Ver Versão Completa : SW4 2006 faz barulho alto no motor e não liga.
Mateuspinto
09/09/2017, 18:07
Olá amigos, tudo bem? Meu nome é Mateus, sou de Fortaleza/CE e preciso da ajuda de vocês.
Meu pai tem uma SW4 2006 diesel automática com 290.000 KM e esses dias ela deu problema. Ha um tempo atras ela apresentou o problema crônico de soltar uma fumaça branca ao ligar, mas ele fez a troca dos bicos e parou. Dia 06/09 o radiador dela furou. Deixou o carro guardado e pôs um novo dia 09/09. Saiu da oficina e foi ao médico. Demorou 1 hora para sair do médico. Ao tentar sair o carro não quis pegar, fez um barulho alto. Ele "deu na chave" pela segunda vez e ela pegou. Após isso ele veio pra casa. O motor esfriou completamente e ao tentar sair para viajar, o carro fez o mesmo barulho alto ao "dar na chave", e não funcionou. Ele tentou dar partida 3 vezes e o carro não pegou. Por fim, desistiu e vai levar o carro à oficina na segunda feira. O barulho era muito alto, como se fosse algo metálico deslizando.
Já vi alguns tópicos aqui, sobre barulhos com o motor frio, mas os barulhos que falaram nos tópicos que eu vi acontecem após o funcionamento do carro. No caso do meu pai, o carro faz barulho na partida e não funciona.
O que os senhores (as) acham que pode ser?
Olá amigos, tudo bem? Meu nome é Mateus, sou de Fortaleza/CE e preciso da ajuda de vocês.
Meu pai tem uma SW4 2006 diesel automática com 290.000 KM e esses dias ela deu problema. Ha um tempo atras ela apresentou o problema crônico de soltar uma fumaça branca ao ligar, mas ele fez a troca dos bicos e parou. Dia 06/09 o radiador dela furou. Deixou o carro guardado e pôs um novo dia 09/09. Saiu da oficina e foi ao médico. Demorou 1 hora para sair do médico. Ao tentar sair o carro não quis pegar, fez um barulho alto. Ele "deu na chave" pela segunda vez e ela pegou. Após isso ele veio pra casa. O motor esfriou completamente e ao tentar sair para viajar, o carro fez o mesmo barulho alto ao "dar na chave", e não funcionou. Ele tentou dar partida 3 vezes e o carro não pegou. Por fim, desistiu e vai levar o carro à oficina na segunda feira. O barulho era muito alto, como se fosse algo metálico deslizando.
Já vi alguns tópicos aqui, sobre barulhos com o motor frio, mas os barulhos que falaram nos tópicos que eu vi acontecem após o funcionamento do carro. No caso do meu pai, o carro faz barulho na partida e não funciona.
O que os senhores (as) acham que pode ser?
Está me parecendo cabeçote trincado, com água do radiador indo para as câmaras de combustão.
Quando o carro pegou na segunda tentativa, ao sair do médico, o motor expulsou a água pela descarga.
Agora, não pegando de vez, deve ter provocado calço hidráulico no motor.
Sugiro levar rebocado para a oficina e retirar o cabeçote para verificação.
Veja se o nível do radiador não está baixo.
Se baixou água, é mais um sintoma para confirmar o que estou falando aqui.
Não deixe de informar aqui os próximos passos.
Boa sorte.:concordo:
Mateuspinto
10/09/2017, 16:45
Está me parecendo cabeçote trincado, com água do radiador indo para as câmaras de combustão.
Quando o carro pegou na segunda tentativa, ao sair do médico, o motor expulsou a água pela descarga.
Agora, não pegando de vez, deve ter provocado calço hidráulico no motor.
Sugiro levar rebocado para a oficina e retirar o cabeçote para verificação.
Veja se o nível do radiador não está baixo.
Se baixou água, é mais um sintoma para confirmar o que estou falando aqui.
Não deixe de informar aqui os próximos passos.
Boa sorte.:concordo:
Putz, se for realmente isso, a facada vai ser grande né? Andei pesquisando alguns tópicos aqui que falam sobre a troca do cabeçote e é uma boa grana a ser gasta. Existe, pelos sintomas apresentados, a possibilidade de ser outra coisa que não problema com o cabeçote?
Sergio c
10/09/2017, 20:52
Está baixando água do reservatório de expansão???
Putz, se for realmente isso, a facada vai ser grande né? Andei pesquisando alguns tópicos aqui que falam sobre a troca do cabeçote e é uma boa grana a ser gasta. Existe, pelos sintomas apresentados, a possibilidade de ser outra coisa que não problema com o cabeçote?
Mateuspinto
11/09/2017, 10:10
O que ocorreu foi o seguinte. O radiador furou e foi colocado outro. Na troca, todo o líquido foi drenado. De acordo com o mecanico, ainda seria necessário completar o líquido após o carro funcionar. Meu pai completou o líquido e após isso não precisou mais. Não sei se a necessidade de completar foi devido à troca do radiador (que pode não ter sido enchido completamente na oficina) ou se foi pela fuga do líquido para as câmaras de combustão
Sergio c
11/09/2017, 10:35
Acho que foi pela troca do radiador, pois colocando a solução pelo reservatório de expansão, a válvula termostática estará fechada, não indo o líquido até perto dela por causa do ar, ficando bastante no sistema. Somente após ligar o motor e aquecê-lo e esfriá-lo novamente é que se saberá se tem de por mais solução ou não.
O que ocorreu foi o seguinte. O radiador furou e foi colocado outro. Na troca, todo o líquido foi drenado. De acordo com o mecanico, ainda seria necessário completar o líquido após o carro funcionar. Meu pai completou o líquido e após isso não precisou mais. Não sei se a necessidade de completar foi devido à troca do radiador (que pode não ter sido enchido completamente na oficina) ou se foi pela fuga do líquido para as câmaras de combustão
Já olharam e confirmaram a entrada de água no motor?:pipoca:
Mateuspinto
12/09/2017, 19:11
Já olharam e confirmaram a entrada de água no motor?:pipoca:
Mecanico ficou de olhar hoje e amanhã vai dar um retorno. Vou postando aqui o desenrolar da história.
Mateuspinto
17/09/2017, 11:44
ATUALIZANDO
Motor de arranque tava ruim e o carro não funcionou por isso também. Confirmado entrada de agua no motor. Parte de cima está sendo conferida para ver se houve ou não calço hidráulico e vai ser checada toda a parte de baixo do motor. Vai ser analisado a necessidade de retifica ou troca do cabeçote. Se for a troca, pelo que vi aqui, a marca mais indicada é AMC, não é isso?
ATUALIZANDO
Motor de arranque tava ruim e o carro não funcionou por isso também. Confirmado entrada de agua no motor. Parte de cima está sendo conferida para ver se houve ou não calço hidráulico e vai ser checada toda a parte de baixo do motor. Vai ser analisado a necessidade de retifica ou troca do cabeçote. Se for a troca, pelo que vi aqui, a marca mais indicada é AMC, não é isso?
Então o "barulho de metal deslizando" era o bendix não engatando na partida?
Se for isto, muito melhor.
Mesmo que tenha ido água do sistema de refrigeração para o motor, talvez não tenha ocorrido calço hidráulico.
A água que entra e fica nos cilindros atrapalha a queima inicial do diesel.
Por isso custa a pegar.
E o motor de arranque ruim aumenta essa dificuldade.
Espero que seja problema simples.:concordo:
Sergio c
18/09/2017, 20:01
Acho que não ocorreria calço hidráulico com uma pequena quantidade de água que entre na câmara de combustão, a qual atrapalharia o funcionamento do motor. Calço hidráulico acho que é somente quando a água é sugada pelo filtro de ar(enchentes), aí sim, quando o pistão sobe, a água não se comprime como o ar e o vapor do combustível. Aí o estrago no motor é muito maior, chegando a entortar as bielas.
ATUALIZANDO