PDA

Ver Versão Completa : Ajuda na escolha de uma SUV, Dicas dos mais experientes do forum!



lipe_senna
24/09/2017, 19:46
Boa noite pessoalsou novato aqui, e venho acompanhando o forum de vocês esses dias, bem vou contar o que se passa.Moro com minha mãe, e no momento estamos pensando em comprar um carro para uso do dia a dia, ela é aposentada e eu trabalho como professor estagiario em uma academia, no momento nossa renda é de uns 2500 reais, sendo 30% desse valor é para as despesas, totalizando 750 reias. o que sobraria 1750 reais. Com pouca grana, muitos irão falar para pegar um carro mais simples e tals para economizar, só que o problema da minha rua é que ela é de barro e toda esburacada, e carro baixo como hatch ou sedan raspariam e desgastariam a suspensão bem mais rapido, exemplo é dos moradores que passam com esses carro aqui, que me dá muita dó , das raspadas. e o que eu iria economizar em carro mais simples, iria gastar com suspensão e reparos. então as opções de SUV que tenho, analisando alguns posts aqui no forum, cheguei aos seguintes modelos: Lembrando que minha media de kms de segunda a sexta é de 54km, sabado uns 20km e domingo 16km, totalizando mensalmente 1224 km, e anualmente uns 14,688 kms. uso será, 80% Urbano ( cidade ), 15% Estrada ( Asfalto ), e uns 5% rua de barro, não pretendo fazer trilhas ou coisa do tipo.Kia Sorento : ano 2010 ate 2013 valor medio 2.4 = ( de 50k a 58k com 56 a 80 mil km) V6 ( de 65k a 70k )Santa Fé: ano de 2009 ate 2011 valor medio 2.7 = ( de 34k ate 50k com 64 a 70 mil km) Freelander 2 se e s: 2009/2010 valor medio 2.5 e 3.2 = ( de 50k a 53k com 75 e 85 mil km )GM blazer 2001 a 2002 valor medio = ( de 20k a 26 km com 165 a 180 mil km )pensei em sw4 mas, sou meio receoso com esse cambio AT que só vem com 4 merchas.Fora isso queria mais algumas opiniões do custo beneficio, valor de manutenção, revenda, gasto de combustível.Alem disso vi muitos aqui falando que veiculo a diesel só presta para quem viaja muito ou tem uma media de 2000 kms por mês...A minha Rua é basicamente assim, só que com alguns buracos mais fundos:

552394 552395

Então hatch e sedan fica um pouco fora de cogitação nesse momento por isso. Peço ajuda a vcs.

titanium
25/09/2017, 07:29
Nobre Lipe Senna, seja bem vindo ao fórum!

Bom, acredito que diante do cenário que você traçou, o adequado seria pegar um carro alto que tivesse a manutenção mais barata possível.

Isso por que a manutenção de carro importado costuma sair quase a metade do custo com o carro.

Então, se me permite, gostaria de enumerar algumas opções:
- Kombi - carro alto, sem frescuras, tração traseira, encara muito desafio! Manutenção extremamente barata. Você pode optar pelas kombis com motor 1.4 e teria um mega espaço para montar um "motorhome" (tipo o do projeto "vivendo mundo afora" - youtube).

- Blazer - blazer é um carro cuja manutenção não é tão barata. MAS é mais barata que muito "SUV" importado que você irá conhecer. Blazer 4x2 é tração traseira, o que já ajuda MUITO em ruas esburacadas. Tem suspensão forte. O consumo, no entanto, é um pouco puxado.

- CRV ou RAV4 - Carros da mesma categoria, mas com visuais distintos. O custo de manutenção é similar, com leve ganho para a Toyota em termos de durabilidade das peças, menor desvalorização, etc. Não são legítimos 4x4. Mesmo naqueles que são versão 4x4, a tração predominante é a dianteira e quando necessário, automaticamente, ele liga a traseira.

- Tiguan - já ouvi falar muito bem desse carro. Não sei de custo de manutenção.

- Subaru Forester - é um carro com custo de aquisição baixo, mas custo de manutenção, talvez, o mais elevado de todos os listados acima. Não deixa de ser, no entanto, uma boa opção se encontrar um que esteja com a manutenção absolutamente em dia, num preço bom, e você vá fazendo as manutenções necessárias no tempo certo, comprando peças nos EUA e/ou Mercado Livre.


E gostaria de acrescentar que não precisa ser necessariamente um 4x4 para o seu uso.
Uso em rua esburacada, na verdade, qualquer carro alto e com motor mais fortinho que um 1.0, vai.


Bom, de modo geral essas são as dicas que eu gostaria de passar.


Abraço!

Sonhador
25/09/2017, 08:17
Li seus comentarios , e analisei seus dados .... e pergunto vc realmente precisa de um SUV ? ja que como citou e vc e sua mãe ?
Eu sempre fui apaixonado por Furgões , pick up e Suv ..... mas por diversos motivos nunca pude ter , e a 3 anos realizei meu sonho , e comprei um SUV e alem de tudo 4x4 , mas por ser um carro mais moderno tem muitos detalhes e que não são baratos, mas agora ja vou me desfazer dele porque os custos estao ficando acima de meu orcamento,

Eu falo pq se os problemas e sua rua e alguns outros poucos lugares onde vai , poderia comprar um Suzuki Samurai , mais simples ...motor 1.3 ....4x4 ...tem conforto (ar)... ou um vitara ou tracker com um pneu maior e ou dar uma levantada ...

mas ai vc pensa e avalia as melhores opções .....

lipe_senna
25/09/2017, 09:41
As peças da CRV e da RAV 4 achei um preço tranquilo, ja a do tiguan achei bem caras, a unica coisa que fico meio assim na RAV4 é o cambio com apenas 4 marchas que deve pesar um pouco o consumo, comparado com o CRV que tem 5, pensei tbm em um renaust Duster, que falam ate bem dele.

Sobre o suzuki samurai teria o problema do espaço, ja a tracker é um caso a se pensar.

mas obg pelas dicas

Leo cascao
25/09/2017, 10:57
Fiat UNO...Ou um Samurai.

titanium
25/09/2017, 13:04
As peças da CRV e da RAV 4 achei um preço tranquilo, ja a do tiguan achei bem caras, a unica coisa que fico meio assim na RAV4 é o cambio com apenas 4 marchas que deve pesar um pouco o consumo, comparado com o CRV que tem 5, pensei tbm em um renaust Duster, que falam ate bem dele.

Sobre o suzuki samurai teria o problema do espaço, ja a tracker é um caso a se pensar.

mas obg pelas dicas


O Duster é uma opção interessante para o caso de precisar financiar.
Mas não sei dizer quanto ao custo de manutenção, durabilidade daas peças e revenda.

E como falaram acima, Grand Vitara ano 2000 também. Ou tracker 2008 (que é igual ao grand vitara).