PDA

Ver Versão Completa : Projeto PobreHome - Ajuda



oleodecastro
08/08/2017, 15:41
Olá quatroporquatreiros.

Apenas para contextualizar, estou me planejando para conseguir dar uma volta ao Brasil com minha esposa pra conhecer cada cantinho onde Adriana nenhuma jamais Esteves daqui 1 ano / 1 ano e meio. Minha idéia é passar cerca de 2 anos na estrada e documentar tudo em vídeo e site, ou seja, minha casa móvel tbm precisará ser um escritório móvel.

O problema de tudo isso é que ao contrário dos incríveis relatos que lemos sobre "casais que largaram tudo para dar a volta ao mundo", nós não temos nada para largar (tirando os boletos), portanto nossa idéia é gastar o mínimo possível para isso.

Confesso que já estou a alguns meses pesquisando o melhor carro para isso, e na maioria das vezes o que me dizem é que o melhor carro é o meu carro. O problema é que hoje o meu carro é um corsinha todo ferrado, carinhosamente apelidado de hematoma. Já fiz algumas viagens longas com o guerreiro e definitivamente ele não é o melhor carro para se viver durante tanto tempo. Sem falar que os lugares mais legais para se conhecer no Brasil não se chegam por asfalto, então um veículo alto e/ou um 4x4 se torna imprescindível.

Gostaria da ajuda de vocês com indicações de carros que posso comprar dentro dessas especificações:
- Preço máximo até 30 mil (chorando, pq queria pagar mesmo até uns 25$)
- De preferência econômico (os maiores custos de uma expedição costumam ser com combustível)
- Fácil manutenção (que eu possa arrumar em mecânicas sem muita estrutura em lugar que o povo só anda a cavalo)
- Que tenha um espaço interno que dê para cozinhar e trabalhar (não precisa espaço para cama, pois o plano é ir de barraca de teto).

As sugestões que mais me agradaram até agora foram a da Tracker (por ser um dos melhores custos benefícios de uma 4x4, com o porém de não ser tão espaçosa) e de uma Doblo Adventure (que de adventure não tem nada, mas que tem um belo espaço interno pra montar o lar).

O que você me indicam?

Abs

Digaum
08/08/2017, 16:01
Olá quatroporquatreiros.

Apenas para contextualizar, estou me planejando para conseguir dar uma volta ao Brasil com minha esposa pra conhecer cada cantinho onde Adriana nenhuma jamais Esteves daqui 1 ano / 1 ano e meio. Minha idéia é passar cerca de 2 anos na estrada e documentar tudo em vídeo e site, ou seja, minha casa móvel tbm precisará ser um escritório móvel.

O problema de tudo isso é que ao contrário dos incríveis relatos que lemos sobre "casais que largaram tudo para dar a volta ao mundo", nós não temos nada para largar (tirando os boletos), portanto nossa idéia é gastar o mínimo possível para isso.

Confesso que já estou a alguns meses pesquisando o melhor carro para isso, e na maioria das vezes o que me dizem é que o melhor carro é o meu carro. O problema é que hoje o meu carro é um corsinha todo ferrado, carinhosamente apelidado de hematoma. Já fiz algumas viagens longas com o guerreiro e definitivamente ele não é o melhor carro para se viver durante tanto tempo. Sem falar que os lugares mais legais para se conhecer no Brasil não se chegam por asfalto, então um veículo alto e/ou um 4x4 se torna imprescindível.

Gostaria da ajuda de vocês com indicações de carros que posso comprar dentro dessas especificações:
- Preço máximo até 30 mil (chorando, pq queria pagar mesmo até uns 25$)
- De preferência econômico (os maiores custos de uma expedição costumam ser com combustível)
- Fácil manutenção (que eu possa arrumar em mecânicas sem muita estrutura em lugar que o povo só anda a cavalo)
- Que tenha um espaço interno que dê para cozinhar e trabalhar (não precisa espaço para cama, pois o plano é ir de barraca de teto).

As sugestões que mais me agradaram até agora foram a da Tracker (por ser um dos melhores custos benefícios de uma 4x4, com o porém de não ser tão espaçosa) e de uma Doblo Adventure (que de adventure não tem nada, mas que tem um belo espaço interno pra montar o lar).

O que você me indicam?

Abs

oleodecastro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/124397-oleodecastro.html)
Bem vindo ao fórum.

Hematoma???? KKKKKKKKk... Ri alto aqui!

Então, na realidade, realmente o melhor carro é o seu. Existem relatos com fotos de pessoas que foram com Uno Mille até o Ushuaia, ja ouvi relato de um Senhor que foi de Fiat 147. Como já li em outra postagem no fórum, qualquer carro te leva aonde quer ir, uns com mais e outros com menos conforto.

Entre as opções que elencou, eu ficaria de Tracker. Um amigo próximo teve, a manutenção é tranquila, se for gasolina e a dele, à gasolina, fazia 9 km/l na cidade. Recomendo um post aqui do fórum para conhecer melhor o veículo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/121988-trecko-uma-tracker-para-estradas-e-acampamentos.html

Existem vários tópicos da tracker no fórum com bastante informação sobre o carro, que na realidade é um Suzuki Vitara de segunda geração, que esteve no nosso mercado com importação oficial pela Suzuki de 2000 a 2003, fonte wikipedia.

Um grande abraço, seja bem vindo e boas pesquisas!

Walter da Camper
08/08/2017, 16:19
Se o problema é o baixo orçamento, eu iria de Kombi. Embora o consumo seja relativamente elevado, o baixo custo de aquisição e de manutenção fazem sobrar uma boa grana para a gasolina.
No que tange à capacidade off-road, numa expedição desse tipo o que predomina são os estradões de terra com lama e alguns trechos arenosos, coisas que uma kombosa encara com facilidade. Esses dias vi nuns desses blogs de viagem uma kombi-home andando em dunas no nordeste.
Tudo isso sem contar o fenômeno do carisma do veículo que atrai a atenção e inspira a ajuda de muita gente ao longo da estrada, coisa que acontece com menor intensidade quando se viaja em carros modernos comuns.

oleodecastro
08/08/2017, 16:44
Valeu Digaum!

Estou lendo o relato do Trecko e estou achando incrível. Tbm ví um tópico no fórum de uma Tracker Motrohome, deu uma animada. Pelos relatos percebi que é um carro que quem tem gosta muito, além de não ser tão caro e o consumo ser bem Ok. Minha única dúvida em relação a ele é a questão do espaço interno. Pelo o que ví vou ter que encarnar o Niemeyer pra projetar uma casa dentro dele hahaha.

Muito obrigado pelas dicas. Abraços!

oleodecastro
08/08/2017, 16:56
Se o problema é o baixo orçamento, eu iria de Kombi. Embora o consumo seja relativamente elevado, o baixo custo de aquisição e de manutenção fazem sobrar uma boa grana para a gasolina.
No que tange à capacidade off-road, numa expedição desse tipo o que predomina são os estradões de terra com lama e alguns trechos arenosos, coisas que uma kombosa encara com facilidade. Esses dias vi nuns desses blogs de viagem uma kombi-home andando em dunas no nordeste.
Tudo isso sem contar o fenômeno do carisma do veículo que atrai a atenção e inspira a ajuda de muita gente ao longo da estrada, coisa que acontece com menor intensidade quando se viaja em carros modernos comuns.


Boa Walter!
Eu cogitei bastante a Kombi quando comecei a rabiscar esse projeto, mas alguns pontos me preocupam em relação a ter uma. Pelos relatos que ví de quem tem viajado com ela eu percebi que é um carro que bebe bastante e visita o mecânico muitas vezes (principalmente nos casos onde os viajantes optaram por um modelo mais antigo por questões de custos). O meu medo em relação a kombi seria que a economia no preço dela acabasse não compensando no valor final da viagem. O que você acha?

Em relação ao carisma do carro eu concordo completamente. Ví uns vídeos do Vivendo mundo afora andando de Kombi na areia e a danada é guerreira!

Dioclecio
08/08/2017, 17:56
Acredito que a tracker seja uma boa opção e foram vendidas aqui até 2009 (nao é tao dificil achar uma em bom estado).
Uma opção a considerar e de custo menor seria o vitara 4 portas mec (pelo custo) mas achar um em boas condições para enfrentar longas viagens não é facil (tenho o 2 portas e gosto muito. claro que para expedição falta espaço).
Boa sorte na escolha e favor relatar seu projeto a medida que avançar.
abraço

Diogo_Vargas
08/08/2017, 18:14
Olha só...

Anunciada aqui no fórum, dentro do seu orçamento... carro de quem cuida pelo visto, não custa nada dar uma olhada e fazer um teste drive....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/163871-tracker-2008-prata-muito-nova.html

Abraço e boa sorte.

Acompanhando.

oleodecastro
08/08/2017, 22:50
Olha só...

Anunciada aqui no fórum, dentro do seu orçamento... carro de quem cuida pelo visto, não custa nada dar uma olhada e fazer um teste drive....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/163871-tracker-2008-prata-muito-nova.html

Abraço e boa sorte.

Acompanhando.

Pelas fotos e pela descrição parece estar inteirona! Valeu pela dica, vou dar uma olhada.

jorgeffn
08/08/2017, 23:23
Se o problema é o baixo orçamento, eu iria de Kombi. Embora o consumo seja relativamente elevado, o baixo custo de aquisição e de manutenção fazem sobrar uma boa grana para a gasolina.
No que tange à capacidade off-road, numa expedição desse tipo o que predomina são os estradões de terra com lama e alguns trechos arenosos, coisas que uma kombosa encara com facilidade. Esses dias vi nuns desses blogs de viagem uma kombi-home andando em dunas no nordeste.
Tudo isso sem contar o fenômeno do carisma do veículo que atrai a atenção e inspira a ajuda de muita gente ao longo da estrada, coisa que acontece com menor intensidade quando se viaja em carros modernos comuns.

Quando comecei a ler o tópico foi o primeiro carro que me veio a cabeça também... a pouco tempo vi uma a venda aqui em BH já equipada com MotorHome mas sem o preço proibitivo das Safari.... em uma viagem que fiz pelo Sertão de MG, encontrei com um pessoal viajando em uma, eles estavam bastante satisfeitos com o carro e fazia praticamente tudo nela.... dormir, cozinhar.....

Agora a Tracker é sem dúvida um custo benefício 4x4 mais interessante... relativamente fácil de achar uma em bom estado, mecânica robusta e consumo relativamente tranquilo.... porém para uma viagem dessas tem que está bem revisada e não é um carro que se acha peça em qualquer lugar, diferente da Kombi, porém é difícil dar problemas...

uma outra opção já citada é o Vitara 4 portas (quadrado), porém é um carro mais antigo e que já está começando a ter dificuldade com peças, e muito mecânico só de ver o logo da Suzuki já não quer mexer... com medo de não dar conta....

desejo sorte ao colega na empreitada... e realmente largar "tudo" não deve ser tão difícil.. hahaha difícil é não ter muito o que largar.. hahahahahaha

abs!

Digaum
09/08/2017, 08:30
Valeu Digaum!

Estou lendo o relato do Trecko e estou achando incrível. Tbm ví um tópico no fórum de uma Tracker Motrohome, deu uma animada. Pelos relatos percebi que é um carro que quem tem gosta muito, além de não ser tão caro e o consumo ser bem Ok. Minha única dúvida em relação a ele é a questão do espaço interno. Pelo o que ví vou ter que encarnar o Niemeyer pra projetar uma casa dentro dele hahaha.

Muito obrigado pelas dicas. Abraços!

Particularmente eu recomendo, acompanhei toda a saga do meu amigo, desde a compra até a venda. É um carro simples, robusto, confortável, econômico, de manutenção simples mas, como bem apontaram, com algumas peças mais complicadas de achar, nada impossível, mas necessita de programação para se manter com a manutenção em dia.

A Kombi não é uma má opção. Espaço de sobra, baixa manutenção, e existem N projetos muito legais na internet.

Rubens Linhalis
09/08/2017, 09:22
Eu iria de MB180D, teto alto. Custa uns 17 mil uma em bom estado. Revisao nao é complicada, é diesel e tem MUITO mais espaço que a kombi.

Eu abri mao do 4x4 pelo conforto e economia de ter um ambiente fechado e útil (dormir, cozinhar e etc).

Se o projeto já começa com restriçoes de grana, esqueça os 4x4. Com uma pequena van (MB180, Kombi, Sprinter) se custo diario na estrada é infinitamente menor do que uma Tracker, Sw4 e etc..

Walter da Camper
09/08/2017, 12:23
Como qualquer outro veículo, essas visitas frequentes da Kombi à oficina são consequência da aquisição de um carro muito surrado, ou que não recebeu uma revisão dos itens importantes antes da expedição.
De uma forma ou de outra, é preciso levar em conta o custo de cada uma dessas visitas. É preferível visitar a oficina 5 vezes para limpar carburador, trocar uma vela, etc.. do que uma única vez parar trocar um cabeçote empenado que pode custar mais de 3mil com a mão-de-obra.
Por esse motivo eu descartaria um veículo diesel de 25mil, pois o dinheiro economizado com combustível vai todo para o ralo quando tiver que trocar uma turbina, um cabeçote ou uma bomba injetora.

Na prática, a melhor maneira de alguém saber se aguenta os custos de manutenção de um carro, é fazer uma cotação de alguns itens básicos como bomba dágua, bomba de combustivel, radiador, mangueiras, correias, filtros, discos, pastilhas, embreagem, farois, parachoque, vidros... etc... Pesquise na internet e faça uma planilha comparativa entre os preços das mesmas peças dos modelos pretendidos e assim terá uma visão clara e objetiva sobre custos de manutenção.
Outra coisa a ser observada nessa pesquisa é a quantidade de ofertas de cada item, porque na hora que quebrar lá no fiofó do Brasil, vc terá que encontra-la rápido no comércio local, além de contar com o conhecimento e ferramentas dos mecânicos locais para trabalhar naquele modelo de carro.

Boa sorte na escolha.





Boa Walter!
Eu cogitei bastante a Kombi quando comecei a rabiscar esse projeto, mas alguns pontos me preocupam em relação a ter uma. Pelos relatos que ví de quem tem viajado com ela eu percebi que é um carro que bebe bastante e visita o mecânico muitas vezes (principalmente nos casos onde os viajantes optaram por um modelo mais antigo por questões de custos). O meu medo em relação a kombi seria que a economia no preço dela acabasse não compensando no valor final da viagem. O que você acha?

Em relação ao carisma do carro eu concordo completamente. Ví uns vídeos do Vivendo mundo afora andando de Kombi na areia e a danada é guerreira!

Sonhador
09/08/2017, 13:02
Eu iria levantar a bandeira da Kombi , iria comentar exatamente o que o walter comentou ....carro surrado vive na oficina .... mas no caso da kombi as peças são baratas e faceis de encontrar, o motor e valente , qualquer mecanico de fundo de quintal mexe , alguns problemas com um alicate e um pedaco de arame se resolve .

A Kombi e como o fusca passa em muitos lugares que outros carros não passam ....

Sobre a barraca de teto não e sempre que o tempo vai permitir montar a barraca ...chuva , locais duvidosos .

Se viu os videos do vivendo mundo afora .... viu como o espaço interno da kombi serve bem como casa e escritorio .

Sergio c
09/08/2017, 13:06
Teria também as vans da Kia, besta, são a diesel e com manutenção em dia vai tranquilo nessa aventura.

sandro_ventania
09/08/2017, 22:10
Amigo...segue o conselho dos amigos daqui...
Compre uma boa kombi, com 20 mil voce compra até as com motor 1.4 flex motor mais moderno. Se quiser economizar mais, compre uma com o motor boxer, antigo.
Kombi vai lhe dar o conforto necessário para ficar 2 anos na estrada.
Eu viajo com minha SW4, que já tem um setup bem arranjado, durmo dentro dela, cozinha, etc...já bem acostumado. E posso dizer que 2 anos acho que ficariam cansativos a rotina.
Vai de kombi...

mfdomingues
10/08/2017, 10:42
Teria também as vans da Kia, besta, são a diesel e com manutenção em dia vai tranquilo nessa aventura.

Paga barato em uma tipo furgão e instala o 4x4 do Kia Ceres com pneus MUD terá um excelente off road.....

Walter da Camper
10/08/2017, 13:04
Domingues, vc já viu alguém fazer essa adaptação? Conhece mais detalhes técnicos sobre ela? O Ceres 4x4 tem reduzida?


Paga barato em uma tipo furgão e instala o 4x4 do Kia Ceres com pneus MUD terá um excelente off road.....

Sergio c
10/08/2017, 13:54
Isso mesmo Mfdomingues.
Paga barato em uma tipo furgão e instala o 4x4 do Kia Ceres com pneus MUD terá um excelente off road.....

oleodecastro
10/08/2017, 18:56
Boa amigos, estão ajudando muito. Muito obrigado!


Fazendo um resumo de tudo o que foi sugerido, as idéias que mais me tentam até o momento são a Tracker e a da Kombi.
Eu fiz um levantamento do kit básico de peças das duas como o Walter sugeriu e os valores ficaram bem próximos, com uma ligeira vantagem para a Kombi no custo final. Claro que a Kombi seria um veículo mais barato na aquisição, mas também imagino que devo gastar mais vezes com manutenção, além do consumo da Tracker ser menor, então acho que no quesito ‘preço final’ eu acho que os dois carros acabarão sendo equivalentes.


O que me agrada na Tracker é o fato dela ser 4x4, isso aumenta meu leque de locais que posso conhecer, principalmente locais para fazer Wild Camping. E como tenho pouca noção de mecânica, um carro com chances menores de quebrar no meio do nada me agrada bastante.


E o que me agrada na Kombi é que pra quem está saindo de um corsinha, já me imagino formando um timinho de casados contra solteiros pra jogar bola dentro. Muito espaço! E como disse o “Sonhador”, com um arame e um alicate você arruma a maioria dos problemas.


Sobre os carros na linha das vans e furgões, seriam incríveis para montar a mansão, mas hoje eu não tenho espaço para guardar esse tipo de veículo, então por enquanto não estou cogitando.


Se tiverem mais sugestões de carros que ficam entre a Tracker e a Kombi, ou me dizer com qual dos dois iram (considerando minhas limitações mecânicas e financeiras), vão ajudar bastante.


Mais um coisa. Sei que é uma contradição eu dizer que não quero problemas e fazer esse tipo de pergunta. Mas acham que vale a pena procurar carros em leilão? Tenho amigos que me frequentam e se ofereceram para ir comigo, mas não sei se vale o risco. O que acham?

mfdomingues
10/08/2017, 20:08
Domingues, vc já viu alguém fazer essa adaptação? Conhece mais detalhes técnicos sobre ela? O Ceres 4x4 tem reduzida?

Walter não vi de perto, mas, um amigo que eh mecânico em SC teve uma na oficina dele de um cliente que veio pronta, disse que examinou bem e não eh nenhum bicho de 7 cabeças, como ele mesmo diz, depois que inventaram solda, torno, e dobradora de tubos tudo eh possível.
O ceres não possui reduzida.

Sergio c
10/08/2017, 21:42
Mas se não for para trilhas médias e pesadas, somente alguma saída eventual das estradas pavimentadas ou de chão firme, qualquer tração 4x4 é bem vinda, a reduzida somente é usada em casos que se exige a maior força do motor.
Walter não vi de perto, mas, um amigo que eh mecânico em SC teve uma na oficina dele de um cliente que veio pronta, disse que examinou bem e não eh nenhum bicho de 7 cabeças, como ele mesmo diz, depois que inventaram solda, torno, e dobradora de tubos tudo eh possível.
O ceres não possui reduzida.

Digaum
11/08/2017, 11:15
Boa amigos, estão ajudando muito. Muito obrigado!
Mais um coisa. Sei que é uma contradição eu dizer que não quero problemas e fazer esse tipo de pergunta. Mas acham que vale a pena procurar carros em leilão? Tenho amigos que me frequentam e se ofereceram para ir comigo, mas não sei se vale o risco. O que acham?

Leilão é loteria. Conheço pessoas que compraram e se deram muito bem e outras que não, tiveram que desembolsar uma quantia considerável para deixar o veículo "rodável". Varia de caso à caso. Eu não tenho experiência, nem $$ para "tentar", portanto não arrisco. Mas se tem bala na agulha, tempo para pesquisar, alguém experiente para ensinar, porque não?

Sonhador
11/08/2017, 14:09
Oleodecastro

Quando o pessoal fala da kombi quebrar mais do que tracker , entendo que isso seja pq a kombi normalmente e mais utilizada como carro de trabalho e um veiculo muito exigido , transporte de pessoas e cargas , normalmente com bastante kilometragem e nem sempre os motoristas são cuidadosos .... e normalmente com manutenção negligenciada.
e a tracker e uso urbano , kilometragem moderada .... manutenção expecializada ...não deve ter quase peças paralelas .

Eu acredito que não existe carro velho ...eu acredito que existe carro mal cuidado , se pegar uma tracker que não esteja boa ira gastar muito mais do que uma kombi ...e como ja falamos em quase todo lugar vai achar peças para Kombi ...

estevaoza
15/08/2017, 19:58
E por que não montar em um Kia Ceres? Capacidade de carga maior que uma Kombi, 4x4, encontra uns baratinhos pra reformar e deixar pronto pra viagem..
Ou mesmo a van da Kia..

Sergio c
16/08/2017, 08:40
Até por que rodar pelo Brasil sem dar uma saída "fora de estrada" é dose.... Sempre vai ter um parque, uma cachoeira, um rio p visitar...
E por que não montar em um Kia Ceres? Capacidade de carga maior que uma Kombi, 4x4, encontra uns baratinhos pra reformar e deixar pronto pra viagem..
Ou mesmo a van da Kia..

mfdomingues
16/08/2017, 13:15
E por que não montar em um Kia Ceres? Capacidade de carga maior que uma Kombi, 4x4, encontra uns baratinhos pra reformar e deixar pronto pra viagem..
Ou mesmo a van da Kia..

É uma solução muito boa, tem peças e sobra tanto para o CERES como para o bongo para fazer o projeto. A questão toda ai seria o mecânico certo para fazer e muita, muita paciência mesmo.
Estou montando uma Sportage gazu do zero, o cronograma de entrega atrasou um pouco, tem sempre um gasto extra aqui outro ali e por ai vai. Vale a pela pela confiança que terá no veiculo, mas não pode desanimar.

xexelo
27/08/2017, 18:58
Boa amigos, estão ajudando muito. Muito obrigado!
Fazendo um resumo de tudo o que foi sugerido, as idéias que mais me tentam até o momento são a Tracker e a da Kombi.
Eu fiz um levantamento do kit básico de peças das duas como o Walter sugeriu e os valores ficaram bem próximos, com uma ligeira vantagem para a Kombi no custo final. Claro que a Kombi seria um veículo mais barato na aquisição, mas também imagino que devo gastar mais vezes com manutenção, além do consumo da Tracker ser menor, então acho que no quesito ‘preço final’ eu acho que os dois carros acabarão sendo equivalentes.
O que me agrada na Tracker é o fato dela ser 4x4, isso aumenta meu leque de locais que posso conhecer, principalmente locais para fazer Wild Camping. E como tenho pouca noção de mecânica, um carro com chances menores de quebrar no meio do nada me agrada bastante.
E o que me agrada na Kombi é que pra quem está saindo de um corsinha, já me imagino formando um timinho de casados contra solteiros pra jogar bola dentro. Muito espaço! E como disse o “Sonhador”, com um arame e um alicate você arruma a maioria dos problemas
Sobre os carros na linha das vans e furgões, seriam incríveis para montar a mansão, mas hoje eu não tenho espaço para guardar esse tipo de veículo, então por enquanto não estou cogitando.
Se tiverem mais sugestões de carros que ficam entre a Tracker e a Kombi, ou me dizer com qual dos dois iram (considerando minhas limitações mecânicas e financeiras), vão ajudar bastante.
Mais um coisa. Sei que é uma contradição eu dizer que não quero problemas e fazer esse tipo de pergunta. Mas acham que vale a pena procurar carros em leilão? Tenho amigos que me frequentam e se ofereceram para ir comigo, mas não sei se vale o risco. O que acham?

Ola Castro,

Considerando o consumo não vejo assim grande vantagem para o Tracker. , pois Vi relatos de 10 a 12 Km/l na estrada. A kombi 1.4 vi relatos de 10 a 11 Km/l. Vi pessoas falarem que rodando a 90 km/h fizeram 12 km/l.
Vc falou em gastar mais vezes em manutenção. Bem, só se vc não fizer a manutenção bem feita da primeira vez. Desde que vc revise tudo antes de viajar e sem economizar, acredito que as visitas ao mecânico não seriam tão grandes assim.
Uma kombi com pneu mais lameiro atrás faz misérias.
Abraço.

rfdex
28/08/2017, 16:21
Amigo,

tenho três sugestões: se quer carro, vá de Uno Mille Way (quadrado com suspensão elevada de fábrica); se quer furgão vá de Kombi; se quer um SUV vá de Blazer gasolina 4 cilindros.

Se o consumo mais elevado da kombi te amendrona, as manutenções são infinitamente mais baratas que as do Vitara ou Tracker por exemplo. Fora o carisma, como já foi dito, terá maior chance em receber ajudas pelo caminho. E com o tempo você mesmo fará as manutenções, tipo regular carburador, trocar velas, etc.

O Uno dispensa comentar. Se tem um automóvel ignorante de bruto, este chama-se FIAT UNO. É um tanque de guerra. Se quer algo mais rústico ainda, opte por um sem direção hidráulica, ar, etc.

A Blazer é um suv barato e acessível, bem durável também. Até hoje é o veículo que aguenta o rojão das polícias pelo Brasil. Você consegue uma gasolina 4 cilindros 4x2 em excelente estado por 17 mil em média. A manutenção é simples, acha peça fácil, qualquer pessoa mexe, o motor é o mesmo do monza, vectra, astra, etc.

Na minha ordem: KOMBI BAÚ (sem janelas, fica mais fácil fazer o home); FIAT UNO WAY; BLAZER 2.2.

Um abraço

dudu83
29/08/2017, 12:37
ja viajei muito de toyota dormindo dentro... espaço e muito importante.. primeira opçao seria kombi 1.4 e a segunda seria uma blazer 4cil de preferencia somente a gasolina, é muito economica e barata, manutençao de carro mil

oleodecastro
29/08/2017, 12:59
Amigo,

tenho três sugestões: se quer carro, vá de Uno Mille Way (quadrado com suspensão elevada de fábrica); se quer furgão vá de Kombi; se quer um SUV vá de Blazer gasolina 4 cilindros.

Se o consumo mais elevado da kombi te amendrona, as manutenções são infinitamente mais baratas que as do Vitara ou Tracker por exemplo. Fora o carisma, como já foi dito, terá maior chance em receber ajudas pelo caminho. E com o tempo você mesmo fará as manutenções, tipo regular carburador, trocar velas, etc.

O Uno dispensa comentar. Se tem um automóvel ignorante de bruto, este chama-se FIAT UNO. É um tanque de guerra. Se quer algo mais rústico ainda, opte por um sem direção hidráulica, ar, etc.

A Blazer é um suv barato e acessível, bem durável também. Até hoje é o veículo que aguenta o rojão das polícias pelo Brasil. Você consegue uma gasolina 4 cilindros 4x2 em excelente estado por 17 mil em média. A manutenção é simples, acha peça fácil, qualquer pessoa mexe, o motor é o mesmo do monza, vectra, astra, etc.

Na minha ordem: KOMBI BAÚ (sem janelas, fica mais fácil fazer o home); FIAT UNO WAY; BLAZER 2.2.

Um abraço


Boa amigo!

Realmente a kombi vem se mostrando uma forte candidata, a maioria das pessoas que responderam o post citaram ela como melhor custo x benefício. Um outro benefício da kombi seria o fato de não precisar comprar a barraca de teto, economizaria fácil uns 5 mil na brincadeira.

O Uno sobe até iceberg na chuva, mas para o uso que vou precisar ele é muito pequeno. Já desisti da tracker por conta desse mesmo ponto.

Em relação a Blazer, acho uma opção bastante interessante, mas gostaria de saber quais as vantagens dela em relação a kombi? Sabe me dizer?

Abs

oleodecastro
29/08/2017, 13:01
Caso eu vá de kombi, qual modelo vocês indicam? As mais novas Flex com refrigeração a água ou um modelo um pouco mais antigo, refrigerada a ar?

Digaum
29/08/2017, 16:19
oleodecastro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/124397-oleodecastro.html)




No canal VIVENDOMUNDOAFORA vai ver a história de um casal que está dando a volta ao mundo numa Kombi 2003 a ar. Vale a pena dar uma espiada.

Vivendo Mundo Afora
- YouTube (https://www.youtube.com/user/vivendomundoafora)

Eles estão na estrada desde Jan de 2016, tem muitos vídeos, várias dicas, de como construíram, além do porque de terem escolhido a Kombi, as manutenções preventivas e os percalços pelo caminho.

Segue o playlist da construção:
1 PASSO COMPRA DA KOMBI! - CONSTRUCAO DO CARRO #01 FACA VOCE MESMO - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=DxryORtjrj0&list=PL7DQ_pQCHMdkNtZTFTyNY--KvzEV-MQAp)

Vendo estes videos, particularmente iria de Kombi, mesmo tendo me assustado com o consumo dela, acha peça em tudo que é canto.

Mas veja ae, a decisão é sua, e estamos torçendo que começe!

Abraços

Walter da Camper
29/08/2017, 17:28
As mais novas refrigeradas a água (2006 pra cima) são mais econômicas, menos barulhentas e andam mais. Porém tem mais peças para quebrar e dar manutenção (radiador, mangueiras, bomba d'água, módulo eletrônico, sensores, bicos...)

As antigas refrigeradas a ar, se for acima de 1995 tem injeção eletrônica. As mais velhas tem carburador que é bem mais fácil (e barato) de dar manutenção caso você mesmo saiba mexer nele. Mas as intervenções no carburador são bem mais frequentes do que na injeção.

É uma escolha pessoal, de acordo com sua confiança ou conhecimento técnico em cada uma dessas tecnologias.

Eu particularmente escolheria as novas, porque com um scanner e um multímetro na mão nenhum mecânico vê a cor do meu dinheiro.




Caso eu vá de kombi, qual modelo vocês indicam? As mais novas Flex com refrigeração a água ou um modelo um pouco mais antigo, refrigerada a ar?

mfdomingues
29/08/2017, 17:35
Gosto do saudosismo da Kombi e da figura e boas lembranças que ela trás a todos, contudo, é um carro para asfalto, mesmo como pneu lameiro como foi dito acima (o que dependendo do modelo nao entra na caixa) não será de longe um carro que pode pegar barro ou estradas de terra batida em uma chuva.

É uma ótima opção para dormir e para ter um local pra ficar, mas a parte mais interessante do Brasil não está na beira das estradas onde todos podem chegar.....

Walter da Camper
29/08/2017, 17:55
Nas expedições que já participei utilizando Pajero ou Troller (Serra da Canastra, Jalapão, Pantanal Norte, Chapada dos Guimarães, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Atacama) o uso do 4x4 foi necessário em pouquíssimas situações, mesmo tendo escolhido caminhos fora de estrada.
Tirando condições de muita chuva ou erosões típicas de trilha pesada (como essa da foto do meu perfil), um carro alto consegue transpor muitos obstáculos em 4x2, desde que tenha bons pneus e alguma experiência do condutor.
Se houver a possibilidade de bloquear o diferencial e contar com um guincho... ai é que não sentirá falta do 4x4.
Para saber o que uma kombi é capaz de fazer no barro ou até na areia, vale dar uma boa pesquisada no Youtube e tirar as próprias conclusões.

xexelo
30/08/2017, 09:20
Veja uma Kombi em ação.

Busandroll - My friend Jeffrey in action Ntwt 2016... (https://www.facebook.com/busandroll/videos/931248910319571/?hc_ref=ARSon2RGwpKgPlwll0OwRsPqSmrPliYd2UHXk2Tyeu YHr6337gYLysPHK6vxwg1UNbI)

Sergio c
30/08/2017, 10:28
Dormir bem dentro do veículo sem precisar daqueles hotéis de beira de estrada já é um ganho considerável, além do que poupa no mínimo uns R$ 100,00 reais por dia.

xexelo
31/08/2017, 23:09
Dormir bem dentro do veículo sem precisar daqueles hotéis de beira de estrada já é um ganho considerável, além do que poupa no mínimo uns R$ 100,00 reais por dia.

Concordo.
Poupa uns 100 reais por pessoa dependendo do lugar que se vá.

jorgeffn
14/09/2017, 17:38
Olha que interessante esse canal do Youtube... o cara está rodando o Brasil numa Kombi!

Van Life BR
- YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCJ1GR2duR0mN48u-gnr27ug)

tem o site também

#VanLifeBR – Transforme sua van em uma casa sobre rodas e viva na estrada. (https://vanlifebr.wordpress.com/)

cada vez mais acho que a Kombi uma das melhores opções para quem não pode gastar muito com a aquisição do veículo...

e não tem muito a ver com a ideia... mas numa cidadezinha aqui do interior de MG (Morro da Garça) conheci um alemão, professor da USP que tem uma Kombi e fazia o trajeto SP - Morro da Garça/MG direto.... hoje ele aposentou e mora lá, mas ainda vai a SP as vezes.. e tudo de Kombi... e não pensa em trocar de carro...

abs!

jorgeffn
14/09/2017, 18:14
Mais um link interessante...

Como transformar uma Kombi em Motorhome com menos de R$ 3.000 - Mochila Brasil (http://mochilabrasil.uol.com.br/blog/como-transformar-uma-kombi-em-motorhome-com-menos-de-r-3-000)

abs!

Marcio Pita
15/09/2017, 19:02
A Blazer, não teria mais problemas (atolar em areião, deslizar em terra batida) sendo 4x2?
Pergunto justamente por ter uma e as vezes sofrer mesmo no asfalto (subir em guia em desnível, ladeira em paralelepípedo molhada, etc).

Há proteções que nosso amigo possa usar para o motor da Kombi?
Um dos últimos videos do vivendo mundo afora, eles mostram uma passagem em areião que a coitada da Maria quase deixou o motor para trás.

LeandroNeves
25/10/2017, 16:48
Amigo, essa eu posso responder!

Sua história é bem parecida com a minha. Durante muito tempo pesquisei qual carro comprar e pensei muito na Kombi. Entretanto, optei por uma Tracker já preparada que encontrei com um preço que podia pagar.

Nas minhas contas, pegar um Kombi e deixar ela pronta para viajar não era nada diferente que já pegar uma Tracker pronta para isso. Claro que a Kombi tem o espaço, mas estou colocando uma Campings World no teto da Tracker. Eu e minha esposa somos fotógrafos e precisamos de espaço para trabalhar com os computadores, nem a Kombi fornece isso. Além do mais, cozinhar sentado só é possível na primeira meia hora, depois disso é um parto. No final temos que fazer tudo por fora mesmo.

O bacana da Kombi é que você mesmo arruma. Inclusive muitos gringos optam ela por isso também. Se você lê em inglês, esse manual é de grande valia: How to Keep Your Volkswagen Alive: A Manual of Step-by-Step Procedures for the Compleat Idiot: John Muir, Tosh Gregg, Peter Aschwanden: 9781566913102: Amazon.com: Books (https://www.amazon.com/Keep-Volkswagen-Alive-Step-Step/dp/1566913101)

De qualquer maneira, agora que tenho a Tracker, não abro mão do ar condicionado, da direção hidráulica e do conforto por nada.
No mais, acredito que a Kombi e o Fusca cheguem na maioria dos lugares.

Em seu lugar eu alugaria uma Kombi por uns 3 dias e faria uma pequena viagem dormindo nela só para sentir.

No mais, qualquer que seja sua escolha(Kombi x Tracker) será uma boa escolha!

Se tiver qualquer dúvida é só perguntar.

Lucas Kta
02/11/2017, 19:36
Estou chegando agora no tópico, mas com uma bagagemzinha de viagem, agora que completei minha primeira longa viagem com o meu camper recém adquirido. Uso em uma L200 4x4. Se você tem o espírito de aventura e de dormir em qualquer lugar e acha que vai precisar de 4x4, com certeza você vai precisar. o 4x4 amplia demais o número de locais que você pode visitar e sua comodidade na viagem, sem falar em reduzir alguns custos com passeios e deslocamento em alguns locais.

Vamos a um exemplo prático: fiquei 4 dias em Jericoacoara. Todos os motorhomes ficam em Jijoca, que é a cidade que fica há 12 km da praia de Jeri. O local é acessado por 4x4 que fazem a rota a um custo de R$ 10 por pessoa. Não dá, obviamente, pra ir a pé. Não creio que dê pra ir de kombi, pois o caminho tem muita areia (pois é nas dunas). Bem, já que eu tinha 4x4, mesmo com o tamanho e falta de jeito de ter um camper na caçamba, encaramos a estrada e alcancei Jeri. Consegui ficar por lá mesmo sem ter que largar o carro pra trás, ou seja, me custou uma diária simples em camping (R$ 15 por pessoa/dia) ao invés de pagar uma pousada caríssima por lá.

No entanto, encontrei vários MH na estrada e só eu estava de 4x4. Isso, em geral, não tem impedido as pessoas de viajar por aí. Dá-se um jeito quando se está na estrada. Você não vai alcançar alguns lugares, porém, o espírito de viajante supera essa dificuldade.

Em relação a 4x4, já que até Uno foi citado por aqui, eu tomei coragem de sugerir um Samurai. Já tive um, mecânica simplérrima, 4x4 de uma valentia absurda e alta confiabilidade. Esse negócio de manutenção complicada em suzuki é bobagem. Vendi o meu por 19k há dois anos, modelo 97 (último produzido), tinha até ar condicionado! Porém é super pequeno. Mas aqui entra uma alternativa de ter barraca de teto e preparar a parte de baixo para fazer o resto, como comida, mini escritório, etc.

Boa sorte. Vou acompanhar o desfecho!

Otaviano Oliveira
18/11/2017, 02:47
Vai de kombi fera!

Se você não tem grana, vai comprar uma tracker? Um farol da tracker deve ser o preço do motor da kombi! rsrsr (zueira)

No custo/benefício a kombi vence! E lugares 4x4 são pouquíssimos, não vale a pena!

Na kombi você sofre muito na estrada, pois não tem ar nem direção, mas ganha no conforto casa, afinal tem um lugarzinho pra dormir, escritório, cozinhar, dentro da caixa.

Minha dica é! Compra a kombi e monta! Viaja, faz um teste inicial, sei lá! 30 dias de férias, se não deu certo, vende a kombihome (acredito ser mais fácil vender do que uma trackerhome) e troca de carro!

Nunca o seu primeiro motorhome vai ser o que você imagina! ;)

Abs, e sucesso!

Rubens Linhalis
18/11/2017, 13:50
Vai de kombi fera!

Se você não tem grana, vai comprar uma tracker? Um farol da tracker deve ser o preço do motor da kombi! rsrsr (zueira)

No custo/benefício a kombi vence! E lugares 4x4 são pouquíssimos, não vale a pena!

Na kombi você sofre muito na estrada, pois não tem ar nem direção, mas ganha no conforto casa, afinal tem um lugarzinho pra dormir, escritório, cozinhar, dentro da caixa.

Minha dica é! Compra a kombi e monta! Viaja, faz um teste inicial, sei lá! 30 dias de férias, se não deu certo, vende a kombihome (acredito ser mais fácil vender do que uma trackerhome) e troca de carro!

Nunca o seu primeiro motorhome vai ser o que você imagina! ;)

Abs, e sucesso!



Isso é verdade, eu prefiro o conforto de uma casa do que a rara utilização do 4x4.. a casa vc usa todos os dias a todos os instantes.. o 4x4, talvez passe meses sem usar.. Priorize a casa, se der, tenha a casa e o 4x4.. mas nao abra mao da casa.

jorgeffn
19/11/2017, 00:08
Será a quantas anda o projeto do criador do Tópico??? Será que não volta mais aqui??

abs!

Sergio c
19/11/2017, 09:11
Já deve estar em viagem pelo pais......
Será a quantas anda o projeto do criador do Tópico??? Será que não volta mais aqui??

abs!

ALVARO ANGELO
22/11/2017, 17:05
Amigo, essa eu posso responder!

Sua história é bem parecida com a minha. Durante muito tempo pesquisei qual carro comprar e pensei muito na Kombi. Entretanto, optei por uma Tracker já preparada que encontrei com um preço que podia pagar.

Nas minhas contas, pegar um Kombi e deixar ela pronta para viajar não era nada diferente que já pegar uma Tracker pronta para isso. Claro que a Kombi tem o espaço, mas estou colocando uma Campings World no teto da Tracker. Eu e minha esposa somos fotógrafos e precisamos de espaço para trabalhar com os computadores, nem a Kombi fornece isso. Além do mais, cozinhar sentado só é possível na primeira meia hora, depois disso é um parto. No final temos que fazer tudo por fora mesmo.

O bacana da Kombi é que você mesmo arruma. Inclusive muitos gringos optam ela por isso também. Se você lê em inglês, esse manual é de grande valia: How to Keep Your Volkswagen Alive: A Manual of Step-by-Step Procedures for the Compleat Idiot: John Muir, Tosh Gregg, Peter Aschwanden: 9781566913102: Amazon.com: Books (https://www.amazon.com/Keep-Volkswagen-Alive-Step-Step/dp/1566913101)

De qualquer maneira, agora que tenho a Tracker, não abro mão do ar condicionado, da direção hidráulica e do conforto por nada.
No mais, acredito que a Kombi e o Fusca cheguem na maioria dos lugares.

Em seu lugar eu alugaria uma Kombi por uns 3 dias e faria uma pequena viagem dormindo nela só para sentir.

No mais, qualquer que seja sua escolha(Kombi x Tracker) será uma boa escolha!

Se tiver qualquer dúvida é só perguntar.


Muito interessante os relatos bem variados dos companheiros. Cada um com sua experiencia. O que ajuda bastante a quem esta em duvida.
Aos 18/19 anos saia de BH para ir a Alcobaca na Bahia (ia e dormia quase sentado dentro de um fusca, que tinha duas rodas dentadas no banco que reclinava). Mais trarde com mais idade e $$$, comprei uma kombi , colchao no assoalho e alguns apetrechos, como cadeira, mesa, etc para maior conforto. Bem mais tarde fiz um motor home em cima de um 608 com motor e caixa de 1113 MB, fiquei com ele muitos anos (tinha espaco na traseira para uma moto DT-180.
hOJE... com a idade...aviao e hotel !!!!! OU...cada macaco no seu galho.

sandro_ventania
24/11/2017, 22:54
Alvaro...pelo que vejo, soube aproveitar as oportunidades nesses 71 anos de vida! Parabéns!

M-Beltrame
30/11/2017, 16:08
Eu daria uma olhada nas rangers 2.5 4x4 cs e nas s10 tb 2.5 4x4 cs ou cd.

A mecanica pode ser um pouco mais elevada, porem a partir do momento que vc coloca-la em dia, vai ter carro para os 2 anos!!
Só colocar uma capota de fibra na caçamba e pronto, ja tem muito espaço e uma bela cozinha...

Caso contrario, voto na kombi tb.

Abraços.

ALVARO ANGELO
03/12/2017, 20:58
Alvaro...pelo que vejo, soube aproveitar as oportunidades nesses 71 anos de vida! Parabéns!


Tks !
E você tem o privilégio de morar em uma das tres praias que mais fizeram a minha cabeça.
Quais sejam : Alcobaça (Bahia), Ingleses (Floripa) e Rio das Ostras.

Abs
Alvaro Angelo

oleodecastro
18/01/2018, 09:51
Pessoal, só pra atualizar como anda o projeto e minhas conclusões que cheguei com a ajuda de vcs.

Realmente, como muito de vcs disseram, me parece que o melhor custo benefício vai ser ir de Kombi mesmo. Pesquisei MUITO sobre cada sugestão que vcs postaram aqui e todas eu comparava com a Kombi, e a facilidade na manutenção vai acabar pesando. Além disso, tem bastante projeto de como montar essse estrutura de casa dentro da kombi disponível por aí, então acho que vai facilitar bastante a vida.

Daí sobre a kombi, minhas dúvidas eram em relação a qual modelo comprar, se valeria comprar uma mais antiga, a ar, pagar mais barato e investir numa bela reforma. Ou comprar uma mais nova 1.4, pagar um pouco mais e procurar uma com a mecânica mais em dia. A principio minha decisão foi optar por uma mais nova. Eu já estou olhando algumas e gostaria de já estar com uma até março. Mas como estou olhando sem pressa, se aparecer alguma outra oportunidade, ou numa mais antiga, ou ainda em algum outro modelo de carro que se mostre vantajoso em preço e facilidades, ainda está em tempo de mudanças hahaha.

Mas vou atualizando vcs conforme o projeto for caminhando. Assim que comprar o veículo eu posto aqui pra vcs. Pfv, se tiverem sugestões ou considerações em relação a algo que escrevi, continuem mandando, não tem noção do quanto estão me ajudando!

Obrigado a todos

Abs

Sergio c
18/01/2018, 15:29
Eu compraria a mais nova, que além da mecânica melhor, tem a carroceria mais ajustada e sem muita folgas nas portas.

Rubens Linhalis
20/01/2018, 10:33
Eu compraria a mais nova, que além da mecânica melhor, tem a carroceria mais ajustada e sem muita folgas nas portas.

Exatos, e anda mais!

Ktranger
22/01/2018, 13:32
Pessoal, só pra atualizar como anda o projeto e minhas conclusões que cheguei com a ajuda de vcs.

Realmente, como muito de vcs disseram, me parece que o melhor custo benefício vai ser ir de Kombi mesmo. Pesquisei MUITO sobre cada sugestão que vcs postaram aqui e todas eu comparava com a Kombi, e a facilidade na manutenção vai acabar pesando. Além disso, tem bastante projeto de como montar essse estrutura de casa dentro da kombi disponível por aí, então acho que vai facilitar bastante a vida.

Daí sobre a kombi, minhas dúvidas eram em relação a qual modelo comprar, se valeria comprar uma mais antiga, a ar, pagar mais barato e investir numa bela reforma. Ou comprar uma mais nova 1.4, pagar um pouco mais e procurar uma com a mecânica mais em dia. A principio minha decisão foi optar por uma mais nova. Eu já estou olhando algumas e gostaria de já estar com uma até março. Mas como estou olhando sem pressa, se aparecer alguma outra oportunidade, ou numa mais antiga, ou ainda em algum outro modelo de carro que se mostre vantajoso em preço e facilidades, ainda está em tempo de mudanças hahaha.

Mas vou atualizando vcs conforme o projeto for caminhando. Assim que comprar o veículo eu posto aqui pra vcs. Pfv, se tiverem sugestões ou considerações em relação a algo que escrevi, continuem mandando, não tem noção do quanto estão me ajudando!

Obrigado a todos

Abs

pergunta difícil, num primeiro momento a Kombi a Ar seria uma opção de mais pecas baratas em qualquer lugar , mas justo neste sábado teve um encontro de Fuscas , conversando com o pessoal , eles estavam reclamando muito , não da oferta de pecas ... mas da qualidade das mesmas , infelizmente a kombi a ar tem uma manutenção mais barata antigamente , atualmente se vc quiser manter a originalidade e confiabilidade ( de antigamente) as pecas estão caro pacas ....ou seja vai na mais nova que tem mais pecas confiáveis , e a mecânica mais moderna , outra reclamação e que a mão de obra já não tem o mesmo esmero de antigamente ...

Otaviano Oliveira
09/02/2018, 04:05
Pessoal, só pra atualizar como anda o projeto e minhas conclusões que cheguei com a ajuda de vcs.

Realmente, como muito de vcs disseram, me parece que o melhor custo benefício vai ser ir de Kombi mesmo. Pesquisei MUITO sobre cada sugestão que vcs postaram aqui e todas eu comparava com a Kombi, e a facilidade na manutenção vai acabar pesando. Além disso, tem bastante projeto de como montar essse estrutura de casa dentro da kombi disponível por aí, então acho que vai facilitar bastante a vida.

Daí sobre a kombi, minhas dúvidas eram em relação a qual modelo comprar, se valeria comprar uma mais antiga, a ar, pagar mais barato e investir numa bela reforma. Ou comprar uma mais nova 1.4, pagar um pouco mais e procurar uma com a mecânica mais em dia. A principio minha decisão foi optar por uma mais nova. Eu já estou olhando algumas e gostaria de já estar com uma até março. Mas como estou olhando sem pressa, se aparecer alguma outra oportunidade, ou numa mais antiga, ou ainda em algum outro modelo de carro que se mostre vantajoso em preço e facilidades, ainda está em tempo de mudanças hahaha.

Mas vou atualizando vcs conforme o projeto for caminhando. Assim que comprar o veículo eu posto aqui pra vcs. Pfv, se tiverem sugestões ou considerações em relação a algo que escrevi, continuem mandando, não tem noção do quanto estão me ajudando!

Obrigado a todos

Abs

É difícil responder a isso... Mas vamos lá, tenho uma kombi a mais de 2 anos e moro nela diariamente, ela é 2004 a AR. Tive poucos problemas, todos resolvidos relativamente fáceis pela estrada e baratos. Nesse período todo acho que passei menos de 10 dias em mecânicas. Ela roda bem, levando sempre a no máximo 80km por hora, e não estraga fácil.

Toma cuidado se for comprar muito antiga porque tem muita gente se ferrando nessa... Compra uma 1992, a 5 mil, depois gasta 15 pra reforma e sai toda estragada ainda. Não procure mecânicos para mexer nela pra fazer essa revisão, procure um cara apaixonado por kombis, esses fazem milagres. O motor é super simples mas até hoje não entendo como ele funciona e isso não fez a menor diferença na estrada... hahaha! Sucesso amigo! Espero ter ajudado!

Walter da Camper
14/02/2018, 10:28
Entre a Kombi a ar e a moderna flex, eu consideraria o perfil de uso da seguinte maneira:Se o projeto for dar a volta no continente, rodando quase todos os dias, a mais adequada é a flex (1.4 refrigerado a água), pelo melhor desempenho, melhor consumo e menor ruido.Por outro lado, se a ideia é morar no carro e ficar bastante tempo em cada lugar, rodando menos km e adentrando em locais de poucos recursos, a mais adequada é a refrigerada a ar e sem injeção eletrônica (até 1995 ou 96) devido à facilidade de manutenção por mecânicos não especializados e maior disponibilidade de peças em locais remotos).

xibiu!!!
01/03/2022, 14:02
Conheca o Super Bugger, o Fusca convertido em motorhome | Carros | iG (https://carros.ig.com.br/2022-02-28/conheca-o-super-bugger--o-fusca-convertido-em-motorhome.html)

578496