Conectar

Ver Versão Completa : Tração 4x4 fronteira sel

Aldo pelentin
10/10/2017, 08:06
Ola amigo. Estou com problemas pra engatar a tração 4x4 de minha fronteira. Ja visitei várias oficinas na minha cidade e nada. Inclusive a caminhonete ficou 3 dias na Nissan e sem resultado... Foi trocado motor de tração .sensor da tração. Testado outro botão de mudança. Até mesmo o módulo eu troquei para ver se resolvia é claro que peças usadas mas boas e até agora nada. O sistema mecânico tá ok. Pois manualmente com ela erguida muda-se atração normalmente. Quando estou fazendo uma curva tanto pra esquerda como pra direita ouve-se um barulho nas rodas da frente tipo engrenagem mas não engata. Por favor se alguém puder me ajudar

Sergio c
10/10/2017, 10:49
Pode ser a caixa de satélite com alguma planetária "sem dentes", não passando tração para as duas rodas simultaneamente como tb pode ser umas das homocinéticas com o miolo quebrado, fazendo com que o diferencial não consiga passar a tração para as duas rodas tb.
Ola amigo. Estou com problemas pra engatar a tração 4x4 de minha fronteira. Ja visitei várias oficinas na minha cidade e nada. Inclusive a caminhonete ficou 3 dias na Nissan e sem resultado... Foi trocado motor de tração .sensor da tração. Testado outro botão de mudança. Até mesmo o módulo eu troquei para ver se resolvia é claro que peças usadas mas boas e até agora nada. O sistema mecânico tá ok. Pois manualmente com ela erguida muda-se atração normalmente. Quando estou fazendo uma curva tanto pra esquerda como pra direita ouve-se um barulho nas rodas da frente tipo engrenagem mas não engata. Por favor se alguém puder me ajudar

enricof18
10/10/2017, 12:40
Amigo, não deu pra entender se de fato ela está traçando ou não. Pra simplificar o entendimento, por acaso testaram a tração com ela levantada, afim de verificar se as 4 rodas estão girando com a tração ligada, seja na 4x4 normal ou na 4x4 reduzida?

Se de fato ela está traçando e você está apenas tendo o barulho como sintoma, apenas ao fazer curvas com a tração ligada, se esse barulho realmente vem do eixo dianteiro, foi verificado os semi-eixos? Tanto as homocinéticas ruins quanto as trizetas ruins podem gerar barulho com o veículo traçado, em curvas.

Aldo pelentin
10/10/2017, 14:02
Não amigo ela não traça girando o botão apenas erguida e manual. O barulho que me referi e se tentar girar o botão da tração em uma curva ela da sinal( no caso um barulho de engrenagem) mas não engata também e.acende a luz 4wd

Aldo pelentin
10/10/2017, 14:05
Amigo, não deu pra entender se de fato ela está traçando ou não. Pra simplificar o entendimento, por acaso testaram a tração com ela levantada, afim de verificar se as 4 rodas estão girando com a tração ligada, seja na 4x4 normal ou na 4x4 reduzida?

Se de fato ela está traçando e você está apenas tendo o barulho como sintoma, apenas ao fazer curvas com a tração ligada, se esse barulho realmente vem do eixo dianteiro, foi verificado os semi-eixos? Tanto as homocinéticas ruins quanto as trizetas ruins podem gerar barulho com o veículo traçado, em curvas.
Sim com ela elevada e traçando manual o sistema todo funciona

enricof18
10/10/2017, 19:41
Continuou confuso pra mim, mas pelo que entendi vagamente, com o atuador da tração fora, girando o eixo da tração manualmente o sistema funciona, é isso? E com o atuador no lugar, pelo botão, o barulho acontece e a luz do 4WD acende, é isso?

Se for isso mesmo, é quase certo que o barulho é na corrente da tração, ela deve estar dilatada, ou o garfo de acionamento da tração pode estar empenado. Nas duas situações justificaria ela com as rodas levantadas e girando o eixo manualmente, a tração funcionar. Isso porque se for a corrente dilatada, sem a carga do veículo sobre as rodas, ela giraria as 4 rodas sem esforço e ai o barulho não aconteceria. E se for algum problema no engate da tração, como o garfo empenado, o motor do atuador não daria conta de fazer o engate e por isso manualmente você consegue fazer o engate.

Já tentou rodar com ela com a tração engatada manualmente? Se sim, ocorre algum barulho?

Aldo pelentin
11/10/2017, 05:54
Nai isso não foi tentado. Do foi engatado com ela suspendido e tudo funciona sem barulho algum. Gostei da opinião ,vou tirar fora o motor de acionamento traçá-la e dar um volta pra ver como o sistema reage. Brigado assim que tiver uma resposta, afiso

Aldo pelentin
11/10/2017, 07:36
Fiz o teste agora pouco. Rodei com ela com a tração engatado manualmente e em linha reta tudo bem nada de barulho mas qualquer curva ou manobra ouve-se um barulho de engrenagem na roda esquerda tipo estralos. Testei a 4x4 num baranquinho e sim ela tá funcionando (mas tudo isso mudando manual ,acionando o botão ela logo acende a luz 4wd e não engata) será que esse problema mecânico que está interferindo na mudança de tração eletrônica

Sergio c
11/10/2017, 10:53
E o semi-eixo esquerdo, já revisou?

Aldo pelentin
11/10/2017, 13:45
Sim é o esquerdo só percebi hoje. Mas vc acha que isso pode interferir na troca de tração lá no botao elétrico?

Aldo pelentin
11/10/2017, 13:48
Obrigado pela atenção dos amigos tá sendo de grande valia

enricof18
11/10/2017, 13:49
Fiz o teste agora pouco. Rodei com ela com a tração engatado manualmente e em linha reta tudo bem nada de barulho mas qualquer curva ou manobra ouve-se um barulho de engrenagem na roda esquerda tipo estralos. Testei a 4x4 num baranquinho e sim ela tá funcionando (mas tudo isso mudando manual ,acionando o botão ela logo acende a luz 4wd e não engata) será que esse problema mecânico que está interferindo na mudança de tração eletrônica

Se o barulho vem da roda, então é problema no semi-eixo, ou a trizeta ou a homocinética estão com problemas. Se com ela traçada manualmente não não fez barulho na tração, então não temos problema na corrente. Agora o que restá é o porque o atuador não traça ela com o seletor, tendo em vista que você já trocou tudo que tinha pra trocar. Faça um teste, com o atuador da tração fora, mas conectado no chicote, veja se quando liga a tração no seletor, o eixo do motor do atuador gira.

Outra coisa, a luz do abs está acesa?

Aldo pelentin
11/10/2017, 13:58
Não cheguei a levar nenhuma oficina mas o barulho é muito característico de homosinetica ainda mais que só acontece quando manobra ,em linha reta não. Sei que tenho que mandar arrumar isso, mas a pergunta é se isso poderia estar interferindo na mudança de tração lá no botao(eletronica)

Aldo pelentin
11/10/2017, 14:03
A luz do abs não está acessa

enricof18
11/10/2017, 18:51
A luz do abs não está acessa

A estranheza está na tração não funcionar com o seletor interno. Por isso falei de testar o atuador fora do câmbio, mas ligado no chicote, pra ver se ele gira o eixo quando muda a posição do seletor. Outra coisa, a luz do abs não está acesa, mas ela acende quando você apenas liga o painel sem dar a partida? As vezes a luz do abs pode ter sido apagada, e qualquer anomalia no abs que resulte num DTC (código de falha) e por consequência a luz no painel, faz com que a tração não funcione.

enricof18
11/10/2017, 18:52
Não cheguei a levar nenhuma oficina mas o barulho é muito característico de homosinetica ainda mais que só acontece quando manobra ,em linha reta não. Sei que tenho que mandar arrumar isso, mas a pergunta é se isso poderia estar interferindo na mudança de tração lá no botao(eletronica)

O barulho que você ouve na roda não influenciaria a tração ligar ou não. Provavelmente é defeito na homocinética ou na trizeta de um dos semi-eixos.

Aldo pelentin
11/10/2017, 19:09
Vou fazer esses testes amanhã cedo enrico,ai posto aqui os resultados. Agradeço muito sua atenção, são pessoas como vc que fazem a diferença, não guardando seus conhecimentos apenas pra si!

Aldo pelentin
12/10/2017, 10:51
Bom dia. Acabei de fazer os testes que me sugeriu, a respeito do ABS luz acende quando ligada a chave mas logo apaga quando dou a partida.Tirei o motor atuador fora e na primeira tentativa girando o botão ele girou o eixo, mas voltando para 2wd o eixo não girou voltei ele com o alicate, desliguei a ignição e tornei a ligar mudando novamente para 4x4 e ele nao girou. Obs. Mesmo tendo girado a primeira vez a luz 4wd acendeu

Aldo pelentin
12/10/2017, 10:53
Erico meu watts é 47 996380922 se achar melhor

enricof18
12/10/2017, 11:55
Amigo, se o motor girou como você disse, então o sinal está chegando ao motor. Sendo assim, não tem problema com o motor, nem falta de alimentação pro motor. Ao que me parece, você tem problema em um dos dois sensores da tração, se um deles não funciona, a tração não funciona. Mas vou fazer outra pergunta: Com o motor da tração no lugar, mudando a chave seletora do 2WD para o 4WD, você ouve o funcionamento do motor da tração?

enricof18
12/10/2017, 12:04
Vou te passar o autodiagnóstico com o lampejamento da luz 4WD no painel, pra indicar o código de falha na tração (se existir). Siga a risca o passo a passo e conte as vezes que a luz do 4WD pisca no painel, seguindo a instrução da figura que vou anexar.

Procedimento de Diagnóstico (Modelos T/A)

1. Aqueça o motor.
2. Coloque o interruptor de ignição nas posições “ON” e “OFF” pelo menos duas vezes e, em seguida,
coloque o interruptor de ignição na posição “OFF”.
3. Mova a alavanca de mudanças da T/A para a posição “P”.
4. Gire o interruptor de mudanças 4WD para a posição “2WD”.
5. Gire o interruptor de ignição para a posição“ON”. (Não dê partida no motor.)
6. Luz de advertência 4WD na posição ON.
Caso as luzes de advertência 4WD não acendam, consulte: TF-48, "Tabela de Diagnóstico de Falhas por
Sintoma".
7. Mova a alavanca de mudanças da T/A para a posição “R”.
8. Gire o interruptor de mudanças 4WD para “2WD”, “4H” e “2WD”, na seqüência.
9. Mova a alavanca de mudanças da T/A para a posição “P”.
10. Gire o interruptor de mudanças 4WD para “4H”, “2WD” e “4H”, na seqüência.
11. Mova a alavanca de mudanças da T/A para a posição “N”.
12. Gire o interruptor de mudanças 4WD para a posição “2WD”.
13. Mova a alavanca de mudanças da T/A para a posição “P”.
14. Faça a leitura do lampejamento da luz de advertência 4WD.

Procedimento de Diagnóstico (Modelos T/M)

1. Aqueça o motor.
2. Coloque o interruptor de ignição nas posições “ON” e “OFF” pelo menos duas vezes e, em seguida,
coloque o interruptor de ignição na posição “OFF”.
3. Mova a alavanca de mudanças da T/M para a posição neutra.
4. Gire o interruptor de mudanças 4WD para a posição “2WD”.
5. Gire o interruptor de ignição para a posição“ON”. (Não dê partida no motor.)
6. Luz de advertência 4WD na posição ON.
Caso as luzes de advertência 4WD não acendam, consulte: TF-48, "Tabela de Diagnóstico de Falhas por
Sintoma".
7. Mova a alavanca de mudanças da T/M para qualquer posição que não seja a posição neutra.
8. Gire o interruptor de mudanças 4WD para “2WD”, “4H” e “2WD”, na seqüência.
9. Mova a alavanca de mudanças da T/M para a posição neutra.
10. Gire o interruptor de mudanças 4WD para “4H”, “2WD” e “4H”, na seqüência.
11. Mova a alavanca de mudanças da T/M para qualquer posição que não seja a posição neutra.
12. Gire o interruptor de mudanças 4WD para a posição “2WD”.
13. Mova a alavanca de mudanças da T/M para a posição neutra.
14. Faça a leitura do lampejamento da luz de advertência 4WD.

552848

enricof18
12/10/2017, 12:12
Funciona assim o teste de lampejamento: Se você fizer o passo a passo corretamente, o teste inicia com uma piscada longa da luz 4WD. A partir disso, serão piscadas curtas para indicar o código de falha. Você vai contar quantas vezes a luz pisca e anotar esse dado. Se houver mais de um código, a sequencia de piscadas curtas vai ter uma pausa longa, seguindo de piscadas curtas iniciando o novo código. Isso vai acontecer até a luz 4WD ter uma piscada longa, quando isso acontecer, o processo vai se repetir.

Exemplo

- Uma piscada longa: O teste inicia
- 5 piscadas curtas: Código de erro número 5
- Pausa longa: Inicio do novo código de falha
- 12 piscadas curtas: Código de erro número 12
- Uma piscada longa: O teste acabou e vai reiniciar.

enricof18
12/10/2017, 12:14
Anotas as piscadas e me passa os dados pra eu ver se há alguma coisa de errado com o sistema eletrônico da tração.

Aldo pelentin
12/10/2017, 12:48
Enrico não se houve barulho do motor seletor mudando de tração com ele no lugar. A respeito do teste vou tentar fazer sozinho caso não consiga vou pedir ajuda a um mecânico, a te dou o resultado. Valeu bom feriado

Aldo pelentin
12/10/2017, 17:01
Ola no modelo t/a foram 23 piscadas curta com um intervalo entra a 9 e a 10.No segundo teste a luz permaneceu acesa sem piscar.voltei a fazer o primeiro (T/A)e foram intermináveis piscadas longas sem intervalo. Será que seria legal refazer os testes após algumas horas pra confirmar. Tipo um teste após algumas horas de intervalo do outro ou uma volta com a caminhonete

enricof18
12/10/2017, 20:15
Amigo, só pra explicar, caso não tenha ficado claro, o teste com modelo T/A é pra transmissão automática, ok?

23 piscadas não correspondem a um código específico, fico pensando se o amigo não notou uma pausa entre um código e outro, já que como mostra na imagem que anexei, as piscadas tem intervalo de 0,5 segundo e quando muda pro outro código é 1 segundo de pausa.

Mas existe uma correspondência para piscadas curtas em sequencia de 0,25 segundo (ou seja, bem rápido, só para exemplificar, a piscada da seta ou pisca alerta é de 0,5 segundo) que se refere ao aterramento ou alimentação do módulo da tração, ou os relés da caixa de transferência, esses relés são dois azuis que ficam numa caixinha de relés perto do reservatório da direção hidráulica.

O amigo também falou "23 piscadas curta com um intervalo entre a 9 e a 10". Se esse 9 e 10 for a sequencia de cada código, por exemplo, piscou 9 vezes, teve uma pausa de um segundo e piscou 10 vezes, o 9 e o 10 se refeririam ao interruptor de mudança do 4WD e do interruptor de detecção de espera, dois sensores que vão na caixa de transferência.

Enfim, parece que você conseguiu acessar o modo de lampejamento, temos apenas que prestar bastante atenção na sequencia de piscadas, observando se há os intervalos de pausa, contando as piscadas entre os intervalos.

Aldo pelentin
12/10/2017, 20:43
Boa noite. Vou refazer os testes amanhã o que acha de eu fazer um videozinho do painel e te mandar por wats talvez(se isso não te incomodar) acho que nós entenderia-mos melhor. Fiz 3 vezes o teste T/A na primeira tentativa foi a sequência que te passei ,ja nas outras duas foram intermináveis piscadas longas tipo 1 segundo cada sem intervalo.

enricof18
12/10/2017, 20:57
Boa noite. Vou refazer os testes amanhã o que acha de eu fazer um videozinho do painel e te mandar por wats talvez(se isso não te incomodar) acho que nós entenderia-mos melhor. Fiz 3 vezes o teste T/A na primeira tentativa foi a sequência que te passei ,ja nas outras duas foram intermináveis piscadas longas tipo 1 segundo cada sem intervalo.

Ok, pode ser. Me manda uma mensagem privada, eu te passo meu número.

Aldo pelentin
12/10/2017, 22:08
Ola Enrico o meu wats é 47 99638 0922 se puder me adicionar agradeço .nao consegui no privado

Aldo pelentin
13/10/2017, 21:02
Boa noite Enrico e amigos do fórum. Por uma causa vc não teria o esquema elétrico da tração da frontier sel. Se meu problema for na fiação esse esquema seria muito útil. Agradeço muito