Ver Versão Completa : Rangido vindo da frente quando curva [Hilux SW4 2001 Diesel]
Eumarques
09/11/2017, 11:53
Saudações, Turma.
Estou com um problema na minha SW4 2001 Diesel e já procurei nos fóruns americanos da 4Runner e aqui no 4X4 e não achei nada parecido. É o seguinte:
Quando o carro fica parado de um dia para o outro e saio nele, o barulho não parece imediamente. Se rodar só na cidade, também não aparece.
Na saída da cidade onde moro, Itabirito, tem uma serra com muitas curvas e é um ótimo lugar para apresentar o barulho. Se rodar em estrada reta, com menos curvas fortes o barulho demora mais para aparecer.
O fato é, após algumas curvas, quando esterço o volante 1/2 ou 3/4 de volta acima de 60-70km, começa um barulho vindo da frente que parece ferro com ferro e ecoa feio no habitáculo. A intensidade do barulho, que parece um ronco mesmo, aumenta de acordo com a velocidade. O mecânico que rodou comigo disse - quando ouviu:
"Ah, isso não é rolamento, mas não é dificil de achar, tem que ter alguma marca."
Pq de fato o barulho é forte e alto, mas não tem marca de nada aparente. Talvez esteja dentro de uma coifa, mas o mecânico de 14 anos de autorizada Toyota não achou o problema de cara e eu não quero desmanchar a frente toda sem antes tentar uma ajuda aqui.
No começo, com 20-40 minutos, quando o barulho esta acontecendo e sai da curva e se alinha o volante em uma reta, o barulho para... Na próxima curva aparece de novo. Com passar de algum tempo o barulho vai ficando mais frequente e até na reta passa a apresentar direto e não para mais. Até em uma arrancada forte ele passa a aparecer após um determinado tempo.
Se chego paro o carro por um longo período, zera. E rodando, acontece tudo o que eu disse.
Troquei tudo na suspensão há um mês quando comprei o carro (TODAS as buchas, bieletas e reparei a caixa de direção que estava vazando), quando comprei já tinha o barulho, vim de SP rodando e encheu o saco o tempo todo praticamente e após a troca das peças este se manteve como relatado.
Se precisarem de mais informações é só perguntar que esclareço.
Caso alguém conheça o problema e possa me ajudar, agradeço muito!
Estou catando os problemas no carro mas esse tá difícil. kkkkkkkk.
Grande abraço!
Emerson Höpner
09/11/2017, 11:56
Trocou as buchas da barra estabilizadora e da caixa de direção?
Eumarques
09/11/2017, 11:59
Sim, troquei todas... Na verdade não posso dizer que "troquei", pq a gente troca quando tem. As minhas eu pus pq não tinha nada. :freaking:
Pelo teu relato, o barulho aparece depois de um tempo rodando. Imagino que esteja relacionado com o aquecimentos do motor/caixa/carro, como um todo.
Depois que o barulho está fazendo, mesmo andando em linha reta, se tu parar o carro, para o barulho também? Quando estiver nessa condição (fazendo barulho andando em linha reta), para o carro e acelera a uma rotação normal de viagem (2500 rpm) e vira o volante para os lados e vê se faz o barulho. Estou achando que pode ser do sistema de hidráulico da direção.
Eumarques
09/11/2017, 17:37
Pelo teu relato, o barulho aparece depois de um tempo rodando. Imagino que esteja relacionado com o aquecimentos do motor/caixa/carro, como um todo.
Depois que o barulho está fazendo, mesmo andando em linha reta, se tu parar o carro, para o barulho também? Quando estiver nessa condição (fazendo barulho andando em linha reta), para o carro e acelera a uma rotação normal de viagem (2500 rpm) e vira o volante para os lados e vê se faz o barulho. Estou achando que pode ser do sistema de hidráulico da direção.
Então, Clandio.
Mesmo com o carro frio, se eu o submeter à curvas fechadas, como as curvas da saída da minha cidade, o barulho já aparece na primeira curva.
Se andar em estrada reta, mesmo depois de tudo aquecido (30 minutos de estrada) o barulho não necessariamente aparece.
Parado mesmo não há barulho, apenas durante curvas inicialmente e constante depois de algumas curvas.
O setor de direção foi todo revisado há um mês, você imagina que o problema pode estar na ligação entre o setor e as rodas/suspensão?
Obrigado!
imaginei que pudesse estar na parte hidráulica. Por exemplo, por algum motivo qualquer a pressão no sistema sobe e a bomba faz o barulho. Testa, com o carro parado, gira o volante totalmente para o lado, até o final de curso e escuta de faz um barulho semelhante ao que tu procura. Forçar no final de curso normalmente dá um ruído mais forte, o que é normal. Só não pode ser exagerado.
sandro_ventania
09/11/2017, 20:55
Como estão os pivôs??
Você tem certeza que você está andando em 4x2?
Aconteceu comigo quase que de maneira igual, mas na Full.
Só que rodando em rodovia quase não aparecia o barulho, mas sim andando devagar em trânsito urbano.
Era a bucha superior do amortecedor dianteiro.
A borracha estava um pouco mastigada.
Troquei os amortecedores e resolveu.:concordo:
Eumarques
10/11/2017, 11:50
imaginei que pudesse estar na parte hidráulica. Por exemplo, por algum motivo qualquer a pressão no sistema sobe e a bomba faz o barulho. Testa, com o carro parado, gira o volante totalmente para o lado, até o final de curso e escuta de faz um barulho semelhante ao que tu procura. Forçar no final de curso normalmente dá um ruído mais forte, o que é normal. Só não pode ser exagerado.
Entendi,
Parado não dá nada só quando roda mesmo, é algo que está relacionado à velocidade e, creio eu, às rodas... Lembra barulho de rolamento, mas não parece ser, segundo o mecânico.
Eumarques
10/11/2017, 11:52
Como estão os pivôs??
Você tem certeza que você está andando em 4x2?
Então, Sandro...
Na revisão geral que dei quando comprei o carro, o pivo tbm foram trocados.
E sim, estou no 4x2, tudo certo.
Eumarques
10/11/2017, 11:55
Aconteceu comigo quase que de maneira igual, mas na Full.
Só que rodando em rodovia quase não aparecia o barulho, mas sim andando devagar em trânsito urbano.
Era a bucha superior do amortecedor dianteiro.
A borracha estava um pouco mastigada.
Troquei os amortecedores e resolveu.:concordo:
Glaicon, troquei os amortecedores dianteiros tbm, há um mês. :-(
Esta parte tbm está ok.
Fiz um vídeo agora há pouco e vou dar um jeito de postar no youtube e jogar o link aqui, acho que ajuda mais.
Obrigado à todos pela atenção, por enquanto!
Eumarques
10/11/2017, 12:57
Pessoal!
O vídeo no youtube é este aqui:
Creio que assistir com um fone de ouvido seja mais comodo.
Até o 50 segundos de vídeo o áudio tá bem legal, daí pra frente não tá lá essas coisas (não sei pq, parece que pus o dedo na entrada do microfone).
Rangido ao curvar - SW4 2001 - YouTube (https://youtu.be/8WrPmSTE7Ns)
Como disse, não quero sair desmontando tudo atrás do problema, pq ninguém que rodou no carro comigo até agora disse com certeza, tipo: "Óh, seu problema é isso aqui!"
Se alguém me perguntasse o que era, eu diria que é rolamento... Mas dois mecânicos bons me disseram que não, se não obter uma luz aqui, o jeito é botar no elevador e sair pra caçada.
Creio que o vídeo, aliado aos relatos que apresentei possam ajudar os bons companheiros que estão dedicando um pouco do tempo para ajudar um recém dono de SW4 "dazantiga". Hahhahahha.
Grande abraço!
Será que não tem alguma coisa raspando nos pneus? Por exemplo aquela proteção plástica interna dos para-lama. Se ela não estiver bem fixada, com a velocidade o vento modifica a posição dela e encosta no pneu.
Eumarques. Temos um grupo de whatsapp só de sw4. Se quiser que te adicione, me informa teu nome e numero de telefone.
Eumarques
11/11/2017, 06:43
Será que não tem alguma coisa raspando nos pneus? Por exemplo aquela proteção plástica interna dos para-lama. Se ela não estiver bem fixada, com a velocidade o vento modifica a posição dela e encosta no pneu.
Provavelmente não, o som é ferro com ferro.
A viatura está alinhada?
Parece um arrastar de pneu.:pensativo:
Alguma novidade sobre a resolução do problema?
Wanderson Leite Pereira
16/07/2019, 22:42
Descubrí o defeito da minha, erá um oring da pinça do freio com vazamento, troquei e ficou ótimo.
Pessoal!
O vídeo no youtube é este aqui:
Creio que assistir com um fone de ouvido seja mais comodo.
Até o 50 segundos de vídeo o áudio tá bem legal, daí pra frente não tá lá essas coisas (não sei pq, parece que pus o dedo na entrada do microfone).
Rangido ao curvar - SW4 2001 - YouTube (https://youtu.be/8WrPmSTE7Ns)
Como disse, não quero sair desmontando tudo atrás do problema, pq ninguém que rodou no carro comigo até agora disse com certeza, tipo: "Óh, seu problema é isso aqui!"
Se alguém me perguntasse o que era, eu diria que é rolamento... Mas dois mecânicos bons me disseram que não, se não obter uma luz aqui, o jeito é botar no elevador e sair pra caçada.
Creio que o vídeo, aliado aos relatos que apresentei possam ajudar os bons companheiros que estão dedicando um pouco do tempo para ajudar um recém dono de SW4 "dazantiga". Hahhahahha.
Grande abraço!
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