PDA

Ver Versão Completa : Super Novato ajuda para escolher uma sportage!!!!



oldjanus
31/07/2017, 12:00
Pessoal bom dia!!!!

Primeiramente Agradecio muito qualquer ajuda recebida....Primeiro para o forum entender a necessidade exponho a situacao :
com minha esposa somos montanhistas, para o qual nossas viagens de final de semana sao longos em terreno muito ruim ruim com bagagem (mochilas, cordas etc). apos de destruir dois carros de passeio nobres.... com pouco dinheiro... decidimos por uma sportage 1997 ate 2001 ( é o que orcamento permite...:-( ...) diesel.

ahi descubrimos que existem basicamente dois grupos as curtas e as longas... imagino que se refiere ao comprimento.... e depois as aspiradas e as turbo diesel com intercooler. Nos nao vamos a fazer competiçoes offroad... mas iremos a lugares com muitas subidas ... ( tipo Pico dos marins, serra do lopo, diamantina.... etc) e o carro ira a andar muitos quilometros de chao ruim.....) nao procuramos carro de luxo, carro de mecanica simples que si da pau.... consigamos consertar numa oficina.....

duvida 1: qual melhor a sportage curta ou longa?

duvida 2: aspirada ou turbo com intercooler?

duvida 3: as sportage 96/97 tem um preco de mercado competitivo comparada com as 2001, que daria para investir a diferencia de valor para dar uma revisada na mecanica e deixar ela ok.... duvida cruel.... porque os dois carros sao velhos... as 97 nao pagam mais IPVA mas so encontrei aspiradas... nao turbo diesel... será que vale a pena uma 96/97 e colocar 4000/5000 para deixar a mecanica boa ou é melhor uma 2001?

duvida 4: as peças para concerto ainda encontra ou é so dor de cabeça

duvida 5: todas as sportage que encontrei na faixa dos 200.000 km rodados , o proprietario fala que esta com motor "novo" porque ele ja fiz "o cabeçote", porem sao poucos quilometros para uma retifica de motor diesel..... o motor dela é ruim?

muto obrigado mais uma vez, por qualquer ajuda para eu decidir rsrsr

dario

EDuarte
31/07/2017, 14:06
Seja bem vindo oldjanus.

nao procuramos carro de luxo, carro de mecanica simples que si da pau.... consigamos consertar numa oficina.....
A sportage é um carro muito confortavel, porem não é qquer oficina que sabe mexer.

duvida 1: qual melhor a sportage curta ou longa?
Depende do uso, a longa é 30 cm maior, ideal pra expedições, bagagens, família grande.

duvida 2: aspirada ou turbo com intercooler?
Aspirada tem 70cv, TDI tem 90cv e gasolina tem 128cv (aproximadamente)

duvida 3: as sportage 96/97 tem um preco de mercado competitivo comparada com as 2001, que daria para investir a diferencia de valor para dar uma revisada na mecanica e deixar ela ok.... duvida cruel.... porque os dois carros sao velhos... as 97 nao pagam mais IPVA mas so encontrei aspiradas... nao turbo diesel... será que vale a pena uma 96/97 e colocar 4000/5000 para deixar a mecanica boa ou é melhor uma 2001?
As sportages foram importadas para o brasil de 95 a 2003 , sendo que de 95 a 97 apenas as diesel aspiradas e a gasolina, a partir de 98 apenas gasolina e TDI.

duvida 4: as peças para concerto ainda encontra ou é so dor de cabeça
Peças se encontram com certa facilidade, não é como um carro popular que se acha peças em qquer esquina, a maioria das peças se acha pela internet.

duvida 5: todas as sportage que encontrei na faixa dos 200.000 km rodados , o proprietario fala que esta com motor "novo" porque ele ja fiz "o cabeçote", porem sao poucos quilometros para uma retifica de motor diesel..... o motor dela é ruim?
O motor é muito bom se for bem cuidado e respeitado as manutenções preventivas.
A maioria dos proprietário só quer saber de andar e não cuida, o ponto fraco das sportages é a refrigeração, aquecem e tem que fazer o cabeçote, mas se bem cuidado não dará problemas.
Fiquei com uma 99 gasolina por 9 anos e nunca tive nenhum tipo de problema, o atual proprietário foi e voltou pro Chile tbm sem problemas.

Ps. Pelo visto somos vizinhos.

oldjanus
31/07/2017, 14:27
Muito obrigado EDuarte!!!!!



duvida 1: qual melhor a sportage curta ou longa?
Depende do uso, a longa é 30 cm maior, ideal pra expedições, bagagens, família grande.

Pergunta... como distingo elas? porque nos modelos nao aparece, e procurei alguma tabela da Kia e nao encontrei......

duvida 2: aspirada ou turbo com intercooler?
Aspirada tem 70cv, TDI tem 90cv e gasolina tem 128cv (aproximadamente)

Pergunta: 70 CV parecem fracos para um motor de 4 x4..... voces mexem no motor aspirado para aumentar a potencia ou ele aguanta o tranco?

duvida 3: as sportage 96/97 tem um preco de mercado competitivo comparada com as 2001, que daria para investir a diferencia de valor para dar uma revisada na mecanica e deixar ela ok.... duvida cruel.... porque os dois carros sao velhos... as 97 nao pagam mais IPVA mas so encontrei aspiradas... nao turbo diesel... será que vale a pena uma 96/97 e colocar 4000/5000 para deixar a mecanica boa ou é melhor uma 2001?
As sportages foram importadas para o brasil de 95 a 2003 , sendo que de 95 a 97 apenas as diesel aspiradas e a gasolina, a partir de 98 apenas gasolina e TDI.

Pergunta: na sua opiniao.... valeria a pena investir numa 96/97 aspirada e logo num boa oficina mecanica , ou melhor ir de cara para uma TDI?



duvida 5: todas as sportage que encontrei na faixa dos 200.000 km rodados , o proprietario fala que esta com motor "novo" porque ele ja fiz "o cabeçote", porem sao poucos quilometros para uma retifica de motor diesel..... o motor dela é ruim?
O motor é muito bom se for bem cuidado e respeitado as manutenções preventivas.
A maioria dos proprietário só quer saber de andar e não cuida, o ponto fraco das sportages é a refrigeração, aquecem e tem que fazer o cabeçote, mas se bem cuidado não dará problemas.
Fiquei com uma 99 gasolina por 9 anos e nunca tive nenhum tipo de problema, o atual proprietário foi e voltou pro Chile tbm sem problemas.

Pergunta : a realidade e que me preocupa o consumo do motor a gasolina.... pelo que tenho lido, as diesel fazem em media 12 km/litro em quanto as de gasolina menos que 8 km/litro... para viajens longo acaba fazendo diferenca.....


Pergunta adicional... eu vi algumas sportage que tem cubos nas rodas dianteiras para liberar o eixo ( como as L200 /toyota velhas)... e outras nao... porem o mecanico falou que as sportages nao vem com cubos de fabrica... e que sao colocados por usuarios que fazem offroad? isso é assim mesmo?

si for verdade... esse kit e muito caro? pode ser instalado?

mais uma vez... obrigado!

PS... sim somos vizinhos!!!

EDuarte
31/07/2017, 19:12
Pergunta... como distingo elas? porque nos modelos nao aparece, e procurei alguma tabela da Kia e nao encontrei......
A curta o estepe fica do lado de fora, a grand não.

Pergunta: 70 CV parecem fracos para um motor de 4 x4..... voces mexem no motor aspirado para aumentar a potencia ou ele aguanta o tranco?
A aspirada só tem nos modelos curto, mas mesmo na curta é um pouco fraco pra empurrar o peso da sportage.

Pergunta: na sua opiniao.... valeria a pena investir numa 96/97 aspirada e logo num boa oficina mecanica , ou melhor ir de cara para uma TDI?
TDI

Pergunta : a realidade e que me preocupa o consumo do motor a gasolina.... pelo que tenho lido, as diesel fazem em media 12 km/litro em quanto as de gasolina menos que 8 km/litro... para viajens longo acaba fazendo diferenca.....
As TDI fazem em media na estrada entre 12 e 14 km/l na cidade entre 9 e 10 km/l isso com pneus originais e sem peso dos acessórios. As a gasolina fazem entre 9 e 10 km/l na estrada e entre 7 e 8 na cidade com o pé bem leve e tbm com pneus originais e sem peso dos acessórios.

Pergunta adicional... eu vi algumas sportage que tem cubos nas rodas dianteiras para liberar o eixo ( como as L200 /toyota velhas)... e outras nao... porem o mecanico falou que as sportages nao vem com cubos de fabrica... e que sao colocados por usuarios que fazem offroad? isso é assim mesmo?
As sportage tem roda livre automatica, porem não são confiaveis, sempre nos deixa na mão, por isso optamos pelas manuais.

si for verdade... esse kit e muito caro? pode ser instalado?
Em torno de 550,00

Se quiser passar aqui pra batermos um papo e te passar as informações que vc precisa fique a vontade, meu zap é 98130-1050

[]s
(DU)

mfdomingues
01/08/2017, 12:09
oldjanus
Boa tarde e seja bem vindo.

Bom, o Duarte explicou quase tudo sobre sportage, recomendo que vá até a casa dele e sim e converse muito, ele é fera em Sportage, para você ter idéia moro na zona norte mas levo a minha até SBC para ele trabalhar.

A Sportage é um ótimo carro desde que bem tratado, cuidado com os mecânicos, muitos nem viram uma sportage de perto, não que a mecânica seja complicada, mas, é melhor alguém que já conhece do que alguém que possa lhe dar dor de cabeça.

Eu tive uma diesel, deu muita dor de cabeça, agora estou comprando uma gazu, daqui a pouco chega, digo que a Diesel é mais econômica sim e o motor tem muito torque, mas, não tem arrancada e nem final, o contrário das gasolinas que perde no torque, mas ganha em final no motor, são estilos diferentes de viaturas. Se apenas você e sua esposa vão utilizar recomendo a curta, terá menos peso para puxar, cabe muita coisa e tem ângulos de entrada e saída melhores na terra.

rDuran
02/08/2017, 10:18
Se vocÊ tem paciência e não gosta de andar acima de 110, vá de TDI,
diesel aspirada além de ser MUITo díficil achar uma que esteja prestando, quem tem não vende
o mesmo ocorre em 90% dos casos da TDI.

Eu tenho spoetage desde 2001, 2002, sai da gasolina em 2011 pra ir pra TDI, só alegria, demorei muito pra escolher ela pra achr uma q o motor estava prestando, e prestou não deu dor de cabeça.

Unica coisa é que ela não tem velocidade final e se vc exigir aumenta a temperatura, a gasolina andava "tranquilo" a 140, tranquilo entre aspas porque não é um veiculo seguro, afinal é um jipinho com concepção de 1993.

Fazer passeios, curtir o 4x4, subir morro, recomendo a tdi
se gosta de viajar muito por estrada de velocidade, vá de gasolina


Edit:
Tem todo progresso (ou não) com minha sportage nesse tópico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/163712-jabiraca-sportage-2001-sas-motor-toyota.html

oldjanus
02/08/2017, 14:05
Se vocÊ tem paciência e não gosta de andar acima de 110, vá de TDI,
diesel aspirada além de ser MUITo díficil achar uma que esteja prestando, quem tem não vende
o mesmo ocorre em 90% dos casos da TDI.

Eu tenho spoetage desde 2001, 2002, sai da gasolina em 2011 pra ir pra TDI, só alegria, demorei muito pra escolher ela pra achr uma q o motor estava prestando, e prestou não deu dor de cabeça.

Unica coisa é que ela não tem velocidade final e se vc exigir aumenta a temperatura, a gasolina andava "tranquilo" a 140, tranquilo entre aspas porque não é um veiculo seguro, afinal é um jipinho com concepção de 1993.

Fazer passeios, curtir o 4x4, subir morro, recomendo a tdi
se gosta de viajar muito por estrada de velocidade, vá de gasolina


Edit:
Tem todo progresso (ou não) com minha sportage nesse tópico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/163712-jabiraca-sportage-2001-sas-motor-toyota.html

Opa!!!! Mutio obrigado!!!!!
A verdade que esse assunto de encontrar uma que preste é verdade... eu ja vi umas 6... e estabam acabadas.... mas o engracado é que todo proprietario te fala que esta zerada rsrsrs... mas vou conseguir
sds

rDuran
02/08/2017, 14:44
Opa!!!! Mutio obrigado!!!!!
A verdade que esse assunto de encontrar uma que preste é verdade... eu ja vi umas 6... e estabam acabadas.... mas o engracado é que todo proprietario te fala que esta zerada rsrsrs... mas vou conseguir
sds


Proprietário falando "Zerada" "motor recém feito" passe longe, pq se o cara gastou 10, 12mil pra fazer o motor, e ficasse bom, o cara não vendia...

Tranquilo
03/08/2017, 13:11
Prezados, sou novato em relação ao veículo, adquiri minha TDI curta 2001 a 18 meses. Até o momento só alegria!!
Procurei bastante e segui as orientações das inúmeras postagens deste fórum. Minha SPT ta com a pintura um pouco surrada...tem silicone nas pinças de freio, mas é toda original e tem tudo funcionando. E como sempre o rDuran, certeiro. Enquanto estava procurado, encontrei este tipo "zerada motor feito", mas graças a contribuição do fórum, não entrei nessa e fiquei com a opção motor usado que aparentemente nunca foi aberto.