PDA

Ver Versão Completa : Rural com motor AP-2

Berger
07/04/2006, 17:05
Já temos alguma conclusão opinião formada sobre o AP-2 na rural?:

Cícero Franco
10/04/2006, 10:27
Motor muito fraco pro peso da Rural. Fica bem em jeep.

Berger
12/04/2006, 18:17
Santana Quantum - motor AP-2.0 I 114 cv tor 17,6 m kgf/3200 rpm peso 1.150 kg
Rural motor BF 90 cv tork 18,67 kgm/2000 rpm peso 1.530 kg

Gostaria de ouvir mais a respeito. Agradeço a ajuda.

bruno_
12/04/2006, 20:19
Se não me engano o "piffer" tem esse motor na rural dele, manda um mp pra ele!

Olha a foto da Rural dele

José Augusto
12/04/2006, 22:43
Vai depender :roll: , para ficar bom (com força/torque) só com diferencial bem reduzido (mínimo 8/43) e pneu no máximo 31" :pensativo: , mas aí o cambio fica curtinho e velocidade máxima (sem espremer demais o motor) por volta dos 80 kM/h. :putz:

[]s com torque embaixa rotação.

Berger
13/04/2006, 23:40
Valeu Bruno/Jose Augusto. Obrigado pelas dicas.Copiei . Vou continuar garipando ,se não dé... Saio prá outra.

piffer
06/05/2006, 20:08
E isso ai gente realmente tenho uma rural com motor AP 2.0 alcool. O carro ficou muito bom de trilha
guincho mecanico
pneus 265x75x16 (33'')
bloqueio ensimec traseiro
bloqueio dianteiro ( soldado)
freio a disco nas 4 rodas
SPOA
relacao troquei 8x34 ( Previsao de pneus 35'')
direcao de santana no eixo diferencial

No asfalto também achei uma melhora em relacao ao OHC que tinha, com essa configuracao da pra viajar tranquilo 80/100Km/h

proximo projeto cambio de chevete junior.(+-1 mês pra terminar)

Piffer

pedro y
07/05/2006, 02:30
Você vai pôr câmbio do chevette na rural?
Putz! Um sobrinho meu ganhou do pai o motor completo do astra com injeção, módulo etc com câmbio do ômega (é plug and play) que está equipando o chevetinho 1976.
O câmbio do ômega foi porque acharam que o original do chevete não agüentaria...

Dalger
18/06/2006, 23:18
Piffer
Estou pensando em instalar um motor AP em minha F-75, utilizando o cambio e a redução do samurai.
Os eixos sao os da F-75, vc teria ideia se ficaria bom, pois nao sei exatamente a comparação entre as relações do Samurai e da F-75.
Sera que seria necessário a aquisição de um kit de redução do X?
Tenho tb 2 bloqueios de Troller (30estrias), sera que posso somente trocar as pontas de eixo da F-75 para 30 estrias que serviria o bloqueio ?

Cícero Franco
19/06/2006, 08:50
Pelo que eu ouvi falar, o motor AP fica bom no Jeep e fraco na Rural e F75. Eu sei que o AP tem torque em giro alto. Não te esquece que ele terá que deslocar uma massa de 1.500 kg! É bastante peso!

[]s

José Augusto
19/06/2006, 18:45
Estou pensando em instalar um motor AP em minha F-75, utilizando o cambio e a redução do samurai.

Dalger, Será que cambio de samurai aguenta, um motor AP-2.0? Será que a redução do samurai aguenta o peso da F75?

Tenho tb 2 bloqueios de Troller (30estrias), sera que posso somente trocar as pontas de eixo da F-75 para 30 estrias que serviria o bloqueio ?

Tem que trocar os semi eixos, mas aí já pega os 4 T-rex da ensimec, os dianteiros terão homocinética da Bandeirantes, mas encomenda com 30 estrias.

piffer, pelas minhas contas o pneu não chega em 32", 265*.75=198.8 mm, 16"*25.4 = 406.4 mm, 2*198.8+406.4 = 804 mm, 804/25.4 = 31.6", embora algumas marcas o 33" tambem tem pouco menos.

Estou curioso, concordo com Cícero Franco, é o primeiro que declara que ficou bom o conjunto na rural, por favor me ajude a rever alguns conceitos, como é o comportamento da rural em situação normal, principalmente de saída, com que rotação inicia o movimento, tem que queimar embreagem? Com que rotação se atinge 80 km/h?

pedro y, cambio de chevette no AP2.0, Ok!

dalmo cruz torres
21/06/2006, 11:46
Eu sou da turma que prefere que sobre motor, um motor que trabalhe em baixas rotações tm a vida útil muito maior que um motor que tem que trabalhar em alta rotação. Além disso, o consumo de um motor AP em trilhas aumenta muito por causa dele estar sempre em alta rotação. Com relação ao cambio e a redução, acho que quanto mais reforçado melhor, minha F-75 rodou muito tempo com um cambio Clark 260f de quatro marchas, esse cambio ,que já é bem forte, quebrou duas vezes em trilhas mais pesadas.

piffer
21/06/2006, 13:36
É galerá o tema realmente e complicado. Na verdade é uma questao de gosto,tem gente que nao gosta de carro 1.0 por ser fraco.tem gente que gosta de carro com motor forte.A escolha fica pelo gosto ou pelo custo beneficio, eu optei em ter um carro mais fraco e com um excelente custo beneficio.MAS REPITO NOVAMENTE E QUESTAO DE GOSTO.
Semana passada acabei de montar o cambio(chevete junior) e o carro andou. ficou muito bom, saio em 1 normal em qualquer subida sem queimar embreagem, em 5 marcha a 3.000 rpm estou a 100Km/h

Dalger, te aconselho a andar em um jeep ou rural com motor AP para tomar a decisão

José Augusto, perfeita suas contas a medida de 31,6". com o recape do pneu(geninho modelo genius) chega nos 33"

dalmo cruz torres,como disse e gosto. o que posso falar e que quanto maior o motor ,maior tambem tem que ser o: cambio,semi-eixo, cruzetas,reduzida,bloqueios,cardan,etc. Há e é claro as quebras aumentam muuuuuuuuuuuito.....

Abraços Piffer

José Augusto
21/06/2006, 14:09
Semana passada acabei de montar o cambio(chevete junior) e o carro andou. ficou muito bom, saio em 1 normal em qualquer subida sem queimar embreagem, em 5 marcha a 3.000 rpm estou a 100Km/h

Perfeita a escolha do cambio do chevete junior (CL-2205F), é resistente o suficiente para o motor escolhido, tem a primeira bastante reduzida (4.28) para compensar o motor 1.0 que era bem fraco e a final com over (0.90).

Dalger
21/06/2006, 22:40
Bem pessoal,
Eu tb estou optando por este conjunto, pois tenho 2 cambios de samurai, uma redução com kit do X, e um motor AP de Golf injetado. Tudo isso guardado.
Tenho tb uma gaiola que utilizava este conjunto mas cansei de ter q aguentar aluguel de guarda. Agora, com a F-75, terei os documentos q sempre precisei. Assim, acho que resolverei um problema.
Tenho tb um Troller a diesel 2002 e um samurai com motor AP, e nao acho o motor tao fraca, principalmente pq irei utilizar a F-75 somente para trilhas.
Espero q o cambio do samuka aguente, caso nao de certo, estarei comprando um mais resistente. Vejamos. Minha maior duvida e quanto a caixa de reducao aguentar, mas obtive informacoes que ela e mto resistente. Vejamos.
Neste sabado irei tirar umas fotos da F-75 para guardar o antes e o depois.
Caso se interessem, estarei colocando a foto da minha agora, ex-gaiola 4x4.
De todo modo, vamos trocar mais ideias. Esta e a melhor parte do forum.

Dalger
21/06/2006, 22:42
Olha a foto da coisa ai gente.

José Augusto
21/06/2006, 23:25
Gaiola, que gaiola, isto já está mais para um protótipo, base para um projeto maior, pneus, guincho, etc ..., ficaria parecido com o pessoal do rock crawling.

Tem um pessoal que documenta gaiola, acho até que isto já foi postado aqui no FORUM.

piffer
22/06/2006, 14:13
José Augusto, por acaso sua rural é branca e vermelha e foi feita na mecanica Fajardo.
Piffer

José Augusto
22/06/2006, 18:35
piffer, é essa vc viu ela lá, lembra dela, na 1a versão, agora tem muita coisa diferente.

piffer
22/06/2006, 18:45
José Augusto, entao te conheço pessoalmente, a uns 3 ou 4 anos estava falando com o Farjado sobre motores e vi sua rural nesse dia você estava e conversamos. Nessa epoca sua rural já estava muito bonita imagina agora ,parabéns bela rural!
Piffer

José Augusto
22/06/2006, 19:27
piffer, vc tem uma ótima memória e atento a detalhes, relacionar fatos e objetos não recentes a figura de uma pessoa aqui no FORUM, puxa. Pela imagem do seu avatar, a sua rural tb está proporcionando muitos momentos de diversão.

Abraços tracionados. :mrgreen:

Leandro Hergovic
05/07/2006, 15:24
Pessoal...rsrsrs...
Essa discussão é boa...e rende...boas caras feias..rsrsrs...mas tenho duas coisa á dizer...:

- A Rural do Piffer (vulgo Professor) se chama Aluna, e tem o apelido de CHEVETTE...; :)
- Realmente depois do cambio de chevette melhorou...ficou bom....

Abraços...rsrsrs