PDA

Ver Versão Completa : Solução caseira para volante desgastado / esfarelando - L200 triton



eider
13/11/2017, 11:21
Bom dia,


já havia algum tempo que eu estava incomodado com o desgaste do volante da minha triton 2009 at, recorri a uma capotaria para que fosse retirado o couro antigo e colocado um couro novo. Pelos exemplos que a atendente me mostrou, realmente o trabalho fica muito bom mesmo... o problema é o preço, 180 reais, já que teriam que desmontar airbag, retirar volante e só assim trocar o couro. Como já disse, não estava disposto a gastar esse dinheiro nessa pequena correção estética.


Fui pesquisar pela internet soluções caseiras para essa ocorrência, dentre kits de produtos à venda no mercadolivre que prometiam recuperação de volante (mas somente serviam para os que NÃO eram de couro), produtos industrializados, e dentre as opções resolvi testar uma por minha conta e risco, já que faz sentido tratar o couro do volante como se trata um calçado de couro desgastado...já que tudo é igualmente couro:


material: lixa 500, lixa 1200, graxa líquida nugget preta, graxa nugget preta (ambos produtos simples para calçados em geral)




1- lixar com lixa 500 pra retirar o excesso de farelos do volante (somente um pouco pra não prejudicar demais a superfície e piorar a situação);


2- lixar com lixa 1200 pra fazer uma espécie de polimento parcial na área afetada pela lixa mais grossa;


3- passar um pano úmido pra retirar a poeira proveniente do lixamento;


4- passar 3 demãos da graxa líquida nugget, sempre esperando a camada anterior secar um pouco, o próprio frasco já vem com um aplicador - uma esponja encaixada na boca do recipiente;


5- depois de esperar em torno de meia hora, passar a graxa nugget também em camadas dando esfregaços com um pano como se estivesse engraxando os sapatos;




O resultado foi melhor do que eu esperava, tanto que resolvi testar o mesmo procedimento no palio da minha esposa (este possui um volante simples de resina ou algo assim) nesse a única diferença é que NÃO passei a graxa líquida, somente a graxa normal, o resultado foi melhor ainda!!!


A única ressalva a ser feita (e bem lógica, é claro) é quanto à cor do volante, que no caso da triton, é couro preto, o que facilitou muito o processo.


O gasto final foi de apenas 25 reais para os dois carros e ainda sobrou muito material, levando ainda em consideração que tudo pode ser encontrado facilmente à venda:
5 reais - 2 lixas
6 reais - graxa nugget preta
14 reais - graxa líquida nugget preta


O resultado pode ser conferido nas fotos em anexo com o antes e o depois dos dois volantes, isso tudo com produtos simples e sem necessidade de levar a alguém especializado ou comprar produtos pelo mercadolivre ou coisa assim (são duas fotos de cada caso com, o antes e o depois):

Sergio c
13/11/2017, 13:52
Eider, ficou bom mesmo esse reparo no volante.

Lucas Lee
14/11/2017, 09:15
Bom dia,


já havia algum tempo que eu estava incomodado com o desgaste do volante da minha triton 2009 at, recorri a uma capotaria para que fosse retirado o couro antigo e colocado um couro novo. Pelos exemplos que a atendente me mostrou, realmente o trabalho fica muito bom mesmo... o problema é o preço, 180 reais, já que teriam que desmontar airbag, retirar volante e só assim trocar o couro. Como já disse, não estava disposto a gastar esse dinheiro nessa pequena correção estética.


Fui pesquisar pela internet soluções caseiras para essa ocorrência, dentre kits de produtos à venda no mercadolivre que prometiam recuperação de volante (mas somente serviam para os que NÃO eram de couro), produtos industrializados, e dentre as opções resolvi testar uma por minha conta e risco, já que faz sentido tratar o couro do volante como se trata um calçado de couro desgastado...já que tudo é igualmente couro:


material: lixa 500, lixa 1200, graxa líquida nugget preta, graxa nugget preta (ambos produtos simples para calçados em geral)




1- lixar com lixa 500 pra retirar o excesso de farelos do volante (somente um pouco pra não prejudicar demais a superfície e piorar a situação);


2- lixar com lixa 1200 pra fazer uma espécie de polimento parcial na área afetada pela lixa mais grossa;


3- passar um pano úmido pra retirar a poeira proveniente do lixamento;


4- passar 3 demãos da graxa líquida nugget, sempre esperando a camada anterior secar um pouco, o próprio frasco já vem com um aplicador - uma esponja encaixada na boca do recipiente;


5- depois de esperar em torno de meia hora, passar a graxa nugget também em camadas dando esfregaços com um pano como se estivesse engraxando os sapatos;




O resultado foi melhor do que eu esperava, tanto que resolvi testar o mesmo procedimento no palio da minha esposa (este possui um volante simples de resina ou algo assim) nesse a única diferença é que NÃO passei a graxa líquida, somente a graxa normal, o resultado foi melhor ainda!!!


A única ressalva a ser feita (e bem lógica, é claro) é quanto à cor do volante, que no caso da triton, é couro preto, o que facilitou muito o processo.


O gasto final foi de apenas 25 reais para os dois carros e ainda sobrou muito material, levando ainda em consideração que tudo pode ser encontrado facilmente à venda:
5 reais - 2 lixas
6 reais - graxa nugget preta
14 reais - graxa líquida nugget preta


O resultado pode ser conferido nas fotos em anexo com o antes e o depois dos dois volantes, isso tudo com produtos simples e sem necessidade de levar a alguém especializado ou comprar produtos pelo mercadolivre ou coisa assim (são duas fotos de cada caso com, o antes e o depois):

Não vou mentir que já tinha passado pela minha cabeça usar algo do tipo pra sapato.
Vou experimentar!

Mas e a durabilidade? Será que o suor das mãos não tiram rapidinho a cera da última aplicação? Vou usar uma escovinha de sapato mesmo, pra tentar dar uma camada maior e mais brilho.

Boa dica

eider
14/11/2017, 12:08
Por enquanto está dando certo, pouco mais à frente posto aqui as impressões do trato a um médio prazo.

Lucas Lee
09/01/2018, 15:51
Por enquanto está dando certo, pouco mais à frente posto aqui as impressões do trato a um médio prazo.

Pra mim não durou muito. Ficou bem melhor mas não dura.

Acabei comprando um volante de Outlander, agora é procurar um lugar confiável para trocar. Comprei barato, R$ 150,00 super novo, e ainda vem com os controles.

Sergio c
09/01/2018, 21:40
Quanto tempo durou?

Pra mim não durou muito. Ficou bem melhor mas não dura.

Acabei comprando um volante de Outlander, agora é procurar um lugar confiável para trocar. Comprei barato, R$ 150,00 super novo, e ainda vem com os controles.

Lucas Lee
23/01/2018, 14:46
Durou algumas semanas...

eider
31/01/2018, 14:32
No caso do meu carro, que é de couro só reapliquei em dezembro e está até agora. Acredito que repetindo o procedimento a cada 2 meses é o suficiente;

No caso do carro da minha esposa, que NÃO é de couro, só fiz uma vez e está perfeito até hoje 3 meses depois.

luizcarlosw
01/02/2018, 14:07
O trabalho de couro tem como maior custo a mão de obra.

Dá para comprar o couro e instalar você mesmo em casa e não precisa necessariamente remover a direção ou o airbag.
Obviamente Impecável e bem feito sempre tem um custo maior.

Seguem exemplos.

Legítimo
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745679710-capa-revestimento-volante-couro-legitimo-100-ca102-_JM

Sintético
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686941013-capa-revestimento-volante-couro-ecologico-ca101-_JM