PDA

Ver Versão Completa : Direção do Santana



Marcos ET
24/01/2004, 01:54
PessoALL, saudações!

Estou adaptando a caixa de direção do VW Santana (mecânica) em meu CJ3A, que está aposentando a boa (e velha) direção original.

Gostaria de receber orientação dos amigos mais esperientes no que diz respeito às barras de direção, pois neu "véio" usa aquele sistema de um braço do boomerang para o munhão direito e uma barra deste para o munhão esquerdo (o munhão direito tem uma adaptação para dois terminais de direção, o mais externo é para ser ligado ao boomerang e o interno, que tem a mesma distância ao centro de rotação do munhão que o do outro lado liga-se a barra de direção).

O "problema" é que o novo sistema faz com que a ponta da caixa d direção fique muito perto do munhão direito, aumentando consideravelmente sua inclinação em relação ao sentido/direção de movimento obrigando-me a mudar a fixação dupla para o munhão esquerdo certo? pois bem, estou pensando em usar "aquela" fixação do jeep onde fixam-se dois terminais (usados no jeep que tem duas barras de direção simétricas) no munhão direito, para que a barra menor ligue a ponteira da caixa de direção à fixação esquerda e de lá saia a barra maior para a roda direita... aproveitando o antigo furo do munhão direito para fixar o amortecedor de direção da kombi...

sou meio "manicaca" em adaptações de direção, por isso gostaria de um auxílio, pois nao quero usar o sistema de barras de direção simétricas... :oops:

24/01/2004, 08:50
OLA MARCOS

DE UMA OLHADA EM:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight

Marcos ET
26/01/2004, 11:26
Saudações "Rural", obrigado pela dica...

Cara! parece que a coisa ficou "hi-tec" d+ pro meu véio... eu tava pensando em usar EXATAMENTE a mesma vara da coluna de direção do jeep, somente prendendo uma cruzeta em sua extremidade, ligando até a caixa de direção VW por outra cruzeta, usando coluna retrátil...

quanto a "relação" de caixa de direção e rodas... puutz! meu jeep já tem o sistema que usa uma barra de direção grande (q liga roda a roda) e outra pequena (que liga roda direita até o boomerang) só que nao tem terminal duplo, e sim um alongamento do munhão direito... então tava pensando em colocar APENAS um terminal duplo na ponta esquerda da barra de direção e ligando este terminal duplo até a caixa VW com aquele "bracinho" em "L" um pouco maior, pra "horizontalizar" a barra de direção... SEM entortar o terminal duplo ou qualquer outra alteração pois meu jeep tá SPUA, com rodas originais e pneus 700x16 (acho que a caixa VW aguenta... ou nao?).

Resumindo: queria um sistema quase "Plug and Play"... com pouquíssimas alterações, desta forma, quem olhasse pro meu véio, veria a coluna de direção exatamente na posição original (acho que o ângulo da coluna de direção ainda é aceitável pela cruzeta), notando somente a caixa VW na frente... e só, simplesmente passando a usar um terminal duplo no outro munhão...

Linguetas, buchas PU sextavadas, guias de seguimento, sistema antigravitacional com reverão eletrônica multidirecional, sistema anti-roll antigravitacional computadorizado por fusão a frio :twisted: (rsss) e coisas afins ainda estao loooonge de serem instaladas... só queria um sistema SEGURO e barato (embora SEGURO e BARATO pareçam conceitos incompatíveis...) :oops: :oops: :oops: