Ver Versão Completa : Suspiro no distribuidor
PessoALL
Vedei o distribuidor do CJ e fiz um suspiro na tampa. Em vez de colocar a mangueira direto, instalei um pedaço de cano de cobre, onde a mangueira vai conectada. O outro lado da mangueira eu conectei na mangueira do suspiro do diferencial dianteiro. A minha dúvida é: só assim resolve o problema da condensação interna ou precisarei ligar o suspiro do distribuidor a um ponto de sucção de ar, como por exemplo, o filtro de ar ?
Abraços
dptucunduva
23/01/2004, 10:16
Grande Pandur!
Cara, eu fiz exatamente isso... furei a tampa, coloquei um caninho de aço e liguei numa mangueira...
A primeira vez que fiz isso, não liguei no filtro de ar. Melhorou bastante, o jipe não parava em qquer molhada de distribuidor. Mas quando tava muito quente e vc mergulhava naquele atoleiro aguado fundo, aí não tinha como.
Aí eu liguei na tubulação do filtro de ar, pro motor chupar o ar. Parou de morrer num primeiro instante, mas depois, não sei por que, começou a condensar água no distribuidor mesmo com o CJ andando no asfalto... não sei o que aconteceu... Imagino que deva estar entrando ar por algum ponto do distribuidor e fazendo com que a água condense...
Quando aconteceu isso, revedei o distribuidor, mas nem deu pra testar pra saber se melhorou, pque eu encostei o jipe 2 semanas depois (jul/2003) e tá até agora em processo de upgrade.... :(
Não ajudei muito, mas tá aí a minha experiência.
leopoldo
23/01/2004, 12:28
Bom dia,
Na minha opinião, não é correto colocar junto ao filtro de ar, pois dependendo de onde se coloca no mesmo, pode-se criasr uma depressão dentro do distribuidor, assim êle vira um chupador de lama, umidade, o que estiver na frente.
O correto seria colocar pressão (um pouco) nesse sistema de vocês, assim o ar sai e arrasta umidade e sujeira PARA FORA.
Entenderam o conceito?
dptucunduva
23/01/2004, 13:55
Na minha opinião, não é correto colocar junto ao filtro de ar, pois dependendo de onde se coloca no mesmo, pode-se criasr uma depressão dentro do distribuidor, assim êle vira um chupador de lama, umidade, o que estiver na frente.
Leopoldo,
A idéia de fazer ele chupar é gerar vácuo dentro do distribuidor. Se o distribuidor estiver 100% (mas 100% mesmo) vedado, não vai ter quase nada de ar dentro dele, e consequentemente não vai ter o que condensar.
leopoldo
23/01/2004, 14:13
Só uma consideração minha:
Isso é irreal e ilógico, pois
Digamos que você mergulhe o CJ num rio......acho que este é o problema de voces......então o resfriamento causa contração dos gases em volta......então com a sucção provocada dentro do distribuidor, qualquer fresta por memor que seja vira uma área succionadora....e lá vai o distribuidor molhado.
O certo seria a pressurização do sistema, inclusive dos diferenciais, cambio, etc....
Voces estão fazendo ao contrário.
Leopoldo,
Tem alguma sugestão de como garar esta pressão ?
Pode ser do coletor de escape ????
Abraços Du.
leopoldo
23/01/2004, 15:19
Coletor de escape não serve inclusive porque colocaria gases quentes no pedaço.....má ideia.
Que tal um desses compressores a lá paraguay?????
Só que cuidado, excesso de pressão também detona o sistema.
Teria que colocar uma válvula de alívio de 1 psi.
Só seria necessa´rio acionar o sistema na travessia de alagados.
Mas volto a lembra cuidado com a pressão.
dptucunduva
23/01/2004, 15:23
Digamos que você mergulhe o CJ num rio......acho que este é o problema de voces......então o resfriamento causa contração dos gases em volta......então com a sucção provocada dentro do distribuidor, qualquer fresta por memor que seja vira uma área succionadora....e lá vai o distribuidor molhado.
Aí que está. Se não tiver fresta nenhuma, então não vai entrar nada, então não condensa/molha. Certo?
Pressurização não vai adiantar em nada por que o problema não é entrada ou saída, mas sim condensação do vapor de água que JÁ está dentro do distribuidor. Com o sistema pressurizado, como você propõe, vai ter ar dentro, e, por consequência, vai ter vapor de água. Ou seja, o choque térmico de um banho de lama, por exemplo, vai condensar a água no interior.
A única maneira é garantir que dentro do distribuidor NUNCA vai ter ar (através da mangueira que gera o vácuo), ou então garantir que o distribuidor nunca sofra um choque térmico (panela de pressão).
leopoldo
23/01/2004, 15:57
1º - Tem a folga entre o eixo do distribuidor e a carcaça. Essa não dá para zerar, e ela comunica o distribuidor com o ar do carter que tem produtos de combustão: CO+CO2+vapor dágua.
Tá certo, é bem pequena mas com o tempo, com a sucção do carburador poderia até encharcar de óleo.
2º - Você esta preocupado com umidade ou banho dágua? Afinal todos os distribuidores estão sujeitos ao mesmo ar atmosférico e não é isso que para o jeep, com certeza. Voces estão exagerando um pouco ao meu ver.
Mas é o que eu disse, seria uma sugestão. Conhecí um colega que se satisfez com uma luva de borracha vedando o distribuidor e os cabos:
Um cabo de vela para cada dedo....ficou estranho, mas funcional, é o que interessa.
Matheus Vendramini
02/12/2007, 00:53
Bom dia a todos. Leopoldo, como você propos, andei pensando neste negocio de pressurizar o distribuidor. Entao, depois de dar um fuçada por aí, comecei à estudar o compressor de geladeira, que a primeira vista parece bom, porque o corpo dele é fechado, o que facilitaria a vedação do proprio. Porem, um amigo meu que meche com geladeiras me falou que nao dava certo, porque o motor de geladeira é extremamente sensivel à agua. E alem disso tem o problema da parte eletrica, que ele disse que é mais sensivel ainda. E ainda teria o problema que teriamos que ter um conversor 12 - 110V, o que seria outro problemão.
Entao eu andei pensando em eliminar a parte eletrica e tive uma ideia: usar um turbo. Hehehe.. (que ideia absurda). Mas, graças à minha falta de conhecimento, resolvi recorrer ao Forum.
O meu ''esquema'' basico seria o seguinte:
Ligar um turbo automotivo de pequeno porte ao distribuidor, causando um aumento de pressao dentro dele.
Agora os detalhes:
O turbo, ao inves de ser acionado pelo escapamento, seria acionado pela propria succão de ar do motor, colocando o turbo entre o filtro de ar e o carburador, tendo como objetivo nao ter uma pressao muito grande no distribuidor. OBS: essa é parte que eu sei menos ainda... porque eu nao sei se a força do sistema de ''aspiração'' daria conta de girar a turbina de forma adequavel.
Certo, entao, o ar pressurizado pela turbo iria para o distribuidor, onde este estaria vedado com silicone. No distribuidor, haveria uma mangueira que sairia e daria para uma valvula de alivio de 1psi, por mero exemplo. Assim o ar no distribuidor ficaria sempre trocando e trocando. E o distribuidor estaria sempre pressurizado.
Eu tive essa idea... é bem diferente, e nao tenho à minina ideia de funcionaria. Na teoria eu acho que sim... hehehe... Por isso, recorro ao Mestre Leopoldo e os outro dos forum para discutirmos a idea.
Muito obrigado pela atençao de todos. A guerra entre agua e motores à gasolina continua...
Matheus Vendramini
16/12/2007, 02:44
Ok. A idéia que eu falei acima é absurda.
E se ao invés do ''turbo''... hehehe... utilizar-mos uma bomba de gasolina eletrica?
Obrigado.
leopoldo
16/12/2007, 11:56
olha, a bomba foi feita para pressurizar liquidos.
que tal alguém experimentar uma bomba dessas de encher pneu. Dessas manuais mesmo, de cilindro comprido.
Bomba um vez antes de entrar num alagado ... se vc ainda conecta cambio e diferenciais, nunca vai entrar agua num alagado.
William_NATAL
16/12/2007, 14:25
Porque nao ligar no hidrovacuo
Matheus Vendramini
22/12/2007, 15:33
Olá a todos...
Entao, a bomba manual eu acho que nao iria servir no meu caso. Porque eu quero preparar o Jeep para ir para o Pantanal, e ter que ficar bombando toda hora por 4 dias nao iria ser muito agradavel... hehehe... mas pode ser uma solução tambem né.
A respeito da bomba de gasolina, eu vou testar com a bomba mecanica do Jeep mesmo: vou desconectar a mangueira que vem no tanque até a bomba de combustivel e vou girar o motor com o motor de partida, ai ver se sai ar na magueira de saida para o carburador.
Acredito que se sair ar, uma bomba de gasolina eletrica serviria para a pressurização do distribuidor.
Agora eu nao sei se a bomba eletrica iria aguentar ficar soprando ar, porque como disse o Leopoldo ela nao foi feita para isso né... alguem sabe se a bomba seria prejudicada se ficasse soprando ar?
Muito obrigado pela atençao, Matheus.
E Feliz Natal e Ano Novo a todos! Muitas trilhas em 2008!
fabiano carraro
22/12/2007, 17:04
:pensativo:bom pra este problema ja tem soluçao e nao achei nada caro em vista do que resolve!!!!!!!!!sistema digiplex da fiat ,um cidadao ai de sampa copiou,e ta pondo em tudo quanto é carro ,um parecido ta no youtube!!!!!!!!!:concordo:
Matheus Vendramini
24/12/2007, 20:10
Eu acho que descobri um problema físico: A altura maxima do snorkel do meu Jeep
é 1,7m. E o distribuidor fica à 0,8m do chão. Entao a profundidade maxima que o distribuidor estaria sujeito é 0,9m, que arredondando dá 1m. Continuando, a pressao da agua aumenta 1bar a cada 10m, entao, à 1m de profundidade, temos 0,1 bar, que equivale a 1,4psi. E temos que considerar a pressao do ar tambem, ou melhor, adicionar 1atm ao valor, que é aproximadamente 1 bar, dando um resultado final de aproximadamente 1,1bar ou 15psi. Entao, a pressao dentro do distribuidor teria que ser superior a 15psi??
Por favor, os ''fisicos'' do forum verifiquem meu calculo, que eu espero estar errado, já que uma pressao elevada dentro do distribuidor pode danifica-lo, como já dito no forum.
A parte que eu tenho duvida é essa de adicionar 1atm ao resultado final, que eu li em um site de mergulho, que continha essas informaçoes, que caso alguem queira ver esta aqui: http://www.web-dive.com/?lang=pt&option=41
Muito obrigado, Matheus.
leopoldo
25/12/2007, 12:32
1- Vc por acaso usa o snorkel no carburador ou no distribuidor ?
2- Se vc caiu dentro de um rio e tem snorkel no carburador, oque é o certo, seu distribuidor está a 1 m debaixo dágua, com 1,4 psi querendo entrar, de onde vem esse ar ?
felipemendes
25/12/2007, 12:43
Se vc montou seu distribuidor na Lua, sim! :D
Sério agora: quando vc montou, já havia 1 atm dentro do distribuidor e 1 atm fora. Então, só este diferencial precisa ser compensado, ou seja, 0,1 bar.
Matheus Vendramini
25/12/2007, 18:39
1- Vc por acaso usa o snorkel no carburador ou no distribuidor ?
2- Se vc caiu dentro de um rio e tem snorkel no carburador, oque é o certo, seu distribuidor está a 1 m debaixo dágua, com 1,4 psi querendo entrar, de onde vem esse ar ?
Olá Leopoldo. Obrigado pela resposta... mas uma vez...hehehe...
1- Eu acho que eu nao entendi direito o que você quis dizer com sua pergunta...hehe... mas vou tentar responder: eu citei a altura do snorkel como sendo a maxima profundidade de água que o Jeep poderia transpor. Entao, como o distribuidor do Jeep fica a 80cm do chao, a profundidade maxima que o distribuidor estaria sujeito é de 1m.
Eu apenas citei o snorkel para sabermos a profundidade maxima do distribuidor.
2- Mas eu acho que o que você diz dizer principalmente é a respeito do 1atm de pressao do ar adicionado ao resultado final, que era a minha duvida. Porque no site que eu peguei essas informaçaoes, falava para considerarmos tambem a pressao do ar, nao sei porque...
Obrigado pela atençao. A CONCLUSAO da mensagem esta à abaixo.
Se vc montou seu distribuidor na Lua, sim! :D
Sério agora: quando vc montou, já havia 1 atm dentro do distribuidor e 1 atm fora. Então, só este diferencial precisa ser compensado, ou seja, 0,1 bar.
Hehehe... :)
Olá Felipe Mendes e muito obrigado pela sua resposta.
Realmente, unindo a sua resposta com a do Leopoldo dá para ver a ''logica'' da coisa... hehehe.
CONCLUSAO:
Entao, concluindo, a pressao maxima que o distribuidor estaria sujeito é de 1,4psi. Mas agora vem outra duvida, hehe: como disse o Leopoldo, muita pressao poderia danificar o sistema do distribuidor, entao, a pressao do ar dentro do distribuidor teria que ser maior que 1,4. Sendo assim, vamos citar como exemplo que nos colocassemos 1,6psi dentro do distribuidor.
Agora finalmente vem a duvida: Essa pressao (1,6psi) poderia danificar o distribuidor?
Realmente, muito obrigado pela dedicacão e atençao de vocês à este topico. Feliz Natal e Ano Novo.
leopoldo
25/12/2007, 20:32
se vc pressuriza o distribuidor .... mas afinal, onde está esta pressão ?????
1- pressão de dentro do distribuidor para fora (o meio) ???? ou
2- de dentro de um recipiente onde o distribuidor está ?????
se for (1), duvido que prejudique mas, o avanço não vai mais funcionar como deve
se for (2), a pressão entre a parte interna e externa do distribuidor é ZERO.
Matheus Vendramini
25/12/2007, 23:50
Boa noite.
A ideia é a 1: ''1- pressão de dentro do distribuidor para fora (o meio) ????''
Entao, quando ao avanço, eu só iria acionar o ''pressurizadór'' quando o Jeep fosse transpor aguas profundas (quando eu digo profundas é quando a profundidade da agua esta quase batendo na altura do distribuidor - 0,8m), entao eu acho que nao teria problema o mal funcionamento temporario do avanço...
Bom, enfim, caso nao tenha nenhuma irregularidade no que eu disse no paragrafo acima, qual você acha que seria a pressao ideal para ''garantir'' que a agua nao entre no distribuidor. Eu sei que tem que ser mais que 1,4psi, mas quando você acha que seria o ideal?
Obrigado, Matheus.
Silicone não veda o distribuidor? Sei que é muito simples por isso estou perguntando; ñ sei se alguem ja testou; ou não pode fazer isso? Como muitos aqui, tb sou novo na área
leopoldo
27/12/2007, 08:10
Matheus, vamos olhar o distribuidor e imaginar ele dentro da água.
O distribuidor "normal" não foi concebido para mergulho .... entre a tampa e a carcaça existem folgas e na carcaça, temos a conecção do fio para a bobina. Esta conecção não é blindada.
A carcaça metalica tem furo de alivio de pressão para ventilar o distribuidor
Dependendo do modelo, tem uma janela de lubrificação do eixo rotor.
Dependendo do modelo, tem um condensador externo e os cabos de vela, na junção com a tampa tem folga o suficiente para pular faiscas.
É por isso que não dá simplesmente para siliconar a junção tampa - carcaça e supor que vai funcionar.
Se vc siliconar só a tampa, pula faísca pelos cabos ou no condensador.
Mesmo que vc silicone a tampa e pressurize digamos que 1,4 (P interno = P externo) a tampa vai faiscar e muito provávelmente o condensador para também.
É por isso que nos 4 cilindros o pessoal usa luvas de latex com relativo sucesso (usa-se como uma grande camisinha) em cada dedo da luva passando um cabo e a luva cobre até a base do distribuidor, envolvendo inclusive o avanço.
Como não há luva de 7 dedos, não dá para fazer a mesma coisa com o BF, mas poderia-se aloprar, cortar duas luvas de latex, colar e "FAZER" a luva de 7 dedos.
Outra saída é a caixa de nylon que alguns aqui do fórum usam (onde o distribuidor fica inteiramente isolado do lado externo)
Outra saída, se seu motor é 4 cilindros original, é trazer o KIT anfíbio do CJ5 militar - o M38A1 (distribuidor/magneto, cabos de velas e velas). Esse kit elimina a bobina externa do jeep.
Matheus Vendramini
29/12/2007, 16:27
Olá Leopoldo. Vamos por partes, hehe:
1-''na carcaça, temos a conecção do fio para a bobina. Esta conecção não é blindada'':a ideia era cobrir totalmente ela com silicone.
2-''A carcaça metalica tem furo de alivio de pressão para ventilar o distribuidor:'' a idea era tampa-lo, com silicone tambem. Ou utiliza-lo como a entrada de ar do pressurizador.. mais de qualquer jeito tampa-lo.
3-''Dependendo do modelo, tem uma janela de lubrificação do eixo rotor:'' isso eu nao sei, estou viajando, bem longe do Jeep. Hehe.
4-''Dependendo do modelo, tem um condensador externo e os cabos de vela, na junção com a tampa tem folga o suficiente para pular faiscas.
É por isso que não dá simplesmente para siliconar a junção tampa - carcaça e supor que vai funcionar.
Se vc siliconar só a tampa, pula faísca pelos cabos ou no condensador.
Mesmo que vc silicone a tampa e pressurize digamos que 1,4 (P interno = P externo) a tampa vai faiscar e muito provávelmente o condensador para também.''
Entao, o meu condersador é interno. Isso muda alguma coisa?
E se o silicone fosse colocado pelo lado da tampa e no lado da carcaça. Melhor dizendo, passar o silicone com a tampa e a carcaça já encaixados, porque assim nao iria alterar a folga entre essas duas peças; Haveria problema dessa forma?
E, desculpe a ignorancia, pois eu acho que eu nao entendi alguma coisa ai. Porque um monte de gente usa silicone para vedar o distribuidor. Voce fala que as faiscas pulam, mais é porque altera a folga, ou porque tem haver com a pressao, ou por estar debaixo da agua..?
Continuando, o meu motor é um bf-161, e infelizmente nao tem o kit anfibio, hehe..
E a respeito da luva, acho que já inventaram: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=516085
eu só nao sei se ela veda 100%.
Mas concluindo, realmente eu nao sei. A idea inicial era usar silicone. Ou silicone com a ''luva''...heheh.. mais nao sei.. vamos ver... aguardo respota...hehe
Muito obrigado. Matheus.
leopoldo
29/12/2007, 18:49
1- Entao, o meu condersador é interno. Isso muda alguma coisa?
Não. então seu distribuidor é o wapsa.
2- passar o silicone com a tampa e a carcaça já encaixados, porque assim nao iria alterar a folga entre essas duas peças; Haveria problema dessa forma?
Não que haveria poblema mas, haja trabalho de limpeza para garantir a vedação entre ambos.
3- ou por estar debaixo da agua..?
É por isso mesmo. se for agua salobra então ....
4- acho que já inventaram.
Já que existe a luva, não é mais fácil comprar uma ??????
Matheus Vendramini
31/12/2007, 16:05
Ola Leopoldo.
Hum... agora eu entendi... hehe.
Entao, analisando o plano (a parte Teórica):
O distribuidor vedado com a tal 'capa' ou 'luva' sem nenhuma vedaçao no distribuidor, melhor dizendo, sem vedaçoes no proprio distribuidor. E pressurizado com mais de 1,4psi.
Entao, quando o Jeep fosse transpor um lugar fundo, ligariamos o pressurizador e consequentemente a 'capa' encheria de ar e inflaria. E assim com a pressao interna maior que a externa a agua nao entraria na 'capa' e consequentemente nao entraria no distribuidor tambem. E graças a 'capa' o distribuidor seria protegido da condensaçao. E tambem, haveria a valvula de alivio de pressao, que faria com que o ar ficasse 'trocando' e assim, mesmo com uma pequena condensaçao, a pressao à mandaria embora assim que ela entrasse.
Bom, acho que é isso, hehe. Entao, Leopoldo e todos que estao acompanhando este topico, voces acham que a parte teorica do projeto esta pronta? Tem alguem que acha que nao vai funcionar? Caso alguem ache que nao vai funcionar favor se manifestar, hehe.
Leopoldo, o que voce acha, esta pronta a 'teoria' do projeto?
Caso sim, assim que eu chegar de viagem vou começar a por em pratica o projeto.. :)
Bom, é isso né. Feliz Ano Novo a todos!
junior braga
31/12/2007, 16:53
Ola boa tarde, é o seguinte fui fazer a instalação do modulo do www.dedobroca.com , e constatei que no meu bf161 6 canecos esta faltando a seta que indica o ponto na polia do virabrequim, o que eu faço?
grato
Junior Braga
leopoldo
01/01/2008, 10:37
Compra uma no desmanche.
ou
Pega emprestado uma e faz com chapa dobrada.
leopoldo
01/01/2008, 10:45
Agora, sobre seu plano Matheus.
Quando mencionei: compre uma, ainda não pensava em colocar pressão dentro dela.
Eu não sei de qual material essa capa é feita e nem se suporta 1,X psi.
Mas é obvio que se suportar essa pressão ... e vc pode fazer um teste a seco ... se aguenta a seco aguenta debaixo dágua, com os benefícios.
Matheus Vendramini
01/01/2008, 16:56
Ola Leopoldo.
Entao, no site fala que a 'capa' é bem resistente. E pela foto realmente aparenta.
Quando a pressao, como você mesmo disse, ela tem suas vantagens... hehe.. eu vou testar, se a 'capa' aguentar eu vou utilizar a pressao sim.
Continuando, quando eu chegar de viagem, dia 10, eu vou começar a vedaçao. Ai quando eu acabar e testar eu ponho fotos e detalhes aqui, apesar de nao ser nada muito complicado esta vedaçao, hehe.
Entao, muito obrigado pela ajuda e colaboraçao.
Daqui umas semanas eu volto a postar aqui o projeto já pronto, ou volto com mais duvidas, hehe. Falou! Obrigado!
junior braga
02/01/2008, 12:23
Compra uma no desmanche.
ou
Pega emprestado uma e faz com chapa dobrada.
Mestre leopoldo blz?
Ok!!! acho que vou ter que fazer, agora:roll: e quanto onde fixa-la:putz:. Vc teria uma foto do local exato se possivel favor posta-la:concordo:.
Grato
Junior Braga
leopoldo
03/01/2008, 01:52
não tenho fotos, mas se vc der uma espiada nos tópics do BF, vai achar uma foto de algum motor com a seta. Ela fica do mesmo lado do alternador e é presa por 2 parafusos da coberta da engrenagem do comando.
junior braga
25/02/2008, 17:08
não tenho fotos, mas se vc der uma espiada nos tópics do BF, vai achar uma foto de algum motor com a seta. Ela fica do mesmo lado do alternador e é presa por 2 parafusos da coberta da engrenagem do comando.
Caro Leopoldo,
a seta do ponto de referencia eu ja fiz e ficou beleza, agora estou com o avanco a vacuo furado, tem como consertar aquilo pois pude perceber que ele e blindado.
grato
leopoldo
25/02/2008, 20:09
mesmo que vc abra, não tem reparo a venda.
jogue fora o estragado e compre um novo.