PDA

Ver Versão Completa : Opiniões do Motor 14B



muabud
13/10/2017, 18:34
Boa noite!

Estou a negociar uma Band 99 com o motor 14b. Como eu nao conheco muito do motor, gostaria de saber:

- O motor é resistente ou é problemático? (Supondo que eu não farei trilhas e nem trabalho pesado)
- Ele dá muito problema de bomba injetora?
- É fácil encontrar peças no mercado? (Sou do RJ)

Além dessas duvidas, queria saber de vcs opiniões gerais, prós e contras, sobre o motor.

Obrigado!

PY2DU
14/10/2017, 11:57
Boa noite!

Estou a negociar uma Band 99 com o motor 14b. Como eu nao conheco muito do motor, gostaria de saber:

- O motor é resistente ou é problemático? (Supondo que eu não farei trilhas e nem trabalho pesado)
- Ele dá muito problema de bomba injetora?
- É fácil encontrar peças no mercado? (Sou do RJ)

Além dessas duvidas, queria saber de vcs opiniões gerais, prós e contras, sobre o motor.

Obrigado!


Olá amigo....sou dono de uma band 97 (14b)...suspeito em falar do ótimo desempenho desse motor e de todo o conjunto ok...Já possui band com motor 608 (foi paixão a primeira vista nesse mundo de toyoteiros), gostei muito dessa band. Só passei adiante em troca de uma chácara (que já vendi tb). Comprei uma outra band com motor 364 (uma aquisição perfeita). Gostei muito dessa band. Pude viajar muito sem nenhum problema com a band. Nessas duas, o barulho do motor dentro da band nunca me incomodou mas, incomodava a dona da pensão (kkk) em grandes viagens....assim, troquei na que tenho atualmente (Beringela). Ela é bem silenciosa...barulho não é o problema. Sou de SP e, não tenho problema em encontrar peças (quando preciso). Creio que no RJ seja dessa maneira tb. Conheço vários toyoteiros ai do RJ (que logo se manifestará por aqui) que possuem 14b e não tem do que reclamar. Seja feliz meu amigo!!! Se 608, 364 ou 14b, seja toyoteiro e descubra esse outro estilo de vida que só nós entendemos!!!!

Dimasi
15/10/2017, 13:39
Se a Band está bem tratada pode ir sem medo. Esse motor é durável e de manutenção fácil. Existe uma eterna briga sobre qual motor é melhor. Todos são bons, Vai da preferência. Eu gosto do 14b pela suavidade e elasticidade que ajuda muito na estrada.
Peças a não ser que vc vá fazer o motor, só se troca o de rotina. Filtros, fluidos e correia. A BI do 14b é rotativa e dos OM em linha, mas isso não dá grandes diferenças na durabilidade e custo de manutenção. O principal é procurar abastecer sempre com diesel bom.

Denise Ávila
15/10/2017, 19:08
Oi colega!
Também tenho uma Band 14B. Todos os motores que equiparam as Bands (314, 364 ou 14B) estão programados pra durar 1.000.000 km sem retífica (lógico que se bem cuidado).
Em termos de peças, muitos irão dizer que é mais fácil achar e mais baratas as peças para os MB, mas isso já não está mais assim, pois nenhum dos três é mais fabricado e, mesmo isso, só diz respeito ao motor que, como disse, é programado para durar 1.000.000 km. Então, pela lógica, como o 14b é o mais novo (a partir de 94), há muito mais chance de um MB precisar de retífica do que o 14B. E o valor das peças está pau a pau.
É dito que os MB têm mais torque, mas as tabelas mostram que não é bem assim:
OM314: torque 24 mkgf a 1800 rpm – potência 85 cv a 2.800 rpm
OM364: torque 27 mkgf a 1400 rpm – potência 90 cv a 2.800 rpm
14B: torque 25,5 mkgf a 2000 rpm – potência 102 cv a 3.400 rpm (fase II)
torque 24,4 mkgf a 2200 rpm – potência 96 cv a 3.400 rpm (fase III). Reduzida a potência para atender à legislação de emissão de poluentes

Então, o que vejo é o 14b mais potente que os MB e com menos torque apenas do OM 364 e mesmo assim a diferença é de somente 1,5 a 2,5 mkgf.
Na prática, como os MB funcionam em baixa, eles ganham no torque, mas perdem na velocidade. E se vc não faz trilha, o 14B tem torque mais que suficiente para o dia a dia (mais que qqr veículo a diesel atual) e seu giro alto o faz muito mais adequado a viagens (a 5ª marcha contribui muito pra isso). É mais leve, mais silencioso, mais elástico, exige bateria de menor amperagem e é muito mais econômico.
De resto (a mecânica), pouco coisa é diferente e quanto mais antiga for a Band, menos chance tem de achar peças originais.
O conjunto da mecânica que acompanha o 14B, já possui algumas benfeitorias que os demais têm que correr atrás pra instalar: câmbio de 5 marchas, freio a disco na dianteira, direção hidráulica (os mais antigos não tinham ou era opcional), barra estabilizadora, amortecedor de direção, motor de partida com reduzida, ventilação forçada (alguns com ar quente), tanque fora da cabine, bateria no cofre do motor, tanque com maior capacidade...
O ideal seria que vc dirigisse as 3 modalidades, mas te digo por experiência própria, não irá se arrepender com o 14B.
Mas atenção que Band vai muito além do motor, é importante a procedência, o estado do veículo. Em qqr motorização, se a mecânica e lataria não estiver em bom estado, vc pode ter que gastar fácil a metade do que pagou por ela. Uma reforma geral na lata sai em torno de 15 mil e os valores podem aumentar fácil, mesmo optando por fibra.
Então leve um mecânico de diesel (melhor que conheça Band) e um lanterneiro (tbm melhor que conheça Band, ou até mesmo um toyoteiro experiente.
Não ignore esse conselho, temos vários, mas vários casos de colegas que não fizeram a melhor das compras e gastaram o que tinham e o que não tinham, isso sem falar daqueles que desistiram pelo caminho e acabaram vendendo seu sonho com grandes perdas.
Boa sorte!!!!

hercilio.neto
17/10/2017, 15:28
Os motores OM314, OM364 e 14B são muito duráveis e confiáveis e foram concebidos para propósitos semelhantes, que era equipar pequenos ônibus e caminhões leves com bastante torque em baixa rotação. Não espere desses motores a elasticidade das picapes modernas com motores eletrônicos. Também não espere do Bandeirante a mesma ergonomia, conforto ou agilidade dos carros modernos. A pegada está mais para um caminhão rústico que lhe jogará contra o teto na primeira lombada.
As principais vantagens das Band mais novas sobre as mais antigas, é que essas já vêm equipadas com freio a disco, barra estabilizadora, amortecedor de direção, tanque de 63 litros e principalmente a quinta marcha que permite deslanchar um pouco mais no asfalto. Mas mesmo essas mais novas, carecem de potência nas subidas e de algum alongamento na relação - problemas que podem ser amenizados com adoção de turbina e pneus maiores.
Enfim, a parte mais difícil é acostumar com a Band. Depois vira um vício.

ALVARO ANGELO
19/10/2017, 07:12
Os motores OM314, OM364 e 14B são muito duráveis e confiáveis e foram concebidos para propósitos semelhantes, que era equipar pequenos ônibus e caminhões leves com bastante torque em baixa rotação. Não espere desses motores a elasticidade das picapes modernas com motores eletrônicos. Também não espere do Bandeirante a mesma ergonomia, conforto ou agilidade dos carros modernos. A pegada está mais para um caminhão rústico que lhe jogará contra o teto na primeira lombada.
As principais vantagens das Band mais novas sobre as mais antigas, é que essas já vêm equipadas com freio a disco, barra estabilizadora, amortecedor de direção, tanque de 63 litros e principalmente a quinta marcha que permite deslanchar um pouco mais no asfalto. Mas mesmo essas mais novas, carecem de potência nas subidas e de algum alongamento na relação - problemas que podem ser amenizados com adoção de turbina e pneus maiores.
Enfim, a parte mais difícil é acostumar com a Band. Depois vira um vício.


Este é o ponto principal:

A parte mais difícil é acostumar com a Band. Depois vira um vício.

Abs
Alvaro Angelo