PDA

Ver Versão Completa : Lubrificantes para Motor q20b



John Costa
10/10/2017, 20:54
Galera. Tou com o motor da D10 q20b baixando óleo. Que opinião vocês me dão pra por um óleo meio grossinho. Não conheço os tipos de óleos para esses motor.
Obrigado

RoadRunner
11/10/2017, 21:20
Olá,

Este motor quando começa a baixar óleo pode ser cabeçote ou cilindros cansados e gastos, não existe problema em continuar a trabalhar com o motor assim desde que você tenha paciência e $$ para comprar óleo e completar o nível entre as trocas de óleo do motor.
Outra coisa importante é que mesmo baixando óleo deve trocar o óleo e filtros do motor no prazo correto, que para o motor perkins é a cada 10 mil kms. Isto é necessário pois o óleo que baixa ou queima sempre será o óleo mais novo e limpo ficando pro motor a sobra de óleo sujo e velho.

Hoje qualquer óleo de marca tradicional e conhecida com viscosidade 15w40 atende com folga os requisitos para óleo do perkins. Se estiver baixando muito óleo pode tentar adicionar o aditivo da bardhal "pro-longa" e testar se reduz o consumo de óleo, caso contrario terá que retificar o motor.

Verifique o estado do filtro de ar e se as mangueiras que saem do filtro de ar e vão para o motor estão em boas condições pois em alguns casos mangueira enforcada e filtro entupido ou velho aumenta um pouco o consumo de óleo.

Para referencia, na minha D20 completo cerca de 4 litros de óleo a cada 10 mil kms, tudo depende do tipo de uso e da estrada que ando. Estes motores não gostam de trabalhar apanhando em baixa rotação e também em alta rotação longos períodos, como por exemplo viajar a 120 km/h.

Como rodo pouco mais que 10 mil kms em um ano, costumo comprar um balde de 20 litros onde uso para troca de óleo e sua sobra para completar o nível quando baixa até a próxima troca.

[s]

Coophamat
13/10/2017, 12:02
Existe também óleos para motores "cansados", um deles é o lubrax vigoros 20w50 e o Castrol 25w60, ambos atendem as especificações dos motores a diesel com a viscosidade um pouco maior.

Um tio meu usou em um Mercedes 2013 turbinado o Castrol e disse que reduziu muito o consumo de lubrificante.

John Costa
15/10/2017, 11:07
Obrigado pelas dicas e conhecimentos aí galera. Valeu pelas dicas

Sergio c
15/10/2017, 14:31
Também concordo, o óleo quando esquenta afina muito mais do que quando é colocado novo no motor, e se este já estiver meio "cansado", o melhor acho que é com essas viscosidades mais altas.
Existe também óleos para motores "cansados", um deles é o lubrax vigoros 20w50 e o Castrol 25w60, ambos atendem as especificações dos motores a diesel com a viscosidade um pouco maior.

Um tio meu usou em um Mercedes 2013 turbinado o Castrol e disse que reduziu muito o consumo de lubrificante.