Ver Versão Completa : Sensor de velocidade para velocÃ*metro digital?
rodrigoevaldo
04/11/2017, 17:39
Alguém conhece algum sensor de velocidade para adaptar direto na reduzida do Willys para emitir pulsos digitais (sensor hall) para os velocímetros digitais?
A maioria vi são adaptações de colar um imã no cardã ou na roda, considero gambiarra... Qualquer barro arranca fora o imã.
Pensei desplugar o cabo rotativo do velocímetro e adaptar de alguma forma o imã para emitir os pulsos.
Encontrei algumas coisas meio pronta para Fusca mas não sei se é compatível com o Jeep.
Sensor Hall p/adap. cabo p/ Veloc. Eletronico (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=594&category_id=24&option=com_virtuemart&Itemid=2)
Pensei utilizar algum sensor de velocidade de carro comum mas não tenho nem ideia de como esses funcionam.
Sydney66
04/11/2017, 19:45
Rodrigo boa noite. Se sua viatura tiver ignição eletrônica por módulo Bosch de 6 pinos, o pino 3 é um gerador de sinal para conta-giros eletrônico, talvez funcione para o velocímetro digital pois o princípio é o mesmo.
Veja este esquema do site opala.com o módulo é o mesmo utilizado nos jeeps de 1979 em diante.
553397
xibiu!!!
04/11/2017, 21:06
Rodrigo boa noite. Se sua viatura tiver ignição eletrônica por módulo Bosch de 6 pinos, o pino 3 é um gerador de sinal para conta-giros eletrônico, talvez funcione para o velocímetro digital pois o princípio é o mesmo.
Caros.
Infelizmente não dá para usar os pulsos do módulo de ignição em velocímetro digital como foi exemplificado acima.
O velocímetro marcaria diferentes velocidade até com veículo parado, dependendo da aceleração do motor.
Os pulsos elétricos para o velocímetro digital devem necessariamente vir de um mecanismo eletromecânico que tenha relação direta com o giro das rodas, e não ter relação com o giro (RPM) do motor.
Jamais devem ser usados pulsos oriundos de sensores instalados antes da entrada do câmbio.
Sensores de velocidade devem ser instalados (gerando pulsos) oriundos da saída da caixa de câmbio (em veículos 4x2) ou da saída da caixa de tração/reduzida (em veículos 4x4) , pois aí já não há mais possibilidade de variações de quantidade de pulsos (por quilometro) do sensor em relação à velocidade das rodas, independente de qual marcha se está usando para o movimento do veículo..
Abraço;
xibiu!!!
05/11/2017, 11:48
Alguém conhece algum sensor de velocidade para adaptar direto na reduzida do Willys para emitir pulsos digitais (sensor hall) para os velocímetros digitais?
A maioria vi são adaptações de colar um imã no cardã ou na roda, considero gambiarra... Qualquer barro arranca fora o imã.
Pensei desplugar o cabo rotativo do velocímetro e adaptar de alguma forma o imã para emitir os pulsos.
Encontrei algumas coisas meio pronta para Fusca mas não sei se é compatível com o Jeep.
Pensei utilizar algum sensor de velocidade de carro comum mas não tenho nem ideia de como esses funcionam.
Use sensor industrial mesmo. A instalação elétrica e fixação, é bem mais simples, é mais barato que sensores automotivos, e a durabilidade nas condições adversas também é muito boa.
Esse sensor aguenta bem água e barro, e não usa imã colado.
Compre 1 sensor (3 fios/NA) indutivo - 12 mm - faceado - PNP (se for usar pulso positivo) ou NPN (se for usar pulso negativo) - 10 a 30 Vcc - e esqueça esse negócio de imãs colados.
https://www.eletropecas.com/Produto/sensor-indutivo-tubular-namur-tecnotron-is-2-12c-nv
Fixe o suporte do sensor na saída da caixa reduzida (próximo da luva do cardã) e faça que a cada uma volta da luva do cardãn, o sensor pulse uma vez, enviando esses pulsos para o velocímetro digital.
Creio que terá que programar o velocímetro pois dependendo o tamanho das rodas, o resultado (quantidade de pulsos) será diferente por Km rodado.
Abraço a todos.
rodrigoevaldo
05/11/2017, 12:02
Concordo com o Xibiu, acredito que o Sydney66 tenha se confundido com a minha pergunta. O conta-giro concordo deve ser conectado ao sistema de ignição ou no terminal W do alternador (motor diesel).
Tenho velocímetro mecânico, medição por cabo vindo da reduzida Willys.
Pretendo alterar todo o painel do meu CJ5, ficou meio poluído com tantos instrumentos e espalhados pelo painel inteiro e os únicos que funcionam é a velocidade, vacuometro (indica alguma coisa se está certo não sei, de vez enquando o ponteiro pula conforme abre a turbina) e tensão da bateria. O conta-giro instalaram o modelo errado, para motor a gasolina e o meu é a diesel.
Então pretendo resumir o máximo de instrumentos em um único digital, na linha de visão do volante. E o queijo suíço formado no painel vou colocar uma placa de alumínio envelopado com textura fibra de carbono assim tiro o rádio que está no porta luvas e passo para o painel e coloco 2 alto falantes pequenos também.
O painel de instrumentos digital que promete que funciona até de cabeça para baixo, contudo o design é mais para motos.
Configurando o Painel Digital Universal StreetFighter SF2 ORIGINAL - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=y4J2taedVPA)
Contudo tem quase todas as informações resumidas num único painel.
Será que usando o sensor de velocidade universal de tacógrafo de caminhão consigo fazer uma adaptação direto do cabo?
Sydney66
05/11/2017, 13:18
Caros.
Infelizmente não dá para usar os pulsos do módulo de ignição em velocímetro digital como foi exemplificado acima.
O velocímetro marcaria diferentes velocidade até com veículo parado, dependendo da aceleração do motor.
Os pulsos elétricos para o velocímetro digital devem necessariamente vir de um mecanismo eletromecânico que tenha relação direta com o giro das rodas, e não ter relação com o giro (RPM) do motor.
Jamais devem ser usados pulsos oriundos de sensores instalados antes da entrada do câmbio.
Sensores de velocidade devem ser instalados (gerando pulsos) oriundos da saída da caixa de câmbio (em veículos 4x2) ou da saída da caixa de tração/reduzida (em veículos 4x4) , pois aí já não há mais possibilidade de variações de quantidade de pulsos (por quilometro) do sensor em relação à velocidade das rodas, independente de qual marcha se está usando para o movimento do veículo..
Abraço;
Bom dia. Sim fiz confusão com o assunto, entre velocímetro e conta-giros, peço desculpas a todos pela falha!
Abraços
Alessandro Henrique
07/11/2017, 11:31
Bueno,
O sensor indutivo é uma alternativa e se for o caso, escolha os que possam detectar o resalto à 5mm no caso de aço, pois o material empregado influi na distância.
Outra opção mais trabalhosa é a de se utilizar o cabo do velocímetro e à partir deste mover um disco com furo ou resaltos para prover os sinais ao seu equipamento.
Outra alternativa ainda é o sensor hall empregado em rodas fônicas dos veículos com injeção eletrônica, porém necessitando de um circuito para condicionar o sinal...
Sds,
ivancgbsb
07/11/2017, 14:14
Quando tive Bandeirante ia usar a solução aqui descrita: ..::visumais.com.br ::.. (https://www.visumais.com.br/loja/principal.php?action=20&id_prod=301361&rel=true) que encaixa direto no cabo do velocímetro.
Terminei usando um velocímetro de bicicleta bem simples (figura anexa). Poderia ter colocado um com iluminação.
Tem ainda uns que pegam a velocidade direto de GPS.
ivancgbsb
07/11/2017, 14:20
Aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/tecnicas-de-conducao-e-navegacao-off-road/466-velocimetro-de-bicicleta-5.html tem coisas sobre velocímetro digital de bicicleta.
Alessandro Henrique
07/11/2017, 15:28
Particularmente utilizo o gps para não haver dúvida...
Há muito tempo atrás tentei colocar o velocímetro/odômetro de minha viatura para trabalhar, mas devido a relação de coroa/pinhão bem como do tamanho dos pneus e o W do instrumento, ficou inviável... Procurei determinar a relação correta e saí em busca das caixas de transmissão angular da VDO, sem sucesso. O número W original do Jeep era 625... O do instrumento que uso é 1094 então o erro é enorme.
Esta pendência ainda está na minha lista.
Sds.
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