Ver Versão Completa : Primeiro braços da caixa de direção - CJ3
gglauber
05/04/2006, 09:43
galera... coloquei um motor de opala 4cc zerado no jeepinho 51... ficou excelente !!
maaaaaaaasssssss...
agora surgiu um problema...
o primeiro braco q sai da caixa de direção e se conecta a barra que vai até embaixo do radiador, esta pegando no escapamento e na base do coxim... limitando mto o curso da direção... com o perdão da palavra...tá um cú ! qq curva mais fechada tenho q faze-la como se estivesse dirigindo uma scania !!
tipo...qdo a barra vai pra frente....ela pega na base do coxim...qu8e esrta soldada no eixo... qdo vai pra tras... pega no escapamento....
olhando... penso se se o primeiro braço fosse uns 5 cms mais cumprido... o problema estaria resolvido...
sebem se existe um maior ??? ou outra soluçao...
pq senao vou socar a marreta no escapamento e o massarico na base do coxim...heheh
abraços
otavio_gomes
05/04/2006, 11:11
Glauber,
Esse braço que sai da caixa de direção chama-se braço pitiman. a troca dele por um maior causa um endurecimento da direção (aumentará o esforço na caixa de direção) e a direção fica mais sensível.
Assim, a troca do braço pitiman por outro maior não é uma boa idéia. Aquilo que você quer fazer de ajustar as peças para que não atrapalhem a direção do carro é válido.
A solução definitiva seria a substituição do sistema de direção original por outro mais moderno e confiável. por exemplo uma direção hidráulica.
Um abraço,
Otávio.
edgartoledo
05/04/2006, 12:25
Glauber,
Tenho um CJ3A com a caixa de direção do Maverick; Logo após ter comprado o jeepinho uma das primeiras providencias seria troca-la pois esteticamente é meio feia, e como já tinha tido um CJ5 com caixa de S10 hidraulica estava pensando em fazer o mesmo com este. Porém ao dirigir fiquei muito satisfeito com a direção , me parece bem segura, não da chimbre, exterce que é uma maravilha, e olha que não tem nem amortecedor de direção. Estou muito satisfeito com ela , e se algum dia resolver substituir seria somente por questào de estetica...
gglauber
05/04/2006, 13:42
hhmm...legal...
a idéia da direção hidraulica sem duvida me apetece... mas havia prometido que nao ia mais gastar dinheiro com peças de jeep antes da copa !!! heheh
sobre a direção do maveco...sabe que eu nem acho feio o fato de ela ficar pa fora ?? e dizem que fica mto leve neh ???
bom... já que colocar um braço mais longo é desaconselhável (é mesmo ?? alguma opinião diferente ??) vou tentar forçar a passagem do tal braço pitiman tirando uma lasca da base do coxim e apertanto um pouco o tubo do escape...
mas já vou provisionar a compra de uma solucao mais moderna...
caro edgar.... por onde passa a barra de direção nesse seu jeepinho ??
abraços !!
Luciano de Castro
05/04/2006, 23:09
Glauber, no meu KAISER M-606 tive o mesmo problema com o braço pitman, batendo na descarga.
Resolvi instalando uma cx. de direção mecânica do MAVERIK, ficou incrivelmente macia, não justifica instalar uma hidráulica.
Mas tem alguns problemas:
- O fato dos jumelos dos CJ3 serem na frente, diferentemente dos CJ5, fazem dar uma puxada na direção quando a suspensão trabalha.
- A barra de direção que liga na cx. de direção trabalha muito inclinada.
- O terminal duplo ficou roçando no feixe de molas, já pensei em invertê-lo reabrindo o furo do munhão.
No mais, só alegria, sem shime nenhum, esterço o volante com a palma da mão.
Boa sorte.
Lula
edgartoledo
06/04/2006, 17:56
Caro Glauber,
Ficaria mais ilustrativo se eu colocasse umas fotos, no dia que tirei esta foto iria tirar do sistema completo, porém a bateria acabou. Amanhã a tarde estou mais tranquilo e vejo se posto fotos do sistema completo...
glauber, tenho um cj3 54, substitui a caixa original pela do gol mecanica, ficou excelente, muito boa, fiquei super satisfeito, muito macia(leve) e precisa. indico ela p/ todo mundo.