PDA

Ver Versão Completa : Soldas - qual melhor para um chassis tubular



SGFrank
08/04/2006, 18:39
é isso aí, pessoal. tudo 100% ?
A duvida tá no título do tópico.
Alguem sabe de site ou manuais online sobre soldagem ?
Valeu.

Alexandre STZ
24/04/2006, 14:05
Sem dúvida! o processo mias resistente e econômico para construção de gaiolas com tubos em Aço Carbono! que é o comum aí na praça! é MIG! que na indústria é o processo mais utilizado em soldas estruturais!

fabio dionizio
08/05/2006, 08:21
Meu amigo deu um trabalhao responder este tópico. Foi um problemao com a senha, mas agora tudo blz.
Vamos lá. O processo de soldagem que oferecia mais resistencia seria o TIG mas devido ao custo não compensa. Utiliza mesmo o MIG (Metal Inerte Gas) que com certeza deverá ter alguma oficina ai na sua cidade que deverá ter o equipamento. Outra coisa. Não coloque a solda MIG por cima de outra solda, elétrica por exemplo.

japarral
08/05/2006, 14:04
Daqui a alguns meses um amigo meu ira pro EUA e pedirei para ele comprar uma maquina de solda da miller. TIG ( Maxstar® 150 ou ECONOTIG ) MIG (Millermatic® 135). Qual dessas seria melhor para confeccao de chassis tubulares? Com relacao ao gas utilizado, qual ficaria mais em conta?

Wallace
08/05/2006, 14:31
Ele vai trazer? Tem ideia do tamanho e peso?

japarral
08/05/2006, 14:42
elas sao pequenas demais. o peso deve ficar em menos de 10 kg.

Fabil
08/05/2006, 17:50
Wallace... existem conversores TIG que pesam menos de 10kg.. de uma olhada
http://www.esab.com.br/equipamento/CADDYTIG150.html

Gilbertojipeiro38
08/05/2006, 19:48
eu tenho uma Caddytig e eh uma otima maquina desolda para oficina domestica (solda todos eltrodos e tig com argonio)
Mas nao abro mao da minha mig 250A para soldas pesadas o gas utilizado e o CA25 da white argonio + CO2

Alexandre STZ
09/05/2006, 13:12
Japarral! é como os amigos já disseram! a Mig além de ser mais fácil operação é muito mais econômica, comparando uma com a outra a qualidade da Tig é muito maior, porém no caso de soldas estruturais não fará muita diferença! a resistência das duas é muito parecida e levará muito em conta o tipo do arame escolhido!
Se estivéssemos escolhendo um processo de solda onde houvesse pressão no interno dos tubos ( líquidos ) seria melhor Tig!

Como é estrutural vai de Mig! máquinas pequenas onde pode ser trabalhado com amperagens baixas e tensões baixas são ideais para solda de tubos em aço carbono! utilizando arame 1,2 e amperagem na casa dos 150 A e tensão 16 V e o ideal!

Fabil
09/05/2006, 20:12
Ae povo... já qque a turma dos entendidos em soldas estao aqui, gostariam que me tirasse umas duvidas...

estou p/ compra uma maquina de solda ( jipeiro é foda néh?? sempre tem uma gambiarra p/ fazer e precisa ficar soldando), a principio iria comprar eletrica ( eletrodo revestido mesmo) de 150A..

mas fiquei sabendo dessas TIG compactas e soube tb que com um transformador TIG tb é possivel soldar com eletrodos revestidos, certo ? falam que solda TIG é cara, o que , alem do tranformador, é caro ? o arame ? o gás ?

essa da ESAB, modelo TIG150 , alguem sabe me dizer o preco dela ? ou alguma similar ?

Gilbertojipeiro38
10/05/2006, 07:47
Fabil

ade se considerar o preco da maquina -+ 3000,00 garrafa de argonio 600,00, quanto a vareta eh barata.

mas tem a vantagem de soldar 7018 de 3,25 mm ligada em qualquer tomadinha comum

Fabil
10/05/2006, 08:16
uma garrafa de argonio dura muitas soldas ou se consome rapido ? ou ainda, tem prazo de validade ?
existe alguma dessas TIG "portateis" que funcione em 110v ?

T+

Gilbertojipeiro38
10/05/2006, 12:29
Fabil

a garrafa que eu uso e de 1 m, nao faz sentido ter uma maquina portatil com uma garrafa de 7 m. Gasta bem rapido e a carga custa aqui R$ 65,00 podendo ficar guardada indefinidamente. Acho que a ESAB tem maquina 110V, aqui na BA so tem 220V.

Se fosse comprar hoje compraria outa marca pois o atendimento da ESAB deixa a desejar ( Lincoln ou Miller)

billj
10/05/2006, 12:42
Fabil

ade se considerar o preco da maquina -+ 3000,00 garrafa de argonio 600,00, quanto a vareta eh barata.

mas tem a vantagem de soldar 7018 de 3,25 mm ligada em qualquer tomadinha comum


PQP

Coisas são caras aí na Bahia, heim???


Uma garrafa pequena usada custa 300 reaus aqui em Sampa e se pode carregá-la com gás argônio / CO2 por R$ 25.

Cláudio Brasília
10/05/2006, 18:47
Aproveitando o conhecimento dos amigos em solda MIG, poderiam responder sobre esta máquina? Será que ela é legal? E o preço, está muito carro? Sei que ela está sem cilindro, acho que vou ter que ir ao interior de São Paulo atrás de um mais barato. O cilindro é aquele menor pintado de dourado? A firma do anúcio é boa, já comprei com ela antes um curvador de tubos hidráulico de 16ton; demorou um pouco, pois eles usam a transportes são luiz (ônibus de passageiros). Da uma olhada abaixo nos detalhes da máquina (um grande abraço a todos):

Mega Plus 350 completa


Á vista: R$ 4.327,00
Á prazo: 6x s/ juros
Descrição
• Ideais para indústrias de autopeças, manutenção, concessionárias de veículos, caldeiraria leve e pesada, oficinas, estruturas metálicas, estaleiros, etc., dependendo de sua potência.
• Ótimo desempenho para soldagem em curto circuito e spray.
• Dotados de potentes ventiladores que mantêm o resfriamento, garantindo melhor desempenho e proteção dos componentes internos.
• Montados sobre carrinhos c/ rodas de borracha e suporte p/ cilindro de gás.
- Trifásico
- Cabeçote tracionador incorporado, para arames sólidos e tubulares com diâmetros de 0,8 a 1,20 mm, com proteção gasosa ou auto protegidos.
- Sistema de regulagem por chave seletora de 10 pontos.
Tensão de Alimentação 220 / 380 / 440 Volts
Tensão de Circuito Aberto Mín./Máx. 16/47 V
Corrente Máxima de Solda 300 A
Faixa de Ajuste de Corrente 40/300 A
Corrente / Fator de Trabalho 300@35 - 175@100 A / %
Classe de Isolação B-130 ºC
Peso 86,8 kg
Dimensões (Altura x Largura x Comprimento) 680x410x812 mm
Arame DC
Bitola / Arame 0,8 a 1,2 mm
Prazo de entrega 3 dias úteis: São Paulo e interior
5 dias úteis: Região Sudeste, Sul e Centroeste.
10 dias úteis: Nordeste, Capitais.
até 15 dias úteis: Região Norte e Interior Nordeste.
http://www.nowak.com.br/loja/MaisProduto.asp?Produto=233

Gilbertojipeiro38
10/05/2006, 19:06
Bill

aqui tudo e caro para c@ralho.
comprei a garrafa nova por causa da rosca do regulador que eh diferente das outras

comprei ontem uma carga de gas 7 m para MIG R$ 178,00 o kilo do arame 1,00mm eh R$ 6,90

proxima viagem que fizer a BSB vou aproveitar para comprar la


Claudio

esta maquina eh bem grande voce tera dificuldade com chapas finas

consulte em serralherias e oficinas sobre a assistencia da Bambozzi
aqui foram vendidas varias maquinas dessas e algumas deram problema

Cláudio Brasília
10/05/2006, 20:22
Aqui em Bsb é que é caro; para se ter uma idéia, hoje fui na Equimaf, uma boa casa daqui, e lá tem uma máquina também banbozzi, mas de 125A, com cilindro e gás eles queriam 9 mil e paulada...Acho que lá no interior de SP, onde tem aquela loja Nowak a coisa é melhor. Mas não tenho idéia da manutenção da banbozzi aqui, mas valeu o toque, pois pagar caro num brinquedinho destes e ficar na mão é soda.... e estas máquinas importadas, como é que fica para arrumar quando quebra, então? Fico pensando, se são fontes, devem ter corrente contínua, então devem ter uma ponte retificadora, se tem uma deve ter uns diodos justapostos; o problema a arranjar peças, mas acho que detectar a falha deve ser uma coisa intuitiva. O problema é que tem umas placas de circuito integrado, que controla aquele motor de passo que ajustao o arame; se queima algum componente, é ter o esquema e peças, também.

Fabil
14/05/2006, 18:26
Povo.. com uma fonte p/ MIG é possivel tb soldar com eletrodo revestido ?
T+

0ffroad
18/05/2006, 01:15
esse vai no alternador. vc tem DC Power, Carregador de Bateria e Solda ARC. vc pode soldar na trilha !!!

Cláudio Brasília
18/05/2006, 21:10
Boa noite,
Este do alternador é bem legal, pois transforma a viatura em uma estação de solda com fonte de alta frequência baseada na bateria do carro, mas tem que soldar com o motor ligado. Pode usar, também, gás e tocha TIG. Custa lá uns US$700.00. Para fazer a solda MIG, sem o uso de gás, tem que usar arame tubular, que é autoprotegido, pois dentro vai um fluxo que ajuda na proteção da poça de fusão. Isto é mais utilizado em operações ao ar livre, pois assim resiste mais ao vento do que uma proteção por gás que poderia ser levada fácilmente pelo ar. Abraço a todos.

zoega
18/05/2006, 22:08
esse vai no alternador. vc tem DC Power, Carregador de Bateria e Solda ARC. vc pode soldar na trilha !!!

Tem mais infos desse aparelho aí?
Quanto custa?

elpontoge
26/05/2006, 19:01
Galera , estava na net procurando sobre soldas e achei esse forum ,,é meu primeiro post nele .... uma pergunta .... eu quero fazer um chassi tubular para um shelby cobra e falam q usam tubos de aço .. MIG solda aço , né ? sera q aco e o melhor material ?

Marcelo A. Marchiodi
27/05/2006, 10:15
MIG solda aço , né ? sera q aco e o melhor material ?

Não entendi o que você quis dizer com isso... :roll:

elpontoge
27/05/2006, 23:18
Não entendi o que você quis dizer com isso...

Cara , nao entendo nada de solda e quais materiais eles soldam ... entaum minha duvida ... mas ja procurei na net e vi que solda MIG solda aço ...... agora , seria a melhor solda para se fazer um chassi tubular ??
a solda elétrica com eletrodo solda só ferro ?????

Edintruder
03/06/2006, 20:37
Solda Tig Solda tudo que é metal ferroso ou não ferroso.
Solda Mig solda aço carbono ou aço inox conforme o arame que estás usando.
Solda elétrica solda só materiais ferrosos com varetas de aço e alumínio com varetas de alumínio, porém para soldas de alumínio tem que ser retificador de voltagem, pois a corrente alernada não dá para o alumínio.
Para soldar tubos até maçarico solda. O que diferencia é o acabamento e a resistência.
O acabamento desce conforme a ordem da lista que descrevi, e a resistência depende da qualidade e destreza do soldador (pessoa).