PDA

Ver Versão Completa : Camper pop-up rígida



RicardoFLN
21/10/2017, 11:23
Fala rapaziada! Acho que comecei a projetar a camper para a minha velha Ford Ranger cabine estendida!:palmas:
A ideia inicial é fazer algo um pouco diferente do que se encontra por aí. Alguns dos itens iniciais que me nortearam nesse projeto são os seguintes:
1-largura da camper não exceder a largura do veículo
2-pop-up com paredes laterais rígidas em todo o perímetro, nada de lonas
3-altura tal que o conjunto possa entrar em container
4-quando fechada, nenhuma janela aparecendo
5-pés de apoio sempre fixos na estrutura, escamoteáveis
6-lay-out interno com foco em ter um banheiro decente, cozinhar e dormir. Devido a largura de 1,65 m, sem poltrona ou sofá
7-ocupação de duas pessoas, visitas dormem ao relento pra ir logo embora....kkk
8-sistema de fixação através de parafusos passantes no piso da camper, sem tirantes pelo lado de fora
9-estrutura tipo sanduíche, fibra de vidro + espuma rígida
10-tudo completo não exceder a metade da carga máxima da Ranger

Talvez atender a todos os itens seja algo difícil no mesmo projeto, mas a tentativa é válida, e tb excitante...rsrs

Seguem os esboços:
553058

553059

553060

553061

Uma dúvida que eu tenho de início é se a parte traseira que extrapola a linha do para-choque não vai me trazer problemas com os hermanos argentinos, uma vez que no código de trânsito deles, há referência a não poder extrapolar o limite dos para-choques originais do veículo. Alguém com alguma experiência nisso?
Bom, vamos ver como isso caminha! Uma coisa é certa.....vai ser bem devagar, e realmente não espero que em menos de 2 anos esteja pronta (sendo beeem otimista!).

RicardoFLN
21/10/2017, 11:26
Segunda tentativa de mandar as fotos.
553062 553063553064553065

sandro_ventania
21/10/2017, 19:43
Bom projeto...também estou projetando um pequeno trailer pop-up com parede rigida.
Já planejou como será o sistema de abertura?

RicardoFLN
21/10/2017, 21:11
Bom projeto...também estou projetando um pequeno trailer pop-up com parede rigida.
Já planejou como será o sistema de abertura?

Sandro, as laterais se dobram pra dentro. Aqueles triângulos nas extremas das laterais se dobram sobre a lateral, e o painel traseiro e dianteiro sobre os triângulos. E o teto sobre tudo! É essa a ideia!:wink:
Ainda vou refinar o projeto de forma que eu consiga mover as partes para conferir o funcionamento, possíveis interferência, massas, etc.

Abs.

sandro_ventania
02/11/2017, 22:46
Entendi...muito engenhoso...espero que você consiga por em prática.
A minha ideia é mais simples...as laterais se deitam e depois a frente e a traseira se deitam junto com o teto.
Todo o segredo é fazer com que ele fique a prova de chuva depois de montado.

Ktranger
04/11/2017, 10:28
Fala rapaziada! Acho que comecei a projetar a camper para a minha velha Ford Ranger cabine estendida!:palmas:
A ideia inicial é fazer algo um pouco diferente do que se encontra por aí. Alguns dos itens iniciais que me nortearam nesse projeto são os seguintes:
1-largura da camper não exceder a largura do veículo
2-pop-up com paredes laterais rígidas em todo o perímetro, nada de lonas
3-altura tal que o conjunto possa entrar em container
4-quando fechada, nenhuma janela aparecendo
5-pés de apoio sempre fixos na estrutura, escamoteáveis
6-lay-out interno com foco em ter um banheiro decente, cozinhar e dormir. Devido a largura de 1,65 m, sem poltrona ou sofá
7-ocupação de duas pessoas, visitas dormem ao relento pra ir logo embora....kkk
8-sistema de fixação através de parafusos passantes no piso da camper, sem tirantes pelo lado de fora
9-estrutura tipo sanduíche, fibra de vidro + espuma rígida
10-tudo completo não exceder a metade da carga máxima da Ranger

Talvez atender a todos os itens seja algo difícil no mesmo projeto, mas a tentativa é válida, e tb excitante...rsrs

Seguem os esboços:
553058

553059

553060

553061

Uma dúvida que eu tenho de início é se a parte traseira que extrapola a linha do para-choque não vai me trazer problemas com os hermanos argentinos, uma vez que no código de trânsito deles, há referência a não poder extrapolar o limite dos para-choques originais do veículo. Alguém com alguma experiência nisso?
Bom, vamos ver como isso caminha! Uma coisa é certa.....vai ser bem devagar, e realmente não espero que em menos de 2 anos esteja pronta (sendo beeem otimista!).

excelente projeto , quanto ao excedente , colocar em possibilidade colocar um parachoque traseiro que acompanha o comprimento da cabina do camper , pode ser ate uma chapa , pode ser soldada no proprio parachoque , eu prefiro aproveitar os suportes , alongar e criar um super parachoque aproveitando para colocar estepe , escada ou tanque extra ou ate mesmo uma bike atras espaco extra do lado de fora , segundo o manual dos hermanos , tendo motorcasa no documento fica dificial encher o saco ...mas se tratando de viagem america do sul , se prepara para as propinas e coimas ao longo da jornada ... imfelizmente :( :(

Ktranger
04/11/2017, 10:38
Segunda tentativa de mandar as fotos.
553062 553063553064553065

no parachoque de tras aproveitando os suportes , acho que da para fazer uma caixa de ferro que pode ser utilizada para caixa cinza ou negra ( detritos) e utilizar ela tambem como parachoques ao estilo , parachoque 007 com reservatorio embutido , e ainda suportes de bike , tanque de combustivel extra , escada , rampas e outros acessorios ...
so uma curiosidade , se fazer um pop up com as dobradicas so de um lado ( o da frente , ou mesmo de lado ) usando dobradicas so de um lado do camper , sera que nao economiza dobradicas , e por serem solidas menos dobras , pelas infriltracoes ... to fazendo uma maquetinha de papel , para imitar as placas , ficariam mais inteiras e com menos chances de infiltracao e , dobradicas menos aparentes ....

espero ter ajudado ... belo projeto

RicardoFLN
05/11/2017, 13:24
no parachoque de tras aproveitando os suportes , acho que da para fazer uma caixa de ferro que pode ser utilizada para caixa cinza ou negra ( detritos) e utilizar ela tambem como parachoques ao estilo , parachoque 007 com reservatorio embutido , e ainda suportes de bike , tanque de combustivel extra , escada , rampas e outros acessorios ...
so uma curiosidade , se fazer um pop up com as dobradicas so de um lado ( o da frente , ou mesmo de lado ) usando dobradicas so de um lado do camper , sera que nao economiza dobradicas , e por serem solidas menos dobras , pelas infriltracoes ... to fazendo uma maquetinha de papel , para imitar as placas , ficariam mais inteiras e com menos chances de infiltracao e , dobradicas menos aparentes ....

espero ter ajudado ... belo projeto

Pois então Ktranger, realmente não estava querendo mudar nada na parte exterior da Ranger, mas caso não encontre saída, talvez seja a solução.
A princípio não teria caixa cinza nem negra. O sanitário seria daqueles portáteis com reservatório integrado.
O suporte das bikes provavelmente sejam no teto e elas ficariam deitadas, as rampas podem ser na lateral.
Os reservatórios de água, embutidos por baixo daquelas partes da caçamba que são espaço morto, tirando ali onde é o bocal de combustível, daria pra colocar nas outras 3 extremas da caçamba. Ou então embaixo da cabine nas laterais, preso ao chassi.
Quanto as possíveis infiltrações, onde haverá dobradiças põe-se também borrachas de forma a fazer a vedação, realmente não vejo muito problema, ainda mais que a ideia é ter zero de madeira ou compensado.
Não sei se entendi o que colocastes, mas dobradiça só de um dos lados ou só na frente (como nas campers semi pop-up) pra mim não rola. Coloque como uns dos item da lista inicial "não ter de ficar com a cabeça dobrada, ou meio abaixado".:smile:
Quando fizer tua maquete de papel põe umas fotos aí pra nós!:concordo: Discutir, sempre ajuda!

Abs.

paulorl
07/11/2017, 15:12
Muito legal o projeto! Como ficará a distribuição de peso dele? Na ranger, se não me engano, o tanque de combustivel é lado esquerdo, e todo o peso do seu projeto também ficará deste lado, ou estou enganado? Talvez seja interessante ver qual seria o melhor lado para colocar o peso, para evitar de ter problemas de pneu gastando do lado que tiver mais peso. Você poderia "espelhar" o projeto deixando ele do outro lado, ou então poderia utilizar a parte debaixo para colocar algum reservatório de água, algo do tipo, ai talvez equalize o peso. fica a dica! :concordo:

RicardoFLN
07/11/2017, 18:16
Muito legal o projeto! Como ficará a distribuição de peso dele? Na ranger, se não me engano, o tanque de combustivel é lado esquerdo, e todo o peso do seu projeto também ficará deste lado, ou estou enganado? Talvez seja interessante ver qual seria o melhor lado para colocar o peso, para evitar de ter problemas de pneu gastando do lado que tiver mais peso. Você poderia "espelhar" o projeto deixando ele do outro lado, ou então poderia utilizar a parte debaixo para colocar algum reservatório de água, algo do tipo, ai talvez equalize o peso. fica a dica! :concordo:

Pois é paulorl, estás certo! No meio do caminho eu me dei conta disso, mas como é meio que um rascunho toquei pra frente....rsrs. A ideia é ser espelhado mesmo.
Com certeza no definitivo vou acompanhando pra onde vai o centro de massa a medida que vou colocando os apetrechos!

Abs.

paulorl
08/11/2017, 14:31
Você poderia pegar a parte que fica entre o sanitário e a cama, e colocar de atravessado, de lado a lado, encostado na cama. De repente daria até para fazer do lado esquerdo (mesmo lado do sanitário) uma espécie de escada para acessar a cama. Ou, dividir essa estrutura e colocar o frigobar do lado direito, encostado na cama, daria espaço para entrar, só que teria que acessar na diagonal. Como está pensando em fazer a estrutura da cama? Seria somente aquele pedaço do desenho? Daria certo o tamanho? Daria para mandar fazer em algum tapeceiro um pop-up no teto, para aumentar a altura. Não seria algo muito sofisticado, seria algo com umas 4 travas, lona sanfonada e suportes para manter aberta.

RicardoFLN
08/11/2017, 15:23
Você poderia pegar a parte que fica entre o sanitário e a cama, e colocar de atravessado, de lado a lado, encostado na cama. De repente daria até para fazer do lado esquerdo (mesmo lado do sanitário) uma espécie de escada para acessar a cama. Ou, dividir essa estrutura e colocar o frigobar do lado direito, encostado na cama, daria espaço para entrar, só que teria que acessar na diagonal. Como está pensando em fazer a estrutura da cama? Seria somente aquele pedaço do desenho? Daria certo o tamanho? Daria para mandar fazer em algum tapeceiro um pop-up no teto, para aumentar a altura. Não seria algo muito sofisticado, seria algo com umas 4 travas, lona sanfonada e suportes para manter aberta.

Paulo,
Não dá. Lembre-se que a largura da camper é de 1,65m. Naquela parte entre a "cama" e o sanitário, tem de ponderar que um pedaço daquilo ali tb é cama. Acho que a imagem abaixo esclarece a coisa toda.
A cama para ficar utilizável vai ocupar aquele pedaço da bancada "da cozinha" que não é vazado (ali nas aberturas vão a cuba e o fogão duas bocas), vai usar outro pedaço da prateleira do lado direito (por enquanto direito, até eu virar tudo do avesso!:D), e vai subir uma chapa basculante no meio. Ai sim vou poder esticar a carcaça de 1,96m.
553463
Pop-up no teto? Estás falando de um pop-up no pop-up?

Abs.

paulorl
09/11/2017, 09:46
Paulo,
Não dá. Lembre-se que a largura da camper é de 1,65m. Naquela parte entre a "cama" e o sanitário, tem de ponderar que um pedaço daquilo ali tb é cama. Acho que a imagem abaixo esclarece a coisa toda.
A cama para ficar utilizável vai ocupar aquele pedaço da bancada "da cozinha" que não é vazado (ali nas aberturas vão a cuba e o fogão duas bocas), vai usar outro pedaço da prateleira do lado direito (por enquanto direito, até eu virar tudo do avesso!:D), e vai subir uma chapa basculante no meio. Ai sim vou poder esticar a carcaça de 1,96m.
553463
Pop-up no teto? Estás falando de um pop-up no pop-up?

Abs.

Então... Seria um pop em outro pop mas eu não tinha lido que vc não queria lona, mas talvez a altura esteja lega, está dando quanto de altura na parte da cama?

Sobre a equalização do peso, veja esse outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/157698-pickup-4x4-com-camper-fixo-para-expedicoes-20.html#post2450241 Nele tem um exemplo de caixa de detritos e reservatório de água, que pode ser feito do lado que está com menos peso.

[]s!

RicardoFLN
09/11/2017, 21:36
Então... Seria um pop em outro pop mas eu não tinha lido que vc não queria lona, mas talvez a altura esteja lega, está dando quanto de altura na parte da cama?

Sobre a equalização do peso, veja esse outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/157698-pickup-4x4-com-camper-fixo-para-expedicoes-20.html#post2450241 Nele tem um exemplo de caixa de detritos e reservatório de água, que pode ser feito do lado que está com menos peso.

[]s!

Na parte da cama está com 0,85m, do chão está 1,98m.
Sobre os tanques, ainda vou queimar muito fosfato até chegar na solução final, mas provavelmente faça sob medida, em polipropileno.:concordo:

Abs.

RicardoFLN
06/05/2018, 15:18
Pessoal,
Depois de mais uma daquelas seções deitado embaixo da Ranger pensando em como aproveitar os espaços mortos que a caçamba "proporciona", me veio a ideia de arrancar a caçamba fora e fazer uma Flatbed. Teria eu algum problema legal com a documentação pra fazer essa troca? Vejo algumas pickups com aquelas carrocerias de madeira circulando pela cidade, então pensei que seria uma mudança simples, do ponto de vista legal.
Isso iria me ajudar em um monte de problemas para a instalação da futura camper. É claro que iria gerar muitos outros novos problemas, começando por reprojetar toda a camper, mas esse é um problema bom....kkk
Segue algumas fotos.
558156
558157

Att.

Rubens Linhalis
07/05/2018, 10:09
Pessoal,

Acho que esse cara vai ajudar vcs..

Ele tem um topico aqui no forum tambem, de quando ele fez o Ibiza na parte de fibra. Depois, durante a viagem ele reprojetou o carro.

Sonhoveromundo - Pagina inicial | Facebook (https://www.facebook.com/pg/sonhoveromundo/)

558218 558219 558220 558221 558222 558223

RicardoFLN
07/05/2018, 12:06
[QUOTE=Rubens Linhalis;2473705]Pessoal,

Acho que esse cara vai ajudar vcs..

Ele tem um topico aqui no forum tambem, de quando ele fez o Ibiza na parte de fibra. Depois, durante a viagem ele reprojetou o carro.


Rubens,

Mas ali no caso é bem diferente, fica claro que não teve como se escapar a uma readequação nos documentos em vista das mudanças, que foram bem grandes. De qualquer forma obrigado! Segue a busca. ;)

Abs.

RicardoFLN
10/05/2018, 10:56
Bah, a coisa é bem pior do que eu imaginava!!!
Comecei a dar uma olhada a fundo nas Resoluções do Contran, e a conclusão final é de que atualmente é impossível seguir com o que eu havia planejado, imaginando seguir a lei á risca!
Tenho um parente que tem Camper, e sempre houvi que pra colocar uma Camper sobre uma Caminhonete, não precisava fazer absolutamente nada, pois era considerada carga. Só havia algumas limitações quanto a dimensões.
Deu pra ver o quanto sou ignorante lendo essas resoluções....:parede: Existe diferença entre os tipos de veículos, Camioneta e Caminhonete, coisa que eu nem imaginava!!
Bom, primeira coisa que deu pra perceber é que pra colocar uma camper precisa alterar os documentos quanto ao tipo de carroceria, segundo a classificação . No caso eu teria de passar do atual Carroceria Aberta (107), para Carroceria Aberta/Intercambiável (140), ou talvez 174 no meu caso, que é Carroceria Aberta/Intercambiável/Cabine Estendida.
Bom, pra isso segundo a Resolução 292 (com suas vária portarias), precisaria tirar um CSV, e é aí que a jiripoca pia! Uma inspeção veicular é algo bem mais refinado, e os caras não deixam passar nada, ou quase nada que não se adeque a legislação. Bem diferente de uma blitz policial, onde uma penca de coisas irregulares acaba passando incólume. Ou seja, pneu medida maior, alteração da suspensão e qualquer outra coisinha já seria empecilho.
Não bastasse isso, quanto a própria Camper em si, uma construção artesanal é completamente vedada, tem de ser feito por empresa que possua CAT, Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito.
Trocando em miúdos, ferrou! Se quiser andar na lei, posso esquecer!:cry:
Mesmo que eu só quisesse trocar da caçamba para a Flatbed, nem pensando em Camper, assim mesmo teria de fazer o CSV, mesmo mantendo a mesma denominação de Carroceria Aberta, fora que tb uma artesanal não rola. Só de empresa com CAT!
O jeito vai ser continuar com a barraca....rsrs

Abs.

Rubens Linhalis
11/05/2018, 09:46
Ricardo,

Uma opção talvez seria desse topico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/151245-camionete-com-capota-furgao-em-fibra.html

Coloca uma capota dessas de fibra, muda o documento para andar na conformidade, e monta uma setup lá dentro, provavelmente nao consiga fazer um box de chuveiro.. vai fazer uma "casinha" parecido com o que o pessoal faz nas kombis e Defender 110..

RicardoFLN
11/05/2018, 12:23
Ricardo,

Uma opção talvez seria desse topico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/151245-camionete-com-capota-furgao-em-fibra.html

Coloca uma capota dessas de fibra, muda o documento para andar na conformidade, e monta uma setup lá dentro, provavelmente nao consiga fazer um box de chuveiro.. vai fazer uma "casinha" parecido com o que o pessoal faz nas kombis e Defender 110..


Então Rubens, estou estudando as possibilidades. Essa realmente seria uma!

Abs.

paulorl
13/05/2018, 20:23
Esses dias atras eu vi uma caçamba de ambulância para a nova ranger a venda no olx, e estava barato. Fiquei imaginando que daria pra fazer uma boa adaptação para motorhome. Talvez seja uma opção também, vai no lugar da caçamba original, teria que adequar o documento mas acredito que passaria sem vistoria. O problema seria encontrar para cabine estendida, talvez tenha que adaptar, mas não deixa de ser uma ideia!

RicardoFLN
14/05/2018, 22:06
Esses dias atras eu vi uma caçamba de ambulância para a nova ranger a venda no olx, e estava barato. Fiquei imaginando que daria pra fazer uma boa adaptação para motorhome. Talvez seja uma opção também, vai no lugar da caçamba original, teria que adequar o documento mas acredito que passaria sem vistoria. O problema seria encontrar para cabine estendida, talvez tenha que adaptar, mas não deixa de ser uma ideia!

Paulo,

Também vi algo interessante esses dias pra vender. Uma capota utilizada pela CEMIG, estrutura de alumínio, duas portas, plug & play com a minha caçamba! Ia ficar o bicho devidamente pintata de verde oliva como minha viatura...rsrs
Na verdade se for pra ter de alterar algo da documentação, e começo achar que não vai ter como escapar, fico mais propenso a tirar a caçamba e colocar uma carroceria carga seca de aço de algum fabricante com CAT. E quanto ao camper, fazer algo como sugerido nesse vídeo:
Legalizacao / Alteracao para Carroceria Intercambiavel - Camper - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Jo_w7WyVbSQ)

Sds.