PDA

Ver Versão Completa : melhorar a tração traseira s10 4x2



ferpak
28/09/2017, 16:47
Ola galera

sou novo aqui, mas já li diversas matérias do fórum, porem a minha duvida não foi sanada então resolvi participar.

tenho uma s10 ano 2000 2.8 mwm e 4x2, muito inteira e boa, já fazem 4 anos, agora meu veio adquiriu uma casa na beira do rio e acabamos adquirindo um barco também, porem para largar ele ta sendo uma briga duas situações.

em um porto e ingrime a subida e de cascalho o porto porem todo o cascalho solto uma vez larguei foi uma briga para tirar patinava tipo bicho judiei a bicha para sair esse porto e uns 500 metros de nossa casa. tem alguma coisa que eu possa fazer para melhorar???

e no outro e na nossa casa percorro uns 150 metros só, porem se esta seco chego fácil como ele também e ingrime qualquer garoa lasca tudo patina e não sai esses dias mal choveu já tive que arrumar um trator. o que posso fazer para melhorar e isso não acontecer???

não quero trocar de veiculo porque uso a trabalho e só asfalto tenho pneu pirelli scorpion nela que já e misto ( gosto do desenho e da durabilidade ) vou para a casa no rio uma vez a cada mês e olhe la porem sempre com essas dor de cabeça ai..

alguém tem alguma dica ai ???

Agradeço a atenção de vocês.

Maggion
29/09/2017, 08:20
Acho que no seu caso uma solução seria usar correntes nos pneus, já que não pretende trocar a caminhonete e nem os pneus.

Outra coisa que poderia fazer e carregar peso na traseira para que ela não pule muito.

mais já já aparecem mais sugestões

ferpak
29/09/2017, 09:38
li sobre essas corrente porem estou com medo que prejudique os pneus, elas pode ser usadas no cascalho solto sera???
e peso quanto eu teria que colocar para ficar bom na pedra solta e conseguir tracionar bem??

Maggion
29/09/2017, 09:49
li sobre essas corrente porem estou com medo que prejudique os pneus, elas pode ser usadas no cascalho solto sera???
e peso quanto eu teria que colocar para ficar bom na pedra solta e conseguir tracionar bem??

O peso ajudaria a evitar que ela pule muito, porem com pneus lisos pouco ou nada vai adiantar.

Sobre as correntes nunca ouvi nenhum relato que estraguem os pneus.

Antigamente se usava muito.

paulorl
29/09/2017, 10:30
Vc poderia colocar um bloqueio de diferencial, mas vai custar uma certa grana.... Fora isso pode tentar fazer o saco de areia na caçamba. Tem gente que compra pronto, tem gente que pega camara de ar de caminhão e enche ela, vai de gosto, o importante é fazer um bom peso na traseira para que tente tracionar. Se tiver grana disponível, o bloqueio ajudará dando tração nas duas rodas ao mesmo tempo, mesmo assim eu testaria antes com o peso na caçamba.

ferpak
29/09/2017, 11:01
No segundo porto o que fica mais distante de minha casa ele e um pouco ingrime, porem o que prejudica para sair e as pedras soltas que tem nele que no arrancar a s10 patina e nao vai e quando vai, vai patinando ate o final, com esses pesos sera que ajudaria na questao das pedras soltas, pensei em fazer uns saco e deixar la so para colocar quando vou la, pensei em uns 300KG sera que ajudaria????

segue foto do pneu que uso552582552582

paulorl
29/09/2017, 13:52
300kgs seria bom mas vc teria que dividir em várias partes pra dar conta de colocar na caçamba. Eu acho que com uns 150kgs já daria, mas o melhor seria você ir colocando e testando. Só lembre que vc terá que amarrar ou fazer um calço com madeira antes da caixa de rodas para os sacos não deslizarem para o fundo da caçamba. Esse calço é simples, é só pegar uma madeira, medir a largura antes da caixa de rodas, e cortar ela nessa medida. No primeiro saco de areia que vc colocar ele já apoiará essa madeira e não deixará ir para trás.

A questão da picape patinar, é a atuação do diferencial, vc perde tração, seja por pouco peso, seja por pneus não apropriados, ai o diferencial manda a força justamente para a roda que perdeu a tração, piorando a situação. Por isso um bloqueio de diferencial é algo interessante, mas talvez não seja necessário para o seu caso, talvez seja matar mosquito com bala de canhão.

[]s

ferpak
29/09/2017, 15:40
muito obrigado pela atenção paulorl, segue abaixo algumas imagens de mais ou menos como e la, retirei da internet porque não achei nenhum foto do local, ate para vocês conseguirem entender um pouco mais, e parecido com esse solo e essa pedras soltas e a subir ( ingrime ), como tem que arrancar na subida mais o peso da carretinha do barco que tenho a puxar ela patina, não da tração.


552586552587

ferpak
02/10/2017, 11:19
Bom dia

Mais alguma ideia ai pessoal????

paulorl
02/10/2017, 16:31
Bom dia

Mais alguma ideia ai pessoal????

Testa com os sacos de areia... fora disso, só bloqueio de diferencial traseiro ou trocar por uma com tração 4x4

Faz o teste. Vc pode até manter alguns sacos desses de carregar areia vazios no carro, na hora H é só encher eles com esse cascalho. Só não esqueça da madeira pra impedir os sacos ou pedras de irem para o fundo da caçamba

fassis
04/10/2017, 15:47
Boa tarde. O mais barato, mas um pouco trabalhoso, é usar correntes nos pneus traseiros, somente nessas situações de falta de tração que você citou. Coloca, enfrenta o enrosco, depois tira.
Uma segunda sugestão, mais prática, porém mais cara, é usar pneus MUD na traseira, mantendo os de uso misto na dianteira. Tenho uma nissan Xterra e usava os pneus BF de uso misto (All Terrain) e não gostava deles na lama ou piso de baixa aderência, mesmo com o 4x4 acionado. Troquei eles pelos BF MUD TERRAIN e o carro virou outro. Num mesmo lugar que fizemos passeio off road e tive que ser puxado várias vezes com os ALL TERRAIN, eu passei de boa com os MUD TERRAIN.
Sugiro fortemente a marca BF para os pneus MUD em virtude de serem pneus de bom desempenho na lama, mas que fazem pouco barulho no asfalto e duram bem. Pneus MUD têm fama de pouca durabilidade e muito barulho no asfalto, mas com os BF MUD KM2 isso parece que mudou. Tenho os meus há mais de 10 mil km e estão como novos.
Uma terceira opção seria a troca por uma S10 4x4.