PDA

Ver Versão Completa : Problemas com arranque da Band

Ney _Niterói
05/04/2006, 14:54
Amigos,

A minha band (1978) tem um problema crônico de arranque. Quando a comprei em abril de 2005, ela só pegava no “tranco”. Depois de passar por várias oficinas, descobriam que o problema era no motor de arranque.

Depois de feito o serviço, acabou o problema... até que chegou o inverno (com o frio, o problema voltou)... feito novo serviço tudo ficou bem.

Agora que a temperatura está começando a cair, já tenho dificuldades com a partida pela manhã (somente pela manhã).

Fica a pergunta: alguém já teve este problema? Como resolveu?

Abraço

Ney

Jun Okada
07/04/2006, 10:46
Oi Ney, não é o meu caso pois aqui em Cuiabá não tenho este tipo de pb mas nas regiões frias misturam querosene no diesel. Outra coisa que tb tive experiência recente, é que a capacidade da bateria em relação a corrente de partida tem que ser alta (mais de 600A). Muitas baterias de 150 aH não tem a corrente elevada.
Abraços

Gildo Antônio
07/04/2006, 19:54
Olá Ney

Tenho uma Band 80, acabei de voltar da auto elétrica e também estava com problema de partida. A princípio era um problema um pouco diferente do seu porque o que estava pifado era o Bendix que de vez em quando não funcionava e fazia aquele barulho estranho como se algo estivesse raspando.

Agora começa a parte que talvez lhe interesse. Após terminar o serviço do bendix o eletricista achou que a partida estava meio estranha e mediu a voltagem no motor de arranque e constatou que estava mais baixa que o normal. Então ele se ofereceu para instalar um relê auxiliar. Como sei que a corrente de partida é muito alta duvidei que desse certo, mas como o preço era barato, 25 reais, aceitei que ele fizesse o serviço instalando o tal relê. Se desse errado eu mesmo depois retirava ele e deixava como era. E não é que funcionou legal !!!!. A partida ficou excelente.

Não sei se este pode ser o seu problema, mas peça para o eletricista medir a voltagem no motor de partida para verificar se está ok. Pode ser que componentes que acionam a partida, tais como a chave de ignição, estejam com mau contato e estejam provocando resistência e fazendo a voltagem baixar e quando a temperatura baixa e a partida exige mais do motor de partida ele não dá conta de girar o motor na velocidade adequada.

Abraços.

Gildo.

Alexandre Couto
07/04/2006, 20:04
Ney, me parce que você tem uma combinação de fatores que tendem a dar pau no arranque. Um auxíliar de partida ajuda a elevar a amperagem que chega no arranque (na minha band eu coloquei um de monza), quando você der partida a partida e só escutar um click pode trocar sua bateria porque o problema vai estar nela. Um bom aterramento ajuda também e por último um exame mais minucioso no induzido do arranque, especialmente os fios de cobre onde convergem para os contatos na extremidade do eixo. Já que você vai abrir o arranque verifique também o rolamento e buchas (essas partes tendem a se deteriorar mais rápido se você anda muito no molhado).

Sds

Alexandre

Diego Durigon
09/04/2006, 14:06
Opa, mais de um de Porto Velho :concordo:

Ney, já aconteceu isso com a band... o motor de arranque já foi revisado algumas vezes. Desde a última revisada até agora tá bacana. Lembrando que tudo que o Alexandre falou foi analisado.

[]'s

ThE_DoG
09/04/2006, 22:50
Ney

Já tive uma Band 78 e com (mais ou menos) o mesmo problema, no meu caso foi o seguinte, o arranque era o original, toda vez era aquele nhénhénhé prá pegar.
Prá resolver coloquei o motor de arranque "rápido" que é o modelo das Band mais novas, a diferença foi brutal, bateu pegou.
Tem uma especificação de 2 letras que denomina cada um desses dois tipos do motor de arranque mas não lembro mais quais são...

Abração

Marco Antonio
Curitiba

BLANCO
10/04/2006, 20:46
e ai ney ,tenho uma band ano 86 sou dono desde 88 e ja tive alguns defeitos parecidos como no arranque instalei um cabo a mais no negativo ou seja da bateria ate o motor de arranque , originalmente é asim : bateria chassis, chassis motor no frio fica pesada porque nosso carro não tem vela de aquecimento no bico injetor quando frio o oleo diesel fica grosso , por isso a demora da queima , no caso do querozene melhora a queima consecutivamente o motor gira , qualquer coisa me manda uma mp um abraço luis>>>>>>>>>>>>>

David Brew
17/04/2006, 10:55
Meu 89 passou seus primeiros 2 anos sem problema, depois todo dia frio (e estava estacionado fora) custava pegar. Coloquei mais uma bateria o que resolveu tudo, pelo menos ate construir casa com garagem sufficiente! Pois e, ai o arranque deu problemas - principalmente ligado a posicao em que si encontrava quando desligada. Ai eu engatava uma terceira ou quarta e dava uma empuradinha que muitos vezes foi o sufficiente para fazer o arranque funcionar.... mas nao sempre! Por varios anos eu mandava para a oficina, eles mexiam na arranque, deu certo por umas tempos mas ai voltava a me deixar na mao - de novo. Isso deve ter durado por umas 5 anos ate que finalmente nos trocamos o arranque e nunca mais deu problema. Ainda assim, estou tao accustomado a estacionar na lomba so para guarantir......

Fausto Gomes
04/05/2010, 20:47
Amigos
sera que alguem sabe informar que motor de arranque moderno da bosch da instalar em nossas band motor mercedes meu om364
ando com problema para pegar de manhã nem chegou o frio ainda e ja não pega ouvi disser que existe um bosch que da mas não sei qual e modelo se alguem souber nos ajude

Luiz André
05/05/2010, 09:45
não entendi porque voce quer trocar o motor de arranque inteiro?? nós temos um dos melhores motores de arranque q existe, e vc quer troca-lo??
A minha dica é o seguinte, jah tive problemas com o meu, inclusive foi esses dias, mande em um bom lugar que trabalhe com motores de arranque, preferencia pra especializados, lá eles vão trocar as buchas (é muito importante troca-las), as escovas, tudo pra q o seu arranque fique perfeito, vão verificar o induzido, depois disso tudo feito verifique a sua bateria, mas mande em lugares especializados, cada um na sua categoria, e depois mande verificar o seu alternador que faz muita diferença na hora de carregar a bateria, depois disso tudo feito teste a sua partida vai ver a diferença mesmo no frio intenso é 3 ou 4 voltas no motor e pimba jah pegou!!

fabioabe
05/05/2010, 10:16
Complementando o luiz, eu fiz isso no arranque e ficou muito bom. E como na epoca eu ia colocar um guincho eletrico optei por trocar o meu alternador, que original eh de 60amp, por um do astra de 120amp.
Se fosse pegar o alternador original e mandar modificar o cara falou q conseguia uns 90amp.
Não tive problemas no inverno passado e olha que moro em Curitiba e o não tenho garagem coberta.

att
Fabio

Fe_jipeiro
05/05/2010, 13:32
Olá Fausto,

Não me recordo .. Vc eh de SP capital???? Se sim ... Leva no Koga Fone: 3966-7566 no Bairro do Limão ... Ele mexe com carros normais e com 4x4, principalmente Toy Band, sempre recomendo e tb faço com ele e dura anos ... Peça a ele tb para vedar seu motor de arranque, assim vc pode entrar em alagados sem preocupacao nenhuma ...

Muito importante tb é verificar a bateria e suas conexões e fixações....

Abs ...

Acurvelo
06/05/2010, 10:23
Fausto,

Eu reformei minha Band todinha agora e o arranque ja tava meio cansado, bateria tbm. Comecei trocando a bateria, não resolveu. Fui ao eletricista e ele alem de revisar o arranque tambem substituiu os cabos que o alimentam fazendo um revestimento de solda nas extremidades dos cabos. Karaka veio!!! o arranque ficou 1000. Trocar o arranque acho muito investimento sem necessidade.

Boa Sorte,

André

talha-mar
07/05/2010, 09:17
Oi Fausto, tambem estou vendo um outro arranque para a Band, o nosso é bom, mas precisa estar tudo em dia como os colegas responderam, principalmente a bateria que mesmo nova ainda é de capacidade menor do que a dos caminhões de onde se origina este motor.
O arranque do motor MWM Sprint 2.8 dá, fazendo um flange para adaptar no lugar do original. Cheguei a fazer os moldes quando estive com um arranque em mãos e onde trabalho tem um motor Mercedes atirado num canto. Por enquanto ainda não fiz nada pois não estou conseguindo um arranque usado. A vantagem deste arranque é que tem uma caixa de engrenagens para aumentar a força e funciona com qualquer bateria. Fiz o MWM (que tem maior taxa de compressão que o da Band) pegar várias vezes numa bateria de Gol de apenas 45AH.
Abraço 4x4
Henri

Luiz André
07/05/2010, 09:34
Oi Fausto, tambem estou vendo um outro arranque para a Band, o nosso é bom, mas precisa estar tudo em dia como os colegas responderam, principalmente a bateria que mesmo nova ainda é de capacidade menor do que a dos caminhões de onde se origina este motor.
O arranque do motor MWM Sprint 2.8 dá, fazendo um flange para adaptar no lugar do original. Cheguei a fazer os moldes quando estive com um arranque em mãos e onde trabalho tem um motor Mercedes atirado num canto. Por enquanto ainda não fiz nada pois não estou conseguindo um arranque usado. A vantagem deste arranque é que tem uma caixa de engrenagens para aumentar a força e funciona com qualquer bateria. Fiz o MWM (que tem maior taxa de compressão que o da Band) pegar várias vezes numa bateria de Gol de apenas 45AH.
Abraço 4x4
Henri

Desculpa aí colega mas nem compare o peso de um mercedes 364 com um mwm 2.8, o peso de rotação de um mercedes é absurdamente maior não é a toa que usamos batrerias de 130 aH originais pra fazer girar, sem falar q a bomba é mecanica e tem varios perifericos q giram junto, jah o mwm é só o virabrequim e pronto, vai por mim se for fazer o reparo do motor de arranque com peças boas originais, o valor fica muito mais em conta....

edwint
16/07/2010, 11:44
comprei recentemente uma toyota 88,:pensativo: sem motor de arranque, aquem sabe me informar se ha algum outro tipo de arranque que da certo no motor diesel Om314?

edwint
16/07/2010, 11:45
houvi diser que o do trator Massey da, mas nao souberam dizer qual modelo

lucciano amaral
19/07/2010, 07:40
comprei recentemente uma toyota 88,:pensativo: sem motor de arranque, aquem sabe me informar se ha algum outro tipo de arranque que da certo no motor diesel Om314?

Edwin, ja ouvi dizer que os arranque dos 608 sao iguais aos que sairam nas toyotas. Vamos deixar outros amigos manifestarem.

Rodrigo da Conceiçao
19/07/2010, 09:05
Fala Edwin

Procure comprar o motor de partida modelo JF que é o mesmo do MB 1620 essa partida é mais moderno é so chegar e colocar no lugar .

gbalero_URU
19/07/2010, 18:41
Hola, amigos, aprovecho el tópico para preguntar si conocen un arranque con reducción que viene para mercedes, pero no se si ese sirve para 314 alguien me sabría decir

talha-mar
06/09/2010, 15:08
Olá pessoal, alguem já viu o novo arranque Bosch para motores Mercedes?
É um substituto para o antigo JF, mas com caixa de engrenagens, e baixo consumo de energia da bateria. É só tirar o original e colocar o novo, assim vira com qualquer bateria e com muito mais força. Acaba a velha história de "Band não pega no frio" que até gerou um tópico muito visitado no fórum. Outra coisa é que não vai mais precisar mexer na descarga para tirar pois é bem menor.
Aqui em Rio Grande encontrei por R$ 630,00. Gostaria de saber se já tem alguem usando.
Abraços
Henri

Fausto Gomes
06/09/2010, 23:49
Talha-mar
passa o modelo codigo certo para dar uma olhada aqui em são paulo
valeu

feitosac
07/09/2010, 15:05
Legal, este arranque com caixa de engrenagens para a Band, os caminhões maiores da MB ja tem este tipo de arranque. Pena que to vendendo minha Band senão colocava um.
Abraços.

marcvale
08/09/2010, 12:52
Bem, o "milagre" você disse, falta o "nome do Santo"...as referências técnicas do motor de partida.
Abrç.

É um substituto para o antigo JF, mas com caixa de engrenagens, e baixo consumo de energia da bateria. É só tirar o original e colocar o novo, assim vira com qualquer bateria e com muito mais força. Acaba a velha história de "Band não pega no frio" que até gerou um tópico muito visitado no fórum. Outra coisa é que não vai mais precisar mexer na descarga para tirar pois é bem menor.
Aqui em Rio Grande encontrei por R$ 630,00. Gostaria de saber se já tem alguem usando.
Abraços
Henri

Glauco mendes
08/09/2010, 16:45
O amigo Talha mar deve estar falando do JE Bosch com redução, os caminhões MB já estão usando , mas tive informações que as peças de reposição ainda são poucas e caras.

Abs..

marcvale
09/09/2010, 14:15
Amigos do forum,
Já que as especificações que solicitamos ao Henri, não chegaram, posto parte do texto decorrente de uma consulta que fiz ao Sr. Djalma Neto, da DOKCAR COMERCIAL LTDA., TEL 00 55 11 2242 6199, Email: dokcarsite@gmail.com, em 08/09/2010:

"... realmente a Bosch está fazendo um motor JF "moderno" com redução, planetária, etc. Porém a potência é a mesma e consumo também. Ocorre que como se trata de um sistema mais moderno, é bem mais leve que o JF "antigo".
A desvantagem é o preço bem mais elevado e o custo de manutenção, que nesse caso é o dobro de um JF normal, com bobina e induzido. Em muitos casos este tipo de motor torna-se descartável, pois devido aos custos não vale a pena recondicionar.
Espero ter ajudado
Obrigado,
Djalma Neto."

Abç.

Abraços
Henri

talha-mar
09/09/2010, 21:27
Olá pessoal, valeram as informações. Peguei um desses arranques e amanhã vou fazer um teste num motor que está parado onde trabalho, depois digo os resultados.
Aqui já tem as peças de reposição mas não sei o preço. O que soube é que pelo que está custando (R$630,00) sai mais em conta do que uma reforma no antigo se estiver muito detonado. O que fiquei surpreso foi de ter o mesmo consumo pois o motor é muito menor. Em geral é a maior vantagem desse arranques com caixa de redução. Por exemplo, o MWM Sprint vira muito bem numa bateria de 45 AH que eu tinha do Gol e é um motor com taxa de compressão mais alta que o Mercedes.
O que deu pra ver é que fica muito mais fácil colocar e retirar no lugar por causa do tamanho reduzido e tambem como o automático fica do lado e não em cima facilitou o acesso ao parafuso de tras que era meio complicado.
Abraços
Henri

gbalero_URU
09/09/2010, 22:14
Hola a todos, y un abrazo a mi amigo Henri, ese arranque ya lo vi acá en uruguay y me informaron que si tiene menor consumo que el jf, pero que para el 314 no servia pues el automático quedaría hacia el costado pegando en la caja de dirección, y ademas de eso por lo menos acá en uruguay es muy caro
Gerardo

marcvale
09/09/2010, 23:14
Henri,

Quando tudo estiver montado, poste umas fotos para que todos possam verificar o ganho do espaço, não esquecendo de confirmar a referência do motor. A partir desta informação, poderemos pesquisar a relação das peças de reposição e os respectivos preços. Só assim, teremos segurança no que se refere a relação custo x benefício.

Abrç.

Olá pessoal, valeram as informações. Peguei um desses arranques e amanhã vou fazer um teste num motor que está parado onde trabalho, depois digo os resultados.
Aqui já tem as peças de reposição mas não sei o preço. O que soube é que pelo que está custando (R$630,00) sai mais em conta do que uma reforma no antigo se estiver muito detonado. O que fiquei surpreso foi de ter o mesmo consumo pois o motor é muito menor. Em geral é a maior vantagem desse arranques com caixa de redução. Por exemplo, o MWM Sprint vira muito bem numa bateria de 45 AH que eu tinha do Gol e é um motor com taxa de compressão mais alta que o Mercedes.
O que deu pra ver é que fica muito mais fácil colocar e retirar no lugar por causa do tamanho reduzido e tambem como o automático fica do lado e não em cima facilitou o acesso ao parafuso de tras que era meio complicado.
Abraços
Henri

talha-mar
10/09/2010, 18:40
Olá pessoal, hola Gerardo!
Hoje fiz um teste, coloquei o arranque no motor de uma Band que está parada há mais de 6 meses, deixei estrangulado pra não pegar e gostei muito do resultado, vira redondo. Sem dúvida pegaria fácil mesmo que estivesse mais frio. Depois de várias viradas de bastante tempo nem aqueceu os cabos, mesmo sendo mais finos do que os originais, o que me faz pensar que o consumo é bem menor. Pena não ter um amperímetro que suportasse pra ver exatamente quanto consome. Assim pode ter uma bateria menos potente que vai funcionar bem.
Qunto a ficar perto da caixa de direção, é bem possível, mas essa Toyota está sem ela. Quando tiver um tempo vou ver na minha se dá certo.
Quanto a referências, não tem muita coisa, só um número que dá pra ver na foto.
Abraços
Henri

Fe_jipeiro
10/09/2010, 18:47
Opa Henri,

Muito bom esse teste.... e me diga, qual bateria utilizou? Pois se fosse o caso, poderiamos utilizar somente 1 de 75ah... ai veriamos se aguentaria o tranco...

Abs,

talha-mar
13/09/2010, 18:40
Oi, usei a bateria de 135 AH da minha Band mesmo, que já tem uns dois anos por falta de outra. Quando está muito frio só pega usando o aquecedor de Perkins que tenho na admissão. No teste tentei com uma de 60 AH que já não virava mais a Hilux, mas aí tambem já estava querendo muito, chega a virar mas para em cada compressão. Acredito que se fosse nova funcionaria bem. Note que este motor está há meses parado e por isso muito pesado pois o óleo já deve ter escorrido todo.

De momento não posso parar a minha Toyota pra tirar o arranque original e testar esse pois estou andando nela todos os dias. É um pouco demorado pois tem que tirar a descarga e aí já aproveitaria pra revisar as buchas e as escovas. Assim que der vou fazer isso. A única dúvida que resta é se o automático não vai bater no setor de direção que é hidráulico e por isso meio grande.
Abs
Henri

Ismael Reghin Filho
20/09/2010, 01:16
Vou falar com meu eletricista e ver se consigo colocar na Mafiosa, pra testar.
To pensando que se der para colocar ele e uma bateria menor, consequentemente mais baixa, resolvo o problema da caixa de bateira, que atrapalha a altura do banco do motorista.
Caso não de certo, vou tentar aquela idéia das duas baterias de 65amp.
Acho que dá tempo de resolver isto até terça ou quarta.
Assim que tiver alguma resposta, eu retorno.

Ismael Reghin Filho
28/09/2010, 22:14
Hoje fui no shopping e não é que na hora de ir embora, a partida fraca, não pegou.
Chamei eletricista, tirou bateria, levou carregar, instalou de novo e a partida novamente fraca, não pegou.
Forçou a partida e fedeu queimado. Motor de partida?
Deixei na auto elátrica.
Amanhã cedo arrancar motor de partida e vamos pro teste.
Ver se dá certo o novo motor da bosch, com redução, no berço do motor antigo e se cabe (automático de lado), por causa da caixa da direção hidráulica, .
Achei em uma loja por 1.200,00 e na outra por 850,00.
Alguém sabe de algum lugar com preço melhor?

Ismael Reghin Filho
29/09/2010, 21:48
Hoje a tardezinha estive na auto elétrica e verifiquei pessoalmente, a questão do encaixe do novo motor bosch, no berço da capa seca.
A diferença não é tão grande assim.
Fiquei bastante animado, porque o eletricista que me vendeu o motor (outra auto elétrica) disse que é capaz de uma bateria de 75 a 95 amp, dar conta do recado.
Assim, posso colocar uma bateria mais baixa, cortar a caixa da bateria e finalmente abaixar o banco, etc......
Autorizei o eletricista que está instalando a cortar o parafuso do automático do motor de partida, para mudar a fixação do cabo da bateria, utilizando um terminal de bateria com pescoço mais comprido.
Amanhã verei o resultado.

Abaixo as fótinhas dos motores, original e novo.
Os círculos vermelhos indicam os pontos de conflito:
1-) No motor, o parafuso de fixação do cabo da bateria.
2-) Na caixa da direção hidráulica, o sangrador do óleo.

Ismael Reghin Filho
30/09/2010, 20:13
Hoje fui buscar a Band.
Ficou ótimo o novo motor Bosch.
Partida hiper rápida, silenciosa (até parece outro carro) e o melhor de tudo,
segundo o eletricista, é que uma bateria de 90amp toca o danado.
Bateria Bosch selada de 90 amp é mais baixa do que a minha (145 amp normal).
Fiz as contas e dá para ganhar de 10 a 15 cm, embaixo do banco do motorista.
Abaixo as fotos do motor instalado.

Junior Toyota
30/09/2010, 21:07
Ismael,
Pelas fotos ficou muito bom.....só de girar o motor com bateria de 90Amp já é muito bom...
O motor voce pagou 850,00?Esse motor tem bastente peças de reposição também??

Abraço
Junior

Ismael Reghin Filho
30/09/2010, 23:24
Júnior.
Consegui o motor com um amigo que me fez, segundo ele, um preço bem abaixo do mercado, R$ 650,00.
Ele me disse que o preço normal seria entre R$ 850,00 e R$ 950,00.
Segundo sua conversa com representante da bosch, na minha presença, acredito que não será difícil a manutenção.
Ele me disse inclusive, que já colocou em vários veículos e não houve nenhuma reclamação até agora.

Junior Toyota
02/10/2010, 09:55
Ok Ismael,
O preço melhorou bem!!!
Obrigado pelas dicas

Abração
Junior

talha-mar
11/10/2010, 09:08
Olá pessoal, desculpem a demora, mas finalmente consegui outro carro pra ir andando enquanto faço alguma manutenção na Band.
Primeiro coloquei o arranque novo, como o colega falou, o ponto de conflito foi o parafuso do cabo + com o sangrador da direção hidráulica mas foi muito fácil resolver. Soltei os tres parafusos que fixam o automático, girei-o 120° e coloquei os parafusos de novo. O cabinho que liga o automático ao motor de arranque alcança bem. Depois foi só ligar. Que beleza!!! Vira que nem um motor a gasolina sem as velas, redondo. Parece que o motor perdeu a compressão. Com certeza vai pegar muito bem no frio com uma bateria menor e mais fácil de conseguir do que a original da Band.
Quanto ao preço, em uma loja de autopeças aqui em Rio Grande está por R$ 630,00 como sou cliente há muito tempo dei uma chorada e saiu por 600.
Em Pelotas encontrei por R$ 870,00. Achei este de 1200 muito caro, estão querendo se aproveitar, o negócio é procurar bem.
Um abraço a todos
Henri

RODRIGO TOMITÃO
25/07/2011, 11:35
Toyoteiros, estou negociando um motor 14b pra adaptar no meu javali só que esta sem o motor de partida, vi um da marca Frontier pra vender mais não conheço, alguem conhece essa marca de arranque???
abraços javali com coração de band:cool::cool:

RODRIGO TOMITÃO
05/08/2011, 20:48
ninguém conhece........

Runner
24/01/2012, 18:35
o 14b é pior do que o 364 para achar peças do arranque, mas os paralelos fui informado que todos os que fabricam para 14b são bons.

RODRIGO TOMITÃO
25/01/2012, 14:08
o 14b é pior do que o 364 para achar peças do arranque, mas os paralelos fui informado que todos os que fabricam para 14b são bons.
obrigado pela resposta Runner, o 14B ja comprei, mais o motor de partida ainda não.
abraços

rbata
25/01/2012, 15:00
Não é possível adaptar algum similar de outros motores Toyota ??? Por exemplo dos motores diesel das Hilux, SW4, etc...

jipeirodesdepequeno
30/01/2012, 23:43
Rodrigo,
comprei um arranque desses pra minha, vai firme que vale a pena, tem na internet por 500 e poucos reais
qq coisa manda MP
[]'s

Runner
04/02/2012, 01:55
obrigado pela resposta Runner, o 14B ja comprei, mais o motor de partida ainda não.
abraços

A prima trilha em Caxias e a terra tim em olaria no rio tem o arranque na loja, mas se preferir compre na internet que sai mais barato, no mercado livre tem de 500 até 1200. Já no caso de adaptações o meu eletricista disse que o da L200 pode servir, mas não deu certeza.

Runner
14/03/2012, 13:32
Minha band tb apresenta um problema no arranque, meu eletricista condenou o arranque pois a bobina precisava ser enrrolada e o mesmo me disse que nunca fica igual e a mao de obra nao era barata, mas eu pedi que fisesse um gatilho até eu poder comprar um ($600) e como o arranque tem duas bobinas muito potentes ele isolou uma e disse que ligaria normalmente e o esquema duraria muito tempo, agora o carro liga antes de virar a chave realmente mas eu assim q puder vou comprar um. O cel dele é (21) 98537437 Russo.

AlexandreStudart
17/03/2012, 12:04
Ney, antes de abrir etc. Tente limpar os contatos dos cabos à bateria e apertar bem, também faça o mesmo nos contatos do arranque e no aterramento do arranque ao chassi. Embora Goiânia seja quente, mas no inverno faz 12 graus nas madrugadas e quando amanhace já viu.
Boa sorte
Alexandre

estyvybeykr
17/03/2012, 12:37
Minha band tb apresenta um problema no arranque, meu eletricista condenou o arranque pois a bobina precisava ser enrrolada e o mesmo me disse que nunca fica igual e a mao de obra nao era barata, mas eu pedi que fisesse um gatilho até eu poder comprar um ($600) e como o arranque tem duas bobinas muito potentes ele isolou uma e disse que ligaria normalmente e o esquema duraria muito tempo, agora o carro liga antes de virar a chave realmente mas eu assim q puder vou comprar um. O cel dele é (21) 98537437 Russo.

Um outro artificio que ajuda muito é colocar um cabo negativo da bateria direto na carcaça do motor de partida.
Dessa forma seu motor de partida terá uma sobrevida maior.

Estevão

Fausto Gomes
18/03/2012, 19:13
eu tinha o mesmo problema troquei coloquei bateria max power 120amp com ciclo de partida de 1200amp e troquei o motor de arranque por do caminhão mercedes novo ele e bem menor que original mas e uma beleza pode deixar um mes sem ligar que bater e pegar no frio a mesma coisa bater e pegar

onduty
05/04/2012, 12:48
Eu tbm tinha um problema parecido com esse, batia na chave, ficava nhenhenhenhe e não ligava, batia denovo e denovo até ligar, coloquei um rele de partida, troquei a bateria q não prestava mais ficou e depois de um tempo começou a mesma coisa, arrumei o alternador, troquei o bendix e nada.

Quando abri o arranque achei o problema... O bendito do INDUZIDO, tava "meio queimado".

Troquei e agora só de mostrar a chave o carro ta ligando. kkkkk

valeu

jcbp1956
16/03/2014, 19:31
amigos comprei uma bandeirante com motor om 314, num leilão e ela veio sem arranque, consegui um ,mas infelizmente era 709 ou 710, e precisa de um flange ou adptador, existe algum lugar que forneça essa peça ?, desde já agradeço!

Zerocom
16/03/2014, 22:26
To com uma duvida a respeito do Motor de arranque.
A minha começou dar problema na hora de pegar, de vez em quando ela patina na partida, mas quando pega, parece que fica pesada a partida, dai levei na auto eletrica o eletricista me disse que seria o alternador que não estaria carregando, afinal, acabei arrumando o alternador dela, la se foi 550 conto no alternador, andei com ela 01 dia e ela não pegava, voltei na oficina o alternador carregava mas ficava pesado a partida, dai ele condenou o motor de arranque, precisava arruma-lo, acabei deixando de lado o conserto, andei meia hora com ela, ela acabou pegando, desde então nunca mais deu problema, algumas vezes patinava a partida e tal, quando foi esta semana a mesma coisa, pesou a partida e nao pegava, levei em outra auto eletrica o cara fez o teste e disse também que o alternador nao estaria carregando, expliquei pra ele que o alternador tava revisado, acabou condenando também o motor de arranque, sai dali da oficina e vi no painel que o ponteiro tava quase no 16 Volt, acabou carregando a bateria, depois que desliguei a band, o ponteiro ficou entre 12 e 14 volt, poderia ser o arranque? é normal ficar pesado a partida? Quanto ficaria mais ou menos um conserto completo do arranque com peças de primeira?

Carlo Pecca
17/03/2014, 07:24
JCBP1956,
vc pode procurar com o pessoal da ARAUTO pçs, rua Fiqueira de Melo, 350, São Cristovão.

DeMelo
17/03/2014, 08:41
To com uma duvida a respeito do Motor de arranque.
A minha começou dar problema na hora de pegar, de vez em quando ela patina na partida, mas quando pega, parece que fica pesada a partida, dai levei na auto eletrica o eletricista me disse que seria o alternador que não estaria carregando, afinal, acabei arrumando o alternador dela, la se foi 550 conto no alternador, andei com ela 01 dia e ela não pegava, voltei na oficina o alternador carregava mas ficava pesado a partida, dai ele condenou o motor de arranque, precisava arruma-lo, acabei deixando de lado o conserto, andei meia hora com ela, ela acabou pegando, desde então nunca mais deu problema, algumas vezes patinava a partida e tal, quando foi esta semana a mesma coisa, pesou a partida e nao pegava, levei em outra auto eletrica o cara fez o teste e disse também que o alternador nao estaria carregando, expliquei pra ele que o alternador tava revisado, acabou condenando também o motor de arranque, sai dali da oficina e vi no painel que o ponteiro tava quase no 16 Volt, acabou carregando a bateria, depois que desliguei a band, o ponteiro ficou entre 12 e 14 volt, poderia ser o arranque? é normal ficar pesado a partida? Quanto ficaria mais ou menos um conserto completo do arranque com peças de primeira?

Zerocom,

Me parece problema do motor de arranque. Agora não vi então não sei exatamente qual é o problema. Pode ser o automàtico (nesse caso o motor de arranque não funciona, igual a tentar dar a partida com a bateira arriada, faz só o "tec"). Pode ser, também, o induzido, aí a partida fica lenta e pesada, parece que está "cansada".
Em termos de preço, aqui em goiânia, se for só o automático, fica uns 150 peça e mão de obra; se for o induzido, fica uns 350; se for tudo, aí vai ficar uns 500.
abçs

Sergio c
17/03/2014, 09:20
Na minha com motor Om364 estou usando o antigo do 314, pois meu eletrecista disse que esses antigos, maiores, são os melhores que tem p qualquer motor mercedes 4 cilindros.
Mas esses dias, logo após a revisão de fim de ano, a band deu de não virar nada, só o estalo do automático e quase matava a bateria, tentei fazer uma direta com chave de fenda e só dava curto, nem sinal. Tirei ele e levei de volta no eletrecista, o qual achava que era o induzido, mas após abrir a parte de traz do motor de partida, viu que era um fio do induzido que encostou na carcaça, sendo que quando ia o positivo p dar a partida, entrava em curto e não virava.
A solução, empurrar o fio mais p dentro e ele recortou uma tira de chapa de raio x, colocou em volta da tampa traseira do motor de arranque p não ter de novo esse problema. Funciona agora que é uma beleza.

fabiano r
17/03/2014, 09:57
amigos comprei uma bandeirante com motor om 314, num leilão e ela veio sem arranque, consegui um ,mas infelizmente era 709 ou 710, e precisa de um flange ou adptador, existe algum lugar que forneça essa peça ?, desde já agradeço!

Amigo já li em algum lugar aqui do fórum sobre troca do motor de arranque antigo pelo moderno e pelo que falaram não precisa de adaptação inclusive o relato é de que era muito mais forte que o original.

Não lembro se era esse o link mas aqui tem alguma coisa http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/79208-novo-arranque-para-motor-mercedes-2.html

Carlo Pecca
17/03/2014, 10:09
Fala FABIANO R,
o cara só que uma flange ou adaptador! Ve se nos Ferro VEhlos da sua área tem um.
Blz, familia na boa?
Olha, ainda vou comer aquele churrasco, acompanhado de abobara e mathea contigo.
Grd Abraço.

Sergio c
17/03/2014, 10:58
Amigo já li em algum lugar aqui do fórum sobre troca do motor de arranque antigo pelo moderno e pelo que falaram não precisa de adaptação inclusive o relato é de que era muito mais forte que o original.

Não lembro se era esse o link mas aqui tem alguma coisa http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/79208-novo-arranque-para-motor-mercedes-2.html
De que veículo seria esse motor da bosch citado naquele tópico, p se um dia precisar, ir garimpar em autopeças?

fabiano r
17/03/2014, 13:29
Boa tarde Pecca!!!!!!! Tudo em paz meu amigo? É só aparecer por aqui que estou esperando! Td certo com a família e com a sua família tudo bem?

Carlo e Sergio pelo que lembro aquele motor seria dos mercedes mais modernos 709, 710 na época até procurei esse motor mas achei muito caro e como o meu está funcionando bem desisti, o q fiz a poucos dias foi comprar um alternador bosch moderno de 90 amperes e adaptei na band esse ficou ótimo pode ligar som farol alto farol de milha e deixar na lenta e fica acima de 13 volts.

essas coisas só vale a pena mexer se a peça velha estiver com problemas, a gente fica lendo isso tudo e começa a ter idéias e acaba fazendo até o que não precisa rsrs.

Forte abraço!

jsuttili
24/03/2014, 16:26
Senhores.... Boa Tarde....

Instalei esse motor de partida..... ótima aquisição... fazem 6 meses... até agora só elogios.....
Gira o motor com muito pouca carga na bateria........ o barulho é muito bom.. e tem a metade do tamanho e peso.....

MOTOR DE PARTIDA JF 12V MODERNO 9000083028,9000083054, F000AL0128,F 000 AL 0128,10479651 :: alternador.com.br (http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,2963159,motores-de-partida-motor-de-partida-jf-12v-moderno-9000083028-9000083054--f000al0128-f-000-al-0128-10479651)

Sergio c
25/03/2014, 07:06
Senhores.... Boa Tarde....

Instalei esse motor de partida..... ótima aquisição... fazem 6 meses... até agora só elogios.....
Gira o motor com muito pouca carga na bateria........ o barulho é muito bom.. e tem a metade do tamanho e peso.....

MOTOR DE PARTIDA JF 12V MODERNO 9000083028,9000083054, F000AL0128,F 000 AL 0128,10479651 :: alternador.com.br (http://dokcar.lojavirtualfc.com.br/prod,IDLoja,4208,IDProduto,2963159,motores-de-partida-motor-de-partida-jf-12v-moderno-9000083028-9000083054--f000al0128-f-000-al-0128-10479651)
O amigo Jsuttili, o automático de motor de partida fica em paralelo com o motor, ou seja, com o automático virado p cima, pois se ficar para o lado, na minha pegaria no setor hidráulico. Um abraço.

Carlo Pecca
25/03/2014, 07:45
Boa tarde Pecca!!!!!!! Tudo em paz meu amigo? É só aparecer por aqui que estou esperando! Td certo com a família e com a sua família tudo bem?

Carlo e Sergio pelo que lembro aquele motor seria dos mercedes mais modernos 709, 710 na época até procurei esse motor mas achei muito caro e como o meu está funcionando bem desisti, o q fiz a poucos dias foi comprar um alternador bosch moderno de 90 amperes e adaptei na band esse ficou ótimo pode ligar som farol alto farol de milha e deixar na lenta e fica acima de 13 volts.

essas coisas só vale a pena mexer se a peça velha estiver com problemas, a gente fica lendo isso tudo e começa a ter idéias e acaba fazendo até o que não precisa rsrs.

Forte abraço!
Fabiano, pode dizer qual modelo do alternador da Bosch que vc instalou? O meu atualmente original de 35Amp, num quenta o rádio PX,som e farol alto e milha.

jsuttili
25/03/2014, 08:08
Bom Dia Sergio....
Também tinha essa dúvida.... Mas dai li num tópico que apesar do automático ficar de lado.. ele cabe...
Nesse tópico falava que ficava bem perto mas não tocava no setor da DH...
Segue as fotos abaixo.. eu tenho a DH da F-1000 instalada no meu band.. é bem parecida com a original.. mas tem um pouco de diferença..
Dá uma pesquisada que o motor cabe..... vou ver se acho o post com as fotos.... Abraço...
456274456275

jsuttili
25/03/2014, 08:42
Achei Sérgio.... Olha ai e tire suas conclusões.... abraço...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/79208-novo-arranque-para-motor-mercedes-2.html

Sergio c
25/03/2014, 11:42
Achei Sérgio.... Olha ai e tire suas conclusões.... abraço...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/79208-novo-arranque-para-motor-mercedes-2.html
Muito bom Suttili, o automático passa raspando o setor hehehehe, mas é bom saber, o meu M-A está bom ainda, mas o induzido não está lá muito bonito e meu eletrecista disse que futuramente seria bom trocar, mas o preço acho que é mais da metade do M-A novo, aí vou pensar no assunto. Um abraço.

PP5GAS
13/12/2014, 16:23
Ressuscitando o tópico.

Rodrigo, como resolveu o motor de partida do Javali?
Estou com o arranque colando e vou ter que abrir, logo.

dudu83
13/12/2014, 19:10
na verdade o motor de partida e meio universal o que muda é o focinho, o "bendix" troca em qualquer auto eletrica

PP5GAS
14/12/2014, 19:18
na verdade o motor de partida e meio universal o que muda é o focinho, o "bendix" troca em qualquer auto eletrica

Os sintomas são de problemas no automático. Não chega a acionar o bendix. Também não ocorre sempre. Vou retirar e revisar no eletricista.
É um lugar chato para trabalhar. Por cima nem pensar tem muita coisa no caminho. Melhor colocar a Band num elevador.

hercilio.neto
18/12/2014, 23:32
Ontem tive problemas com o motor de arranque. Já estava dando sinais.
Teve que trocar o induzido e outras peças. Conta total: R$ 590,00.
Agora tá um canhão.

PP5GAS
19/12/2014, 12:09
Ontem tive problemas com o motor de arranque. Já estava dando sinais.
Teve que trocar o induzido e outras peças. Conta total: R$ 590,00.
Agora tá um canhão.

Estou na mesma luta. A Voluntaria é cheia de manias. Quando deixo no morrinho o arranque funciona. Só bater na chave.
Se fica no plano, só pega na base da martelada ou no tranco.

jsuttili
19/12/2014, 13:26
Uma bos limpeza e lubrificação resolve o problema... eu faço isso a cada 6 meses. pra não tem problemas... barbada... só abrir desmontar, limpar, lubrificar e montar de novo.....

Sergio c
19/12/2014, 14:31
Estou na mesma luta. A Voluntaria é cheia de manias. Quando deixo no morrinho o arranque funciona. Só bater na chave.
Se fica no plano, só pega na base da martelada ou no tranco.
Pior que a minha as vezes tem essas manias tb, qd tá no morro, meia virada pega, qdo não se mexe para nem um dos lados, tem que engatar todas as marchas e o ré e bater a chave rsrsrsrsrsrrrsr

arturmeca
15/03/2016, 11:05
Olá Toyoteiros, tudo bem?

Nesse final de semana fui tentar fazer pegar minha Band que ficou muito tempo sem ligar.
A bateria está ok, mas o motor de arranque está zuado.
Ele começa a girar e pára! e fica um barulho tipo "batendo lata".
Faz muito tempo que fiz o motor de arranque, mas é motor do MB 1618 e o que me deixa puto é que ele até começa a girar... mas pára sem dar partida na Band.

Alguém sabe me dizer se deu merda mesmo ou se tem algum bigode que eu possa fazer para solucionar?

Valeu.
Abs,

LEONELO FORTINI
15/03/2016, 11:17
Olá Toyoteiros, tudo bem?

Nesse final de semana fui tentar fazer pegar minha Band que ficou muito tempo sem ligar.
A bateria está ok, mas o motor de arranque está zuado.
Ele começa a girar e pára! e fica um barulho tipo "batendo lata".
Faz muito tempo que fiz o motor de arranque, mas é motor do MB 1618 e o que me deixa puto é que ele até começa a girar... mas pára sem dar partida na Band.

Alguém sabe me dizer se deu merda mesmo ou se tem algum bigode que eu possa fazer para solucionar?

Valeu.
Abs,

O jeito é abri-lo. Pode ser as buchas do induzido desgastadas.

jsuttili
15/03/2016, 17:26
Tu faz trilha? ou entrou na água?.. pq entra água dentro do motor de partida e enferruja as escovas, etc....

Mas só abrindo pra ver....

hercilio.neto
15/03/2016, 22:49
O problema de tirar é que fica num lugar lazarento.

Sergio c
16/03/2016, 09:11
Da uma conferida também no aterramento geral e no cabo positivo, desde a bateria até o motor de partida, passando uma lixa nos polos e contatos. Esse tec tec do motor pode ser falta de energia, tanto positiva quanto a negativa, aí o automático fica "meio louco", indo e voltando, fazendo esse barulho.

Carlo Pecca
16/03/2016, 18:31
Após lixar os contatos, tanto da bateria como do motor de arranque e continuar a fazer o tec tec, pode ser a bateria com meia carga. P ra tirar a duvida ponha em paralelo duas baterias e veja se ele vira. Caso persista o problema è necessário abrir o arranque. Na minha Band, tive que retirar o cano de descarga entre o motor e o abafador, para ter acesso e retirar o arranque.
Boa faina.

arturmeca
18/03/2016, 10:47
Fiz nada... deve ser poeira kkkk
pq ela ficou uns 6 anos parada.

Mas valeu a ajuda.

arturmeca
18/03/2016, 10:48
Lugarzinho miserável... hehehe
Tem que tirar o filtro de ar?

Abs

arturmeca
18/03/2016, 10:49
Será que é algum B.O. na bateria?
A bateria tá novinha... com água e tudo mais...

abs

arturmeca
18/03/2016, 10:50
Após lixar os contatos, tanto da bateria como do motor de arranque e continuar a fazer o tec tec, pode ser a bateria com meia carga. P ra tirar a duvida ponha em paralelo duas baterias e veja se ele vira. Caso persista o problema è necessário abrir o arranque. Na minha Band, tive que retirar o cano de descarga entre o motor e o abafador, para ter acesso e retirar o arranque.
Boa faina.

Cheguei a dar uma carga na bateria... ela está boa... novinha...

Onde eu acho os contatos do motor de arranque para dar uma lixada?

Abs

Sergio c
19/03/2016, 10:22
Cheguei a dar uma carga na bateria... ela está boa... novinha...

Onde eu acho os contatos do motor de arranque para dar uma lixada?

Abs
O contato do polo positivo está parafusado na parte de cima do automático do motor de partida, e o polo negativo, geralmente esta parafusado junto a algum parafuso da capa seca, mas se não o localizar, segue o rastro dele deste a bateria que vc vai encontrá-lo heheheheheh.

Carlos Negrão
17/08/2021, 11:23
Olá a todos!
Tenho uma Band mod 1999, motor 14B, o motor de arranque esta arrastando pensei até que poderia ser bateria pois a mesma já estava com 4 anos, comprei uma nova então vi que realmente deve ser o motor de arranque, o pior que ela esta na garagem no sub-solo vou ter que contratar alguem para tira-la de lá para colocar em um guincho e levar para oficina então pensei sera que é facil sacar o motor de arranque aí levo para arrumar e coloca de volta, gosto de eu mesmo mexer no carro o que é possivel eu sempre faço, alguem poderia me dar uma palavra sobre o isso.
Agradeço caso alguem tenha alguma experiencia sobre o assunto e queira compartilhar.