Ver Versão Completa : Troller na altitude (Bolivia e Chile)
Guilhermesr
23/10/2017, 13:15
Buenas!
Para compartilhar a minha experiencia com o meu 2015
Mes passado fui para Salar de Uyuni e Atacama com o carro
Mecanica dele é original, só troquei as fatidicas mangueiras do intercooler (e levei as originais de reserva)
O carro foi muito bem. Pegou -2 de temperatura e chegou a 5000m de altitude
Nos dois amanheceres mais frios (com temperatura negativa) ele deu uma "engasgada" antes de ligar, mas na segunda tentativa pegou tranquilo. Nao botei nenhum aditivo no carro, mas acho que nao faria mal um no radiador para baixar o ponto de congelamento
Ele perdeu potencia na altitude. Na saida de San Pedro de Atacama para a Argentina tem um trecho de subida que em 50km sobe 2000m, ali o carro deu uma penada. Em 4a, pé no fundo, 2000rpm e 80km/h, jogava para 3a, pé no fundo, 3000rpm e 80km/h...
Outra coisa que eu só me dei conta lá foi a pressao dos pneus. Geralmente ando com 35psi no asfalto. Quando fui pegar umas estradas de chao e fui murchar os pneus na Bolivia, estavam com 42psi
Uma dificuldade de tive foi fazer o SOAPEX (tipo a carta verde para o Chile) - pela HDI voce tem que escolher a marca do carro. Tem "trocentas", mas nao tem Troller. O outro site que permite fazer o seguro tem a opcao de colocar "outros" e digitar o nome. A lista da HDI deve ser a mesma da propria Aduana, porque quando parei para dar a entrada do carro no Chile, o rapaz da aduana ficou bastante tempo no computador ate resolver como faria, pois a marca nao estava na lista dele (nao sei como ele fez, mas deu certo)
Dos quase 7000km de estradas (e fora delas) na viagem, acho que isso que eu percebi com o carro
Para quem quiser ver mais da viagem
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Valeu!
Marcelo J Manente
31/10/2017, 21:48
Colega, gostaria de saber como está a disponibilidade de diesel s10 na Bolívia?
Eu e um colega vamos para lá em janeiro e ele tem um Renegade que só bebe s10.
Obrigado
Guilhermesr
06/11/2017, 07:10
Eu entrei por Villazon, fui para Tupiza, Uyuni e desci pela reserva Eduardo Avaroa
So abasteci em Uyuni, tinha "diesel", nao me pergunte ppm, mas duvido que seja s10
Ali na regiao so tem posto em Uyuni e San Cristobal, pelo que informaram, mais pra cima, nao sei. Mas se prepara pra levar uns galoes extras...
Teve um amigo que foi de Renegade, diesel, pra Atacama e disse que o bicho sofreu bastante com a altitude, teve ate que tirar o filtro de ar pra dar uma melhorada na respiracao
Marcelo J Manente
07/12/2017, 21:21
Eu entrei por Villazon, fui para Tupiza, Uyuni e desci pela reserva Eduardo Avaroa
So abasteci em Uyuni, tinha "diesel", nao me pergunte ppm, mas duvido que seja s10
Ali na regiao so tem posto em Uyuni e San Cristobal, pelo que informaram, mais pra cima, nao sei. Mas se prepara pra levar uns galoes extras...
Teve um amigo que foi de Renegade, diesel, pra Atacama e disse que o bicho sofreu bastante com a altitude, teve ate que tirar o filtro de ar pra dar uma melhorada na respiracao
Colega,
Na entrada da Bolívia solicitaram algum tipo de seguro?
Obrigado.
FERNANDO NEUMANN
12/12/2017, 16:26
Colega,
Na entrada da Bolívia solicitaram algum tipo de seguro?
Obrigado.
VOCÊ PODE PERDER SEU CARRO PARA O GOVERNO BOLIVIANO, caso não atentem para esta informação!!! entrada de veículos apenas para viagens de turismo:
as autoridades bolivianas concedem autorização para a entrada de veículos estrangeiros apenas para aqueles visitantes que vêm ao país em viagem de turismo.
- risco de apreensão e perda do carro:
são inúmeros os casos de veículos de brasileiros que são apreendidos, por não disporem permissão para circular no território boliviano ou por terem excedido o prazo de permanência.
quando você se apresenta no posto de fronteira, os fiscais da Aduana deverão inserir os dados do seu automóvel no Sistema de Controle de Entrada e Saída de Veículos de Turismo na Bolívia -- chamado de "SIVETUR".
o seu veículo deverá ser registrado no SIVETUR, com dados preenchidos em formulário eletrônico e firmados por Agente Aduaneiro no posto situado no ponto de entrada no país. Veja aqui as instruções do formulário que você preencherá na fronteira.
confira se o seu veículo foi realmente registrado no SIVETUR e peça o comprovante de autorizaçào de circulação. O Consulado tem conhecimento de casos de brasileiros que se apresentaram à Aduana na fronteira, fizeram o registro, mas os dados não foram registrados, tendo seus carros sido apreendidos.
nos casos de apreensão de carros estrangeiros, a lei boliviana processo rápido a ser seguido: o veículo é detido em depósito policial e colocado a leilão de forma quase que imediata.
esse procedimento é absolutamente legal e o Consulado não tem como ajudar aqueles que têm seus veículos apreendidos. Os estrangeiros também são processados pela entrada ou permanência ilegal de veículo no país, estando sujeitos a multas e outras penalizações.
veja matéria na integra.
http://santacruz.itamaraty.gov.br/pt-br/evite_viajar_com_carro_brasileiro_a_bolivia.xml
Eu e um sobrinho saímos de Curitiba (março/2017) em uma Hilux 2015 Diesel 4x4 automática com destino especial ao sul da Bolívia (pela 2a. vez). Não abastecemos na Bolívia, levamos 2 galões (20 Litro cada) com Diesel.
Entramos na Bolívia 30 Km de distância de San Pedro de Atacama (SPA), onde realizamos a migração e contratamos uma das inúmeras excursões bolivianas que saem em sentido à Reserva Avaroa e o Salar de Uyuni.
A aduana nós realizados em uma instalação dentro de uma planta mineradora, distante 80 Km da fronteira com o Chile, Aduana Apajeta – Hito Cajones. É brabo chegar lá e se submeter ao sisudo atendimento do fiscal, mas imagina o humor daquele que fica ilhado em uma mineradora a 5.033 m de altitude???? Pois é, aí ele emite um documento que evita tomarem seu carro dentro da Bolívia, e que tem que é pedido por guardas e tem que ser devolvida na saída.
Dormimos em um abrigo, próxima a Laguna Hedionda, onde conseguimos jantar uma sopa deliciosa e macarrão com salsicha, que só Deus sabem como é feito. Conseguimos um quarto com banheiro privativo, mas a água era fria, imagina o banho??? Mas o ambiente é bem legal, parece que a gente está em uma Torre de Babel, dá pra fazer uma reunião da ONU.
No dia seguinte, após passarmos por lugares fantásticos, chegamos ao anoitecer em Uyuni, onde pernoitamos 2 noites.
A nossa volta foi por La Quiaca/AR.
Olá amigos. Ótimo relato e bons comentários.
Aproveitando para atualizar e perguntar:
Estou na Bolívia neste momento, com uma Amarok V6 TDI 2018.
Realmente só tem “diesel” (incrivelmente, todos os carros, caminhonetes e SUV são a gasolina ou GNV por aqui). E neste ponto, vale informar: carro brasileiro é forçado a pagar o combustível em DOBRO + taxa. Dizem que são obrigados a fazer isso.
Minha pergunta é: o óleo indicado é o 5w30. Porém aqui, não existe o 5w30 para diesel, somente gasolina. O que eu faço? Uso o de gasolina? O mais apropriado por aqui é o 15w40. Existe algum outro?
Próxima parada nossa é Peru. Mas vamos ter que completar antes disso.
Obrigado amigos, abraços a todos.
É indispensável a reposição antes de chegar ao Peru? Acredito que seu carro use a especificação europeia ( acea C2). Usar óleo com outra especificação pode prejudicar o sistema de EGR e o DPF além de perder a garantia. Não tem CCS VW na Bolívia? Em último caso peça infos no sac da VW. Para expedições longas é sempre bom levar itens basicos, como, óleo, filtros, correias, pastilhas, aditivo, palhetas, etc...
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