PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Acessórios



Cesar Boschetti
31/03/2006, 22:22
Olá pessoal!
Seguindo a sugestão do Giovani, tomei a liberdade de criar os temas que já havia proposto anteriormente. Sei que talvez isso não seja do agrado de todos, mas alguém tinha que dar o pontapé inicial de algum modo. Depois podemos acertar as coisas de forma a ir ao encontro do gosto da maioria.

Vamos tentar organizar os tópicos dentro de algumas categorias mais importantes. Por exemplo, podemos aqui dentro deste tema - Acessórios - tratar de:

estribos, faróis de neblina ou milha, quebra mato, protetores de carter, de caixa, de tanque, rack ou gaiola no teto, snorkel, peito de aço, engate, guincho, adaptações de parachoque etc..

Abraços a todos

Cesar Boschetti
01/04/2006, 21:05
Boa noite pessoal,

Aproveitando a deixa deste tópico, eu gostaria de proteger melhor a parte de baixo de meu Sportage. Ele veio com um peito de aço por baixo do para-choque, mas que não chega a proteger o carter nem a caixa de mudaças. Felizmente o dono anterior não gostava muito de terra, barro e areia. Abaixo tem uma foto mostrando a integridade e conservação por baixo do Jipe. Estou pensando em mandar cortar uma chapa de 1/8 de polegada de espessura e soldar uma cantoneiras ou "Ts" para reforço. Olhando por baixo existem alguns furos e suportes que parecem ser para este fim.

Alguém no grupo já fez isso?
Alguém comprou essa peça? Quanto custa? É fácil achar?

Abraços,

Amostardeiro
01/04/2006, 22:36
César

A casa nova ainda tá meio estranha, mas vamos lá.

Eu já pensei em fazer um peito de aço de verdade, mas para o meu uso não é necessário, os únicos que sei que colocaram é o pessoal que participa de ralis, etc com Sportage, mas creio ser bastante fácil já que há vários pontos de fixação prontos no chassi.

Dá uma olhada nas mensages de um cara do Rio que aqui no forum usa o nome sportagecbp, ele tinha uma 97 com peito de aço ou aluminio, não lembro, feito sob encomenda.

Abraço

Amostardeiro
02/04/2006, 17:35
Pessoal

Lembro de alguém perguntando sobre instalação de guincho na Sportage, pois revirando umas página na rede achei uma com o guincho e o para choque original, anexo a foto;fora isso a viatura tá bem alta, comparem com a de tras.

Abraço

Fernando Costa
02/04/2006, 23:46
Pessoal

Lembro de alguém perguntando sobre instalação de guincho na Sportage, pois revirando umas página na rede achei uma com o guincho e o para choque original, anexo a foto;fora isso a viatura tá bem alta, comparem com a de tras.

Abraço

Acho que essa está com pneus 235/75 e lift na suspensão. Fica muito mais bonito que a original eheheheh! :D

Não entendo de guincho, mas acho que esse só entrou cortando o para-choque. É uma boa solução.

Amostardeiro
02/04/2006, 23:51
Fernando

Não foi esta que vi pessoalmente em Porto Alegre, mas não é preciso cortar o para choque, não aparece direito na foto.

Abraço

Fernando Costa
02/04/2006, 23:55
Fernando

Não foi esta que vi pessoalmente em Porto Alegre, mas não é preciso cortar o para choque, não aparece direito na foto.

Abraço

Amostardeiro,

Fiquei curioso, onde e como é preso o guincho então? :pensativo:

Abraço.

Amostardeiro
03/04/2006, 00:08
Fernando

Não sei se tu tens o manual, pois nele fala no ponto de fixação do guincho, dá uma olhada na frente atras do para choque, vais ver uma travessa do chassis com furação e tudo para a instalação do guincho, acho que para Sportage precisa no máximo um de2 ton.

Abraço

Fernando Costa
03/04/2006, 00:09
Pessoal,

Achei um tópico muito interessante sobre peito de aço artesanal para o Vitara. Sei que todo mundo sabe usar a ferramenta pesquisa, mas não custa nada colocar aqui :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11353&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=protetor+c%E1rter

Acho que em termos de jipe o Vitara é o parente mais parecido da Sportage, então o que for bom para o Zuk não custa nada adaptar para as nossas Sport´s.

A Sportage já vem com uma proteção de tanque original (ainda bem), mas tem desguarnecido o cárter, que, embora elevado, não está isento de ser furado por uma pedra.

Usando as dicas do tópico, a chapa deveria ter de 2 a 3mm, furos para escoar água e lama, e ser bi-partida, para facilitar a remoção. Há vário parafusos prontos para receber as chapas sob o carro, bem como furos nas travessas, outros parafusos poderiam ser soldados caso necessário.

Necessitaria apenas um pioneiro que levantasse o carro e tomasse as medidas do protótipo, assim como fez o dono do Vitara citado, eheheheheh! :dance:

Até mais.

Fernando Costa
03/04/2006, 00:23
Fernando

Não sei se tu tens o manual, pois nele fala no ponto de fixação do guincho, dá uma olhada na frente atras do para choque, vais ver uma travessa do chassis com furação e tudo para a instalação do guincho, acho que para Sportage precisa no máximo um de2 ton.

Abraço

Amostardeiro,

O meu manual é do modelo TD 2000 (que manualzinho fraco!), já olhei e não achei referência ao ponto de colocação do guincho.

A travessa dianteira do chassi eu conheço, muito robusta, mas fica ~15cm abaixo do topo do para-choque e ~15cm para dentro também. Então para apoiar o guincho sem cortar o para-choque teria que cortar a grade frontal e descer, estou certo??

Abraço.

Cesar Boschetti
03/04/2006, 10:32
Olá para todos,

Estou planejando me deitar em baixo do carro para tentar medir e fazer o croqui de um possível protetor de carter. Assim que tiver essas medidas vou postar aqui para que possamos fazer um projeto de protetor a "N" mãos.

[]s

Amostardeiro
03/04/2006, 11:45
Fernando

Na real tem que fazer um suporte para o guincho que saia para fora, assim não é necessário cortar ou substituir o para choque original como a maioria faz, é o caso da viatura da foto.

Abraço

Fernando Costa
03/04/2006, 16:33
César,

Não precisa tanto sacrifício :lol: Com alguns trocados dá para usar um destes elevadores nestas lojas de troca de escapamentos, eu já tinha pensado nisso, afinal deitar embaixo da Sportage não é muito confortável, eheheheh!

Abraço.

Amostardeiro
03/04/2006, 17:15
Pessoal

Eu não estou pensando em fazer um peito de aço, mas vou fazer um "quebra mato", na verdade vou fazer um suporte para faroletes, os de neblina são, digamos, necessários aqui no sul, quando ficar pronto posto as fotos, agora já estou na era digital.

Abraço

panzer
04/04/2006, 10:40
Muito bom este novo formato de topicos divididos!!! Mas não estou conseguindo visualizar as fotos, por ex. a do sport que tem o guincho, e pelo que notei outros conseguiram,alguma dica?
abraço
Panzer.

comenale
04/04/2006, 20:06
Pessoal,

Estou com o Panzer.... também não consigo ver as fotos :evil:

Está havendo algum problema?

Com relação ao novo formato do fórum, gostei muito. Agora fica tudo organizado.

Parabéns a todos :palmas:

NeRo
04/04/2006, 20:24
Estou vendo normal... :pensativo: Será que não é versão de navegador? :|

Cesar Boschetti
04/04/2006, 20:57
Olá pessoal,

Eu já havia visto a foto do Sportage com guincho, mas agora a foto sumiu.

Nero, acho que a foto foi retirada sem querer do ar.

[]s

Cesar Boschetti
04/04/2006, 21:00
Pessoal!

Deleta mensagem anterior!

A foto agora aparece.
Acho que é problema do cache do Navegador ou reflesh da página.

[]s

comenale
05/04/2006, 08:25
Pessoal,

Agora parece que tudo voltou ao normal. Já consigo ver as fotos :lol:

Em relação ao guincho, me parece que é necessário alguma adaptação no formato de uma mesa e esta tem que ser fixada na travessa do chassi.

Cesar Boschetti
06/04/2006, 22:08
Boa noite pessoal,

Parece que algumas mensagens sairam do ar.
Mas é assim mesmo. Toda mudança acarreta alguns transtornos temporários.

Por isso lá vai minha dúvida de novo.
É meio boba, mas me irrita de vez em quando.
Alguém sabe como desmontar a gavetinha que fica no apoio de braço central?
Já tentei de tudo e não consigo ver como tirar a gaveta sem forçar e quebrar alguma coisa?

[]s

Amostardeiro
06/04/2006, 23:26
César/ Pessoal

É verdade duas ou tres mensagens minhas evaporaram, eram sobre os seguintes assuntos:

- Qual gavetinha ??? a que esta acima do cinzeiro traseiro é um porta copo, por sinal meu filho adora, se não tem a parte interna deve estar quebrado.

- Alguém sabe de um para choque de impulsão que possa ser adaptado na Sportage, vi um da Courier que acho que serve, também vi umas fotos, acho que do Comenale, de uma viatura com este acessório, pergunto é adaptado ??? Qual é???

Abraço

Cesar Boschetti
06/04/2006, 23:30
Amostardeiro,

A gavetinha que falo é a que fica dentro do descança braço central. Não é o porta copo do cinzeiro não.
O descança braço central pode ser basculado para trás e dentro dele tem uma gavetinha que se abre também para trás. A minha está folgada e não para fechada. Eu gostaria de desmontar para tentar ajustar.

[]s

Amostardeiro
06/04/2006, 23:40
César

A gavetinha que tu falas é um prolongamento do descanso de braço, só que ele tem ou tinha uma trava, para evitar de abrir e fechar, que fica do lado esquerdo da dita cuja, é um botãozinho, tem que aperta- lo para a "gavetinha" andar pra frente.

Por fim, não sei como desmontá -la.

Abarço

comenale
07/04/2006, 16:23
- Alguém sabe de um para choque de impulsão que possa ser adaptado na Sportage, vi um da Courier que acho que serve, também vi umas fotos, acho que do Comenale, de uma viatura com este acessório, pergunto é adaptado ??? Qual é???

Olá Amostardeiro,

Realmente o para choque de impulsão que tenho na viatura é uma adaptação.
É um modelo fabricado pela Keko e foi instalação aqui em SP.
Não sei informar se é de algum modelo específico mas na ocasião da compra/instalação foi o modelo que menos precisava de adaptações.

Amostardeiro
07/04/2006, 22:13
Comenale

Eu desisti de adaptar um, já comprei um tubo de parede grossa, pena que é 1,5 polegadas de diametro, é o máximo que posso dobrar na oficina que levo a viatura, o cara tem todo o equipamento para o serviço, pois fabricava gaiolas.

Abraço

Assero
09/04/2006, 01:59
Amostardeiro,

A gavetinha que falo é a que fica dentro do descança braço central. Não é o porta copo do cinzeiro não.
O descança braço central pode ser basculado para trás e dentro dele tem uma gavetinha que se abre também para trás. A minha está folgada e não para fechada. Eu gostaria de desmontar para tentar ajustar.

[]s

Cesar,
Eu tinha postado uma resposta... mas ela sumiu!
Então vamos repetir:

1- Abra o console (descansa braço) e solte a dobradiça - dois parafusos philips.
2- Com muito cuidado, solte o limitador da tampa. É uma peça de plático em arco. Na extremidade móvel tem uma especie de bifurcação da peça, formando uma mola. Com um pouco de jeito é relativamente fácil retirá-la.
3- Com a peça nas mãos, vire-a de cabeça para baixo e solte os parafusos que fecham o conjunto (se não me engano, são quatro ou cinco).
4- Pronto. Sua gavetinha está livre.

Certamente ela está brindo porque perdeu ou quebrou a mola retentora.
Eu coloquei uma chapa fina de aço (cerca de 0,2 milímetros) com 10 mm de largura.
O desenho é mais ou menos assim:
____________/|__

O bico serve para travar a gaveta fechada. (desculpe o desenho

Creio que você não terá problemas em trabalhar com isso.
Estava anexando um desenho em corel (que eu fiz apenas de lembrança, pois quando mexi na minha, não anotei as medidas - apenas fui experimentando), mas descobri que a extensão cdr não é permitida. Converti então para jpg.

Um abraço.
assero

Cesar Boschetti
09/04/2006, 16:43
Assero,

Valeu a dica.
Era o quinto parafuso meio oculto na cantinho que eu não havia localizado na minha tentativa. Seguindo sua orientação achei o dito cujo e resolvi o problema.

[]s

bioranieri
12/04/2006, 01:34
Pessoal,

Alguem sabe qual é a medida dos falantes da porta da frente da sportage?

comenale
12/04/2006, 07:51
Bioranieri,

Todos os falantes da Sportage tem a mesma medidas, todos são de 5".

bioranieri
12/04/2006, 09:45
Os traseiros da minha são de 6".

Os da frente são menores com um acabamento específico, pensei que fossem de 4'


Abs, Fabio.

Amostardeiro
12/04/2006, 12:00
Pessoal

Alguém já colocou bagageiro na viatura??? Existe algum que não precise furar o teto :putz: ??? Acho um crime furar a lataria da viatura.

Abraço

Maverickturbo
12/04/2006, 15:13
bioranieri,
Os traseiros são de 6 mesmo. Os da frente são de 5 e ñ da pra colocar de 6 pq pega no vidro quando vc abaixar ele.

NeRo
12/04/2006, 21:03
Alguém já colocou bagageiro na viatura??? Existe algum que não precise furar o teto :putz: ??? Acho um crime furar a lataria da viatura.
Que eu saiba, só da Thule.
www.thule.com.br
Abraços

Amostardeiro
12/04/2006, 22:37
Nero

Que eu saiba também, mas eu vi uma na rua com um bagageiro diferente, por isso coloquei a pergunta; não tenho a minima vontade de furar o teto para colocar um, sei que andam colocando o da ECAsport, mas tem que fazer seis furos por lado.

Abraço

NeRo
12/04/2006, 22:49
Ah tá... bão... furar o teto é besteira, na minha opinião, assim como na sua. :roll:
Se você for de rack transversal mesmo... vai de Thule, é a única marca que sei que presta. :mrgreen:
Abraços

bioranieri
13/04/2006, 01:47
Alguem sabe qual modelo de farol de milha da Donatti serve no local original farol auxiliar do Sportage?

comenale
13/04/2006, 07:54
Nero

Que eu saiba também, mas eu vi uma na rua com um bagageiro diferente, por isso coloquei a pergunta; não tenho a minima vontade de furar o teto para colocar um, sei que andam colocando o da ECAsport, mas tem que fazer seis furos por lado.

Abraço
Amostardeiro,
Creio que deve ter algum modelo que não precisa de furação na lateria (é um crime :discordo: ), porque quando comprei minha viatura tinha marcas do apoio do bagageio no teto, só que o antigo dono tirou! :(

Amostardeiro
13/04/2006, 11:20
Comenale

Vou seguir na busca, pois penso em instalar um para eventuais necessidades, sabe como é, apesar da resistência familiar sonho em fazer umas viagens mais longas.

Abraço

Assero
13/04/2006, 12:33
Pessoal

Alguém já colocou bagageiro na viatura??? Existe algum que não precise furar o teto :putz: ??? Acho um crime furar a lataria da viatura.

Abraço

Amostradeiro,
Raciocine comigo:
1- A sportage não tem calhas.
2- O teto é completamente liso.
3- Não há nehum ponto de fixação previsto para bagageiro.

Portanto, você tem duas opções:

1- furar o teto e colocar um bagageiro adaptado ou as longarinas originais
1a- aqui fica uma questão de proço e de gosto:
1aa- longarinas originais, sob encomenda em uma autorizada, custam perto de R$2000,00 e nescessitam de 6 ou 9 furos (não sei bem) de cada lado do teto para serem fixadas. Necessitam de 2 travessas para poder carregar qualquer coisa (e estas travessas costumam custar pelo menos R$500,00 - ver site da thule nesta página).
1ab- Bagageiro da Eco, trabalha com dois trilhos fixados no teto por meio de 6 ou 7 furos de cada lado. Custa cerca de R$400,00 colocado. Acho que distribui melhor o peso(por se apoiar em toda a extensão do teto) e as travessas podem ser retiradas, ficando os trilhos fixos no lugar.
1ac- você pode adaptar um bagageiro da Keko, que já tem os trilhos e as barras transversais. Custa cerca de R$500,00 colocado e necessita de 6 furos no teto de cada lado.
1ad- Vecê pode ainda adaptar as longarinas da fiat weekend ou da Doblo. Darão um pouco mais de trabalho para adaptar, precisam de barras transversais e 6 furos no teto de cada lado.

2- Colocar bagageiros que se encaixam entre as portas e seus batentes (ver site da Thule).
Não precisam de nenhuma furação no teto e podem ser colocados e retirados em casa mesmo, mas... possibilitam a entrada de água no carro, com certeza marcam a pintura do carro nos locais onde se apoiam, não te dão nenhuma segurança de que não vão se soltar quando tranportando algo um pouco mais pesado e - o mais importante - SÃO FEIOS PRÁ CACETE!!!

Veja que mesmo os originais precisam de furação no teto!
Então é isso: Ajoelhou, tem que rezar!

Espero ter te ajudado.
um abraço.
assero

Amostardeiro
13/04/2006, 16:29
Asero

Acho que vou é abandonar a idéia de colocar um bagageiro e "atulhar" até o teto, com os bancos rebatidos, :putz: pobre domeu filho que vai ficar apertado, ma assim não me incomodo muito.

Abraço

Topgun
24/04/2006, 14:24
Senhores,
Faz tempo que não escrevo neste Forum, mas como desta vez posso expressar minha experiência aqui vai: Colocar um bagageiro na minha Sportage foi a melhor coisa que fiz!
Instalei um bagageiro paralelo da Ecosport, não ficou feio(nem bonito), e instalei junto uma caixa aerodinâmica, a minha é Tortubag, vende pela www.autoz.com.br ( http://www.autoz.com.br/shopping/loja/Detalhes/Default.asp?ProdutoID=3408&ItemID=1 ).
Apesar da aparência grande o porta-malas da sportage curta é do mesmo tamanho do Gol, sendo necessário colocar coisas até o teto para acomodar a bagagem da família, com o bagageiro tudo mudou, o pessoal vai confortável, e ainda dá para comprar badulaques,aquele vaso de planta, até oferecer uma carona antes impensável sem o bagageiro.
portanto caro amigo Amostardeiro, instale um bagageiro, são parafusos de pressão, não mexem na tapeçaria como pensava, e o conforto é fantástico, coloquei até um dvd no carro, poupe seu filhote!
Espero ter ajudado.

jlguimarães
24/04/2006, 16:03
Boa tarde galera.
tambem tomei a mesma iniciativa do topgun coloquei um bagageiro e fui pro abraço(bagageiro do ekasport não entra água e ficou legal esteticamente) sei que doi furar o teto da viatura (na estalação sai até de perto pra não ver) mas é o padrão do original.


um abraço a todos.

Amostardeiro
24/04/2006, 16:31
Jlguimarães

Vou pensar no caso, mas acho que vou ficar com o atrlho dentro da viatura mesmo.

Abraço

comenale
25/04/2006, 08:20
Bom dia Pessoal,

Estou precisando comprar o protetor/capa para o estepe.

Alguém pode me dar alguma dica?

Gostaria, mesmo, do modelo original em forma de "X", mas o preço $$$ :shock:

Será que há algum modelo no paralelo?

MarcSport
25/04/2006, 10:55
Comenale

Veja no link abaixo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-42451584--capa-estepe-rigida-sportage-ecosport-crossfox-_JM

Amostardeiro
25/04/2006, 19:05
Bom dia Pessoal,

Estou precisando comprar o protetor/capa para o estepe.

Alguém pode me dar alguma dica?

Gostaria, mesmo, do modelo original em forma de "X", mas o preço $$$ :shock:

Será que há algum modelo no paralelo?

Comenale

A minha, também não tem o protetor, porsinal que protege muito pouco, existe um em lona com o logo Kia muito bonito, acho que é vendido nas concessionárias.

Abraço

comenale
25/04/2006, 20:16
MarcSport e Amostardeiro,

Valeu pelas dicas, vou pesquisa-las :concordo:

sportagecbp
30/04/2006, 12:28
Pessoal, depois de ter penado quase 5 anos sendo um dos poucos a ter Sportage e afim de fazer alterações, é com satisfação que vejo aqui no site um monte de gente que finalmente descobriu que a Sportage é um excelente carro, e com essa comunidade trocando informações com certeza vai fazer a vida de voces mais fáceis que foi a minha...
Já sofri muito preconceito quando comecei a fazer umas trilhas leves junto a samurais, vitaras, pajeros e ate mesmo lands... poucas foram as vezes em que eu fiquei "pegado" e que outros carros nao ficaram...
O apoio ZERO da Kia me fizeram ter que descobrir o caminho das pedras para deixar o carro mais confiavel e melhor no off road. Algus sites lá fora me ajudaram tambem.
Vejo que o maior problema que enfrentei foi a falta de conhecimento por parte do mercado em relação ao carro, dai o preconceito. Vi diversas discussões onde muitos dizem por exemplo que~"vitara é muuuuuito melhor do que Sportage". Nunca ninguem soube explicar de forma TECNICA por que desta afirmação, simplesmente por que ela não é real.
Eu não discuto o fato de que realmente existem muito mais acessorios disponiveis para suzuki do que para Kia (o que não é verdade na Coreia pelo menos...) Mas mecanicamente falando fica até dificil discutir com quem realmente conhece engenharia de automoveis. Li muito a respeito do chassis do sportage, que ja foi considerado state-of-the-art e foi desenhado pela porsche. Ja li muito sobre o motor FE3 (gasolina) que é considerado MUNDO afora um dos melhores motores para se mexer (motor Mazda) e por ai vai.
Todos os problemas que tive com o carro foi em decorrencia de manutenção incopetente por parte dos mechanicos que existem no RJ.
De qq forma não tenho delegação da Kia para falar bem do carro, não me pagam por isto, alem do mais foi bom enquanto durou, mas estou movendo em frente, por isso a Sportage para mim está na história... Tanto que meu sonho de consumo hoje é uma Sorento, que na verdade é uma verdadeira Sportage Muitissimo Melhorada (A nova Sportage é na verdade um Kia Cerato estilo off road (tipo Ecasport).
Bom hj tenho uma Discovery, que tem capacidades off-road fantastica, mas ja estou começando a achar que ela é grande demais....
Portanto para finalizar, quero dizer que o Sportage me deu muitas alegrias e com certeza vai dar a todos vcs tambem!

sportagecbp
30/04/2006, 12:42
Pessoal

Lembro de alguém perguntando sobre instalação de guincho na Sportage, pois revirando umas página na rede achei uma com o guincho e o para choque original, anexo a foto;fora isso a viatura tá bem alta, comparem com a de tras.

Abraço
Povo, o pessoal da Sun Motors de POA, dona do carro da foto, é a unica referencia boa que tenho de gente competente para alterar sportages.
No entanto, apesar da foto apresentar uma adaptação "limpa", o posicionamento do guncho é totalmente equivocado, pois está muito alto em relação ao chassis.... queria ver um guincho desses funcionando a plena carga... a força a ser feita é muito maior do que se ele estivesse corretamente posicionado, o que é o mais alinhado com o chassis quanto for possivel... Tirando que pelo que ando vendo no mundo off road, e por experiencia propria, nada me tira da cabeça que o suporte envergaria para frente... mas tudo bem, não sou o dono da verdade...

Maverickturbo
30/04/2006, 18:53
sportagecbp,

Meu pai tambem enfrentou dificuldades no começo. Segundo as revendas Kia, era impossivel levantar o carro. Isso tirando o pessimo atendimento deles. Mas a sportage realmente é um veiculo muito bom, muito forte. Conhecendo ela, sabendo os problemas que ela costuma dar e o sintomas antes de um efeito pior, ela é um carro muito tranquilo de manutenção. Eu estava interessado no seu parachoque e no seus protetores inferiores, mas acho que o frete do rio pra sp desses itens vai acabar saindo muito caro. Talvez se mais pessoas começarem a acreditar no potencial da sportage e começarem a aparecer kits e acessorios pra ela, ai sim podemos avaliar se ela ñ é boa.

Fernando Costa
01/05/2006, 18:54
Pensei muito antes de comprar um 4x4, já estava decidido a comprar uma Ranger mas foi o tópico "Sportage - esse Koreano aguenta" que me fez decidir pela Sportage TD curta, que atendia melhor minhas necessidades: manutenção barata, seguro barato, simplicidade mecânica, grande por dentro e confortável, sem ser um "trem" como as pick-ups.

Até então, tudo o que conhecia do carro eram impressões preconceituosas.

1. Diziam que a suspensão era "frágil", nada mais falso, ela aguenta pra kct., apenas é macia demais, devido à escolha dos projetistas, quem não gostar basta trocar as molas originais, fácil de resolver.

2. Quando do lançamento dos modelos 99 em diante, li opiniões de jornalistas reclamando do acabamento, que seria "fraco", só porque as coifas das alavancas de câmbio e tração seriam presas por cadarços! :discordo: Pois a minha já tem 06 anos de uso e o acabamento está impecável, os "cadarços" contunuam lá, mas coifas, painéis, forrações de portas, bancos, está tudo como novo. Bem diferente dos Vitaras que já vi, que com a mesma idade já apresentavam rasgos nas forrações das portas e aparência envelhecida.

Até mais.

Amostardeiro
02/05/2006, 19:08
Fernando

O problema é que para Sportage temos que fazer praticamente tudo, como falou oClaudioos caras da Sun Motors faziam umas adaptações legais a questão eram os $$$ :parede: , além deles em Poto Alegre tinha outra ofcina boa mas também mordia para kct.

Abraço

danilobelmonte
12/05/2006, 20:29
Ola. Amigos.
Sou novo nesta lista, mas ja ando de Jipe a mais de 10 anos...

A um ano atras querendo me livrar de um Jeep Ford 75 que eu ja tinha a 8 anos... Acabei pegando uma Sportage 97 Diesel, que estava encalhada na loja de um "amigo".

Eu sei que o que a principio eu pensei ter pego uma bomba! Acabei gostando muito do carro. Inclusive corri o Rally Mercosul do ano passado com o patrocinio da Kia Motors Brasil.

Agora o carro que eu usava apenas as vezes para viajar virou o meu carro do dia a dia pois vendi um Celta 2005 que eu usava para trabalhar.

Agora to dando um trato na menina!
E um item que me faz falta é o bagageiro!
O pessoal que colocou e ficou satisfeito aqui de Sampa City.
Pode me passar os endereços ou telefones para eu fazer uma pesquisa de preços?

Abraços.

Fernando Costa
13/05/2006, 16:21
Daniel,

Bem-vindo ao fórum. Adquiri a minha Sport trocando o Celta da patroa... Ela adorou. :concordo:

Se tiveres alguma foto do Rally, pode postar.

Abraço.

danilobelmonte
13/05/2006, 19:55
Mandei um MP para voce!
Queria mais informações sobre os calços da suspensao dianteira da sua Sportage.
E tambem sobre as molas de Omega.
Mais fotos e detalhes sobre a fixacao da mola e do calço...

Quando preparei o carro para o Rallys eu coloquei os amortecedores da Besta GS 16.
Troquei as molas tb a dianteira coloquei a original ZERO e na traseira coloquei a da Zafira... Que nao aguentou nem metade do Rally acabou cedendo. Mas como usava pouco o carro deixei ate hoje.

Agora com a reforma geral que estou fazendo vou trocar quase tudo...
Inclusive ja comprei pneus BFGoodrich 235/75-15

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=255742#255742

Neste topico coloquei info sobre estes pneus que sao infinitamente melhores que qualquer outro...

Abraços.

Maverickturbo
13/05/2006, 20:18
danilobelmonte,

Alguem do forum que ñ me lembro agora, usou na frente as molas da besta GS9. Segundo ele, elas são um pouco mais grossas e evitam que as molas acabem batendo os elos. Eu tbm uso os amortecedores de besta GS16, soq so na traseira. Quero testar como vai ficar o curso do carro agora e ver se as minhas molas com calços ñ vão pular fora do lugar.

danilobelmonte
13/05/2006, 20:29
Putz...
Maverick!

Se eu soubesse essa da mola de Besta na Frente!
Qd torquei molas e amortecedores, fiquei com medo de mudar a frente, ate mesmo de levantar fiquei com medo... nao conhecia o carro, etc, etc.

Mas no Rally ela dava final de curso na frente toda hora! O que acabou detonando os batentes do amortecedor.

Depois do Rally quase nao usei mais o carro so algumas viagens de fim de semana...
Estradinha de terra... entao minhas molas doianteiras sao ZERO...
Trocar agora eh $oda, as traseiras tenho que trocar pois as da Zafira que eu coloquei nao aguentaram nem 5 dias de rally!

Abraços.

Fernando Costa
14/05/2006, 19:05
Queria mais informações sobre os calços da suspensao dianteira da sua Sportage.
E tambem sobre as molas de Omega.
Mais fotos e detalhes sobre a fixacao da mola e do calço...

Quando preparei o carro para o Rallys eu coloquei os amortecedores da Besta GS 16.
Troquei as molas tb a dianteira coloquei a original ZERO e na traseira coloquei a da Zafira... Que nao aguentou nem metade do Rally acabou cedendo. Mas como usava pouco o carro deixei ate hoje.



Danilo,

Sobre os calços e molas, postei muita informação tanto no tópico antigo quanto no novo. Mando o link do tópico antigo que tem detalhes da mola do ômega e prolongadores de amortecedor (pág. 25) e foto do prato da mola com parafusos maiores e calço de borracha (pág. 26). Não esqueça de estar logado para visualizar as fotos. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18389&postdays=0&postorder=asc&&start=500

Quanto ao calço, a melhor opção é poliuretano alta densidade, só que igualmente mais caro, acho que R$ 150,00 a 200,00 o par.

Abraço.

jlguimarães
14/05/2006, 23:12
Danilo Belmonte.
Tenho molas na traseira (omega suprema 2.2 traseira) já rodei 40.000km e não sedeu nada e a traseira é bem firme(tambem tem tanque de GNV) sinto que seria bom um amortecedor mais lento pra travar mais o retorno da mola mas mesmo com o amortecedor original não há problema algum e não precisa de adaptação é só tirar uma e colocar a outra.
tambem já usei a da besta traseira cortada na dianteira fica bom mas precisa de retrabalho no amortecedor a carga de retorno é maior que a original mas com esse conjunto e um bom jogo de amrtecedores retrabalhados pode pular a vontade, só não serve pro dia a dia porque perde o tradicinal conforto da sport.vou postar depois como ficou minhas molas traseiras.


um abraço.

jlguimarães
16/05/2006, 23:34
Danilo Belmonte.
Segue as fotos da mola na traseira com amortecedores originais(omega suprema 2.2 traseira :concordo: ) e foto da mola traseira da besta GS 9.
Utilisei esta mola para faser uma trilha que tinha muitos saltos e ela aguentu bem o tranco só fica um puco dura para o dia a dia.



Um abraço.

danilobelmonte
26/05/2006, 15:27
Guimaraes...
Minha Sportage ja esta no mecanico com a suspensao desmontada!
Ela ja tem os 4 amortecedores da Besta GS16.
Na traseira vou acrescentar as molas do Omega 4cc (lado esquerdo que sao mais altas).
Agora na dianteira tenho uma duvida...
Eu ja estava com amortecedor da Besta GS16 so que no Rally e em algumas trilhas sempre dava fim de curso.
Tanto que arrebentei duas vezes os batentes de amortecedor...
Sera que so levantando com os calços de Poliuretano eu ja acabo com este "defeito" ?

Abraços

jlguimarães
27/05/2006, 23:19
Danilo.


Para uso urbano sim mas em trilhas pesadas ou Rally as molas originais não aguentam o tranco, o calço somente afasta a carroceria do pneu pra aumentar o curso o amortecedor e mola tem que ser maiores.
Quando coloquei as molas da besta o carro ficou bem levantado mas acontecia o inverso da mola original dava fim de curso pra cima por isso tive que cortar a mola, fica muito bom na trilha pesada ou saltos mas no uso diário perde o conforto.
Estou pensando em mandar preparar as molas inteira da besta em um molero para ficar com a dureza intermediaria acho que vai dar serto :stop: .
Uma curiosidade a Kia te ajudou em que em recursos de melhoria pra vc correr o rally. Porque aquí em Brasília Kia é só um nome mal falado :D !

Cesar Boschetti
09/07/2006, 21:14
olá pessoal

estou postando aqui só para puxar o topico para data atu8al, pois muitos usuários ainda não se deram conta dos ajustem que precisam ser feitos por cada usuário, de acordo com as preferências pessoais.

[]s

dficonsult
11/07/2006, 07:17
Oi Cesar, você vai ter que tirar o console e depois tem varios parafusinhos por baixo para gaveta sair, fiz isso uma vez e é bem chatinho porque tem algumas engrenagens e varios parafusos.

laserman
12/07/2006, 16:56
Caros lameiros,

Por acaso algum de vcs já instalou ou soube de fender, ou vulgo alargador de paralamas, para as sportage ?

Maverickturbo
12/07/2006, 22:58
Laserman,

As unicas sportages com fenders que eu ja vi, foram as da serie especial feita pela karmann (ñ sei o nome ao certo). Observe o tamanho do fender na foto abaixo.

Amostardeiro
13/07/2006, 11:24
Eduardo

Pode ser que sirva pra alguma coisa, mas é feio pra KCT este alargador de paralamas, uma maneira é falar com alguém que trabalhe com fibra de vidro , acho que eles conseguem fazer a questão estética é que tenho dúvidas.

Abraço

Maverickturbo
13/07/2006, 16:30
Antonio,

Eu tbm achei bem estranho. Eu ja pensei na possibilidade de tentar adaptar aqueles de strada adventure ou de frontier, mas acabei nem levando a ideia pra frente.

Amostardeiro
13/07/2006, 21:54
Pessoal

O que eu falei é que o pessoal que faz spoilers, saias, etc pra tunning deve conseguir fazer uns alargadores sem problemas.

Abraço

laserman
14/07/2006, 13:37
Se é feio ou não é questão de gosto !
Mas meu interesse é em sua utilidade ! Já tive uma S-10 com fenders de PU, levei uma fechada de um santana numa curva que simplesmente o fez perder as 2 portas e meu paralama nem arranhou, em trilhas então !?

danilobelmonte
14/07/2006, 20:16
Senhores...
Estou em vias de terminar a "REFORMA" completa da minha Sportage.

Agora estou com dificuldades de encontrar o amortecedor que segura a porta traseira da Sportage 97 Curta.

Alguem tem alguma dica de um amortecedor generico!?

So encontrei em autorizada por R$140,00.

Abraços.

comenale
17/07/2006, 07:47
Danilo,

A Castro, que fica no Ipiranga, constuma ter esse tipo de amortecedor, dá uma consultada:

www.castro.com.br (http://www.castro.com.br)

fone: (11) 6163-6816 (tronco)

danilobelmonte
17/07/2006, 18:15
Comenale...
TKS, mas eu ja tinha ligado la...
E infgelizmente eles tb nao tem! E disseram que nao conseguem...
Ta DIFICIL.....

Abraços.

comenale
18/07/2006, 08:00
Danilo,

Aí vai mais uma dica.

Tenta a www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br), ou então a Auto Peças Tha-Tendo Ja (o nome é esse mesmo), fala com o Bahia (diga que foi o Zé Luiz do Laguna que indicou) - F: 5621-8647 ou 5621-4201.

De repente eles tem!

Boa sorte.

Maverickturbo
19/07/2006, 15:37
Pessoal,

Minha sportage ganhou outro par de farois! São da marca satuga modelo rallye 1000, imitam os hella 1000. São muito fortes, gostei bastante da iluminação deles! Eles tem 187 mm de diametro.

laserman
19/07/2006, 18:10
Pessoal,

Minha sportage ganhou outro par de farois! São da marca satuga modelo rallye 1000, imitam os hella 1000. São muito fortes, gostei bastante da iluminação deles! Eles tem 187 mm de diametro.

Ficou bom !
Vc tem algum deles fixados direto no parachoque ? Pois não tenho grade frontal !

Boa lama,

Maverickturbo
19/07/2006, 22:49
Laserman, estão todos no quebra-mato. Vc pode fixar alguns farois no parachoque ou na frente da grade ou embaixo onde tem a abertura pra ir ar pro radiador.

laserman
19/07/2006, 23:32
Laserman, estão todos no quebra-mato. Vc pode fixar alguns farois no parachoque ou na frente da grade ou embaixo onde tem a abertura pra ir ar pro radiador.

Gostaria de pôr em cima do parachoque mas não existe suporte para isto ! Na verdade, sob o mesmo ele não permaneceria muito tempo intacto, pois já raspei por várias vezes o "spoiler" no barro !

Amostardeiro
20/07/2006, 00:01
Ô Eduardo que exagero, tu "precisa" de tanta luz assim???

Dá pra fixar no parachoques, a questão é descobrir uns furos de fixação do queba mato orginal que existem no mesmo, fiaca bem legal, os furos são +- coincidentes com a fixação do quebra mato original até 99.

Abraço

Maverickturbo
20/07/2006, 02:42
Fala Antonio! Na verdade ñ precisa, mas eu ñ gosto de tirar as coisas que ja tem, então so vo adicionando equipamentos! Mas tbm luz nunca é demais!

laserman
20/07/2006, 10:12
Ô Eduardo que exagero, tu "precisa" de tanta luz assim???

Dá pra fixar no parachoques, a questão é descobrir uns furos de fixação do queba mato orginal que existem no mesmo, fiaca bem legal, os furos são +- coincidentes com a fixação do quebra mato original até 99.

Abraço

Já observei uns furos rosqueados nas ponteiras do chassis, onde é fixado o quebra mato. Porém estão sob o parachoque, sobre ele creio que não há !

laserman
20/07/2006, 10:20
Fala Antonio! Na verdade ñ precisa, mas eu ñ gosto de tirar as coisas que ja tem, então so vo adicionando equipamentos! Mas tbm luz nunca é demais!

Caro Eduardo,

Vc já ligou tds estas lampadas e o AC ao mesmo tempo ? Continuam baterias e alternador originais ?

Amostardeiro
20/07/2006, 11:07
Já observei uns furos rosqueados nas ponteiras do chassis, onde é fixado o quebra mato. Porém estão sob o parachoque, sobre ele creio que não há !

Laserman

Se deres uma olhada em uma viatura como a do Eduardo, o quebra mato tem dois apoios em cima do para choque fixados por parafusos, por isso disse que é só descobrir onde ficam os furos para instalar os fárois.

Abraço

laserman
20/07/2006, 11:19
Laserman

Se deres uma olhada em uma viatura como a do Eduardo, o quebra mato tem dois apoios em cima do para choque fixados por parafusos, por isso disse que é só descobrir onde ficam os furos para instalar os fárois.

Abraço

Posso estar falando besteira, mas creio que estes furos eram abertos na instalação pois meu jipe não tem !

Maverickturbo
20/07/2006, 12:28
Laserman,

Eu ja liguei todas sim. Olhando o amperimetro quando eu ligo todos eles ficam em quase 15A a corrente. O alternador é original, mas eu tenho uma bateria de 100A no cofre.

laserman
20/07/2006, 18:38
Laserman,

Eu ja liguei todas sim. Olhando o amperimetro quando eu ligo todos eles ficam em quase 15A a corrente. O alternador é original, mas eu tenho uma bateria de 100A no cofre.

Vc instalou este amperímetro direto no chicote que chega na bateria ou no do alternador ?

Maverickturbo
20/07/2006, 18:54
Agora ja ñ lembro Laserman. Depois vou dar uma conferida pra ver onde que ta instalado.

cristiano
21/07/2006, 00:32
Vc instalou este amperímetro direto no chicote que chega na bateria ou no do alternador ?

Amperímetro é no alternador, e voltímetro é na bateria.

MarcSport
07/08/2006, 17:38
Estou equipando a viatura para expedição que farei no final deste, vou instalar guincho e snorkel no motor, pergunto: alguém tem fotos de SPTGs com snorkel?

sportage97
07/08/2006, 20:14
Pessoal,

Sou novo por aqui. Acabo de trocar meu Niva 91 por um(a) Sportage Gas 97. Tô tentando colocar algumas coisas em ordem. Já tava acostumado em achar peças e acessórios para Lada (que também não é muito fácil). mas tenho que começar do Zero para esse Koreano aqui. Se me permitem, gostaria de saber se existem modelos alternativos para as guranições das portas? elás já estão pra lá de rasgadas....

Gostaria de dizer que muitos das dúvidas e preconceitos que tinha antes de comprar o carro foram esclarecidos através deste fórum...

Um grande abraço a todos!

Amostardeiro
07/08/2006, 21:27
Estou equipando a viatura para expedição que farei no final deste, vou instalar guincho e snorkel no motor, pergunto: alguém tem fotos de SPTGs com snorkel?

MarcSport

Aqui vai uma foto de uma de Porto Alegre com guincho e, outra gringa com snorkel e guincho, espero que ajude.

Abraço

Don_max
26/02/2008, 12:59
Galera,

Estou pensando:pensativo: em colocar os estribos laterais na minha Sportage, Alguem já colocou na Sportage e qual e a opinião a respeito? Qual o modelo que é possivel ser Adaptado? Qual é o valor?:?:

Obrigado

Nivoide
11/04/2008, 20:11
Opa, eu to querendo o estribo e tb a proteçao inferior, ja que o diferencial dianteiro é de aluminio...tb evita que barro em excesso suba pelo motor.

Fou fechar tudo o q der tb com borrachoes...

O estribo to pensando em fazer eu mesmo, a fixacao é ridicula no chassis...facinho...vou cortar um papelao de amostra da chapa, ja com furos para lubrificar cadã etc...

Depois colocarei aqui pra todos, ok?

Nivoide
12/04/2008, 09:08
Alguem tem px na sport? Instalaram no painel? Noa sei onde por....

EDuarte
15/04/2008, 10:27
Salve amigos.
Estou tentando comprar as calhas de chuva pra minha viatura mas esta dificil encontrar.
Alguem sabe de alguma alternativa, de algum outro carro que sirva?? É muito ruim ficar sem essas calhas, em dia de chuva, um pouquinho que se abre o vidro molha tudo dentro do carro.
[]s
(DU)

MarcSport
15/04/2008, 11:35
Salve amigos.
Estou tentando comprar as calhas de chuva pra minha viatura mas esta dificil encontrar.
Alguem sabe de alguma alternativa, de algum outro carro que sirva?? É muito ruim ficar sem essas calhas, em dia de chuva, um pouquinho que se abre o vidro molha tudo dentro do carro.
[]s
(DU)

http://www.jocar.com.br/index.aspx?CPD=57050

EDuarte
15/04/2008, 14:10
http://www.jocar.com.br/index.aspx?CPD=57050

Valeu MarcSport, eu ja tinha visto, mas não sou muito fã de comprar pela internet. Mas se não encontrar outra...
[]s
(DU)

Eduardo Campelo
14/05/2008, 21:53
Acabei de comprar uma grand sport 2002/2003 e nela não veio aquela moldura lateral tipo friso que normalmente nos modelos que já vi são pintadas de outra cor. É difícil encontrar esse acabamento, pois acho que fica bem lgl e como vou dar um banho na minha gostaria de colocar tal apetrecho. Onde encontrar?

Tarcisio Pinheiro
15/05/2008, 09:01
Acabei de comprar uma grand sport 2002/2003 e nela não veio aquela moldura lateral tipo friso que normalmente nos modelos que já vi são pintadas de outra cor. É difícil encontrar esse acabamento, pois acho que fica bem lgl e como vou dar um banho na minha gostaria de colocar tal apetrecho. Onde encontrar?



E aí BLZZZ!!:concordo:

c
Coloca umas fotos ai pra gente ver.

Eu também comprei a minha dia 10/05:dance:


Até!!!

Eduardo Campelo
15/05/2008, 10:55
E aí BLZZZ!!:concordo:

c
Coloca umas fotos ai pra gente ver.

Eu também comprei a minha dia 10/05:dance:


Até!!!


Pra semana coloco umas fotos. Devo está pegando o carro definitivamente na segunda-feira.

pko171
31/05/2008, 00:54
e ai galera....preciso colocar acessorios na minah sportage, quebra mato,snorkel,bagageiro,estribos, tudo que tiver direito se alguem souber, quem fabrica por favor me deem um toque ou de outra que possa ser adpatado fico muito grato, vou colocar tudo isso no carro para dar de presente a minha esposa...valeuuuuu

Yesca
21/10/2008, 11:05
Pessoal, bom dia.

Acabei de dar um trato na pintura da minha Sport, e no polimento tirei os adesivos "4x4" das portas porque já estavam rasgados. Alguém tem um dica para conseguir novos adesivos desses? Encontrei uma opção no Mercado Livre, mas achei o preço um pouco salgado (R$60 contos o par). Será que é isso mesmo?

Abraços!

mbm4x4
21/10/2008, 11:56
Caro Eduardo
Parabéns pela nova Sportage.
Precisei comprar a grade da minha sportage que havia quebrado e encontrei em um ferro-velho na marginal da Br 101 na cidade de Palhoça em SC. Na Kia uma original sai por 140 reais. Paguei 50 reais mas a princípio eles queriam 100 reais.
Lá eles tem uma Sportage longa batida pouco na lateral dianteira e bem amassada na trazeira.
Notei que ela tinha esses protetores de para lama "apetrechos" que voce procura. A Sportage que esta lá é uma 2003 TBI verde com as molduras e parachoques cinza.
O nome do ferro-velho é MD-Com. de peças tel 48 -3033-4080
Marginal da BR 101 próx. KM 212 Palhoça.
Dá uma ligada para lá e verifica o preço. Se precisar de alguma coisa me avise .
Boa Sorte
Mateus

Acabei de comprar uma grand sport 2002/2003 e nela não veio aquela moldura lateral tipo friso que normalmente nos modelos que já vi são pintadas de outra cor. É difícil encontrar esse acabamento, pois acho que fica bem lgl e como vou dar um banho na minha gostaria de colocar tal apetrecho. Onde encontrar?

Marlo
12/01/2009, 22:06
Preciso dos para barros que vão nos para-lamas. 2 dianteiros e 2 traseiros. Sabem onde encontro? Obrigado

Júlio C. A. Santos
12/01/2009, 23:11
Não tenho certeza, mas acho que na Fox Auto Peças em Joinville tem.