PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Pneus, Rodas e Suspensão



Páginas : 1 2 3 4 [5] 6 7

EDuarte
23/03/2010, 17:55
Srs estou muito decepcionado com a minha Sportage.(Sporcaria)
estava procurando um veículo 4x4, para ir para o sitio, e encontrei uma Sportage ano 97 a gasolina com Kit gas em excelente estado de conservação, preço relativamente bom e acabei fechando negocio.
O carro era de uma moça que nunca havia utilizado o 4x4 e quando fui utilizar pela primeira vez,já não funcionou.Estava com a roda livre do lado direito com problema.Gastei R$600,00 e coloquei 2 rodas livre com acionamento mecânico.
O Mecânico me advertiu que o carro estava com as coifas da Homocinetica ruim e tambem comendo pneu de lado.
Mandei arrumar o carro ficou 15 dias parado aguardando peças e quando chegou ainda faltou o terminal de direção, foram coifas bandeja Bieleta sei que foi mais R$ 1200,00
Mas não deu alinhamento ainda pq faltva o terminal.Comprei o terminal mais R$ 120,00 .
Srs. isso tudo pq não fazem nem 3 meses que comprei a Sporcaria e agora ela simplesmente desliga o motor na Rua e não funciona mais, depois de uns 10 minutos volta a funcionar, e assin estou indo de mecânico em Mecânico, a cada mecânico aguardando a chegada de peças que nem sempre acha para comprar e tem que esperar por dias chegar, e a cada mecânico deixo uma grana e a coisa continua parando na Rua, já não sei mais oque fazer.As vezes fica por dias boa , mas quando menos se espera ela para novamente e quando mais se precisa dela.
Que saudades do meu Santanão que era maravilhoso eu era feliz e não sabia.
Fala Rafael
Cara, vc compra um carro com 13 anos de uso e quer que esteja tudo 100%? Até existe, mas quem tem não vende né... como disse o amigo augusto por esperiencia propria, até carro zero da problemas.
Esse problema de ela apagar do nada a minha tbm tem e de mais um amigo aqui do forum, as vezes o carro esta parado o dia inteiro e qdo vou sair a danada não pega.
Ainda não descobri o problema mas estou procurando, sei que é na linha de combustivel pois quando ela não funciona coloco no gnv e funciona de boa.
Boa sorte
[]s
(DU)

comenale
23/03/2010, 19:28
Srs estou muito decepcionado com a minha Sportage.(Sporcaria)
estava procurando um veículo 4x4, para ir para o sitio, e encontrei uma Sportage ano 97 a gasolina com Kit gas em excelente estado de conservação, preço relativamente bom e acabei fechando negocio.
O carro era de uma moça que nunca havia utilizado o 4x4 e quando fui utilizar pela primeira vez,já não funcionou.Estava com a roda livre do lado direito com problema.Gastei R$600,00 e coloquei 2 rodas livre com acionamento mecânico.
O Mecânico me advertiu que o carro estava com as coifas da Homocinetica ruim e tambem comendo pneu de lado.
Mandei arrumar o carro ficou 15 dias parado aguardando peças e quando chegou ainda faltou o terminal de direção, foram coifas bandeja Bieleta sei que foi mais R$ 1200,00
Mas não deu alinhamento ainda pq faltva o terminal.Comprei o terminal mais R$ 120,00 .
Srs. isso tudo pq não fazem nem 3 meses que comprei a Sporcaria e agora ela simplesmente desliga o motor na Rua e não funciona mais, depois de uns 10 minutos volta a funcionar, e assin estou indo de mecânico em Mecânico, a cada mecânico aguardando a chegada de peças que nem sempre acha para comprar e tem que esperar por dias chegar, e a cada mecânico deixo uma grana e a coisa continua parando na Rua, já não sei mais oque fazer.As vezes fica por dias boa , mas quando menos se espera ela para novamente e quando mais se precisa dela.
Que saudades do meu Santanão que era maravilhoso eu era feliz e não sabia.

Rafael,
É no mínimo curioso você mencionar que sua sport era de uma moça e que nunca engatou um 4X4, uma vez que tinha tantos problemas de suspensão:pensativo:. Olha que a suspensão das sport´s é bem resistente.
De vez em quando pego umas trilhas leves e nem de perto tive tantos problemas de suspensão como você descreveu.
Quanto aos problemas de motor, creio que devem estar relacionados com o Kit gás. Acho que vale apena você procurar um mecânico que conheça do assunto "gnv".

Wladybr
23/03/2010, 22:57
E ai pessoal ? Alguma ideia de como esse eixo do amortecedor subiu a ponto de rasgar a caixa do filtro de ar? Sera que foi montado errado?

EDuarte
24/03/2010, 09:20
E ai pessoal ? Alguma ideia de como esse eixo do amortecedor subiu a ponto de rasgar a caixa do filtro de ar? Sera que foi montado errado?
A rosca da aste do amortecedor é mais fina que a aste,tem uma "arruela" com o furo da espessura da rosca que fica apoiada na aste, com certeza o furo dessa arruela alargou e a aste passou direto.
Troque essa arruela e seja feliz...
[]s
(DU)

Baudenbacher
24/03/2010, 10:03
Srs estou muito decepcionado com a minha Sportage.(Sporcaria)
estava procurando um veículo 4x4, para ir para o sitio, e encontrei uma Sportage ano 97 a gasolina com Kit gas em excelente estado de conservação, preço relativamente bom e acabei fechando negocio.
O carro era de uma moça que nunca havia utilizado o 4x4 e quando fui utilizar pela primeira vez,já não funcionou.Estava com a roda livre do lado direito com problema.Gastei R$600,00 e coloquei 2 rodas livre com acionamento mecânico.
O Mecânico me advertiu que o carro estava com as coifas da Homocinetica ruim e tambem comendo pneu de lado.
Mandei arrumar o carro ficou 15 dias parado aguardando peças e quando chegou ainda faltou o terminal de direção, foram coifas bandeja Bieleta sei que foi mais R$ 1200,00
Mas não deu alinhamento ainda pq faltva o terminal.Comprei o terminal mais R$ 120,00 .
Srs. isso tudo pq não fazem nem 3 meses que comprei a Sporcaria e agora ela simplesmente desliga o motor na Rua e não funciona mais, depois de uns 10 minutos volta a funcionar, e assin estou indo de mecânico em Mecânico, a cada mecânico aguardando a chegada de peças que nem sempre acha para comprar e tem que esperar por dias chegar, e a cada mecânico deixo uma grana e a coisa continua parando na Rua, já não sei mais oque fazer.As vezes fica por dias boa , mas quando menos se espera ela para novamente e quando mais se precisa dela.
Que saudades do meu Santanão que era maravilhoso eu era feliz e não sabia.

Rafael, :stop:

Não desanima :discordo: não. Depois da primeira trilha ou passeio você vai querer muito bém sua Sportage :palmas:.

O problema relatado é quando usa GNV ou gasolina?

Vou te dar uma dica: vai até a KNorte, concessionária Kia de Sorocaba, fica na marginal com a ponte de Pinheiros e procura o mecânico Cristiano e pega informação com ele do que pode ser que esteja acontecendo com sua Sportage, eles tem o scaner e, você sabe, conversa é tudo eles passam o scaner no seu carro e identificam a causa do problema.

Agora, GNV eu lhe aconselho a GP7, fica na rua Mairinque, travessa da avenida Sâo Paulo, ao lado da Cobel.

Você já verificou filtro de combustível, velas, filtros de ar, enfim aquela revisãozinha básica no motor?

Sou de Sorocaba e estou à disposição para tentar lhe ajudar no que for preciso. 4x4 é terapia e carro 4x4 é paciência.

Se precisar pode contar comigo. Mande MP que lhe passo meu número de celular.

Abraço...

Wladybr
24/03/2010, 15:57
Levei no meu mecanico e desmontamos.. E chegamos a conclusão que o salame do cara que montou montou errado.. a ARROELA de batente que vai por baixo estava por cima.. BRINCADEIRA.. num acreditei qdo vi.. Se não bastasse ainda colocou uma porca Rosca Polegada, qdo o Amortecedor é rosca Milimetro, tive mos que passar o Cossinete pra não perder o AMORTECEDOR. Estou aguardando a montagem agora.

Wladybr
25/03/2010, 11:01
Retirei a criança do mecanico ontem, agora esta montado certo o amortecedor, chegou a abrir um rasgo de 3x4 cm na caixa do filtro de ar, pode isso...
Agora minha Sportage tem suspensão, nem quase faz barulho nos buracos e remendos do asfalto, antes parecia uma batedeira e por não conhecer achava que a suspensão era assim mesmo por ser dura pulava e fazia mais barulho.. NUM ERA NÂO. AGORA TA SHOW :dance::concordo:

Rafael Moscatelli
01/04/2010, 12:15
Estimado Baudenbacher

Obrigado pelas dicas eu consegui resolvere agora até que estou mais animado
precisamos nos encontrar uma hora dessas para falar um pouco sobre os carros
Meu telefone é 81171213 me contate.
Eu vciajo bastante pela america latina e se vc necessitar de alguma peça que não consegue aqui, posso tentar conseguir nos paízinhos.

Wladybr
01/04/2010, 14:44
Que bom Rafael.. as coisas vão se acertando... Aqui tb estou pondo a Criança em ordem aos poucos.. embora pelo meu ponto de vista ela esta excelente.. mas cuidados e manut. preventiva nunca é demais.. BOA SORTE

Lucena04
11/04/2010, 22:37
Eduarde, lembra uma vez que a gente conversou sobre tirar a barra estabilizadora para melhorar a torção da suspensão dianteira? Será que tem uma melhora bem siginificatica? Da Sportage eu não sei, mas eu vi uma vez na minha Parati e dá um certo trabalho para tira e colocar principalmente por cauda das buchas, será que não dá para bolar um esquema para "engatar e desengatar" mas fácil na Sportage? Se eu não me engano vc já estava pensando nisso. Cheguei a pensar em deixar sem direto, mas eu acho que pode prejudicar na segurança :discordo:
:concordo:

Lucena04
11/04/2010, 22:40
Eu queria entender como é que já conseguiram colocar pneus 31'' na Sportage, sendo que os meus de 30" parecem estar bem no limite :pensativo:

Chico Almeida
12/04/2010, 00:09
Eduarde, lembra uma vez que a gente conversou sobre tirar a barra estabilizadora para melhorar a torção da suspensão dianteira? Será que tem uma melhora bem siginificatica? Da Sportage eu não sei, mas eu vi uma vez na minha Parati e dá um certo trabalho para tira e colocar principalmente por cauda das buchas, será que não dá para bolar um esquema para "engatar e desengatar" mas fácil na Sportage? Se eu não me engano vc já estava pensando nisso. Cheguei a pensar em deixar sem direto, mas eu acho que pode prejudicar na segurança :discordo:
:concordo:

Lucena, desculpe a intromissão mas, se fosse vc não tiraria a estabilizadora dianteira:discordo:, já andei com a minha sem e, posso te dizer que em termos de segurança, o carro fica muuuito perigoso!!! Agora, bolar um sistema prá ser usado só em trilhas, se conseguir, coloca a receita que vai fazer muito sucesso (prá quem gosta de trilha!!! No meu caso, tenho pena e pouco $$$....eheheh.

Abração,:concordo:

EDuarte
12/04/2010, 09:48
Eduarde, lembra uma vez que a gente conversou sobre tirar a barra estabilizadora para melhorar a torção da suspensão dianteira? Será que tem uma melhora bem siginificatica? Da Sportage eu não sei, mas eu vi uma vez na minha Parati e dá um certo trabalho para tira e colocar principalmente por cauda das buchas, será que não dá para bolar um esquema para "engatar e desengatar" mas fácil na Sportage? Se eu não me engano vc já estava pensando nisso. Cheguei a pensar em deixar sem direto, mas eu acho que pode prejudicar na segurança :discordo:
:concordo:

Lucena
Que melhora o curso da suspenção sem a stabilizadora não resta duvidas, só não sei se vai ser tão grande devido ao fato da suspenção estar com molas maiores, a mola maior abre mais o amortecedor diminuindo o curso do mesmo, se fosse calço com certeza o ganho seria bem maior.
Deixar sempre sem estabilizadora nem pensar, ja não tem estabilizadora atras, se tirar a da frente fica um perigo.
[]s
(DU)

Baudenbacher
12/04/2010, 11:00
Lucena,

Se você soltar os parafusos das bieletas da barra estabilizadora durante a trilha não ajudaria :pensativo:.

Depois de uma trilha em que o parafuso de uma das bieletas ficou no meio do mato (lado esquerdo) a frente do carro ficou muito mole e puxando para este lado. Resolvi com um parafuso + porca M10. Quanta diferença...

Abraço...

comenale
12/04/2010, 11:28
Só um comentário!
A estabilidade nas Sport´s é sofrível com a barra estabilizadora. Sendo vários fatores a contribuir com isso: alturo do solo, suspensão....:pipoca:
Já imiginou sem?:parede::?:

Lucena04
12/04/2010, 11:48
Só um comentário!
A estabilidade nas Sport´s é sofrível com a barra estabilizadora. Sendo vários fatores a contribuir com isso: alturo do solo, suspensão....:pipoca:
Já imiginou sem?:parede::?:
Até acho que a Sportage é bem estável, a Blazer sim eu acho um carro bem "molenga"

Lucena04
13/04/2010, 19:11
Esses dias a minha Sportage estava com um barulho tipo "nhec nhec" eu estava achando que era do estepe, mas quado eu mexi com a suspensão (traseira) com o carro parado ele fez um barulhinho, que de dentro do carro em movimento, que se exigia um pouco de suspenção, parecia ser mais perceptível. Mandei lavar o carro antes de levar para o mecânico para dentre outras coisas ouvir esse barulho, fui dar uma volta com ele para ouvir e o mesmo parou :pensativo:
tomara que o barulho pare de vez, estava mó barulho de cama velha rangendo, rs...
Falando em barulho o extintor fica fazendo um barulhinho chato tb, dei uma fuçada de leve mas não consegui resolver, quando der tempo eu vou dar uma fuçada melhor.
:concordo:

EDuarte
13/04/2010, 19:29
Sempre que vc fizer uma trilha, mande lavar o carro por baixo e pulverizar óleo.
O barro tira toda lubrificação deixando o metal suscetivel a ferrugem e fazendo esses rangidos.

[]s
(DU)

Lucena04
13/04/2010, 19:47
Sempre que vc fizer uma trilha, mande lavar o carro por baixo e pulverizar óleo.
O barro tira toda lubrificação deixando o metal suscetivel a ferrugem e fazendo esses rangidos.

[]s
(DU)
é, eu acho que deve ser isso mesmo
Aproveitando eu falei com o mecânico sobre tirar a barra estabilizadora e pelo que ele me mostrou não parece ser tão difícil (quando a da parati). Ele disse tb que na Sportage a barra estabilizadora não prejudica tanto a torção como nos Suzukis, devido a seu formato.
:concordo:

EDuarte
13/04/2010, 20:04
Pra quem tem molas maiores como no seu caso que ja abre mais o curso não faz muita diferença mesmo, mas ajuda, vc ganha uns 5 cm ou mais.

[]s
(DU)

jinblack
14/04/2010, 08:35
Galera hoje vindo para o trabalho notei que a minha viatura socou o pneu dianteiro direito ao passar por uma lombada, chegando no trampo fui verificar
e constatei que o lado dianteiro direito da sptg está mais baixo que o esquerdo.
A diiferença é de uns 3 a 4 dedos do lado direito para o esquerdo.
O que pode ser?
Não faço trilha somente casa-trabalho-casa e nos findis vou para floripa mais geralmente só pego asfalto.
É provavel que tenha que troca rmolas e amortecedores?
Alguma dica e faixa de preço?

Júlio C. A. Santos
14/04/2010, 10:44
Galera hoje vindo para o trabalho notei que a minha viatura socou o pneu dianteiro direito ao passar por uma lombada, chegando no trampo fui verificar
e constatei que o lado dianteiro direito da sptg está mais baixo que o esquerdo.
A diiferença é de uns 3 a 4 dedos do lado direito para o esquerdo.
O que pode ser?
Não faço trilha somente casa-trabalho-casa e nos findis vou para floripa mais geralmente só pego asfalto.
É provavel que tenha que troca rmolas e amortecedores?
Alguma dica e faixa de preço?


jinblack,

Toda Sportage é assim, até L200 Triton é assim. Existem relatos no tópico da Mitsubishi sobre isso. É que a caixa de transferência, diferencial dianteiro, Tanque de combustível e Bateria estão todos no lado direito da Sportage por isso ela fica inclinada, componentes "pesados" estão deste lado. Entre na Sportage e peça pra alguém medir a altura do chão aos pára-lamas, essa diferença vai diminuir ou desaparecer. Mas diferença de uns 3 ou 4 dedos...:pensativo: Teria que analizar melhor...
jinblack, sua Sportage é Grand ou curta, qual é a cor? Ontem á tarde vi uma Sportage aqui no centro da cidade, tinha placa de Blumenau.

Abraço :concordo:

jinblack
14/04/2010, 10:58
jinblack,

Toda Sportage é assim, até L200 Triton é assim. Existem relatos no tópico da Mitsubishi sobre isso. É que a caixa de transferência, diferencial dianteiro, Tanque de combustível e Bateria estão todos no lado direito da Sportage por isso ela fica inclinada, componentes "pesados" estão deste lado. Entre na Sportage e peça pra alguém medir a altura do chão aos pára-lamas, essa diferença vai diminuir ou desaparecer. Mas diferença de uns 3 ou 4 dedos...:pensativo: Teria que analizar melhor...
jinblack, sua Sportage é Grand ou curta, qual é a cor? Ontem á tarde vi uma Sportage aqui no centro da cidade, tinha placa de Blumenau.

Abraço :concordo:
Opa Julio a minha é a Curta cor verde :p Mas tava em bnu ontem.
Eu nunca tinha notado esta diferença de altura;mas chamou a atenção pelo soco que escutei.
Espero que não seja nada mesmo pois já terei de fazer o motor ou trocar por um motor AP se achar, este ou no proximo mes.
O estranho é que em movimento ela não bate nada e não joga nem puxa para lado nenhum, talves realmente seja apenas os componentes pesados.

Lucena04
17/04/2010, 23:08
é pessoal, é a terceira vez que eu tento fazer a trilha da Pamonha e não consigo :parede:
Eu estava distraído dirigindo e limpando as minhas mãos que estavam sujas de barro (pq eu tinha aberto o capô para dar uma checada na solenóide) quando repentinamente eu caí em vários buracos em seguida :putz: e quando acabou as violendas "lombadas" o carro parou de obeceder o volante em uma roda :shock:, resultado terminal de direção quebrado :putz:
Ainda bem que estávamos em grupo e depois de amarrar meu terminhal de direção fui rebocado :palmas::concordo: até uma oficina que fez uma gabi que deu para eu até a casa da minha namorada
Sinceramente achei o parafuso do terminal de direção muito frágil pela importância que ele tem
:concordo:

Pescador4x4
18/04/2010, 10:32
Galera hoje vindo para o trabalho notei que a minha viatura socou o pneu dianteiro direito ao passar por uma lombada, chegando no trampo fui verificar
e constatei que o lado dianteiro direito da sptg está mais baixo que o esquerdo.
A diiferença é de uns 3 a 4 dedos do lado direito para o esquerdo.
O que pode ser?
Não faço trilha somente casa-trabalho-casa e nos findis vou para floripa mais geralmente só pego asfalto.
É provavel que tenha que troca rmolas e amortecedores?
Alguma dica e faixa de preço?
Jinblack,
Realmente existe uma diferença de altura entre os lados da Sportage, mas é de +- 1cm, normalmente essa diferença é compensada com o motorista, 3 ou 4 dedos tá demais...Abs!

Lucena04
19/04/2010, 21:03
é pessoal, é a terceira vez que eu tento fazer a trilha da Pamonha e não consigo :parede:
Eu estava distraído dirigindo e limpando as minhas mãos que estavam sujas de barro (pq eu tinha aberto o capô para dar uma checada na solenóide) quando repentinamente eu caí em vários buracos em seguida :putz: e quando acabou as violendas "lombadas" o carro parou de obeceder o volante em uma roda :shock:, resultado terminal de direção quebrado :putz:
Ainda bem que estávamos em grupo e depois de amarrar meu terminhal de direção fui rebocado :palmas::concordo: até uma oficina que fez uma gabi que deu para eu até a casa da minha namorada
Sinceramente achei o parafuso do terminal de direção muito frágil pela importância que ele tem
:concordo:
Estava procurando o terminal de direção para comprar e descobri que ele estava montado errado :putz:inverteram o lado interno - externo, deve ter sido isso que causou a quebra...

Lucena04
19/04/2010, 21:30
consegui resgatar essas fotos de antes da quebra, está destacado em vermelho os terminais internos e externos de cada lado:
Lado do motorista: invertido (interno externo)
Lado do passageiro: montado corretamente
Só para conhecimento
:concordo:

Rafael Moscatelli
27/04/2010, 13:56
Srs. Estive viajando 2 semanas na Colombia e no Equador, e fiquei espantado com a quantidade de Sportages que vi por lá, inclusive necessitava de um terminal de direção e liguei para uma loja em Cali na Colombia e o cara me mandou no Hotel.
Lá é como se comprasse peça para um carro muito comum, para se ter uma ideia, eu havia comprado esse terminal de direção aqui , no inicio, o loja em Sampa me pediu R$ 120,00, mandou e não serviu, mandei de volta e dois dias depois ele me informou que eu teria que mandar mais R$ 49,40 que esse qual eu necessitava era mais caro, novamente depositei o faltante.
Dois dias depois ele me informou que não encontrou o terminal, e devolveu o dinheiro na minha conta.
Lá na colombia paguei pelo mesmo terminal, R$ 42,00 e o cara ainda me mandou entregar no hotel.
Srs.
Agora necessito de outro terminal,( não sabia o experto do mecânico só havia pedido um e ao levar para alinhar a direção apareceu) alguem tem ou sabe onde posso encontrar no Brasil?
é o do lado esquerdo interno com rosca interna exquerda.

Em Junho vou voltar para a Colombia se alguem necessitar de alguma peça me avise que eu trago.

EDuarte
27/04/2010, 18:20
Srs. Estive viajando 2 semanas na Colombia e no Equador, e fiquei espantado com a quantidade de Sportages que vi por lá, inclusive necessitava de um terminal de direção e liguei para uma loja em Cali na Colombia e o cara me mandou no Hotel.
Lá é como se comprasse peça para um carro muito comum, para se ter uma ideia, eu havia comprado esse terminal de direção aqui , no inicio, o loja em Sampa me pediu R$ 120,00, mandou e não serviu, mandei de volta e dois dias depois ele me informou que eu teria que mandar mais R$ 49,40 que esse qual eu necessitava era mais caro, novamente depositei o faltante.
Dois dias depois ele me informou que não encontrou o terminal, e devolveu o dinheiro na minha conta.
Lá na colombia paguei pelo mesmo terminal, R$ 42,00 e o cara ainda me mandou entregar no hotel.
Srs.
Agora necessito de outro terminal,( não sabia o experto do mecânico só havia pedido um e ao levar para alinhar a direção apareceu) alguem tem ou sabe onde posso encontrar no Brasil?
é o do lado esquerdo interno com rosca interna exquerda.

Em Junho vou voltar para a Colombia se alguem necessitar de alguma peça me avise que eu trago.
Fala Rafael
Que diferença de preço hein, sem falar no atendimento... e que mancada do meca.
Se vc puder eu vou querer uma peça sim só não sei se vai dar pra vc trazer, to precisando da lanterna traseira direita.
Seria uma boa se vc pudesse traser alguns acessorios pra revender por aqui, tenho certeza que vc levantaria uma boa grana com isso.
Valeu
[]s
(DU)

Rafael Moscatelli
27/04/2010, 20:11
EDuarte

Com prazer eu trago pra vc a lanterna, irei para lá em Junho e não me custa te dar essa força, só me passa seu celular que eu te chamo de lá e te falo o valor.
Ai se vc quiser eu trago.
Normalmente vou pra lá umas 3 ou 4 vezes ao ano e a cada vez eu posso trazer alguma peçinha.
Lá tem e é muito e tudo oque quiser.
Tenho tb o manual de peças e catálogo de serviço, inclusive de lataria se alguem tiver interesse de copiar está as ordens, mas já aviso está tudo em ingles.

Um Grande Abraço a todos

EDuarte
28/04/2010, 08:55
Rafael
Te passei um e-mail com o numero...

[]s
(DU)

Chico Almeida
28/04/2010, 15:33
EDuarte

Com prazer eu trago pra vc a lanterna, irei para lá em Junho e não me custa te dar essa força, só me passa seu celular que eu te chamo de lá e te falo o valor.
Ai se vc quiser eu trago.
Normalmente vou pra lá umas 3 ou 4 vezes ao ano e a cada vez eu posso trazer alguma peçinha.
Lá tem e é muito e tudo oque quiser.
Tenho tb o manual de peças e catálogo de serviço, inclusive de lataria se alguem tiver interesse de copiar está as ordens, mas já aviso está tudo em ingles.

Um Grande Abraço a todos

Boa tarde, Rafael.

Estava eu aqui pensando........:pensativo:!!! Quem sabe, vc não transforma esses manuais pra CD ou DVD e vende prá gente num precinho camarada??? Acho que muuuuitos aqui do fórum iriam gostar:dance:!!! O que achas da idéia????

Um abraço,:concordo:

Wladybr
28/04/2010, 16:47
Boa tarde, Rafael.

Estava eu aqui pensando........:pensativo:!!! Quem sabe, vc não transforma esses manuais pra CD ou DVD e vende prá gente num precinho camarada??? Acho que muuuuitos aqui do fórum iriam gostar:dance:!!! O que achas da idéia????

Um abraço,:concordo:


Eu sou um deles.. se fizer.. vou querer um, to dentro.. :concordo::dance::concordo::dance:

Geisler®
22/07/2010, 00:42
Bem, procurei o tópico mais adequado para falar de Pneus:concordo:
Hoje, 21/07/2010, instalei 4 BF Goodrich All Terrain na medida 235/75 R15 na viatura !!:dance:
Minha Sportage(ainda...) está com a suspensão toda original, e o pneu não bate em nada, apesar de a minha ter aqueles acabamentos em torno dos para lamas, para barro, etc...
O único porem, e que ira me obrigar a instalar espaçadores, é o fato de ao esterçar totalmente para qualquer lado, o pneu não só pega no flexivel do freio, como tambem o prensa contra a bandeja superior da suspensão:putz:
Meus flexiveis de freio dianteiro, ja foram revestidos com uma mola pelo antigo proprietário, então não tem muito problema de pegar, alias, com o pneu antigo (Pirelli Scorpion S/T 225/75 R15), raspava toda vez que esterçava tudo, porem este pneu tinha a lateral lisa e os BF não tem...:odedo:
Da pra rodar numa boa, só não posso esterçar o Pneu até o limite.:discordo:
Então, mês que vem ou no próximo, será a vez do lift e dos espaçadores :dance::mrgreen:
Abaixo, tirei umas fotos durante a troca dos pneus.
Da esquerda para a direita, primeiro uma foto com os antigos Scorpion, depois com os BF em um lado do carro, e do outro lado os Scorpion... Uma foto em frente de casa com os novos pneus e a ultima, tirei pra ver a diferença do 235/75 na esquerda, para o 225/75 a direita:concordo:

Abraço e LAMA \o/:odedo:

gvirtuoso
22/07/2010, 08:41
Muito legal essas fotos.... a proposito.. BF 235 seriam minhas proximas aquisicoes... depois da RL da AVM.... e esses detalhezinhos como espacadores e tudo mais eh muito importante....

Vlw Geisler... a proposito.. como ficou o preço ai em Joinville ?


Bem, procurei o tópico mais adequado para falar de Pneus:concordo:
Hoje, 21/07/2010, instalei 4 BF Goodrich All Terrain na medida 235/75 R15 na viatura !!:dance:
Minha Sportage(ainda...) está com a suspensão toda original, e o pneu não bate em nada, apesar de a minha ter aqueles acabamentos em torno dos para lamas, para barro, etc...
O único porem, e que ira me obrigar a instalar espaçadores, é o fato de ao esterçar totalmente para qualquer lado, o pneu não só pega no flexivel do freio, como tambem o prensa contra a bandeja superior da suspensão:putz:
Meus flexiveis de freio dianteiro, ja foram revestidos com uma mola pelo antigo proprietário, então não tem muito problema de pegar, alias, com o pneu antigo (Pirelli Scorpion S/T 225/75 R15), raspava toda vez que esterçava tudo, porem este pneu tinha a lateral lisa e os BF não tem...:odedo:
Da pra rodar numa boa, só não posso esterçar o Pneu até o limite.:discordo:
Então, mês que vem ou no próximo, será a vez do lift e dos espaçadores :dance::mrgreen:
Abaixo, tirei umas fotos durante a troca dos pneus.
Da esquerda para a direita, primeiro uma foto com os antigos Scorpion, depois com os BF em um lado do carro, e do outro lado os Scorpion... Uma foto em frente de casa com os novos pneus e a ultima, tirei pra ver a diferença do 235/75 na esquerda, para o 225/75 a direita:concordo:

Abraço e LAMA \o/:odedo:

Geisler®
23/07/2010, 01:33
Muito legal essas fotos.... a proposito.. BF 235 seriam minhas proximas aquisicoes... depois da RL da AVM.... e esses detalhezinhos como espacadores e tudo mais eh muito importante....

Vlw Geisler... a proposito.. como ficou o preço ai em Joinville ?

Putz, detalhe que esqueci de mencionar:putz:
Comprei na DVA Pneus, loja da Michelin, a R$2070,00 os 4
Paguei 1 pneu a vista, e os outros 3 no cartão em 3 vezes(tive de ir ao banco desbloquear..:oops::putz:), colocados, balanceados e com as válvulas novas.
Se eu tivesse pago a vista, em dinheiro, me fariam por R$2000,00 os 4, tambem montados, balanceados e com as valvulas novas.
Outra coisa que esqueci de mencionar, como os pneus velhos estavam bem gastos, não dava pra perceber se havia buchas estouradas ou se o carro puxava, mas com os BF novos... Putz:putz: me mostraram la na loja mesmo que precisaria trocar as buchas do braço auxiliar(pitman??), mas que eles não tem condições pra fazer o serviço. Tudo bem, as buchas ja comprei na KIA a R$ 15,00 cada(vão duas), e estou avaliando se eu mesmo não consigo fazer a troca :mrgreen:
O carro esta com a direção bem instavel, sambando para la e para cá, acho que o Glaicon teve o mesmo problema e relatou neste tópico aqui mesmo:concordo:

Abraço e LAMA \o/:concordo:

Geisler®
28/07/2010, 02:05
Putz, detalhe que esqueci de mencionar:putz:
Comprei na DVA Pneus, loja da Michelin, a R$2070,00 os 4
Paguei 1 pneu a vista, e os outros 3 no cartão em 3 vezes(tive de ir ao banco desbloquear..:oops::putz:), colocados, balanceados e com as válvulas novas.
Se eu tivesse pago a vista, em dinheiro, me fariam por R$2000,00 os 4, tambem montados, balanceados e com as valvulas novas.
Outra coisa que esqueci de mencionar, como os pneus velhos estavam bem gastos, não dava pra perceber se havia buchas estouradas ou se o carro puxava, mas com os BF novos... Putz:putz: me mostraram la na loja mesmo que precisaria trocar as buchas do braço auxiliar(pitman??), mas que eles não tem condições pra fazer o serviço. Tudo bem, as buchas ja comprei na KIA a R$ 15,00 cada(vão duas), e estou avaliando se eu mesmo não consigo fazer a troca :mrgreen:
O carro esta com a direção bem instavel, sambando para la e para cá, acho que o Glaicon teve o mesmo problema e relatou neste tópico aqui mesmo:concordo:

Abraço e LAMA \o/:concordo:

Sábado passado, dia 24/07/2010, resolvi botar a mão na massa e trocar as buchas do barço auxiliar eu mesmo!! \o/:odedo:
Deu um puta trampo pra soltar os parafusos:putz: Provavelmente veio com o "aperto da Coreia" ainda hehhehe:mrgreen:
Levei 4 horas pra soltar a peça, desmontar, limpar, trocar as buchas, lubrificar e remontar tudo.:dance:
Fiz isso na empresa onde trabalho, depois do expediente:concordo:
Depois fui testar e o carro parou de desviar a trajetoria involuntariamente, ficou firme, porem a direção ainda tava meio "arisca", do tipo você fazer um movimento delicado, e a direção responder de forma grosseira...:pensativo:
Fiz alinhamento e cambagem no dia seguinte, tava tudo meio fora, aparentemente nenhuma bucha etourada, e o carro ficou ótimo pra dirigir :palmas::concordo:
Abaixo algumas fotos do serviço.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Geisler®
28/07/2010, 02:12
Mais fotos...:pipoca:

Glaicon
02/08/2010, 08:19
Senhores, vejam a diferença entre a minha Cherokee, totalmente original, e a outra com a suspensão levantada e pneus AT.
O dono, Luciano, colocou calços de nylon, alongadores de amortecedor, amortecedores novos, e ainda teve que alongar cardã e inclinar o eixo traseiro, para tirar o ronco do cardã.
Deu trabalho, mas ficou muito mais bonita:concordo:
Além da falta de pneus e coragem, foi essa diferença de altura que me fez não atravessar aquele riacho no tópico Trilhas em SC.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
17/08/2010, 13:30
Fala ae pessoal,

Troquei a 30 dias os pneus de minha viatura, eles eram originais 205/75R15, depois de muita pesquisa (qualidade/preço) fechei com os pneus TOYO TIRES open country A/T 225/75R15. Segundo as pesquisas que fiz ele é um dos melhores em tração, aquaplanagem e barulho. Realmente depois que coloquei, comprovei que é um excelente pneu tanto no asfalto como na trilha. Depois de colocado o carro subiu em relaçao ao chão mais 2,7cm!!! Comprei direto no site "pneusfacil.com.br" eles entregaram em minha casa sem cobrar o frete, paguei em cada R$ 470,50 a vista, se fosse no cartão diviria em 10 vezes de R$204,00. Acho que vale a pena. As letras são brancas na lateral.

um abraço!

Patoloko
17/08/2010, 15:13
Fala ae pessoal,

Troquei a 30 dias os pneus de minha viatura, eles eram originais 205/75R15, depois de muita pesquisa (qualidade/preço) fechei com os pneus TOYO TIRES open country A/T 225/75R15. Segundo as pesquisas que fiz ele é um dos melhores em tração, aquaplanagem e barulho. Realmente depois que coloquei, comprovei que é um excelente pneu tanto no asfalto como na trilha. Depois de colocado o carro subiu em relaçao ao chão mais 2,7cm!!! Comprei direto no site "pneusfacil.com.br" eles entregaram em minha casa sem cobrar o frete, paguei em cada R$ 470,50 a vista, se fosse no cartão diviria em 10 vezes de R$204,00. Acho que vale a pena. As letras são brancas na lateral.

um abraço!


estou de olho nesses pneus. Só não sabia se eles eram bons na trilha. A minha dúvida é a seguinte:
Os BFGoodrich 235/75 15 AT estão custando 480 a vista numa loja Michellin aqui onde moro. Qual escolho?

MarcSport
18/08/2010, 16:16
estou de olho nesses pneus. Só não sabia se eles eram bons na trilha. A minha dúvida é a seguinte:
Os BFGoodrich 235/75 15 AT estão custando 480 a vista numa loja Michellin aqui onde moro. Qual escolho?

BF AT é o melhor dos ATs para fora de estrada leve.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
19/08/2010, 19:41
estou de olho nesses pneus. Só não sabia se eles eram bons na trilha. A minha dúvida é a seguinte:
Os BFGoodrich 235/75 15 AT estão custando 480 a vista numa loja Michellin aqui onde moro. Qual escolho?
Fala Patoloko, olha só, eu tava realmente disposto a comprar os Bfs, mas depois de conversar com um cara que conheci numa viajem que fiz e depois de muita pesquisa (sites nacionais e internacionais) posso te dizer que o pneu é muito bom, é um pneu ainda pouco conhecido aqui no Brasil, quase não existem lojas que o vendem por ai, por isso fui a fundo nas perquisas...heheheh, to muito satisfeitoo com ele.

abraços.

Patoloko
30/08/2010, 22:51
Alguém tem por favor os valores que a fábrica recomenda pra cambagem e alinhamento?
Estou com um problema de alinhamento que ainda não conseguiram resolver. Já levei em dois alinhadores diferentes e cada um diz uma coisa. Quando entro em curva mais fechada um pouco, ela canta pneu, mesmo em velocidades mais baixas. A calibragem está de acordo com o selo da porta (como está com pneus originais 205 75 15, estou usando 26 libras). Um disse que as rodas tem que ficar 1º fechada, o outro disse que tem que ficar em 0º. A cambagem está correta, segundo os dois. E os pneus não estão carecas. Só canta na frente.

EDuarte
31/08/2010, 08:22
Alguém tem por favor os valores que a fábrica recomenda pra cambagem e alinhamento?
Estou com um problema de alinhamento que ainda não conseguiram resolver. Já levei em dois alinhadores diferentes e cada um diz uma coisa. Quando entro em curva mais fechada um pouco, ela canta pneu, mesmo em velocidades mais baixas. A calibragem está de acordo com o selo da porta (como está com pneus originais 205 75 15, estou usando 26 libras). Um disse que as rodas tem que ficar 1º fechada, o outro disse que tem que ficar em 0º. A cambagem está correta, segundo os dois. E os pneus não estão carecas. Só canta na frente.
Vc reparou se esta dando Shimmy?
O correto é entre 1º e 2º em divergencia ou até menos dependendo do pneu e suspenção, ou seja, mais aberta na estremidade dianteira.
Se ficar em 0º o volante ficará extremamente leve e em uma curva as rodas não voltarão sozinhas qdo soltar o volante e terá o efeito shimmy.
Esse sintoma que vc citou tbm pode ocorrer se estiver com foga nos rolamentos ou pivos e ainda se os pneus estverem desgastados de forma incorreta devido ter rodado desalinhado por muito tempo.

[]s
(DU)

TITOIGUABA
09/09/2010, 11:47
Me ajudem, existem algumas alternativas para amortecedores dianteiros para SPT 1998/99

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/09/2010, 13:19
Fala Rapaziada que curte uma lama e uma SPT!

Na verdade eu imagino como ja deve ter sido debatido aqui o que eu vou perguntar, hehehe, mas preciso de umas respostas praticas e diretas...rsrsrs, vamos lá!
Eu tenho uma SPT 2001 turbo diesel, muito boa por sinal, depois de uns 2 meses de uso fiz a minha primeira trilha, o carro se saiu muito bem mesmo, foi uma trilha de nivel médio. Apos a trilha, na semana seguinte, eu troquei os pneus, tirei os originais 205/75 por 225/75 open country da toyo tires. O pneu é excelente, na trilha é só alegria.
O que eu quero saber? Quero acabar com as pancadas que dá na frente quando faço trilhas ou quando passo por algum buraco. Qual mola devo colocar na frente? e qual atras? se colocar molas só na frente tem que colocar atras tb? amortecedor posso manter os originais ou nao? Não quero uma coisa muito radical, quero algo que me facilite um pouco em trilhas e nao me tire muito a estabilidade do carro em pista.
Ufa!!! Deu pra entender? rsrsrsrsrsrsrsrrss

Rapaziada, peço desculpas pelo longo texto mas eu precisava....heheheh

um abraço a todos e lama!

Lucena04
28/09/2010, 15:17
Fala Rapaziada que curte uma lama e uma SPT!

Na verdade eu imagino como ja deve ter sido debatido aqui o que eu vou perguntar, hehehe, mas preciso de umas respostas praticas e diretas...rsrsrs, vamos lá!
Eu tenho uma SPT 2001 turbo diesel, muito boa por sinal, depois de uns 2 meses de uso fiz a minha primeira trilha, o carro se saiu muito bem mesmo, foi uma trilha de nivel médio. Apos a trilha, na semana seguinte, eu troquei os pneus, tirei os originais 205/75 por 225/75 open country da toyo tires. O pneu é excelente, na trilha é só alegria.
O que eu quero saber? Quero acabar com as pancadas que dá na frente quando faço trilhas ou quando passo por algum buraco. Qual mola devo colocar na frente? e qual atras? se colocar molas só na frente tem que colocar atras tb? amortecedor posso manter os originais ou nao? Não quero uma coisa muito radical, quero algo que me facilite um pouco em trilhas e nao me tire muito a estabilidade do carro em pista.
Ufa!!! Deu pra entender? rsrsrsrsrsrsrsrrss

Rapaziada, peço desculpas pelo longo texto mas eu precisava....heheheh

um abraço a todos e lama!
para a dianteira recomendo as molas dianteiras da Besta 3.0 GS 16 lugares (usa da marca Tigre que é sem erro, mas outras podem dar certo tb), vai dar uma levantada na dianteira mais ou menos equivalente a um calço de 4cm e para de bater o amortecedor. Você pode utilizar os amortecedores originais da Sportage mesmo.
Para a traseira tem uma infinidade de opções vc precisa ver melhor o que quer dando uma lida no tópico "lift de suspensão".
Na traseira além de trocar as molas vc vai ter que fazer um prolongador para a panhard, trocar amortecedores e pode ser que precise colocar um espaçador de rodas.
:concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/09/2010, 17:11
para a dianteira recomendo as molas dianteiras da Besta 3.0 GS 16 lugares (usa da marca Tigre que é sem erro, mas outras podem dar certo tb), vai dar uma levantada na dianteira mais ou menos equivalente a um calço de 4cm e para de bater o amortecedor. Você pode utilizar os amortecedores originais da Sportage mesmo.
Para a traseira tem uma infinidade de opções vc precisa ver melhor o que quer dando uma lida no tópico "lift de suspensão".
Na traseira além de trocar as molas vc vai ter que fazer um prolongador para a panhard, trocar amortecedores e pode ser que precise colocar um espaçador de rodas.
:concordo:

Caro Lucena04, muito obrigado mesmo pela sua resposta e atenção!
Bom, estarei comprando as molas da besta 3.0 GS 16 lugares para a dianteira e não trocarei os amortecedores e para a traseira li aqui no forum que posso utilizar as molas do monza hatch 89 (aumento de 2cm) ou do omega suprema (aumento de 4cm aproximadamente), mesmo assim eu precisarei fazer tudo aquilo que vc disse sobre a traseira?

um grande abraço.

MarcSport
28/09/2010, 18:09
Alguém tem por favor os valores que a fábrica recomenda pra cambagem e alinhamento?
Quando entro em curva mais fechada um pouco, ela canta pneu, mesmo em velocidades mais baixas.

convergência dianteira 2,5 +/- 2,5 mm
converg. traseira 0 mm
cáster dianteiro: 3,56º +/- 0,5º
câmber dianteiro: 0,44º +/- 0,5º
câmber traseiro: 0º esterçamento interno: 37º
esterçamento externo: 33º KPI

Isso aconteceu uma vez comigo, após o alinhamento cantava pneu em qualquer curva a pouca velocidade, voltei ao alinhador que colocou a convergência em 2,5 e o problema "sumiu"

Lucena04
28/09/2010, 23:40
Caro Lucena04, muito obrigado mesmo pela sua resposta e atenção!
Bom, estarei comprando as molas da besta 3.0 GS 16 lugares para a dianteira e não trocarei os amortecedores e para a traseira li aqui no forum que posso utilizar as molas do monza hatch 89 (aumento de 2cm) ou do omega suprema (aumento de 4cm aproximadamente), mesmo assim eu precisarei fazer tudo aquilo que vc disse sobre a traseira?

um grande abraço.
Se subir só 2 ou 4cm na traseira a frente vai ficar mais alta. Na traseira da minha eu estou usando molas da palio Weekend GNV com os amortecedores da Besta Gs 16 lugares, ajuste da panhard e espaçadores de rodas. O carro ficou bem firme, principalmente na traseira, mas é bom pq o carro está alto e muito estável em curvas.
Se vc não quer ter gastos ou dores de cabeça verifique com um mecânico se é caso de mola cansada e se for troque-as pela da Sportage mesmo.
:concordo:

Patoloko
29/09/2010, 08:23
convergência dianteira 2,5 +/- 2,5 mm
converg. traseira 0 mm
cáster dianteiro: 3,56º +/- 0,5º
câmber dianteiro: 0,44º +/- 0,5º
câmber traseiro: 0º esterçamento interno: 37º
esterçamento externo: 33º KPI

Isso aconteceu uma vez comigo, após o alinhamento cantava pneu em qualquer curva a pouca velocidade, voltei ao alinhador que colocou a convergência em 2,5 e o problema "sumiu"

Vou levar essas medidas impressas e pedir o alinhador pra colocar. Obrigado!!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
29/09/2010, 08:54
Se subir só 2 ou 4cm na traseira a frente vai ficar mais alta. Na traseira da minha eu estou usando molas da palio Weekend GNV com os amortecedores da Besta Gs 16 lugares, ajuste da panhard e espaçadores de rodas. O carro ficou bem firme, principalmente na traseira, mas é bom pq o carro está alto e muito estável em curvas.
Se vc não quer ter gastos ou dores de cabeça verifique com um mecânico se é caso de mola cansada e se for troque-as pela da Sportage mesmo.
:concordo:

Mais uma vez muito obrigado Lucena,
Na verdade queria sim suspender um pouco mais a minha SPT, ela já subiu 2,5cm só com a troca dos pneus. Desculpe minha ignorancia, hehehe, mas oq é panhard? espaçadores de molas, pra que serve? pelo que estou vendo não poderei trocar as molas trazeiras sem relaizar estes serviços, ne? Na frente é só colocar as molas da besta Gs 16 lugares e pronto?

Cara me desculpe, mas marinheiro de primeira viajem é assim mesmo! rsrsrsr

abraços.

Lucena04
29/09/2010, 11:03
Mais uma vez muito obrigado Lucena,
Na verdade queria sim suspender um pouco mais a minha SPT, ela já subiu 2,5cm só com a troca dos pneus. Desculpe minha ignorancia, hehehe, mas oq é panhard? espaçadores de molas, pra que serve? pelo que estou vendo não poderei trocar as molas trazeiras sem relaizar estes serviços, ne? Na frente é só colocar as molas da besta Gs 16 lugares e pronto?

Cara me desculpe, mas marinheiro de primeira viajem é assim mesmo! rsrsrsr

abraços.
Dá uma pesquisada no fórum, muita gente quebrou a cabeça para arranjar soluções para variados problemas quando se quer elevar a suspensão, vai ser difícil eu resumir em umas 3 ou 4 mensagens.
Vamos lá: barra Panhard é aquela barra que fica paralela ao diferencial traseiro, espaçador de roda serve para deixar as rodas mais "pra fora" para evitar que os pneus raspem no amortecedor, que acontece quando se eleva a suspensão. Mas tem usuários que não necessitaram utilizar o espaçador, mesmo fazendo o lift, enfim, o assunto é muito extenso e tem bastante coisa interessante aqui no fórum. Qualquer dúvida pergunta no tópico específico sobre lift de suspensão.
:concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
29/09/2010, 13:44
Dá uma pesquisada no fórum, muita gente quebrou a cabeça para arranjar soluções para variados problemas quando se quer elevar a suspensão, vai ser difícil eu resumir em umas 3 ou 4 mensagens.
Vamos lá: barra Panhard é aquela barra que fica paralela ao diferencial traseiro, espaçador de roda serve para deixar as rodas mais "pra fora" para evitar que os pneus raspem no amortecedor, que acontece quando se eleva a suspensão. Mas tem usuários que não necessitaram utilizar o espaçador, mesmo fazendo o lift, enfim, o assunto é muito extenso e tem bastante coisa interessante aqui no fórum. Qualquer dúvida pergunta no tópico específico sobre lift de suspensão.
:concordo:

Mais uma vez muito obrigado!
só mais um pouquinho de abuso meu...heehe os amortecedores da besta gs 16 lugares que vc usa na trazeira elas são da trazeira ou da frente da besta? se eu usar as molas da omega suprema na trazeira terei que trocar os amortecedores mesmo assim?
vc poderia postar aqui mesmo ou me enviar algumas fotos de sua viatura? rsrsrs

abraços.

Lucena04
29/09/2010, 19:41
Mais uma vez muito obrigado!
só mais um pouquinho de abuso meu...heehe os amortecedores da besta gs 16 lugares que vc usa na trazeira elas são da trazeira ou da frente da besta? se eu usar as molas da omega suprema na trazeira terei que trocar os amortecedores mesmo assim?
vc poderia postar aqui mesmo ou me enviar algumas fotos de sua viatura? rsrsrs

abraços.
São da traseira.
Uso pneus 30".
:concordo:

Geisler®
30/09/2010, 04:03
Vo ve se esse mês eu faço uma gambitech na suspenção:pipoca:
Ganhei um par de molas traseiras de Opala 4cil. novas, marca fabrini, medi a espessura e é a mesma da mola dianteira da Sportage. Medi o diametro e elas são 4mm maior que a da Sportage, porem acho que cabe, pois vai uma calço de borracha e ele tem uma folga bem grande, a unica diferença, é que a mola do Opala não acaba com um corte reto como a da Sportage, ela acaba em espiral... Meu carro esta com as originais cansadas, e vi aqui no forum fotos de uma Sportage não lembro de quem, que trocou apenas pelas originais dela mesmo e ganhou uns 2 ou 3 cm...
Quem sabe não de certo essas ai pra mim heeh, Como dizem, " de graça até injeção na testa" heheh:mrgreen:
Se der certo, posto aqui, isso se eu fizer, porque no momento o motor ta me atazanando de novo :parede:

Abraço, e LAMA \o/

Leandro-MacaúbaPaisagismo
01/10/2010, 08:31
São da traseira.
Uso pneus 30".
:concordo:

Valeu Lucena, vc é um cara gente boa :concordo:! Segunda feira vou deixar a viatura pra começar a cirurgia...hehehe. Como eu uso pneus 225/75 minha viatura não ficará tão alta como a sua, ne? Na estrada, como a sua se comporta? Você corre muito? Nas curvas, como ela se comporta?

Você é de Ilha Bela? Já passei um carnaval lá e gostei muito...só minha patroa que nao gostou...os barrachudos maltrataram ela de mais :-(...hehehe.

abraços!

mr_takut
01/10/2010, 09:16
Uma curiosidade, qual a medida de pneumáticos maior que pode ser colocada no spt sem ter que colocar um espaçador?

eu uso no momento um 215/75 R15 mas ja estava pensando se dava para dar um upgrade para ajudar um pouquinho nas trilhas.

Lucena04
01/10/2010, 12:12
Na minha com pneu 30" recapado já está no limite, mas que isso tem que cortar para-lamas e levantar mais a vtr. o Lulute usa pneus 31" sem ser recapado, agora eu já não sei se ele teve que fazer adaptações.
Pneus maiores deixam a vtr mais alta, principalmente em relação aos eixos/diferenciais. mas com pneus menores dá a impressão que a vtr está mais alta pq a distância do pneu em relação ao paralamas fica maior, mas isso é só impressão.
Minha vtr vai muito bem em estrada, não gosto de correr, vai muitíssimo bem em curva.
:concordo:

lulute
01/10/2010, 17:51
Pneus Maxxis Bighorn 31x10,5x15, espaçador de rodas de 38mm e roda livre ambos da marca AVM, próprios para Sportage, comprados na Tor off road conf. este link http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=7, molas e amortecedores dianteiros de Besta GS 3.0 16 lugares. Na trazeira, molas dianteira de omega e amortecedores trazeiros de omega, bloqueio dianteiro da Nekart( bloqueios KaISER ) e na trazeira bloqueio LSD, original da kia, peça no. 0k04827200, pode ser comprado com o Sr.Fernando da CF Imports, CF IMPORTS 3739-0160/9648-6902, x-crawler e daqui a 03 semanas o motor da sportage estará turbinado e intercoolado.

Patoloko
01/10/2010, 23:16
Pneus Maxxis Bighorn 31x10,5x15, espaçador de rodas de 38mm e roda livre ambos da marca AVM, próprios para Sportage, comprados na Tor off road conf. este link http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=7, molas e amortecedores dianteiros de Besta GS 3.0 16 lugares. Na trazeira, molas dianteira de omega e amortecedores trazeiros de omega, bloqueio dianteiro da Nekart( bloqueios KaISER ) e na trazeira bloqueio LSD, original da kia, peça no. 0k04827200, pode ser comprado com o Sr.Fernando da CF Imports, CF IMPORTS 3739-0160/9648-6902, x-crawler e daqui a 03 semanas o motor da sportage estará turbinado e intercoolado.

Apaixonei!!!!! :p Bota umas fotos aí!!! :pipoca:

Geisler®
03/10/2010, 00:29
Uma curiosidade, qual a medida de pneumáticos maior que pode ser colocada no spt sem ter que colocar um espaçador?

eu uso no momento um 215/75 R15 mas ja estava pensando se dava para dar um upgrade para ajudar um pouquinho nas trilhas.

Mr.Takut, na minha, coloquei pneus BF Goodrich All-Terrain na medida 235/75-R15, e fica bom, sem lift nem espaçador, só raspa no flexivel de freio na frente, quando esterça as rodas até o máximo... O pneu prensa a mangueirinha de freio contra o braço superior da suspensão, mas da pra andar na boa, pois é só nessa ocasião que raspava.
Na traseira, fica o espaço de 1 dedo entre o pneu e o amortecedor esquerdo, não raspa, mas se você andar em trilha com erosões, em que o curso máximo da suspensão seja exigido, vai raspar com certeza.
Pra uso urbano fica ótimo e imponente. Fica um pouco mais lenta nas acelerações, e apesar de o pneu ser maior, não marca a velocidade errado, no meu carro quando esta marcando 60Km/h no painel, marca 58Km/h no GPS, parece até que ela vem de fábrica com pneu menor que o ideal.
Em relação ao pneu original 205/70, ganhei quase 1,5cm em altura(2,5 no diametro do pneus), se eu tiver de usar o estepe, o carro ficara beeeeeem torto hehhehe
Atualmente, uso espaçadores de 38mm da AVM, e na frente o pneu não bate mais no flexivel do freio, mas bate na parte interna de plástico ne frente do para-lama, e passa raspando na ponta do para-choques.
Estou pra trocar as molas a uns 2 meses, mas todo mes ta acontecendo um imprevisto e acabo adiando a troca:parede:.
Com os espaçadores na frente, o carro baixou mais ou menos 1 cm a suspensão, tornando necessária a troca das molas dianteiras.
Abaixo anexei duas fotos, a primeira com os Pirelli Scorpion S/T 225/75-R15 que estavam quase carecas, e a segunda na frente de casa, com os novos BF Goodrich All-Terrain 235/75-R15.
Espero ter ajudado:concordo:

Abraço, e LAMA\o/

Geisler®
03/10/2010, 00:33
Pneus Maxxis Bighorn 31x10,5x15, espaçador de rodas de 38mm e roda livre ambos da marca AVM, próprios para Sportage, comprados na Tor off road conf. este link http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=7, molas e amortecedores dianteiros de Besta GS 3.0 16 lugares. Na trazeira, molas dianteira de omega e amortecedores trazeiros de omega, bloqueio dianteiro da Nekart( bloqueios KaISER ) e na trazeira bloqueio LSD, original da kia, peça no. 0k04827200, pode ser comprado com o Sr.Fernando da CF Imports, CF IMPORTS 3739-0160/9648-6902, x-crawler e daqui a 03 semanas o motor da sportage estará turbinado e intercoolado.


Meu heroi !!:palmas::concordo::mrgreen:

Bota umas fotos aí!!!(2) :pipoca:

Abraço, e LAMA \o/:concordo:

STONES
08/10/2010, 13:38
:dance:Amigos , falam muito de pneus por aqui e até agora percebo que não comentam no 31x10.5 r15 all terrain T/A, porque ? Coloquei um na minha 97 sem levanta-la e ficou a 35cm do chão, ela ficou zangada.

só que não faço trilha ainda.

e não pegou em nada por enquanto ... risos:dance:

Patoloko
08/10/2010, 14:24
:dance:Amigos , falam muito de pneus por aqui e até agora percebo que não comentam no 31x10.5 r15 all terrain T/A, porque ? Coloquei um na minha 97 sem levanta-la e ficou a 35cm do chão, ela ficou zangada.

só que não faço trilha ainda.

e não pegou em nada por enquanto ... risos:dance:


Experimenta colocar ela atravessada numa ondulação pra ver o curso total da susp. traseira (no lado que a roda entra pra dentro da caixa de roda) e veja o que vai acontecer com o pneu e o amortecedor.
Vários pneus costumam pegar na capa do amortecedor. Não sei se esse é seu caso.
Não sei te dizer em relação ao 31x10 mas pode ser que pegue nas trilhas. A minha eu vou fazer o lift de suspensão e depois trocar os pneus por uns maiores, pois uso atualmente as medidas originais. (comprei tem menos de 4 meses uma 97 tbm)

adelpedu
08/10/2010, 14:37
A minha ta fumaçando quando dou partida com motor frio, ou na retomada de marcha nas subidas de serra. Somente nesses momento. No demais, odesempenho do motor é muito bom. O que pode ser?

Robinho da Jaguatirica
08/10/2010, 15:03
A minha ta fumaçando quando dou partida com motor frio, ou na retomada de marcha nas subidas de serra. Somente nesses momento. No demais, odesempenho do motor é muito bom. O que pode ser?

Normal.:concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
19/10/2010, 13:46
Na minha com pneu 30" recapado já está no limite, mas que isso tem que cortar para-lamas e levantar mais a vtr. o Lulute usa pneus 31" sem ser recapado, agora eu já não sei se ele teve que fazer adaptações.
Pneus maiores deixam a vtr mais alta, principalmente em relação aos eixos/diferenciais. mas com pneus menores dá a impressão que a vtr está mais alta pq a distância do pneu em relação ao paralamas fica maior, mas isso é só impressão.
Minha vtr vai muito bem em estrada, não gosto de correr, vai muitíssimo bem em curva.
:concordo:

Caro Lucena,

Demorei mais to aqui pra dizer como ficou as mudanças na suspenção.
Bom, primeiro gostaria de agradecer sua atenção, valeu mesmo.
Vamos lá:

Na frente coloquei molas da besta GS 16 lugares e calço de 2cm do passat (não lembro o ano);

Na traseira, primeiro, colquei amortecedor da besta GS 16 lugares e molas da palio weekend 97 GNV. Ficou alta de demais, mesmo...frente com 86cm e traseira com 97cm além de ter ficado pulando igual a um cabrito..hehee. Então, após inumeras pesquisas aqui no site, coloquei as molas traseiras da zafira, a altura da traseira ficou otima com 89cm e os pulos diminuiram, ficou mais macia, mas os pulos ainda estao lá, principalmente quando ando em estradas esburacadas e nem fiz trilha ainda, imagina só como deve ficar entao.

A sua é assim? dura na traseira? pensei em tirar o calço da frente, será que melhora a traseira? o que eu posso fazer?

SE ALGUEM DO FORUM QUISER ME AJUDAR TAMBÉM.....

um abraço,

Patoloko
19/10/2010, 18:05
Caro Lucena,

Demorei mais to aqui pra dizer como ficou as mudanças na suspenção.
Bom, primeiro gostaria de agradecer sua atenção, valeu mesmo.
Vamos lá:

Na frente coloquei molas da besta GS 16 lugares e calço de 2cm do passat (não lembro o ano);

Na traseira, primeiro, colquei amortecedor da besta GS 16 lugares e molas da palio weekend 97 GNV. Ficou alta de demais, mesmo...frente com 86cm e traseira com 97cm além de ter ficado pulando igual a um cabrito..hehee. Então, após inumeras pesquisas aqui no site, coloquei as molas traseiras da zafira, a altura da traseira ficou otima com 89cm e os pulos diminuiram, ficou mais macia, mas os pulos ainda estao lá, principalmente quando ando em estradas esburacadas e nem fiz trilha ainda, imagina só como deve ficar entao.

A sua é assim? dura na traseira? pensei em tirar o calço da frente, será que melhora a traseira? o que eu posso fazer?

SE ALGUEM DO FORUM QUISER ME AJUDAR TAMBÉM.....

um abraço,

Vc ajustou a panhard? Vc tem o desenho ou as medidas do prolongador da panhard? pq quero fazer isso com a minha mas não to com muita segurança ainda.

Lucena, se eu usar as molas da besta gs 16 lugares na traseira, ela sobe quanto aproximadamente?

Lucena04
19/10/2010, 23:13
Caro Lucena,

Demorei mais to aqui pra dizer como ficou as mudanças na suspenção.
Bom, primeiro gostaria de agradecer sua atenção, valeu mesmo.
Vamos lá:

Na frente coloquei molas da besta GS 16 lugares e calço de 2cm do passat (não lembro o ano);

Na traseira, primeiro, colquei amortecedor da besta GS 16 lugares e molas da palio weekend 97 GNV. Ficou alta de demais, mesmo...frente com 86cm e traseira com 97cm além de ter ficado pulando igual a um cabrito..hehee. Então, após inumeras pesquisas aqui no site, coloquei as molas traseiras da zafira, a altura da traseira ficou otima com 89cm e os pulos diminuiram, ficou mais macia, mas os pulos ainda estao lá, principalmente quando ando em estradas esburacadas e nem fiz trilha ainda, imagina só como deve ficar entao.

A sua é assim? dura na traseira? pensei em tirar o calço da frente, será que melhora a traseira? o que eu posso fazer?

SE ALGUEM DO FORUM QUISER ME AJUDAR TAMBÉM.....

um abraço,
A minha Sportage tem a suspensão mais dura na traseira tb, mas nada que incomode.
Uma vez peguei carona em uma Pajero TR4 com o Medina, quando ele foi me resgatar em uma trilha :concordo:, e achei o carro bem comfortável. A TR4 possui as 4 molas (dianteiras e traseiras) progressivas o que eu acho que colabora bastante com esse conforto. A Sportage originalmente só possui as molas traseiras progressivas. Molas progressivas são aquelas que nas extremidades tem os elos mais próximos e no meio são mais afastados, a parte que é mais próxima cede com mais facilidade e a parte que é mais afastada cede menos. Esse tipo de mola faz com que os pequenos impactos sejam melhor absorvidos e ainda proporciona a estabilidade pela dureza do restante da mola que possui os elos mais afastados. A mola da Meriva aparentemente é uma boa substituta para as molas da Sportage pq mantem o formato de "barril" das molas originais da Sportage.
Eu acho que os amortecedores da besta 16 lugares que a gente usa na traseira colabora bastante para a dureza que vc está sentindo, outros amigos do fórum vão poder dizer com mais propriedade. Se eu não me engano a TR4 do medina não estava com os amortecedores originais, o que tb pode ter ajudado no conforto na dele.
Se vc usou as molas dianteiras da Besta 3.0 Gs 16 lugares dianteiras da marca "Tigre" mais um calço de 2cm a frente da sua Sportage deve ter ficado muito alta, se puder tira foto para a gente ver, tira uma foto de lado e outra foto mostrando como ficou as homocinéticas.
:concordo:

Lucena04
19/10/2010, 23:20
Vc ajustou a panhard? Vc tem o desenho ou as medidas do prolongador da panhard? pq quero fazer isso com a minha mas não to com muita segurança ainda.

Lucena, se eu usar as molas da besta gs 16 lugares na traseira, ela sobe quanto aproximadamente?
Nunca ouvi falar em colocar as molas traseiras da besta Gs 16 lugares na traseira da Sportage, nem vi como são essas molas traseiras :pensativo:. Na minha não pretendo mexer mais na suspensão, esses dias estava até pensando em levantar mais mas já desisti, está bom demais do jeito que está.
Quanto ao prolongador da Panhard, manda uma MP para o Eduarte, não sei se compensa pelo preço do frete mas dependendo ele faz e manda pra você.
:concordo:

Bispo
20/10/2010, 00:01
A minha Sportage tem a suspensão mais dura na traseira tb, mas nada que incomode.
Uma vez peguei carona em uma Pajero TR4 com o Medina, quando ele foi me resgatar em uma trilha :concordo:, e achei o carro bem comfortável. A TR4 possui as 4 molas (dianteiras e traseiras) progressivas o que eu acho ,,,,,:


Boa noite a todos ,
Se me pemitem o pitaco... e já pitacoando...

Na trazeira: mola da palio wikend GNV deixa a trazeira mais alta, em compensação, mais dura e pula realmente.
Coloquei na minha mas voltei para a mola da palio wikend comum, mantendo o amortecedor da Besta GS, isso manteve o conforto.

Na frente, a mola da Besta é 01cm menor se comparada com a sportage, porém é mais grossa e rígida, deixando o conjunto (amortecedor/mola) mais alto uns 4cm. E por razão da mola, deixa a viatura um pouco mais "dura" se comparada com a original.

Ainda não encontrei nenhuma mola progressiva que mantivesse a altura que a mola da palio mantém... Algumas são até maiores que a da palio, mas ao assentar com o peso do veículo, ficam até mais baixas que a original... :evil:

Resumindo.. se quer a viatura mais alta... terá de abrir mão do conforto, se comparado com a viatura original...:mrgreen:

Foristas, me corrijam se eu estiver errado, e me informem oque fizeram para ficar diferente do meu relato,:roll::roll::concordo:

Os.: na dianteira, coloquei mola da besta + calço de 3cm, resultado: acaba de estourar a homocinética :evil::evil::evil:
vou ver se a quebra está relacionada a uma trinca ou defeito já existente ou se é porque acabou forçando muito a homocinética devida a mola+calço...:pensativo::pensativo:


Forte abraço

Leandro-MacaúbaPaisagismo
20/10/2010, 16:47
Caros Lucena e Bispo, Obrigado pela atenção de voces. Estou postando as fotos da viatura, não reparem a mangueira verde em baixo do capô, é uma ganbiarra que eu fiz até chegar a mangueira original...heheheheh, deve chegar na segunda, por isso vou aproveitar também e retirar o calço de 2cm que coloquei na suspenção dianteira. abraços,

Leandro-MacaúbaPaisagismo
20/10/2010, 16:49
Mais fotos...

Lucena04
20/10/2010, 20:59
Aparentemente as homocinéticas estão forçadas, a frente ficou muito alta olhando assim até parece que a frente está mais alta que a traseira, pode ser que dê problema quando forçar em 4x4. Até dá para deixar nessa altura se vc estiver disposto a baixar o diferencial, mas não recomendo, dá muito trabalho e acho que nossas Sportages não foram feitas pra mais que isso.
Na traseira vai ter que fazer o prolongador da panhard (ela precisa ficar paralela ao eixo) caso contrário o carro vai parecer que está saindo de traseira quando sai das lombadas, fora que deve ficar raspando no amortecedor. No meu caso ainda tive que usar espaçador de rodas pq os pneus pegavam nos amortecedores, mas o meu pneu é de 30".
Independentemente da suspensão, a sua Sportage está muito bonita, esteticamente gosto desse modelo da turbodiesel, parabéns.
:concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
21/10/2010, 10:39
Aparentemente as homocinéticas estão forçadas, a frente ficou muito alta olhando assim até parece que a frente está mais alta que a traseira, pode ser que dê problema quando forçar em 4x4. Até dá para deixar nessa altura se vc estiver disposto a baixar o diferencial, mas não recomendo, dá muito trabalho e acho que nossas Sportages não foram feitas pra mais que isso.
Na traseira vai ter que fazer o prolongador da panhard (ela precisa ficar paralela ao eixo) caso contrário o carro vai parecer que está saindo de traseira quando sai das lombadas, fora que deve ficar raspando no amortecedor. No meu caso ainda tive que usar espaçador de rodas pq os pneus pegavam nos amortecedores, mas o meu pneu é de 30".
Independentemente da suspensão, a sua Sportage está muito bonita, esteticamente gosto desse modelo da turbodiesel, parabéns.
:concordo:

fala Lucena, Aos poucos vou colocando ela certinha, já marquei com o mecanico pra esta segunda feira pra retirar o calço de 2cm da frente, acho que isto já deve dar uma boa melhorada na frente e diminuir o esforço nas homocinéticas, ne? Vc teria como postar umas fotos do seu prolongador de panhard? e explicar como fez? assim poderei mostrar pro mecanico como ele deverá fazer. um abraço,

Patoloko
21/10/2010, 15:53
Estou começando a pesquisar molas pra fazer meu lift de suspensão. Já li esse forum de cabo a rabo (ops!). Ví várias receitas e daí me surgiram algumas dúvidas. Agradeceria a quem puder me ajudar.
Bom, vi que a soluçao mais indicada pra dianteira são molas da besta 16 lugares com os amortecedores originais. Como não quero deixar ela extremamente alta, também não vou colocar calço.
Enfim, a dianteira está resolvido. Vamos pra trás (ui)
Existem diversas receitas, mas a que mais me chamou a atenção foi amortecedores da besta GS 16 lugares e molas da palio weekend (sem GNV, por ser mais macia). Aí veio a dúvida: Alguém já tentou usar as molas da palio weekend Adventure? Elas são mais altas e com uma rigidez intermediária (acredito eu) entre a normal e a GNV. Quanto será que vou ter de ganho em altura? Quanto será que dá de diferença em altura da mola "normal" pra essa?
Outra dúvida: Se na frente eu uso as molas da besta 16 lugares e na traseira os amortecedores, o que aconteceria se eu usasse as molas traseiras dessa besta? Eu teria aumento de altura? Quanto? Elas servem? Será que ficaria muito dura ou muito mole? :pensativo:
Alguém já testou ou usa? Fui procurar aqui pra ver como é a mola e comparar com a mola original, mas onde moro só se consegue essa mola por encomenda, não tem nas lojas pra pegar e ver. (ÔÔÔÔ lugar fraco pra peças de van!!!! Imagina pra SPORTAGE!! :parede:)
Agradeceria se alguém pudesse ver isso pra mim. :concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
25/10/2010, 12:29
fala Lucena, Aos poucos vou colocando ela certinha, já marquei com o mecanico pra esta segunda feira pra retirar o calço de 2cm da frente, acho que isto já deve dar uma boa melhorada na frente e diminuir o esforço nas homocinéticas, ne? Vc teria como postar umas fotos do seu prolongador de panhard? e explicar como fez? assim poderei mostrar pro mecanico como ele deverá fazer. um abraço,

LUCENAAAA........me ajude....kkkkkkkk att,

LisandroCB
25/10/2010, 16:54
Olá caros colegas,

Desculpem-me a pergunta idiota, mas tenho uma dúvida, tenho uma "viatura" ano 2001, Grand, Turbo Diesel Intercooler 2.0, com 4 pneus Fate 225/70 R15. Pergunto: Qual a pressão correta em PSI p/ a calibragem desses pneus?

Obrigado pela atenção.

LisandroCB

Lucena04
25/10/2010, 22:51
LUCENAAAA........me ajude....kkkkkkkk att,
Então Leandro, não tirei fotos antes e nem tirei as medidas pq não estou com o carro esses dias, mas dei uma fuçada aqui e achei uma foto que eu já tinha tirado antes de vc pedir, porém já está um pouco diretente de hj. Note na foto que os dois parafusos superiores estão muito próximos o que acaba gerando uma alavanca. Quando fui fazer umas trilhas com o Lulute e amigos em Minas Gerais (:concordo:) acabou quebrando uma parte do suporte original do carro onde vai presa essa peça, ainda bem que o Lulute conhecia um cara bom que tinha solda Mig e resolveu o problema na hora :palmas:. Apesar de ter resolvido o problema ele me alertou dessa alavanca, que poderia ocorrer a quebra novamente pelo mesmo motivo, e que seria necessário fazer um reforço. Mesmo não estando 100% confiável fizemos mais alguams trilha e não deu mais nenhum problema. Quando cheguei em são paulo mandei fazer um reforço na barra original que ficou o bixo, rs.
Talvez fique melhor se vc diminuir essa alavanca aumentando a distância entre os parafusos. Não tenho certeza que tenha sido a alavanca ocasionou a quebra, pode ter sido alguma pedra que bateu ali e quebrou, Os mais entendidos podem nos ajudar nessa questão.
Sinceramente, se eu fosse vc não ficava esquentando a cabeça com "como fazer a peça", vê com alguém que sabe fazer e já pega pronta, já que vc está com tantas dúvidas. Manda uma MP o EDuarte (ele tb atende por "Professor Pardal" ou "Codorna") e verifica se ele pode fazer uma pra vc, se ele puder ele te manda por correio.
Mas se mesmo assim vc quiser fazer o prolongador da barra (:parede:), a gente tenta de ajudar :-D, só não tenho como te passar a medida por esses dias.
:concordo:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
26/10/2010, 10:00
Então Leandro, não tirei fotos antes e nem tirei as medidas pq não estou com o carro esses dias, mas dei uma fuçada aqui e achei uma foto que eu já tinha tirado antes de vc pedir, porém já está um pouco diretente de hj. Note na foto que os dois parafusos superiores estão muito próximos o que acaba gerando uma alavanca. Quando fui fazer umas trilhas com o Lulute e amigos em Minas Gerais (:concordo:) acabou quebrando uma parte do suporte original do carro onde vai presa essa peça, ainda bem que o Lulute conhecia um cara bom que tinha solda Mig e resolveu o problema na hora :palmas:. Apesar de ter resolvido o problema ele me alertou dessa alavanca, que poderia ocorrer a quebra novamente pelo mesmo motivo, e que seria necessário fazer um reforço. Mesmo não estando 100% confiável fizemos mais alguams trilha e não deu mais nenhum problema. Quando cheguei em são paulo mandei fazer um reforço na barra original que ficou o bixo, rs.
Talvez fique melhor se vc diminuir essa alavanca aumentando a distância entre os parafusos. Não tenho certeza que tenha sido a alavanca ocasionou a quebra, pode ter sido alguma pedra que bateu ali e quebrou, Os mais entendidos podem nos ajudar nessa questão.
Sinceramente, se eu fosse vc não ficava esquentando a cabeça com "como fazer a peça", vê com alguém que sabe fazer e já pega pronta, já que vc está com tantas dúvidas. Manda uma MP o EDuarte (ele tb atende por "Professor Pardal" ou "Codorna") e verifica se ele pode fazer uma pra vc, se ele puder ele te manda por correio.
Mas se mesmo assim vc quiser fazer o prolongador da barra (:parede:), a gente tenta de ajudar :-D, só não tenho como te passar a medida por esses dias.
:concordo:

Valeu mesmo cara, muito obrigado!!! Vou imprimir seu texto e sua foto e vou levar para um soldador naval fera aqui em minha cidade pra ver se ele consegue fazer um pra mim e também vou tentar entrar em contato com o EDuarte. Abraços!

Geisler®
06/11/2010, 11:54
Finalmente, depois de uns 3 meses, fiz o meu "lift" de suspensão.
Então vai ai a minha receitinha para o lift.

Dianteira:

- Molas dianteiras da besta 2.7 12 lugares original Hyundai/Kia por R$170,00 o par.
- As borrachas e calços originais foram mantidos, pos estavam inteiros.
- Espaçadores de roda AVM de 38mm.

Traseira:

- Molas traseiras de Meriva marca Aliperti por R$160,00.
- Calços de borracha originais mantidos.
- Espaçadores AVM de 38mm.

Sobre as molas dianteiras, falaram aqui que deveria ser da Besta GS 3.0 de 16 lugares, mas o cara da loja em que comprei disse que era a mesma mola (??).
Arrisquei, comprei e gostei do resultado. A mola possui 7 elos, a original tinha 8 elos, com a mesma altura as duas, a diferença é que a original tinha 14mm de espeçura e a da Besta tem 16.5mm de espeçura.
Sobre a diferença de altura, esqueci de medir:parede:, mas ficou bem mais altinha :dance:
Sobre as molas traseiras, testei várias molas diferrentes antes de compra as de Meriva.
Testei molas de Monza, que possuem mesmo formato,comprimento e numero de elos, mas com espeçura no centro de 14.8mm, a original tem 13.8mm. O carro ficou com exatamente a mesma altura, porem, ficou um popuco mais firme a suspenção.
Testei molas traseiras de Astra, que possuem o mesmo numero de elos, porem é mais "esticada" na posição de descanso, e possui 12 mm de espeçura. Com esta o carro ficou bem macio pra andar sozinho, porem se por quatro pessoas, bate fim de curso muito fácil. Com essas molas ganhei 2cm em relação as originais, mas era pouco, pois o carro ainda fico ligeiramente mais alto na dianteira.
Testei tambem molas traseira de Omega GNV:shock:. Ficou tão alta, mas tão alta que tive de pedir pra alguem subir no carro pra conseguir passar o parafurso la embaixo no amortecedor, ou seja o carro parado, dava fim de curso no amortecedor aberto!! Tentei andar com o carro mais nem dava, deu cada estouro... a cada pequeno buraquinho, o carro "kicava" no chão... Totalmente nonsense, porem, serviria provavelmente com amortecedores de besta com prolongamento pra se conseguir um lift "tuduquida" hehehe.
Por fim comprei as molas de Meriva, que possuem a mesma espessura da Sportage, 14mm, porem com 2 elos a mais.
Com estas o carro ficou bem alto, não ficou duro, e sobrou uns 4 cm de curso no amortecedor, mas vou ter de por os da besta ou prolongar estes, pois nos buracos mais fundos, bate fim de curso, mas da pra nadar legal assim.
com estas molas, o carro lavantou bem por igual na frente e atras,
Não sei se há a necessidade de se mexer na panhard, ja que tenho espaçadores... Vejo isso mais pra frente.
Creio que o meu lift ficou como o do TOPGUN aqui do forum.
Abaixo, umas fotos de antes, e depois.:concordo:

Abraço e LAMA \o/ :mrgreen:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
06/11/2010, 14:07
Caro Geisler®, Ficou muito bonita a sua viatura, parabens! Também fiz meu Lift, à um mês, e experimentei algumas molas na traseira e acabei optando pela mola da Zafira. Na frente tenho que tirar os calços de 2cm pois acho que ficou um pouco mais alta ou no mesmo tamanho da traseira e quero que fiquei a frente mais baixa que a traseira só um pouco. Agora, me diga uma coisa, o seu rack é de qual veículo? ficou irado! quero saber pra comprar e adaptar!!! hehehehehe. abraços.

mr_takut
06/11/2010, 22:06
Finalmente, depois de uns 3 meses, fiz o meu "lift" de suspensão.
Então vai ai a minha receitinha para o lift.

Dianteira:

- Molas dianteiras da besta 2.7 12 lugares original Hyundai/Kia por R$170,00 o par.
- As borrachas e calços originais foram mantidos, pos estavam inteiros.
- Espaçadores de roda AVM de 38mm.

Traseira:

- Molas traseiras de Meriva marca Aliperti por R$160,00.
- Calços de borracha originais mantidos.
- Espaçadores AVM de 38mm.

Sobre as molas dianteiras, falaram aqui que deveria ser da Besta GS 3.0 de 16 lugares, mas o cara da loja em que comprei disse que era a mesma mola (??).
Arrisquei, comprei e gostei do resultado. A mola possui 7 elos, a original tinha 8 elos, com a mesma altura as duas, a diferença é que a original tinha 14mm de espeçura e a da Besta tem 16.5mm de espeçura.
Sobre a diferença de altura, esqueci de medir:parede:, mas ficou bem mais altinha :dance:
Sobre as molas traseiras, testei várias molas diferrentes antes de compra as de Meriva.
Testei molas de Monza, que possuem mesmo formato,comprimento e numero de elos, mas com espeçura no centro de 14.8mm, a original tem 13.8mm. O carro ficou com exatamente a mesma altura, porem, ficou um popuco mais firme a suspenção.
Testei molas traseiras de Astra, que possuem o mesmo numero de elos, porem é mais "esticada" na posição de descanso, e possui 12 mm de espeçura. Com esta o carro ficou bem macio pra andar sozinho, porem se por quatro pessoas, bate fim de curso muito fácil. Com essas molas ganhei 2cm em relação as originais, mas era pouco, pois o carro ainda fico ligeiramente mais alto na dianteira.
Testei tambem molas traseira de Omega GNV:shock:. Ficou tão alta, mas tão alta que tive de pedir pra alguem subir no carro pra conseguir passar o parafurso la embaixo no amortecedor, ou seja o carro parado, dava fim de curso no amortecedor aberto!! Tentei andar com o carro mais nem dava, deu cada estouro... a cada pequeno buraquinho, o carro "kicava" no chão... Totalmente nonsense, porem, serviria provavelmente com amortecedores de besta com prolongamento pra se conseguir um lift "tuduquida" hehehe.
Por fim comprei as molas de Meriva, que possuem a mesma espessura da Sportage, 14mm, porem com 2 elos a mais.
Com estas o carro ficou bem alto, não ficou duro, e sobrou uns 4 cm de curso no amortecedor, mas vou ter de por os da besta ou prolongar estes, pois nos buracos mais fundos, bate fim de curso, mas da pra nadar legal assim.
com estas molas, o carro lavantou bem por igual na frente e atras,
Não sei se há a necessidade de se mexer na panhard, ja que tenho espaçadores... Vejo isso mais pra frente.
Creio que o meu lift ficou como o do TOPGUN aqui do forum.
Abaixo, umas fotos de antes, e depois.:concordo:

Abraço e LAMA \o/ :mrgreen:

parabéns ficou muito bonita mesmo :palmas::palmas:

sobretudo obrigado pé la preciosas informações tao bem relatadas :palmas:

Geisler®
07/11/2010, 09:41
Caro Geisler®, Ficou muito bonita a sua viatura, parabens! Também fiz meu Lift, à um mês, e experimentei algumas molas na traseira e acabei optando pela mola da Zafira. Na frente tenho que tirar os calços de 2cm pois acho que ficou um pouco mais alta ou no mesmo tamanho da traseira e quero que fiquei a frente mais baixa que a traseira só um pouco. Agora, me diga uma coisa, o seu rack é de qual veículo? ficou irado! quero saber pra comprar e adaptar!!! hehehehehe. abraços.

Leandro, o Rack é original dela mesmo, ou se é adaptado, não sei de qual carro é, pois ja veio nela quando a comprei:concordo:
Vi as fotos do seu lift, ficou a mesma altura que a minha praticamente:palmas:

Abraço e LAMA \o/:mrgreen:

Geisler®
07/11/2010, 09:52
parabéns ficou muito bonita mesmo :palmas::palmas:

sobretudo obrigado pé la preciosas informações tao bem relatadas :palmas:

Valeu mr_takut !:concordo: Casa precise de mais alguma informação, é só perguntar, só não garanto que respondo imediatamente, pois andei afastado quase 1 mês aqui do forum...:oops:
Abaixo, mais uma fotos:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Lucena04
08/11/2010, 18:54
Valeu mr_takut !:concordo: Casa precise de mais alguma informação, é só perguntar, só não garanto que respondo imediatamente, pois andei afastado quase 1 mês aqui do forum...:oops:
Abaixo, mais uma fotos:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:
Ficou muito bonita parabéns :palmas:

MarcSport
09/11/2010, 10:21
Olá caros colegas,

Desculpem-me a pergunta idiota, mas tenho uma dúvida, tenho uma "viatura" ano 2001, Grand, Turbo Diesel Intercooler 2.0, com 4 pneus Fate 225/70 R15. Pergunto: Qual a pressão correta em PSI p/ a calibragem desses pneus?

Obrigado pela atenção.

LisandroCB

Lisandro,
A pressao independe do "tamanho" do pneu e sim do indice de carga.
Olhe em seu pneu a pressão para carga máxima, supondo que seja 65 psi para 1000 kg. Supondo que o seu carro pese 1600 kg e "simplificando" para 400 kg por pneu temos:
1000 kg ---- 65 psi
400 kg ----- X psi
Fazendo a regra de três:
X = 26
A pressão recomendada pelo manual para os pneus originais é de 26 psi.
A frente do carro é mais pesada, pelo estado dos pneus do meu antigo carro após rodar cerca de 40000 km com ele, recomendo colocar pressão um pouco maior na frente.

LisandroCB
25/11/2010, 01:10
Olá MarcSport,

Muito obrigado por responder.

Bom, os frentistas me recomendaram calibrar os 4 pneus com 32PSI e foi o que eu fiz.

Agora lendo sua resposta então terei que esvaziar um pouco os pneus, correto?

Irei colocar 26 nos de trás e 28 nos da frente, está certo?


Valeu,

MarcSport
25/11/2010, 23:39
Olá MarcSport,
Irei colocar 26 nos de trás e 28 nos da frente, está certo?


LIsandro.
Para saber se está correto, preciso saber a pressão para carga máxima de seus pneus, está escrito nas laterais dos mesmos.

suv
08/02/2011, 10:56
oi pessoal
alguem aqui ja usou os serviços do rogerio amortecedores? eles dão mais carga nos amortecedores originais do seu veiculo. acho que assim melhora a estabilidade no asfalto. Quais amotecedores da para usar na sportage com suspensão original e pneus medida original para mais estabilidade no asfalto?
obrigado

Chacal
11/02/2011, 17:07
Pessoal, boa tarde,

coloquei os 4 pneus 31 MUD na minha sportage TDI, cara ela virou uma tartaruga de tão lenta, acho que o arrasto e pesado pra ela, alguem já usou estes pneus, e se usou, teve este problema tambem.
um grande abraço a todos.

EDuarte
11/02/2011, 20:36
Chacal
Ja foi dito em diversos topicos que 31" é muita coisa pra sportage, é no maximo 235x75, 30" ja se sente o peso do tamanho.

[]s
(DU)

Lucena04
16/02/2011, 21:39
Chacal
Ja foi dito em diversos topicos que 31" é muita coisa pra sportage, é no maximo 235x75, 30" ja se sente o peso do tamanho.

[]s
(DU)
É, o Professor Pardal tem razão, alguns incovenientes do pneu maior é que além de poder pegar no parachoque ou nos parabarros ainda dá a impressão de alongar o câmbio pela maior circunferência dos Pneus. No meu ôdometro está marcando uma direfença de 11 a 12% se eu não me engano, no velocímetro tambem dá para perceber uma diferença quando se passa naquelas lombadas eletrônicas. 30" eu acho que é o máximo que dá pra por e já fica bem legal (estou usando essa medida, tem quem use 31" mas eu acho que é forçar demais), o ideal seria o 235x75 como o Codorna (ele também atende por esse nome) disse.
Dá para fazer muita trilha e com muito conforto na Sportage, mas é importante entender as limitações do carro, se quer usar pneus maiores o ideal seria trocar o carro.
:concordo:

Chacal
23/02/2011, 17:31
Pessoal, voltei para os 235/75/15 MUD os 31" realmente é muita areia pra sportage rrrrrr.

Bispo
23/02/2011, 22:39
É, o Professor Pardal tem razão, alguns incovenientes do pneu maior é que além de poder pegar no parachoque ou nos parabarros ainda dá a impressão de alongar o câmbio pela maior circunferência dos Pneus. No meu ôdometro está marcando uma direfença de 11 a 12% se eu não me engano, no velocímetro tambem dá para perceber uma diferença quando se passa naquelas lombadas eletrônicas. 30" eu acho que é o máximo que dá pra por e já fica bem legal (estou usando essa medida, tem quem use 31" mas eu acho que é forçar demais), o ideal seria o 235x75 como o Codorna (ele também atende por esse nome) disse.
Dá para fazer muita trilha e com muito conforto na Sportage, mas é importante entender as limitações do carro, se quer usar pneus maiores o ideal seria trocar o carro.
:concordo:

Boa noite pessoal,

Lucena, se me permite postar minha opinião... Lá vou eu dar o pitaco...
Reforçando o que vc já disse, se não quiserem mexer no parachoque, no máximo 30".
Agora.... eu estou usando na minha os pneus mud 31", e claro, tive que cortar o parachoque porque pega.
Estou super satisfeito e em breve, vou fazer um lift de carroceria,
só para levantar mais um pouquinho...:dance::dance:

Naturalmente, pneus maiores=maior pega = maior consumo.:roll::roll:

Agora... trocar de carro...:discordo::discordo::discordo:

Forte abraço pessoal

EDuarte
24/02/2011, 08:15
Boa noite pessoal,

Lucena, se me permite postar minha opinião...

Naturalmente, pneus maiores=maior pega = maior consumo.:roll::roll:



Bispo, só esqueceu de mencionar = menos força.

[]s
(DU)

DouglasMac
25/02/2011, 00:36
Lá vou eu...pitaco!!:oops:

Montei um jogo de rodas 16" da F-1000, (estão à venda!), também montei jogo de rodas 15" com pneus 30,5", enfim, já fiz uma "farra". Os Pneus 235 x 75 x 15" são bão du bão, já fiz o tal do lifiti e garanto: num precisa de pneu maior! O mais importante de tudo é o peito de aço liso até a travessa da caixa. Passa redondo nos obstáculos e nas valetas.

A diferença, a gente tira no braço, uai!:concordo:

Breve, espero que os amigos gostem das fotos que vou mandar com detalhamento e custos.

LAMA!!

Lucena04
25/02/2011, 20:03
Agora... trocar de carro...:discordo::discordo::discordo:


concordo com vc, trocar de carro :discordo::discordo::discordo:
Um tempo atrás eu estava pensando em um projeto para colocar pneu 33", ou maior, para tando eu iria baixar o diferencial dianteiro para ter um ganho na altura do chassis em relação ao chão e colocar pneus maiores para deixar o diferencial mais alto. Sinceramente fiquei preocupado com as outras adaptaçõe$ que eu teria que fazer e acabei desistindo, até porque o pneu 30" estava atendendo as minhas necessidades e o carro está ótimo na altura que está.
Eu estou usando pneus Genius 1001, mas como vou deixar a Sportage só para trilhas vou partir para uns pneus mais agressivos quando esses meus acabarem.
:concordo:

Geisler®
07/04/2011, 03:32
Ola pessoal!!:pipoca:

Bom, na minha viatura, atualmente estou usando molas de besta na frente, sem calços, molas de meriva atras, sem calços, rodas livre e espaçadores de 38 mm da AVM, e junto com os aros originais de liga, pneu BF 235/75 R15.
Estive analizando como estão montadas as rodas e tal e a impressão que passa, e de uma certa "fragilidade", como se eu entrasse com força num buraco:mrgreen: e deixasse alguma roda pra tras:parede:...
Imaginei que com aros de aço, tipo estes que 99% dos Willys tem, que acho que são da mangels:pensativo:, com o off-set igual aos aros originais com espaçadores, isso seria diferente...
Acho que daria mais "cara de jipe" ao Sportage.
A duvida agora é: onde eu consigo estes aros? Existem novos? Procurei em algumas lojas de pneus por aqui e só tem aro de liga :putz:
Acho até que ja postei esta minha intensão por aqui antes heeh:pensativo:
A minha idéia, era pintar os aros de preto ou grafite, ou ainda preto fosco, e montar os BF neles, junto com um jogo de parafusos cromados novos, e aquele "copo" que vai no miolo do aro tambem cromado, com o "mangels" aparecendo nas rodas trazeiras e nas dianteira, daria um polimento nas Rodas livre pra aparentar ser cromadas.
Não sei se voceis "captaram" a idéia, mas se possivel, gostaria de sugestões, principalmente sobre onde achar 5 aros destes :mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/:odedo:

EDuarte
07/04/2011, 08:53
As rodas de liga são frageis a pancadas, a esforço elas são muito resistentes.
Em lojas de rodas é muito dificil encontrar, na net ou em lojas especificas off-road vc acha facil tanto novas quanto usadas, mas as novas custam em torno de 170,00 cada uma, usadas em torno de 500,00 4 rodas, e na grande maioria com off set negativo, off set positivo como as originais da sportage é rarissimo se é que existe.
Vale ressaltar que as de ferro são bem mais pesadas que as de liga.
Comprei um jogo dessas rodas mas por gosto e não por resistencia.

[]s
(DU)

Rolf_Schneider
07/04/2011, 10:25
Prezados,
Acabei de sair de uma concesionária Kia em Botafogo, Rio/RJ, e tive o seguinte diagnóstico para o barulho metálico na suspensão traseira do meu Kia Sportage EX 2.7 4x4 2009:
Folga nos parafusos de fixação das presilhas dos freios.
Solução: embuchamento dos parafusos com uma graxa especial, inclusive nos parafusos dianteiros preventivamente.
Perguntei sobre o defeito e o mecânico Rodrigo informou ser uma falha de projeto em todos os modelos novos, mesmo os 4x2.
Alguém possui mais informações sobre esse assunto?


César,

As minhas rodas dianteiras emitiam um ruído chato, metálico, causado pela folga das presilhas. Ao levar ao mecânico, constatamos que as pastilhas estavam com menos da metade da altura original, dava para usar ainda um tempo, mas preferi trocar. A folga das presilhas diminuiu bastante.

Como persistisse um pouco de folga (e ruído) o mecânico aplicou silicone vermelho (próprio para altas temperaturas) nas presilhas, parando o ruído completamente. Ele cansou de fazer isso em L200, que também tem esse problema de folga nas presilhas, e sempre funcionou.

Espero que seja o seu caso. Até mais.

Geisler®
10/04/2011, 00:35
As rodas de liga são frageis a pancadas, a esforço elas são muito resistentes.
Em lojas de rodas é muito dificil encontrar, na net ou em lojas especificas off-road vc acha facil tanto novas quanto usadas, mas as novas custam em torno de 170,00 cada uma, usadas em torno de 500,00 4 rodas, e na grande maioria com off set negativo, off set positivo como as originais da sportage é rarissimo se é que existe.
Vale ressaltar que as de ferro são bem mais pesadas que as de liga.
Comprei um jogo dessas rodas mas por gosto e não por resistencia.

[]s
(DU)

EDuarte, aqui onde moro, Joinville/SC, não conheço nenhuma loja especializada em OFF-Road:parede:, mas a idéia é essa mesmo, rodas com o off-set mais negativo, pra obter o mesmo resultado que tenho com as rodas originais junto com os espaçadores da AVM de 38mm.
Você ta usando rodas como essa que mandei na foto??
Você poderia postar umas fotos para apreciação?!:palmas: hehehe:concordo::dance:

Abraço e LAMA \o/:mrgreen:

EDuarte
10/04/2011, 08:18
Ainda não as coloquei, mandei jatear com areia e agora estou pintando (comprei usadas).
Existem varias lojas na internet que vendem e enviam pra qquer lugar.
http://www.gama4x4.com.br/subcat_mostra.asp?cat_descricao=Pesquisa&status_man=pesq
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/dept.asp?partner_id=&tu=b2c&departamento=Rodas%20Mangels%20/%20Procomp&dept_id=150&template_id=2&parent_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br

[]s
(DU)

Lucena04
29/05/2011, 18:32
Estou com a direção da sportage um pouco pesada, fiquei com dúvida onde postar a dúvida e resolvi colocar por aqui. Histórico é o seguinte: mandei trocar a bomba (uma usada) e a situação continuou na mesma, pedi para por a minha de volta. No outro dia meu pai levou ela em um lugar especializado em direção hidráulica onde foram feitos testes que informaram que ela está em ordem e que o problema era de suspensão. Depois ele a levou em um mecânico que disse que a suspensão estava em ondem e que poderia ser problema de alinhamento/cáster. Depois meu pai levou em um lugar que disse que ela está problema no(s) rolamento(s) e com cáster. Esses problemas deixariam ela com a direção pesada?

Djalma colombo
29/05/2011, 22:17
Lucena, ergue a dianteira dela e gira a direção com as rodas no ar, tem que ficar super leve, se tiver + ou- pesada então pode ser a caixa de direção e não a bomba do hidraulico.

Lucena04
30/05/2011, 18:53
Lucena, ergue a dianteira dela e gira a direção com as rodas no ar, tem que ficar super leve, se tiver + ou- pesada então pode ser a caixa de direção e não a bomba do hidraulico.
Valeu Djalma, assim que der vou testar, obrigado pela dica! (Tomara que não seja nada grave...)
:concordo:

tacao
22/06/2011, 09:31
Boas Amigos,
Estou precisando de 4 espaçadores de rodas para minha sportage 00 e visto que os que encontrei são muito caros gostava de saber se há alguns espaçadores de outras marcas de carros que encaixem na sportage.

Abraço a todos

Pescador4x4
22/06/2011, 12:10
Lucena,
Tive um problema parecido e a solução foi bem simples, lubrificar a cruzeta da direção, o mecânico especializado em direção hidráulica percebeu o problema na hora, foi super rápido e o resultado nem se fala...Abs!

Geisler®
18/07/2011, 00:19
Falando em offset, vcs podem me dizer qual o offset da roda original da Sportage? Preciso saber para não trocar seis por meia dúzia.
:concordo:

Eu tava pesquisando aqui sobre "OFFSET" dos aros originais da Sportage, e vi que ninguem sabia ao certo a medida, então desmontei o meu estepe e verifiquei a marcação que tem atraz do aro, e o OFFSET é 45.
Tirei umas fotos... Não ficaram la muito boas, mas quase da pra ver hehehhe:euforico:
Fim de ano ou começo do ano que vem, quero ver se compro uns aros de aço que recebi por e-mail anunciados aqui no forum, aro 15x8 com Offset -25.
Atualmente uso os aros originais com offset 45, mais espaçadores de 38mm, resultando num offset 7, então com estes outros aros, meus pneus ficariam 32mm mais pra fora ainda:semideia Só não sei se isso vai dar certo, na dianteira vai raspar no parachoques com certeza.

Abraço!!:farted::bye:


302668302667302669302671

EDuarte
20/10/2011, 08:40
Tô pensando: coloquei alargador AVM e ainda penso em rodas do Vitara de ferro com off negativo, vai ficar largão!!!
Será que rolamentos dianteiros aguentam??

Nem os rolamentos dianteiros nem os traseiros, vão durar muito pouco, sem contar que o risco de quebrar a ponta de eixo numa pancada vai ser grande.

[]s
(DU)

flyerbass
25/11/2011, 14:51
Estou precisando comprar os pneus da minha sportage-01 e queria saber qual a referência do pneu original dela.

Aguardo.

Marcus Pereira
25/11/2011, 16:00
Pneu original da Sportage: 205 / 75 R15

DouglasMac
25/11/2011, 22:07
Michelin rodou 60.000KM no meu TDI/2001 e os Kumho só uns 35.000Km. Uso acima da medida original - 225-70 R15

mbm4x4
17/12/2011, 20:33
Salve pessoal.:)
Estou precisando trocar os pneus da viatura.
Uso a medida 225/75 r 15.
Alguém andou cotando pneus ultimamente e tem alguma dica de bons preços?
Pretendo manter o perfil 50%off.
A propósito, os que eu uso atualmente duraram 75000km em 4 anos na viatura. Neste período fiz rodizio uma vez, 2 vezes geometria e 3 vezes balanceamento.
[]s
Mateus

arogerio
18/12/2011, 10:59
Olá para todos
preciso trocar o coxim do amortecedor dianteiro G Spt 2001 e estou tendo dificuldades de encontrar no RJ. Me disseram que é o mesmo da Tucson !! Alguem pode dizer a respeito?
Obrigadão pelo esclarecimento.

judemar swarowsky
10/02/2012, 10:37
salve!
eu uso na minha 235/75/15, e ontem tive que trocar 2 pneus. Os antigos eram toyo,mas devido ao custo optei por colocar bridgestone dueler a/t. paguei 300,00 cada ( obs: vindos do py).
abraço

Spolon
13/02/2012, 14:16
Amigos...
Comprei minha Sportage semana passada...e no final de semana comprei 4 pneus 235/75-15 da Genius Tyres 70% off road e 30% on road modelo Goiano vou coloca-los essa semana....vc sabem se ele vai raspar em algum lugar?
Vou ter q mexer na altura do carro? Qndo vc falam em colocar espaçador AVM seria na roda para ficar pra fora ou em algum outro lugar??
Obrigado pela atenção!!

EDuarte
13/02/2012, 15:24
Amigos...
Comprei minha Sportage semana passada...e no final de semana comprei 4 pneus 235/75-15 da Genius Tyres 70% off road e 30% on road modelo Goiano vou coloca-los essa semana....vc sabem se ele vai raspar em algum lugar?
Vou ter q mexer na altura do carro? Qndo vc falam em colocar espaçador AVM seria na roda para ficar pra fora ou em algum outro lugar??
Obrigado pela atenção!!

235/75 poderá raspar no topo do paralama na parte interna, se fizer lift com certeza ira raspar no parachoque.
O espaçador é para deixar as rodas mais pra fora.
Quanto aos pneus Genius, se me permite, sugiro devolve-los e comprar de ou fabricante, tivemos péssimos resultados com esse fabricante em algumas viaturas que usamos como aparecimento de bolhas, desgaste extremamente prematuro (6 meses), muito chumbo pra balancear (em um dos pneus foram 870gr), pneu quadrado, sem contar o descaso em resolver o problema, em um dos casos foram meses até trocarem os pneus pela terceira vez.

[]s
(DU)

Spolon
13/02/2012, 22:43
Desculpe...estava olhando os pneus agora e vi q não é Genius Tyres e sim do Botta Pneus ali da Vila Maria....tive amigos que colocaram esses pneus e não tiveram problemas....achei q fosse do Genius....pq comprei eles de um amigo praticamente novos e nem tinha olhado ainda por falta de tempo!
Espero que seja bom....hoje eu uso 225/75-15 Firestone FSR mas 2 pneus dianteiro já era....e os 2 traseiros meia vida!
Vou colocar e testar os pneus pra ver.....o q devo fazer para os pneus não rasparem em nda?
Pq eu li q alguns colegas chegaram a colocar 31"
Obrigado!

EDuarte
14/02/2012, 07:20
Na parte superior do paralama só vai raspar qdo o amortecedor chegar no fim de curso (completamente encolhido), pra isso não acontecer só fazendo lift.
Se fizer lift, muito provavelmente ira raspar no parachoque, pra isso não acontecer só cortando um pedaço pequeno do parachoque.
Se não quiser que raspe em nada, use no maximo 225.

[]s
(DU)

andersoncolares
15/02/2012, 00:25
Maverickturbo, como você fez o lift na dianteira da sua VTR?


panzer,
Uma opção pra se vc levantar muito como 5 de lift + pneus 31x10,5 e sentir que a estabilidade esta ruim (meu caso), vc pode adaptar amortecedores de d-20 na dianteira trabalhando em conjunto com os originais. Minha estabilidade agora é muitooooo boa. Consigo fazer curvas em estradas a 100km/h tranquilamente.

Gleison BH
24/02/2012, 14:08
Opa eduardo! Há quanto tempo... Estou passeando por aqui hoje e fiquei curioso para ver fotos atuais da sua viatura. Vi na assinatura as "mutações"! depois manda umas fotos pra mim. gleisonadv@gmail.com.

To querendo trocar a minha sptge por um Hilux SW Diesel 2001/2002. Pra te falar a verdade gosto demais da sptge, mas já to com ela há mais de 05 anos e tô pensando nesse "up-grade".

Abraços.

EDuarte
24/02/2012, 14:27
Opa eduardo! Há quanto tempo... Estou passeando por aqui hoje e fiquei curioso para ver fotos atuais da sua viatura. Vi na assinatura as "mutações"! depois manda umas fotos pra mim. gleisonadv@gmail.com.

To querendo trocar a minha sptge por um Hilux SW Diesel 2001/2002. Pra te falar a verdade gosto demais da sptge, mas já to com ela há mais de 05 anos e tô pensando nesse "up-grade".

Abraços.

E ae Gleison, blz?
Então, fiz algumas auteraçõesinhas a mais nela, mas nada de mais... nesse slide do youtube tem algumas fotos atualizadas dela.
Excelente escolha, a hilux é um baita carro.

Cherokee Trilha na Estrada da Xiboca - Tropa do Mato - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=IpFU2aWpTn0)

[]s
(DU)

Gleison BH
27/02/2012, 10:34
Bacana! No início parecia que era só estradão, mas depois cada piscina de barro... Os parachoques ficaram robustos e bonitos no carro. De quem é a outra sptge? Me tira uma dúvida, já ouvi falar que cherokee é muito "sensível" para ser rebocada (acho que não tem chassi)... é isso mesmo? já escutei até (e)(his)tória de quebra próximo a coluna depois do para lama...




E ae Gleison, blz?
Então, fiz algumas auteraçõesinhas a mais nela, mas nada de mais... nesse slide do youtube tem algumas fotos atualizadas dela.
Excelente escolha, a hilux é um baita carro.

Cherokee Trilha na Estrada da Xiboca - Tropa do Mato - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=IpFU2aWpTn0)

[]s
(DU)

EDuarte
27/02/2012, 17:00
Bacana! No início parecia que era só estradão, mas depois cada piscina de barro... Os parachoques ficaram robustos e bonitos no carro. De quem é a outra sptge? Me tira uma dúvida, já ouvi falar que cherokee é muito "sensível" para ser rebocada (acho que não tem chassi)... é isso mesmo? já escutei até (e)(his)tória de quebra próximo a coluna depois do para lama...

Valeu Gleison, tbm achei que o parachoque ficou legal...
A sportage branca é do Lucena.
Realmente, a cherokee não tem chassi é monobloco, mas tbm não é tãããão sensível assim não, essa ja foi bem "humilhada" e não teve problema de trinca não, o que não pode é dar tranco pra desatolar.

[]s
(DU)

Djalma colombo
27/02/2012, 19:50
Eduarte, onde vc conseguiu as letras pra colocar no capo, ficou 10?!

EDuarte
27/02/2012, 20:03
Eduarte, onde vc conseguiu as letras pra colocar no capo, ficou 10?!

Fiz a fonte no pc igual a que esta na capa do estepe e mandei fazer o adesivo.

[]s
(DU)

Djalma colombo
27/02/2012, 20:42
Valeu, vou fazer igual, desculpe o plagio! kkkkkk...

Spolon
27/02/2012, 21:44
Parabéns pelo passeio EDuarte.....
Vi q vc é de SBC....estou próximo...estou no Ipiranga...começo da Anchieta!! Qq dia vamos marcar umas trilhas até Paranapiacaba....
Me passe seu e-mail para manter contato
Abraços!!

EDuarte
27/02/2012, 22:09
Parabéns pelo passeio EDuarte.....
Vi q vc é de SBC....estou próximo...estou no Ipiranga...começo da Anchieta!! Qq dia vamos marcar umas trilhas até Paranapiacaba....
Me passe seu e-mail para manter contato
Abraços!!

Pertinho, estou atras da mangels, karmanguia, podemos ir pra paranapiacaba pela trilha do gasoduto...
tropadomato@gmail,com

[]s
(DU)

EDuarte
27/02/2012, 22:10
Valeu, vou fazer igual, desculpe o plagio! kkkkkk...

Opa...fique a vontade...

[]s
(DU)

L.Andrade
15/03/2012, 13:39
Pessoal estou tendo serios problemas com meus pneus novos pois uso o carro diariamente rodei +/- 200 kms depois que comprei so que o consumo e muito alto e uso mais no asfalto do que na trilha se alguem tiver interesse em trocar em pneus 70% on-road seminovos me avise
m336015 MUD 31.5 R 15

Gleison BH
15/03/2012, 15:52
cumé qui fez pra caber esses pneus na sportage...

fala aí Eduardo...


Pessoal estou tendo serios problemas com meus pneus novos pois uso o carro diariamente rodei +/- 200 kms depois que comprei so que o consumo e muito alto e uso mais no asfalto do que na trilha se alguem tiver interesse em trocar em pneus 70% on-road seminovos me avise
m336015 MUD 31.5 R 15

L.Andrade
15/03/2012, 15:59
cumé qui fez pra caber esses pneus na sportage...

fala aí Eduardo...
Molas dianteiras e amortecedores da besta gs 16 lugares
molas trazeiras da palio weekend com calço de borracha e amortecedor da besta gs 16 lugares tem dicas no topico lift de suspensao receita completa

Gleison BH
15/03/2012, 18:08
muito bancana!! parabéns

andersoncolares
16/03/2012, 10:09
Molas dianteiras e amortecedores da besta gs 16 lugares
molas trazeiras da palio weekend com calço de borracha e amortecedor da besta gs 16 lugares tem dicas no topico lift de suspensao receita completa

Andrade, você colocou aqueles espaçadores que jogam as rodas mais pra fora? Não pega na lataria?

L.Andrade
16/03/2012, 12:52
Andrade, você colocou aqueles espaçadores que jogam as rodas mais pra fora? Não pega na lataria?
Nao Anderson nao esta pegando na lataria na verdade estao perfeito para lama mas meu carro esta fazendo cerca de 5 kml e eu uso no dia a dia e lama nao vou muito ai me apertou bastante por isso queria uns pneus 70% asfalto.
Abrçs

MarcSP
20/03/2012, 00:31
Caros, bom dia................

Estou pesquisando pneus p/ a minha Sportage Grand 99.... estou olhando um modelo Maxxis MT762, medida 235/75 R15....

Será q/ raspa nalgum lugar ( paralama ou haste do amortecedor ) ?? Terei de fazer alguma modificação na suspensão p/ usar essa medida, ou vai bem c/ original ????

EDuarte
20/03/2012, 06:47
Com suspensão original da certinho, ja com lift e espaçador de rodas raspa no parachoque.

[]s
(DU)

Leandro-MacaúbaPaisagismo
20/03/2012, 13:08
Com suspensão original da certinho, ja com lift e espaçador de rodas raspa no parachoque.

[]s
(DU)

Prezado MarcSP,
Quando eu coloquei os pneus 225/75R15 na minha viatura, na frente nao arrastava em nenhum lugar, mas na parte de tras dependendo da inclinação em que a viatura ficava, e nao precisava ser muita, arrastava nas molas trazeiras. Fiz o lift e continuou a mesma coisa. Depois coloquei os espaçadores e parou de arrastar nas molas trazeiras, ficou tudo certinho frente e tras. Agora to pensando em colocar uns pneus 235 ou 30" mas já sei que terei que cortar um pouco o parachoque ou colocar outro de metal para nao arrastar na frente...rsrsrr. Entao eu acho que se vc colocar este pneu que vc esta pensando e nao tiver espaçador vai arrastar nos amortecedores trazeiros. Bom, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

andersoncolares
21/03/2012, 14:39
Caros, bom dia................

Estou pesquisando pneus p/ a minha Sportage Grand 99.... estou olhando um modelo Maxxis MT762, medida 235/75 R15....

Será q/ raspa nalgum lugar ( paralama ou haste do amortecedor ) ?? Terei de fazer alguma modificação na suspensão p/ usar essa medida, ou vai bem c/ original ????

Tenho um Grand Sportage TDI ano 2000 e acabei de concluir o lift de suspensão dele. stou com os pneus 235 desde que comprei o carro e só pega um pouco na capa do amortecedor traseiro. Está com molas traseiras do Weekend GNV e suspensão dianteira toda da Besta GS. Não tem espaçador e só pega a dianteira se esterçar muito.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
04/05/2012, 17:08
Meus amigos, ja faz um tempo que to querendo trocar os pneus da minha viatura e colocar uns MUD, o problema é que não acho MUD 225 só acho 215 ou 235 pra cima, digo pneus de "marca", pois, os recapados eu acho 225. Se eu comprar acima terei que raspar o para-lama dianteiro ou fazer um de aço. To numa duvida cruel compro um de marca 215 ou recapado 235 pra cima? 215 a viatura nao vai ficar muito baixa?
abraços!

jrousso
17/05/2012, 19:14
Deixa eu dar um pitaco de curioso Leandro com base nas informações que tenho.225 ou 215 é a largura, em mm, da banda de rodagem e não tem a ver com a altura do pneu. A segunda medida do pneu que está usando ( 75) quer dizer que a altura dele representa 75% da dimensão da banda de rodagem ( no seu caso, 75% de 225 mm). Se o pneu que usar for 0 215x75, a altura dele será 75% de 215 mm ou seja, apenas um pouquinho menor que a dos seus pneus atuais ( fazendo as contas, cerca de 7 mm)

andersoncolares
13/07/2012, 00:57
Pessoal, preciso da bandeja superior e do pivô inferior da suspensão dianteiras para meu Grand Sportage 2.0 TDI ano 2000; Alguma recomendação de lojas, marcas ou valores? Abraços a todos.

hal2k1
03/08/2012, 18:29
Sei que a pressao do pneu da sportage eh 26 mas se o cara colocar uns 30 nao iria melhorar o desempenho no asfalto, tipo gastar menos gasolina?

jotaunior
11/08/2012, 18:28
Instalei a bandeja superior da besta e as molas agora a suspensão esta 100% pronta!!!
364005364006

EDuarte
12/08/2012, 00:53
Instalei a bandeja superior da besta e as molas agora a suspensão esta 100% pronta!!!
364005364006

Jota,
Não sei se vc notou, mas o pivo da bandeja da besta é conico e o da sportage é reto... vc refez o furo na manga de eixo?
[]s
(DU)

jotaunior
12/08/2012, 08:31
Jota,
Não sei se vc notou, mas o pivo da bandeja da besta é conico e o da sportage é reto... vc refez o furo na manga de eixo?
[]s
(DU)

Isso mesmo, levei ao torneiro para fazer o furo de forma cônica.

EDuarte
12/08/2012, 08:59
Isso mesmo, levei ao torneiro para fazer o furo de forma cônica.

Grande Jota, mandou bem...

[]s
(DU)

jotaunior
13/08/2012, 14:22
Grande Jota, mandou bem...

[]s
(DU)

Fala Du, td certo?

Olha como ficou:
364270
Alem da porca do pivô da besta, mantive o parafuso original da sportage...

Abraços,

EDuarte
13/08/2012, 14:38
Fala Du, td certo?

Olha como ficou:
364270
Alem da porca do pivô da besta, mantive o parafuso original da sportage...

Abraços,

Na verdade nem precisava da porca, fazendo só o chanfro pro parafuso, daria pra deixar o pivo mais alto ganhando alguns cm na altura da bandeja.
Mas ficou muito bom...

[]s
(DU)

gil9001
30/08/2012, 11:08
Olá amigos, sou novo aqui, tenho uma sportage-98 , estou precisando de pneus, hoje to usando
205/75/15, estou de olho em um da Bridgestone medida 225/75/15, pergunto se com esta medida
não vou ter problemas de raspar em nada, a minha é toda original , não mexi em nada até agora.
Talvez já tenha a resposta aqui, mas não achei.

Leandro-MacaúbaPaisagismo
01/09/2012, 10:27
Olá amigos, sou novo aqui, tenho uma sportage-98 , estou precisando de pneus, hoje to usando
205/75/15, estou de olho em um da Bridgestone medida 225/75/15, pergunto se com esta medida
não vou ter problemas de raspar em nada, a minha é toda original , não mexi em nada até agora.
Talvez já tenha a resposta aqui, mas não achei.

Pode colocar sem problemas, antes de eu fazer o Lift eu usava os mesmos pneus que uso agora só que com a suspensão original.

gil9001
03/09/2012, 09:39
Pode colocar sem problemas, antes de eu fazer o Lift eu usava os mesmos pneus que uso agora só que com a suspensão original.

Blz, muito obrigado.

paulorampa
20/09/2012, 18:29
Pode colocar sem problemas, antes de eu fazer o Lift eu usava os mesmos pneus que uso agora só que com a suspensão original.
Ola, amigo é possivel montar o amortecedor da sportage errado?

gutors
10/10/2012, 21:00
oi gente, estou precisando trocar os amortecedores dianteiros e as molas traseiras da minha sportage, ela é uma gran tdi, alguma sugestão de peças "genéricas" que mantenha as mesmas características de altura?

andersoncolares
11/10/2012, 00:36
oi gente, estou precisando trocar os amortecedores dianteiros e as molas traseiras da minha sportage, ela é uma gran tdi, alguma sugestão de peças "genéricas" que mantenha as mesmas características de altura?


Brother, os amortecedores dianteiros da Besta 12 lugares são praticamente os mesmos do Grand Sportage, bem como as molas traseiras do mesmo. Outra opção seria as molas da Zafira ou Montana para a traseira, mas observe o formato da mola já que as do Sportage são do tipo barril, onde tem os elos das pontas mais fechados que os elos centrais.

Abraços e boa sorte.

Colares 4x4
Grand Sportage 2.0 TDI

Djalma colombo
11/10/2012, 09:10
As molas da montana e zafira vão deixa-la mais alta, o formato é o mesmo e não perde o conforto, as da palio weekwnd tambem dá, porem são mais duras!

gutors
11/10/2012, 20:36
Brother, os amortecedores dianteiros da Besta 12 lugares são praticamente os mesmos do Grand Sportage, bem como as molas traseiras do mesmo. Outra opção seria as molas da Zafira ou Montana para a traseira, mas observe o formato da mola já que as do Sportage são do tipo barril, onde tem os elos das pontas mais fechados que os elos centrais.

Abraços e boa sorte.

Colares 4x4
Grand Sportage 2.0 TDI

obrigado....

gutors
20/10/2012, 21:01
As molas da montana e zafira vão deixa-la mais alta, o formato é o mesmo e não perde o conforto, as da palio weekwnd tambem dá, porem são mais duras!

quanto mais alta?

clairton castro
20/10/2012, 21:37
Boa noite pessoal !!!! A minha SPTG está com o lado direito (o do tanque) mais baixo que o outro, inclusive a frente, será que pode ser mola ou os amortecedores? já que são originais e ela está com 162.000km, pois os traseiros são originais ainda, acredito que os dianteiros também sejam, pois eu comprei ela em fevereiro. Alguém sabe me dizer onde posso encontrar molas e amortecedores que sirvam nela e que mantenha a altura original ou próxima, mas tem que ser, bom bonito e barato, pois $$$$$ está curto. Desde já fico muito agradecido.

filipezanrosso
20/10/2012, 21:40
Na minha estou usando as molas do omega, ficou uns 8 cm mais alta, porém bem mais dura. O encaixe fica muito bom, mas a mola é bem mais grossa q a original, quase não cede com o carro carregado.

Djalma colombo
21/10/2012, 19:10
Gutors, vai subir umas 3 polegadas e não perde o conforto!

Djalma colombo
21/10/2012, 19:16
Clairton, amortecedores compativeis só os da besta, as molas pode usar as da palio weekend, sem gnv, na traseira que fica bem proximo da altura original. Já na dianteira somente as do opala não aguentam o peso e as do omega ficam duras, as da besta ficam joia mas deixam mais alta, altura normal somente com as da propria sportage. Detalhe: os amortecedores da besta tem um curso bem maior!

gutors
21/10/2012, 21:42
Clairton, amortecedores compativeis só os da besta, as molas pode usar as da palio weekend, sem gnv, na traseira que fica bem proximo da altura original. Já na dianteira somente as do opala não aguentam o peso e as do omega ficam duras, as da besta ficam joia mas deixam mais alta, altura normal somente com as da propria sportage. Detalhe: os amortecedores da besta tem um curso bem maior!

deixa eu ver se eu entendi... se eu colocar as molas e os amortecedores da besta 12 l na dianteira e trazeira, ela fica um pouco mais alta, mas sobe parelho? desculpe a burrice... rerere é isso?

Leandro-MacaúbaPaisagismo
22/10/2012, 07:56
deixa eu ver se eu entendi... se eu colocar as molas e os amortecedores da besta 12 l na dianteira e trazeira, ela fica um pouco mais alta, mas sobe parelho? desculpe a burrice... rerere é isso?

Bom dia Gutors,

Pelo que eu pude perceber na sua foto, vc tem uma GranSportage, não é? Se for eu acho interessante vc colocar na traseira as molas da Zafira e armotecedores da Besta GS 16 lugarres, pois a sua tem um peso maior na parte de tras por ser a Gran. Na frente basta colocar as molas da Besta GS 16 lugareas, vai subir a viatura por igual e não vai perder estabilidade. A minha Spotage é a curta e a configuração é a seguinte: Na frente molas da Besta GS 16 lugares e na traseira molas da meriva e armotecedores da besta GS 16 lugares. A vantagem das molas da Zafira ou da Meriva na traseira é que elas se assemelham com as originais das Sportages por serem em formato de barril, mas são mais altas por isso acaba levantando a viatura.

Djalma colombo
22/10/2012, 10:31
Gutors a descrição do Leandro é perfeita, colocando molas mais altas tera que colocar amortecedores mois longos para não dar final de curso, o que poderá estoura-los, sendo a sua uma gran, com os amortecedores da besta gs e as molas dianteiras da besta mais as molas de zafira na traseira, ela ficara proximo a configuração de uma blazer, fica show, e não perde estabilidade nem precisa alterar qualquer outra parte da suspensão!

clairton castro
22/10/2012, 17:12
Desculpe o incomodo, mas não entendi direito. Se eu colocar os amortecedores da besta dianteiros e traseiros, seria da GS 12 lugares, da qual ano seria? As molas traseiras seriam da palio week, da qual ano? E as molas dinateiras, qual deveria colocar? Gostaria de molas que ficassem confortaveis, não muito duras. Sei que vai subir um pouco,mas quantos centimetros +/- a dianteira e a traseira? Obrigado.

Djalma colombo
22/10/2012, 23:05
Sobe cerca de 8 cm, amortecedores e molas da besta gs 16, molas da palio week 97 em diante, quase não vai alterar na altura. Comparativo: molas da zafira na traseira + molas da besta gs 16 na dianteira + 0s 4 amortecedores da besta gs 16 = altura de uma "frontier".

André Fernandes
23/10/2012, 01:07
pessoal queria uma ajuda de vocês... ontem voltando de saquarema aproximadamente 150 km ate minha casa em plena ponte rio niteroi o carro ficou estranho e tive que encostar ele.
chamei o reboque e cheguei em casa com ele com a roda toda torta (roda dianteiro lado direito) soltei os parafusos da roda e cuidadosamente soltei a pastilha de freio... depois soltei umas travas muito chatas que pegavam na ponteira da homocinetica, depois consegui remover uma parafuso que pegava uma pecinha cheia de buraquinhos que era ligada a outra... que tinha entrada pra dois parafusos so que um estava faltando consegui soltar o disco fazendo bastante esforço.... só que ficou faltando uma peça que parece ser oq seguro os rolamentos ela seguro os rolamentos em uma rosca que fica na ponteira acho eu,,, só que ta travado parece que com o calor colou ou empenou sei la....
aguem tem alguma sugestão de como eu solto aquilo?!
se puderem me ajudar.... estava querendo desmontar a roda amanhã bem cedo antes de ir trabalhar....
desde já agradecido!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
23/10/2012, 08:21
Desculpe o incomodo, mas não entendi direito. Se eu colocar os amortecedores da besta dianteiros e traseiros, seria da GS 12 lugares, da qual ano seria? As molas traseiras seriam da palio week, da qual ano? E as molas dinateiras, qual deveria colocar? Gostaria de molas que ficassem confortaveis, não muito duras. Sei que vai subir um pouco,mas quantos centimetros +/- a dianteira e a traseira? Obrigado.

Claiton, se a sua SPTG é a curta eu aconselho a vc colocar na traseira as molas da meriva com amortecedores da besta gs 16 kugares e na frente somente as molas da besta gs 16 lugares, pois vai ficar alta, confortavel e sem perder a estabilidade, assim está a minha hoje e eu viajo muito e ainda faço umas trilhas por ai..kkkkkkkk

gutors
23/10/2012, 09:00
pessoal, obrigado pelas dicas....

André Fernandes
28/10/2012, 14:37
pessoal fui trocar o rolamento da roda do meu sportage 2001 lado direito, e sem entender porque as peças tiveram um desgaste prematuro comprei os dois rolamentos e percebi que o cubo da roda tinha sido danificado pq o encosto que impede que ele passe direto no buco quando vc encaixa ele tava quebrado la se foram 90 um rolamento menorzinho 120 o maior e 350 o cubo. só que mesmo assim não ta bom. tem uma porca que fica presa no eixo e prende o cubo completo na roda. eu apertei ate ficar sem folga...
coloquei aquela pecinha que impede que ele gire mais mesmo assim a roda afrouxa se alguem tiver alguma luz porfavor me ajudem...
tem como a rosca do eixo e a rosca da porca terem estragado? pq mesmo eu prendendo e deixando sem folga misteriosamente ela cria folga e eu preciso apertar de novo.... abração pessoal

mbmacedo
28/10/2012, 20:41
Pessoal!

Tudo certo?

A minha está com um ruído nas rodas que parece um chocalho quando passo em buracos. Removi a roda para verificar se havia algo solto, mas não encontrei nada. O que pode ser? Proteção do disco? Pinça do freio?

Bem chatinho o ruído. Quem puder ajudar, agradeço.

Abraços.

Djalma colombo
28/10/2012, 20:57
mb, o mais certo é vc colocar numa rampa e verificar toda a suspensão e suportes do motor e caixa, pode ser um parafuso solto ou qualquer coisa, mas só erguendo a viatura pra verificar pq no chão não tem como, foi assim que descobri que um barulho chato que só fazia quando passava em buracos era causado pela bucha do braço auxiliar de direçõa que se desintegrou!

mbmacedo
30/10/2012, 22:55
mb, o mais certo é vc colocar numa rampa e verificar toda a suspensão e suportes do motor e caixa, pode ser um parafuso solto ou qualquer coisa, mas só erguendo a viatura pra verificar pq no chão não tem como, foi assim que descobri que um barulho chato que só fazia quando passava em buracos era causado pela bucha do braço auxiliar de direçõa que se desintegrou!

Boas dicas para não chegar tão verde no mecânico! hehehehe... Troquei a caixa há um mês e parte do barulho deve vir dela, mas o restante é da suspensão. O mecânico deu uma olhada, mas por questões de tempo $$$$$ não pude mexer em mais nada além da caixa.

Abraços.

andersoncolares
02/11/2012, 16:53
Pessoal, estou precisando da balanças superiores e dos pivôs inferiores da suspensão dianteira do meu Grand Sportage Diesel ano 2000. Caso alguém saiba onde posso encontrar com preço justo ou se é possível recondicionar trocando as buchas, agradeço toda e qualquer sugestão. Grande abraço a todos.

ViniFreitas
11/11/2012, 02:55
Pessoal, estou precisando da balanças superiores e dos pivôs inferiores da suspensão dianteira do meu Grand Sportage Diesel ano 2000. Caso alguém saiba onde posso encontrar com preço justo ou se é possível recondicionar trocando as buchas, agradeço toda e qualquer sugestão. Grande abraço a todos.


Anderson, em busca de uns retentores raros que só o modelo 2003 da Sportage possui encontrei uma loja que trabalha com muitas peças da Kia, Hafei e Hyundai, apesar de você ser de minas não custa dar uma ligada, se eu não me engano eles enviam peças por correio também. Chama Dalper (http://www.dalperpecas.com.br (http://www.dalperpecas.com.br/))

Quanto ao preço, eu achei justo, os retentores custariam 240 reais cada na Kivel (autorizada kia) mas eu encomendei em Julho e até hoje não me retornaram. Eu paguei R$150,00 na Dalper.

Estou mandando duas fotos dos tais retentores caso alguém se interesse. :D

380254 380255

Marcus Pereira
11/11/2012, 08:27
Olá ViniFreitas.
Também tenho uma TDI 2003, então fiquei curioso com seu post, que retentores são esses? Qual a aplicação?

Sérgio Japa
11/11/2012, 20:48
Amigos, boa noite!
Passei os últimos 15 dias procurando informações sobre este carro e encontrei muitas opiniões diversas.
Mas, decidi comprar a minha SPT Diesel.
Já ouvi dos cuidados do aquecimento e da dica da colocação do termostato do opala antigo, que abre a valvula a 75°, garantindo a funcionalidade do sistema antes do aquecimento.
Das dicas de peneus e cuidados com suspensão, mas não vi nenhum comentário ou dica sobre algum óleo especial para o motor.
Não irei utilizar meu carro para trilhas, pois eu e meu filho curtimos o motocross e nossa finalidade é ter um carro confortável para fazermos nossas viajens. Porém moramos em Fortaleza e aqui tem muitos passeios pelas praias, já tive outras caminhonetes (L200, Pajero, Ranger e Hilux), nelas utilizei o óleo da Repsol. Alguem tem alguma dica de que óleo poderá ser melhor para utilizar no motor?
Um grande abraços à todos!!!!

ViniFreitas
12/11/2012, 13:54
Olá ViniFreitas.
Também tenho uma TDI 2003, então fiquei curioso com seu post, que retentores são esses? Qual a aplicação?

São retentores essenciais pro funcionamento do 4x4 é instalado um em cada roda dianteira. Quando ele gasta (não sei por que isso aconteceu) o carro hora engata a tração hora não, então quando eu comprei meu carro a 30 dias atrás ele estava 4x3 rsrs, então consegui achar e mandei trocar dos dois lados.

Você é de São Paulo, tem o carro a quanto tempo? Gosta?

ViniFreitas
12/11/2012, 16:41
Amigos, boa noite!
Passei os últimos 15 dias procurando informações sobre este carro e encontrei muitas opiniões diversas.
Mas, decidi comprar a minha SPT Diesel.
Já ouvi dos cuidados do aquecimento e da dica da colocação do termostato do opala antigo, que abre a valvula a 75°, garantindo a funcionalidade do sistema antes do aquecimento.
Das dicas de peneus e cuidados com suspensão, mas não vi nenhum comentário ou dica sobre algum óleo especial para o motor.
Não irei utilizar meu carro para trilhas, pois eu e meu filho curtimos o motocross e nossa finalidade é ter um carro confortável para fazermos nossas viajens. Porém moramos em Fortaleza e aqui tem muitos passeios pelas praias, já tive outras caminhonetes (L200, Pajero, Ranger e Hilux), nelas utilizei o óleo da Repsol. Alguem tem alguma dica de que óleo poderá ser melhor para utilizar no motor?
Um grande abraços à todos!!!!

Sérgio, na oficina Disvéli (autorizada Kia) eles usam óleo Urânia SAE 15W-40. no meu carro.

O carro está com 163000km

Marcus Pereira
12/11/2012, 18:15
São retentores essenciais pro funcionamento do 4x4 é instalado um em cada roda dianteira. Quando ele gasta (não sei por que isso aconteceu) o carro hora engata a tração hora não, então quando eu comprei meu carro a 30 dias atrás ele estava 4x3 rsrs, então consegui achar e mandei trocar dos dois lados.

Você é de São Paulo, tem o carro a quanto tempo? Gosta?

Sou de Volta Redonda -RJ.
Tenho o carro a seis anos, gosto muito, já está com quase 140 mil km, até agora só alegria, É só cuidar que é carro pra muito tempo.
Dica importante: seja frequentador fiel do forum pra conhecer tudo sobre o carro, é muito importante, tem gente muito boa aqui que tem muito pra ensinar.
Boa sorte com sua Sport.

Sérgio Japa
13/11/2012, 14:14
Sérgio, na oficina Disvéli (autorizada Kia) eles usam óleo Urânia SAE 15W-40. no meu carro.

O carro está com 163000km

Meu amigo, muito obrigado pela dica!!!
Hoje recebi meu carro, muitos elogios!!!!
Um abraço!!!!

andersoncolares
14/11/2012, 21:21
Amigos, boa noite!
Passei os últimos 15 dias procurando informações sobre este carro e encontrei muitas opiniões diversas.
Mas, decidi comprar a minha SPT Diesel.
Já ouvi dos cuidados do aquecimento e da dica da colocação do termostato do opala antigo, que abre a valvula a 75°, garantindo a funcionalidade do sistema antes do aquecimento.
Das dicas de peneus e cuidados com suspensão, mas não vi nenhum comentário ou dica sobre algum óleo especial para o motor.
Não irei utilizar meu carro para trilhas, pois eu e meu filho curtimos o motocross e nossa finalidade é ter um carro confortável para fazermos nossas viajens. Porém moramos em Fortaleza e aqui tem muitos passeios pelas praias, já tive outras caminhonetes (L200, Pajero, Ranger e Hilux), nelas utilizei o óleo da Repsol. Alguem tem alguma dica de que óleo poderá ser melhor para utilizar no motor?
Um grande abraços à todos!!!!

Sérgio, o maior cuidado que eu tomo sempre é de trocar o óleo a cada 5.000 e sempre usar a maior especificação API, como o 15-40 API SL

Sérgio Japa
15/11/2012, 16:12
Boa tarde!
Hoje fiz a troca, e usei este óleo!!!
Irei fazer a troca a cada 5.000 - óleo e filtro.
Aproveito para pedir uma dica de quem pode ter por aqui uma dica sobre protetor de carter, pois a minha não tem!!!
Não pretendo fazer trilha, mas acredito muito na importância deste item no carro!!!
Pretendo colocar um na minha, já pensei em mandar confeccionar, por isso peço uma luz por aqui!!!
Um abraço e bom feriado!!!!

Sérgio Japa
17/11/2012, 21:05
Amigos, boa noite!
Apareceu um barulho tremendo na dianteira da minha SPT TDI 2001, quando levei ao mecanico ele constatou que o problema era a falta de duas peças que acredito serem muito simples, as coifas são novas. Ele fez uma revisão e percebeu que foram esquecidas de serem colocadas as arruelas e as presilhas que fixam a ponta do eixo no sistema 4x4. Na minha o modelo é o que não tem a "borboleta" na roda, o sistema é acionado por dentro do veículo.
Alguém saberia me informar as medidas destas arruelas e presilhas?
Obrigado

andersoncolares
19/11/2012, 15:24
Amigos, boa noite!
Apareceu um barulho tremendo na dianteira da minha SPT TDI 2001, quando levei ao mecanico ele constatou que o problema era a falta de duas peças que acredito serem muito simples, as coifas são novas. Ele fez uma revisão e percebeu que foram esquecidas de serem colocadas as arruelas e as presilhas que fixam a ponta do eixo no sistema 4x4. Na minha o modelo é o que não tem a "borboleta" na roda, o sistema é acionado por dentro do veículo.
Alguém saberia me informar as medidas destas arruelas e presilhas?
Obrigado

Sérgio, os mais indicados para te ajudarem com segurança são o Nava ou o Eduarte... eles sabem tudo deste maravilhoso carro...
Abraçose boa sorte aí.

Djalma colombo
19/11/2012, 18:15
Sergio concordo com o Andersom, se tem duas pessoas que conhecem bem de sportage são os dois, o Eduarte é nosso mestre no forum, o nava tambem porem hoje ele tem uma ranger, conheço o nava e me ajudou muito quando comprei a minha, o cara manja muito!

Sérgio Japa
24/11/2012, 20:59
Boa noite amigos, obrigado pelo retorno e atenção!
A solução foi realmente rápida e funcional, como pensei!!! Graças à Deus!!!!
Um abraço e ótimo fds!!!

ViniFreitas
24/11/2012, 23:48
Boa noite amigos, obrigado pelo retorno e atenção!
A solução foi realmente rápida e funcional, como pensei!!! Graças à Deus!!!!
Um abraço e ótimo fds!!!

E qual foi a solução Sérgio? Arruelas e presilhas mesmo?

André Fernandes
25/11/2012, 22:56
pessoal to querendo deixar o meu grand 2001 tdi mais alto...
uns 15 cm e de preferencia com a traseira mais alto do que a frente, que eu acho que ficaria mais bonita,

vcs tem alguma receita.... li um monte aqui mais eu queria uma simples.... onde eu so precise comprar as molas e os amortecedores, e possa realizar o serviço em algum alto center

robertofs
26/11/2012, 08:58
pessoal to querendo deixar o meu grand 2001 tdi mais alto...
uns 15 cm e de preferencia com a traseira mais alto do que a frente, que eu acho que ficaria mais bonita,

vcs tem alguma receita.... li um monte aqui mais eu queria uma simples.... onde eu so precise comprar as molas e os amortecedores, e possa realizar o serviço em algum alto center

Então, 15cm é praticamente 6 polegadas. Até onde sei, difícil algo simples para levantar mais de 3 polegadas. Eu consegui levantar o meu SPTG Grand 2001 TDI como uma receita que vi aqui mesmo, descrita em http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16384-sportage-pneus-rodas-e-suspensao-98.html#post1798099. Ficou uns 8cm mais alta, e, no meu caso, ficou mais confortável. Mesmo lá fora, acima de 4 polegadas, o pessoal já sugere lift de carroceria. Veja em 4x4Wire's TrailTalk Forums: Lifting a kia sportage? Look here first! Also tire size recommendations. (http://www.4x4wire.com/forums/showflat.php?Cat=0&Number=1075963&an=0&page=0&vc=1).

Robertofs.

Djalma colombo
26/11/2012, 11:14
André, 15 cm só fazendo lift de carroceria, trocando molas e amortecedores no maximo uns 9cm, mais do que isso vc vai estrangular a homocineticas e os cardans teriam que ser trocados por mais longos e não ficara bom. Troca as molas traseiras pelas da zafira e as dianteiras pela da besta gs, troca os 4 amortecedores pelos da besta gs, e faz o lift de carroceria que pode dar mias uns 5 cm, tudo isso sem alterar a parte mecanica! Me corrijam os colegas se eu estiver falando besteira!

andersoncolares
26/11/2012, 23:26
pessoal to querendo deixar o meu grand 2001 tdi mais alto...
uns 15 cm e de preferencia com a traseira mais alto do que a frente, que eu acho que ficaria mais bonita,

vcs tem alguma receita.... li um monte aqui mais eu queria uma simples.... onde eu so precise comprar as molas e os amortecedores, e possa realizar o serviço em algum alto center


André, eu coloquei amortecedores da Besta GS 3.0 na dianteira e traseira, molas da mesma na frente molas da Palio Weekend GNV na traseira. Ficou com uma altura legal e pode por peso e andar na terra que não bate nem a pau:cool:, porém ficou meio dura ao andar vazia:parede:. Penso em trocar pelas molas da Zafira ou Meriva que são mais macias. Veja as fotos e diga o que achou.:news-coffee:

Abraços,

Colares :safari-rig:382637382640382639382641

Leandro-MacaúbaPaisagismo
27/11/2012, 08:27
André, eu coloquei amortecedores da Besta GS 3.0 na dianteira e traseira, molas da mesma na frente molas da Palio Weekend GNV na traseira. Ficou com uma altura legal e pode por peso e andar na terra que não bate nem a pau:cool:, porém ficou meio dura ao andar vazia:parede:. Penso em trocar pelas molas da Zafira ou Meriva que são mais macias. Veja as fotos e diga o que achou.:news-coffee:

Abraços,

Colares :safari-rig:382637382640382639382641

Anderson a minha nao ficou boa as molas da palio entao coloquei as molas da meriva e ficou show, alta e macia, a minha é uma SPTG curta, como a sua é a Gran acho que talvez as molas da zafira fiquem melhor, nao sei...

André Fernandes
27/11/2012, 11:06
eu queria deixar a minha com a traseira arrebitada. que nem a pajero dakar, n queria deixar ela alta por igual.
derrepente levantaria a traseira e levantaria um pouco a menos a dianteira, pq vcs acham?

ALEXANDRE MIETTI
27/11/2012, 12:47
Andersoncolaers, mesma receita da sua.

Pneu 235x75x15 Colossus Armadillo.

382718382719

André Fernandes
28/11/2012, 00:35
Andersoncolaers, mesma receita da sua.

Pneu 235x75x15 Colossus Armadillo.

382718382719


qual foi a receita mesmo?

parabens ficou o aço.
muito show de bola!

Djalma colombo
28/11/2012, 12:51
André a dakar assim como as oputra pickups tem um recurso chamado barra de torção, ela ajuda a regular a altura da suspensão, as sportages não tem, do jeito que vc quer fazer, teria que trocar as molas e improvisar um calço nas molas traseiras, algo que seria muito propicio a dar problemas!

Leandro-MacaúbaPaisagismo
28/11/2012, 20:16
Andersoncolaers, mesma receita da sua.

Pneu 235x75x15 Colossus Armadillo.

382718382719

Ficou muito bonita a sua viatura, mas me diga uma coisa, os pneus 235/75 não estao raspando no parachoque?

ALEXANDRE MIETTI
28/11/2012, 20:49
Amortecedores da Besta GS 3.0 na dianteira e traseira, molas da mesma na frente e molas da Palio Weekend GNV na traseira.

Os pneus não raspam no parachoque, as vezes quando passo em valeta fazendo curva, os traseiros estão pegando no suporte superior do amortecedor, são os cravos laterais.

Rafa-CWB
29/11/2012, 13:10
Amortecedores da Besta GS 3.0 na dianteira e traseira, molas da mesma na frente e molas da Palio Weekend GNV na traseira.

Os pneus não raspam no parachoque, as vezes quando passo em valeta fazendo curva, os traseiros estão pegando no suporte superior do amortecedor, são os cravos laterais.

Ola, somente uma dúvida.

O amortecedor dianteiro da besta GS 3.0 16 lugares tem abertura de 334mm e o da sportage dianteiro tem abertura de 341mm.

Concordo com utilizar o da besta traseiro na treseira da sportage, pois o mesmo tem 66 mm a mais de abertura, porém o dianteiro da besta seria menor que o da sportage.

Como estão fazendo na dianteira?

Djalma colombo
29/11/2012, 22:30
Rafa a minha ta com amortecedor da besta, quando troquei vi que o curso era maior que os da SPORTAGE, deve haver algum engano, pois as molas da besta são bem mais longas!

andersoncolares
29/11/2012, 23:56
Andersoncolaers, mesma receita da sua.

Pneu 235x75x15 Colossus Armadillo.

382718382719

Cara, babei nesses pneus aí:palmas:. Infelizmente eu ando muito no asfalto e aí não rola:freaking:... Mas ficou fantástico. Parabéns:campeao::drunk:

andersoncolares
29/11/2012, 23:59
qual foi a receita mesmo?

parabens ficou o aço.
muito show de bola!

André, a receita está na ágina anterior e cm direito a variação na mola traseira dependendo se seu carro é uma SPT curta ou longa. Abraços e sucesso aí na receita. Depois põe foto do bolo, heheh

Rafa-CWB
30/11/2012, 08:26
Rafa a minha ta com amortecedor da besta, quando troquei vi que o curso era maior que os da SPORTAGE, deve haver algum engano, pois as molas da besta são bem mais longas!

Ola Djalma.

O engano deve ser o seguinte.

O amortecedor traseiro da Sportage aberto tem 545mm e o da besta tem 611, ou seja o da besta tem 66mm a mais de abertura.

Porém,

O amortecedor dianteira da Sportage tem 341mm de abertura e o dianteiro da besta tem 334mm.

Este que eu estou falando que é menor. Se alguém quiser comparar tem no catalogo da monroe.


Uma sugestão de lift seria:
- Dianteira
Amortecedor Sportage (que por sinal até 98 utiliza amortecedores iguais de ambos os lados e de 99 em diante são diferentes) com mola da besta.

- Traseira
Mola da meriva com amortecedor da besta.
Ajustar a barra panhard

Djalma colombo
30/11/2012, 09:42
Curioso Rafa, com o falei quando troquei vi que o curso dos amortecedores da besta, conforme a auto peças me vendeu, era maior. Pode ser que talvez ela já estivesse com os da besta e o cara me vendeu os da sportage, ou eles estava com as caixas trocadas! Qaudno coloquei as molas de zafira não precisei ajustar a panhard, pois os pneus que uso são 225x75x15, já para pneus maiores com certeza tem que fazer ajuste o que na verdade é fazer uma adaptação já que a panhard da sptg não tem regulagem!

Rafa-CWB
30/11/2012, 09:53
Engraçado mesmo.

Veja as especificações no catalogo
https://www.monroe.com.br/upload/8379-cat-logo-final-monroe-2.011.pdf

Tem os código de amortecedor por carro e bem para baixo ele informa o tamanho aberto e fechado dos modelos de cada código.

Foi lá que retirei as medidas citadas.

Djalma colombo
30/11/2012, 13:52
Acho que dei sorte pegar amortecedores com curso maior!

robertofs
07/12/2012, 14:27
Foto 1:
Molas originais;
Amortecedores originais;
Pneus Barrela Power (remold) 225/70 R15;
R/L original.
384313

Depois de ler e reler as dicas dos mais experientes, fui mudando a viatura.

Foto 2:
Molas dianteiras da besta GS;
Molas traseiras da Zafira;
Amortecedores originais;
Pneus Barrela Power (remold) 225/70 R15;
R/L AVM manual.
384314

Foto 3:
Molas dianteiras da besta GS;
Molas traseiras da Zafira;
Amortecedores originais;
Pneus Timberline A/T Dayton 235/75 R15;
R/L AVM manual.
384315

Num futuro não muito distante, pretendo trocar os amortecedores pelos da Besta GS.

Roberto
Kia Sportage Grand TDI 2001 Ambulância - Grande, branca e barulhenta.
Lada Niva 90

André Fernandes
07/12/2012, 14:59
ficou bonita mesmo, e deu pra aproveitar os amortecedores originais? vc simplesmente trocou as molas? abração e parabens pela viatura!

robertofs
07/12/2012, 16:06
ficou bonita mesmo, e deu pra aproveitar os amortecedores originais? vc simplesmente trocou as molas? abração e parabens pela viatura!

Então, no meu caso, foi só as molas mesmo, porque, infelizmente, eu já havia comprado amortecedores originais pra trocar, e isso foi antes de saber da dica dos amortecedores da Besta. Como não uso o carro em situações mais severas (pra isso uso o Niva), não vai fazer muito diferença pra mim, desde que eu não tire as rodas do ar, por exemplo, atropelando uma lombada embalado, porque a força das novas molas traseiras fazem chegar no fim de curso do amortecedor se estendendo fácil. O que realmente fez falta em uma última viagem que fiz foram os batentes pra mola traseira, que por vacilo não coloquei. Os originais já estavam zuados, e não puderam ser aproveitados. Na estrada, com 5 pessoas no carro mais bagagem, ao passar por alguns desníveis mais acentuados, deu fim de curso comprimindo e uma pancada seca. Já estou correndo atrás dos batentes da Zafira/Meriva pra colocar. Já na suspensão dianteira, não observei problema algum.

Roberto.

andersoncolares
08/12/2012, 01:03
Então, no meu caso, foi só as molas mesmo, porque, infelizmente, eu já havia comprado amortecedores originais pra trocar, e isso foi antes de saber da dica dos amortecedores da Besta. Como não uso o carro em situações mais severas (pra isso uso o Niva), não vai fazer muito diferença pra mim, desde que eu não tire as rodas do ar, por exemplo, atropelando uma lombada embalado, porque a força das novas molas traseiras fazem chegar no fim de curso do amortecedor se estendendo fácil. O que realmente fez falta em uma última viagem que fiz foram os batentes pra mola traseira, que por vacilo não coloquei. Os originais já estavam zuados, e não puderam ser aproveitados. Na estrada, com 5 pessoas no carro mais bagagem, ao passar por alguns desníveis mais acentuados, deu fim de curso comprimindo e uma pancada seca. Já estou correndo atrás dos batentes da Zafira/Meriva pra colocar. Já na suspensão dianteira, não observei problema algum.

Roberto.

Roberto, quando colocar os amortecedores mais longos sentirá uma diferença imensa:rally:. Creio que terá que ajustar a barra Panhard para não desequilibrar a traseira do carro nas lombadas.
Lindo seu carro. Me deu vontade de pintar o meu de Branco, hehehe

Abraços e boas farras:brinde:.

Colares:safari-rig:

Djalma colombo
09/12/2012, 21:06
Anderson, a minha ta com os amortecedores da besta e ja usei as molas da zafira, não precisa ajustar a panhard, a alteração não faz muita diferença, a não ser que suba mais do que a altura que as molas proporcionam!

André Fernandes
14/12/2012, 00:04
Anderson, a minha ta com os amortecedores da besta e ja usei as molas da zafira, não precisa ajustar a panhard, a alteração não faz muita diferença, a não ser que suba mais do que a altura que as molas proporcionam!


deixa eu entender, vc colocou as molas do zafira na traseira a da besta na frente e ficou bom? mesmo sem os amortecedores?

tamo junto

Djalma colombo
14/12/2012, 12:57
André a minha já esta com os amortecedores da besta, quando quero levanta-la só troco as molas traseiras pelas de zafira e na frente uso calços de 30 mm, com os calços fica equivalente as molas da besta, não perde nada em conforto!

André Fernandes
14/12/2012, 13:27
André a minha já esta com os amortecedores da besta, quando quero levanta-la só troco as molas traseiras pelas de zafira e na frente uso calços de 30 mm, com os calços fica equivalente as molas da besta, não perde nada em conforto!

e a estabilidade?

Djalma colombo
14/12/2012, 18:58
É só não abusar nas curvas em velocidade alta, todo veiculo que é aumentado a altura do solo, tambem tem seu centro de gravidade elevado, tornando mais suscetivel a inclinação!

andersoncolares
16/12/2012, 00:03
e a estabilidade?

Como estou com as molas da Besta na frente e da Weekend na traseira, manteve uma excelente estabilidade nas curvas. Mas ficou meio dura qdo anda sem peso.

André Fernandes
16/12/2012, 18:00
Como estou com as molas da Besta na frente e da Weekend na traseira, manteve uma excelente estabilidade nas curvas. Mas ficou meio dura qdo anda sem peso.

alem das molas oq mais você fez?

andersoncolares
18/12/2012, 10:20
alem das molas oq mais você fez?

Amortecedores da Besta GS frente e trás. Ajuste da Panhard. Bem no meio deste post tem a receita completa e as fotos do meu carro. Depois dá uma olhada.

Abração e as ordens

andersoncolares
18/12/2012, 11:06
alem das molas oq mais você fez?


Aqui está a sequencia do que fiz no meu carro, mas aconselho usar logo a amortecedor da Besta GS 16 lugares em vez de alongar o amortecedor original

http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-24.html

alexandreluiz01
21/12/2012, 15:54
Boa tarde!

Preciso fazer a suspensao do meu carro urgente, uso ele 25% terra e 75% asfalto.Agumas pecas que vou ter que troca...Amortecedores dianteiros e traseiros, Molas dianteiras e traseiras, Bieleta, Braço Pitman Setor Direc, Braço auxiliar
alguem pode me dar algumas sugestoes de onde compro pecas com preco bom, oficina especializada aqui no Vitoria/ES, talvez ate um lift, alguma melhora para ele?386420

andersoncolares
26/12/2012, 12:01
Boa tarde!

Preciso fazer a suspensao do meu carro urgente, uso ele 25% terra e 75% asfalto.Agumas pecas que vou ter que troca...Amortecedores dianteiros e traseiros, Molas dianteiras e traseiras, Bieleta, Braço Pitman Setor Direc, Braço auxiliar
alguem pode me dar algumas sugestoes de onde compro pecas com preco bom, oficina especializada aqui no Vitoria/ES, talvez ate um lift, alguma melhora para ele?386420

Alexandre, bom dia. No link da minha resposta acima tem uma das receitas que pode usar no lift de suspensão, mas o mais aprovado pela maioria foi Amortecedores da Besta GS frente e tras e pro seu carro que é curto as molas da Zafira na traseira. Na frente pode instalar as molas da Besta também ou um calço de Nylon de 30mm que sobe legal sem alterar o conforto. Em relação as peças, dá uma busca no Google pelo nome delas que vc acha algumas lojas com preços bons. Pelo mercado livre também tem bons vendedores e parcela em várias vezes, mas as taxas não são atraentes. As vezes aco a eça pelo ML e vou no site direto da loja e compro direto com eles. Abraços e boas buscas.

Colares 4x4 :safari-rig:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
27/12/2012, 08:27
Alexandre, bom dia. No link da minha resposta acima tem uma das receitas que pode usar no lift de suspensão, mas o mais aprovado pela maioria foi Amortecedores da Besta GS frente e tras e pro seu carro que é curto as molas da Zafira na traseira. Na frente pode instalar as molas da Besta também ou um calço de Nylon de 30mm que sobe legal sem alterar o conforto. Em relação as peças, dá uma busca no Google pelo nome delas que vc acha algumas lojas com preços bons. Pelo mercado livre também tem bons vendedores e parcela em várias vezes, mas as taxas não são atraentes. As vezes aco a eça pelo ML e vou no site direto da loja e compro direto com eles. Abraços e boas buscas.

Colares 4x4 :safari-rig:

A minha viatura nao ficou boa com as molas da zafira na traseira, ficou alta de mais e dura, utilizei as molas da meriva com amortecedor da besta gs 16 lugares e ficou show! Na frente só coloquei as molas da besta gs 16 lugares e continuei com os amortecedores originais. Gasta-se muito pouco para fazer isso e não é um bicho de 7 cabeças.

andersoncolares
30/12/2012, 15:29
A minha viatura nao ficou boa com as molas da zafira na traseira, ficou alta de mais e dura, utilizei as molas da meriva com amortecedor da besta gs 16 lugares e ficou show! Na frente só coloquei as molas da besta gs 16 lugares e continuei com os amortecedores originais. Gasta-se muito pouco para fazer isso e não é um bicho de 7 cabeças.

Leandro, sua SPT ´a curta, não seria por isto que ficou alta e dura com as molas da Zafira? Estou com as molas do Weekend GNV e aí sim ficou duro a minha VTR que é um Grand. Penso em trocar pelas do Zafira. Mas para viajar carregada o carro ficou um espetáculo.

Abraços e feliz ano novo a todos:brinde:.

Colares 4x4:safari-rig:

Leandro-MacaúbaPaisagismo
02/01/2013, 08:29
Leandro, sua SPT ´a curta, não seria por isto que ficou alta e dura com as molas da Zafira? Estou com as molas do Weekend GNV e aí sim ficou duro a minha VTR que é um Grand. Penso em trocar pelas do Zafira. Mas para viajar carregada o carro ficou um espetáculo.

Abraços e feliz ano novo a todos:brinde:.

Colares 4x4:safari-rig:

É por ai mesmo, SPT curta molas da meriva na trazeira, SPT Gran molas da zafira na trazeira. Mas tem gente que usa as molas da palio weekend na trazeira, sendo curta ou gran, e gosta.

Hoberdan
03/01/2013, 12:39
Olá, tenho uma sptg curta e apareceu um barulho na roda dianteria no lado do motorista que não consigo descobrir o que é.
Levei em dois mecânicos e tão querendo trocar peça até achar, é foda.
O ruído é de borracha esfregando com metal tipo nheco nheco e ocorre apenas no lado esquerdo quando a suspenção trabalha rápido com piso irregular e é bem alto. As vezes lembra também o barulho de amortecedor e pensei até em trocar mas forçando ele com carro parado parece tudo normal.
O engraçado é que se deixar o carro parado uns dois dias o ruído some e após algumas horas ele vai voltando aos poucos e incomoda muito porque da pra ouvir na rua, fica parecendo caminhão velho rsssss.
Nas oficinas que fui o pessoal levantou e não achou nenhuma borracha estorada ou com folga então tão querendo sair trocando até achar onde é...

Alguém já passou por algo parecido?

O carro ta com todas a borrachas e suspensão original e ta com 28000KM rodados. Se for trocar amortecedor qual o equivalente ao original?

Obrigado!

Gleison BH
03/01/2013, 16:53
PREZADO

ATÉ ACHO QUE NÃO É ISSO, MAS COMO É ALGO BEM SIMPLES RÁPIDO E BARATO, VC PODE FAZER. QUEM SABE RESOLVE...

PROCURE AQUI NO FÓRUM, SOBRE A NECESSIDADE DE COLOCAR UM POUCO DE SILICONE DE ALTA TEMPERATURA (para motor) NAS PASTILHAS/PINÇAS DE FREIO DIANTEIRO.

ACHO QUE NÃO É O MESMO PROBLEMA, POIS NESTE CASO O BARULHO CHATO, QUE AS VEZES SOME E VOLTA, PARECE MAIS COM BARULHO DE FERRO BATENDO E NÃO DE BORRACHA.

DE TODA FORMA FICA A DICA, POIS TODA VEZ QUE FOR TROCAR A PASTILHA DE FREIO É BOM FAZER ISSO.

PESQUISA AQUI NO FÓRUM QUE VC VAI ACHAR SOBRE ISSO, POIS EU NÃO SEI EM QUE PÁGINA ESTÁ.




Olá, tenho uma sptg curta e apareceu um barulho na roda dianteria no lado do motorista que não consigo descobrir o que é.
Levei em dois mecânicos e tão querendo trocar peça até achar, é foda.
O ruído é de borracha esfregando com metal tipo nheco nheco e ocorre apenas no lado esquerdo quando a suspenção trabalha rápido com piso irregular e é bem alto. As vezes lembra também o barulho de amortecedor e pensei até em trocar mas forçando ele com carro parado parece tudo normal.
O engraçado é que se deixar o carro parado uns dois dias o ruído some e após algumas horas ele vai voltando aos poucos e incomoda muito porque da pra ouvir na rua, fica parecendo caminhão velho rsssss.
Nas oficinas que fui o pessoal levantou e não achou nenhuma borracha estorada ou com folga então tão querendo sair trocando até achar onde é...

Alguém já passou por algo parecido?

O carro ta com todas a borrachas e suspensão original e ta com 28000KM rodados. Se for trocar amortecedor qual o equivalente ao original?

Obrigado!

Djalma colombo
03/01/2013, 19:12
Hoberdan leva em outras oficinas e manda verificar tudo de novo, ta cheio de malandro na praça querendo tirar dindim de nós, pode ser as molas e amortecedores, a minha aconteceu de começar a rangir, toquei um poco de óleo nos pratos das molas e parou por um tempo, depois fui descobrir que as borrachas tinham se desintegrado!

Hoberdan
04/01/2013, 00:26
Obrigado pela ajuda!

Gleison acho que não são as pinças porque alêm do barulho de borracha já ouvi um ruído metálico na frente em certa rotação que deve ser elas mas ainda não incomoda de qualquer maneira vou usar a dica da cola é um barulho a menos!

Djalma, realmente não chequei o prato! Apenas as buchas do conjunto de suspenção vou checar amanhã sem falta!

serginho da bahia
06/01/2013, 01:55
Olá galera SPT, alguem sabe me informar em Salvador-BA se há revenda de 225/70/15 remolde com precinho bom. Obrigado pela atenção!
Esse site é show de bola pra quem gosta de tirar duvidas sobre 4x4, só tem boas informações.

ViniFreitas
06/01/2013, 12:10
Olá, tenho uma sptg curta e apareceu um barulho na roda dianteria no lado do motorista que não consigo descobrir o que é.
Levei em dois mecânicos e tão querendo trocar peça até achar, é foda.
O ruído é de borracha esfregando com metal tipo nheco nheco e ocorre apenas no lado esquerdo quando a suspenção trabalha rápido com piso irregular e é bem alto. As vezes lembra também o barulho de amortecedor e pensei até em trocar mas forçando ele com carro parado parece tudo normal.
O engraçado é que se deixar o carro parado uns dois dias o ruído some e após algumas horas ele vai voltando aos poucos e incomoda muito porque da pra ouvir na rua, fica parecendo caminhão velho rsssss.
Nas oficinas que fui o pessoal levantou e não achou nenhuma borracha estorada ou com folga então tão querendo sair trocando até achar onde é...

Alguém já passou por algo parecido?

O carro ta com todas a borrachas e suspensão original e ta com 28000KM rodados. Se for trocar amortecedor qual o equivalente ao original?

Obrigado!

Antes de trocar o amortecedor verifique se sua tração 4x4 está funcionando ou está 4x3, pois quando quebrei os retentores da roda livre original tinha um barulho como esse.. Era vergonhoso, eu chegava a sujar o carro de lama para falar que era ferida de guerra kk..

andersoncolares
13/01/2013, 12:37
Antes de trocar o amortecedor verifique se sua tração 4x4 está funcionando ou está 4x3, pois quando quebrei os retentores da roda livre original tinha um barulho como esse.. Era vergonhoso, eu chegava a sujar o carro de lama para falar que era ferida de guerra kk..

Bom dia a todos.

Vini, qual o jeito mais prático de saber se o 4x4 está funcionando ou se está em 4x3:pensativo:? Creio que minha tração automática está me enganando:freaking:, heheh:parede:

Colares 4x4:safari-rig:

Luiz Gaucho
13/01/2013, 22:27
É por ai mesmo, SPT curta molas da meriva na trazeira, SPT Gran molas da zafira na trazeira. Mas tem gente que usa as molas da palio weekend na trazeira, sendo curta ou gran, e gosta.

Leandro, tenho uma Gran com Kit gás. Aconselha a da Zafira com GNV ou da Besta ? Obrigado, Luiz.

na lama
14/01/2013, 07:50
Ai pessoal bebezzz, galera estou com um probrema tenho um spt curta e tenho que fazer a suspensão dianteira dai a duvida ele ja tem calços de 40 mm na dianteira e na trazeira preciso trocar os amortacedores dianteiros e trazeiros pois a viatura parece uma f4000 fica balançando quando passa em uma lombada, ia mandar recondicionar mas o mecanico tem duvidas pois ele acha que os que estão na dianteira não são dela pois a haste é muinto fina segundo ele , dai a pergunta que não quer calar quais os amortecedores devo colocar sabendo que ele ja tem calço de 40mm de tecnil, os orginais; o da besta qual o mais barato pois não faço trilha com ela (tenho pena de estragar', é meu xodo) gosto de carro alto 80% terra 20% asfalto pneu 235/75/15

andersoncolares
14/01/2013, 15:04
Ai pessoal bebezzz, galera estou com um probrema tenho um spt curta e tenho que fazer a suspensão dianteira dai a duvida ele ja tem calços de 40 mm na dianteira e na trazeira preciso trocar os amortacedores dianteiros e trazeiros pois a viatura parece uma f4000 fica balançando quando passa em uma lombada, ia mandar recondicionar mas o mecanico tem duvidas pois ele acha que os que estão na dianteira não são dela pois a haste é muinto fina segundo ele , dai a pergunta que não quer calar quais os amortecedores devo colocar sabendo que ele ja tem calço de 40mm de tecnil, os orginais; o da besta qual o mais barato pois não faço trilha com ela (tenho pena de estragar', é meu xodo) gosto de carro alto 80% terra 20% asfalto pneu 235/75/15

Tenho uma Grand e estou usando os 4 amortecedores da Bestas GS 16 lug. 3.0 - Ficou show de bola e bem alta.

Rafa-CWB
14/01/2013, 23:12
PREZADO

ATÉ ACHO QUE NÃO É ISSO, MAS COMO É ALGO BEM SIMPLES RÁPIDO E BARATO, VC PODE FAZER. QUEM SABE RESOLVE...

PROCURE AQUI NO FÓRUM, SOBRE A NECESSIDADE DE COLOCAR UM POUCO DE SILICONE DE ALTA TEMPERATURA (para motor) NAS PASTILHAS/PINÇAS DE FREIO DIANTEIRO.

ACHO QUE NÃO É O MESMO PROBLEMA, POIS NESTE CASO O BARULHO CHATO, QUE AS VEZES SOME E VOLTA, PARECE MAIS COM BARULHO DE FERRO BATENDO E NÃO DE BORRACHA.

DE TODA FORMA FICA A DICA, POIS TODA VEZ QUE FOR TROCAR A PASTILHA DE FREIO É BOM FAZER ISSO.

PESQUISA AQUI NO FÓRUM QUE VC VAI ACHAR SOBRE ISSO, POIS EU NÃO SEI EM QUE PÁGINA ESTÁ.

Se alguém tiver o link para o referido post, pois tentei procurar e simplesmente apareceram 460 páginas, ou seja, 22980 posts com "silicone alta temperatura sportage pinça".

vande49
15/01/2013, 00:01
Se alguém tiver o link para o referido post, pois tentei procurar e simplesmente apareceram 460 páginas, ou seja, 22980 posts com "silicone alta temperatura sportage pinça".

Este não fala do silicone mas da presilha para prender as pastilhas de freio e ajuda no barulho, mas o assunto esta no topico gambitech.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/58472-gambitech-10.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/58472-gambitech-10.html)

André Fernandes
15/01/2013, 00:06
Antes de trocar o amortecedor verifique se sua tração 4x4 está funcionando ou está 4x3, pois quando quebrei os retentores da roda livre original tinha um barulho como esse.. Era vergonhoso, eu chegava a sujar o carro de lama para falar que era ferida de guerra kk..


Ferida de guerra? kkkkkkkkkkkkkkk essa foi a melhor

jonh-quest
15/01/2013, 16:05
Olá amigos, preciso de uma ajuda para compra de pneus. Qual a maior medida que posso colocar na sportage curta com suspensão original sem raspar em nada? Posso colocar o 225/75 R15?

Djalma colombo
15/01/2013, 19:02
Jonh, eu uso esta medida e não pega em nada, depende muito do modelo de pneu, se for cravudo , pode pegar na capa dos amortecedores e molas, ai tem que usar espaçador!

jonh-quest
15/01/2013, 20:09
Valeu Djalma, então não deve raspar não, é um BF goodrich 80% on road e 20% of road (Long trail).

Pneu 225 75 R15 - Pneu BF Goodrich Aro 15 225 75 R15 Long Trail T/A GO 102T Pneu BF Goodrich - Pensou pneu, pensou GBG Pneus. Tudo em até 12x sem juros! Pneus RJ (http://www.gbgpneus.com.br/pneu-225-75-r15-pneu-bf-goodrich-aro-15-225-75-r15-long-trail-ta-go-102t_pneu-bf-goodrich.html)

Abraço!

Djalma colombo
16/01/2013, 15:35
Jonh, esses não pegam, são semelhantes aos que uso, porem não são bons pra trilha por serem mais pra asfalto!

ViniFreitas
17/01/2013, 23:26
Bom dia a todos.

Vini, qual o jeito mais prático de saber se o 4x4 está funcionando ou se está em 4x3:pensativo:? Creio que minha tração automática está me enganando:freaking:, heheh:parede:

Colares 4x4:safari-rig:

O melhor jeito acho que é colocar num elevador hidraulico, desses de auto-service e engatar e desengatar a tração umas 5 vezes.. Você usava ou usa a sua tração em asfalto?

andersoncolares
18/01/2013, 08:26
O melhor jeito acho que é colocar num elevador hidraulico, desses de auto-service e engatar e desengatar a tração umas 5 vezes.. Você usava ou usa a sua tração em asfalto?

Ola Vini, só uso a tração qdo em terra com cascalho frouxo ou lama. Pouquíssimas vezes usei no asfalto sob chuva forte e com muita água na pista, mas a cerca de 50-60 Km\h... Vou fazer o teste que vc sugeriu.

haroldo carlos
22/01/2013, 20:20
vi no topico a respeito de colocar a valvula termostatica do opala antigo que abre em 75 graus na sportage ,pois nao estou conseguindo achar a original na minha sportage 99 a gasolina ,é valido usar do opala conforme havia dito?qual seria minha solução ?