Ver Versão Completa : Válvula PCV , troller ou Ranger 3.0.
madson matos
31/07/2017, 19:54
meu carro esta falhando quando começo a arrancar, depois que acelero bastantante ele rompe bem. lavei o tanque , troquei o filtro e só melhorou depois que fiz uma limpeza na bomba de alta e tb nas duas válvulas, acontece q o carro passa dois dias bom e depois começa a falhar novamente e toda vez q removo as valvulas ele da uma melhorada mas nunca fica 100%. alguem pode me ajudar, alguma dica?
Walter da Camper
01/08/2017, 10:36
Qual a Km do motor?
Aparece alguma falha no scanner?
madson matos
01/08/2017, 22:34
Qual a Km do motor?
Aparece alguma falha no scanner?
Troquei a válvula PCV, encontrei aqui a um bom preço. Problema resolvido. Obrigado amigo.
Walter da Camper
02/08/2017, 10:14
Que bom que resolveu.
Pelos relatos existentes no forum, a válvula PCV é o primeiro componente que apresenta falha por desgaste natural de uso nesse sistema de injeção do motor NGD.
É ela que controla a aceleração do motor fazendo aumentar ou diminuir a pressão do rail. Logo, se ela funcionar irregularmente haverá problemas de aceleração, como falhas e variações indevidas e isso não aparece no scanner, já que é um defeito mecânico e não eletrônico.
Muita gente acaba gastando uma dinheirama trocando desnecessariamente bicos e bomba de alta. Aí o motor fica com fama de ter manutenção cara.
Troquei a válvula PCV, encontrei aqui a um bom preço. Problema resolvido. Obrigado amigo.
Boa noite, após ler vários relatos semelhantes ao meu problema, acredito que seja a válvula PCV o problema do meu 3.0 que depois de quente fica com a partida longa e pesada demais, a dúvida é tem como testar está válvula ou vou ter de comprar e arriscar sua substituição?? Obrigado a todos....
xibiu!!!
20/01/2020, 22:11
Boa noite, após ler vários relatos semelhantes ao meu problema, acredito que seja a válvula PCV o problema do meu 3.0 que depois de quente fica com a partida longa e pesada demais, a dúvida é tem como testar está válvula ou vou ter de comprar e arriscar sua substituição?? Obrigado a todos....
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/18363-valvula-pcv-alguem-ja-trocou-1.html
Araujo Paulsen
12/05/2020, 18:09
Tenho um troller 3.0 2010, está com 150.000 km, tenho percebido que a partida está lenta, e na primeira vez do dia quando vou funcionar está saindo uma fumaça esbranquiçada, nas outras partidas durante o dia não percebo essa fumaça. Será que pode estar relacionado com a válvula PCV?
Ricardo Mondini
15/05/2020, 00:09
Tenho um troller 3.0 2010, está com 150.000 km, tenho percebido que a partida está lenta, e na primeira vez do dia quando vou funcionar está saindo uma fumaça esbranquiçada, nas outras partidas durante o dia não percebo essa fumaça. Será que pode estar relacionado com a válvula PCV?
Amigo estou com o problema idêntico a você, meu troller 2011 ao ligar pela primeira vez do dia solta uma fumaça branca e falha bem pouco, e depois normaliza, você conseguiu resolver seu problema? Estou ficando doido já
Araujo Paulsen
15/05/2020, 08:27
Ainda não resolvi não. Eu levei numa oficina e o mecânico me falou que está relacionado com essa valvula PCV que fica na bomba. Eu tô querendo pegar mais opiniões antes de trocar a válvula. Pelo que vi no mercado livre custa em torno de 500 reais.
Walter da Camper
15/05/2020, 10:33
A válvula PCV controla a pressão do rail (flauta).
Uma das formas de saber se ela está atuando corretamente e plugar um scanner e monitorar a pressão em diversas situações de funcionamento:
Seguem algumas medições de pressão que fiz num Troller 2010 quando estava com funcionamento normal:
Durante a partida = varia de 200 a 400 Bar
Marcha lenta frio = 328 Bar
Marcha lenta quente = 220 Bar
2000 Rpm parado = 270 Bar
Andando a pressão varia conforme a aceleração e carga, desde 220 Bar (desaceleração) até 1600 Bar (pé no fundo na subida)
A única situação em que ocorrem grandes variações é durante a partida. Nos demais testes a pressão deve permanecer relativamente estável e subir conforme a aceleração.
Se as pressões se comportarem conforme os números acima, é muito provável que a PCV e a bomba de alta estão funcionando corretamente.
Walter da Camper
15/05/2020, 10:38
Outro teste interessante que pode apontar defeito em algum bico é medir o tempo que o rail demora para perder pressão depois de desligado o motor:
O comportamento normal é esse:
TESTE DE QUEDA DA PRESSÃO DO RAIL APÓS O DESLIGAMENTO
ligado e quente
221
2 seg.
16
3 seg.
7
10 seg.
5
20 seg.
3
30 seg.
2
35 seg.
1
2 min
0 ~ 1
alternando
3,5 min
0
estabilizado
Ou seja, a pressão zera após 3,5min desligado. Se estivar perdendo pressão muito rápido, pode ser sinal de bico com desgaste e má vedação.
Ricardo Mondini
15/05/2020, 15:57
Outro teste interessante que pode apontar defeito em algum bico é medir o tempo que o rail demora para perder pressão depois de desligado o motor:
O comportamento normal é esse:
TESTE DE QUEDA DA PRESSÃO DO RAIL APÓS O DESLIGAMENTO
ligado e quente
221
2 seg.
16
3 seg.
7
10 seg.
5
20 seg.
3
30 seg.
2
35 seg.
1
2 min
0 ~ 1
alternando
3,5 min
0
estabilizado
Ou seja, a pressão zera após 3,5min desligado. Se estivar perdendo pressão muito rápido, pode ser sinal de bico com desgaste e má vedação.
Poise, o mecânico chegou a fazer essa análise e viu que a pressão do rail não altera muito quando acelera, ja coloquei 4 bicos zeros nos carro, e acredito que seja essa válvula, o problema é que não acusa nada no aparelho, vou trocar a válvula com a do troller do meu pai, e retorno aqui
Walter da Camper
16/05/2020, 15:23
Em acelerações rápidas, a pressão do rail não consegue variar na velocidade necessária, por isso esse sistema utiliza o artifício de elevar inicialmente o tempo de injeção, cuja variação pode ocorrer com a rapidez necessária.
No momento da aceleração o tempo de injeção, inicialmente 0,5 ms, sobe para até 1,5 ms com o carro parado. Andando, se meter o pé rápido pode chegar a 2,4ms. A central comanda a válvula PCV para elevar a pressão do rail e, enquanto esse pressão está demorando para subir, o suprimento de combustível é elevado pelo aumento do tempo de injeção. Á medida que a pressão do rail se eleva, o tempo de abertura dos bicos volta gradativamente ao normal de 0,5ms.
Logo, num teste feito com o carro parado e acelerações rápidas, não haverá aumento significativo da pressão do rail. O melhor teste é andar com o carro em diversas situações com o scanner plugado e ver o comportamento desses parâmetros.
Poise, o mecânico chegou a fazer essa análise e viu que a pressão do rail não altera muito quando acelera, ja coloquei 4 bicos zeros nos carro, e acredito que seja essa válvula, o problema é que não acusa nada no aparelho, vou trocar a válvula com a do troller do meu pai, e retorno aqui
Walter da Camper
16/05/2020, 15:43
Neste desenho dá pra entender o funcionamento da PCV (4).
Ela é controlada por pulsos PWM da central e em situação normal fica parcialmente aberta, deixando boa parte da pressão gerada pela bomba vazar para o retorno (c).
O aumento da pressão se faz com o fechamento da PCV, de modo que o fechamento total faz com que toda a pressão da bomba vá para o rail.
Para evitar que uma quantidade muito grande de diesel circule pela bomba e volte para o retorno em situações de baixa demanda, a válvula VCV (2) controla a quantidade de combustível que entra na bomba. Como ela trabalha com baixa pressão, é muito raro dar pau na VCV.
Ricardo Mondini
24/05/2020, 10:16
Meu problema está associado aos dentes do sensor de rotação, existem uns 4 dentes quebrados, por consequencia traz a leitura errada para o módulo, amanhã irei montar no carro e vou ver se e somente isso
Meu problema está associado aos dentes do sensor de rotação, existem uns 4 dentes quebrados, por consequencia traz a leitura errada para o módulo, amanhã irei montar no carro e vou ver se e somente isso
Faz total sentido Ricardo! Depois poste o resultado, por favor.
Já vi esse sensor quebrar por embreagem mal instalada, que fez voar uma mola no sensor. É uma peça que ninguém espera um defeito e acaba não checando. E realmente, só um erro causa defeito nela... seja em manuseio ou instalação nas adjacências. No seu caso, é bom verificar com cuidado o que de fato causou essa quebra, pois absolutamente, não é comum apresentar um defeito nela.