PDA

Ver Versão Completa : Turbinando minha SW4 1995

tspluiz
03/10/2017, 20:24
Olá a todos. Possuo a mais ou menos um ano uma sw4 1995 que adquiri de um parceiro do fórum o osmarjunior. Na ocasião com 183.000 km e hoje com 223.000 km. Durante esse Primeiro ano de convivência analisei bastante a possibilidade de turbina-la, uma vez que a uso diariamente e rodo todo santo dia cerca de 150 km entre ida e volta do trabalho. O carro está calçado com bf mud 33×10.5 e kit suspensão iron Man. Não abuso do saudável motor , evito andar além das 3.000 rpm e a satisfação só não é completa com o carro pois com o tempo a sensação de estar num caminhão carregado a cada subida, por menor que seja, cansa. Ultrapassar é outro problema. Tem que se antecipar sempre a qualquer movimento nesse sentido. Li muito sobre turbo, durabilidade do motor 3L com e sem turbina e resolvi criar coragem. Comprei hoje o kit na turbo anhanguera, onde fui muito bem atendido, e vou fazer a instalação com o João da sollo 4WD semana que vem. Vamos trocar escape também. A princípio será isso. Conversando com o João ele não va necessidade de intercooler. Vou dar esse Primeiro passo e depois veremos. Hoje consigo médias entre 8,5 / 9,0 num misto entre estrada /marginal /cidade. Não sei se terei alguma melhora no consumo. Se vier, ótimo, senão está bom tbm. Investimento total entre kit / turbina GT20 Garret / escape e mão obra $ 3.700,00. Postarei minhas sensações sobre como ficou assim que estiver pronto e em uso. Espero que de certo. A ideia é rodar um tempo com ela turbinada, ganhar ainda mais confiança no carro e partir pra uma grande viagem pelas Américas ano que vem. Abraços Abraços todos e à disposição para questionamentos e sugestões!

Glaicon
04/10/2017, 07:08
Tópico interessante.
Servirá como fonte de consulta para muitos interessados.
Boa sorte na empreitada.:concordo:

tspluiz
04/10/2017, 07:37
Obrigado Glaicon. A ideia é essa mesmo, mostrar na prática como é hoje, em 2017, turbinar um carro que ja atingiu a maioridade e passou dos 200.000 km. estou confiante que será só alegria. Vamos em frente! Abraços

Fernando Figueiredo
04/10/2017, 09:02
Andei 1 ano sem turbo na minha sw4 93 e depois 3 anos turbinada. Tinha 0,8 de pressão. Locais que subia em 4a passei a subir em 5a, por exemplo na Raposo Tavares. A serra da Imigrantes era 5a a 100km/h sem forçar, coisa não fazia sem turbo. Também não coloquei intercooler. O consumo se manteve igual, entre 9,5 e 11 km/l. Os pneus eram 235/75R15. Usei um kit SPA com uma Garret e escape refeito.

tspluiz
04/10/2017, 10:52
Bacana ouvir isso Fernando. Exatamente o que quero. Nada de andar a velocidades como 120 /130 km/h. Somente um reforço pras subidas e ultrapassagens sem forçar o motor. Uma dúvida. Pessoalmente não curto nada que não seja original no interior do carro, e estou penando em não instalar o manometro da pressão da turbina pois esse teria que furar o painel. O João da sollo tbm não tem no carro dele e observando as 3.0 diesel turbo de fábrica (Motor 1kzte, salvo engano, perdoem se eu falar asneira) elas tbm não tem. Alguém acho muito arriscado ou condenável essa prática? Obrigado e à disposição. Abraços

gabriel theodoro de souza
04/10/2017, 20:26
olá a todos, olá tspluiz . Tenho uma sw4/92. turbinei com 280.000, não pus intercooler, pus o manômetro no cantinho direito do painel. Meus pneus são 225. Ficou muito bem , ganhou musculatura , porém a velocidade era a mesma , até que troquei as coroas e pinhão por outras mais leves , ficou um doce pra viajar, penso que agora ela anda como as da geração depois dela. O consumo continua como era antes oito na cidade e dez na estrada. Não deixo o motor chegar nos 3000 giros. Ando nesta toada, maximo 105km/h.

tspluiz
04/10/2017, 20:48
Oi Gabriel, Boa noite. Interessante a sua observação. Tem a especificação do que fez com relação à coroa e pinhão? Recorda-se aproximadamente do custo disso? Obrigado

Fernando Figueiredo
05/10/2017, 02:24
Coloquei o manômetro no canto do console. A princípio parece estranho, mas ficou direitinho no campo de visão e não chamava atenção, principalmente da Polícia rodoviária, pois turbina exige que se altere a documentação do carro.

Glaicon
05/10/2017, 06:31
Bacana ouvir isso Fernando. Exatamente o que quero. Nada de andar a velocidades como 120 /130 km/h. Somente um reforço pras subidas e ultrapassagens sem forçar o motor. Uma dúvida. Pessoalmente não curto nada que não seja original no interior do carro, e estou penando em não instalar o manometro da pressão da turbina pois esse teria que furar o painel. O João da sollo tbm não tem no carro dele e observando as 3.0 diesel turbo de fábrica (Motor 1kzte, salvo engano, perdoem se eu falar asneira) elas tbm não tem. Alguém acho muito arriscado ou condenável essa prática? Obrigado e à disposição. Abraços
A minha ex SW4 1998 1KZT não tinha manômetro, nem as 1KZT-E tem.
Hoje tenho uma Pajero Full 2008, que também não tem manômetro.
Aliás, salvo alguns carros esportivos, o comum é não ter o marcador.
Se você instalar a turbina dentro de padrões seguros, cuja pressão obtida não seja elevada, não haverá necessidade do acessório.
Mas, se for colocar, o canto esquerdo superior do painel é onde menos ocupará espaço.:concordo:

Eliezer
06/10/2017, 20:36
Ótimo tópico.. penso em turbinar de leve a "Onça"... esse serviço do João como é o pagamento tspluiz??

tspluiz
07/10/2017, 12:09
Oi Eliezer bom dia. Ele cobra 690,00 de mão de obra. O kit da turbo anhanguera saiu por 2.300,00 pagos em 4parcelas sem juros no cartão. Isso já com a turbina gt20 Garret inclusa. O escape sai por 650,00 ou 700,00 não lembro direito agora é vou dividir em 2 parcelas tbm. Vou deixar o carro la na terça-feira de manhazinha e ele me disse que quarta-feira a tarde ta pronto. Tô feito pinto no lixo.

Eliezer
07/10/2017, 14:18
Puts cara bem rápido.. e parcelamento interessante.. vou acabar ajeitando com ele também... valeu aí a atenção..

dimyg
08/10/2017, 20:57
tenho interesse em turbinar uma hilux 99/00 2.8, gostaria de mais informações à respeito de ate quantos kg de pressao esse motor aguenta original, pois a minha ta com aprx. 240mil rodados. A intenção não é de pegar trilhas a penas da um gas extra nela, pois muitas veses em ultrapassagens e subidas ele realmente é muito lerda na retomada de marcha.

qual site confiavel para comprar o kit turbo para ela e o que tenho que tomar cuidado ao fazer esta modificação?
a media de km/l melhora? quantos cv em media consigo tirar com um pressao aprox de 0.8?

tspluiz
09/10/2017, 13:51
Dimyg, acho que temos o mesmo propósito. Carro a semelhantes, com quilometragem parelha, inclusive. Amanhã deixo meu carro com o João da sollo 4wd para que faça a instalação do kit que comprei na turbo anhanguera. Pego o carro na quarta se tudo der certo e ja vijo no feriado. Semana que vem poderei dar minha opinião sobre o antes e depois e o que senti com a turbina. Abraços

alphazzz
10/10/2017, 09:56
Se possível coloca algumas fotos pra ilustrar o tópico :D

dimyg
10/10/2017, 12:12
Dimyg, acho que temos o mesmo propósito. Carro a semelhantes, com quilometragem parelha, inclusive. Amanhã deixo meu carro com o João da sollo 4wd para que faça a instalação do kit que comprei na turbo anhanguera. Pego o carro na quarta se tudo der certo e ja vijo no feriado. Semana que vem poderei dar minha opinião sobre o antes e depois e o que senti com a turbina. Abraços

obrigado, espero ansiosamente pelos resultados!

veiga2070
10/10/2017, 20:04
Estou no aguardo também TSPLUIZ, pretendo instalar na minha, esta com 245 mil e a intenção é a mesma da sua melhorar retomada e um gaz a mais na subida, boa viagem, fico na espera.

Renato Camargo
10/10/2017, 22:13
Pessoal hoje faço parte do MST (Movimento dos Sem Toyota), mas tive uma SW4 93 por cinco anos, turbinada e intercoolada que usava 0,8 de pressão no turbo e digo a vocês que a velocidade cruzeiro era sempre 110km/h e não forçava em nada o motor, que eu sempre ouvi que ele foi feito para ser turbinado. O melhor vocês já escolheram, o mecânico, o Joãozinho da Sollo 4WD é o mecânico mais honesto que eu já conheci.

Junior Toyota
11/10/2017, 08:39
Pessoal,Quando turbinei a minha coloquei uma capa termica na turbina para não aquecer tanto o cofre do motor....ficou muito bom e também fita termica no escape de 2,5" até 1mt depois da saida de escape...
Realmente o carro fica outro a minha estava com 430.000km
Abraço

tspluiz
21/10/2017, 11:09
Olá moçada! Enfim estou de carro turbinado. Não rolou de fazer na semana passada por conta do feriado, então eu a deixei no João da sollo na quarta-feira por volta das 13 hrs e peguei ontem, sexta feira 20/10/17, por volta das 17 hrs. O carro realmente muda! Fiz meu percurso habitual e é nítida a disposição do carro, sem tantas reduções de marcha e sempre com fôlego para retomadas , extamente o que eu desejava. Estamos em fase de avaliação e percepção do comportamento do carro e combinei com o João de repassar para ele minhas impressões e caso necessário, vamos fazendo os ajustes necessários. Mas subir ontem a serrinha de Mairiporã pela Fernão dias em Quinta marcha é muito bom... mantém a velocidade em 80 km/h e se quiser um extra basta engatar uma quarta e pisar. Velocidade Cruzeiro inalterada... ando sempre ali por volta de 90, 100 110...
abraços a todos!

sandro_ventania
21/10/2017, 19:22
Quem me conhece, sabe que eu gosto de experimentar, medir e testar tudo...meu painel tá quase igual cabine de avião de tanto medidor...cheio de reloginhos...kk!
Quando eu turbinei a Matilde, a primeira coisa que fiz foi medir a temperatura do ar de admissão,(o ar passava dos 100ºC!!!) além de comparar a temperatura do cabeçote.
E posso afirmar que muda, o carro trabalha sensivelmente mais quente...bem fora da sua linha de trabalho normal.
E como todos sabem...isso a médio ou longo prazo degrada o motor...e se já estiver alguma coisa perto de quebrar, vai quebrar.
Diante disso, eu planejei a instalação do intercooler...(vou deixar abaixo os videos que fiz da instalação do meu)...Bom instalado o intercooler, vamos as novas medições.
Além do carro ganhar mais potencia ainda, as temperaturas voltaram para próximo dos patamares normais!
Se afundar o pé, ainda dá uma aquecidinha a mais que o normal.
Daí pra ficar zerado, pretendo fazer daqui pra frente...troca da válvula termostática, original 88º, vou por a do KZT de 82º...além de por um radiador de aluminio de melhor desempenho.
Não há necessidade dessas coisas, é preciosismo meu...mas o intercooler é FUNDAMENTAL, não aconselho ninguém a turbinar sem intercoolar.

https://www.youtube.com/watch?v=DwKlXZwjmak

https://www.youtube.com/watch?v=GW0GBTF8xE0

https://www.youtube.com/watch?v=6rYmlaRAeVA

tspluiz
21/10/2017, 21:17
Boa observação Sandro. Acompanho sempre suas andanças por ai através do fórum. Obrigado pelo comentário.