PDA

Ver Versão Completa : Características do Troller



David4wd
03/04/2006, 18:39
Fiz um test drive num troller e estranhei algumas características do carro: 1. folga na direção; 2. roda-livre manual e 3. engates 4x4 e reduzida elétricos.
A pessoa que me acompanhava no teste, e que se diz entendida no assunto, me disse que era tudo normal e que é assim porque é assim que os "jipeiros" gostam! Alguém pode me dizer se essa, de verdade, é a opinião dos jipeiros?
Cá comigo, não posso imaginar alguém gostar de dirigir um carro com direção boba, com o carro dançando na sua mão! Também não acho que ter de descer do carro para para ligar a roda-livre numa estrada enlameada se justifique apenas porque o engate manual seja mais confiável.
E, por falar em confiável, confio muito mais na velha alavanca de engate manual.
Saí de casa para a concessionária certo de que seria mais um proprietário de Troller, mas voltei certo de que enquanto o Troller for assim eu não compro um!

CID MOREIRA
03/04/2006, 19:36
David4wd,

Essa de o volante ser bobo eu não sabia........
No caso das roda-livres...os donos d troller q eu conheço.......deixam ligadas o tempo todo.... e eu nunk vi dar nenhum problema.....
A alavanca o pessoal tem adaptado pois ninguém confia q akele engate aguenta...........

CID MOREIRA

Leonardo Dic
03/04/2006, 21:49
Essa adaptação da alavanca é feita na própria Tcase ou ela é trocada ?
É simples de adaptar ? Quanto $$$$ ?

Abraço

danielgab
03/04/2006, 22:12
Já ouvi casos de adaptação na TCase original. Mais detalhes eu não sei...

Na minha opinião, não é muito conveniente deixar a roda livre engatada direto. Num pequeno deslocamento, sabendo que vc vai engatar o 4x4 logo, sim, mas direto não.
A roda livre foi incorporada no 2002 em diante e faz diferença num grande deslocamento no asfalto: cardan, diferencial e semi-eixos dianteiros não precisam ficar girando o tempo todo...

Abraço,

CID MOREIRA
04/04/2006, 10:33
Leonardo Dic,

Desculpe.......mas não sei como a adaptação é feita........apenas ouvi comentários sobre o assunto..... :oops:

danielgab,


cardan, diferencial e semi-eixos dianteiros não precisam ficar girando o tempo todo...

Tem toda a razão........não tinha pensado nestes detalhes. :putz:

CID MOREIRA

AlemãoRS
04/04/2006, 21:24
A única coisa que concordo é em relação ao engate elétrico da tração.
Troller não tem direção boba e roda livre manual é sim mais confiável e tu não vai engatar numa estrada enlameada, desce antes e engata, simples.
Realmente seria melhor se o engate da tração fosse por alavanca...

David4wd
04/04/2006, 23:44
Ok. Então o problema na direção deve ser apenas daquele jeep com que eu fiz o teste. Mas era um 0KM, 2006, 3.0 eletrônico.
Vou procurar dirigir outro.
Com relação à roda-livre manual, aconteceu comigo, numa L200 97, das últimas a ser importadas, na estradinha para Tamandaré-PE. De repente, começou a chover um dilúvio e as poças ficavam cada vez maiores e profundas. Fui obrigado a parar, descer e ligar o treco. Como se vê, nem sempre a gente adivinha o que vem pela frente!
Parece que a opinião geral é a favor do engate da tração 4x4 e reduzida por alavanca. Quem sabe a Troller se sensibiliza e acabe por fazer a vontade da maioria.

AlemãoRS
05/04/2006, 09:44
Sobre o 2006 não sei, só dirigi o 2005...talvez a sensação que tu teve é porque a direção é um pouco mais desmultiplicada que de outros veiculos.
Realmente, podem acontecer situações como essa, mas na minha opinião vão sera raras essas situações.

ricardolm
05/04/2006, 09:49
Pelo que li a direcao do troller é a mesma do Omega, entao o Omega tb tem direcao boba? :pensativo: :pensativo:
Eu comprei o meu recentemente, mas acho por ser usado tem uma folga no volante, sera que o ZERO tb tem, ai sim, é uma caracteristica (de mais de 5 anos :mrgreen: )

[]s

Wallace
07/04/2006, 21:30
O fato da direção ser a mesma não quer dizer nada.
Mesmo porque quando voce fala em direção deve ser no maximo a caixa de direção e a coluna de direção.
Garanto que a a geometria de suspensão e os esforços sobre o mecanismo de direção são completamente difernetes.

henrique wamser
09/04/2006, 21:55
OLÁ
COM RELAÇÃO A RODA LIVRE, VI HOJE QUE A F 250 NOVA, NA VERSÃO 4X4, VIRÁ COM A MESMA .ENTÃO, NÃO SE DEVE FALAR DE RODA LIVRE E PENSAR AUTOMATICAMENTE EM VELHARIA.(MESMO ASSIM PREFIRO O SISTEMA DO DEFENDER) :|
()S

henrique wamser
09/04/2006, 22:01
COM RELAÇÃO AO VOLANTE, NO 2004 QUE TIVE, REALMENTE TINHA QUE ¨PENEIRAR¨UM POUCO MAS NO 06 , PELO MENOS NO MEU, O VOLANTE ESTÁ MAIS COMPORTADO :concordo:

dan
26/04/2006, 23:06
Andei em dois Trollers (2003 e 2005) dia desses e também achei a direção bem boba e pouco precisa. Também achei o volante pequeno demais, mas estou acostumado com a direção de caminhão do 90tinha.

Como o comportamento era idêntico nos dois e já ter ouvido muitos relatos semelhantes me parece que é mais uma característica do que defeito.

Policarpo
02/05/2006, 20:35
Pessoal, to gostando do bate papo. Comprei um T4 2004 com 13.900km há 03 meses, maravilhoso, nenhum arranhado...impecável! Contudo na 1a viagem que fiz p/ fora da cidade tomei um susto. A direção oscila, é pouco precisa, levei até na autorizada ZF e nada... tá tudo perfeito...a oscilação ocorre principalmente quando em curvas acentuadas (aqui em Minas temos muitas...). Confesso que fiquei meio decepcionado com a viatura...tenho um Jeep CJ5 1962 (preparado p/ trilhas "osso") e nem de longe meu velho guerreiro apresenta esse comportamento (ele tem setor hidráulico de landau na adaptado na parte diant do chassis). Tirando isso o Troller está me dando muita alegria....a roda livre manual...é isso que todo jipe puro sangue tem que ter. Quanto ao acionamento....a Troller tem que mudar, deveria ser de série como no T4Militar.
Saudações!!!