito legal de dirigir. É por isso que é assim na política é assim no transito é assim na vida nossa cotidiana, a falsidade e a malandragem perante seu semelhante e o desejo inconfessável da iniquidade...

problemas na justiça por corrupção, problemas com alcoolismo, remédios, e outros transtornos psicologicos...precisa falar mais alguma coisa? para mim o direito de poder ter uma habilitação deveria ser relativizado, e não da forma como é feita hoje. Acidentes assim já vi varios pelos mesmos motivos.

PMRv admite erro em nao fazer escolta de ex-deputado apos acidente na SC-421 | Santa Catarina | G1 (https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/pmrv-admite-erro-em-nao-fazer-escolta-de-ex-deputado-apos-acidente-na-sc-421.ghtml)

felipetoks
25/12/2017, 10:45
Meu pai tem uma defender 110 que ele usa na roça, a parte da mecânica está muito boa e ela está quase todo original, mas é um carro que passaria nesta inspeção no quesito poluição?

Walter da Camper
25/12/2017, 11:53
Se a bomba injetora estiver regulada, filtro de ar novo, sem vazazamentos ou folgas excessivas que façam queimar óleo, ela passa facilmente. Os limites de poluição exigidos serão aqueles que eram vigentes no ano em que ela foi fabricada.




Meu pai tem uma defender 110 que ele usa na roça, a parte da mecânica está muito boa e ela está quase todo original, mas é um carro que passaria nesta inspeção no quesito poluição?

felipetoks
25/12/2017, 13:02
Se a bomba injetora estiver regulada, filtro de ar novo, sem vazazamentos ou folgas excessivas que façam queimar óleo, ela passa facilmente. Os limites de poluição exigidos serão aqueles que eram vigentes no ano em que ela foi fabricada.
Obrigado Walter !!

xibiu!!!
06/04/2018, 20:45
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu suspender por tempo indeterminado a Resolução nº 716, de 30 de novembro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornaria obrigatória a Inspeção Veicular para renovação do licenciamento anual de um automóvel em todo o Brasil.
A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (06) do Diário Oficial da União.

Denatran suspende inspeção obrigatória para renovação do licenciamento (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/06/denatran-suspende-inspecao-obrigatoria-para-renovacao-do-licenciamento.htm)

Sergio c
06/04/2018, 21:18
Até concordo com as inspeções veiculares p retirar de circulação veículos sem condições de trafegabilidade em vias públicas, mas não do jeito que queriam implementar, aí seria quase uma operação caça niqueis.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu suspender por tempo indeterminado a Resolução nº 716, de 30 de novembro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornaria obrigatória a Inspeção Veicular para renovação do licenciamento anual de um automóvel em todo o Brasil.
A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (06) do Diário Oficial da União.

Denatran suspende inspeção obrigatória para renovação do licenciamento (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/06/denatran-suspende-inspecao-obrigatoria-para-renovacao-do-licenciamento.htm)

xibiu!!!
06/04/2018, 21:29
Até concordo com as inspeções veiculares p retirar de circulação veículos sem condições de trafegabilidade em vias públicas, mas não do jeito que queriam implementar, aí seria quase uma operação caça niqueis.

Concordo com seu comentário. :curtir:

VOVÔ DO TROLLER
06/04/2018, 21:32
http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fcarros.uol.com.br%2Fnotici as%2Fredacao%2F2018%2F04%2F06%2Fdenatran-suspende-inspecao-obrigatoria-para-renovacao-do-licenciamento.htm

Denatran suspende inspeção obrigatória para renovação do licenciamento ... - Veja mais em Denatran suspende inspeção obrigatória para renovação do licenciamento (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/06/denatran-suspende-inspecao-obrigatoria-para-renovacao-do-licenciamento.htm?cmpid=copiaecola)

xibiu!!!
06/04/2018, 21:35
http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fcarros.uol.com.br%2Fnotici as%2Fredacao%2F2018%2F04%2F06%2Fdenatran-suspende-inspecao-obrigatoria-para-renovacao-do-licenciamento.htm

Denatran suspende inspeção obrigatória para renovação do licenciamento ... - Veja mais em Denatran suspende inspeção obrigatória para renovação do licenciamento (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/06/denatran-suspende-inspecao-obrigatoria-para-renovacao-do-licenciamento.htm?cmpid=copiaecola)

Essa noticia de hoje (link) já foi apresentada e já está sendo comentada no tópico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/166006-inspecao-veicular-sera-obrigatoria-em-todo-o-brasil-ate-dezembro-de-2019-a-6.html#post2470363