PDA

Ver Versão Completa : Rangido vindo da frente quando curva [Hilux SW4 2001 Diesel]

Eumarques
09/11/2017, 11:53
Saudações, Turma.
Estou com um problema na minha SW4 2001 Diesel e já procurei nos fóruns americanos da 4Runner e aqui no 4X4 e não achei nada parecido. É o seguinte:
Quando o carro fica parado de um dia para o outro e saio nele, o barulho não parece imediamente. Se rodar só na cidade, também não aparece.
Na saída da cidade onde moro, Itabirito, tem uma serra com muitas curvas e é um ótimo lugar para apresentar o barulho. Se rodar em estrada reta, com menos curvas fortes o barulho demora mais para aparecer.

O fato é, após algumas curvas, quando esterço o volante 1/2 ou 3/4 de volta acima de 60-70km, começa um barulho vindo da frente que parece ferro com ferro e ecoa feio no habitáculo. A intensidade do barulho, que parece um ronco mesmo, aumenta de acordo com a velocidade. O mecânico que rodou comigo disse - quando ouviu:
"Ah, isso não é rolamento, mas não é dificil de achar, tem que ter alguma marca."
Pq de fato o barulho é forte e alto, mas não tem marca de nada aparente. Talvez esteja dentro de uma coifa, mas o mecânico de 14 anos de autorizada Toyota não achou o problema de cara e eu não quero desmanchar a frente toda sem antes tentar uma ajuda aqui.

No começo, com 20-40 minutos, quando o barulho esta acontecendo e sai da curva e se alinha o volante em uma reta, o barulho para... Na próxima curva aparece de novo. Com passar de algum tempo o barulho vai ficando mais frequente e até na reta passa a apresentar direto e não para mais. Até em uma arrancada forte ele passa a aparecer após um determinado tempo.
Se chego paro o carro por um longo período, zera. E rodando, acontece tudo o que eu disse.

Troquei tudo na suspensão há um mês quando comprei o carro (TODAS as buchas, bieletas e reparei a caixa de direção que estava vazando), quando comprei já tinha o barulho, vim de SP rodando e encheu o saco o tempo todo praticamente e após a troca das peças este se manteve como relatado.

Se precisarem de mais informações é só perguntar que esclareço.
Caso alguém conheça o problema e possa me ajudar, agradeço muito!
Estou catando os problemas no carro mas esse tá difícil. kkkkkkkk.

Grande abraço!

Emerson Höpner
09/11/2017, 11:56
Trocou as buchas da barra estabilizadora e da caixa de direção?

Eumarques
09/11/2017, 11:59
Sim, troquei todas... Na verdade não posso dizer que "troquei", pq a gente troca quando tem. As minhas eu pus pq não tinha nada. :freaking:

Clandio
09/11/2017, 17:17
Pelo teu relato, o barulho aparece depois de um tempo rodando. Imagino que esteja relacionado com o aquecimentos do motor/caixa/carro, como um todo.
Depois que o barulho está fazendo, mesmo andando em linha reta, se tu parar o carro, para o barulho também? Quando estiver nessa condição (fazendo barulho andando em linha reta), para o carro e acelera a uma rotação normal de viagem (2500 rpm) e vira o volante para os lados e vê se faz o barulho. Estou achando que pode ser do sistema de hidráulico da direção.

Eumarques
09/11/2017, 17:37
Pelo teu relato, o barulho aparece depois de um tempo rodando. Imagino que esteja relacionado com o aquecimentos do motor/caixa/carro, como um todo.
Depois que o barulho está fazendo, mesmo andando em linha reta, se tu parar o carro, para o barulho também? Quando estiver nessa condição (fazendo barulho andando em linha reta), para o carro e acelera a uma rotação normal de viagem (2500 rpm) e vira o volante para os lados e vê se faz o barulho. Estou achando que pode ser do sistema de hidráulico da direção.

Então, Clandio.
Mesmo com o carro frio, se eu o submeter à curvas fechadas, como as curvas da saída da minha cidade, o barulho já aparece na primeira curva.
Se andar em estrada reta, mesmo depois de tudo aquecido (30 minutos de estrada) o barulho não necessariamente aparece.
Parado mesmo não há barulho, apenas durante curvas inicialmente e constante depois de algumas curvas.

O setor de direção foi todo revisado há um mês, você imagina que o problema pode estar na ligação entre o setor e as rodas/suspensão?

Obrigado!

Clandio
09/11/2017, 19:40
imaginei que pudesse estar na parte hidráulica. Por exemplo, por algum motivo qualquer a pressão no sistema sobe e a bomba faz o barulho. Testa, com o carro parado, gira o volante totalmente para o lado, até o final de curso e escuta de faz um barulho semelhante ao que tu procura. Forçar no final de curso normalmente dá um ruído mais forte, o que é normal. Só não pode ser exagerado.

sandro_ventania
09/11/2017, 20:55
Como estão os pivôs??
Você tem certeza que você está andando em 4x2?

Glaicon
10/11/2017, 08:10
Aconteceu comigo quase que de maneira igual, mas na Full.
Só que rodando em rodovia quase não aparecia o barulho, mas sim andando devagar em trânsito urbano.
Era a bucha superior do amortecedor dianteiro.
A borracha estava um pouco mastigada.
Troquei os amortecedores e resolveu.:concordo:

Eumarques
10/11/2017, 11:50
imaginei que pudesse estar na parte hidráulica. Por exemplo, por algum motivo qualquer a pressão no sistema sobe e a bomba faz o barulho. Testa, com o carro parado, gira o volante totalmente para o lado, até o final de curso e escuta de faz um barulho semelhante ao que tu procura. Forçar no final de curso normalmente dá um ruído mais forte, o que é normal. Só não pode ser exagerado.

Entendi,
Parado não dá nada só quando roda mesmo, é algo que está relacionado à velocidade e, creio eu, às rodas... Lembra barulho de rolamento, mas não parece ser, segundo o mecânico.

Eumarques
10/11/2017, 11:52
Como estão os pivôs??
Você tem certeza que você está andando em 4x2?

Então, Sandro...
Na revisão geral que dei quando comprei o carro, o pivo tbm foram trocados.
E sim, estou no 4x2, tudo certo.

Eumarques
10/11/2017, 11:55
Aconteceu comigo quase que de maneira igual, mas na Full.
Só que rodando em rodovia quase não aparecia o barulho, mas sim andando devagar em trânsito urbano.
Era a bucha superior do amortecedor dianteiro.
A borracha estava um pouco mastigada.
Troquei os amortecedores e resolveu.:concordo:

Glaicon, troquei os amortecedores dianteiros tbm, há um mês. :-(
Esta parte tbm está ok.

Fiz um vídeo agora há pouco e vou dar um jeito de postar no youtube e jogar o link aqui, acho que ajuda mais.
Obrigado à todos pela atenção, por enquanto!

Eumarques
10/11/2017, 12:57
Pessoal!
O vídeo no youtube é este aqui:
Creio que assistir com um fone de ouvido seja mais comodo.
Até o 50 segundos de vídeo o áudio tá bem legal, daí pra frente não tá lá essas coisas (não sei pq, parece que pus o dedo na entrada do microfone).

Rangido ao curvar - SW4 2001 - YouTube (https://youtu.be/8WrPmSTE7Ns)

Como disse, não quero sair desmontando tudo atrás do problema, pq ninguém que rodou no carro comigo até agora disse com certeza, tipo: "Óh, seu problema é isso aqui!"
Se alguém me perguntasse o que era, eu diria que é rolamento... Mas dois mecânicos bons me disseram que não, se não obter uma luz aqui, o jeito é botar no elevador e sair pra caçada.

Creio que o vídeo, aliado aos relatos que apresentei possam ajudar os bons companheiros que estão dedicando um pouco do tempo para ajudar um recém dono de SW4 "dazantiga". Hahhahahha.

Grande abraço!

Clandio
10/11/2017, 16:35
Será que não tem alguma coisa raspando nos pneus? Por exemplo aquela proteção plástica interna dos para-lama. Se ela não estiver bem fixada, com a velocidade o vento modifica a posição dela e encosta no pneu.

Clandio
10/11/2017, 16:38
Eumarques. Temos um grupo de whatsapp só de sw4. Se quiser que te adicione, me informa teu nome e numero de telefone.

Eumarques
11/11/2017, 06:43
Será que não tem alguma coisa raspando nos pneus? Por exemplo aquela proteção plástica interna dos para-lama. Se ela não estiver bem fixada, com a velocidade o vento modifica a posição dela e encosta no pneu.

Provavelmente não, o som é ferro com ferro.

Glaicon
11/11/2017, 07:12
A viatura está alinhada?
Parece um arrastar de pneu.:pensativo:

leojaz
17/11/2017, 01:45
Alguma novidade sobre a resolução do problema?

Wanderson Leite Pereira
16/07/2019, 22:42
Descubrí o defeito da minha, erá um oring da pinça do freio com vazamento, troquei e ficou ótimo.

Pessoal!
O vídeo no youtube é este aqui:
Creio que assistir com um fone de ouvido seja mais comodo.
Até o 50 segundos de vídeo o áudio tá bem legal, daí pra frente não tá lá essas coisas (não sei pq, parece que pus o dedo na entrada do microfone).

Rangido ao curvar - SW4 2001 - YouTube (https://youtu.be/8WrPmSTE7Ns)

Como disse, não quero sair desmontando tudo atrás do problema, pq ninguém que rodou no carro comigo até agora disse com certeza, tipo: "Óh, seu problema é isso aqui!"
Se alguém me perguntasse o que era, eu diria que é rolamento... Mas dois mecânicos bons me disseram que não, se não obter uma luz aqui, o jeito é botar no elevador e sair pra caçada.

Creio que o vídeo, aliado aos relatos que apresentei possam ajudar os bons companheiros que estão dedicando um pouco do tempo para ajudar um recém dono de SW4 "dazantiga". Hahhahahha.

Grande abraço!