Conectar

Ver Versão Completa : ranger 3.0 diesel 2006/2007 não pega após troca corrente comando

Hertz Gonçalves
02/10/2017, 17:02
Boa tarde , gostaria da ajuda do senhores, pois nenhum mecânico ,aqui na minha região , tá conseguindo...

Fiz a troca do kit corrente comando da minha Ranger, porém após a troca ela não quer pegar...passei o scanner e acusou erro no sensor de rotação...quando ele apaga o erro ela volta a funcionar,porém se desligar...já era...não pega mais...
quando ela funciona...funciona perfeitamente...sem falhar...desenvolve bem...só não posso desligar

Alguém já passou por isso ?
Existe a possibilidade dela tá fora de tempo ? ...mesmo sem apresentar nenhum problema quando funciona
Me orientaram a desligar a bateria e ligar só o positivo...espera 10min e depois liga o negativo...espera mais 10min...vira a chave...sem da partida....espera 40min...depois da partida....e deixa um tempo funcionando...isso existe ? rs

Sydney66
02/10/2017, 18:53
Sim existe, não sei se para a Ranger seria dessa maneira, mas existe sim, trata-se de um reset da unidade de comando para que ela reinicialize, igual ao windows quando começa a travar..rsrrs
Poderia ser ponto, mas ela não funcionaria normalmente, como trabalha normal o serviço foi feito corretamente, eu trocaria o sensor de rotação.

Hertz Gonçalves
03/10/2017, 10:30
Sim existe, não sei se para a Ranger seria dessa maneira, mas existe sim, trata-se de um reset da unidade de comando para que ela reinicialize, igual ao windows quando começa a travar..rsrrs
Poderia ser ponto, mas ela não funcionaria normalmente, como trabalha normal o serviço foi feito corretamente, eu trocaria o sensor de rotação.

Desconfio q pode ser o sensor mesmo, mas em pesquisa pela net...tem gente q fala q nem sempre é o sensor...
Minha dúvida é também : se o sensor tá com problema...ela nem deveria pegar certo ?

Walter da Camper
03/10/2017, 12:37
Antes de trocar o sensor de rotação, verifique a integridade dos dentes do volante do motor que atuam próximo do sensor.
Às vezes o mecânico pode ter enfiado uma chave de fenda lá para fazer girar o virabrequim na hora de colocar no ponto.
Se quebrar um dente o sensor identifica erroneamente o intervalo como sendo o PMS e o motor não pega.
Quando se apaga o erro e dá nova partida, se der sorte do intervalo correto passar primeiro pelo sensor o motor funcionará normalmente. Se for o intervalo errado (dentre quebrado) ele não pega e memoriza erro.

Hertz Gonçalves
03/10/2017, 12:50
passou pela minha cabeça ser isso...algum dente, mas eu acompanhei a manutenção e ele usou um parafuso...porém a porca da hélice ,do motor, tava tão presa (alguém apertou demais desnecessariamente ) que fizemos muita força e não conseguimos soltar...falando com outro mecânico...ele acha muito difícil ter danificado algum dente...é preciso marretada ou ter usado uma chave como você citou...espero que ele esteja certo...rs Essa peça é muito cara...

Hertz Gonçalves
03/10/2017, 12:53
outra coisa que vi...no youtube...é q o scanner apaga o erro...depois andamos com o carro uns 20Km e em seguida passa o scanner novamente...o erro tem q ir para o histórico e depois ser removido...
O eletricista só passou uma vez e pronto...tão muito bem servido de mão de obra aqui...rs
Ele deveria ter passado novamente ?

Walter da Camper
03/10/2017, 13:08
Por sorte, sua caminhonete aceita qualquer scanner xing-ling, então vale à pena comprar um e deixar na caixa de ferramentas.
Digo sorte porque o Troller usa o mesmo motor e a fábrica modificou o módulo e só aceita scanner profissional.
Pelo sintoma, o problema está diretamente relacionado à leitura do sensor de rotação no volante e não parece ser defeito no sensor.
Não deixe de fazer uma verificação nos dentes do volante e aproveite para fazer uma limpeza, porque pode haver acúmulo de limalhas no sensor ou nos dentes prejudicando a leitura. Outro ponto a ser observado é a distância entre o sensor e os dentes.

Hertz Gonçalves
03/10/2017, 13:44
Valeu a dica ! ...vou verificar isso

Hertz Gonçalves
04/10/2017, 13:02
outra dúvida...se houver alguma falha no sensor de fase...existe a possibilidade do scanner acusar erro no sensor de rotação ?

Walter da Camper
04/10/2017, 18:06
O módulo do Troller tem o péssimo habito de acusar erros que não tem nada a ver com a falha real.
O da Ranger é o mesmo módulo com outra programação. Os colegas mais experientes em Ranger podem informar se ela também padece do mesmo mal.

outra dúvida...se houver alguma falha no sensor de fase...existe a possibilidade do scanner acusar erro no sensor de rotação ?

Hertz Gonçalves
06/10/2017, 11:18
Amigos bom dia, problema resolvido !
A montagem da corrente foi feita de forma errada...existe uma ordem para aperto das polias e dos tensores...e não foi seguida essa ordem...com isso pulou dois dentes e ficou ocorrendo esse erro...

Agradeço a todos pela a atenção e fica a dica

Abrs