PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão



Páginas : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Cesar Boschetti
31/03/2006, 22:08
Olá pessoal!
Seguindo a sugestão do Giovani, tomei a liberdade de criar os temas que já havia proposto anteriormente. Sei que talvez isso não seja do agrado de todos, mas alguém tinha que dar o pontapé inicial de algum modo. Depois podemos acertar as coisas de forma a ir ao encontro do gosto da maioria.

Vamos tentar organizar os tópicos dentro de algumas categorias mais importantes. Por exemplo, podemos aqui dentro deste tema - Motor e Transmissão - tratar de:

regulagem, consumo, desempenho, diesel, gasolina, gás, injeção, arrefecimento, lubrificantes, elementos filtrantes, rolamentos, caixa de transferência, 4x4, roda livre, reduzida, ruídos diversos, problemas com ventoinha, peças alternativas para motor e transmissão etc... etc...

Abraço a todos.

bioranieri
02/04/2006, 23:09
Pessoal,

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

Peças para Sportage Gasolina 99:
- Filtro de Gasolina
- Filtro de AR
- Velas
- Cabos de Vela
- Pastilhas de Freio
- Correia Dentada
- Tensor da Correia

Alguem sabe se essas peças tem similares nacionais?

Alguem sabe o valor dessas peças (originais ou similares)?

Qual o melhor lugar para comprar (na KIA ou em lojas especializadas)?


Abs, Fabio.

Amostardeiro
02/04/2006, 23:46
Bioranieri

O motor da Sportage 2.0 16 V é igual em todos os anos, sei das seguintes peças:

- Filtro de gasolina: coloquei um prolongador na tubulação e usava um do Peugeout, R$ 8,00, ao invés dos $$$ pedidos pela revenda, na verdade qualquer filtro para um motor 2.0 injetado serve, usei o que era o mais parecido;

- Filtro de ar: existe fabricação nacional e custa, aqui, algo em torno de R$ 25,00, tens que procurar em lojas de peças;

- Velas: são iguais as do Palio 1.0, só a regulagem é diferente, abertura dos eletrodos 0,9 mm;

- Pastilhas de freio: deves conseguir em lojas especializadas, tem fabricação nacional, dá uma olhada nos catalogos dos fabricantes ( Frasle, Cobreq, etc), aqui consegui por R$ 90,00, são iguais a da Diesel a partir de 99, mas acho que consegues por menos;

- Correia dentada: é fácil de achar em lojas especializadas em correias, além da original tem da Gates e Goodyear é só olhar os catalogos.

O preço na Kia as vezes vale a pena, mas não é o normal.

Abraço

bioranieri
03/04/2006, 22:11
E os cabos de vela?
Alguem sabe se existe similar nacional e os preços?

comenale
04/04/2006, 08:16
E os cabos de vela?
Alguem sabe se existe similar nacional e os preços?

Olá Fabio,

Aqui em SP há uma casa de auto peças que tem praticamente tudo que você precisa na parte mecânica. É a Auto Peças Castro - fone: (11) 6163-6816.
Somente para filtros é que descobri outro lugar mais em conta. É na Power Parts - fone: (11) 5183-7583.
Ambos despacham para todo Brasil.

Alexander
06/04/2006, 19:58
Amigos,

Tenho uma sportage 1999 gasolina e estou tendo problemas com o funcionamento da solenóide de acionamento da tração:

Após muito tempo sem utilizar, tive de substituir as mangueiras (rasgadas) que ligam o vácuo às rodas. Após isso constatei que o sistema estava com problemas primeiro ocorrendo acoplamento das rodas dianteiras sem o sistema estar acionado. Quando soltei a extremidade de uma das mangueiras o sistema desacoplou e observei um ligeiro vácuo na conexão indicando baixa vedação da solenóide. Após acionar o sistema por diversas vezes o que acontece agora é que o mesmo está demorando para acoplar as rodas quando acionado e demorando também para desacoplar quando desativado (sendo necessário até mesmo andar com o veículo de ré para desacoplar o sistema). Estou pensando em passar desengripante np sistema para tentar limpar e recuperar o funcionamento adequado da solenóide. Esta peça custa 77,00 na KIA. Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão/experiência para me ajudar.

Grato,

Alexander.

Cesar Boschetti
06/04/2006, 22:32
Alexandre!

Minha experiência com as rodas livres foi a seguinte. O sistema de vácuo estava ok, mas as rodas livres estavam engripadas. Talvez seja possível recuperá-las, mas o melhor é trocá-las pelas rodas livres manuais da AVM. São mais robustas e nunca mais vão te deixar na mão. Na troca é bom isolar o sistema de vácuo. Parece que o mesmo tem alguma relação com o motor, por isso existe a válvula solenoide. Com a roda livre manual não se deve deixar o vácuo aspirando o tempo todo ar ou até água.

[]s

Amostardeiro
06/04/2006, 23:46
Alexander

O sistema a vácuo é, em termos de confiabilidade, o intermediário, o problema é que tem que ser mantido sem vazamentos, fugas, etc se estiver OK funciona bastante bem, tanto é que as Cherokees Sport tem um sistema semelhante no eixo dianteiro.

Agora se não queres ter problemas, troca pelas AVM manuais e nunca mais vais falar nas rodas livres que não funcionam, te fizeram pagar um mico, etc.

Abraço

Erson Lopes
07/04/2006, 10:41
Quando comprei a minha primeira Sportage, veio com roda livre automática, então encomendei uma AVM manual....como a camioneta tinha problema com seguro, tive de devolve-la, e em seguida comprei uma 97 a diesel. Com ela já rodei mais de 15.000 km desde dezembro de 2005, sem nenhum problema mecânico.
A minha Sportage, esta com 105.000km agora, e estou muito satisfeito com ela....é só alegria (exceto em subidas.....hehehehehe.....fico apostando corrida com tartarugas....)

Bom....ela não veio com manual, então, preciso da ajuda de vcs....Qual a recomendação do manual para a lubrificação do cardã e das cruzetas?

Será que alguém tem um manual da diesel que possa ser copiado?

Erson
Sportage Curta 97 - 235/70/15 - AVM Manual

Cesar Boschetti
07/04/2006, 11:03
Olá Erson

Pela variedade de 4x4 considerados ícones que você já teve, sua mensagem anterior é um verdadeiro atestado de qualidade para a Sportage.

Acho que o manual da Gasolina e da Diese é o mesmo, vou dar uma olhada depois e ver se acho algo.


Comenale,

Voce postou uma dúvida sobre a embreagem que, ao que parece, sumiu. Sinto pelo problema. Nada sei a respeito, mas me fez lembrar de uma dica que li no bestcar: (http://www2.uol.com.br/bestcars/bestcars.htm).
Aliás, um site que vale a pena fazer o bookmark; tem uma seção excelente de consultas técnicas.

A dica fala sobre a mudança de marchas no tempo, sem uso da embreagem. No caso de jipes com reduzida, é muito fácil dar a partida engrenado, desengrenar a reduzida e ir depois mudando as marchas no tempo certo. Pode ser a solução em situações como a sua e para quando se estiver longe de casa e da oficina de confiança.

Vou procurar a dica no bestcar e estudar com mais calma o assunto. Não custa estar prevenido.

[]s

comenale
07/04/2006, 16:45
Cesar,

Realmente minha mensagem sumiu! :oops: Não sei o que houve.
De fato consegui locomover o veículo, mas é complicado andar no trânsito. Só em último caso mesmo prá chegar em casa ou no mecânico.
Pois é, tive esse problema na embreagem, mais expecificamente com o burrinho secundário, aquele que fica movimentando o garfo para o engate das marchas. Ele é bem visível e relativamente fácil de trocar. Só que acabei tendo outro problema. Troquei o danado (coloquei o da Besta, pois informaram que é igual - e de fato no comparativo visual são idênticos), mas não funcionou, o curso do pistão é menor, ou o que comprei veio com defeito.
Na dúvida, acabei deixando o carro no mecânico que está providenciando a colocação de um original :parede:
Fiquei frustrado :evil:

Alexander
07/04/2006, 18:46
Amigos,

Constatei que o problema era mau funcionamento da solenóide e após removê-la, efetuei uma limpeza com desengripante e umas pancadinhas para ela voltar a funcionar. Deu certo !!! Vamos ver até quando ? Pelo menos isso é uma manutenção bem tranquila de fazer !!!!

Obrigadopleas dicas,

um abraço

Alexander.

comenale
10/04/2006, 08:02
Cesar,

Se você quizer incluir mais uma peças à sua lista, aí vai:
- Cilindro secundário do cambio - Original p/ Sportage na Kivel/SP R$ 120,00 ou da Besta (são idêntidos).

Há o mesmo cilindro no paralelo ao custo de R$ 40,00, mas a eficiência não é a mesma. No meu caso primeiro comprei o paralelo, mas não funcionou como deveria. Não sei se a peça veio com defeito mas para evitar outros problemas resolvi troca-lo pelo original.

comenale
10/04/2006, 08:14
Pessoal,

Aproveitando a experiência vivida com embreagem/cilindro secundário, aqui vai um alerta! :!:

Percebí o pedal da embreagem endurecer gradativamente nos últimos 5 a 7 dias juntamente com uma certa dificuldade de engatar a 1ª marcha e em seguida começou um rangido estranho no mesmo...... ERA O ALERTA DE QUE O CILINDRO SECUNDÁRIO ESTAVA INDO PRO CHAPÉU :putz:

Outro detalhe: no caso do endurecimento do pedal da embreagem, quem sofre barbaridade é o cilindro mestre, pois ele é que injeta o fluído para o cilindro secundário! Se o problema persistir por muito tempo corre-se o risco de perder o cilindro mestre também.

Maverickturbo
10/04/2006, 15:23
Complementando oq o comenale disse, ja aconteceu algo semelhante comigo. Meu pedal de embreagem tbm fazia uma nheccccc estranho. Eu deixei ele fazendo esse barulho ate que certo dia um pisei na embreagem e ela so ficou com curso no final. Fiquei quase sem embreagem tbm. Ora ele ficava sem curso, ora ficava normal. Acabei trocando o cilindro inferior de embreagem hidraulica e esse barulho se resolveru. A embreagem realmente fica bem dura, parece um comum ao inves de hidraulica.
Então ai vai um ALERTA: se a sua embreagem estiver fazendo alguma barulho estranho (normalmente ela ñ faz barulho nenhum) e o pedal começar a ficar duro é bom ir ao mecanico antes da embreagem ir pro saco e te deixar na mão.

Cervelin
10/04/2006, 16:53
Salve Sportagers !

Aproveitando o assunto, em algumas ocasiões ouvi um 'crec' qdo pisava na embreagem. Não conseguia saber pq. Agora, sinto o curso do pedal curto. E tenho a impressão que a embregaem está indo pro saco, até estou cotando o kit. Qdo pego estrada e posso deslanchar, a impressão que dá é que a embreagem está patinando. Será o caso de trocar apenas esse cilindro ?
Agradeço de antemão as dicas e comentários.

Abraços,

Cervelin

comenale
10/04/2006, 21:50
Salve Sportagers !

Aproveitando o assunto, em algumas ocasiões ouvi um 'crec' qdo pisava na embreagem. Não conseguia saber pq. Agora, sinto o curso do pedal curto. E tenho a impressão que a embregaem está indo pro saco, até estou cotando o kit. Qdo pego estrada e posso deslanchar, a impressão que dá é que a embreagem está patinando. Será o caso de trocar apenas esse cilindro ?
Agradeço de antemão as dicas e comentários.

Abraços,

Cervelin

Cervelin,

Não custa dar uma analisada no cilindro secundário. É muito fácil e a localização não é das piores, apesar de ficar embaixo do câmbio.
As vezes o problema pode estar no cilindro e não no conjunto da embreagem.
Peça para alguém pisar várias vezes no pedal da embreagem, enquando você analisa o curso do pistão movimentando o garfo.
O curso tem que ser sempre igual, não pode variar.
Outro detalhe: não pode haver qualquer sinal de vazamento do fluido!
Pôr fim peça para segurar o pedal da embreagem por algum tempo e preste atenção se o cilindro recua (sede à pressão do garfo). Caso isso ocorra, pode troca-lo...
No caso de troca-lo, recomendo a compra do cilindro original. Caso contrário você corre o mesmo risco que eu.

bioranieri
10/04/2006, 22:02
Pessoal,

Chegou a Sportage... estou agora com uma 99 com 75 mil km zerada.

Ela foi hoje para a oficina. Mandei trocar logo as correias, tensores, velas, filtros de AR e dar uma limpeza geral e descarbonizada no motor.

Fui busca-la no Mato Grosso do Sul.. 1200 KM até BSB..

Só achei o motor um pouco fraco em alta e consumo muito alto... fez 8 km/l na estrada. O que posso fazer para melhorar isso?

Vim a 120 km/h.

Amostardeiro
10/04/2006, 22:17
Bioranieri

A 2.0 16 V é meio amarrada, só usando bastante o câmbio e subindo o giro do motor para aproveitar os 126 HP dele; o consumo a 120 é isso aí, eu consegui no máximo 9,5 km/L na estrada, sem ar, andando a 100 com a 97 a gasolina que tinha.

De qualquer modo a viatura é muito boa vale a pena, em BSB tu tens a opção do GNV, mas o carro fica mais lento.

Abraço

Maverickturbo
10/04/2006, 22:21
bioranieri,
O motor da sportage ñ é um dos mais potentes. Oq faz muita diferença no consumo é o pe, se pisar muito o carro bebe mesmo(5-6km/l), agora se for bem de boa trocando marcha ate uns 2500rpm o carro faz tranquilo 8-9km/l, ate mais que isso. No meu caso, o motor funciona assim:
1000-2000rpm: carro 1.0, motor parece morto;
2000-4000rpm: motor começa a deslanchar e vai bem;
4000-5500rpm: quando passa de 4000 rpm o carro da ate um tranco de tanta força do motor, vc cola no banco;
5500- ~~: o motor so gira.

Fernando Costa
10/04/2006, 22:52
Cervelin,

Quanto ao cilindro, siga as orientações dadas pelo Comenale. Agora, quanto à embreagem, se na estrada vc. sente que o motor ganha rotação sem um aumento proporcional na velocidade, então é quase certo a embreagem estar patinando, podendo ser desgaste do disco ou perda de pressão do platô.

No site da Valeo há um catálogo auto-explicativo com os principais defeitos do sistema de embreagem, inclusive com testes.

www.valeo.com.br
Procure em valeo service>>>catálogos PDF >> Transmissão linha leve. Tem até a referência do Kit da Sportage 2.2 diesel e 2.0TD, mas não tem da 16V.

Outro dia eu também estava em dúvida com relação à embreagem da minha, então fiz um teste prático:

1. Puxe o freio de mão e acelere o motor até a rotação de máximo torque, ou seja, 4500rpm para a Sportage gasolina ou 2000rpm para as diesel.
2. Engate a 3a. marcha, mantendo o motor na rotação citada.
3. Solte de uma vez a embreagem, sem soltar o pedal do acelerador. O motor deverá "morrer" rapidamente. Se não ocorrer, então significa que está na hora de trocar o Kit.

Obs: não repetir este teste mais de 02 (duas) vezes seguidas, devido à grande quantidade de calor formado pelo atrito. :shock:

Abraço.

Maverickturbo
10/04/2006, 23:06
Cervelin,
É melhor vc dar uma olhada no cilindro inferior da embreagem hidraulica, para caso for algum problema nele, vc trocar; para ñ ficar na mão como o comenale ficou.

Fernando Costa
10/04/2006, 23:21
Pessoal,

O consumo da Sportage 16V está na média do esperado, visto que é um carro de 1.466kg. Assim, o motor Mazda 2.0 16V chega a ser econômico. Apenas para comparar, a Pajero TR4 tem 1.380Kg, motor 2.0 16V de última geração e só faz 6Km/L na cidade e 9km/L na estrada.

Em nosso país o preço da gasolina é absurdo, aqui em Fortal custa R$ 2,78/L, não tem quem aguente. :parede: Por isso meu carro do dia-a-dia é um santana 1.8 ano 2000 com GNV, faz 9Km/m3 de gás na cidade e 15Km/m3 na estrada, com ar ligado até de noite! :lol:

Sai mais em conta do que a Sport, que na cidade faz 9Km/L com diesel a R$ 1,85/L, enquanto o Santana faz o mesmo com 1m3 de gás a R$ 1,39.

Antes de comprar a minha Sport a diesel tinha pensado seriamente em economizar uns R$10k e comprar uma 16V com GNV, não o fiz porque aqui não há abastecimento no interior do Estado, e eu queria o carro para viajar.

Para quem usa muito a Sportage, um Kit GNV bem instalado se pagaria em poucos meses e ainda aumentaria o valor de revenda do carro. Basta uma boa instalação, com emuladores de bicos e sonda lambda, e principalmente, um bom variador de avanço, que o feliz proprietário rodará tranquilo e com economia por muito tempo.

Abraço.

Amostardeiro
11/04/2006, 12:23
Fernando

Eu acho que tu tens toda razão, mas aqui no interior não tem GNV :parede: , se eu morasse em Porto Alegre teria ficado com a 97; se tu achas caro a gasolina aí saiba que aqui chega a R$ 2,95 , mais para o interior R$ 3,00, diesel R$ 1,93/ 1,99 pode uma coisa destas, isto que estamos a 60 km da refinaria mais próxima!!!

Abraço

Valmir Esclavassini
13/04/2006, 17:01
Fernando

Eu acho que tu tens toda razão, mas aqui no interior não tem GNV :parede: , se eu morasse em Porto Alegre teria ficado com a 97; se tu achas caro a gasolina aí saiba que aqui chega a R$ 2,95 , mais para o interior R$ 3,00, diesel R$ 1,93/ 1,99 pode uma coisa destas, isto que estamos a 60 km da refinaria mais próxima!!!

Abraço

Amostardeiro
13/04/2006, 22:48
Valmir

Não entendi???

Abraço

Erson Lopes
14/04/2006, 08:59
ALL

Estou sem o manual da minha 97 diesel....
Qual a recomendação para lubrificação dos cardãs e das cruzetas?
Tenho engraxado as minha a cada 2000km, mas estou ficando com a garagem cheia de graxa....por outro lado, vcs já viram como fica um diferencial quebrado? É muito susto...

Amostardeiro
14/04/2006, 14:18
Erson

Não estou em casa, portanto sem o manual, ma acho que 5000 km tá bom, é +- o que faço, se passares em alagados, ou fizer trilha lubrifica logo.

Abraço

Fernando Costa
16/04/2006, 10:53
Pessoal,

Qual a maneira certa de engraxar as cruzetas e cardãs?? Quais os pontos de aplicação? :pensativo:

Mais uma dúvida: graxa nas cruzetas não seria um ponto de acúmulo de areia, que é altamente abrasiva?? Sendo assim, teria que trocar a graxa toda vez que fosse à praia?

Abraço.

MarcSport
16/04/2006, 11:56
Alguém sabe a relação de transmissão da reduzida das TD?

Maverickturbo
16/04/2006, 12:12
Fernando Costa,
Nos cardãs, tem uma pininho que sai dele, tipo como se fosse akeles de pneus pra vc grudar a mangueira do posto nele e calibrar o pneu. Soq no cardã, esse pino é bem pequeno. Ai é so vc colocar a engraxadeira nele e bombear.

Amostardeiro
16/04/2006, 12:42
Pessoal,

Qual a maneira certa de engraxar as cruzetas e cardãs?? Quais os pontos de aplicação? :pensativo:

Mais uma dúvida: graxa nas cruzetas não seria um ponto de acúmulo de areia, que é altamente abrasiva?? Sendo assim, teria que trocar a graxa toda vez que fosse à praia?

Abraço.

Fernando

O correto é lubrificar sempre, pois a graxa nova tem como uma das funções fazer a limpeza, ie, retirar a graxa velha e suja dos cardãs e cruzetas, portanto ela que limpa os conjuntos.

Se olhares no manual, vais ver que é aconselhável fazer a lubrificação a cada x km, acho que 5.000 km ou, após uso em condições "severas"( alagados, trilhas, etc. ).

Os pontos de lubrificação são bem visíveis, como disse o Maverick, as graxeiras ou pinos graxeiros são bicos onde se fixa a bomba de graxa, acho que são seis ao todo, 3 no cardã dianteiro e 3 no traseiro.

Abraço

Fernando Costa
16/04/2006, 15:03
Amostardeiro e Maverickturbo,

Obrigado pelas dicas. O manual da minha TD 2000 é muito ruim em informação. Apenas menciona inspecionar o eixo cardã e suas juntas a cada 40.000Km!!! :parede:.

Como meu carro só tem 63.000Km, e o dono anterior fez todas as revisões na autorizada, não estava muito preocupado com isso. Vou incluir no plano "pessoal" a manutenção e engraxamento a cada 5.000Km.

Abraço.

Amostardeiro
16/04/2006, 20:58
Pessoal

Novo alerta geral, CUIDADO COM O RADIADOR E PRINCIPALMENTE VENTILADOR; explico, cheguei as 6 h de viagem, estava em Porto Alegre +- 250 km, no km 130 da viagem a temperatura grudou no meio do relógio, notei também que o ventilador não estava fazendo ruído algum, parei e "quase" me dei mal, o radiador estava secando e o motor prestes a ferver, vou fixar a ventoinha até troca- la. Alguém sabe quanto custa???

Abraço

Amostardeiro
16/04/2006, 21:09
Alguém sabe a relação de transmissão da reduzida das TD?

Segundo o manual:

1 marcha: 3,717;
2 marcha: 2,019;
3 marcha: 1,363;
4 marcha: 1,000;
5 marcha: 0,804;
Ré: 3,536.
Final: 4,778

Já da reduzida não achei em lugar nenhum :putz: , vamos pesquisar!!!

Abraço

Maverickturbo
17/04/2006, 04:51
Amostardeiro,

Vc esta falando da helice do radiador ou de outra ventoinha? Se for a helice em SP custa +/- 400 reais acho.

Amostardeiro
17/04/2006, 11:44
Amostardeiro,

Vc esta falando da helice do radiador ou de outra ventoinha? Se for a helice em SP custa +/- 400 reais acho.

Estou falando da hélice do radiador.

Abraço

Fernando Costa
17/04/2006, 15:03
Pessoal

Novo alerta geral, CUIDADO COM O RADIADOR E PRINCIPALMENTE VENTILADOR; explico, cheguei as 6 h de viagem, estava em Porto Alegre +- 250 km, no km 130 da viagem a temperatura grudou no meio do relógio, notei também que o ventilador não estava fazendo ruído algum, parei e "quase" me dei mal, o radiador estava secando e o motor prestes a ferver, vou fixar a ventoinha até troca- la. Alguém sabe quanto custa???

Abraço

Amostardeiro,

O problema é não se perceber logo o aumento de temperatura e o radiador esvaziar, pois o sensor de temperatura deixa de marcar. Ainda bem que vc. percebeu a tempo.

Essa informação tinha no tópico antigo (cadê ele??) de colegas que tinham passado por isso. Salvo engano, alguém achou o acoplamento viscoso por R$ 280,00. Será que só vende com a hélice?? Também fiquei preocupado pois o meu ainda é original e sei que uma bomba de efeito retardado perto dos 70.000km.

Abraço.

Cervelin
17/04/2006, 15:33
Cervelin escreveu:
Salve Sportagers !

Aproveitando o assunto, em algumas ocasiões ouvi um 'crec' qdo pisava na embreagem. Não conseguia saber pq. Agora, sinto o curso do pedal curto. E tenho a impressão que a embregaem está indo pro saco, até estou cotando o kit. Qdo pego estrada e posso deslanchar, a impressão que dá é que a embreagem está patinando. Será o caso de trocar apenas esse cilindro ?
Agradeço de antemão as dicas e comentários.

Abraços,

Cervelin


Cervelin,

Não custa dar uma analisada no cilindro secundário. É muito fácil e a localização não é das piores, apesar de ficar embaixo do câmbio.
As vezes o problema pode estar no cilindro e não no conjunto da embreagem.
Peça para alguém pisar várias vezes no pedal da embreagem, enquando você analisa o curso do pistão movimentando o garfo.
O curso tem que ser sempre igual, não pode variar.
Outro detalhe: não pode haver qualquer sinal de vazamento do fluido!
Pôr fim peça para segurar o pedal da embreagem por algum tempo e preste atenção se o cilindro recua (sede à pressão do garfo). Caso isso ocorra, pode troca-lo...
No caso de troca-lo, recomendo a compra do cilindro original. Caso contrário você corre o mesmo risco que eu.
_________________
TD-2001 - Pneus 225/75 R15
Abraço a todos,

Comenale



Comenale,

Valeu a dica de ouro !
levei minha sportage ao mecânico e constatamos vazamento no cilindro mestre da embreagem. Ainda segundo o mecânico o cilindro secundário está OK.

Abraços,

Cervelin

Amostardeiro
17/04/2006, 15:38
Fernando

Graças a não estar ouvindo a zoada caracteristica do ventiliador é que notei que ele estava parado, já fixei o bicho, agora faz barulho sempre, até os 2.500 RPM dá pra aguentar, acima dos 3.000 fica insuportável.

É bom tomar cuidado a minha está "teoricamente" com 78.000 km, acho que o tal acoplamento viscoso aguenta algo em torno de 90.000 km.

Abraço

Cervelin
17/04/2006, 15:47
Cervelin,

Quanto ao cilindro, siga as orientações dadas pelo Comenale. Agora, quanto à embreagem, se na estrada vc. sente que o motor ganha rotação sem um aumento proporcional na velocidade, então é quase certo a embreagem estar patinando, podendo ser desgaste do disco ou perda de pressão do platô.

No site da Valeo há um catálogo auto-explicativo com os principais defeitos do sistema de embreagem, inclusive com testes.

www.valeo.com.br
Procure em valeo service>>>catálogos PDF >> Transmissão linha leve. Tem até a referência do Kit da Sportage 2.2 diesel e 2.0TD, mas não tem da 16V.

Outro dia eu também estava em dúvida com relação à embreagem da minha, então fiz um teste prático:

1. Puxe o freio de mão e acelere o motor até a rotação de máximo torque, ou seja, 4500rpm para a Sportage gasolina ou 2000rpm para as diesel.
2. Engate a 3a. marcha, mantendo o motor na rotação citada.
3. Solte de uma vez a embreagem, sem soltar o pedal do acelerador. O motor deverá "morrer" rapidamente. Se não ocorrer, então significa que está na hora de trocar o Kit.

Obs: não repetir este teste mais de 02 (duas) vezes seguidas, devido à grande quantidade de calor formado pelo atrito.

Abraço.
_________________
Sportage curta, TD 2000
235/75R15 RL AVM MANUAL
"Road Not Required"


Comenale,

Valeu a dica de ouro !
levei minha sportage ao mecânico e constatamos vazamento no cilindro mestre da embreagem. Ainda segundo o mecânico o cilindro secundário está OK.

Abraços,

Cervelin

Fernando e Maverick ,

Obrigado pelas dicas.
Foi detectado um pequeno vazamento de fluído no cilindro mestre. Vou substituí-lo e depois fazer o teste. Espero que não seja necessária a troca do kit de embreagem.

Abraços,

Cervelin

Maverickturbo
17/04/2006, 15:57
Amostardeiro,

O meu acoplamento foi embora com +/- 85 mil km.

Cervelin,

Quando o meu cilindro inferior deu problema, eu troquei junto o rolamento do cambio, porque a muito tempo ele ja estava fazendo barulho, tipo um gri-gri-gri-gri. Mas o meu disco e meu plato estava bons ainda, da para rodar um bom tempo segundo o mecanico.

bioranieri
17/04/2006, 16:58
O meu rolamento de cambio está fazendo muito barulho, é facil de trocar?

Qto foi?

Maverickturbo
17/04/2006, 22:14
bioranieri,

O rolamento do cambio custa uns +/- 130 reias nas concessionarias de SP. O ruim que pra trocar ele tem que baixar o cambio.

Fernando Costa
17/04/2006, 22:36
bioranieri,

O rolamento do cambio custa uns +/- 130 reias nas concessionarias de SP. O ruim que pra trocar ele tem que baixar o cambio.

O rolamento de câmbio, vulgo colar, sofre muita influência do modo de dirigir do motorista, sendo o vício mais comum descansar o pé na embreagem. Mesmo uma leve pressão é suficiente para acioná-lo, causando desgaste prematuro.

Aqui o rolamento custa R$ 150,00, o problema é que se paga o valor da mão-de-obra de troca do Kit de embreagem, pois dá quase o mesmo trabalho que trocar todo o Kit. Se o conjunto não estiver muito bom, é mais negócio trocar o Kit todo de uma vez (disco+platô+colar), para não ter que pagar novamente para trocar o resto mais adiante.

Amostardeiro
18/04/2006, 00:01
Fernando/ Maverickturbo

A mão de obra é quase a mesma, mas quando troquei o rolamento na 97, na atual não troquei ainda, foi só o rolamento e não me arrependi, rodei depois uns 50.000 km sem mecher denovo, teria gasto um kit de embreagem sem necessidade.
É bom o mecânico ser de confiança e dar uma boa analisada se vale a pena trocar tudo.

Abraço

grmoraes
19/04/2006, 22:36
Caros colegas,

Sobre embreagem, no pedal, o componente é o cilindro meste?
Pois a minha escapou um anel elástico, mas não estava vazando, o mecânico colocou no lugar mas disse que possivelmente vai soltar.
Também esta fazendo um barulho quando solta o pedal, acredito que esteja na hora de trocar, mas esta peça é de plastico, alguém sabe o onde comprar mais em conta?

Gilson Roberto
Cuiabá-MT

Maverickturbo
20/04/2006, 02:23
grmoraes,

O componente é o cilindro inferior ou secundario, que fica perto do cambio. O cilindro mestre fica perto do recipente do fluido de freio e do hidrovacuo.

comenale
20/04/2006, 08:09
Caros colegas,

Sobre embreagem, no pedal, o componente é o cilindro meste?
Pois a minha escapou um anel elástico, mas não estava vazando, o mecânico colocou no lugar mas disse que possivelmente vai soltar.
Também esta fazendo um barulho quando solta o pedal, acredito que esteja na hora de trocar, mas esta peça é de plastico, alguém sabe o onde comprar mais em conta?

Gilson Roberto
Cuiabá-MT
Caro Gilson,

Tive uma experiência nada agradavel com a embreagem e a descrevi na pag. 1 deste tópico.

Sugiro seguir os passos para comprovar se o problema é mesmo no cilindro mestre, visto que, se há mau funcionamento do cilindro secundário, com certeza, está alterando o funcionamento do mestre.

Depois que fiz a troca a embreagem ficou uma pluma :concordo:

Em virtude da experiência com essa peça no paralelo, sugiro a reposição por uma original (é instalar e sair pro abraço)!

Se mesmo assim você preferir optar por uma peça no paralelo, consulte a www.castro.com.br, eles despacham para todo o brasil.

comenale
20/04/2006, 08:22
Pessoal,

No conta giros da TDI há a marcação de que o Turbo entra em operação a partir dos 2.000 r/m.
Alguém sabe informar como constatar se o turbo está operando mesmo a partir desse giro?

grmoraes
20/04/2006, 10:25
Caros colegas,

Sobre embreagem, no pedal, o componente é o cilindro meste?
Pois a minha escapou um anel elástico, mas não estava vazando, o mecânico colocou no lugar mas disse que possivelmente vai soltar.
Também esta fazendo um barulho quando solta o pedal, acredito que esteja na hora de trocar, mas esta peça é de plastico, alguém sabe o onde comprar mais em conta?

Gilson Roberto
Cuiabá-MT
Caro Gilson,

Tive uma experiência nada agradavel com a embreagem e a descrevi na pag. 1 deste tópico.

Sugiro seguir os passos para comprovar se o problema é mesmo no cilindro mestre, visto que, se há mau funcionamento do cilindro secundário, com certeza, está alterando o funcionamento do mestre.

Depois que fiz a troca a embreagem ficou uma pluma :concordo:

Em virtude da experiência com essa peça no paralelo, sugiro a reposição por uma original (é instalar e sair pro abraço)!

Se mesmo assim você preferir optar por uma peça no paralelo, consulte a www.castro.com.br, eles despacham para todo o brasil.

Caro Comenale,
Você sabe onde encontrar esta peça do cilindro mestre, mais em conta, pois estou em cuiabá e aqui tudo é muito caro.....

Gilson roberto

Fernando Costa
20/04/2006, 22:02
Pessoal,

No conta giros da TDI há a marcação de que o Turbo entra em operação a partir dos 2.000 r/m.
Alguém sabe informar como constatar se o turbo está operando mesmo a partir desse giro?


Comenale,

A turbina é ligada diretamente à saída do escapamento, logo ela gira em qualquer rotação. Apenas sentimos a sua ação a partir dos 2000 rpm porque é quando se diz que a "turbina enche", pois o volume de ar comprimido na admissão torna-se substancial.

Dá para sentir quando o turbo "enche" aos 2000 rpm, pois o comportamento do carro muda muito, ganhando novo fôlego. Agora, acho que para ter certeza mesmo, só instalando um manômetro no coletor de admissão, é bom para saber se a turbina está funcionando na pressão correta.

Abraço.

jlguimarães
21/04/2006, 22:00
Boa noite galera.
Meu pedal vem ficando mais baixo gradatiamente mas não patina nem tem ruido quando é acionada à embreagem e funciona bem acabei de fazer o teste do freio de mão na terceira e quase arrancou a pinça de freio.
Maverickturbo teu filtro de ar melhoro alguma coisa no motor, como faz pra instalar tem que ser alguma marca específica. A ideia de shipar tambem achei interessante pois com a troca dos pneus falta potÊncia na intermediaria pra disparar a alta mais rápida vou procurar quem faz aqui em BSB ou lá no Rio.
Estou querendo colocar um bloqueio alguem sabe qual nacional poderia ser aplicado na viatura (fez muita falta nas trilhas de Natal e Ceará).



Abraço a todos.

jlguimarães
21/04/2006, 22:21
foto na estrada em Goias e na duna do rosado RN

Cesar Boschetti
22/04/2006, 01:06
Boa noite pessoal,

Ando meio ocupado, mas hoje tirei o dia para brincar um pouco com a roda-livre original a vácuo do Sportage. Do ponto de vista de robustez mecânica, o sistema é bastante razoável. O problema maior é realmente o vácuo. Mas descobri algumas coisas interessantes.
1) Numa emergência, é possível montá-la de modo que a mesma fique acoplada permanentemente. Isso pode ser útil em algumas situações imprevistas ou em caráter provisóvio.
2|) A segunda coisa interessante é que me parece relativamente fácil transformá-la em manual. Ainda não esbocei a montagem, mas estou pensando em algumas coisas.

Segue abaixo algumas fotos da roda desmontada:

O funcionamento é simples: O vácuo proporcionado pelo motor e válvula solenoide fazem com que o ar que entra pelas janelas esponjosas da tampa da roda empurre a peça 5 da foto 1, fazendo com que a peça 4 se acople com a peça 2. Deste modo teremos tração na roda dianteira.
Se invertermos a posição da mola 3 com a peça 4, teremos a roda permanentemente acoplada, independente do vácuo. Se o material dessas janelas ficar entupido, não adianta fazer váculo dentro que o sistema não vai atuar. Acho que um pequeno furo feito com cuidado para não danificar o êmbolo de borracha que aparece no fundo interno da tampa principal, pode resolver esse problema. No meu caso estou sacrificando a peça para analisar.

Agora, observando a tampa principal que fecha todo o sitema, vé-se que atraves das janelas, pode-se empurrar o conjunto interno manualmente, promovendo o acoplamento das peças 2 e 4.

Acredito que não deva ser complicado fazer um parafuso ou pino que possa fazer esse serviço. Estou pensando em algo. Quem quiser se divertir arquitetando alguma coisa será bem vindo.

[]s

Maverickturbo
22/04/2006, 02:05
jlguimarães,

O filtro de ar no meu caso melhorou pq o meu original ja estava na hora da troca. Ñ precisa ser de nenhuma marca especifica, eu comprei um K&N pq acho o melhor filtro. Eu comprei um conico duplo fluxo, o bocal de encaixe tem 3 polegadas acho, alguma coisa assim. Pra instalar foi so tirar a parte de cima da caixa do filtro de ar e o filtro original. Ai eu encaixei no tubo que vai para admissão e como é de borracha e vem uma braçadeira ele se molda.
Eu acho que o motor da sportage tem potencial escondido. Cada coisa que eu faço nele parece que vão melhorando ele. Quando foi tirado o abafador original, o motor soltou. Com o filtro de ar, o motor tbm ficou um pouco mais solto. Agora eu tirei meu catalisador e o motor esta andando mais, coisa que antes eu acelerava tudo numa subida e o carro ia acelerando debagar e agora eu so preciso pisar metade pra ele acelerar do mesmo jeito.
Agora uma bloquei pra sportage eu acho dificil. Tinha aquela informação que algumas sportages vieram com diferencial traseiro com LSD. Mas acho que um bloqueio feito pra ela ainda ñ tem.

jlguimarães
22/04/2006, 11:26
Maverickturbo essa observação realmente tem fundamento tambem tirei o catalizador e o motor ta trabalhando mais solto. mas desde que tive problemas com a bomba e os bicos injetores não consigo acertar o motor na baixa.
Quanto ao retrabalho do chip acho que vai ser uma boa e vou trocar tambem o filtro como vc.
quanto as informação da relação da trensmição reduzida é só mandar um email para a Kia que eles informam.



um abraço a todos.

jlguimarães
22/04/2006, 12:44
cesar boschetti.
não é mais fácil cosertar a tampa?
hoje existem varias resinas no mercado que pdem ser usadas para recuperar a tampa.

Maverickturbo
22/04/2006, 16:29
jlguimarães,

Vendo o antigo topico da sportage, eu li um post de alguem que ñ conseguia acertar a baixa tbm, ele ora fica em 800 rom +/- e ora subia pra 2500 rpm. O problema na dele era o sensor MAF, de fluxo de ar. Ele acabou comprando um de omega/marea que é metade do preço do original. Da uma procurada depois no antigo topico.

jlguimarães
23/04/2006, 12:06
maverickturbo.
Bom dia. A minha marcha lenta não tem problema é sempre constante, o problema é quando estou parado e vou sair e acelero a baixa leva um tempo pra responer e disparar o motor tem hora que tenho que apelar pra embreagem e dar uma enchida no motor primeiro, pricipalmente se não for no plano depis que está andando não tem mais problema.
Vc sabe alguma coisa de sensor de temperatura da injeção tem outro que não seja o importado.


Abraços.

Maverickturbo
23/04/2006, 19:57
jlguimarães,

Acho que o motor é assim mesmo por se tratar de um 16v, quase ñ tem força em baixa, principalmente se for numa subida com a sportage carregada, ai o motor vai sofrer bastante. Uma outra coisa que eu acho estranha no meu motor, que eu pensava que era o catalisador mas ñ é, é que ate 2000 rpm parece que o motor fica segurando o carro, como se tivese freando, mas a partir dos 2000 rpm o carro para com isso e parece que adquiri uma força do nada, quase como se tivese um turbo.

Amostardeiro
23/04/2006, 21:58
jlguimarães

Na Sportage a gasolina o problema pode ser da sonda lambda, com o tempo ela responde cada vez mais devagar, quando se acelera e desacelera.

Abraço

Hélio
24/04/2006, 07:55
jlguimarães,

Vendo o antigo topico da sportage, eu li um post de alguem que ñ conseguia acertar a baixa tbm, ele ora fica em 800 rom +/- e ora subia pra 2500 rpm. O problema na dele era o sensor MAF, de fluxo de ar. Ele acabou comprando um de omega/marea que é metade do preço do original. Da uma procurada depois no antigo topico.


Bom Dia !

O post foi eu quem colocou.....a minha Sport apresentava o problema descrito acima oscilava a marcha lenta entre 800 e 2500....o diagnostico foi que o sensor MAF não estava correto....depois de desmontado, foi verificado que estava quebrado (existe uma especie de lamina no interioir do sensor que mede o fluxo de ar que vai para o motor, e este estava quebrado).
O pessoal da oficina me informou que o sistema de injeção da Sport e o mesmo do Omega/Marea.. ai então foi só comprar e trocar o sensor.


Qualquer dúvida é só perguntar.


[]'s 8)

comenale
24/04/2006, 09:21
Bom dia pessoal,

Alguém sabe me dizer quais são os códigos do conjunto de correias (alternador, bomba dágua e ar condicionado) da TDI 2.2?

Tenho informação dos seguintes códigos: correia alternador = HM44-1115, bomba d´agua = A32 e ar condicionado = A35.

Fernando Costa
24/04/2006, 11:04
Bom dia pessoal,

Alguém sabe me dizer quais são os códigos do conjunto de correias (alternador, bomba dágua e ar condicionado) da TDI 2.2?

Tenho informação dos seguintes códigos: correia alternador = HM44-1115, bomba d´agua = A32 e ar condicionado = A35.


Comenale,

Vc. se refere ao antigo motor diesel aspirado 2.2 ou ao atual 2.0 Turbo Diesel? Se for este, as correias A-32 e A-35 são correias industriais comuns, perfil trapézio, compra-se até em casas de ferragens.

Contudo, muita atenção na hora de comprar: comprei A-32 e A-35 e todas ficaram folgadas, na realidade serviram exatamente a A-31 e A-34!!! :shock: Será que na Koreia eles não sabem medir?? Custam R$ 7,00 cada uma. Leve as correias velhas e meça com as novas.

Quanto às correias do alternador, são 02, mas só achei na autorizada, a R$ 32,00 cada uma. Esqueci de anotar a referência.

Abraço.

Cesar Boschetti
24/04/2006, 11:52
Bom Dia !

O post foi eu quem colocou.....a minha Sport apresentava o problema descrito acima oscilava a marcha lenta entre 800 e 2500....o diagnostico foi que o sensor MAF não estava correto....depois de desmontado, foi verificado que estava quebrado (existe uma especie de lamina no interioir do sensor que mede o fluxo de ar que vai para o motor, e este estava quebrado).
O pessoal da oficina me informou que o sistema de injeção da Sport e o mesmo do Omega/Marea.. ai então foi só comprar e trocar o sensor.


Qualquer dúvida é só perguntar.


[]'s 8)

Olá Helio e demais sportagers
Bom dia.

Helio, você saberia dizer até onde vai essa semelhança entre o sistema de injeção do sportage com o do omega/marea?
Quero dizer, quais peças podem sem substituidas sem problemas ou adptações? Há diferença de ano/modelo?

Obrigado.

comenale
24/04/2006, 12:00
Fernando,

Realmente me enganei em relação ao motor. É o TD 2.0 mesmo (TURBO).

Pois é. A correia que retirei do ar condicionado apresenta a referencia A35 e da bomba d´agua A32.
Como já havia lido sobre as correias em algum lugar anotei as referencias e não batem com as que tirei da viatura :shock: .

Já suas informações batem com as que li.

Por isso da minha dúvida.

Valeu pela informação :concordo:

Hélio
24/04/2006, 13:10
Olá Helio e demais sportagers
Bom dia.

Helio, você saberia dizer até onde vai essa semelhança entre o sistema de injeção do sportage com o do omega/marea?
Quero dizer, quais peças podem sem substituidas sem problemas ou adptações? Há diferença de ano/modelo?

Obrigado.

Pelas informações que eu tenho, com certeza, o sensor MAF que troquei a pouco tempo e o môdulo de injeção são os mesmos do sistema Omega/Marea.

Os demais sensores são provalvemente os mesmos, mas para ter certeza só comparando um com o outro.


[]'s 8)

bioranieri
24/04/2006, 15:23
Pessoal,

Tomei um susto ontem... estava em uma estrada no meio de Goiais... a 100km de lugar algum... e o carro começou a fazer um barulho no motor... algo rangendo... na hora pensei... lá foi o motor para o brejo... Vim de reboque e coloquei na oficina... resultado:
- Compressor do Ar travado - nunca fiquei tão feliz de ter estragado um compressor :)

Como ela já foi para a oficina... pedi para checarem a pressão na linha de combustivel e checar pq ela está fraca em baixa.

Abs, Fabio.

bioranieri
24/04/2006, 18:00
Preciso de uma ajuda...

Falei com o pessoal da oficina e vou precisar trocar o compressor (pelo que fui informado, não sei o qto o pessoal do ar é bom).

Alguem sabe quem aqui em brasilia é bom para trabalhar com isso?
Ou como consigo um usado?
Ou se existe algum compressor genérico para esse carro?

É uma Sportage 99 a gasolina.

Amostardeiro
27/04/2006, 12:23
Pessoal

Estou com um probleminha, gostaria de compartilhar com vocês, aqui no S o frio já chegou e quando bate nos 10 / 12º C a minha Sportage Diesel não pega bem de manhã a causa provável são as velas de aquecimento, é bom o pessoal que vai pegar frio dar uma revisada nas velas para não se aborrecer.

Abraço

Fernando Costa
27/04/2006, 16:07
Preciso de uma ajuda...

Falei com o pessoal da oficina e vou precisar trocar o compressor (pelo que fui informado, não sei o qto o pessoal do ar é bom).

Alguem sabe quem aqui em brasilia é bom para trabalhar com isso?
Ou como consigo um usado?
Ou se existe algum compressor genérico para esse carro?

É uma Sportage 99 a gasolina.


bioranieri,

com certeza vários compressores podem servir na Sport. Basta pesquisar o melhor custo-benefício.

geasir
27/04/2006, 17:04
Boa tarde

Fernando Costa, referente ao calço que você colocou na dianteira deu
certo e qual o tamanho dos parafusos que foi trocado da parte de ancorage na carroceria.


abraço.

bioranieri
27/04/2006, 17:48
Consegui um compressor original usado por 500 pilas, então acredito que não vale a pena fazer uma adaptação e colocar um compressor de 250 reais.

Fernando Costa
27/04/2006, 17:57
Boa tarde

Fernando Costa, referente ao calço que você colocou na dianteira deu
certo e qual o tamanho dos parafusos que foi trocado da parte de ancorage na carroceria.

abraço.

Geasir,

Ficou muito bom, coloquei calços de borracha lonada (30mm) e o carro ganhou em altura + 5cm, fora os 2,5cm que já tinha ganho com os pneus 235/75 R15.

Quanto aos calços, conheço 03 alternativas: borracha lonada de alta resistência, Nylon Technil e Poliureteno alta densidade. A ordem vai do mais barato ao mais caro, e um bom torneiro é capaz de usinar o Technil e o PU.

Quanto aos parafusos, os originais são cravados no prato da mola, por baixo; comprei parafusos em aço mais longos uns 30mm (rosca completa e cabeça sextavada) e paguei R$ 10,00 a um torneiro para soldá-los no prato, por baixo, e desbastar um pouco as cabeças sextavadas.

Mais informações no tópico antigo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18389&postdays=0&postorder=asc&&start=500

Abraço.

Amostardeiro
28/04/2006, 00:15
Fernando/ Grasir

Quanto aos calços, vou botar uma "pulga", acho que a borracha lonada é a opção menos resistente, acho que se deforma mais rapidamente do que o PU e o Nylon, na minha opinião, o PU- poliuretanao é o melhor porém mais caro, absorve praticamente todas as vibrações e barulhos, mas pela questão custo acredito que o Nylon Techinyl seja uma boa escolha , já que une custo e qualidade.

Abraço

bioranieri
03/05/2006, 19:39
Pessoal... mais uma novidade da minha viatura...

Como se já não bastasse o compressor ter ido para o saco na semana passada... hoje a helice (que estava travada) quebrou como vidro (como se estivesse ressecada)... ficou em várias partes...

O que fazer?

Alguem sabe qto custa o acoplamento ? Ele já vem com a helice?

Alguem já colocou uma eletrica no lugar dessa fixa?


Abs, Fabio.

Maverickturbo
03/05/2006, 22:28
bioranieri,

O acoplamento ja vem junto com a helice. Em SP custa +/- 300 a 400 reais, se não me engano.

bioranieri
03/05/2006, 23:29
sabe em que loja consigo isso?
Esse é o valor na concessionária?

Será que dá para colocar uma eletrica nele e retirar essa que faz um barulho animal e ainda rouba uns CVs?

Maverickturbo
04/05/2006, 08:05
bioranieri,

Esse valor é de concessionaria. Talvez essas lojas que vendem coisas para carros importados tenham um preço melhor.

Assero
04/05/2006, 12:42
sabe em que loja consigo isso?
Esse é o valor na concessionária?

Será que dá para colocar uma eletrica nele e retirar essa que faz um barulho animal e ainda rouba uns CVs?

Bioranieri,

Esse "barulho infernal" vem do fato dela estar travada. Em funcionamento normal, o barulho é quase imperceptível, bem como a queda de potência.
Troquei a minha há pouco tempo e os problemas de aquecimento acabaram. Antes tentei travar a hélice, mas não aguentei o barulho.
Paguei, aqui em SP, R$280,00. (011XX4339 5848 - André).
Você também pode tentar no Castro Auto Peças (www.castro.com.br).

Espero ter ajudado.
abraços.
assero.

Maverickturbo
04/05/2006, 12:53
Quando ela esta normal, vc so percebe o barulho dela as vezes e durante bem pouco tempo.

geasir
04/05/2006, 18:32
Boa noite pessoal

FERNANDO obrigado pelas fotos detalhadas dos parafusos e dos calços de borracha, agora só falta
eu tirar ela da oficina para levantar a suspensão(oficina ; motor fritou na serra e teve que fazer uma
retifica completa).

BIORANIERI, quanto a ventoinha eletrica vou fazer uma teste na minha, enquanto ela esta na oficina
mandei o radiador para uma revisão geral e mandei colocar uma sensor de nivel de agua e uma
sensor de temperatura (liga a ventoinha quando a temperatura se aproxima dos 86 graus).
agora e so esperar para que eu faça o teste na serra a semana que vem.

abraço

bioranieri
04/05/2006, 19:45
Assero,

Liguei para o André e o mesmo me falou que não tem a ventoinha.
Alguem conhece algum outro lugar que tenho ela a um preço interessante? (já tentei em algumas, a Castro por exemplo não tem).


Geasir,

Se não conseguir a ventoinha a um valor abaixo ou próximo dos 300 reais, estou pensando em colocar uma cebolinha de 86 graus em um T no tubo de agua e colocar uma ventoinha tb.

Qual modelo vc está pensando em colocar, já me falaram que a do KA com AC é uma boa. Já fez algum teste ou está pensando em alguma?

Abs, Fabio.

Fernando Costa
04/05/2006, 22:29
Geasir,

Se não conseguir a ventoinha a um valor abaixo ou próximo dos 300 reais, estou pensando em colocar uma cebolinha de 86 graus em um T no tubo de agua e colocar uma ventoinha tb.

Qual modelo vc está pensando em colocar, já me falaram que a do KA com AC é uma boa. Já fez algum teste ou está pensando em alguma?

Abs, Fabio.

bioranieri e Geasir,

Essa alteração parece ser bem interessante, vcs. já têm uma estimativa de custo??

Não sou especialista, mas tal ventoinha deverá garantir uma dissipação térmica (fluxo forçado de ar) no mínimo igual à da hélice com acoplagem viscosa. A potência do motor elétrico e o diâmetro da hélice é a chave. Não esquecer que o KA possui motor 1.0; o motor Mazda 2.0 ou o Turbo Diesel 2.0 tem potências e torques bem superiores, proporcionalmente tendo uma maior carga térmica a dissipar. :pensativo:

Façam os teste e não esqueçam de comentar os resultados! :concordo:

Abraço.

Amostardeiro
05/05/2006, 10:51
Geasir,

Se não conseguir a ventoinha a um valor abaixo ou próximo dos 300 reais, estou pensando em colocar uma cebolinha de 86 graus em um T no tubo de agua e colocar uma ventoinha tb.

Qual modelo vc está pensando em colocar, já me falaram que a do KA com AC é uma boa. Já fez algum teste ou está pensando em alguma?

Abs, Fabio.

bioranieri e Geasir,

Essa alteração parece ser bem interessante, vcs. já têm uma estimativa de custo??

Não sou especialista, mas tal ventoinha deverá garantir uma dissipação térmica (fluxo forçado de ar) no mínimo igual à da hélice com acoplagem viscosa. A potência do motor elétrico e o diâmetro da hélice é a chave. Não esquecer que o KA possui motor 1.0; o motor Mazda 2.0 ou o Turbo Diesel 2.0 tem potências e torques bem superiores, proporcionalmente tendo uma maior carga térmica a dissipar. :pensativo:

Façam os teste e não esqueçam de comentar os resultados! :concordo:

Abraço.

Fernando

Faço minhas as tuas palavras, outra coisa na 97 pensei em colocar uma ventoinha elétrica, depois de um levantamento de preços as despesas eram muito parecidas e, considerando a originalidade da viatura, optei por trocar a ventoinha.

bioranieri
05/05/2006, 12:05
Consegui a ventoinha original KIA por 360,00 e a ventoinha generica propria para esse carro a 275,00.

Acredito que vou com a original... o que acham?

Ventoinha eletrica: 100 reais usada
T para colocação da cebolinha: 30 reais
Cebolinha: 20 reais
Adaptação mais uns 80 reais.

Acho que vou pela original mesmo.

Maverickturbo
05/05/2006, 12:19
Acho que é melhor a original.

geasir
05/05/2006, 15:23
Boa Tarde

BIORANIERI, quanto ao custo das peças e mão de obra aqui vai:

ventoinha do Vectra : $120,00 (semi nova c/garantia)
sensor de temperatura : $ 25,00 + m.o. adp. $15,00
sensor do nivel de agua : $ 10,00 + m.o. adp. $15,00.
rele da ventoinha e fiação $ 12,00
Quanto a adp. da ventoinha eu mesmo executei, detalhe
fiz com que ela seja acionada em cj. c/ o do a/c. qdo necessario,
mas qdo se liga o a/c. a ventoinha do mesmo trabalha independente
e quanto a necessidade do motor trabalha em cj. sem o a/c. estar
ligado.
Quanto a duvida se vai funcionar ou não, tenho varios parametros
de uso deste sistema nas vans ; mercedes/ducato, fora a tranquilidade
de saber se ventoinha esta funcionando ou não.

abraço.

bioranieri
05/05/2006, 17:26
Pode mandar as fotos da fixação da ventoinha do vectra no radiador para o e-mail: bioranieri@hotmail.com

Fez essa fixação onde?

comenale
05/05/2006, 18:24
Assero,

Liguei para o André e o mesmo me falou que não tem a ventoinha.
Alguem conhece algum outro lugar que tenho ela a um preço interessante? (já tentei em algumas, a Castro por exemplo não tem).


Geasir,

Se não conseguir a ventoinha a um valor abaixo ou próximo dos 300 reais, estou pensando em colocar uma cebolinha de 86 graus em um T no tubo de agua e colocar uma ventoinha tb.

Qual modelo vc está pensando em colocar, já me falaram que a do KA com AC é uma boa. Já fez algum teste ou está pensando em alguma?

Abs, Fabio.

Bioranieri,

Já comprei peças para minha viatura na Power Parts - www.powerparts.com.br - fone: (11) 5183-7583, fale com o Marcelo e conheço, também a Auto Peças Tha-Tendo Ja (o nome é esse mesmo!) - fone: (11) 5621-8647/4201, fale com o Bahia.

geasir
05/05/2006, 18:44
Boa noite


Bioranieri, a fixação e feito com suporte adp. na furação original do radiador e cobertura da helice,
existe uma outra proposta de não mudar muito o original, seria colocar uma ventoinha menor junto ou ao lado da ventoinha do a/c , espaço suficiente para uma ventoinha de 25cm, isto e com o sensor de
temperatura no radiador sem precisar trocar a ventoinha interna.
Quanto as fotos estou sem mq. digital, mas antes quero fazer o teste definitivo na serra e isto eu vou
fazer na semana que vem o tira teima. Ai eu faço questão de comprar uma mq. digital e mandar as
fotos.

abraço.

comenale
08/05/2006, 20:04
Geasir,

Vou aguardar seu parecer sobre as adaptações. Pêlo que descreveu creio que vai funcionar muito bem.
Estou ansioso para ver detalhes.

bioranieri
08/05/2006, 22:25
Acabei colocando a original mesmo... o carro virou outro.
Muito mais silencioso...

Fernando Costa
11/05/2006, 20:27
Consegui a ventoinha original KIA por 360,00 e a ventoinha generica propria para esse carro a 275,00.

Acredito que vou com a original... o que acham?

Ventoinha eletrica: 100 reais usada
T para colocação da cebolinha: 30 reais
Cebolinha: 20 reais
Adaptação mais uns 80 reais.

Acho que vou pela original mesmo.

bioranieri,

Tudo se resume a custo-benefício: por R$ 360,00 eu colocava a original mesmo sem pensar duas vezes. Na minha cidade a concessionária cobra mais de R$ 600,00 por uma ventoinha :parede: ! Ainda bem que existe internet e sedex!! :D

Nas experiências que tenho tido com adaptações, percebi que o valor gasto sempre ultrapassa o orçado, pois sempre tem alguma "coisinha" a mais que não se previu. Adaptações valem a pena quando o custo do original é exorbitante, este não há para vender no mercado ou a adaptação funciona muito melhor que o original.

No caso da ventoinha elétrica, por ser usada e adaptada, há muitos pontos fracos: a ventoinha pode pifar, defeito no sensor... Sem falar que a bateria seria muito mais utilizada, demandaria mais carga, reduzindo sua vida útil.

A ventoinha original pelo menos dá uma tranquilidade de uns 70.000Km e é um sistema mecânico muito simples, só dá defeito se o gel envelhecer.

Abraço.



original.

Fernando Costa
11/05/2006, 20:41
Pessoal,

Fui lubrificar os cardãs no posto e só achei 03 (três) pinos graxeiros na Sportage: 02 no cardã traseiro (um na cruzeta do diferencial e outro na luva que o une o cardã à caixa de marchas) e 01 no dianteiro (na luva próxima à caixa de tranferência). Não tinha um pingo de graxa, acho que o dono anterior nem sabia que isso existia (nem eu). Mas serviu para confirmar a robustez da transmissão da Sport!!

No cardã dianteiro não consegui ver por onde é que sai a graxa :pensativo: e o pino graxeiro fica quase no meio da peça (????), diferentemente do cardã traseiro, onde os pinos são exatamente nas cruzetas. Daí minhas dúvidas:

1) A Sportage só tem mesmo 03 graxeiros?
2) Por onde sai a graxa no cardã dianteiro?

Abraço.

Amostardeiro
11/05/2006, 22:12
Pessoal,

Fui lubrificar os cardãs no posto e só achei 03 (três) pinos graxeiros na Sportage: 02 no cardã traseiro (um na cruzeta do diferencial e outro na luva que o une o cardã à caixa de marchas) e 01 no dianteiro (na luva próxima à caixa de tranferência). Não tinha um pingo de graxa, acho que o dono anterior nem sabia que isso existia (nem eu). Mas serviu para confirmar a robustez da transmissão da Sport!!

No cardã dianteiro não consegui ver por onde é que sai a graxa :pensativo: e o pino graxeiro fica quase no meio da peça (????), diferentemente do cardã traseiro, onde os pinos são exatamente nas cruzetas. Daí minhas dúvidas:

1) A Sportage só tem mesmo 03 graxeiros?
2) Por onde sai a graxa no cardã dianteiro?

Abraço.

Fernando

A minha 2001 é mesma coisa, já na 97 existiam 6 pontos de lubrificação 3 no cardan traseiro e 3 no dianteiro, devem ser lubriificados a cada 10000 km, acho muito, em uso normal, sempre após as trilhas, alagados , praia, etc.

Abraço

Fernando Costa
11/05/2006, 22:35
Amostardeiro,

O problema é que acho que no cardã dianteiro tem algo errado... mesmo com a alta pressão da pistola de graxa do posto não vi sair a graxa por lugar algum, ao contrário do cardão traseiro, que dá para ver a graxa saindo por dentro das cruzetas...

Se no cardã dianteiro só tem um graxeiro, quase no meio da peça, como é que são lubrificadas suas duas cruzetas?? :pensativo:

Abraço.

Erson Lopes
12/05/2006, 08:49
Fernando

Procure direito. No cardã dianteiro tb tem 3 graxetas....uma no meio e duas nas cruzetas....a da cruzeta fica escondida no meio delas.
Qto a sair graxa, pode ser que por causa do pouco uso, a graxa anterior ressecou e formou uma barreira impedimdo a saida da graxa velha. Nesse caso, para resolver, ou uma engraxadeira mais forte, com maior pressão, tipo de posto de combustível para caminhões, ou desmontar e limpar todo o conjunto.

Amostardeiro
12/05/2006, 12:30
Erson

Já procurei e não achei, Fernando se descobrires põe na roda.

Abraço

danilobelmonte
12/05/2006, 16:23
Ola. Amigos.
Sou novo nesta lista, mas ja ando de Jipe a mais de 10 anos...

A um ano atras querendo me livrar de um Jeep Ford 75 que eu ja tinha a 8 anos... Acabei pegando uma Sportage 97 Diesel, que estava encalhada na loja de um "amigo".

Eu sei que o que a principio eu pensei ter pego uma bomba! Acabei gostando muito do carro. Inclusive corri o Rally Mercosul do ano passado com o patrocinio da Kia Motors Brasil.

Agora o carro que eu usava apenas as vezes para viajar virou o meu carro do dia a dia pois vendi um Celta 2005 que eu usava para trabalhar.

Estou agora reformando o carro e sempre tive vontade de colocar um TURBO!
Alguem ha fez isso!? Colocar um turbo no motor 2.2 Diesel!?

Amostardeiro
13/05/2006, 21:10
Danilo

Eu nunca vi pessoalmente, com certeza é possível colocar um turbo no motor 2.2 da tua Sportage, aqui em Porto Alegre tinha uma a venda, tudo é uma questão de custo x benefício, de repente é mais negócio do que comprar uma TD de fábrica.

Abraço

Amostardeiro
16/05/2006, 12:09
Consegui a ventoinha original KIA por 360,00 e a ventoinha generica propria para esse carro a 275,00.

Acredito que vou com a original... o que acham?

Ventoinha eletrica: 100 reais usada
T para colocação da cebolinha: 30 reais
Cebolinha: 20 reais
Adaptação mais uns 80 reais.

Acho que vou pela original mesmo.

Onde encontraste a ventoinha por R$ 275,00, tens o endereço e fone ??? Se puderes me passar agardeço.

Abraço

Cesar Boschetti
16/05/2006, 14:25
Ola. Amigos.
....
Eu sei que o que a principio eu pensei ter pego uma bomba! Acabei gostando muito do carro. Inclusive corri o Rally Mercosul do ano passado com o patrocinio da Kia Motors Brasil.
....


Olá pessoal.

Danilo, seria legal se voce pudesse postar um resumo desse rally. Uma pequena avaliação do desempenho do Sportage em competição dessa natureza. Talvez 2 ou 3 fotos.

[]s

bioranieri
16/05/2006, 15:03
A ventoinha por 275 é no 011XX4339 5848 - André.

helljr65
16/05/2006, 21:48
Amigos,

Tenho uma TD! 2000 desde janeiro de 2006 e ja tenho os problemas mais comuns aqui relatados. Minha ventoinha esta travada, nao enfrento problemas de superaquecimento mas o mal que alfige meu jipe e sua sede por agua. Tenho que repor aproximadamente 1 litro a cada 300km. Voces tem esse problema? ME sugeriram retirar a valvula termostatica. Isso traria algum problema para o motor? Penso em fazer isso para baixar a temperatura, evitando formaçao de vapores no sistema e portanto reduzindo a pressao.
Tambem aguardo o "relatorio" sobre a adaptaçao da ventoinha eletrica. Penso que mesmo adaptada, seria mais segura, mais silenciosa e mais eficiente que a original.
Tembem tenho algumas duvidas:
- Qual a pressao de trabalho da turbina original do TDI? (nao tem no manual). Poderia ser aumentada para ganho de potencia?
- Daria para adaptar o motor das Besta atuais?
- Qual outro motor poderia ser usado para se ter mais potencia? (S10, Ranger, Mitsubishi, Toyota)?


Agradeço a ajuda

Maverickturbo
16/05/2006, 22:01
helljr65,

Tenho uma sportage 97 gasolina e a agua do meu radiador ñ baixa nada. Sempre mantem o nivel.
Adaptar motor de besta ou algum mwm na sportage é possivel, vc so tem que ver se vai ser viavel para vc, se o custoxbeneficio vai ser bom para vc, pq provavelmente, ñ vai sair barato essa adaptação.

helljr65
16/05/2006, 22:12
O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

OBrigado pelas informaçoes, Maverick

Maverickturbo
16/05/2006, 22:18
helljr65,

Ñ tenho informações sobre a retirada da valvula termostacica. Vamos esperar para que o pessoal que tem diesel possa esclarecer suas duvidas.

Fernando Costa
16/05/2006, 23:38
O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

OBrigado pelas informaçoes, Maverick

helljr65,

A válvula termostática tem uma função essencial em qualquer motor. Ela fecha o circuito de arrefecimento dentro do bloco e cabeçote, quando o motor está "frio", impedindo que o líquido circule para o radiador. Desta forma, garante-se um rápido aquecimento do conjunto mecânico. Ao chegar à temperatura limite, pois a válvula é calibrada, ela se abre e permite a passagem do líquido para o radiador, depois de algum tempo alcançando-se o equilíbrio da temperatura limite.

Caso a válvula seja retirada, aumenta o tempo para que o motor atinja a temperatura ideal, aumentando o consumo de combustível, e o que é pior, aumenta o desgaste do motor. As folgas ideais das partes sujeitas a atrito (anéis, casquilhos, bronzinas, eixos...) só são atingidas com o motor à temperatura de trabalho, acima de 90oC. O fato dos motores modernos trabalharem à altas temperaturas só veio aumentar a sua durabilidade, pois as folgas, como disse, são menores que no passado, reduzindo o desgaste. Desta forma, é altamente desaconselhável a retirada, sendo também inócua no sentido de "refrigerar" o motor, pois este sempre alcancará a temperatura limite.

Quanto à perda de líquido, tenho uma TD 2000, e não baixa nada. Faça uma inspeção geral no sistema de arrefecimento.

Abraço.

Fernando Costa
16/05/2006, 23:51
Tembem tenho algumas duvidas:
- Qual a pressao de trabalho da turbina original do TDI? (nao tem no manual). Poderia ser aumentada para ganho de potencia?
- Daria para adaptar o motor das Besta atuais?
- Qual outro motor poderia ser usado para se ter mais potencia? (S10, Ranger, Mitsubishi, Toyota)?

Agradeço a ajuda

Também não sei a pressão de trabalho do turbo da Sport, mas acho que é no máximo 1bar. Para aumentar essa pressão, só vai mudando a turbina, em regra, turbinas mais leves "enchem" mais cedo, mas também dão menos pressão; as maiores "enchem" mais, dando maior pressão, e também mais potência, mas só em rotações mais elevadas, o que tornaria o motor mais "amarrado" até chegar nesse giro. E retirar maior potência do 2.0 RT Turbo Diesel reduziria sua durabilidade.

Seria muito difícil adaptar um motor maior na Sportage TD, mas não impossível. A começar pelo cofre do motor, que é muito apertado, depois a adaptação de fixações e por último a transmissão.

Apenas como exemplo, a diferença de preço da Sportage TD e Ranger do mesmo ano não chega a R$ 7K, uma adaptação desse porte custaria mais que o dobro.

Abraço.

jlguimarães
16/05/2006, 23:59
Comcordo plenamente com Fernando costa, e já possui um veiculo que haviam feito isso e só me deu problemas até que mandei colocar tudo original e acabou o sofrimento . Uma boa inspeção no sistema de arrefecimento geralmente resolve o problema.

um abraço.

comenale
17/05/2006, 08:19
helljr65,

Concordo com o Fernando e o jlquimarães. Qualquer adaptação deve ser muito bem planejada e embasada em outras experiências.
Minha TDI não tem nenhum problema em baixar o nível do radiador.
Seria interessante você verificar a porcentagem de mistura do líquido de arrefecimento em relação a quantidade de água e fazer uma verificação geral no sistema a procura de possíveis vazamentos.

Erson Lopes
17/05/2006, 08:35
Minha Sportage baixava água....sempre 1 litro.
Eu completava o radiador, e poucos quilometros depois, ou muitos kms, sempre cabia 1 litro.
Recentemente mandei retirar o motor para trocar os retentores do girabrequim que estavam vazando óleo, e aproveitei para procurar o motivo da falta de água.
Descobri que o coletor de admissão, no final dele, do lado próximo ao motorista, tem uma passagem de água. É uma ligação entre uma passagem de água pelo bloco e outra passagem, como se fosse uma alça.
Pois bem, o último parafuso que fixava e coletor, estava meio solto, e com o aquecimento, dilatava e permitia a fuga da água.
Troquei a junta, reapertei tudo e acabou a fuga de água.

Pela experiência que já tive com motores, fuga de água podem ser causadas por furos ou falta de aperto nas mangueiras, selo do bloco enferrujados e furados, junta de cabeçote queimada, tampa de radiador com pouca pressão...bom estes são os mais comuns...

Amostardeiro
17/05/2006, 12:12
O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

OBrigado pelas informaçoes, Maverick

helljr65

Não aconselho a retirara a válvula termostática, na 97 ela trancou aberta fazendo com que o motor trabalhasse frio, o resultado foi uma elevação violenta no consumo de gasolina, atualmente na TD que tenho a ventoinha esta travada, tirando o ruido, também não permite que o motor trabalhe na temperatura correta, eu notei um certo aumento de consumo, quanto a perda de água, na 97 não acontecia, mas na atual acontece uma pequena perda, menos de 1 L a cada viagem, acho que é normal.

Abraço

Amostardeiro
17/05/2006, 12:14
O que voce acha da opcao de retirar a valvula termostatica num motor diesel. Sei que num motor a gasolina, isso almenta o indice de carbonizaçao do motor.
Alguem tem problemas com perda de agua em motor diesel?

OBrigado pelas informaçoes, Maverick

helljr65

Não aconselho a retirara a válvula termostática, na 97 ela trancou aberta fazendo com que o motor trabalhasse frio, o resultado foi uma elevação violenta no consumo de gasolina, atualmente na TD que tenho a ventoinha esta travada, tirando o ruido, também não permite que o motor trabalhe na temperatura correta, eu notei um certo aumento de consumo, quanto a perda de água, na 97 não acontecia, mas na atual acontece uma pequena perda, menos de 1 L a cada viagem, acho que é normal.

Abraço

jlguimarães
17/05/2006, 13:28
Como pode ver helljr65 a maioria converge para o mesmo ponto: Localizar a perda se houver do liquido de arrefecimento , restabelecer o sistema de refrigeração original e correr pro abraço.
Normalmente as oficinas especializadas em manutenção de radiadores tem experiencia e soluções com um custo menor (preferencialmente as antigas no mercado).

helljr65
17/05/2006, 15:33
Amigos, muito obrigado pelas dicas. Nao sei ainda que caminho tomar. Acho que a verificaçao do sistema tem e sera feita. Caso nao se resolva, vou tentando. Tirando isso e os defeitos cronicos dos vidros eletricos traseiros, o carro é muito bom mesmo. NAo penso em me desfazer.

Abraço e continuem me mandando dicas para onde verificar os problemas

Fernando Costa
17/05/2006, 21:24
Ainda sobre o aumento de potência da Sport TD,

Acho que dá para fazer como os donos de Ranger e S10, que modificam a vazão da bomba e a regulagem da válvula de alívio de pressão do turbo (waste-gate), só que não tenho notícia de alguém que tenha feito na Sportage.

Abraço.

jlguimarães
17/05/2006, 23:00
Fernado Costa ai em fortaleza a galera mexe nos troller pra andar mais sem alterar muita coisa da uma consultada com esse pessoal que derrepente tem alguma coisa que possa servir na sport.
Os novos motores da sport estão utilizando o sistema de injeção de alta pressão quem sabe?




Abraços.

Fernando Costa
18/05/2006, 22:11
jlguimarães,

Há gente aqui que envenena o Troller com motor MWM, chegando quase a 200cv :shock: É potência e torque de assustar. Mas tem o outro lado, que é o aumento substancial de consumo e a redução de durabilidade do motor.

Acho que, caso alguém queira, dá para "envenenar" um pouco a Sportage TD, mas não é o meu caso... Com o motor do jeito que está já dá para brincar um bocado... :concordo:

Abraço.

Valmir Esclavassini
19/05/2006, 08:55
teste de envio de mensagem, estou meio perdido aqui, não sei como enviar uma mensagem????

jlguimarães
19/05/2006, 12:47
Fernando Costa,

Com sertesa que maior potencia é sinal de aumento de consumo.


Abraços.

jlguimarães
19/05/2006, 12:50
Valmir Esclavassini,


bom dia o caminho é esse mesmo.



Um abraço.

Amostardeiro
20/05/2006, 18:59
Jlguimarães

Quase tudo é possível em mecânica, a questão é sempre aquela "Vale a pena???", como disse o Fernando ao envenenar um motor a contra partida em geral é mais consumo e menor durabilidade, para o uso que a maioria faz das Sportages não há necessidade de maior potência, já que ela anda bastante bem, tanto no uso urbano como em trilhas leves.

Abraço

jlguimarães
22/05/2006, 00:03
Consertesa o melhor caminho é a originalidade mas se tivesse um pouco mais de potencia também não faria mal. Afinal as novas sports estão com motores mais potentes e não é nada mal.


Abraços.

Amostardeiro
22/05/2006, 00:13
Consertesa o melhor caminho é a originalidade mas se tivesse um pouco mais de potencia também não faria mal. Afinal as novas sports estão com motores mais potentes e não é nada mal.


Abraços.

jlguimarães

Só que a Sportage nova só vem pro Brasil a gasolina, pois não atende a lei brasileira que permite o uso de motores diesel, fora que é um carro totalmente diferente das nossas.

Abraço.

Maverickturbo
22/05/2006, 00:30
Sera que o motor 2.0 16v da sportage nova é muito diferente do da sportage antiga gasolina?

Gasoso
22/05/2006, 00:40
All,

Nem sempre o aumento de potência em um motor significa aumento de consumo... Quando o serviço é bem feito aumenta-se a eficiência do motor e isso significa melhor resultado com menos consumo...
A questão é que para se medir isso, o antes e o depois, temos de fazer os testes em situações de uso ou esforço idênticas em função da potência gerada pelo motor...
Não podemos comparar o motor gerando por exemplo 150 cv (pé no fundo depois de preparado) com o motor gerando 100cv (pé no fundo antes)... Temos de comparar uma situação onde se exigiria uns 80 a 90 ou que sejam os 100Cvs do motor antes da preparação com o motor depois de preparado em regime de uso para esta mesma potência... Só aí a comparação é Justa... O motor costuma ficar mais econômico para a faixa de potência original...
Acima da potência original é sobrepotência e isso com certeza não estará dentro da faixa econômica de operação da máquina...

Para quem quer um bom exemplo disso... um motor aspirado, a gasolina ou a diesel, ao receber um turbo fica mais econômico na maioria das instalações nos regimes de passeio, como em viagens, se o usuário não rodar com o pé no fundo, claro...

A durabilidade também pode até aumentar, mas para isso, mais uma vez o serviço tem de ser bem feito e seguir critérios técnicos... Por exemplo, para se turbinar um motor aspirado, teriamos de trocar válvulas, camisas, pistões, bronzes, etc... mas quem faz isso? quase ninguem... Um amigo turbinou (com intercooler) um Ap 1.8 com serviço completo, rodou na casa de 100.000 Km ( 1 a 1,5 bar de pressão) sem o motor abrir o bico e depois vendeu o carro (saveiro)...

Reclama de durabilidade quem acha que preparar um motor é só "pindurar" turbina ( ou aumentar pressão da existente), mexer em bicos, bombas e CIA...

Preparar um motor envolve muita coisa e até a refrigeração tem de ser re-estudada para o novo esforço térmico da máquina....

Muitos motores diesel ou gasolina de veículos de uso misto ou off road tem refrigeração por polias viscosas... isso é uma mer#@ sem tamanho... se vc esforça demais o motor e depois para, mesmo em marcha lenta, (subir uma duna e parar no alto por exemplo) o motor só falta estourar pois a ventulina mecânica baixou a rotação e a água tá a mil fervendo e borbulhando sem poder esfriar... imagine se vc aumenta a potência num motor desses...
Não é a toa que motor de L200 bate tanto, por exemplo.


[]s lançando coisas para pensar antes de dormir

Fernando Costa
22/05/2006, 22:54
Gasoso,

Concordo contigo, uma preparação se for feita como deve ser, resultará num motor totalmente novo; se esta nova máquina tiver maior eficiência, então resultará logicamente em menor consumo em condições semelhantes de comparação.

No caso em questão, comentávamos sobre as Sportage Turbo Diesel, que além de turbinadas, já têm intercooler. Mexer na pressão do turbo e vazão da bomba seria uma possível preparação "light"... Uma preparação da magnitude que seu amigo fez num AP 1.8, se fosse reproduzida num motor diesel (válvulas, camisas, casquilhos, bronzinas, pistões...) resultaria num preço proibitivo :parede: O custo-benefício não compensaria.

Valeu pela aula. :concordo:

Abraço.

Fernando Costa
22/05/2006, 23:28
Pessoal,

Acho que consegui resolver a equação da lubrificação do cardã da Sport. A minha viatura (ano 2000) tem os seguintes pontos de lubrificação:

1) Cardã traseiro: são 03 pinos graxeiros, 01 interno na cruzeta traseira, 01 interno na cruzeta dianteira e 01 na luva do cardã (elemento deslizante).

2) Cardã dianteiro: só tem 01 pino graxeiro, na luva do cardã. A saída da graxa é por um furo no tubo, uns 10 cm adiante. As 02 cruzetas são do tipo blindadas, não são lubrificáveis.

Desta forma, são apenas 04 os pontos de lubrificação (modelo 2000). Acho que nas Sports mais antigas são 06 pontos porque as cruzetas do cardã dianteiro são do tipo lubrificável.
(continua)

Fernando Costa
22/05/2006, 23:42
(continuação)

Muito cuidado ao lubrificar em postos. A graxa a ser utilizada deverá ser a mesma usada para rolamentos, com aditivos especiais. Nos postos, usa-se graxa comprada em baldes, de uso genérico, não apropriada para rolamentos. Talvez seja melhor ter sua própria bomba de graxa.

As cruzetas são juntas do tipo U-joint, ou juntas universais, possuem rolamentos nas extremidades. A graxa injetada deverá sair pelas frestas dos quatro rolamentos, expulsando a graxa velha.

Frequência de lubrificação:
Off-road severo: 2 meses
Off-road light: 3 meses
Uso mais street: 6 meses.

Mais informações no site:
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/index3.html

Abraço.

Amostardeiro
23/05/2006, 09:45
Fernando

Acho que lubrificar por tempo é meio arriscado, melhor por quilometragem, quanto aos pontos, qualidade da graxa, etc tá OK e anotado.

Gasoso

No aspecto envenenar ou, turbinar motor eu nunca vi alguém de pé leve fazer isso, um tio meu, dono de oficina, sempre teve carros envenenados e sempre foi um pé de chumbo, então o que acontece é a quebra do motor prematuramente ou outros componentes, como tranmissão, por esforço excessivo, vide Jeeps com pneu 33 e motor 4.1 ou falcon, acabam quebrando caixa, diferencial e, não sei se já viram, o cardan fica virado em um parafuso.

Abraço

Gasoso
23/05/2006, 12:31
....
Gasoso

No aspecto envenenar ou, turbinar motor eu nunca vi alguém de pé leve fazer isso, um tio meu, dono de oficina, sempre teve carros envenenados e sempre foi um pé de chumbo, então o que acontece é a quebra do motor prematuramente ou outros componentes, como tranmissão, por esforço excessivo, vide Jeeps com pneu 33 e motor 4.1 ou falcon, acabam quebrando caixa, diferencial e, não sei se já viram, o cardan fica virado em um parafuso.

Abraço

:concordo:

A idéia é exatamente esta...

No meu caso por exemplo, estou melhorando o sistema de arrefecimento por causa do esforço do motor nas dunas com a temperatura de Natal... A polia Viscosa foi aposentada, troquei o radiador e instalei um eletro... O meu próximo passa será refrigerar o óleo...

[]s

Fernando Costa
23/05/2006, 14:30
Fernando

Acho que lubrificar por tempo é meio arriscado, melhor por quilometragem, quanto aos pontos, qualidade da graxa, etc tá OK e anotado.

Abraço

Amostardeiro,

Copiei as informações do site que citei, como é americano usam a milha em vez de Km, e na hora deu preguiça :wink: de procurar o fator de conversão (1milha = 1,609 Km):
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/index3.html

Frequência de lubrificação: lubrificar quando ocorrer primeiro:

Off-road severo: 2 meses, (3000 milhas) ou 4800Km ou 250 horas
Off-road light: 3 meses, (5000 milhas) ou 8000Km ou 500 horas
Uso mais street: 6 meses ou (8000 milhas) ou 12.800Km

Abraço.

Amostardeiro
23/05/2006, 16:35
Amostardeiro,

Copiei as informações do site que citei, como é americano usam a milha em vez de Km, e na hora deu preguiça :wink: de procurar o fator de conversão (1milha = 1,609 Km):
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-shaft/index3.html

Frequência de lubrificação: lubrificar quando ocorrer primeiro:

Off-road severo: 2 meses, (3000 milhas) ou 4800Km ou 250 horas
Off-road light: 3 meses, (5000 milhas) ou 8000Km ou 500 horas
Uso mais street: 6 meses ou (8000 milhas) ou 12.800Km

Abraço.[/quote]

Fernando

Assim tá bom, eu vou procurar o plano de lubrificação que achei um dia destes, as quilometragens são meio parecidas com a dos gringos, sendo que temos que tomar cuidado e sempre fazer a lubrificação depois de cada trilha.

Abraço

Amostardeiro
23/05/2006, 16:38
Gasoso

Coloca umas fotos do ventilador elétrico que adaptaste, não sei se no Sombra ou Escuridão, belas viaturas.

Abraço

helljr65
24/05/2006, 12:11
Caro Amostardeiro,

Que radiador voce colocou. Penso que o radiador original é mesmo subdimencionado para o esforço do carro em altas velocidades ou em serra. Me passa a referencia do radiador, do ventilador eletrico e das adaptaçoes que foram necessarias.

Obrigado.






....
Gasoso

No aspecto envenenar ou, turbinar motor eu nunca vi alguém de pé leve fazer isso, um tio meu, dono de oficina, sempre teve carros envenenados e sempre foi um pé de chumbo, então o que acontece é a quebra do motor prematuramente ou outros componentes, como tranmissão, por esforço excessivo, vide Jeeps com pneu 33 e motor 4.1 ou falcon, acabam quebrando caixa, diferencial e, não sei se já viram, o cardan fica virado em um parafuso.

Abraço

:concordo:

A idéia é exatamente esta...

No meu caso por exemplo, estou melhorando o sistema de arrefecimento por causa do esforço do motor nas dunas com a temperatura de Natal... A polia Viscosa foi aposentada, troquei o radiador e instalei um eletro... O meu próximo passa será refrigerar o óleo...

[]s

jlguimarães
24/05/2006, 23:30
E aí galera.

Realmente os veiculos importados não saem da concessinária aclimatados ao nossa temperatura muito menos no off road.
E as sport são projetadas pra rua e só aguentam o tranco porque são boas mesmo.quanto a instalação se um ventilador elétrico é uma ideia legal e vai ganhar séquitos.



um abraço a todos.

jlguimarães
25/05/2006, 00:01
Raramente os postos de lubrificação irão utilizar graxas adequadas e de boa qualidade fiquem de olho.
Mandei completar o óleo do diferencial em um posto de trocas, e se não chego a tempo tinham completado com óleo 90 tem que ficar de olho nesse pessoal e levar a tabela na mão.

comenale
25/05/2006, 08:09
Alguém já ouviu falar em misturar de 2 a 3 litros de querozene no combustível para ajudar na limpeza interna do motor (principalmente válvulas)? :pensativo:

helljr65
25/05/2006, 09:56
Alguém já ouviu falar em misturar de 2 a 3 litros de querozene no combustível para ajudar na limpeza interna do motor (principalmente válvulas)? :pensativo:

Eu ja fui proprietario de uma D20 91 e no manual constava que era necessaria a adiçao de querosene apenas em localidades de clima muito frio. A D20 nao dispunha de vela de aquecimento e a querosene tem o efeito de nao permitir a separaçao de agua do oleo diesel em temperatura muito baixa, auxiliando portanto a partida com o motor frio. Nunca vi a indicaçao de seu uso para limpeza interna.

Amostardeiro
25/05/2006, 18:19
Alguém já ouviu falar em misturar de 2 a 3 litros de querozene no combustível para ajudar na limpeza interna do motor (principalmente válvulas)? :pensativo:

Comenale

Nunca ouvi falar disso, mas acho melhor não fazer, já que são produtos diferentes, certamente com caracteristicas de, vamos dizer assim, detonação diferentes, vamos aguardar alguém expert em combustíveis para dar opinião.

Abraço

Erson Lopes
25/05/2006, 20:53
Comenale

Antigamente...30 anos atrás....estou ficando velho...hehehehe....era comum a adiçãode querosene no diesel. Inclusive a maioria dos postos tinha uma bomba de querosene. O objetivo era melhorar a partida no frio e também a limpesa do motor.

Ainda hoje se usa para limpar o motor...não sei se é eficaz realmente ou se é apenas por tradição.

O meu mecânico insiste em recomendar....inclusive quando eu tinha a JPX, ele andou colocando querosene....

Quem sabe alguém de plantão tem informação mais precisa sobre o assunto....

Fernando Costa
25/05/2006, 21:44
Pessoal,

Já tinha pesquisado a respeito no forum. Há bons tópicos sobre isso. Vale a pena usar a ferramenta pesquisa. Algumas opiniões colhidas:

1) Tem quem use somente o querosene puro, acho que uns 10L, uma vez por ano, a pretexto de limpar os bicos injetores. Não sei o resultado prático, nem nunca testei.

2) Uma opinião que tenho testado é adicionar óleo 2T ao diesel, numa proproção de 250ml para cada 50L de diesel. Parece que o óleo diesel antigo era mais "oleoso", lubrificava melhor a bomba injetora. O diesel moderno, na opinião de alguns bombistas, estaria mais ralo e dando problemas de lubrificação nas bombas injetoras, danificando-as. Tem quem adicione óleo lubrificante comum, até 500ml por 50L, mas acho que o óleo 2 tempos é mais apropriado, pois é desenvolvido para lubrificar o motor 2T, adicionado à gasolina, queimando sem deixar resíduos. O comportamento do motor não mudou.

Abraço.

Gasoso
25/05/2006, 23:35
All,

Para todos os interessados na adaptação (troca) do Radiador do Sombra pelo de Chevette, estou postando os detalhes AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18990) . Já tem algumas fotos do suporte e do eletro... e devo colocar as fotos do serviço finalizado em breve...

:pensativo:
Quanto ao assunto da querosene, isso é realmente um velho macete usado em motores a óleo que está meio esquecido no tempo... mas ele realmente funciona e o melhor de tudo é que funciona ainda melhor nos motores a gasolina injetados...

O grande equívoco que se faz frente a esta técnica é achar que ela vai deixar um motor imundão, com 50.000 Km de crostas limpo.... Descarbonizar motor que já sujou, só abrindo...

Mas se o seu motor estiver oK, esta prática serve para evitar acúmulos de sujeira... Fazendo isso vc pode rodar anos sem precisar descarbonizar o sistema de injeção...
Uma parcela razoável dos aditivos de limpesa que se vende caríssimo por aí são simplesmente um tipo de querosene (mais de 90% do volume) e alguns detergentes / solventes....
A querosene faz melhor aquilo que a gasolina aditivada promete e não cumpre....

Para quem não sabe, querosene é um dos melhores produtos para limpeza e remoção de crostas em peças... Só se usa gasolina em oficina "fuleira" (Gasolina=R$ 2,80/litro X Querosene= R$9,00/litro)...

Eu mesmo utilizo 1 litro de querosene para cada 10 litros de gasolina uma vez por mês.... deixo o tanque com mais ou menos uns 20 litros de gasolina dentro e adiciono o querosene, rodo até o tanque ficar na reserva e abateço normalmente de novo.... Faço isso desde 99, quando cansado com as gastanças, segui o conselho de um amigo e até hoje só tive alegrias...

:concordo: Fora colocar em dia mecânica de carro recem comprado, nunca mais precisei descarbonizar motor nem limpar bicos injetores e olha que eu rodo bastante...

[]s

Maverickturbo
26/05/2006, 00:04
e o melhor de tudo é que funciona ainda melhor nos motores a gasolina injetados...


Bom saber!

comenale
26/05/2006, 07:59
Pessoal,

Valeu pelas opniões.
Podemos chegar a conclusão de que a coisa funciona mesmo.
Meu mecânico também comentou sobre o assunto e só confirmou o dito pelo Gasoso.
Vamos aproveitar mais essa dica! :concordo:

helljr65
26/05/2006, 09:54
Gasoso,

Voce adaptou o radiador do Chevette num Vitara ou num Sportage? Diesel ou Gasolina. Estou mesmo disposto a partir para essa soluçao imediatamente buscando maior capacidade de agua no sistema. Estou convencido que para nossas condiçoes de temperatura o volume de agua do sistema da Sportage diesel é pequeno. Continuo aguardando as indicaçoes de que radiador e de que sistema eletro posso colocar.

Obrigado

jlguimarães
26/05/2006, 11:02
Fernando Costa,
Óleo 2t é um exelente lubrificante mas não se esqueça que depende muito da qualidade do mesmo de preferencia que sejam sintéticos tenho motos 2t de trilha e sei bem a diferença quando abro o motor.Mas sendo o óleo de boa qualidade é um ótimo recursso.



Um abraço.

Maverickturbo
26/05/2006, 11:27
helljr65,

O Gasoso possui 2 suzukis (vitara ou sidekick ñ sei). Mas vc pode ver com ele essa ideia de adaptar um radiador de chevette. Porem ele esta instalando num carro a gasolina acho e se ñ for o sidekick v6, os motores são 1.6, ou seja, menores que o da sportage. Acho que vc poderia passar nessas casas especializadas em radiadores e ver oq eles podem fazer.

Amostardeiro
26/05/2006, 19:30
Gasoso

Eu pensei que tu já tinha terminado a instalaçõa de qualquer modo fico aguardando as fotos do resultado.

Abraço

jlguimarães
26/05/2006, 21:12
Maverickturbo,

Eduardo como vc fixou o filtro esportivo se possível poste algumas fotos.




Vlw.






Guimarães

Gasoso
27/05/2006, 00:19
Gasoso

Eu pensei que tu já tinha terminado a instalaçõa de qualquer modo fico aguardando as fotos do resultado.

Abraço

Se não ocorrer mais nenhum imprevisto a viatura sai amanhã da oficina... Já está tudo no seu devido lugar e a aparência do serviço está ótima... :concordo:

Para os que não me conhecem, acompanho o tópico de vcs por curiosidade... mas minhas viaturas são Suzukis... um Vitara 5P e um Sidekick 5P... Todos os dois 1.6 16V... as idéias daqui podem ser "transplantadas" com algumas adaptações para os japinhas e vice versa.

[]s a todos...

Maverickturbo
27/05/2006, 02:01
Concordo Gasoso, o estilo dos da sportage com os seus suzukis são bem parecidos.

Maverickturbo
27/05/2006, 02:06
jlguimarães,

O filtro eu encaixei na tubulação original. Eu tirei a parte superior da parte onde vai o filtro de ar e tirar uma borracha que liga a tubulação a essa parte. Ai sobre a tubulação. A tubulação é um pouco menor que o diametro de entrada do meu filro, mas como essa parte tbm é de borracha, ele se molda ao formato, ai é so apertar bem. Amanha tiro fotos das minhas bandeijas reforçadas e do meu filtro de ar. Nas fotos antigas do filtro ele estava preso nakela borracha que liga a tubulação a parte de cima da caixa do filtro de ar, agora esta sem.

Gasoso
27/05/2006, 08:57
Quanto as adaptações de motores para as Sportages... este é um dos pontos fortes das viaturas de vcs se a adaptação for de motor a diesel...

O motor das Bestas serve quase Pug And Play se pensarmos no tanto que tem-se que fazer para adaptar uma coisa destas.... O motivo é o eixo primário dos dois motores que é identico...
A Barca que está do lado do Sombra na oficina é uma Sportage levanta com Pneus 31" adaptando um motor de Besta....
O serviço é simples:
* A caixa seca foi feita soldando-se o lado do câmbio da original no lado do motor da caixa seca da besta....
* Para as bases do motor, o cara utilizou as bases redondas da F1000;
* O resto foi mangote, cabos e outras coisas triviais...

O eixo piloto facilita tudo, o conjunto de a embreagem da besta encaixou certinho no eixo primário do câmbio da Sportage....

Nos vitaras nos temos flanges feitos sob medida pela Deep Tec para instalar os motores AP nas versões a gasolina, mas o Flange sozinho já custa umas 700 a 800 moedas devido a uma luva especial para adaptar o eixo primário sem soldas que já acompanha o KIT....

Para vcs é muito mais fácil $$$ adaptar um motor... A maior parte do custo é o preço do motor e da mão de obra...

[]s

Maverickturbo
27/05/2006, 12:57
Vc sabe qual motor especifcamente ele adaptou? Penso que uma sportage com o 3.0 ou mesmo o 2.7 da besta ñ seria tão capenga quanto a 2.0 tdi ou a 2.2.

Gasoso
27/05/2006, 20:31
Parece (de olho) que foi o 2.7, mas é bom perguntar para confirmar e naum falar mer#@...
Além disso, tem uma lenda por aqui que diz que o 2.7 pega mais preparação, ficando com ainda mais potência que o 3.0 depois de pronto...
Parece ainda que existe um conjunto de pistões, válvulas e camisas mais resitentes para este motor, mas eu mesmo nunca fui atrás disto... só escutei uma conversa numa trilha, olhando um CJ com este motor (2.7) adaptado em que o dono dizia isso...

[]s

jlguimarães
27/05/2006, 23:43
Vlw Eduardo fco aguardando as fotos.




Um abraço.



Guimarães.

jlguimarães
28/05/2006, 00:08
gasoso aonde são essas dunas aí em natal.

Gasoso
28/05/2006, 19:20
Os vídeos da assinatura são em Natal mesmo... em um bairro chamado San Vale onde ainda existem muitas dunas... eu e meu filho estavamos pegando um "caminho" mais interessante para a BR naquele dia...

Quanto as fotos, algumas são no caminho entre a praia da Pipa e Barra do Cunhaú e outras em San Vale mesmo...

Tem coisa muito mais bonita por aqui gente, mas para fotografar / filmar a máquina tem de estar no carro :roll: e aí acabo só tendo fotos dos testes depois de algum serviço (pois saio de casa para fotografar como ficou...) ou de algum momento de sorte em que alguem lembrou de trazer a câmera ...

Mas estou me organizando para colocar umas fotos decentes das brincadeiras daqui da região no tópico das viaturas.... é só acompanhar a assinatura que eu anuncio quando atualizo os tópicos....

Estas aqui estão no tópico sobre GNV da área da Suzuki... olhem só onde eu já abastecí no meio de um passeio.... (Tinha uma Sportage a GNV, mas não tenho fotos dela).

Néste tópico sobre GNV, tem muita coisa interessante que servem para todas as marcas... se alguém aí tem Sportage gasolina convertida ou deseja converter, vale a pena ler o tópico, por lá tem muita coisa sobre Variadores de avanço, por exemplo.... :concordo:

A praia da PIPA fica ao fundo, onde o horizonte já perde a nitidez... só vou colocar o link pois isso tá fora do tema do tópico... já baguncei demais por aqui hoje... :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/60b4a0591f0fcf98fe1919b2a8978372.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/34e4b9f42e04e4d309a27571682ec33f.jpg

:mrgreen:
[]s

geasir
29/05/2006, 19:07
Boa noite

Bom, para quem estava esperando pelo teste da ventoinha eletrica ai vai a boa noticia, retirei a viatura
terça feira com tudo no esquema para montar a ventoinha co aprovação do mecanico, ente terça e
sexta, montei o sistema com rele , fusivel e usei a o suporte do palio para fixar a ventoinha do vectra.
Tudo montado sai para um teste no transito de Sampa para ver se esquentava no anda e para, mas
para a minha felicidade foi DEZ TUDO DEU CERTO, chegando em casa fui mais longe , olhando o
sistema de refrigeração de uma Elba top que tenho e que e pau para toda obra, fui ate uma oficina de
conserto de radiador para verificar se havia possibilidade de fazer uma entrada e uma retorno, para
o reservatorio de expanção do sistema selado, mas com um detalhe com sensor nivel de agua que
ligado a uma luz no painel mas a cigarra de aviso da mesma. Motivos de toda essa precaução , perdi motor a 40 dias atraz subido a serra de Santos por superaquecimento sem acusar n painel, a agua foi expelida para fora do radiador e sem agua o sensor não funciona. E o teste final foi feito este final de semana e tudo deu de acordo com o previsto , com o novo reservatorio de dois litro a
mais foi compartinhado os dois sistema. Agora tudo em paz posso fazer a minha viagem para Bariloche
em julho tranquilo, falando nisso acho que vou dar uma passada por porto alegre para conhecer o
nosso amigo ai do sul.

Abraço.

geasir
29/05/2006, 19:15
Digo,
nosso amigo Amostardeiro de Pelotas/RS.


Abraço.

Gasoso
29/05/2006, 20:34
Boa noite

....
.... mas com um detalhe com sensor nivel de agua que
ligado a uma luz no painel mas a cigarra de aviso da mesma. Motivos de toda essa precaução , perdi motor a 40 dias atraz subido a serra de Santos por superaquecimento sem acusar n painel, a agua foi expelida para fora do radiador e sem agua o sensor não funciona....

Abraço.

Posta mais detalhes sobre este sistema...

:pensativo: já perdí vários motores por causa disto (eu e a torcida do flamengo) e nunca achei nada eficiente que fosse viável instalar...

Se tiver fotos e especificações das peças para que os interessados como eu possam "copiar" sua idéia...

agradeço desde já por todos... :concordo:

[]s

Amostardeiro
29/05/2006, 21:10
Digo,
nosso amigo Amostardeiro de Pelotas/RS.


Abraço.

Geasir

Se fores passar por aqui entra em contato antes da viagem para ver se nos encontramos e, dou uma olhada no ventilador elétrico que instalaste na viatura.
Não esquece de postar umas fotos da adaptação.

Abraço

geasir
29/05/2006, 21:17
Boa noite

GASOSO, por enquanto não vou ter as fotos a não ser que consiga uma
mq digital emprestada, já vou para Bariloche em julho e tenho que passar por Buenos Ares, vou deixar para comprar por la ja que o cambio
esta favoravel para nos Brasileiros. Bom vamos ao assunto; primeiro
quanto ao reservatorio e simples, comprei um reservatorio do santana
c/sensor, mandei fazer no radiador uma saida perto da tampa e outras
duas na parte de baixo do radiador, uma para o sensor e outra para entrada do reservatorio de expansão c/sensor. lingando esta segunda
entrada na entrada principal do reservatorio e a primeira serve de retor-no do radiador. Quanto ao aviso do painel estou usando o alerta da figura
de agua no diesel, quando este aviso aparece no painel a cigarra c/tocar,
como dificilmente esta luz acende , e quando acender a maior possibilidade e que seu radiador esteja com perda de liquido. detalhe ja
que o reservatorio fica ao lado do filtro de oleo diesel ele fica um pouco
acima do bocal do radiador e quando a perda de liquido o sensor vai
acusar antes de ficar com nivel minimo na parte de cima do radiador.
Mas para frente pretendo usar outra luz espia que tem no painel que não
e usado nos motores diesel mas sim no a gasolina como por exemplo
a luz indicando injeção com defeito mas para isso preciso achar a saida
deste no chicote eletrico da viatura.

Abraço.

helljr65
29/05/2006, 21:21
Caro Geasir,

Faz uma listinha de tudo que voce usou no sistema. Ajude nos, pobres mortais que ja derretemos varias unidades deste motor a parar de dar lucro para as retificas!!!!
Diz pra nos que radiador usou, que ventoinha, que cebolinha, que mais precisou fazer, que reservatorio de expaçao usou pra transformar o sistema em selado, enfim, passa a receita do bolo e se puder, que mecanico que fez tudo isso. Tenho certeza que muitos de nos gostariam de te acompanhar nessa viagem mas tem medo de ficar pelo caminho.
Em tempo, que motor é o seu? Diesel? Gasolina? Tdi??

Um abraçao

geasir
29/05/2006, 21:24
Boa noite

AMOSTARDEIRO

Faço questão de mostrar a minha viatura pessoalmente

Abraço.

Amostardeiro
29/05/2006, 21:31
Boa noite

AMOSTARDEIRO

Faço questão de mostrar a minha viatura pessoalmente

Abraço.

Geasir

Dá uma pesquisada nos sites www.chakal.com e www.inema.com.br/Expedicao4xR/ estes caras já foram várias vezes a Bariloche, Chile, Uruguai, etc, inclusive tem mapas para GPS nos formatos mps e gtm para baixar, tenho certeza que podes conseguir boas dicas com eles.

Abraço

Amostardeiro
29/05/2006, 22:08
Geasir

Já ia esquecendo, acho que o ventilador nem vai ligar em Bariloche, olha a foto que tirei do site Inema, de uma viagem do ano passado em julho, não esquece de ir bem agasalhado.

Abraço

geasir
30/05/2006, 15:52
Boa tarde

AMOSTARDEIRO, obrigado pela dica, mas estou preparado desde 2003 que foi a minha ultima viagem para quelas bandas, fui ate Las Leñas de
la ate Mendonsa e depois Chile, ate Valparaiso e Vña del Mar, na volta
para o Brasil ja estavamos programando o retorno, nossa viatura na
epoca era uma L200 que foi roubada dois dias de ter chegado em casa
da viagem. Por falar em viagem voce foi para o Montevideu a pouco
tempo , por acaso voce sabe quanto estão cobrando para fazer a traves-
sia entre Montevideu e Buenos Aires.

Abraço.

geasir
30/05/2006, 16:33
Caro Geasir,

Faz uma listinha de tudo que voce usou no sistema. Ajude nos, pobres mortais que ja derretemos varias unidades deste motor a parar de dar lucro para as retificas!!!!
Diz pra nos que radiador usou, que ventoinha, que cebolinha, que mais precisou fazer, que reservatorio de expaçao usou pra transformar o sistema em selado, enfim, passa a receita do bolo e se puder, que mecanico que fez tudo isso. Tenho certeza que muitos de nos gostariam de te acompanhar nessa viagem mas tem medo de ficar pelo caminho.
Em tempo, que motor é o seu? Diesel? Gasolina? Tdi??

Um abraçao

Quanto a receita do bolo ai vai

Radiador original acrescidos de duas furações de medidas diferentes
obedecendo a espessura das saidas do reservatorio c/sensor original
Santana, a tampa do reservatorio tem que ser mudada já que ela vem
com 1,4 libras e a do esportage e de 0,75 ate 1 libra(indicado pela assistencia tecnica da Kivel, ref. a tampa), quanto a fiação do sensor
liguei direto no sensor de agua no diesel , isso e provisorio por enquanto.
Quanto aos furos que voce tem que fazer procure um especialista em
conserto de radiador ele faz esse serviço na hora, os furos com os devi-
dos canos extensor sao um na parte de baixa esse mais grosso e o
fino na parte de cima , a ia me esquecendo do cebolão que tem de
acressentar mais um furo p/o mesmo. Quanto as mangueiras, a mais
grossa pode ser a original do santana so sistema de ar quente e a
fina vende por metro. Agora vamos a ventoinha que e do Vectra e o
suporte do palio que e a mesma largura do radiador , parte eletrica com-
prei 5mt de fio 2.0 automotivo porta fusivel de 30ap e rele.
Quanto ao suporter do palio como as furações não batem comprei duas
peças de metal de 30cm que chamam de cinta adptadora que custa $1 real cada para acoplar o suporte com o radiador sem mudar a furação
original, ja que um dia voce for vender o carro e quiser colocar a ventoinha original não tera problema.

Abraço.

helljr65
30/05/2006, 19:49
Prezado Geasir...
Muito obrigado pelas informaçoes. Vou providenciar todo o material necessario. Uma ultima informaçao, se é que pode me ajudar. O suporte é o do Palio de que ano? E a ventoinha é do Vectra de que ano?

Obrigado e desculpe e desculpe tanto aborrecimento.

Amostardeiro
31/05/2006, 15:55
Boa tarde

AMOSTARDEIRO, obrigado pela dica, mas estou preparado desde 2003 que foi a minha ultima viagem para quelas bandas, fui ate Las Leñas de
la ate Mendonsa e depois Chile, ate Valparaiso e Vña del Mar, na volta
para o Brasil ja estavamos programando o retorno, nossa viatura na
epoca era uma L200 que foi roubada dois dias de ter chegado em casa
da viagem. Por falar em viagem voce foi para o Montevideu a pouco
tempo , por acaso voce sabe quanto estão cobrando para fazer a traves-
sia entre Montevideu e Buenos Aires.

Abraço.

Geasir

Não tenho idéia de quanto esta o ferry de Buenos Aires para Colonia, sei te dizer que o Buquebus pra pessoas varia de U$ 30 a 50 aproximadamente por pessoa, o pessoal nunca usa o ferry por causa do preço, em geral seguem sempre por estrada, cruzando o Uruguai, até Frai Bentos se não me engano, daí é só atrvassar a ponte.

Outra coisa não esquece das exigências da Policia Caminera da argentina, tu sabes além dos $$$$ tem um monte de frescura.

O que achaste da foto???

Abraço

geasir
01/06/2006, 13:26
Boa Tarde

Amostardeiro a foto e D+, valeu.

Helljr65 - quanto ao suporte e do Palio 1.6 apartir de 96 e Ventoinha e do Vectra a partir de 97
´
Abraço.

Carlos4x4
01/06/2006, 14:00
geasir,
já vou para Bariloche em julho e tenho que passar por Buenos Ares, vou deixar para comprar por la ja que o cambio esta favoravel para nos Brasileiros


Geasir
Qual a data que partirá para Bariloche e o seu retorno? Quem sabe vc não pode ganhar um companheiro para viagem! É a primeira vez que mando uma mensagem, mas já acompanho todos no forum há um ano. Por todas as informações aqui colhidas é que me decidi pela sportage(estava de olho num pajerinho). Abraços a todos.

geasir
01/06/2006, 18:29
Boa noite

Carlos estamos estudando uma data entre 23 e 29/6, o certo quanto mais cedo melhor ja que
a alta temporada em bariloche tem inicio em 08/07 e costuma dobrar o preço dos hoteis e restaurantes, quanto ao retorno depende muito da viagem , entre dia 18 ou 25/7
se topor começa a arrumar a bagagem e manda fazer uma revisão geral , carta verde
dois triangulos, cabo com dois engates , estojo de primeiros socorros, e bai bai Brasil.
Só um incoveniente voce vai ouvir e assistir o final da copa em espanhol, ate mais.
Carlos4x4, abraço.

Amostardeiro
02/06/2006, 11:47
Boa noite

Carlos estamos estudando uma data entre 23 e 29/6, o certo quanto mais cedo melhor ja que
a alta temporada em bariloche tem inicio em 08/07 e costuma dobrar o preço dos hoteis e restaurantes, quanto ao retorno depende muito da viagem , entre dia 18 ou 25/7
se topor começa a arrumar a bagagem e manda fazer uma revisão geral , carta verde
dois triangulos, cabo com dois engates , estojo de primeiros socorros, e bai bai Brasil.
Só um incoveniente voce vai ouvir e assistir o final da copa em espanhol, ate mais.
Carlos4x4, abraço.

Geasir

Estas esquecendo a "MORTALHA" :shock: entre os itens de segurança obrigatórios na Argentina.

Abraço

geasir
02/06/2006, 17:34
Boa tarde

Amostardeiro

:?: Bom eu esqueci de mencionar as correntes para os pneus, seria a tal de mortalha.


Abraço.

Amostardeiro
03/06/2006, 11:05
Boa tarde

Amostardeiro

:?: Bom eu esqueci de mencionar as correntes para os pneus, seria a tal de mortalha.


Abraço.

Geasir

A tal "mortalha" é um pano branco, tipo lençol, pra cobrir defunto na beira da estrada, por incrível que possa parecer é um dos itens obrigatórios na Argentina, não sei desde quando, dá uma olhada no texto abaixo retirado do site Inema ( http://inema.com.br/mat/idmat060191.htm ) :

Equipamentos obrigatórios segundo a legislação Argentina ( Além dos exigidos pela legislação brasileira ):
- Dois triângulos.
- Cambão (pedaço de ferro oco com argolas nas extremidades que serve para rebocar um veículo estragado).
- Um lençol branco (é isso mesmo!). :shock:
- Uma caixa de fósforos.

Abraço e boa viagem

Carlos4x4
07/06/2006, 18:05
Geasir,
Desculpe-me a demora é que fiquei sem computador por uns dias.
Acho que não vai ser desta vez que vou para Bariloche, meu tempo é curto, só quinze dias de férias não vão dar para o passeio. Curta a viagem e depois nos mande as fotos.
Abraços.

Gasoso
12/06/2006, 21:26
Galera das Sportages...

Tempos atrás postei que adaptar o motor 2.7 da Besta seria moleza nas Sportages....

Descobri que naum é bem assim não... Falta espaço para a adaptação ficar filé...

Meu raciocínio foi baseado nos suzukis onde o problema é centralizar o câmbio e o motor.... esta parte realmente é moleza na Sportage... e fazer as bases para o novo motor tbm... mas para instalar os radiadores (do ar e do motor) mais a polia viscosa e o eletro do ar condicionado falta espaço na frente da barca.

O coletor de admissão também tem de ser retrabalhado pois a entrada de ar bate no cilindro de freio....

A última vez que ví o carro, o radiador já havia sido fixado fazendo um pequeno corte na lataria da frente do carro (parte que fica abaixo do capô) puxando ele mais para frente e ainda assim a polia viscosa não cabia. O mecânico comentou que tentaria instalar um eletro (é menor, a questão é como fixar) pois estava satisfeito com o resultado do meu carro.

O compressor do ar condicionado original também não deu certo... tem de ser o da Própria besta....

Também vai ser bronca pindurar o radiador do ar condicionado... o local ficou muito apertado com o deslocamento do radiador de água mais para frente.

Tomara que o cara tenha sucesso...

[]s

Amostardeiro
13/06/2006, 11:30
Gasoso

O 2.2 é que não precisa de grandes adaptações, mas é meio fraquinho, dizem que fica muito bom turbinado.

Geasir

Quanto tu gastaste para fazer o motor da viatura, tens o valor, acho que os efeitos daquela "fervida" de uns meses atras estão aparecendo agora.

Quando vais passar por aqui, me avisa.

Abraço

jlguimarães
13/06/2006, 12:31
Pô gasoso!!
A galera galera do DF já tava animado com a novidade do motor diesel da besta ia ser uma boa mas mesmo assim vlw qndo poder poste algumas fotos um abraço.

geasir
13/06/2006, 19:00
Boa noite

AMOSTARDEIRO, quanto ao seu motor ter aquecido, se a agua esta baixando o que pode revolver
e dar um passe no cabeçote e junta nova original, resolve a sua dor de cabeça e para ficar tranquilo
instala uma reservatorio de agua com sensor ai voce não vai ter mais dor de cabeça e para melhorar
se puder colocar a ventoinha eletrica melhor ainda. Quanto ao valor do motor que mandei fazer ai
vai a cassetada. 1/retifica de cabeçote , teste de trinca , teste de vasão. 2/retifica de bloco teste de
trinca, plaina da parte de cima do bloco, plaina da cabeça dos pistoes novos. 3/retifica das bielas e
virabrequim, que foi forjado novamente e troca das camisas do bloco. total $1.100,00 retifica.

Montagem do motor e peças , $ 2.440,00, sendo jg de pistão original, anel de pt original, bomba de
oleo original(se for fazer o motor e melhor e sempre trocar a bomba de oleo) bronzinas do virabrequim
e bielas, e mais todas peças , como juntas , oleo de motor , aditivo para radiador, total da dor de
cabeça ; $ 3.540,00 + $ 240,00 p/ adp do reservatorio c/ sensor mais a ventoinha.

Obs; Quanto ao mecanico e o melhor da regiao , especialista em Kia e mitsubishi e a retifica uma das
melhores do ABC.
Sobre a minha viagem a Bariloche, estou dependendo do meu filho a aulas dele vai ate o dia 28/6,
mas estou negociando para sai dia 24/6. Quanto a passagem po Pelotas estou em duvida, ja que recebi
informação que o melhor caminha e por Uruguaina, seguindo po Paso de los Libres, Parana, Buenos Aires, Santa Rosa e Bariloche e se tudo der certo Perito Moreno, me informaram que um lugar que eu não posso deixar de conhecer, ficar +/- 700 km abaixo de Bariloche, ref. ao caminho qual e o
melhor pelo Uruguai que vou ter que pegar a balsa de travessia que e uma facada ou por
Paso de Los Livres, pagando o diesel $1,05 (conv. do Peso litro 1,55.


Abraço.

Amostardeiro
14/06/2006, 12:28
Geasir

Ocaso da minha viatura parece ser menos grave em $$$, segundo meu mecânico devo gastar uns R$ 1.500,00.

O pessoal de Porto Alegre quando vai para a Argentina entra no Uruguai por Rivera, parece que saindo de Porto Alegre é o caminho mais curto, não precisa usar a balsa $$$ :shock: , dá para abastecer em Livramento ( R$ 1,94/ L ) e cruzar todo o Uruguai, não chega a 400 km.

Quase ia esquecendo, já fui a Buenos Aires passando por Uruguaiana, mas acho que o caminho mais curto é por Rivera até Paissandu, então cruza o Rio Uruguai por ponte daí tu fazes o mesmo trajeto por Buenos Aires, Santa Rosa, etc ; além disso Rivera é zona franca: :D Ballantines 8 anos a U$ 10,50 , vinho chileno a U$ 3, máquina digital baratissíma, a partir de U$ 180, DVD para carro U$ 200 :D , etc e tal, vale a pena passar por lá. Estive lá no FDS passado. Porto Alegre até Rivera são 500 km +-.

Abraço

elmestizo
17/06/2006, 11:12
geasir,

Na verdade a cidade que vc não pode deixar de conhecer é EL Calafate, onde fica o tal Glaciar Perito Moreno.. estive por lá tempos atras.. é shoow de bola...
VOu procurar umas fotos e posto aqui!!!

Abrass

epadoukas
18/06/2006, 17:19
BOA NOITE GALERA!
TAMBEM DEVO IR A BARILOCHE EM JULHO,POR FAVOR TIREM UMA DUVIDA MINHA.
O QUEBRA-MATO (ORIGINAL DO MODELO 1999/2000) É PROIBIDO NA ARGENTINA?
OS CARABINEIROS NA RUTA 12 INCOMODAM MUITO?
ABRAÇO PARA TODOS :)

Amostardeiro
19/06/2006, 23:23
BOA NOITE GALERA!
TAMBEM DEVO IR A BARILOCHE EM JULHO,POR FAVOR TIREM UMA DUVIDA MINHA.
O QUEBRA-MATO (ORIGINAL DO MODELO 1999/2000) É PROIBIDO NA ARGENTINA?
OS CARABINEIROS NA RUTA 12 INCOMODAM MUITO?
ABRAÇO PARA TODOS :)

Acho que não tem problema, cuidado com o engate de reboque , este sim deve ser do tipo escamoteável, já soube de gente que teve que cortar o engate pra seguir viagem.

Que eu saiba a Policia Caminera enche um pouco $$$ o saco.

Abraço

geasir
21/06/2006, 18:26
Boa noite


AMOSTARDEIRO, tu e um amigao, obrigado por todas as dicas, que
seguirei na risca. Mudei todo o traçado anterior e vou seguir o seus conselhos. Quanto a carta verde o melhor e levar ela daqui ou comprar
na fronteira de Brasil e Uruguai. Outra duvida o que aconteceu com seu
motor, seria bom voce expor, pois isto serveria de diagnostico p/outros
do forum a se precaver(voce falou que ela ferveu, mas qual foi o motivo voce não estava c/helice travada) de alguma dor de cabeça e p/o bolso.

Abraço
OBRIGADO.

ELMESTIZO, agradeço as dicas e aguardo as fotos, uma duvida sera que
eu consigo chegar la nesta epoca do ano , parece que tem uma boa parte
de cascalho.

Abraço.

jlguimarães
21/06/2006, 20:04
Boa noite galera!

Já procurei em todo o forum e não consigo achar aquele site que tem as fichas tecnicas e manutenção de varias viaturas (gringas) alguem pode me ajudar?




UM abraço a todos.

Amostardeiro
21/06/2006, 20:54
Geasir

É possível comprar a carta verde na fronteira, mas acho melhor ser precavido e garantir antes da saída, não sei se tu sabes, mas podes pagar a carta verde em lotéricas e, aqui no RS em locais que atendem pelo Banrisul, tem até buteco na esquina.

A minha viatura sofreu um aquecimento, por causa da maldita hélice que parou de funcionar, agora o meu mecânico acha que os anéis devem ter perdido a tempera e estão deixando "passar" a compressõa do motor, vou fazer um outro diagnóstico para ter certeza, depois volto ao assunto.

Abraço e boa vigem na volta posta as fotos.

kiabiker
22/06/2006, 20:22
Alô jlguimaraes.

Não sei se ajuda, mas existe o site www.kiatechinfo.com que tem vários manuais de mecânica e elétrica dos veículos KIA. Tem que se cadastrar (mas é bem fácil e rápido). Tem muitas imagens e sequências de desmontagem, reparo e montagem.

jlguimarães
22/06/2006, 23:50
kiabiker,

valeu pelo endereço.

Amostardeiro
04/07/2006, 12:04
Pessoal

Voltando ao assunto do motor da viatura, foi confirmado o diagnóstico do meu mecânico, os anéis perderam totalmente a tempera em função da falha da "maldita" hélice do radiador, bom gastei com a hélice +- R$ 1600,00, mas ficou DEZ :), o motor ficou standard não foi necessário reftificar nada a não ser o cabeçote e válvulas.

Abraço

Maverickturbo
04/07/2006, 13:44
Antonio

Ainda bem que foi so isso mesmo e que ñ foi preciso retificar tudo, senão ia sair uma paulada a mais!

Amostardeiro
04/07/2006, 17:40
Eduardo

O grande problema dos motores diesel modernos é super aquecimento, pois eles trabalaham com giro relativamente alto, portanto em geral o problema se resume a tampa e anéis. Isso também vale para os motores a gasolina da Sportage.

Abraço

mgfontana
05/07/2006, 16:15
Meu carro é 96/97 a gasolina, alguém pode me informar se tem este problema com a ventoinha? A temperatura sempre marcou normal, em compensação, nunca escutei a ventoinha funcionando...
Em tempo: meu carro deve estar com algum problema, pois está bebendo muito (5,5 Km/L) e às vezes engasga, principalmente quando ligo o ar condicionado. Levei para a revisão de 1.500 Km semana passada e solcitei que verificassem, mas pelo visto nem andaram com o carro. Os motoristas de ônibus estão em greve, assim que terminar vou levar o carro novamente para eles consertarem, afinal o motor é novo (a concessionária fez) e está na garantia.

Um abraço a todos,
Fontana

Amostardeiro
05/07/2006, 16:47
Fontana

Na 97 fui obrigado a trocar a ventoinha, apesar de não ter tido maiores problema de aquecimento; é relativamente fácil verificar o funcionamento da ventoinha com o motor quente desligado tenta girá- la com a mão se estiver solta, é porque esta quebrada.

Abraço

Fernando Costa
05/07/2006, 22:17
Amostardeiro

Vc. acha que rodou um tempo razoável com o defeito da hélice para os anéis terem sido danificados?

Essa ventoinha de acoplamento viscoso é hoje a minha única preocupação com minha Sportage, que já tem 67.000km, acho que vou trocar daqui a uns 5.000Km só para dormir tranquilo.

abraço.

Maverickturbo
05/07/2006, 22:28
Fernando,

Acho que se quiser ficar tranquilo é bom trocar perto dos 70 mil quilometros mesmo. Normalmente elas acabam deixando na mão aos 80 mil quilometros.

Amostardeiro
05/07/2006, 22:46
Amostardeiro

Vc. acha que rodou um tempo razoável com o defeito da hélice para os anéis terem sido danificados?

Essa ventoinha de acoplamento viscoso é hoje a minha única preocupação com minha Sportage, que já tem 67.000km, acho que vou trocar daqui a uns 5.000Km só para dormir tranquilo.

abraço.

Fernando

O problema nos anéis foi causado por uma "fervida" em abril deste ano, mas ele foi se agravando com o tempo, tu sabes que um anel de segmento é feito com um aço super duro e pouco maleável, como dizem de aço seco, os que sairam do motor da viatura pareciam feitos de arame comum de tão flexíveis que estavam em função de terem perdido a tempera.

Acho que ela dura no máximo 80 mkm, depois é dor de cabeça, ainda mais aí em Fortaleza.

Por último, eu fui me acostumando com a queda de desempenho da minha viatura, além disso a fumaça e consumo haviam aumentado sensivelmente,
peguei a viatura ontem ficou bom demais :palmas:, tá andando melhor e parece a gasolina não faz mais aquela fumaceira:), quanto ao consumo ainda não fiz a média.

Abraço

slip_Diego
06/07/2006, 00:58
ae aproveitando o topico

qual a pressão da turbina da TDI 2001 ???? eh pq eu tenho um manometro q eu usava na blazer .. e agora quero por numa sportage e so marca ateh 1kgmf dae se tiver mas não vou furar a adimição atoa

2 qual os CVs e torque q ela tem alguem sabe ???

vlw

mgfontana
06/07/2006, 09:38
Fontana

Na 97 fui obrigado a trocar a ventoinha, apesar de não ter tido maiores problema de aquecimento; é relativamente fácil verificar o funcionamento da ventoinha com o motor quente desligado tenta girá- la com a mão se estiver solta, é porque esta quebrada.

Abraço

Valeu a dica, Amostardeiro, vou fazer o teste.

Amostardeiro
06/07/2006, 11:03
Pessoal

Esqueci de comentar o motor estava sem a válvula termostática, no meu caso não é muito aconselhável, em função das baixas temperaturas aqui no RS, não aquecia nunca, acho que não é uma boa em lugar nehum, se o sistema esta funcionando bem não "precisa" tirar a termostática.

Coloquei uma do motor AP, cabe perfeitamente e abre a 80° C, mais baixo do que a original, se não me engano é 86° C, em tempo custa R$ 30,00.

Abraço

Fernando Costa
06/07/2006, 16:15
Na Sport serve a válvula termostática do motor AP! Bom saber disso.

Rubem-7
06/07/2006, 19:32
[QUOTE=Fernando Costa]Amostardeiro

Vc. acha que rodou um tempo razoável com o defeito da hélice para os anéis terem sido danificados?

Essa ventoinha de acoplamento viscoso é hoje a minha única preocupação com minha Sportage, que já tem 67.000km, acho que vou trocar daqui a uns 5.000Km só para dormir tranquilo.

Pessoal levei ontem a viatura na Kia SunMotors para trocar a balança inferior direita, (na garantia!!!!!) e solicitei uma verificação na ventoinha. Conversando com o chefe da area têcnica, ele me deu uma pequena aula de ventoinhas de sports. Para resumir é o seguinte, dentro da referida (e encrenqueira peça) existe um "gel", existe tambêm aneis de vedação que retem o gel. Eis que com o uso (KMs) o anel desgasta e "vaza" o degraçado e malévolo gel. Então a forma de verificar se a ventoinha esta boa ou não, é olhar a para o anel frontal e ver se tem vazamento. Bom, ficaria perfeito se completásemos o nivel do gel, mas alegaram ser impossível. Cá entre nos do forum, não sei se não é uma politica pra faturar a venda e troca da própria ventoinha e reparo completo!!! Quando for busca-la relato no que deu.

Abraço a todos.

laserman
06/07/2006, 19:34
Ótima noticia !
Onde encontrar aquela tabela com peças substitutas para as sportage ?

Grato

Amostardeiro
06/07/2006, 20:28
Rubem

O que acontece é o seguinte ao abrir o tal acoplamento viscoso o gel e tudo mais parecem normais, na realidade se olharem bem a hélice ela tem uma mola na frente, creio que esta mola é a responsável por comprimir o gel fazendo o acoplamento, mas não tenho certeza, o certo é que é difícil recuperar a "maldita"; ainda acho que a solução definitiva é instalar uma ventoinha elétrica e esquecer o resto.

Abraço

jlguimarães
07/07/2006, 08:31
Alguem postou que estava instalando a tal da ventoinha elétrrica mas não se oiviu falar mais no assunto.

Amostardeiro
07/07/2006, 11:03
Alguem postou que estava instalando a tal da ventoinha elétrrica mas não se oiviu falar mais no assunto.

Guimarães

Acho que foi o Geasir, não tenho certeza, que instalou um sistema completo com ventoinha elétrica, sensor de nível d'água, etc, é só procurar pelas mensagens dele.

Abraço

laserman
10/07/2006, 12:43
Caros amigos,

Acabei de passar por maus bocados ! Quebraram-se as pallhetas da hélice de minha ventoinha neste domingo no buraco da aeronáutica !
Como li algo de adaptação de ventoinha, peço-lhes as informações, pois uma nova na Kia está R$ 458,00.

Certo da cordialidade,

Maverickturbo
10/07/2006, 13:00
Laserman,

A adaptação era tentar instalar um ventoinha eletrica ao inves da por acoplamento viscoso.
Da uma olhada nessa sportage:
http://www.cardomain.com/ride/490004/5

Amostardeiro
10/07/2006, 14:56
Caros amigos,

Acabei de passar por maus bocados ! Quebraram-se as pallhetas da hélice de minha ventoinha neste domingo no buraco da aeronáutica !
Como li algo de adaptação de ventoinha, peço-lhes as informações, pois uma nova na Kia está R$ 458,00.

Certo da cordialidade,

Tá caro pra KCT, eu comprei aqui no RS por R$ 280,00, se não me engano o Eduardo comprou em SP por R$ 275,00, dá uma pesquisada no forum que tem os endereços.

Abraço

laserman
10/07/2006, 16:51
Tá caro pra KCT, eu comprei aqui no RS por R$ 280,00, se não me engano o Eduardo comprou em SP por R$ 275,00, dá uma pesquisada no forum que tem os endereços.

Abraço

Na via Barra é um absurdo R$ 458,00. Alguém/eduardo tem este contato de R$ 275,00, ou ainda, sabem alguma outra que dê para adaptar uma vez que o miolo eletromecânico está zerado, só quebraram as palhetas !

Grato,

Maverickturbo
10/07/2006, 18:55
Eu lembro que nessa epoca a sportage ainda tava com meu pai, agora ñ lembro se ele compro na concessionaria mesmo pq ele ja tinha ido 2 vezes na garantia e ñ tinha arrumado ou se foi num dessas pessoas/lojas que vendem peças importadas.

Amostardeiro
10/07/2006, 19:01
Na via Barra é um absurdo R$ 458,00. Alguém/eduardo tem este contato de R$ 275,00, ou ainda, sabem alguma outra que dê para adaptar uma vez que o miolo eletromecânico está zerado, só quebraram as palhetas !

Grato,

Laserman

Procura uma usada ruim e aproveita só a hélice, outra idéia um amigo adaptou de outra viatura só as pás em uma SW4, por último acho que foi o Bioranieri que falou em R$ 275,00, foi aqui neste tópico.

Abraço

Amostardeiro
10/07/2006, 19:12
Laserman

Achei a mensagem o endereço é: A ventoinha por 275 é no 011XX4339 5848 - André.
Não sei o nome da loja.

Vi a tua reclamação no outro tópico, é bom dar uma geral neste teu motor pode ter dado em m... o aquecimento, como aconteceu com a minha.

Abraço

laserman
10/07/2006, 19:52
Laserman

Achei a mensagem o endereço é: A ventoinha por 275 é no 011XX4339 5848 - André.
Não sei o nome da loja.

Vi a tua reclamação no outro tópico, é bom dar uma geral neste teu motor pode ter dado em m... o aquecimento, como aconteceu com a minha.

Abraço

Caro Amostardeiro,

Já pensei em aparafusar paletas ou outra hélice na carcaça mas ela gira muito rápido e receio não aguentar.
Quanto ao motor já tive más notícias de meu mecânico !
Bom: aí vão as fotos das adaptações na suspensão da viatura ! Reparem na fixação do amortecedor original que subiu, melhorando assim o vão livre !

laserman
10/07/2006, 20:00
Laserman

Achei a mensagem o endereço é: A ventoinha por 275 é no 011XX4339 5848 - André.
Não sei o nome da loja.

Vi a tua reclamação no outro tópico, é bom dar uma geral neste teu motor pode ter dado em m... o aquecimento, como aconteceu com a minha.

Abraço

Fico muito grato pela atenção Amostardeiro,

É muito importante termos uma lista assim prestativa ! Amanhã ligarei para lá, creio que mesmo com frete para o Rio sairá mais em conta !

Agora vão as fotos do peito de aço, aconselho de alumínio :

P.S : Até hj não achei a lista de peças sobressalentes dos nossos jipes onde está ?
Como podem conferir na última foto preciso da descarga, o antigo dono me falou que a da s-10 cabia, procede ?

Maverickturbo
11/07/2006, 00:54
Laserman,

Vc precisa do catalisador ou de algum abafador, ou vc perdeu o escapamento inteiro?

Amostardeiro
11/07/2006, 10:09
Fico muito grato pela atenção Amostardeiro,

É muito importante termos uma lista assim prestativa ! Amanhã ligarei para lá, creio que mesmo com frete para o Rio sairá mais em conta !

Agora vão as fotos do peito de aço, aconselho de alumínio :

P.S : Até hj não achei a lista de peças sobressalentes dos nossos jipes onde está ?
Como podem conferir na última foto preciso da descarga, o antigo dono me falou que a da s-10 cabia, procede ?

Laserman

O escapamento eu não sei se cabe o da S 10, eu mandei fazer um "sobre medida" em uma fábrica de escapamentos daqui da cidade, eles usaram o silenciador do Gol ou algo assim, e fizeram os canos na hora, ficou perfeito.

Abraço

Maverickturbo
11/07/2006, 15:20
Antonio,

Eu tambem fui numa loja que trabalha com escapamentos e tinha mandado trocas toda a tubulação depois do catalisador, so que eu coloquei um abafador bem aberto e hoje sem catalisador o ronco da minha sportage é bem alto.

Amostardeiro
11/07/2006, 15:30
Laserman

O escapamento eu não sei se cabe o da S 10, eu mandei fazer um "sobre medida" em uma fábrica de escapamentos daqui da cidade, eles usaram o silenciador do Gol ou algo assim, e fizeram os canos na hora, ficou perfeito.

Abraço

Pô Antonio não é "sobre medida" e sim "sob medida", pessoal é auto correção.

Abraço

laserman
11/07/2006, 16:28
Laserman

O escapamento eu não sei se cabe o da S 10, eu mandei fazer um "sobre medida" em uma fábrica de escapamentos daqui da cidade, eles usaram o silenciador do Gol ou algo assim, e fizeram os canos na hora, ficou perfeito.

Abraço

Não turma,
caiu a porra toda. Rompeu-se na base do motor onde se aparafusa, depois da lambda !
Estava pensando em por um mangote de borracha tipo aqueles de barco, o que acham ?

Maverickturbo
11/07/2006, 17:06
Laserman,

Rapaz, vc é um destruidor! sahuuashhuas! Destruiu as pas da helice e agora arranco fora o escapamento. Vc pode pedir pra alguma lugarq que trabalhe com escapamento soldar pra vc, ou fazer outras partes substituindo as que quebraram.

laserman
11/07/2006, 17:21
Laserman,

Rapaz, vc é um destruidor! sahuuashhuas! Destruiu as pas da helice e agora arranco fora o escapamento. Vc pode pedir pra alguma lugarq que trabalhe com escapamento soldar pra vc, ou fazer outras partes substituindo as que quebraram.

Bom, eu sou dos que crêem nos poderes off-road dos jipes e não on-shoping, hushushsuhua

Agora brincadeiras a parte aí vai a lista de peças opcionais que preciso, já que até hoje não apareceu a bendita lista de sobressalentes !

.Arranque
.Jogo de juntas
.Silencioso intermediário e final
.hélice/ventoinha
.Radiador

Espero que alguma alma penada se sensibilize !!

Maverickturbo
11/07/2006, 18:27
Laserman,

A minha sportage quando ainda era original, so tinha 1 abafador. Ela tem catalisador depois abafador. O que normalmente se usa é o de opala pra substituir o silencioso.

laserman
11/07/2006, 20:21
Laserman,

A minha sportage quando ainda era original, so tinha 1 abafador. Ela tem catalisador depois abafador. O que normalmente se usa é o de opala pra substituir o silencioso.

É axatamente como é meu cano : catalizador, abafador e canos com umas proteções meio frescalhadas !

No entanto o que penso em fazer é adaptar um mangote de 2" em 2 tramos acoplados num abafador por abraçadeiras. Penso ser bom pelo alívio de peso, maleabilidade e elevar a altura da saída, para os rios ! Minha única dúvida é quanto a fixação na base de saída do coletor !
Idéias ?!?!?

Maverickturbo
11/07/2006, 20:31
Laserman,

Eu vi aki pelo forum muita controversia entre aumentar ou deixar a saida de escape na altura original. Quem prefere original, usa o argumento de que se entrar agua e a saida do escape estiver mais alta que o coletor, a agua ñ sai com dificuldades e o motor pode aspirar ela.
No meu como ele percorre o caminho do original, eles fizeram uns bracinhos pra suportar o abafador e os canos do escape. Mas do coletor ate o catalisador, o meu escape ainda é original.

laserman
11/07/2006, 22:43
Laserman,

Eu vi aki pelo forum muita controversia entre aumentar ou deixar a saida de escape na altura original. Quem prefere original, usa o argumento de que se entrar agua e a saida do escape estiver mais alta que o coletor, a agua ñ sai com dificuldades e o motor pode aspirar ela.
No meu como ele percorre o caminho do original, eles fizeram uns bracinhos pra suportar o abafador e os canos do escape. Mas do coletor ate o catalisador, o meu escape ainda é original.

Meu caro,
se seu escape ainda tem partes originais aconselho vc mudá-lo logo, pois meu jipe é 1999 e quebrou bem na conexão com o coletor.
Resultado caiu arrancando td inclusive a sonda lambda, ao menos lhe garanto que não foi uma boa experiência !

mgfontana
12/07/2006, 15:23
Mudando de descarga para motor, o motor da minha Sport está engasgando, principalmente na lenta. A luz da injeção não acende, o que me leva a crer que seja a bomba de combustível, inclusive o consumo está um absurdo (5,5 Km/l). Semana retrasada levei na Luzimport, concessionária em Vitória, para revisão dos 1500 Km, garantia, já que o motor foi feito por eles, e informei o problema, mas parece que nem verificaram, já que o problema persiste. Agendei uma nova revisão para 2ª-Feira, mas gostaria de saber da experiência de vocês se realmente pode ser a bomba.

Desde já grato pela ajuda,

Fontana

Maverickturbo
12/07/2006, 15:26
Fontana,

A minha ja deu problemas na bomba. Como esta o desempenho da sua, esta andando bem ou andando pior que 1.0? A minha quando tinha problema na bomba, andava pior que 1.0 e do nado ela começava a falhar. Ela foi substituida por uma boma de santana desses ultimos modelos 2.0 que sairam. Esse consumo é andando de boa ou andando com o pe no fundo?

laserman
12/07/2006, 16:29
Mudando de descarga para motor, o motor da minha Sport está engasgando, principalmente na lenta. A luz da injeção não acende, o que me leva a crer que seja a bomba de combustível, inclusive o consumo está um absurdo (5,5 Km/l). Semana retrasada levei na Luzimport, concessionária em Vitória, para revisão dos 1500 Km, garantia, já que o motor foi feito por eles, e informei o problema, mas parece que nem verificaram, já que o problema persiste. Agendei uma nova revisão para 2ª-Feira, mas gostaria de saber da experiência de vocês se realmente pode ser a bomba.

Desde já grato pela ajuda,

Fontana

Mau caro,
a minha faz 6 km/l na cidade, na trilha então : sai de baixo !
Já marquei 3 km/l em trilha, td bem que empurra pneus 31" e uso faixa de troque na casa dos 4.000 RPM. Só assim para ela andar !

laserman
12/07/2006, 16:31
Ah, como uso GNV as velas sujam muito rápido e o motor fica assim.
Experimente trocar velas e filtro antes da bomba, ok ?

laserman
12/07/2006, 16:34
Ah, como uso GNV as velas sujam muito rápido e o motor fica assim.
Experimente trocar velas e filtro antes da bomba, ok ?

E posso lhe adiantar : Seu filtro é bem chato de trocar devido à sua localização. Pior ainda são as velas, coisa de continente que tem mão de obra sobrando !

Maverickturbo
12/07/2006, 22:52
Laserman,

Pra trocas as velas é fogo mesmo, precisa desmontar meio motor. Mas o filtro eu acho facil de trocar.
Esse consumo da sua é com vc andando de boa ou com vc pisando fundo?

laserman
13/07/2006, 09:18
Laserman,

Pra trocas as velas é fogo mesmo, precisa desmontar meio motor. Mas o filtro eu acho facil de trocar.
Esse consumo da sua é com vc andando de boa ou com vc pisando fundo?

Cara,
antes dos 31", com os 205 "eca" ele fazia 7,5. Atualmente para conseguir algum desempenho preciso usar giro alto, observe que no manual a potência máxima deste motor só vem aos 5.500 RPM !
Falei do filtro de combustível, tem umas travas chatas e o local é bem apertado para acessar com ferramentas, vc tem alguma ferramenta específica para abrir aquelas travas ?

mgfontana
13/07/2006, 10:40
Fontana,

A minha ja deu problemas na bomba. Como esta o desempenho da sua, esta andando bem ou andando pior que 1.0? A minha quando tinha problema na bomba, andava pior que 1.0 e do nado ela começava a falhar. Ela foi substituida por uma boma de santana desses ultimos modelos 2.0 que sairam. Esse consumo é andando de boa ou andando com o pe no fundo?

Este consumo é trocando marcha a 2500 rpm, direção defensiva (rss...), e jogando na banguela de longe pra esperar o sinal ficar verde. Quem tá ficando verde de raiva sou eu. Só estou esperando acabar a garantias de 3 meses pra colocar um kit gás pra ver se fico feliz.

Obrigado a todos pelas dicas, na 2ª-feira vou encher a cabeça do pessoal da concessionária.

Amostardeiro
13/07/2006, 11:19
Fontana

A minha ex, 97, fazia com pneus 215x 75/15, 7,5 na cidade e até 9,5 na estrada, este consumo da tua é f....

Abraço

mgfontana
13/07/2006, 15:50
Fontana

A minha ex, 97, fazia com pneus 215x 75/15, 7,5 na cidade e até 9,5 na estrada, este consumo da tua é f....

Abraço

Pior que ela tá bebendo e não sobra pra eu beber (rsss...), é uma sacanagem!!!

Saudações,

Fontana

Maverickturbo
13/07/2006, 16:12
Fontana,

A sua ta bebendo demais. Eu adoro dirgir rapido, cortando no meio dos carros, arrancando na frente de motoboy no farol, fazer curva a 140km/h com minha sportage e ficar empurrando todo mundo na estrada em 4 marcha e meu consumo nunca baixo a mais que 5 km/l. Agora que eu to começando a dirigindo mais civilizadamente, a minha ja ta bebendo bem menos, ja ta ficando na casa dos 6,5 km/l.

laserman
13/07/2006, 16:26
Este consumo é trocando marcha a 2500 rpm, direção defensiva (rss...), e jogando na banguela de longe pra esperar o sinal ficar verde. Quem tá ficando verde de raiva sou eu. Só estou esperando acabar a garantias de 3 meses pra colocar um kit gás pra ver se fico feliz.

Obrigado a todos pelas dicas, na 2ª-feira vou encher a cabeça do pessoal da concessionária.

Se eu dirigir assim, meu jipe faz 10 , no gnv então rodo 150 km com R$ 15,00 !

Maverickturbo
13/07/2006, 16:28
É verdade oq o Laserman falou. Dirigindo assim, a sportage deveria fazer uns 9-10 km/l.

laserman
13/07/2006, 16:38
Este consumo é trocando marcha a 2500 rpm, direção defensiva (rss...), e jogando na banguela de longe pra esperar o sinal ficar verde. Quem tá ficando verde de raiva sou eu. Só estou esperando acabar a garantias de 3 meses pra colocar um kit gás pra ver se fico feliz.

Obrigado a todos pelas dicas, na 2ª-feira vou encher a cabeça do pessoal da concessionária.

Se eu dirigir assim meu jipe faz 10, no gnv então rodo 150 km com R$15,00 !

Amostardeiro
13/07/2006, 21:49
Fontana

Manda dar uma rastreada na injeção, pode ser algum problema de sonda, ou algo assim, na concessionária que tu mandaste fazer o motor devem fazer o serviço.

Abraço

mgfontana
14/07/2006, 10:36
Fontana

Manda dar uma rastreada na injeção, pode ser algum problema de sonda, ou algo assim, na concessionária que tu mandaste fazer o motor devem fazer o serviço.

Abraço

Segundo eles, já fizeram o rastreamento e verificaram a bomba, mas concessionária é concessionária, ainda mais que está na garantia. Eu não mandei fazer o motor, já a comprei com o motor feito na própria concessionária. No início o carro estava ótimo, na 1ª semana fez 7,9 Km/l, depois virou esse gasólatra inveterado.
Mas valeu a dica, 2ª-Feira, eles vão ficar doidos comigo, pq vou encher a cabeça deles.

Abraço a todos,

Fontana

mgfontana
14/07/2006, 10:42
Se eu dirigir assim meu jipe faz 10, no gnv então rodo 150 km com R$15,00 !

laserman, qual a medida de seu kit? Um completo de 17 m3 aqui em Vitória está na faixa de R$ 2.500,00 com variador de ponto e mais alguns acessórios que agora não lembro. Com a média que meu carro está fazendo em 5 ou 6 meses o Kit já se pagou. Só estpou esperando acabar a garantia, pq se colocar e acontecer alguma m... com o motor eu me ferro.

Um abraço,

Fontana

laserman
14/07/2006, 13:24
laserman, qual a medida de seu kit? Um completo de 17 m3 aqui em Vitória está na faixa de R$ 2.500,00 com variador de ponto e mais alguns acessórios que agora não lembro. Com a média que meu carro está fazendo em 5 ou 6 meses o Kit já se pagou. Só estpou esperando acabar a garantia, pq se colocar e acontecer alguma m... com o motor eu me ferro.

Um abraço,

Fontana

É como este.
Porém na realidade os fabricantes de cilindros usam como unidade de referência o Litro e não M3. O meu é de 67,1 L e pesa 76,8 kg sob pressão atmosférica. Neste meu cabem até 17 m3 numa pressão aproximada de 220 bar, note que isto depende da pressão momentânea na instalação (compressor/pulmão/tubulação ) do posto.