PDA

Ver Versão Completa : Ruído do câmbio reduzido Jeep Willys

rodrigoevaldo
29/09/2017, 11:27
Olá galera.
Tenho um CJ5 com o câmbio 4 marchas da F1000+Tcase Willys.
Quando anda acima de 40km/h há muita vibração/ruído do Tcase Willys. Pelo que li no fórum é um problema comum, ao dirigir se segurar com a mão na alavanca reduz o ruído. Num tópico cita a utilização de uma mola (chapa) entre as alavancas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/72613-barulho-na-alavanca-de-reduzida.html

Não entendi onde é instalado essa mola. Alguém poderia enviar me algumas fotos?

Obrigado

Sydney66
30/09/2017, 20:26
Rodrigo, boa noite.

Segue uma foto do manual para lhe auxiliar. O número da peça é 801332 mola da alavanca, são 2 peças, uma para cada alavanca da caixa de transmissão.

552615

Rodrigo Baratti
02/10/2017, 13:34
Vc vai achar em boas autopeças de jeep como Agromotor e Jipebras.

Outra coisa, reduzida do jeep faz barulho de fabrica é original

[]'s

rodrigoevaldo
03/10/2017, 15:00
Obrigado galera.

rodrigoevaldo
03/10/2017, 15:05
Obrigado galera.
Achei um mecânico que mexe com Jeep... Incrível que parece no meu caso o ruído horrível a fonte era no diferencial traseiro que o dono anterior fez alguma gambiarra e não deu certo, a coroa e o Pinhão não se casavam muito bem, havendo uma pequena interferência. O mecânico sacou de uma f75 sucata e silenciou.
Do câmbio da reduzida, já sabia que tem ruído original de fábrica.
No meu caso a reduzida só começa a fazer ruído depois que anda mais de 60km/h na tração normal.

Sydney66
03/10/2017, 22:55
A caixa de transferência do jeep, Dana 18, não usa rolamentos nas engrenagens, só nas saídas das flanges, são roletes entre o eixo e a engrenagem, solução antiga e reconhecidamente ruidosa, mas já li aqui no fórum que colocaram rolamentos de verdade no lugar dos roletes, mas não tenho detalhes da instalação, se tiver interesse segue um dos links (tem mais de um)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/332-caixa-de-reducao-com-rolamentos-2.html

Bertolini
03/02/2019, 16:56
Amigos estou com problema no meu Willys:cry:, a alavanca pequena da reduzida
escapa pula para neutro, alguém possa me dar uma ajuda para
solucionar o problema :pensativo:?
:safari-rig:

Sydney66
03/02/2019, 19:13
Prezado Bertolini;
No seu problema vejo duas causas prováveis, a primeira, mais simples, o desgaste ou folga da esfera de travamento, você tem acesso pela lateral da tampa onde ficam as alavancas, tem uma tampa de cada lado para cada alavanca, lá vão estar a mola e a esfera, se estiverem ruim é só trocar. A outra, mais séria, seria o desgaste do engate da engrenagem da árvore primária, mesmo problema que aparece nas engrenagens secundárias do câmbio que provocam aquela "escapadinha" das marchas, neste caso só abrindo a caixa de transferência, o primeiro caso você resolve sozinho.
Se você for daqueles que gostam do "faça você mesmo" mãos à obra, lembrando que a Tcase só desacopla do câmbio soltando o parafuso da engrenagem primária dela soltando todo o eixo secundário da caixa, caso não queira arriscar um bom mecânico de câmbio com experiência neste veículo resolve, eles faziam um "sangramento" na engrenagem para ela não saltar, ou isso ou trocar a mesma, se esse for o caso.
Abraços564144

Aristides Jr
04/02/2019, 10:19
Olá Bertolini!
Aqui vai mais uma dica simples:-
Antes de desmontar verifiquei se a carroceria não está próxima demais da alavanca! Se não conseguir verificar por baixo, vale a pena até remover as coifas.
O conjunto mecânico movimenta e se estiver muito justo ou mesmo pegando pode desengrenar.
Abracos.