PDA

Ver Versão Completa : CAIXA QUEBROU



Paulo de Tarso
06/04/2006, 17:17
AMIGOS
SOU JOTEIRO A APENAS 1-(UMA) SEMANA E A CAIXA DO MEU "j" FOI PRO SACO. O MOTOR É MAXION 2.5 DIESEL (MESMO DA s-10) NEA CAIXA ORIGINAL. VOU TROCAR A CAIXA POR UMA DE S-10. COM A ORIGINAL O RUÍDO INTERNO DA VIATURA ERA ENORME, SERÁ QUE JÁ ESTAVA IDENTIFICANDO PROBLEMA :?: UM AMIGO USAVA JPX NA POLÍCIA CIVIL AQUI NO RGS E DISSE QUE NÃO HAVIA RUIDO EXTREMO. É COMUM O "J" FAZER RUIDO DENTRO DA VIATURA :?: :pensativo:

marcio perotto
07/04/2006, 18:05
Até onde eu sei a caixa de transferencia e que produz um chiado, normal para mesma, envirtude de suas engrenagens serem retas, por sinal muito robusta. Quando revisei a minha a uns 2 anos atrás, troquei todos os rolamentos e passei a utilizar um oleo semi-sintetico da Agip 75W90-GL-5 + uma bisnaga de molycote, reduziu significamente o chiado. Agora o seu cambio é o original Peugeot ou Eaton cl-2215A ??? Se for o Peugeot troque...

Marcelo R. A. da Cunha
10/04/2006, 10:15
Paulo

Quando vc comprou o carro vc chegou a ver o nivel do oleo da caixa?? Trocou o oleo do cambio?? Se trocou qual foi a marca e tipo do oleo??Vc sabe informar o que quebrou no cambio?? Tem fotos?

Estou te perguntando porque tenho um JPX com cambio Peugeot e motor MWM e ja rodei uns 70.000km com esse conjunto fazendo de tudo com o carro e graças a Deus até agora o cambio esta perfeito.

Boa sorte e se precisar de qualquer ajuda pode falar.

Seja bem vindo :concordo:

rgds

leovalle
10/04/2006, 13:07
Caixa de J não quebra fácil, pq é muito forte. O André de BH usa o Maxxon e nunca teve problema, alé, de correr Rock Crawling.

Parece que o Adriano da Almeidas 4x4 , tá com uma caixa dessas pra vender.

Se interessar o nick dele aqui é dryoffroad e o e-mail é almeidas4x4@globo.com

[]'s

Beto
22/06/2006, 18:46
Vc. conseguiu adaptar o cambio da S10 na redução do jpx?

Alem do BA 7 e do Clarck cl 2215, alguem já colocou outro cambio?

Será que tem espaço pra colocar o cambio e redução da hilux, l-200 ou toyota? Alguem faz ideia de preço desses conjuntos?

Se alguem tiver um 2215 pra vender dá um alo.

Paulo de Tarso
22/06/2006, 20:56
AMIGOS
TROQUEI A CAIXA ORIGINAL (PEUGEOT) PELA CLARK 5 MARCHAS, ATÉ ACREDITO QUE A FALTA ERA DE ÓLEO O QUE VEIO A OCASIONAR A QUEBRA :evil: (MINHA SUSPEITA PRENDE-SE AO FATO DE QUE A CAIXA NOVA, FOI COLOCADA NA MESMA OFICINA QUE ME VENDEU O J E NUMA VERIFICAÇÃO MINHA FALTAVA 1 LITRO DE ÓLEO) :evil: . pELO QUE SEI SÓ FOI COLOCADO UM FLANGE. TODAVIA ACHO MUITO RUIDOSA A CAIXA CLARK.jÁ COLOQUEI 2 CAMADAS DE FELTRO UMA ESPONJA DE 50 X 50CM E O RUÍDO É DO CÃO! :cry: NO MAIS JÁ ESTOU RODANDO A 15 DIAS.
ABRAÇO JEEPEIRO

Paulo de Tarso
11/07/2006, 13:34
AÍ PESSOAL!
qUEBROU DE NOVO!! COLOQUEI CAIXA CLARK 2215 E ESTOUROU A PRIS (??) OU PRIZA(???) ELA ESTAVA SOLDADA, ISSO É NORMAL. EM ADAPTAÇÃO SE FAZ ESTE TIPO DE COISA?? ESTÁVA SENDO USADA MOTOR MAXION SPRINTER, CAIXA 2215 CLARK E CAIXA DE REDUÇÃO DO "J", A CAPA SECA É DO "J", NÃO TEM COMO COLOCAR A CAPA SECA DA CLARK??

Leonardo Truccolo
11/07/2006, 16:30
E aí Paulo,

Quem é q ta arrumando teu jipe?

[]´s

Martin Melcop
11/07/2006, 17:42
Paulo,

explica um pouco melhor isso ai??? quebrou o que agora?

Eu estou com a minha caixa peugeot, acabei de abri-la pois quebrou a trava da quinta marcha e isso me desdentou a quinta, mas tirando isso a minha caixa estava nova. Todas as engrenagens bonitas.

Paulo de Tarso
11/07/2006, 17:44
Aí Amigo Leonardo
Me Desculpe Mas Mesmo Tendo Levado "ferro" Não Gostaria De Causar Prejuízo A Terceiros, A Empresa é Conhecida, é De Porto Alegre. Na Verdade Entendo Que Fui Mal Atendido, Não Levando Garantia Mesmo Depois De Ter A Primeira Caixa (original) Quebrado Após 3 Dias De Uso No Veículo, De Ter Ficado Na Rua Pelo Fato De Não Engatar Da Primeira Até A Quarta Marcha ( Momento Em Que Consertaram Pela Primeira Vez Depois Da Troca E Agora Tendo Ficado Na Rua De Novo Com Mulher Filhos E Compras Do Mercado, E Olha Que Moro Em Zona Rural (sitio). é Realmente é De Cravar!! Estes Mecânicos São Uns Merda!!!com Raras Excessões São Responsáveis.
Abraço Jeepeiro

Leonardo Truccolo
12/07/2006, 11:16
Aí Amigo Leonardo
Me Desculpe Mas Mesmo Tendo Levado "ferro" Não Gostaria De Causar Prejuízo A Terceiros, A Empresa é Conhecida, é De Porto Alegre. Na Verdade Entendo Que Fui Mal Atendido, Não Levando Garantia Mesmo Depois De Ter A Primeira Caixa (original) Quebrado Após 3 Dias De Uso No Veículo, De Ter Ficado Na Rua Pelo Fato De Não Engatar Da Primeira Até A Quarta Marcha ( Momento Em Que Consertaram Pela Primeira Vez Depois Da Troca E Agora Tendo Ficado Na Rua De Novo Com Mulher Filhos E Compras Do Mercado, E Olha Que Moro Em Zona Rural (sitio). é Realmente é De Cravar!! Estes Mecânicos São Uns Merda!!!com Raras Excessões São Responsáveis.
Abraço Jeepeiro

Não é por nada, mas imagino quem seja.
Seu Jota é verde militar?
Achei estranho essa adaptação da caixa, tendo que soldar a prize.
Se precisar posso te indicar uma amigo meu que sabe tudo de Jota, ele era mecânico do exército.

[]´s

Beto
12/07/2006, 11:59
Amigo vc. pode falar mais da sua adaptação do clarck no maxion? Usou a cx. seca do jpx? Cortou ela e soldou na outra e esticou o piloto?
Estou na duvida se troca meu cambio pegeout e coloco clarck.
valeu.

Paulo de Tarso
13/07/2006, 14:59
aMIGO LEONARDO
É JUSTAMENTE O "J" QUE FALASTE. CONHECE A PROCEDENCIA DO DITO CUJO? POR FAVOR ME CONSIGA O ENDEREÇO DO TEU MECANICO.
AO AMIGO BETO: O J ESTÁ EM OUTRA MECANICA. ESTÁ SENDO USADA A CAPA SECA ORIGINAL, SENDO FACIADA POR FORA E USANDO UM FUNIL, POR ONDE PASSA A PRIZE, E ESTÁ SENDO AJUSTADA AO NIVEL NORMAL A CAIXA, POIS ESTAVA UM POUCO INCLINADA.(ACHO QUE ISSO FACILITOU A QUEBRA DA PRIZE).
ABRAÇO JEEPEIRO

Leonardo Truccolo
14/07/2006, 12:04
aMIGO LEONARDO
É JUSTAMENTE O "J" QUE FALASTE. CONHECE A PROCEDENCIA DO DITO CUJO? POR FAVOR ME CONSIGA O ENDEREÇO DO TEU MECANICO.
AO AMIGO BETO: O J ESTÁ EM OUTRA MECANICA. ESTÁ SENDO USADA A CAPA SECA ORIGINAL, SENDO FACIADA POR FORA E USANDO UM FUNIL, POR ONDE PASSA A PRIZE, E ESTÁ SENDO AJUSTADA AO NIVEL NORMAL A CAIXA, POIS ESTAVA UM POUCO INCLINADA.(ACHO QUE ISSO FACILITOU A QUEBRA DA PRIZE).
ABRAÇO JEEPEIRO

E aí Paulo, blz?

Não conheço a procedência, mas fui olhar com um amigo meu, pra comprar, mas não compramos por desacertos financeiros.
Anota aí:
Eliseu/Elias 9127.91.65
3485.39.55

Pode falar que me conhece.

Abraço,

José Augusto
14/07/2006, 12:40
Paulo de Tarso, a CL-2215 é mais que suficiente para este motor, o problema está na mão de obra da adaptação.

Como o J é mais comprido vc já pensou em colocar um cambio e transferência de ranger ou S10 e dessa forma eliminando (quase) qualquer tipo de adaptação (talvez só girar a tcase para o lado certo).

Beto
14/07/2006, 18:23
Valeu paulo, mas passa mais detalhes da adaptação, não consegui entender.
Tem umas fotos?
Valeu.

ccr3637
25/04/2010, 19:41
Paulo

Quando vc comprou o carro vc chegou a ver o nivel do oleo da caixa?? Trocou o oleo do cambio?? Se trocou qual foi a marca e tipo do oleo??Vc sabe informar o que quebrou no cambio?? Tem fotos?

Estou te perguntando porque tenho um JPX com cambio Peugeot e motor MWM e ja rodei uns 70.000km com esse conjunto fazendo de tudo com o carro e graças a Deus até agora o cambio esta perfeito.

Boa sorte e se precisar de qualquer ajuda pode falar.

Seja bem vindo :concordo:

rgds
OLa amigo como faco para colocar o sprint com caixa peugeot? Faco flange ou tem que soldar eixo piloto?

Léo_Babiski
25/04/2010, 23:14
Tem que fazer a flange da capa seca do mtr xud para a carcaça da embreagem do mtr mwm e soldar a ponta do piloto da C-20 no piloto da cx peugeot.

Se eu fosse vc não perdia tempo nem $$, comprava uma clark + capa seca da C-20 e não gastava com adaptação (se o mwm for da S-10). Um conhecido usava mtr maxion 2.5 + caixa peugeot e quebrou inúmeras vezes, agora adaptou uma clark.

gvogetta
27/04/2010, 00:45
Tem que fazer a flange da capa seca do mtr xud para a carcaça da embreagem do mtr mwm e soldar a ponta do piloto da C-20 no piloto da cx peugeot.

Se eu fosse vc não perdia tempo nem $$, comprava uma clark + capa seca da C-20 e não gastava com adaptação (se o mwm for da S-10). Um conhecido usava mtr maxion 2.5 + caixa peugeot e quebrou inúmeras vezes, agora adaptou uma clark.


X2!

CCR:

Realmente a caixa Peugeot é fraca para motores mais fortes que o XUD. Mais cedo ou mais tarde vai arrebentar alguma coisa, além do que a manutenção é difícil e a confiabilidade baixa.

O ideal é partir para uma caixa mais robusta (a própria Clark CL2215 sugerida - mais antiga) ou uma Eaton (atual marca/fabricante sucessora da Clark) destas caminhonetes médias, que na maior parte dos casos aguentam torque acima dos 35 Kgfm, suficiente para os Maxion/MWM, bastando fazer as devidas adaptações - capa seca e estriado do eixo piloto para acoplamento na cx. de transferência Auverland.

Quanto ao eixo piloto, prefiro o retrabalho, se possível (se comprar uma caixa proveniente de uma caminhonete 4x4 geralmente ele é mais longo, bastando cortar e ressoldar a "rabeta" da caixa (carcaça de alumínio) e cortar/usinar o entalhado (estriado). Lembrando que este serviço deve ser feito por profissional altamente qualificado para não comprometer a resistência mecânica do material do eixo.

Quanto à manutenção da cx. de transferência Auverland, creio que seja a melhor opção. Alguém citou antes, neste mesmo tópico, uma sugestão para usar uma caixa de transferência de Ranger ou S-10 (elétricas) mas estas caxas simplesmente não servem pro Jota devido ao seu tamanho (comprimento excessivo), pois não sobraria espaço para o cardã traseiro... :twisted:

A caixa de transferência do Jeep CJ, apesar de compacta, é fraca pro Jota. Outras opções exigiriam muito trabalho de adaptação em outras coisas, como eixos e diferenciais e seriam convenientes apenas se fosse partir para uma mudança geral de mecânica, o que creio não ser o caso...

Abraço,

Zepi
20/04/2011, 11:39
Alguém poderia me falar alguma coisa sobra a caixa de redução do J?
Guenta bem o mwm sprint? Ela canta muito?Dá pra eliminar isso???

Abraços

Martin Melcop
20/04/2011, 11:45
Zepi,

Ela aguenta bem o MWM.
Ela tem um problema cronico de barulho que melhora bastante trocando as arruelas das manoplas, o problema é achar as arruelas.

Léo_Babiski
20/04/2011, 13:50
A minha t-case auverland cantava um pouco mesmo com arruelas novas, após a troca dos eixos (relação 4,11) parece que parou de cantar (não testei na estrada).

Há um tempo a trás alguém disse que parava de cantar quando mudava a relação 8x43, parece que não tem muito fundamento pq o Martin mudou e não mudou nada.

Martin Melcop
20/04/2011, 14:04
A minha canta quando coloco 4a ou 5a marcha.
É bem irritante. Vou para o encontro com um pedaço de espuma em cima.

Zepi
06/05/2011, 15:11
Mas o chiado/ruído é nas alavancas então? Ou ela também ronca nas engrenagens como a Willys?
E é suscetível a vazamentos???Gosto a Reduzida willys, mas sempre vaza por tudo e me dá medo quanto a resistência...
De barulho não posso reclamar, pois está silenciosa com os roletes.


Abraços

Andrejur
06/05/2011, 19:14
Esse negócio de chiado na Caixa de Transferencia Auverland merece uma reflexão.
Tenho 3 Jotas rodando com essa Caixa. Com MWM e relação 47x11 não faz barulho nenhum. Com Motor Kia 2.7 GS/cambio Peugeot eixos originais Carraro 8x43 também não. No Militar com motor XUD, CAmbio Clark estava fazendo um barulho doido. Desmontei a CT, troquei todos os rolamentos, buchas e algumas engrenagens, agora está normal.
Detalhe, as engrenagens não são de dentes retos como disseram acima. Os dentes são diagonais, bem diferentes da CT da linha Willys.
Verifiquei que existem 2 engrenagens( uma grande e outra menor) que são embuchadas com bronze tipo fosforoso. Acredito que as folgas dos rolamentos, o embuchamento das citadas engrenagens e as arruelas das alavancas sejam responsáveis pelos ruídos estridentes dessa CT.

Abs.

wilson ghetti
08/05/2011, 11:02
Esse negócio de chiado na Caixa de Transferencia Auverland merece uma reflexão.
Tenho 3 Jotas rodando com essa Caixa. Com MWM e relação 47x11 não faz barulho nenhum. Com Motor Kia 2.7 GS/cambio Peugeot eixos originais Carraro 8x43 também não. No Militar com motor XUD, CAmbio Clark estava fazendo um barulho doido. Desmontei a CT, troquei todos os rolamentos, buchas e algumas engrenagens, agora está normal.
Detalhe, as engrenagens não são de dentes retos como disseram acima. Os dentes são diagonais, bem diferentes da CT da linha Willys.
Verifiquei que existem 2 engrenagens( uma grande e outra menor) que são embuchadas com bronze tipo fosforoso. Acredito que as folgas dos rolamentos, o embuchamento das citadas engrenagens e as arruelas das alavancas sejam responsáveis pelos ruídos estridentes dessa CT.

Abs.

Faço das palavras do André, as minhas, meu J roda com motor APTDI1.9, com relação longa(carraro,cambio Peugeot), viajo na boa, sem barulho algum na cx ou reduzida, faz mais barulho o motor e os pneus.

[ ] 's

bruno_nomelini
08/05/2011, 19:58
Mas o chiado/ruído é nas alavancas então? Ou ela também ronca nas engrenagens como a Willys?
E é suscetível a vazamentos???Gosto a Reduzida willys, mas sempre vaza por tudo e me dá medo quanto a resistência...
De barulho não posso reclamar, pois está silenciosa com os roletes.


Abraços

Fala Zepi,

Ainda sou faixa branca no JPX mas vou falar o que eu percebo:

- A reduzida do Willys faz o chiado com a redução acionada em qualquer faixa de giro do motor.
- A caixa do JPX faz barulho depenbdendo da faixa de giro indepentente da tração ligada ou não. O meu é com AP 2.0 carburado e cambio Peugeot e, só faz barulho após os 4.000 giros constantes pois acelerando 'forte' ela não chia, ou seja só vou perceber pelo meu estilo de direção na 4º e 5º marchas, o que mais parece ser de vibração de alavancas do que "assentamento de engrenagem"

Pontos positivos da caixa:
- Os engates parecem ser mais precisos do que de um cambio de Hilux, não tem aquele problema de 'forçar' a alavanca como num Dana 18/Willys (uma resposta destas pode inflacionar o preço das caixas Auverland!!!!!)
- As engrenegens e estutura segundo conhecedores são muito resistentes então, motor com torque alto não vai ter problema
- Se vc achar que este aqui é ponto positivo aí vai: Ela é pesada pra c@r$#$% (c@r$#$%$) então vc terá um contra-peso no meio do seu carro, favorecendo a equalização do conjunto.

Mais uma coisa Zepi, sou suspeito pra falar porque sou um dos maiores defensores do conjunto Willys que eu conheço, só trocando mesmo de veiculo por questão de necessidade (adequar salário x quantidade de carros pois não se consegue andar no dia a dia de Willys em São Paulo, também não se consegue de JPX mas é um pouco mais fácil)

No mais Zepi, se vc for continuar de cambio auto, acho que não vale a pena pois, a caixa Willys é cerca de 25% mais reduzida que a de J o que faz muita diferença nas trilhas e, também a manutenção da caixa Auverland é maior.

Espero ter ajudado, as vezes na indecisão de escolher um conjunto começamos a procurar de todos os lados e, no final o tradicional é o mais vantajoso.

abs

wltreis
16/06/2011, 20:22
Adaptei motor Xud e caixa peugeot em meu Niva e pouco depois começou a fazer barulho , fui verificar o óleo e cadê , o gente boa do mexanico que começou a adaptação não colocou , dai comprei óleo denovo e coloquei , não faz mais barulho nenhum ! E ja ouvi falarem mal de quase tudo no "J" mas da caixa nunca !