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Ver Versão Completa : Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel muito fraca



zumbi60
23/11/2017, 14:40
Olá pessoal, comprei minha primeira pickup que foi essa Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel,
Dei uma pesquisada aqui nos topicos, mais como ainda fiquei com duvidas gostaria da ajuda de voces

Comprei e estou meio arrependido e tá osso pra mim porque não acho muitos profissionais aqui onde moro em Aracaju/Se

Ela está fraca, numa reta chega no maximo a 90Km/H se tiver uma ladeirinha a velocidade ja cai,
Na saida ou retomada apos lombada, demora seculos para alcancar uns 50Km/H

Estou com ela a 1 mês, não uso para carregar peso somente para andar no terreno ruim da região,
Nesse tempo que estou com ela, varias vezes ela fica com o problema de não desligar, levei nun rapaz aqui e ele disse que tinha limalha numa tal de selenoide, e por fim depois de muito procurar achei um bombista que tirou um pecinha da BI e disse que tinha limalha que teria que trocar a BI e que custaria 2.500,00 + 120,00 de revisão de bicos.

Tenho medo de gastar todo esse dinheiro e acabar sendo outro coisa, alguem poderia me ajudar como devo proceder e se tem algum teste que eu possa fazer para ter certeza que não estou sendo enganado ?

Já troquei, filtro de ar, filtro de combustível (estava todo enferrujado), filtro de oleo

Muito obrigado

blackbr1
24/11/2017, 16:24
Olá pessoal, comprei minha primeira pickup que foi essa Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel,

A minha é a versão 2001 XL





Ela está fraca, numa reta chega no maximo a 90Km/H se tiver uma ladeirinha a velocidade ja cai,
Na saida ou retomada apos lombada, demora seculos para alcancar uns 50Km/H

Geralmente é Bomba Injetora mesmo.
Não use Diesel S-10, tem que usar o S-500 Diesel comum.
O diesel aditivado S-10 não lubrifica sua bomba Injetora.


Estou com ela a 1 mês, não uso para carregar peso somente para andar no terreno ruim da região,
Nesse tempo que estou com ela, varias vezes ela fica com o problema de não desligar,

Essa é mais fácil de acertar.
Isso pode ser 1) o cilindro da chave ou 2) a válvula solenoide
ambas as peças são baratas, na minha viatura eu já troquei apenas o cilindro.
O teste que eu fiz foi que a viatura ligava sem nem precisar usar a chave de tanto desgaste lá dentro.
Eu descobri isso porque levei em um auto-elétrico e ele reparou que não soava o alarme de chave no contato quando você saia do carro e deixava a chave lá. Vale a pena fazer os 2 testes antes da solenoide. Tentear ligar sem chave e abrir a porta com a chave no contato.



levei nun rapaz aqui e ele disse que tinha limalha numa tal de selenoide, e por fim depois de muito procurar achei um bombista que tirou um pecinha da BI e disse que tinha limalha que teria que trocar a BI e que custaria 2.500,00 + 120,00 de revisão de bicos.

Apenas para seu conhecimento, nunca achei uma BI nova, são todas remanufaturadas a base de troca.
Sim, acho que procede o comentário do bombista. Se ela está original, com certeza você tem problemas em ambas as coisas (BI e bicos).
Se for trocar os bicos e quiser mais potência, tente colocar os da ranger 2.8 que tem maior vazão e ajudam bastante na potência porém consome mais diesel.
A minha eu optei pela economia do diesel e não troquei nenhum bico. Chego a 160km/h com ela, não tenho nenhuma reclamação quanto a performance. Ela é um pouco lenta para sair mas para um veículo pesado e diesel eu considero normal.
As poucas vezes que precisei colocar uma carga nela (geladeira ou movel), eu não consegui notar nenhuma diferença na potência.


[/QUOTE]Tenho medo de gastar todo esse dinheiro e acabar sendo outro coisa, alguem poderia me ajudar como devo proceder e se tem algum teste que eu possa fazer para ter certeza que não estou sendo enganado ?
[/QUOTE]

o bombista tem que desmontar a BI e os bicos e coloca em uma maquina para testes, veja esse video:
bancada de teste bomba injetora - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=d2Oi7p_fqHI)

apenas após isso ele consegue te dar o diagnóstico do que precisa ser trocado dentro da BI e dos bicos.
Se o mecanico que voce está indo não tem esse equipamento, provavelmente ele enviará a sua para pegar uma outra já revisada.

porém prepare o bolso... o orçamento dele está dentro dos limites normais para uma manutenção de BI e Bicos.




Já troquei, filtro de ar, filtro de combustível (estava todo enferrujado), filtro de oleo

Muito obrigado

Recomendo
1)trocar a água do radiador para água desmineralizada com aditivo MWM (é bem barato e dura muito);
2)adicione um alfaX no oleo do motor e cambio, vai melhorar tudo aí, confie em mim;
3)apenas para seu conhecimento, o filtro de ar correto tem esse aspecto: https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=711652 com uma volta de espuma cinza;
4)verifique a pressao dos seus pneus, parece bobagem mas pode dar diferença

espero ter ajudado..
boa sorte,
Bruno

RicardoFLN
24/11/2017, 19:06
Olá pessoal, comprei minha primeira pickup que foi essa Ford Ranger ano 2000 2.5 disiel,
Dei uma pesquisada aqui nos topicos, mais como ainda fiquei com duvidas gostaria da ajuda de voces

Comprei e estou meio arrependido e tá osso pra mim porque não acho muitos profissionais aqui onde moro em Aracaju/Se

Ela está fraca, numa reta chega no maximo a 90Km/H se tiver uma ladeirinha a velocidade ja cai,
Na saida ou retomada apos lombada, demora seculos para alcancar uns 50Km/H

Estou com ela a 1 mês, não uso para carregar peso somente para andar no terreno ruim da região,
Nesse tempo que estou com ela, varias vezes ela fica com o problema de não desligar, levei nun rapaz aqui e ele disse que tinha limalha numa tal de selenoide, e por fim depois de muito procurar achei um bombista que tirou um pecinha da BI e disse que tinha limalha que teria que trocar a BI e que custaria 2.500,00 + 120,00 de revisão de bicos.

Tenho medo de gastar todo esse dinheiro e acabar sendo outro coisa, alguem poderia me ajudar como devo proceder e se tem algum teste que eu possa fazer para ter certeza que não estou sendo enganado ?

Já troquei, filtro de ar, filtro de combustível (estava todo enferrujado), filtro de oleo

Muito obrigado

Coloque aí uma limpeza do tanque de combustível e troca das mangueiras. Acho que esse deveria ser o primeiro passo após a compra de um veículo diesel que tu não conhece a procedência.
Se o teu filtro de combustível estava nesse estado lastimável, provavelmente que tua bomba injetora e os bicos devam estar precisando de "ajuda". Aí em Aracaju com certeza tem algum oficina Bosch Truck Service, eu particularmente levaria neles. Bico injetor e BI são conjuntos de extrema precisão, pra um mecânico qualquer te colocar bicos chineses vagabundos e dois toques!

Quanto ao tipo de diesel, sou obrigado a divergir completamente do colega blackbr1. Essa história de que o S-10 não lubrifica é um erro crasso recorrente nesse fórum! Eu não sei de onde os caras tiram isso!!:parede: Diesel S-10 PURO (atenção, escrevi PURO), realmente tem lubricidade menor que o S-500, o caso é que em nenhum lugar da face da terra tu vais encontrar diesel S-10 PURO em um posto de combustível, porque esse sim detonaria com tudo! Todo diesel S-10 aqui no Brasil é pra ser o B8, 8% de biodiesel. Só pra ter ideia, o S-10 com apenas 1% de biodiesel já tem lubricidade maior do que o S-500!!!
Os caras não se dão conta que veículos que só andam com S-10 também tem de pressurizar o combustível, por sinal com uma pressão bem maior que as BI....e aí?! O que acontece? A bomba estraga toda a semana por não lubrificar? Resumindo, S-10 não lubrificar é lenda urbana! Se podes pagar mais pelo combustível, use-o!

Sorte com a viatura!
Abs.

zumbi60
24/11/2017, 19:33
A minha é a versão 2001 XL
,
Bruno

Obrigado Amigo, me parece aqui também que a westgate deve estar travada porque me mandaram fazer um teste nele tem como eu fazer o teste ? eu colocando em ponto morto e acelerar ela tem que se mexer ?

Obrigado novamente

zumbi60
24/11/2017, 19:35
Coloque aí uma limpeza do tanque de combustível e troca das mangueiras. Acho que esse deveria ser o primeiro passo após a compra de um veículo diesel que tu não conhece a procedência.
Se o teu filtro de combustível estava nesse estado lastimável, provavelmente que tua bomba injetora e os bicos devam estar precisando de "ajuda". Aí em Aracaju com certeza tem algum oficina Bosch Truck Service, eu particularmente levaria neles. Bico injetor e BI são conjuntos de extrema precisão, pra um mecânico qualquer te colocar bicos chineses vagabundos e dois toques!

Quanto ao tipo de diesel, sou obrigado a divergir completamente do colega blackbr1. Essa história de que o S-10 não lubrifica é um erro crasso recorrente nesse fórum! Eu não sei de onde os caras tiram isso!!:parede: Diesel S-10 PURO (atenção, escrevi PURO), realmente tem lubricidade menor que o S-500, o caso é que em nenhum lugar da face da terra tu vais encontrar diesel S-10 PURO em um posto de combustível, porque esse sim detonaria com tudo! Todo diesel S-10 aqui no Brasil é pra ser o B8, 8% de biodiesel. Só pra ter ideia, o S-10 com apenas 1% de biodiesel já tem lubricidade maior do que o S-500!!!
Os caras não se dão conta que veículos que só andam com S-10 também tem de pressurizar o combustível, por sinal com uma pressão bem maior que as BI....e aí?! O que acontece? A bomba estraga toda a semana por não lubrificar? Resumindo, S-10 não lubrificar é lenda urbana! Se podes pagar mais pelo combustível, use-o!

Sorte com a viatura!
Abs.

Obrigado Amigo, pois é não sei procedência nenhuma do carro mesmo, e o tanque ainda não mandei lipar na verdade nen sabia que precisava, Estou procurando aqui alguem confiavel pra deixar ela pra dar essa geral, quero ter uma noção do que deve ser para eu não ser "enganado" com orçamentos abusivos

vfserra
24/11/2017, 23:20
Amigo vc reparou se está soltando fumaça? se sim, branca ou preta?
Esse motor é famoso por rachar o cabeçote e o proprietário anterior pode ter fechado um pouco a bi ou mexido na válvula de alivio da turbina.
Antes de retificar a bi esgotaria todas as possibilidades.
Tive uma ranger ano 2001 motor euroII que quando comprei estava bem fraca e quando enchia a turbina soltava uma fumaça preta que não dava pra enxergar o carro que vinha atrás. O dono anterior abriu tanto a alimentação da bi e adiantou o ponto do motor que ele não dava conta de queimar todo o diesel injetado pela bi.
Tive que colocar o motor no ponto e fechar um pouco o óleo na bi, melhorou bastante mas esse motor é meio fraco mesmo.
As vezes o dono anterior pode ter fechado o óleo pra diminuir a potência e esconder algum problema existente.

Boa sorte.

zumbi60
25/11/2017, 08:08
Amigo vc reparou se está soltando fumaça? se sim, branca ou preta?
Esse motor é famoso por rachar o cabeçote e o proprietário anterior pode ter fechado um pouco a bi ou mexido na válvula de alivio da turbina.
Antes de retificar a bi esgotaria todas as possibilidades.
Tive uma ranger ano 2001 motor euroII que quando comprei estava bem fraca e quando enchia a turbina soltava uma fumaça preta que não dava pra enxergar o carro que vinha atrás. O dono anterior abriu tanto a alimentação da bi e adiantou o ponto do motor que ele não dava conta de queimar todo o diesel injetado pela bi.
Tive que colocar o motor no ponto e fechar um pouco o óleo na bi, melhorou bastante mas esse motor é meio fraco mesmo.
As vezes o dono anterior pode ter fechado o óleo pra diminuir a potência e esconder algum problema existente.

Boa sorte.
Bom dia, Fumaça branca nunca saiu, fumaça preta sai um pouquinho quando dá partida, e sai um pouco de fumaça preta quando ela está fria e vou passar numa lombada na retomada ela saiu um pouco de fumaça preta, mai tipo nesses casos que falei saiu tipo um pequena nuvem e ja para.

Com relação a turbina, eu acho que aquela peça Watergate, não sei se é ese nome, aquela que tem um mangueirinha que desce para a turbina,e tem uma barrinha que vai ligada do outro lado da turbina, percebi que essa barra nunca se meche, e deduzo que não alivia o turbo ou algo assim, veja ai na imagem fiz tipo um "lacre" com 3 gotas de esmalte e andei 15 kilometros o "lacre naõ tem marca nenhuma de que essa peça se moveu, veja na imagem
553981
553982

Removi a mangeirinha que tem embaixo ai desse "Watergate" e acelerando o carro quase não sai pressão ali, e esse "Watergate" tem muita resistencia tentei puxar com a mão e usei muita mais muita força para poder puxar, então aquela presãozinha de nada que sai pela mangueira, nunva vai conseguir empurrar, consegui tampar com o dedidnho sem fazer força

RicardoFLN
25/11/2017, 15:12
Bom dia, Fumaça branca nunca saiu, fumaça preta sai um pouquinho quando dá partida, e sai um pouco de fumaça preta quando ela está fria e vou passar numa lombada na retomada ela saiu um pouco de fumaça preta, mai tipo nesses casos que falei saiu tipo um pequena nuvem e ja para.
Com relação a turbina, eu acho que aquela peça Watergate, não sei se é ese nome, aquela que tem um mangueirinha que desce para a turbina,e tem uma barrinha que vai ligada do outro lado da turbina, percebi que essa barra nunca se meche, e deduzo que não alivia o turbo ou algo assim, veja ai na imagem fiz tipo um "lacre" com 3 gotas de esmalte e andei 15 kilometros o "lacre naõ tem marca nenhuma de que essa peça se moveu, veja na imagem
Removi a mangeirinha que tem embaixo ai desse "Watergate" e acelerando o carro quase não sai pressão ali, e esse "Watergate" tem muita resistencia tentei puxar com a mão e usei muita mais muita força para poder puxar, então aquela presãozinha de nada que sai pela mangueira, nunva vai conseguir empurrar, consegui tampar com o dedidnho sem fazer força

Parceiro,

Primeiro o correto é Wastegate:wink:! Deixa te clarear um ponto. Uma turbina com o motor em vazio, sem carga, não dá quase pressão nenhuma. Ou seja, não adianta deixar a viatura em ponto morto e acelerar até o talo que a turbina não vai chegar aos níveis de pressão quando o motor está com carga (engrenado e levando a pick-up pra um rolê!).
Resumindo, não adianta verificar se a wastegate está abrindo dessa forma.
Quer ver se a cuíca do acionador está boa, usa um compressor de ar e mete umas 18 libras na mangueira! É pra mexer um pouco.
Por acaso já retirou a alavanca da cuíca da wastegate e viu se a wastegate se move soltinha?

Abs.

zumbi60
25/11/2017, 15:35
Parceiro,

Primeiro o correto é Wastegate:wink:! Deixa te clarear um ponto. Uma turbina com o motor em vazio, sem carga, não dá quase pressão nenhuma. Ou seja, não adianta deixar a viatura em ponto morto e acelerar até o talo que a turbina não vai chegar aos níveis de pressão quando o motor está com carga (engrenado e levando a pick-up pra um rolê!).
Resumindo, não adianta verificar se a wastegate está abrindo dessa forma.
Quer ver se a cuíca do acionador está boa, usa um compressor de ar e mete umas 18 libras na mangueira! É pra mexer um pouco.
Por acaso já retirou a alavanca da cuíca da wastegate e viu se a wastegate se move soltinha?

Abs.


Boa tarde Ricardo, Obrigado pela correção é que não conheço nada de carro a diesel, pra mim é tudo novidade.

Então eu soltei a Wastegate todinha removi a mangueirinha e soltei do outro lado que dizem ser o lado do ar quente, acho que é esse nome que ouvi me corrige se tiver errado, com a Wastegate na mão mesmo tentei mover essa barrinha de ferro que tem nela, e com muita força muita mesmo, eu consegui mover ela 1 centímetro no máximo, fiz um outro teste, com a Wastegate no lugar, na outra ponta dela que deveria empurrar, ou puxar ( não sei que lado ela se move) coloquei coloquei esmalte de unha pra formar um certo "lacre", imaginei que se a peça se mover eu veria marca de trinca nesse "lacre" de esmalte, pois bem coloquei ela na estrada e andei uns 15 quilometros numa reta acelerando muito, em casa fui conferir, nadinha de sinal de que essa barrinha tinha se movido, Vou ver se consigo por aqui um compressor pra ver se consigo fazer esse outro teste que falou

Obrigado !!!!

RicardoFLN
25/11/2017, 19:55
Boa tarde Ricardo, Obrigado pela correção é que não conheço nada de carro a diesel, pra mim é tudo novidade.

Então eu soltei a Wastegate todinha removi a mangueirinha e soltei do outro lado que dizem ser o lado do ar quente, acho que é esse nome que ouvi me corrige se tiver errado, com a Wastegate na mão mesmo tentei mover essa barrinha de ferro que tem nela, e com muita força muita mesmo, eu consegui mover ela 1 centímetro no máximo, fiz um outro teste, com a Wastegate no lugar, na outra ponta dela que deveria empurrar, ou puxar ( não sei que lado ela se move) coloquei coloquei esmalte de unha pra formar um certo "lacre", imaginei que se a peça se mover eu veria marca de trinca nesse "lacre" de esmalte, pois bem coloquei ela na estrada e andei uns 15 quilometros numa reta acelerando muito, em casa fui conferir, nadinha de sinal de que essa barrinha tinha se movido, Vou ver se consigo por aqui um compressor pra ver se consigo fazer esse outro teste que falou

Obrigado !!!!

Como dissestes que tua viatura não está desenvolvendo, pois provavelmente há problemas na BI e bicos, pode ser que nessa tua volta acelerando, nem tenha chegado a um nível de pressão suficiente pra fazer a wastegate abrir. É uma possibilidade.
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Na foto acima dá pra entender pra onde ela deve se mexer para abrir a válvula. A vareta tem de ir em direção a parede corta-fogo na caminhonete.
Sds.

zumbi60
25/11/2017, 20:20
Como dissestes que tua viatura não está desenvolvendo, pois provavelmente há problemas na BI e bicos, pode ser que nessa tua volta acelerando, nem tenha chegado a um nível de pressão suficiente pra fazer a wastegate abrir. É uma possibilidade.
553984
Na foto acima dá pra entender pra onde ela deve se mexer para abrir a válvula. A vareta tem de ir em direção a parede corta-fogo na caminhonete.
Sds.


Obrigado Ricado, segunda bem cedo vou levar em um bombista, consegui achar uma aqui que me indicaram, vou pedir revisão dos bicos e bomba e limpesa do tanque, se não melhorar vou levar em alguem que veja a turbina.

Assim que tiver um laudo, posto defeito e resultados

Obrigado RicardoFLN (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/92128-ricardofln.html) e blackbr1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/92434-blackbr1.html) pela atenção, vou avisando sobre os resultados

LeoLeone
26/11/2017, 20:57
Boa noite Zumbi
verifica a pressão da turbina, qq vazamento de pressão nas mangueiras ou no intercoller deixa sua viatura uma bosta.
Muito boa sorte e seja bem vindo ao fórum.

Francisco Casal
27/11/2017, 14:04
Verifique também a mangueira que pressuriza a LDA, se ela tiver vazando o segundo estágio da bomba não abre.

vfserra
30/11/2017, 11:57
Pelo que foi relatado acredito que abrindo um pouco o óleo da bi deve resolver.

zumbi60
30/11/2017, 13:22
Boa Tarde a todos,
Atualizando sobre os problemas segue o arrombo que a bichinha me deu até o momento

554093

Alguem sugere que eu revise mais alguma coisa ?

Agora ela está andando muito bem, mais na arrancada ta saindo um tufo de fumaça preta,
acho que o cara deixou um pouco mais aberto a BI, Procede ?

RicardoFLN
30/11/2017, 13:39
Boa Tarde a todos,
Atualizando sobre os problemas segue o arrombo que a bichinha me deu até o momento

554093

Alguem sugere que eu revise mais alguma coisa ?

Agora ela está andando muito bem, mais na arrancada ta saindo um tufo de fumaça preta,
acho que o cara deixou um pouco mais aberto a BI, Procede ?

Parceiro, faz parte do jogo...rsrs
Bom saber que ao menos agora estás satisfeito. O tufo na arrancada, dependendo como arrancas, dá pra considerar normal. Tu chegou a pedir pro bombista deixar a regulagem normal ou pediu pra abrir?
Acho que vale revisar alguns dos pontos já levantados pelo pessoal aqui. Conferir todos os dutos e intercooler pra ver se não tem perda de pressão em um eventual furo, ou braçadeira mal colocada. Vai numa oficina de turbina e pede pra eles colocarem um medidor de pressão pra dar uma conferida. Lembrando, que tem de ir dar uma volta, acelerar em ponto morto não adianta, mas isso tu já tá ligado! Se estiver com a saúde 100%, é pra dar 1,15 bar.
Só uma pergunta, de que marca são esses bicos que te colocaram? Eu Não gostaria, mas tive de achar eles um pouco "baratos"!!

Eu pensei que havia lido de alguém recomendando pra abrir a BI......mas eu devo ter cheirado muito solvente, colando umas borrachas aqui.....alucinações, alucinações......kkkkk

Abs.

zumbi60
30/11/2017, 14:34
Parceiro, faz parte do jogo...rsrs
Bom saber que ao menos agora estás satisfeito. O tufo na arrancada, dependendo como arrancas, dá pra considerar normal. Tu chegou a pedir pro bombista deixar a regulagem normal ou pediu pra abrir?
Acho que vale revisar alguns dos pontos já levantados pelo pessoal aqui. Conferir todos os dutos e intercooler pra ver se não tem perda de pressão em um eventual furo, ou braçadeira mal colocada. Vai numa oficina de turbina e pede pra eles colocarem um medidor de pressão pra dar uma conferida. Lembrando, que tem de ir dar uma volta, acelerar em ponto morto não adianta, mas isso tu já tá ligado! Se estiver com a saúde 100%, é pra dar 1,15 bar.
Só uma pergunta, de que marca são esses bicos que te colocaram? Eu Não gostaria, mas tive de achar eles um pouco "baratos"!!

Eu pensei que havia lido de alguém recomendando pra abrir a BI......mas eu devo ter cheirado muito solvente, colando umas borrachas aqui.....alucinações, alucinações......kkkkk

Abs.

Boa tarde ,
"Tu chegou a pedir pro bombista deixar a regulagem normal ou pediu pra abrir?"

Falei para ele deixar ela mais esperta, então deduzi que ele deve ter deixado um pouco mais aberta, até porque a fumaça preta aumentou um pouco nas arrancadas mais bruscas, tipo ter que cruzar uma avenida

"Só uma pergunta, de que marca são esses bicos que te colocaram? Eu Não gostaria, mas tive de achar eles um pouco "baratos"!!"

Rapaz olha ele me disse que colocou originais, mais acho que ele mandou recondicionar os que estavam nela que eram originais,
até porque vi aqui que eles tem marcas de chave, marcar antigas de aperto ou remoção, agora não posso acusar ele porque não tenho referencia nen fiz uma identificação neles antes de levá-la,



Obrigado :) Vou levar agora em quem mexe com turbina :)

Francisco Casal
02/12/2017, 16:23
Amigo, acredito ser isso aí, quanto a fumaça, sendo ela preta não tem problema, agora sendo ela em tom azulado é problema. Faça isso que o Ricardo falou, revise a turbina, todos os dutos e mangueiras e o duto que sai da turbina e vai na bomba, esse duto leva pressão para abrir o segundo estágio da bomba vulgo LDA

vfserra
05/12/2017, 19:49
Essas marcas de chave são normais pois a carcaça do bico não se troca o bico é um elemento pequeno que vai dentro desa carcaça que tem as marcas de chave.

vfserra
05/12/2017, 19:53
Se a fumaça for azulada está queimando óleo lubrificante junto com o diesel, provavelmente vem da turbina, mas no seu lugar não mexeria, aproveitaria um pouco o carro e daria uma folga para o bolso e quando a fumaça aumentar e começar a baixar o nível do óleo lubrificante ai sim trocaria a turbina.

Francisco Casal
07/12/2017, 00:11
A turbina é simples, aqui na minha cidade (São Marcos) tem a fábrica da Master power, e um encarregado dos testes me disse, que as turbinas podem ter folga "para cima e para baixo" no eixo, mas não pode ter folga axial. Para saber isso é só abrir a entrada de ar da turbina e verificar as folgas do eixo. Essas folgas toleradas, são justamente o óleo quem a preenche.