PDA

Ver Versão Completa : Com ou sem Estrangulador??



Alderus
23/01/2004, 01:19
Estou na dúvida na compra entre duas F-1000!
A primeira,93/94 desliga na chave e a segunda,92 desliga com o estrangulador.
Será q existe alguma diferença significativa tanto no ao desempenho
qto ao preço de revenda?

Markito Amato
23/01/2004, 16:41
Salve, meu caro!

O estrangulador é só uma pista para uma diferença bem maior; a motorização. No caso dessa 92, o motor é um MWM que, apesar de um pouco antigo, tem torque suficiente para empurrar as quase duas toneladas da F-1000. Já a 93/94, também conhecida como HSD (High Speed Diesel) vem com um motor bem similar ao Maxxion do Land Rover. Ou seja, na hora de pisar fundo, falta um pouquinho de fôlego. :wink:

Agora, a decisão por qual motor vai depender do uso que você vai fazer dessa picape. Se for para encarar trabalho pesado, algumas viagens e algumas centenas de milhares de KM, o MWM é "o motor". Isso não quer dizer que o outro não seja bom, contudo, não dura tanto! :wink: :D


Abraços,

Everton Júnior
23/01/2004, 23:46
As F1000 so vieram com o motor HSD a partir de 96 modelo 97, e não em 93.

Markito Amato
26/01/2004, 18:09
Grande Everton!

Você está certíssimo, meu caro! As HSD só começaram a ser vendidas no final de 96. Perdoe-me pelo vacilo! Acabei trocando as datas! :oops: :)

Quanto ao estrangulador, foi no final de 93 e início de 94 que a Ford começou a colocar o solenóide na bomba injetora para o desligamento do motor MWM por meio da chave de contato. Porém, muitas F-1000 desse período tiveram esse sistema adaptado por seus proprietários. Ou seja, a presença do solenóide não significa que a picape já saiu de fábrica sem o estrangulador. :wink:

É claro que isso não é motivo de preterição, apenas, que o antigo dono não queria ter o trabalho de desligar na mão! :shock: :D :D :D

Já em relação às diferenças entre os sistemas, não vejo nada que justifique a adoção de um ou outro em especial. Contudo, sinceramente, eu prefiro o solenóide. Isso porque, ele pode funcionar como uma espécie de "trava antifurto", caso seja instalado um botão bem dissimulado que corte sua alimentação elétrica. É claro que isso não resolve, mas, sem dúvida, dificulta o furto do veículo. Principalmente, se o estrangulador continuar montado em seu local original. :wink:

Enfim, é uma questão de gosto! :D


Abraços,

Rogerio Alvarenga Macedo
06/10/2007, 20:15
O motor Maxion HS ou Hight Speed foi o primeiro motor de alta rotação diesel fabricado no Brasil, e que equipava originalmente os veículos Land Rovers Diesel. Sendo que este motor foi adaptado para as aplicações GM,Ford e Mercedes, e infelismente em todos os veículos destas marcas ele não teve uma performance satisfatória, por ser projetado para os LR onde atende perfeitamente.

Walter L. L. Casitta
06/10/2007, 22:08
O motor Maxion HS ou Hight Speed foi o primeiro motor de alta rotação diesel fabricado no Brasil, e que equipava originalmente os veículos Land Rovers Diesel. Sendo que este motor foi adaptado para as aplicações GM,Ford e Mercedes, e infelismente em todos os veículos destas marcas ele não teve uma performance satisfatória, por ser projetado para os LR onde atende perfeitamente.

O que esse motor faz de tão bem na LR que não faz nos outros veículos?

shimomoto
07/10/2007, 03:48
O que esse motor faz de tão bem na LR que não faz nos outros veículos?

Concordo...

O velho Maxion é incompreendido mesmo...O pessoal não sabia usar e descontava tudo no motor. Todo mundo acostumado com motor de caminhão na F-1000, chega o HSD e o usuário achava que poderia fazer as mesmas coisas com o Maxion, principalmente andar o tempo todo acima de 3000 rpm.

Como já falei anteriormente em outros tópicos: Andando no limite, nem AP aguenta!

Abraços

Edintruder
07/10/2007, 16:22
Os Maxions HSD são tão bons que repercurtiram na fabricação do 2.8 PS que ninguém se queixa e ainda assim é HSD, e o 3.0 aonde mantém alguns sistemas presentes nos 2.5 e 2.8, como projeto e desenho de pistões bielas e virabrequins, podendo ser intercambiáveis caso deseje aumentar a cilindrada do 2.5.
Só quem reclama é quem não teve um ou não manja nada de mecânica para dar a manutenção em um HSD!

Em relação ao estrangulador versus solenóide, se eu pudesse escolher o acessório, eu optaria pelo estrangulador, pois tenho uma pulga atrás da orelha com peças elétricas e falhas de funcionamento. Como é raro de ocorrer problemas nisso, dá-se uma boa martgem de confiança, mas imagina se no meio de uma ultrapassagem essa pecinha resolve falhar ou apenas soltar o conector do fio?
O estrangulador não existe isso!
não é uma opinião geral, mas ao meu ver, quando mais mecânico for o sistema mais confiável tende a ser, pois basta um arame e um alicate que pode-se tentar arrumar. E se a manutenção for adeqüada, não falha.

dalmolin
07/10/2007, 17:56
Em relação ao estrangulador versus solenóide, se eu pudesse escolher o acessório, eu optaria pelo estrangulador, pois tenho uma pulga atrás da orelha com peças elétricas e falhas de funcionamento. Como é raro de ocorrer problemas nisso, dá-se uma boa martgem de confiança, mas imagina se no meio de uma ultrapassagem essa pecinha resolve falhar ou apenas soltar o conector do fio?
O estrangulador não existe isso!
não é uma opinião geral, mas ao meu ver, quando mais mecânico for o sistema mais confiável tende a ser, pois basta um arame e um alicate que pode-se tentar arrumar. E se a manutenção for adeqüada, não falha.

e desliga mesmo ..... ao fazer a manutençao da injetora da f250 , quando fomos testar ao sair de uma ponte peguei um buraco e a camionete desligou :shock: olhei o painel e soh o velocimetro estava marcando , saí da ponte a uns 140 fui ateh a metade de uma subida e lah ficou tbm ....
foi olhar era o fio da solenoide solto , quando pegou o buraco desligou ....

Edintruder
07/10/2007, 19:30
É esse tipo de ocorrência que me refiro. Se o cara manja um pouco sabe por onde começar a olhar quando tudo pára, mas se não sabe...
A minha eventualmente quando olho nível de óleo e água eu passo os olhos pelo fiozinho e o conector do solenóide.

dalmolin
07/10/2007, 19:57
e queimaram uns 4 5 fuziveis lah dentro :evil: ae o cara da auto eletrica colocou um fusivel soh pra bomba injetora....