PDA

Ver Versão Completa : Desconectar Estabilizadores



Elmer_Jeep
07/04/2006, 09:56
Aê pessoal, essa semana apareceu em minha oficina um Troller 2006 e o proprietário tava afim de fazer um sistema desconectável nos estabilizadores...

Daí a pergunta, alguém já fez :?:

Alguém já retirou os estabilizadores pra ver em quanto aumenta o curso da suspensão :?:

Agradeço pelas dicas.

abraços.

AlemãoRS
07/04/2006, 11:45
Se não me engano é TONY2004 o nick dele..
Ele tirou a barra estabilizador traseira, mas também colocou molas maiores, trocou amortecedores e acho que deve ter alterado os links também...
Mas procura por ele ai que te explica certo o que fez...

AnBeLuZuK
20/10/2006, 21:37
Pessoal,

Levantando o tópico...
Esta semana desliguei a barra traseira do jipe, segundo a calculadora tabajara, deve aumentar uns 10% de flexibilidade na suspensão. No dia a dia não percebi muita diferença. Amanhã vou desligar a dianteira e fazer uma trilha. Lembrando que ao desligar estas barras, o cuidados com a velocidade deve ser triplicado. O que é difícil com o canhão do sprint embaixo do capo.
Segue uma foto antes e depois da retirada da barra.

AnBeLuZuK
20/10/2006, 22:13
Segue a foto após a retirada

guilhermekrug
20/10/2006, 23:45
No meu site tem uma técnica do Markito ensinando como fazer um "desconector rápido" da Barra....

AnBeLuZuK
22/10/2006, 08:45
Guilherme,

Já uma sugestão do markito, mas tem que cortar a barra. Tô procurando uma opção menos radical.Fiz trilha ontem com o carro e melhorou muito. Também ví num troller a gasolina que NÂO tem a barra traseira. Tô quase deixando sem também.

Flavio Miranda
22/10/2006, 23:29
All,

Se bem me lembro, a barra não é conectada por um parafuso passante num ponto de fixação tipo olhal !?

Então bastaria substituir a porca por uma "borboleta".
Antes de entrar na trilha, é só desconectar a barra e 'amarrar' em outro ponto da carroceria de modo que ela não caia.

Nos kits de suspensão gringos, eles utilizam um pivo que é desconectado ao entrar na trilha e conectado ao sair dela...
Quem quiser ver fotos, pede para o Thiagoloco que tem um kit desses numa Cherokee Sport com suspension kit.

[ ] s

AnBeLuZuK
23/10/2006, 20:17
Valeu Flávio,

Muito boa sua sugestão.
Acho que vou acabar partindo para algo deste tipo. Porém, vou tentar a solução mais prática, senão já viu né. O jipe cheio de lama e nenhuma vontade de se enfiar embaixo dele para reconectar a barra.
André

AnBeLuZuK
30/10/2006, 19:32
Pessoal,

Esta semana desconectei as duas barras e fui para a trilha, ficou muito bom. Vou até desistir do bloqueio por enquanto. Passei de primeira onde todos os outro tiveram bastante dificuldade.

Markito Amato
02/11/2006, 11:39
Salve, pessoal!

Um dos problemas de apenas soltar as pontas da barra estabilizadora do Troller é que a mesma fica pendente. Ou seja, como ela é fixada no eixo, ao soltar as "bieletas" do chassis, a barra pode descer e tocar o chão.
Uma solução simples, porém "gambitech", é amarrar a dita cuja em uma das pontas após a retirada das bieletas. Mas isso não me agrada.
Daí a idéia de cortar a barra e soldar uma luva passante. Sei que isso é meio radical, entretanto, evita outros trabalhos mais complexos. ;)

Ô, Krug, não quer deixar a sua barra por aqui para eu fazer o sistema nela.
Temos que arranjar uma cobaia! He, he, he

Abraços,

AnBeLuZuK
05/11/2006, 15:19
Markito,

O que estou pensando é em soltar apenas uma das bieletas, usando uma borboleta no lugar daquela porca que vai na ponta da barra e retirando o parafuso que vai no chassi. Na porca de baixo vou colocar um pino trava tipo"R", e no parafuso é que ainda não matei a charada de como travar sem ter que ficar apertando demais toda vez que recolocar a barra.

guilhermekrug
08/11/2006, 21:59
Markito,

Deixar a Barra ai é fácil, o difícil é segurar o pé na volta para São Paulo sem a barra

Markito Amato
09/11/2006, 00:59
Fala, Krug! Belezinha?

Nas retas é moleza, porém, na Serra das Araras a coisa fica "bunita"! :)

Mas, voltando ao assunto...

Eu não me lembro agora como é a fixação da barra junto ao chassis. É um parafuso soldado ou uma porca?

Se for uma porca, acho que dá para fazer o seguinte: pegar um parafuso de pescoço mais longo que o original e apertar no lugar com Loctite (apenas o parafuso sem a bieleta). Daí, elimina-se a parte sextavada dele, deixando no local apenas o pescoço liso. Na ponta desse faz-se um furo para a colocação da trava em "R". Dessa forma, retira-se a porca borboleta da parte inferior da bieleta e a trava em "R" da parte superior, o que liberará por completo a barra estabilizadora em um dos lados.
Essa é apenas uma idéia. Só não sei se funcionaria direito pois não estou com nenhum Troller por perto agora. Parece que a Ford comprou todos! ;)
Ha, ha, ha


Abraços,

AnBeLuZuK
10/11/2006, 15:45
Markito,

Parece que foi transmissão de pensamento cara.
Uma dificuldade que estou tendo é que a barra parece estar um pouco torcida, dificultando a retirada e recolocação mesmo com o carro no plano. Acho que vou ter que retirar ela e dar uma forçada.
Andei uns tempos sem a barra traseira, e hoje que a recoloquei deu uma grande diferença no "balanço" da carroceria.
Agora, na trilha o jipe fica o bicho. Dificilmente fico em três rodas como antes. É interessante como a barra também influencia na lama, agora o carro precisa afundar bem mais para ficar sem tração.

RESGATE 4X4 AGRESSIVO
02/12/2006, 10:41
Estou terminando um projeto de suspensao para o TROLLER, justamente para uma melhor performance nas trilhas, esse kit incluira molas, estabilizadores e amortecedores.
O mais breve possivel estarei apresentando a vcs!