Ver Versão Completa : Ajuda com uma Toyota bandeirante
gesse cordeiro
04/10/2017, 12:32
Olá galera...comprei uma Toyota bandeirante carroceria de madeira ano 1963...ela veio com o motor original om 324 ,o câmbio e um Clark 240fs sem caixa de tração...pretendo colocar o motor 314 do 608 e utilizar o mesmo câmbio clark será que dá certo??alguem já colocou??também quero colocar a caixa de transmissão do jeep Willys será que aguenta o tranco?? A Toyota é para trabalho..se alguém poder me ajudar.muito agradecido!!
Sergio c
04/10/2017, 14:58
Essa caixa se não me engano é a original da GM/C10. Acho que aguenta o tranco, já a reduzida do Willys acho que não. Mas vai ter trabalho e custos p adaptar tudo isso.
Se tiver uma grana a mais, o correto seria por um motor(MB ou 14B) e caixa da band 4m sincronizada. Gastaria mais agora, mas na hora da revenda é muito mais fácil de conseguir vender com mecânica "original" do que com adaptações.
titanium
04/10/2017, 17:25
Olá galera...comprei uma Toyota bandeirante carroceria de madeira ano 1963...ela veio com o motor original om 324 ,o câmbio e um Clark 240fs sem caixa de tração...pretendo colocar o motor 314 do 608 e utilizar o mesmo câmbio clark será que dá certo??alguem já colocou??também quero colocar a caixa de transmissão do jeep Willys será que aguenta o tranco?? A Toyota é para trabalho..se alguém poder me ajudar.muito agradecido!!
Fica mais fácil comprar um motor + câmbio + tração de uma band batida.
Procura no OLX que volta e meia aparece um vendendo a mecânica.
Mas na prática o 324 é praticamente igual ao 314... não tem muitos ganhos não.
E trocar motor ainda vai precisar documentar... é meio chato o tramite.
Talvez seja o caso de turbinar o 324 (se você realmente precisar de mais potência) e só instalar o câmbio + tração.
Sempre aparece um querendo se livrar do câmbio seco... aí você deixaria ela originalzinha e com 4x4.
Mas se a ideia for modernizar a mecânica, aí vai logo para um 364 ou 14b + câmbio 4m sicro e eixos modernos.
Ah! E por falar em eixos, é importante perceber que o câmbio 4m seco tem posição de saída um pouco diferente da tração utilizada no 4m sincro.
E o câmbio 4m sincronizado é utilizado com os eixos modernos, ou seja, com bolas deslocadas.
Há quem diga ser possível usar o câmbio 4m sicronnizado com os eixos antigos... mas o cardã vai funcionar "angulado".
Ele trabalhar angulado pode ser que NÃO traga problemas... mas não sou especialista e não sei afirmar com certeza. seria bom conversar numa casa de reforma de cardãns de caminhões para que eles esclareçam.
O simples mesmo seria apenas instalar o câmbio 4m seco + tração.
Abraço!
Walter da Camper
04/10/2017, 18:29
Na minha Camper o cardan trabalha com ângulo lateral devido a usar reduzida de Band 5M no eixo traseiro D44 que tem a bola no centro. Está assim desde 2012 sem problemas.
Isso poderia ocasionar problemas nos jipes que tem pouca distância entre-eixos e um cardan curto, o que faria as cruzetas trabalharem com mais ângulo, mas no caso da pick-up dificilmente terá problemas por causa disso.
... mas o cardã vai funcionar "angulado".
Ele trabalhar angulado pode ser que NÃO traga problemas... mas não sou especialista e não sei afirmar com certeza...
titanium
05/10/2017, 07:02
Na minha Camper o cardan trabalha com ângulo lateral devido a usar reduzida de Band 5M no eixo traseiro D44 que tem a bola no centro. Está assim desde 2012 sem problemas.
Isso poderia ocasionar problemas nos jipes que tem pouca distância entre-eixos e um cardan curto, o que faria as cruzetas trabalharem com mais ângulo, mas no caso da pick-up dificilmente terá problemas por causa disso.
Ótimo feedback, Walter!
Bom saber!
:)
Abração!
Walter da Camper
05/10/2017, 08:10
Segue a foto do cardan enviesado.
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gesse cordeiro
31/10/2017, 21:29
Valew galera muito obrigado pela ajuda!!
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