PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12 13 14

Robinho da Jaguatirica
14/12/2008, 16:47
Júlio,

Se vc usa óleo 15w40 significa que usando óleo 10w40 vc terá uma melhor lubrificação em baixas temperaturas, nas altas está tudo igual, é um óleo multi-viscoso, trabalha bem tanto em baixas, quanto em altas, não tem qualquer problema vc trocar para um óleo turbo, significa que o óleo aguenta melhor às necessidades do motor turboalimentado, como a sua é maçarico, terá lubrificação de sobra, e isso acho que é bom.
Aqui em Bh estou encontrando dificuldades em encontrar o balde de 20 ltrs do TEC Turbo, mas vou trocar nem que seja a base de litrinho mesmo.


Boa lama!


Robinho

EDuarte
14/12/2008, 21:56
OPA EDU, NÃO DESCARTA LOGO ASSIM NÃO SÔ... QUEM SABE A GENTE NÃO FAZ UMA GRANDE CARREATA DE 03 OU QUATRO SPORTAGES E VAMOS PRA FLORIPA. FICAMOS NUM HOSTELING QUE NÃO É CARO E O MATEUS FAZ AS VEZES DO GUIA 4X4!!!! :concordo::concordo:

QUEM SABE DÁ ATÉ UM ENCONTRO DO FÓRUM ATÉ UNS SUMIDÕES COMO O FERNANDO E AMOSTARDEIRO DÃO O AR DAS GRAÇAS.

QUEM SABE...
É uma boa idéia Gleison, podemos programar algo sim. Unir conhecimentos e diversão... perfeito.
[]s
(DU)

EDuarte
14/12/2008, 22:12
:concordo::palmas::pipoca:

Marlo
15/12/2008, 07:03
É uma boa idéia Gleison, podemos programar algo sim. Unir conhecimentos e diversão... perfeito.
[]s
(DU)

Apesar de não ser Conhecido de Vocês , fiquei interessado nesta conversa de reuinião em Floripa.

É aberto para qualquer um? Moro em Jlle e apesar de estar trabalhando direto neste começo de ano, faria muita questão de participar 1 ou 2 dias.

Robinho da Jaguatirica
15/12/2008, 08:06
:lol: se ninguém me chamar eu vou assim mesmo!:lol::pipoca::dance::concordo::wink::palmas: :D

ALEXANDRE MIETTI
15/12/2008, 08:45
:lol: se ninguém me chamar eu vou assim mesmo!:lol::pipoca::dance::concordo::wink::palmas: :D



:D Já tem data :concordo: ???

mbm4x4
15/12/2008, 10:29
E ai pessoALL
Que bom que a idéia do encontro esta começando a vingar.
Então é importante salientar que o encontro se estende a TODOS que estiverem interessados.
O mais importante é definir a data que fique bom para a maioria.
Podemos criar um tópico e cada interessado coloca a data que for mais favorável para si. Em cima destas datas vamos conjecturando a respeito.
E ai??quem se habilita??:pipoca:
[]s
Mateus.

Yesca
15/12/2008, 11:32
Opa, tô dentro!! Como é isso, a carreata vem descendo pelas BRs e a galera no meio do caminho vai se juntando ao pelotão?

[]´s

Robinho da Jaguatirica
15/12/2008, 12:02
É isso aí... vai engrossando a linguiça, PX canaleta 17 :mrgreen:

[]s

Robson

ALEXANDRE MIETTI
15/12/2008, 14:09
No carnaval tb seria legal...

Nava
15/12/2008, 18:48
To em curitiba, conforme for to nessa! Vai ter emoção ou só tapetão preto?

mbm4x4
15/12/2008, 19:03
Aqui prometo diversão na areia.:twisted:
Qto ao Carnaval, é uma boa data porque geralmente a maioria tem "folga" nesta data....Entretanto, porém contudo é a época mais cheia($$$) aqui e ai os nativos aproveitam para morder os turistas.:confused::neutral::shock:
[]s
:pensativo::rolleyes::concordo:



To em curitiba, conforme for to nessa! Vai ter emoção ou só tapetão preto?

Gleison BH
17/12/2008, 18:41
Aqui prometo diversão na areia.:twisted:
Qto ao Carnaval, é uma boa data porque geralmente a maioria tem "folga" nesta data....Entretanto, porém contudo é a época mais cheia($$$) aqui e ai os nativos aproveitam para morder os turistas.:confused::neutral::shock:
[]s
:pensativo::rolleyes::concordo:


ÓI MEU POVO!!! VAMU LÁ GENTE!!! ISSO DÁ PÁ FAZÊ!!! :concordo:

OS DEMAIS COMPANHEIROS DE TÓPICO. POSTEM ALGUMA COISA AÍ PRA GENTE MARCAR UM ENCONTRO.

SE QUISEREM VIR PRA MINAS TUMBÉM PODE. E JÁ TEM 05 SPORTAGER'S NA ÁREAS AQUI!!!!

INSCRUSIVE MINHA CASA TÁ LIBERADA. MORO SOZINHO E A GARAGEM CABEM TRÊS VIATURAS E DÁ FÁCIL PRA INSTALAR UMAS SEIS PESSOAS (SÓ TEMO QUE CONTRATAR UM FAXINEIRA!!! RSSSS.....)

DE TODA FORMA, PREFIRO IR A FLORIPA: NÃO CONHEÇO, TEM PRAIA, DUNAS E QUEM SABE OUTRAS COSITAS MAS.

Ô ROBSON DÁ UM PITACO PRA MARCARMOS ALGO PRO ANO QUE VEM!!!!!!!!!

mbm4x4
17/12/2008, 19:16
Dá-lhe Gleison
Se não sair o encontro mas mesmo assim quiser vir, pode tocar aqui pra casa. O mesmo convite que fiz para o DU estendo a voce.
A casa é simples mas é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um.
Já recebi o alvara da patroa para poder hospedar os amigos.
Vamos continuar a debater sobre o EVENTO, no TOPICO APROPRIADO, porque senão vamos APANHAR do pessoal porque estamos poluindo o topico SPORTAGE-Motor e transmissão. :putz:
Vamos migrar para " SPORTAGE-apresentação e bate-papo livre" :concordo:

[]s
mateus

ÓI MEU POVO!!! VAMU LÁ GENTE!!! ISSO DÁ PÁ FAZÊ!!! :concordo:

OS DEMAIS COMPANHEIROS DE TÓPICO. POSTEM ALGUMA COISA AÍ PRA GENTE MARCAR UM ENCONTRO.

SE QUISEREM VIR PRA MINAS TUMBÉM PODE. E JÁ TEM 05 SPORTAGER'S NA ÁREAS AQUI!!!!

INSCRUSIVE MINHA CASA TÁ LIBERADA. MORO SOZINHO E A GARAGEM CABEM TRÊS VIATURAS E DÁ FÁCIL PRA INSTALAR UMAS SEIS PESSOAS (SÓ TEMO QUE CONTRATAR UM FAXINEIRA!!! RSSSS.....)

DE TODA FORMA, PREFIRO IR A FLORIPA: NÃO CONHEÇO, TEM PRAIA, DUNAS E QUEM SABE OUTRAS COSITAS MAS.

Ô ROBSON DÁ UM PITACO PRA MARCARMOS ALGO PRO ANO QUE VEM!!!!!!!!!

EDuarte
18/12/2008, 10:41
Vamos continuar a debater sobre o EVENTO, no TOPICO APROPRIADO, porque senão vamos APANHAR do pessoal porque estamos poluindo o topico SPORTAGE-Motor e transmissão. :putz:
Vamos migrar para " SPORTAGE-apresentação e bate-papo livre" :concordo:

[]s
mateus

To lá!!!!
[]s
(DU)

Nava
18/12/2008, 20:35
O tanque ta cheio, material de trilha a bordo...Qdo vcs vem pra cá? risos
Vou levar as sports pro mau caminho...oba!

Tarcisio Pinheiro
03/01/2009, 02:15
Olá, pessoal

Alguem aí já teve mexeu em cambio das sptg?

Meu carro começou a ficar dificil de engatar, liguei para o mec e ele disse ser 99% que era embreagem, então antes de comprar a embreagem fui até o mec para ele confirmar; ele deu uma volta no carro e disse que não era a embreagem, disse que alguma trava do eixo primario ou secundario quebrou, tem que abrir o cambio pra trocar a bendita trava.

E olha só preço da M.O. do mec. $ 450,00:stop::odedo:

Isso tudo a uma semana para eu sair de viajem!!!

Conversei com meu pai e decidimos que nós mesmos vamos abrir o cambio,
depois eu posto as fotos do cambio aberto aqui!!!!!!!!!!

E vamos torcer para ser somente a trava.


Se alguem aí souber onde tem peças desse cambio, me fala pois posso precisar com urgencia.

Amanhã já vejo o que vai precisar!!


Até e obrigado!!!:concordo:

Tarcisio Pinheiro
04/01/2009, 02:51
E aí amigos,

BLZZ!!!:concordo::concordo:

Consegui resolver o defeito do cambio,com R$ 00,00 (ZERO).
Não gastei nada!!!!

Olhem só: pra saber se o mecanico tinha razão, soltei o bujao do cambio
para saber se tinha mesmo trava quebrada, e não tinha nada no bujão, pois se tivesse quebrada, os pedaços tinham que estar no imã do bujão, OK!!

Então pedi a opinião de outro mecanico, e ele me fafou o seguinte:
- abaixa o cambio e retira dois parafusos da chapinha e depois estica
as molinhas (para dar mais pressão). (foto 3)

Aí eu levantei a frente do carro, coloquei os cavaletes e comecei.

Desmontei o console no interior do carro e retirei a alvanca do cambio.(foto 1e2)

Tirei os 4 para fusos do cadã (no dif traz);soltei os 8 paraf da travessa
que segura o cambio; tirei o coxim da cx de transf (este tem que trocar);
soltei os 6 paraf co coxim central do cambio;com o macaco jacaré levantei o cambio uns 5 cm e retirei a travessa; Baixei o cambio uns 30cm e fiz o que o mecanico orientou.(foto3)

Quando retirei a alvanca do cambio, já vi que tinha algo errado, tinha uma
folga no sentido vertical de 2,5mm, ai então retirei as barrachas sonfonadas e vi o defeito;

Desmontei a alavanca da peça de aluminio e coloquei um anel oring de 2,5mm, montei de novo e ficou bem justo, sem nenhuma folga.

Subi o cambio e montei tudo e experimentei o carro, ficou perfeito, os engates justos e macios.

Agora posso viajar tranquilo!!!!!!!


Ate mais!!!!!!!!!!:mrgreen::concordo:

Marlo
04/01/2009, 03:25
E aí amigos,

BLZZ!!!:concordo::concordo:

Consegui resolver o defeito do cambio,com R$ 00,00 (ZERO).
Não gastei nada!!!!

Que bom, pois já estava vendo locais com peças para câmbio. Muito Bom!

Este anel que foi trocado deixa a alavanca mais firme, é isso?

Precisa fazer tudo isso para trocar o anel ou somente desmontar o acabamento superior das alavancas?

Tarcisio Pinheiro
04/01/2009, 03:39
:mrgreen:E aí,

A alavanca ficou mais justa, o calço original parecia ser de uma borracha mole, não sei direito pois só tinha farelo dessa borracha.

Para trocar isso só precisa desmontar as partes interiores do carro e soltar os 4 parafusos da peça de aluminio que segura a alvanca (foto 1 e 2 )

Eu ia fotografar tudo mas, minha camera deu pau justo hoje, estas fotos são do site kiatechinfo

Obrigado pela preocupaçao de procurar peças!:palmas:

Marlo
04/01/2009, 05:20
:mrgreen:E aí,...

É que minha alavanca está meio boba e sua dica me pareceu oportuna. VOu ver o que faço. Obrigado!

Nava
04/01/2009, 14:21
Assim que eu terminar minha revisão postarei fotos aqui.

Sao atitudes como a do Tarcisio que aumentam mais o nosso conhecimento do carro e mais ainda o valor deste forum!

Parabens.

Júlio C. A. Santos
04/01/2009, 19:01
Nava,

Na minha assinatura: VELOCITY TUNER... veja o link abaixo:

http://www.quebarato.com.br/classificados/velocity-tuner-c-ar-traz-potencia-e-economia-para-seu-carro-30-__1394530.html (http://www.quebarato.com.br/classificados/velocity-tuner-c-ar-traz-potencia-e-economia-para-seu-carro-30-__1394530.html)

Tarcisio Pinheiro
04/01/2009, 20:38
Assim que eu terminar minha revisão postarei fotos aqui.

Sao atitudes como a do Tarcisio que aumentam mais o nosso conhecimento do carro e mais ainda o valor deste forum!

Parabens.

E aí,
BLZ!!!


Obrigado Nava, alguem ai tem idéia do preço $ do coxim do cambio, aquele da caixa de transferencia.

se souber , fala aí!!!!!!!!!:concordo:

Nava
05/01/2009, 13:12
Deixei endereços de lojas de peças de ctba no post da revisão, veja la que deve ter sim.

comenale
05/01/2009, 16:17
Pessoal,

Preciso fazer a manutenção na Roda Livre da viatura (a droga da mangueira do vácuo rompeu e a lama fez a festa no interior da RL:evil:) e consequentemente trocar a "junta".

Alguém sabe me dizer onde posso comprar essa "junta"?

Valeu!

Júlio C. A. Santos
05/01/2009, 19:31
Pessoal,

Às vezes faço uma visita aos nossos "Vizinhos do Fórum", e descobri no Fórum da Toyota um tópico chamado: "Qual óleo de motor misturar no diesel?". Dizem que adicionando um litro de óleo de motor no tanque de combustível, lubrificará a bomba injetora e irá melhorar o consumo consideravelmente, isso estava também no Fórum "Picapes 4x4" das Ford Ranger. Alguém já ouviu essa historia de algum mecânico?

comenale
05/01/2009, 20:03
Pessoal,

Às vezes faço uma visita aos nossos "Vizinhos do Fórum", e descobri no Fórum da Toyota um tópico chamado: "Qual óleo de motor misturar no diesel?". Dizem que adicionando um litro de óleo de motor no tanque de combustível, lubrificará a bomba injetora e irá melhorar o consumo consideravelmente, isso estava também no Fórum "Picapes 4x4" das Ford Ranger. Alguém já ouviu essa historia de algum mecânico?

Acho essa história de misturar óleo ao diesel um "mito", pois já ouvi várias versões. Ouvi até que misturar óleo de transmissão tem-se um efeito autolimpante:!:
Uma coisa é certa. Em ambos os casos a emissão de fumaça escura vai aumentar.
De qualquer forma vamos aguardar o pronunciamento dos demais companheiros.

MarcSport
05/01/2009, 22:10
Pessoal,

Às vezes faço uma visita aos nossos "Vizinhos do Fórum", e descobri no Fórum da Toyota um tópico chamado: "Qual óleo de motor misturar no diesel?". Dizem que adicionando um litro de óleo de motor no tanque de combustível, lubrificará a bomba injetora e irá melhorar o consumo consideravelmente, isso estava também no Fórum "Picapes 4x4" das Ford Ranger. Alguém já ouviu essa historia de algum mecânico?

Mito.
Antigamente recomendavam por "lubrificar" a bomba, mas não melhorava o consumo e gerava mais fumaça preta.
Um bombista já me recomendou que não colocasse pois impregnava o filtro de diesel, disse que a única condição em que "recomedava" era colocar no penúltimo tanque antes de trocar o filtro, deixar o tanque quase vazio, completar novamente só com diesel e depois trocar o filtro de combustível.
[]s

Robinho da Jaguatirica
06/01/2009, 08:37
Pessoal,

Às vezes faço uma visita aos nossos "Vizinhos do Fórum", e descobri no Fórum da Toyota um tópico chamado: "Qual óleo de motor misturar no diesel?". Dizem que adicionando um litro de óleo de motor no tanque de combustível, lubrificará a bomba injetora e irá melhorar o consumo consideravelmente, isso estava também no Fórum "Picapes 4x4" das Ford Ranger. Alguém já ouviu essa historia de algum mecânico?

Oi Júlio,

Lubrificante eu nunca ouvi falar, mas vez ou outra coloco meio litro de querosene, receita antiga, a muito tempo atrás tinha uma bombinha de querosene nos postos de combustível exatamente para colocar um tiquim junto com o diesel, no meu caso nunca ví diferença, nem a favor nem contra.

Boa lama!

Robinho

MarcSport
06/01/2009, 11:03
Oi Júlio,

Lubrificante eu nunca ouvi falar, mas vez ou outra coloco meio litro de querosene, receita antiga, a muito tempo atrás tinha uma bombinha de querosene nos postos de combustível exatamente para colocar um tiquim junto com o diesel, no meu caso nunca ví diferença, nem a favor nem contra.

Boa lama!

Robinho

O querosene era (e ainda é) usado em regiões muito frias, no Brasil não faz diferença...
[]s
Marcelo

Júlio C. A. Santos
06/01/2009, 21:37
É, acho que vou continuar usando o Bardahl Maxdiesel mesmo, já que tudo é "mito", obrigado pessoal.
Outra dúvida: Hoje falei com o meu mecânico sobre a possibilidade de instalar um filtro de ar maior na viatura, estamos pensando em um filtro do caminhão Mercedes 608 ou 709(os mesmos das Toyota Bandeirantes). O objetivo é aumentar uns 3 ou 5cv de potência e também a durabilidade do filtro, por ser maior demora mais para "entupir". Por onde eu ando, antes dos 5.000 km o filtro original já está "podre". Além disso, estou usando Velocity Tuner, que já aumentou uns 7cv. O meu mecânico falou também com o mecânico da Kia Motors sobre o uso de um filtro maior, e ele confirmou que haverá ganho de potência, mas será pouco, e que não danificará o motor. Já que minha Sport é diesel aspirada, vou ter que tentar, o motor é tão fraco que qualquer "cv" a mais é bem vindo. Mas enfim, o que vcs acham disso? Alguém já trocou o filtro original por outro maior? :pensativo:

Abraço

ALEXANDRE MIETTI
07/01/2009, 00:11
É, acho que vou continuar usando o Bardahl Maxdiesel mesmo, já que tudo é "mito", obrigado pessoal.
Outra dúvida: Hoje falei com o meu mecânico sobre a possibilidade de instalar um filtro de ar maior na viatura, estamos pensando em um filtro do caminhão Mercedes 608 ou 709(os mesmos das Toyota Bandeirantes). O objetivo é aumentar uns 3 ou 5cv de potência e também a durabilidade do filtro, por ser maior demora mais para "entupir". Por onde eu ando, antes dos 5.000 km o filtro original já está "podre". Além disso, estou usando Velocity Tuner, que já aumentou uns 7cv. O meu mecânico falou também com o mecânico da Kia Motors sobre o uso de um filtro maior, e ele confirmou que haverá ganho de potência, mas será pouco, e que não danificará o motor. Já que minha Sport é diesel aspirada, vou ter que tentar, o motor é tão fraco que qualquer "cv" a mais é bem vindo. Mas enfim, o que vcs acham disso? Alguém já trocou o filtro original por outro maior? :pensativo:

Abraço



Camarada, beleza.
Este Velocity Tuner aumenta mesmo a potencia e reduz o consumo como diz no site?
Quanto tempo vc já usa?
Sabe se dá para instalar no motor a Gasolina?
Vc pode mandar umas fotos?

Valeu e desculpe o interrogatório.

Marlo
07/01/2009, 08:17
....instalar um filtro de ar maior na viatura, estamos pensando em um filtro do caminhão ...Alguém já trocou o filtro original por outro maior? :pensativo:

Abraço


Não sei se é o que você está procurando. Tirei toda a parte de captação de ar da minha (mas é a gasolina) e coloque um cônico esportivo lavável. Se aumentou a potência não sei mas o Som ficou legal......

Comprei aqui:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396 (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396)

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396 (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396)

Tirei toda parte de captação e instalei eu mesmo. Era isso. :confused: ou é outra coisa que queres? Diesel é meio diferente!?!?

:pensativo:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=149513&d=1229913709

Yesca
07/01/2009, 11:29
Pessoal, preciso de uma dica de vocês. Esse final de semana aconteceu um tranco muito estranho na transmissão da minha Sport, duas vezes. Ao fazer uma curva um pouco acentuada para direita a uns 40Km/h, tracionando, senti e escutei um estalo vindo da roda traseira de dentro (da direita no caso), acompanhado de uma ligeira perda de tração.
Só consegui imaginar que o diferencial tivesse escapado um dente ou algo assim. Será que isso pode acontecer? Provavelmente não tem influência, mas recentemente eu troquei o óleo do diferencial.

Obrigado e abraços!
Marcello

Robinho da Jaguatirica
07/01/2009, 12:10
É, acho que vou continuar usando o Bardahl Maxdiesel mesmo, já que tudo é "mito", obrigado pessoal.
Outra dúvida: Hoje falei com o meu mecânico sobre a possibilidade de instalar um filtro de ar maior na viatura, estamos pensando em um filtro do caminhão Mercedes 608 ou 709(os mesmos das Toyota Bandeirantes). O objetivo é aumentar uns 3 ou 5cv de potência e também a durabilidade do filtro, por ser maior demora mais para "entupir". Por onde eu ando, antes dos 5.000 km o filtro original já está "podre". Além disso, estou usando Velocity Tuner, que já aumentou uns 7cv. O meu mecânico falou também com o mecânico da Kia Motors sobre o uso de um filtro maior, e ele confirmou que haverá ganho de potência, mas será pouco, e que não danificará o motor. Já que minha Sport é diesel aspirada, vou ter que tentar, o motor é tão fraco que qualquer "cv" a mais é bem vindo. Mas enfim, o que vcs acham disso? Alguém já trocou o filtro original por outro maior? :pensativo:

Abraço


Oi Júlio,

Quanto ao aditivo do diesel acho que nem precisa usar nada, na minha opinião não faz a menor diferença.
Uma melhor captação de ar é muito interessante, no seu caso ainda economizará o filtro aumentando o tempo de troca, deve ser bastante fácil uma gambiteck para instalar os filtros das Toyotas mesmo, acho que tem que prestar atenção é na resistência (passagem do ar) do filtro novo se não é maior que a do original, se for vai piorar a situação, contudo uma coisa é bem certa, aumentando o fluxo de ar diminuirá a fumaça e melhorará a queima do diesel, acho que mesmo se não ganhar potência economizará combustível e umas latinhas no bolso.


Boa lama!


Robinho

EDuarte
07/01/2009, 14:34
É, acho que vou continuar usando o Bardahl Maxdiesel mesmo, já que tudo é "mito", obrigado pessoal.
Outra dúvida: Hoje falei com o meu mecânico sobre a possibilidade de instalar um filtro de ar maior na viatura, estamos pensando em um filtro do caminhão Mercedes 608 ou 709(os mesmos das Toyota Bandeirantes). O objetivo é aumentar uns 3 ou 5cv de potência e também a durabilidade do filtro, por ser maior demora mais para "entupir". Por onde eu ando, antes dos 5.000 km o filtro original já está "podre". Além disso, estou usando Velocity Tuner, que já aumentou uns 7cv. O meu mecânico falou também com o mecânico da Kia Motors sobre o uso de um filtro maior, e ele confirmou que haverá ganho de potência, mas será pouco, e que não danificará o motor. Já que minha Sport é diesel aspirada, vou ter que tentar, o motor é tão fraco que qualquer "cv" a mais é bem vindo. Mas enfim, o que vcs acham disso? Alguém já trocou o filtro original por outro maior? :pensativo:

Abraço

Conta pra gente Julio sobre esse velocity tuner. Melhorou mesmo o rendimento?
Da mais detales
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
08/01/2009, 01:14
Sobre o VELOCITY TUNER,

Antes de usar o Velocity Tuner, o motor precisa estar com toda a manutenção em dia.

O QUE É O VELOCITY TUNER?: É uma peça semelhante a uma hélice que é instalada na mangueira de ar, na saída do filtro, usado em motores a gasolina ou diesel. Após ser filtrado, o ar passa pelas mangueiras com um certo atrito. Com o Velocity instalado depois do filtro, esse atrito do ar com as mangueiras é eliminado, o ar passa em forma de “tornado” pelas mangueiras, chegando mais rápido e com mais eficiência ao motor. Os filtros de ar de caminhões têm esse mecanismo embutido na saída do filtro, provando que realmente é útil.

POTÊNCIA: Esse sistema "promete" aumento de até 16% de potência, isso significa:

Motor 2.0 turbodiesel 87cv + 16% = 100cv (um MWM MAXION 2.5 tem 95cv) :dance:

Motor 2.0 16v gasolina 128cv + 16% = 148cv (uma S10 2007 flex tem 147 cv) :dance:

Motor 2.2 diesel aspirado 65cv + 16% = 75cv (uma Toyota Hilux 97 tem 77cv) :putz:

"Teoricamente" é pra ser assim, mas esses valores podem variar de carro pra carro segundo a fábrica. Na minha Sportage 2.2 diesel deve ter aumentado uns 8cv, realmente fez diferença, e o bom de tudo é que reduz drasticamente a fumaça preta.

CONSUMO: A "promessa" da redução do consumo de diesel ou gasolina é de até 31%. No meu caso, reduziu uns 15%.

O meu Velocity Tuner fiz em casa. Um original custa R$ 122,00. Estou usando há duas semanas.

Abraço

ALEXANDRE MIETTI
08/01/2009, 08:38
Sobre o VELOCITY TUNER,

Antes de usar o Velocity Tuner, o motor precisa estar com toda a manutenção em dia.

O QUE É O VELOCITY TUNER?: É uma peça semelhante a uma hélice que é instalada na mangueira de ar, na saída do filtro, usado em motores a gasolina ou diesel. Após ser filtrado, o ar passa pelas mangueiras com um certo atrito. Com o Velocity instalado depois do filtro, esse atrito do ar com as mangueiras é eliminado, o ar passa em forma de “tornado” pelas mangueiras, chegando mais rápido e com mais eficiência ao motor. Os filtros de ar de caminhões têm esse mecanismo embutido na saída do filtro, provando que realmente é útil.

POTÊNCIA: Esse sistema "promete" aumento de até 16% de potência, isso significa:

Motor 2.0 turbodiesel 87cv + 16% = 100cv (um MWM MAXION 2.5 tem 95cv) :dance:

Motor 2.0 16v gasolina 128cv + 16% = 148cv (uma S10 2007 flex tem 147 cv) :dance:

Motor 2.2 diesel aspirado 65cv + 16% = 75cv (uma Toyota Hilux 97 tem 77cv) :putz:

"Teoricamente" é pra ser assim, mas esses valores podem variar de carro pra carro segundo a fábrica. Na minha Sportage 2.2 diesel deve ter aumentado uns 8cv, realmente fez diferença, e o bom de tudo é que reduz drasticamente a fumaça preta.

CONSUMO: A "promessa" da redução do consumo de diesel ou gasolina é de até 31%. No meu caso, reduziu uns 15%.

O meu Velocity Tuner fiz em casa. Um original custa R$ 122,00. Estou usando há duas semanas.

Abraço


Muito interessante, vc disse que fez em casa, vc tirou as medidas de um original ou vc mesmo projetou?
deve-se obedecer algum angulo de inclinação das "pás", tem alguma medida correta?
Por favor, nos passe maiores informações.
Um abraço.

EDuarte
08/01/2009, 09:36
Muito interessante, vc disse que fez em casa, vc tirou as medidas de um original ou vc mesmo projetou?
deve-se obedecer algum angulo de inclinação das "pás", tem alguma medida correta?
Por favor, nos passe maiores informações.
Um abraço.
X2...
Muito interessante.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
08/01/2009, 22:26
1 – Corte um pedaço de cartolina nas medidas: 4 cm x 22,5cm
2 – Ao longo da cartolina faça marcações de 2.5cm de distância
3 – As marcações de 2,5cm são os pontos de corte, a profundidade do corte será de 2 cm.
4 – Dobre as pontas onde foram feitos os cortes, de preferência para o lado direito.
5 – Molde a cartolina em formato cilíndrico, é exatamente assim que ficará o produto final.

O único material considerado seguro para fazer isso é o aço inox.

Alumínio: O alumínio é muito mole, a “hélice” pode se deslocar dentro da mangueira com o tempo, e mesmo se usar uma chapa mais espessa vai gerar atrito com o ar. Já vi na internet, gente fazer a hélice com uma latinha de refrigerante, é muito mole, não dura muito tempo. :discordo:

Ferro: Logicamente vai enferrujar. Pedaços de ferrugem entrando no motor não seriam nada bons. :discordo:

Ferro com pintura: esqueça, e se a tinta começar a se soltar? :discordo:

Plástico: nem pense nisso. :discordo:

Aço inox: Proporciona uma melhor fixação na mangueira, agüenta temperatura sem se deformar, não enferruja, não descasca, é maleável, perfeito. :concordo:

OBS.: Use uma chapa com uma espessura que você possa entortar com um alicate. Para cortar a chapa de inox use uma máquina com disco de corte para metais, vai cortar bem fácil. Após dobrar as “pás” passe uma lixa em volta delas para tirar os pedaços de inox provenientes do corte que possam se desprender.

Abraço

ALEXANDRE MIETTI
08/01/2009, 23:38
O negócio tá ficando bom :palmas:

Outro dia tava conversando com meu primo, sobre uns colegas dele que preparavam motos para competição, e um dos mecetes era polir todos os caminhos por onde passava o ar, para da menos atrito.

Trocar tb aquela mangueira corrugada após o filtro por uma lisa, deve ajudar também.

Valeu.

Júlio C. A. Santos
08/01/2009, 23:54
É verdade Alex,

Pensei em colocar um cano de metal no lugar mangueira e usar borracha apenas nas pontas para fixar o cano e dar flexibilidade. Ficaria bom esteticamente, e deixaria o motor parecendo "preparado". Acho que ajudaria no fluxo de ar em conjunto com Velocity Tuner. Quem prepara motores para competição sabe que o aumento do desempenho vem dos mínimos ajustes feitos no motor, é de tudo um pouco.

Abraço

Marcos Vaz
09/01/2009, 11:51
Amigos, alguém já precisou trocar o retentor de válvula da Sport 2.0 16v ?
Existe algum que substitua o original?
Peço ajuda a todos.

Grato

EDuarte
09/01/2009, 15:08
Perfeito Julio, mais uma vez vc é o cara.
Só uma observação, vc e o Alex estavam comentando em trocar a mangueira corrugada, acho que não seria possivel pois o filtro de ar é fixo e o motor vibra, por isso ela é corrugada, pra aconpanhar a vibração e o movimento lateral do motor que estica suavimente a mangueira. Mas...
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
09/01/2009, 16:04
É verdade Eduardo,

Minha intenção era colocar um cano de alumínio e fixá-lo com um pedaço de mangueira corrugada para absorver a vibração do motor, mas acho que vou deixar a mangueira original, um cano de alumínio seria curto demais e não sei se faria diferença. Nos carros de competição esses canos são usados quando a distância entre o filtro e o motor é muito grande, não é nosso caso.

Abraço

EDuarte
09/01/2009, 16:35
É verdade Eduardo,

Minha intenção era colocar um cano de alumínio e fixá-lo com um pedaço de mangueira corrugada para absorver a vibração do motor, mas acho que vou deixar a mangueira original, um cano de alumínio seria curto demais e não sei se faria diferença. Nos carros de competição esses canos são usados quando a distância entre o filtro e o motor é muito grande, não é nosso caso.

Abraço
É verdade Julio.
Estou apostando nessa sua engenhoca, se for isso mesmo que vc diz, vou ficar muuuuito contente.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
09/01/2009, 16:44
É verdade Julio.
Estou apostando nessa sua engenhoca, se for isso mesmo que vc diz, vou ficar muuuuito contente.
[]s
(DU)

Fala Edu, beleza, to a fim de fazer a engenhoca, mas aqui onde eu moro é impossível, apartamento, se eu mesmo for fazer, só em Fevereiro, pois estarei de fárias e vou para o sítio do meu avô, e lá tenho condições.
Se tiver a fim de fazer tb, por aqui, dá um toque, trabalho com auto cad e até já fiz o desenho, só falta imprimir.:concordo:

EDuarte
09/01/2009, 16:49
Fala Edu, beleza, to a fim de fazer a engenhoca, mas aqui onde eu moro é impossível, apartamento, se eu mesmo for fazer, só em Fevereiro, pois estarei de fárias e vou para o sítio do meu avô, e lá tenho condições.
Se tiver a fim de fazer tb, por aqui, dá um toque, trabalho com auto cad e até já fiz o desenho, só falta imprimir.:concordo:
Demorô, me manda esse desenho que se funfar legal, pretendo produzir e ganhar uns troquinho, de leve. rsss Ai ja fasso um pra vc tbm.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
09/01/2009, 16:58
Demorô, me manda esse desenho que se funfar legal, pretendo produzir e ganhar uns troquinho, de leve. rsss Ai ja fasso um pra vc tbm.
[]s
(DU)

Vou mandar por e-mail, manja de auto-cad tb?

Não esquece de quando produzir, tem que por tb o Juliobf161 na parada, ele que deu as coordenadas, será que ele patenteou??? :grin:

Se não ...:dance:

Aí é só sepreparar para arrancar uns trocos dos colegas do fórum $$$:mrgreen:$$$

Um abraço.

jgneves
09/01/2009, 17:39
Julio,
Só um palpite, ou talvez possa dar certo
Será que não dá pra confeccionar a "hélice" em metal galvanizado (utilizado em calhas e rufos para telhado) ele não enferruja, não precisa de pintura e é mais resitente que o aluminio e mais maleável que o aço. Pode ser cortado com tesourão próprio e cravado com arrebite ou mesmo soldado.

jgneves
09/01/2009, 18:37
Julio,
Cortei o molde conforme os dados de medida fornecido por vc. Verifiquei que para encaixar dentro da mangueira corrugada o ultimo dente sobrepõe o primeiro, correto? Desta forma elimina-se o primeiro ou ultimo e realiza-se a solda, confere? (o que vi no mercado livre parece que cortaram um cano de pvc e após o s cortes deram calor e dobraram os dentes - horrível)

Júlio C. A. Santos
09/01/2009, 19:22
Pessoal,

Eu quase usei metal galvanizado para fazer a hélice, é uma boa opção. Quando a hélice se fecha, uma pá se sobrepõe sobre a outra, é assim mesmo. As pontas da hélice não podem ser soldadas, pois o que fixa ela na mangueira é justamente a resistência que ela tem ao tentar se abrir, por isso não se deve usar uma chapa tão fina. :pensativo:

Obs.: Na verdade, existem três marcas diferentes dessa hélice sendo vendidas por aí, são elas: VELOCITY TUNER, VORTEX e TORNADO. Essas três marcas não seguem as mesmas medidas. A hélice que fabriquei, usei apenas o "olhômetro", e deu certo, fez muita diferença no motor. O que importa é o efeito. Não patenteei (risos), só copiei, mas se uma versão caseira mais "refinada" começar a ser vendida por aí, ok. :concordo:

A hélice da marca TORNADO é diferente, tirem umas idéias. (foto)

Costa Junior
10/01/2009, 09:44
Não sei se é o que você está procurando. Tirei toda a parte de captação de ar da minha (mas é a gasolina) e coloque um cônico esportivo lavável. Se aumentou a potência não sei mas o Som ficou legal......

Comprei aqui:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396 (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396)

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396 (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=82985396)

Tirei toda parte de captação e instalei eu mesmo. Era isso. :confused: ou é outra coisa que queres? Diesel é meio diferente!?!?

:pensativo:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=149513&d=1229913709

Bem, Amigos.
O que voces acham deste filtro de ar do Marlo? Vale a pena? Prejudica alguma coisa o motor? Adiciona allgum beneficio ao motor? Gosdaria de ver opiniões dos mais experientes. Estou interessado.
Costa Junior

Costa Junior
10/01/2009, 12:34
Valeu pelo incentivo DU.
Ainda não achei os retentores, vou pesquisar preços ainda. quero comparar com os preços que vi lá na rockauto.com. (foto). vou viajar dia 25 de dezembro e derepente se o preço for mais em conta vou comprar lá nos EUA.
E ai nao tá afim de passar um final de semana prolongado aqui em Floripa lá por meados de janeiro??. Pode ficar na minha casa, ai arrumamos as viaturas e fazemos uns passeios por aqui e aquele churras.que acha??
[]s
mateus
Oi, life´s a beach
Fiz este serviços recentement na minha viatura, com um mecanico.
O retentor responsavel pela entrada de agua, é aquel numero 20. é o retentor da 4x4. Se não tiver vacuo na roda livre, é porque ele está danificado. É um retentor fabricado nos EEUU grande e aki em Natal, paguei 155,00 por um. O outro, o numero 15 e o que os mecanicos aki chamam de gaxeta. serve apenas para proteger os rolamentos, contendo a graxa dos mesmos. A desmontagem, é realmente como foi postado pelo DU.
Tem tambem, junto deste retenro numero 20, um rolamento pequeno de agulha. Aki custou 40,00 pilas. É bomtrocar logo.
Fiz o serviços de uma roda, a tração está funcionando beleza, mas vou ver se me atrevo a troca o retentor da outra roda. Caso ´consiga o retentor (grande ) aí a preço melhor, por favor me informe. Quero comprar um para a outra roda.
Costa Junior

MarcSport
10/01/2009, 14:18
Em geral, aumentando-se a entrada de ar no motor, obtem-se melhor rendimento, porém a diferença é praticamente imperceptível, para saber se o carro vai "andar mais" é só tirar o filtro de verificar se o comportamento do carro melhora, mas faça isso na cidade e locais com pouca poeira e limite-se a algumas centenas de metros.
Na instalação de filtros diferentes deve-se tomar cuidado com a capacidade de filtragem dos mesmos, em geral filtros "esportivos" não filtram tão bem quanto os originais e não são indicados para off road.
[]s
Marcelo

Costa Junior
11/01/2009, 12:49
Galera,

Dias atrás postei que a temperatura do óleo da minha viatura trabalhava bem acima da água, instalando mais reloginhos acabei mudando o local do sinal deste relógio da entrada da turbina para a entrada da cebolinha de pressão original, com isso descobri que o calor da turbina esquentava o sensor, e este passava um sinal maqueado muito acima da real temperatura do óleo, agora com o novo sinal a temperatura anda junto e até um pouco abaixo da temperatura da água. Acabou o susto de subir serras e ver a temperatura do óleo chegando aos 125º...:shock:


Boa lama!



Robinho

Oi, Trojão.
Anates de tudo, obrigado pelas dicas e prontidão com que tem respondido minhas duvidas sobre sportage. É o parimeiro 4x4 que possuo e as duvidas são muitas.ATenho me espelhado muito na sua e de outros sportagers sempre de boa vontade para nos atender quando temos duvidas.
Com relação a temeratura , a instalação dos reloginhos para agua e óleo, sigo suas instruções. Já intalei o da água e agora vou instalar o do óleo, inclusive já comprei na Wolloko. Agora , vejo que vc mudou o local de instalação do sensor, encontrando um ponto melhor, que o que vc havia intalado anteriorment. Vc poderia nos colocar onde fica o novo local? , se possível, com uma foto, se não for pedir demais.
Com as dicas de vcs, já estou mexendo na mecanica da viatura.
Com relação a traçaoa 4x4, só não coloquei completamente a roda livre para funcionar, pq o problema era no retentor mais interno, o da 4x4, que fica na manga de eixo e portanto, mais complicado para trocar, pois ainda não disponho das ferramentas adequadas para desmontar tudo.
Abraços agradecidos a todos os que atendem os que tem duvidas
Costa Junior

Costa Junior
11/01/2009, 13:02
Tenho enfrentado um probleminha na minha vtr e gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Qdo a viatura atinge os 100km/h, começa a trepidar. Alaguem já passou por isso, ou sabe o que é?
Costa Junior

Robinho da Jaguatirica
11/01/2009, 14:32
Tenho enfrentado um probleminha na minha vtr e gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Qdo a viatura atinge os 100km/h, começa a trepidar. Alaguem já passou por isso, ou sabe o que é?
Costa Junior

Oi Costa Júnior,

O melhor local para tirar o sinal da temperatura do óleo é junto da cebolinha de pressão de óleo, tem que instalar o "T" e dá certinho, vou tentar tirar a foto para ilustrar melhor.
Dê mais detalhes desta trepidação, pode ser desbalanceamento de alguma roda, desbalanceamento do cardã, ou cardã dianteiro girando direto no 4x2 (roda livre travada).
Espírito jipeiro é isso, dar pitacos, compartilhar algum conhecimento, aprender muito com as dúvidas dos amigos.:dance:

Boa lama!


Robinho

Costa Junior
11/01/2009, 17:01
Oi Costa Júnior,

O melhor local para tirar o sinal da temperatura do óleo é junto da cebolinha de pressão de óleo, tem que instalar o "T" e dá certinho, vou tentar tirar a foto para ilustrar melhor.
Dê mais detalhes desta trepidação, pode ser desbalanceamento de alguma roda, desbalanceamento do cardã, ou cardã dianteiro girando direto no 4x2 (roda livre travada).
Espírito jipeiro é isso, dar pitacos, compartilhar algum conhecimento, aprender muito com as dúvidas dos amigos.:dance:

Boa lama!


Robinho

oI, Trojão.
Laamentavelmente, não sei como explicar melhor. Quando a vtr atinge os 91/100 km/h, atrepida e fica um baruhinho tipo ronco dentro do jipe.
Não sinto a direção tremer, será que mesmo assim, pode ser roda desbalanceada?. Não sei porque, cheguei a desconfiar dos amortecedores, será que pode ser? Amanhã, vou levar numa loja para verificar o balanceamento das rodas. Aguardo as fotos
Obrigado mais uma vez

Robinho da Jaguatirica
11/01/2009, 20:20
oI, Trojão.
Laamentavelmente, não sei como explicar melhor. Quando a vtr atinge os 91/100 km/h, atrepida e fica um baruhinho tipo ronco dentro do jipe.
Não sinto a direção tremer, será que mesmo assim, pode ser roda desbalanceada?. Não sei porque, cheguei a desconfiar dos amortecedores, será que pode ser? Amanhã, vou levar numa loja para verificar o balanceamento das rodas. Aguardo as fotos
Obrigado mais uma vez
Se a direção não treme não é desbalanceamento de rodas, tá mais pra cardã dianteiro, faz o seguinte teste, com a viatura ligada, ponto morto, 4x2, abra o capô e perceba onde está o cardã dianteiro, olhando do lado da bateria dá pra perceber, dê uma leve empurrada na viatura e perceba se o cardã gira, se girar tá travado pelas RL's, aí estará descoberto o motivo da trepidação. Mas se não estiver girando, daí pode ser o trazeiro desbalanceado, se não for isso, não me passa pela cabeça o que pode estar acontecendo.

Boa lama!


Robinho

Júlio C. A. Santos
11/01/2009, 21:10
Isso aconteceu comigo, eram os quatro amortecedores detonados, aí nem roda balanceada não tava tirando a trepidação. Troquei somente os amortecedores dianteiros, e já acabou a trepidação.

Costa Junior
11/01/2009, 22:00
1 – Corte um pedaço de cartolina nas medidas: 4 cm x 22,5cm
2 – Ao longo da cartolina faça marcações de 2.5cm de distância
3 – As marcações de 2,5cm são os pontos de corte, a profundidade do corte será de 2 cm.
4 – Dobre as pontas onde foram feitos os cortes, de preferência para o lado direito.
5 – Molde a cartolina em formato cilíndrico, é exatamente assim que ficará o produto final.

O único material considerado seguro para fazer isso é o aço inox.

Alumínio: O alumínio é muito mole, a “hélice” pode se deslocar dentro da mangueira com o tempo, e mesmo se usar uma chapa mais espessa vai gerar atrito com o ar. Já vi na internet, gente fazer a hélice com uma latinha de refrigerante, é muito mole, não dura muito tempo. :discordo:

Ferro: Logicamente vai enferrujar. Pedaços de ferrugem entrando no motor não seriam nada bons. :discordo:

Ferro com pintura: esqueça, e se a tinta começar a se soltar? :discordo:

Plástico: nem pense nisso. :discordo:

Aço inox: Proporciona uma melhor fixação na mangueira, agüenta temperatura sem se deformar, não enferruja, não descasca, é maleável, perfeito. :concordo:

OBS.: Use uma chapa com uma espessura que você possa entortar com um alicate. Para cortar a chapa de inox use uma máquina com disco de corte para metais, vai cortar bem fácil. Após dobrar as “pás” passe uma lixa em volta delas para tirar os pedaços de inox provenientes do corte que possam se desprender.

Abraço


Julio,
Estou interessado nesta peça e acompanhei o descrição de sua confecção. Só gostaria de saber a espessura da chapa de aço inxidavel para sua confecção. Acho que uma de maior espessura, da trabalho pra cortar.
Obrigado Costa Junior

Costa Junior
11/01/2009, 22:02
1 – Corte um pedaço de cartolina nas medidas: 4 cm x 22,5cm
2 – Ao longo da cartolina faça marcações de 2.5cm de distância
3 – As marcações de 2,5cm são os pontos de corte, a profundidade do corte será de 2 cm.
4 – Dobre as pontas onde foram feitos os cortes, de preferência para o lado direito.
5 – Molde a cartolina em formato cilíndrico, é exatamente assim que ficará o produto final.

O único material considerado seguro para fazer isso é o aço inox.

Alumínio: O alumínio é muito mole, a “hélice” pode se deslocar dentro da mangueira com o tempo, e mesmo se usar uma chapa mais espessa vai gerar atrito com o ar. Já vi na internet, gente fazer a hélice com uma latinha de refrigerante, é muito mole, não dura muito tempo. :discordo:

Ferro: Logicamente vai enferrujar. Pedaços de ferrugem entrando no motor não seriam nada bons. :discordo:

Ferro com pintura: esqueça, e se a tinta começar a se soltar? :discordo:

Plástico: nem pense nisso. :discordo:

Aço inox: Proporciona uma melhor fixação na mangueira, agüenta temperatura sem se deformar, não enferruja, não descasca, é maleável, perfeito. :concordo:

OBS.: Use uma chapa com uma espessura que você possa entortar com um alicate. Para cortar a chapa de inox use uma máquina com disco de corte para metais, vai cortar bem fácil. Após dobrar as “pás” passe uma lixa em volta delas para tirar os pedaços de inox provenientes do corte que possam se desprender.

Abraço

Julio,

estou interessado na confeção desta peça e gostaria se saber qual a espessura da chapa que vc recomenda.
Abraçosa
Costa Junior

EDuarte
12/01/2009, 11:18
Pessoal,

[COLOR=black][FONT=Verdana]Eu quase usei metal galvanizado para fazer a hélice, é uma boa opção.

Tudo bem Julio?

Na minha humilde opinião, acho que não daria certo usar esse tipo de chapa pois por ela ser muito fina e a suxão do motor ser violenta, acredito que iria desdobrar as abas ou pior ainda, deformar a peça e suga-la pra dendro.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
12/01/2009, 13:11
Demorô, me manda esse desenho que se funfar legal, pretendo produzir e ganhar uns troquinho, de leve. rsss Ai ja fasso um pra vc tbm.
[]s
(DU)

E ae camarada, recebeu o desenho ?

EDuarte
12/01/2009, 13:52
E ae camarada, recebeu o desenho ?
Recebi sim Alex, mas ainda não pude ver porque preciso instalar o cad, assim que montar e testar mando noticias. Valeu.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
12/01/2009, 16:50
Pessoal,

Não sei exatamente a espessura da chapa, tem 1 mm ou mais. A minha chapa cortei com uma máquina e disco de corte para metais, pois se a chapa for tão fina a ponto de poder cortar com algum tipo de tesoura, então não vai agüentar o fluxo de ar, e nem vai ficar fixa na mangueira por muito tempo. Com uma máquina com disco de corte você leva uns 2 min. para cortar tudo e evita imperfeições no corte.
É assim mesmo, isso é meio trabalhoso, para se ter uma idéia, essas hélices originais são cortadas a laser.

Dica: Procure uma chapa com 4 cm de largura, aí você terá somente o trabalho de cortar só o comprimento que precisa, e fazer as hélices, foi assim que eu fiz. Comprei uma chapa de 4 cm x 1,20m e sobrou.

Abraço

EDuarte
12/01/2009, 17:01
Pessoal,

Não sei exatamente a espessura da chapa, tem 1 mm ou mais. A minha chapa cortei com uma máquina e disco de corte para metais, pois se a chapa for tão fina a ponto de poder cortar com algum tipo de tesoura, então não vai agüentar o fluxo de ar, e nem vai ficar fixa na mangueira por muito tempo. Com uma máquina com disco de corte você leva uns 2 min. para cortar tudo e evita imperfeições no corte.
É assim mesmo, isso é meio trabalhoso, para se ter uma idéia, essas hélices originais são cortadas a laser.

Dica: Procure uma chapa com 4 cm de largura, aí você terá somente o trabalho de cortar só o comprimento que precisa, e fazer as hélices, foi assim que eu fiz. Comprei uma chapa de 4 cm x 1,20m e sobrou.

Abraço
Me tira uma duvida irmão, vc instalou a engenhoca antes ou depois do sensor MAF?
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
12/01/2009, 17:15
Putz! Sensor MAF?!! :pensativo: O meu motor é diesel, não tem sensor nenhum. Descupe amigão, vou procurar isso no site do Velocity Tuner, aguarde.

Abraço

EDuarte
12/01/2009, 17:25
Putz! Sensor MAF?!! :pensativo: O meu motor é diesel, não tem sensor nenhum. Descupe amigão, vou procurar isso no site do Velocity Tuner, aguarde.

Abraço
Tem razão, falha minha, esqueci desse detale.
Valeu
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
12/01/2009, 17:48
Em todas as instruções que vi na internet, a hélice é instalada na entrada da mangueira de ar, sem exceções. Emprestei a foto da Sportage do Marlo para mostrar aonde vai a hélice no motor a gasolina. É sempre na mangueira de ar após a abraçadeira que é fixada á caixa do filtro, independente de ter ou não um sensor. Acho que o sensor que você se refere é aquele antes da mangueira, mas o local de instalação da hélice é ali mesmo onde está marcado com um "x".

Abraço

EDuarte
12/01/2009, 17:57
Intendi Julio, se for ali, é depois do sensor MAF, o que me deixa com a pulga atras da orelha, pois assim a pressão que entra no motor vai ser diferente da lida pelo sensor. Acho que terei que colocar e testar, se der erro troco de posição.
valeu a dica e a "prestatividade".
[]s
(DU)

MarcSport
12/01/2009, 18:08
Julio.

O quanto vc conseguiu de melhora em desempenho e consumo.
Desculpe-me mas sou descrente nesse tipo de produto.

[]s
Marcelo

Gleison BH
12/01/2009, 18:23
Caro Costa Junior. A minha começou a vibrar/rocar acima de 90km/h. Depois de um tempo acima de 60km/h. Mais uns dias acima de 40km/h. Era o rolamento da roda.

Se for rolamento mesmo, com o tempo o barulho vai aumentar...


Tenho enfrentado um probleminha na minha vtr e gostaria de saber se alguem pode me ajudar. Qdo a viatura atinge os 100km/h, começa a trepidar. Alaguem já passou por isso, ou sabe o que é?
Costa Junior

Costa Junior
12/01/2009, 19:23
Caro Costa Junior. A minha começou a vibrar/rocar acima de 90km/h. Depois de um tempo acima de 60km/h. Mais uns dias acima de 40km/h. Era o rolamento da roda.

Se for rolamento mesmo, com o tempo o barulho vai aumentar...

Obrigado,
Gleison.
Já consegui algumas informações aki e vou começar pelo alinhamento e balanceamento das rodas. Caso persista, continuarei pelos rolamentos e amortecedores. A causa tem que estar por ai, conforme opinaram os amigos do forum
Abraços
Costa Junior

Costa Junior
12/01/2009, 19:27
Pessoal,

Não sei exatamente a espessura da chapa, tem 1 mm ou mais. A minha chapa cortei com uma máquina e disco de corte para metais, pois se a chapa for tão fina a ponto de poder cortar com algum tipo de tesoura, então não vai agüentar o fluxo de ar, e nem vai ficar fixa na mangueira por muito tempo. Com uma máquina com disco de corte você leva uns 2 min. para cortar tudo e evita imperfeições no corte.
É assim mesmo, isso é meio trabalhoso, para se ter uma idéia, essas hélices originais são cortadas a laser.

Dica: Procure uma chapa com 4 cm de largura, aí você terá somente o trabalho de cortar só o comprimento que precisa, e fazer as hélices, foi assim que eu fiz. Comprei uma chapa de 4 cm x 1,20m e sobrou.

Agradeço pela resposta.
Acho que o corte pode ser com serra tico-tico, não? Tenho muito medo de disco de corte, pois ja vi um acidente brabo, com essa maquina.
Vou tentar e posto o resultado que conseguir, r se melhorou a potencia e economia de combustivel.
Abraços
Costa Junior
Abraço


Agradeço pela resposta, Julio.
Acho que o corte pode ser com serra tico-tico, não? Tenho muito medo de disco de corte, pois ja vi um acidente brabo, com essa maquina.
Vou tentar e posto o resultado que conseguir, r se melhorou a potencia e economia de combustivel.
Abraços
Costa Junior

Marlo
12/01/2009, 20:57
Em todas as instruções que vi na internet, a hélice é instalada na entrada da mangueira de ar, sem exceções. Emprestei a foto da Sportage do Marlo......:concordo: Opa.Pode usar as fotos a vontade. :-D

Marlo
12/01/2009, 21:10
.... tentar e posto o resultado que conseguir, r se melhorou a potencia e economia de combustivel.....

Ei. Sem querer estragar o espírito 4x4 mas o que estão tentando fazer não é isso ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83338059-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83338059-_JM)

Em inox e com vários diâmetros etc. Vê se é isso? :neutral:

Júlio C. A. Santos
12/01/2009, 22:39
Correto Marlo, é isso mesmo que estamos tentando copiar. Eu mesmo fiz em casa e deu certo.

Júlio C. A. Santos
12/01/2009, 22:54
O consumo, ainda estou rodando por uma variedade de terrenos e todas as situações possíveis para saber exatamente o quanto ficou mais econômico.

Pessoal, vocês têm motores 2.0 16v 128cv (gasolina) e 2.0 87cv (turbodiesel). Seus motores são suficientes:concordo:.
Meu motor 2.2 diesel tem 65cv:putz:. Quem sabe pra vocês essa hélice pode não ser tão útil como foi pra mim, :pensativo: é que o meu motor é tão fraco que qualquer "cv" a mais faz diferença. Tenho certeza de uma coisa: Vou deixar o Velocity Tuner pra sempre no meu motor.

Abraço

EDuarte
13/01/2009, 10:06
Como não vou gastar nada, e será uma experiencia a mais, pretendo fazer e instalar tambem. Mas acredito que funcione sim, tenho lido em muitos sites da net neguinho metendo o pau dizendo que é furada, que é pra tirar dinheiro de trouxa, etc... e alguns dizendo que funciona mesmo. O interessante é que quem mete o pau nunca usou, e quem diz que funciona tem instalado, que é o caso do julio. Mas tem um outro lado tambem, pode ser que quem tem instalado não quer dar o braço a torcer dizendo que não funciona e passar por trouxa né. Mas sinceramente eu acredito no Julio.
[]s
(DU)

RILDO FILHO
13/01/2009, 15:20
Amigos, boa tarde.

Eu fiz uma viagem de 800 km recentemente e o motor da minha vtr. jogou muito óleo pela mangueira do suspiro do motor para o compartimento do filtro de ar, inclusive inutilizando o mesmo. Gostaria de saber dos amigos o que poderia estar causando isto, alguém já teve o mesmo problema, qual seria a solução?.

Forte abraços a todos.

Rildo Filho

EDuarte
13/01/2009, 16:21
O motor apresenta algum outro sintoma Rildo, como por exemplo fraco?
Pode ser o respiro entupido ou aneis e camisas gastos, pois quando estão muito gastos vasa compressão pra dentro do motor ocasionando esse tipo de problema.
[]s
(DU)

FERNANDO SILVA SG
13/01/2009, 22:17
O motor apresenta algum outro sintoma Rildo, como por exemplo fraco?
Pode ser o respiro entupido ou aneis e camisas gastos, pois quando estão muito gastos vasa compressão pra dentro do motor ocasionando esse tipo de problema.
[]s
(DU)
o amigo tenta me ajudar preciso saber ponto de explosão e ponta da coreia dentada da sportage 99 2.0 16v ja procurei tudo e nao achei

Costa Junior
13/01/2009, 23:22
Lí aki no forum, que as buchas da alavanca de marcha da Pampa Ford, servem direitinho na sportage, resolvendo o problema da alavanca de marcha bamba, que toda sportage tem.
Comprei o jogo de buchas e levei pro mecanico trocar. Depois de sacar a alavanca de marcha retirar todo o sistema de embuchamento e colocar as novas buchas, resolvi deixar com as antigas, pois estas estavam mais firmes que as novas, as da pampa.
O mecanico voltou a montar a alavanca com as buchas antigas, originais e misteriosamente, resolveu o problema da alavanca de marcha, que está firme como nunca, perfeita como a de um carro novo.
O mecanico não entende o que aconteceu.
Começo a desconfiar , que este problema, pode ser resolvido sem troca de peça, mas quem sabe, por um ajuste no sistema, que o meca não ateve a inatenção de fazê-lo.
Quem tiver opinião que se pronuncie.
Costa Junior

Júlio C. A. Santos
13/01/2009, 23:41
Tarcisio,

Você comentou que colocou um anel "o-ring" na alavanca e tirou a folga. Tudo isso pode ser feito sem ter que baixar o câmbio?

Se for possível tirar a folga da alavanca sem ter que trocar nada então deve existir um tipo de regulagem.

Alguém mais tem fotos deste procedimento?

Robinho da Jaguatirica
14/01/2009, 08:36
Amigos, boa tarde.

Eu fiz uma viagem de 800 km recentemente e o motor da minha vtr. jogou muito óleo pela mangueira do suspiro do motor para o compartimento do filtro de ar, inclusive inutilizando o mesmo. Gostaria de saber dos amigos o que poderia estar causando isto, alguém já teve o mesmo problema, qual seria a solução?.

Forte abraços a todos.

Rildo Filho

Oi Rildo Filho,

Pelo que vc está dizendo seu motor está escapando compressão para o cárter em excesso:putz:, o suspiro não está entupido, se fosse entupimento a vareta pularia e vc perderia o óleo por ela, é sinal claro de camisas gastas, anéis gastos ou até mesmo montado errado:parede:. É retífica mesmo, esta melação toda é o sinal da compressão, algum vapor sai mesmo pela vareta "aberta" e pela mangueira do suspiro que reaproveita os gases na câmara de combustão, mas melar é outra estória.
Vai dando notícia pra galera, seu caso é extremamente informativo, poderá ser trocado apenas as camisas, anéis e junta do cabeçote, o resto pode estar tudo perfeito.

Boa lama!


Robinho

Audi80
14/01/2009, 10:51
Amigos,

Deixe-me contar um causo... Minha sportage é Gasolina/GNV... tenho habito de andar sempre na gasolina, o GNV é só pra ajudar em alguma situação, mas estava em Buzios no final do ano e como estava me deslocando a baixa velocidade, resolvi passar o carro pro GNV...andei uns 5kms, quando voltei pra gasolina ela nao ficou boa... morria, nao tinha lenta direito e parecia estar afogada... voltei de viagem no GNV, numa boa pq andando na gasolina ela nao tinha força nenhuma e se forçasse ela estourava... pois bem...

... de volta do Rio, mandei p oficina e o mecanico veio logo dizendo que era culpa da MAF... mas ninguem tinha o computador pra passar no carro. Tudo foi testado, linha de combustivel ok, bomba, regulador... mas ela continuava assim. Tirei o carro dessa oficina e mandei pra outra. Fizeram uma limpeza nos bicos e ele passou a andar corretamente na gasolina, mas ainda sem lenta, antes ele morria, agora a lenta está em 1800rpm... no computador, nenhum erro apareceu...

Alguem tem uma luz?!

Abs,
Fabio

EDuarte
14/01/2009, 11:17
Amigos,

Deixe-me contar um causo... Minha sportage é Gasolina/GNV... tenho habito de andar sempre na gasolina, o GNV é só pra ajudar em alguma situação, mas estava em Buzios no final do ano e como estava me deslocando a baixa velocidade, resolvi passar o carro pro GNV...andei uns 5kms, quando voltei pra gasolina ela nao ficou boa... morria, nao tinha lenta direito e parecia estar afogada... voltei de viagem no GNV, numa boa pq andando na gasolina ela nao tinha força nenhuma e se forçasse ela estourava... pois bem...

... de volta do Rio, mandei p oficina e o mecanico veio logo dizendo que era culpa da MAF... mas ninguem tinha o computador pra passar no carro. Tudo foi testado, linha de combustivel ok, bomba, regulador... mas ela continuava assim. Tirei o carro dessa oficina e mandei pra outra. Fizeram uma limpeza nos bicos e ele passou a andar corretamente na gasolina, mas ainda sem lenta, antes ele morria, agora a lenta está em 1800rpm... no computador, nenhum erro apareceu...

Alguem tem uma luz?!

Abs,
Fabio
Por incrivel que pareça a minha esta exatamente assim e tambem só uso o gnv em estrada.
Quando isso acontece, pra "remediar", com ela em movimento eu desligo e ligo o motor e ela volta redondinha mas apos desacelerar volta o problema, deligo e ligo a chave novamente e ela volta ao normal, apos repetir isso umas 3 ou 4 vezes fica tudo perfeito na gasolina.
Acredito que seja algum sensor que não esta interpretando corretamente a troca de combustivel. Acredito que se resetar a centralina da IE resolva o problema.
[]s
(DU)

RILDO FILHO
14/01/2009, 11:39
Valeu:concordo: pelas dicas Eduardo e Robinho,

Acho que vou ter que abrir o motor para avaliar melhor as condições dos anéis e camisas, só assim terei certeza da causa deste vazamento.

Abraços a todos,

Rildo Filho

jgneves
14/01/2009, 12:33
Júlio,
Acho que fiz a "hélice" de acordo com o que vc passou pra gente. Como vc falou, no seu caso sendo o seu spt 2.2, sentiu a diferença. No meu caso, fiz uma pequena viagem e senti o carro mais preso. Precisando pisar mais. parecia estar retendo potencia. Vou postar umas fotos pra vc conferir. abração. João.

jgneves
14/01/2009, 12:36
Júlio,
Acho que fiz a "hélice" de acordo com o que vc passou pra gente. Como vc falou, no seu caso sendo o seu spt 2.2, sentiu a diferença. No meu caso, fiz uma pequena viagem e senti o carro mais preso. Precisando pisar mais. parecia estar retendo potencia. Vou postar umas fotos pra vc conferir. abração. João.

E como o Marlo falou tentei fazer o que está a venda por um preço absurdo no Meracdo Livre. Aqui eu gastei R$3,00 (tres reais).

Júlio C. A. Santos
14/01/2009, 13:07
jgneves,

No site do Velocity Tuner existe uma hélice para cada marca e modelo de veículo. Estou desconfiado que o angulo e tamanho das pás da hélice muda de acordo com veículo, :putz:se for assim, acertei a minha hélice "na sorte". Continuo a confirmar: No meu motor fez diferença e não tiro mais a hélice. :dance:

Depois de alguns km, abra a mangueira e veja se a helice não se deslocou.

Abraço :concordo:

EDuarte
14/01/2009, 13:37
o amigo tenta me ajudar preciso saber ponto de explosão e ponta da coreia dentada da sportage 99 2.0 16v ja procurei tudo e nao achei
Da uma olhada nesse site, com certeza tem o que vc esta procurando.
www.kiatechinfo.com
[]s
(DU)

Gleison BH
14/01/2009, 15:19
A aceleração fica instável na gasolina ou no GNV??? Ou em ambos???

A minha tb tem GNV e tá rolando o seguinte:

- Quando instalei o KIT ela ficou uma belezura no gás. Só que a luz de check acendia depois de rodar uns 40km e ela ficou uma porcaria na gasolina. Ficou engasgando. De manhã então, custava para arrancar no morro. Mas o GNV tava uma belezura.

- Era só desligar a bateria por 20 minutos que tudo o carro voltava a ficar bom na gasolina e continuava bom no GNV.

- Depois de 40km, voltava a falhar na gasolina.

A empresa ficou de passar o rastreador (computador), mas não tava tendo tempo de deixar o carro. Então eles desligaram o variador de avanço e o simulador de sonda. Com isso o carro tá funcionando bem na gasolina e no gás, mas ficou mais fraco no GNV.

Inté





Amigos,

Deixe-me contar um causo... Minha sportage é Gasolina/GNV... tenho habito de andar sempre na gasolina, o GNV é só pra ajudar em alguma situação, mas estava em Buzios no final do ano e como estava me deslocando a baixa velocidade, resolvi passar o carro pro GNV...andei uns 5kms, quando voltei pra gasolina ela nao ficou boa... morria, nao tinha lenta direito e parecia estar afogada... voltei de viagem no GNV, numa boa pq andando na gasolina ela nao tinha força nenhuma e se forçasse ela estourava... pois bem...

... de volta do Rio, mandei p oficina e o mecanico veio logo dizendo que era culpa da MAF... mas ninguem tinha o computador pra passar no carro. Tudo foi testado, linha de combustivel ok, bomba, regulador... mas ela continuava assim. Tirei o carro dessa oficina e mandei pra outra. Fizeram uma limpeza nos bicos e ele passou a andar corretamente na gasolina, mas ainda sem lenta, antes ele morria, agora a lenta está em 1800rpm... no computador, nenhum erro apareceu...

Alguem tem uma luz?!

Abs,
Fabio

RILDO FILHO
14/01/2009, 16:11
João,

Eu fiz um modelo em cartolina com as medidas do Julio (22,5 cm ) e deu 09 dentes, no seu contei 08, o que torna a abertura menor. Não será isto que esta diminuindo a entrada de ar?

Abraço,

Rildo Filho



E como o Marlo falou tentei fazer o que está a venda por um preço absurdo no Meracdo Livre. Aqui eu gastei R$3,00 (tres reais).

ALEXANDRE MIETTI
14/01/2009, 17:20
jgneves,

No site do Velocity Tuner existe uma hélice para cada marca e modelo de veículo. Estou desconfiado que o angulo e tamanho das pás da hélice muda de acordo com veículo, :putz:se for assim, acertei a minha hélice "na sorte". Continuo a confirmar: No meu motor fez diferença e não tiro mais a hélice. :dance:

Depois de alguns km, abra a mangueira e veja se a helice não se deslocou.

Abraço :concordo:

Vou ver se faço o meu amanhã, tb de zinco, depois posto informações.

:concordo:

Audi80
14/01/2009, 17:44
ote=Gleison BH;785420]A aceleração fica instável na gasolina ou no GNV??? Ou em ambos???

A minha tb tem GNV e tá rolando o seguinte:

- Quando instalei o KIT ela ficou uma belezura no gás. Só que a luz de check acendia depois de rodar uns 40km e ela ficou uma porcaria na gasolina. Ficou engasgando. De manhã então, custava para arrancar no morro. Mas o GNV tava uma belezura.

- Era só desligar a bateria por 20 minutos que tudo o carro voltava a ficar bom na gasolina e continuava bom no GNV.

- Depois de 40km, voltava a falhar na gasolina.

A empresa ficou de passar o rastreador (computador), mas não tava tendo tempo de deixar o carro. Então eles desligaram o variador de avanço e o simulador de sonda. Com isso o carro tá funcionando bem na gasolina e no gás, mas ficou mais fraco no GNV.

Inté[/quote]


A minha tem GNV ha tempos e não tinha problema. Foi bem de repente mesmo. Hoje ela na gasolina andando está normal, só que nao tem lenta, ou melhor, a lenta dela está em 1800rpm! No GNV ela tem lenta, alta, tudo...funcionando perfeitamente...

Vou testar resetar a injeção, desligar a bateria dela pra ver como ela fica...

Obrigado

Fabio

EDuarte
14/01/2009, 19:04
Vou ver se faço o meu amanhã, tb de zinco, depois posto informações.

:concordo:
Beleza Alex?
Pelo visto vc vai fazer antes que eu, desculpa cara, fiquei de fazer pra vc mas to enrrolado pra caramba não ta sobrando tempo nem de fim de semana. Posta o resultado, boa sorte.
[]s
(DU)

Costa Junior
14/01/2009, 20:10
Tarcisio,

Você comentou que colocou um anel "o-ring" na alavanca e tirou a folga. Tudo isso pode ser feito sem ter que baixar o câmbio?

Se for possível tirar a folga da alavanca sem ter que trocar nada então deve existir um tipo de regulagem.

Alguém mais tem fotos deste procedimento?


È Julio. Não precisa baixar o cambio. Voce abre pelo console, retiranto-o e terá acesso a base da alavanca.
Costa Junior

jgneves
14/01/2009, 20:40
[quote=RILDO FILHO;785468]João,

Eu fiz um modelo em cartolina com as medidas do Julio (22,5 cm ) e deu 09 dentes, no seu contei 08, o que torna a abertura menor. Não será isto que esta diminuindo a entrada de ar?

Abraço,

Rildo,
A minha é TDI 2001, a sua é gasolina? Deve ter diferença.

ALEXANDRE MIETTI
14/01/2009, 22:39
Beleza Alex?
Pelo visto vc vai fazer antes que eu, desculpa cara, fiquei de fazer pra vc mas to enrrolado pra caramba não ta sobrando tempo nem de fim de semana. Posta o resultado, boa sorte.
[]s
(DU)


Não esquenta não cara, tb vivo enrrolado, tb trabalho por conta e não é fácil, vou passar em frente um lugar que faz calhas para residencias, em Mauá, quando ví o do nosso amigo feito de zinco, achei mais fácil, vou passar na loja e ver se os caras cortam para mim, dependendo do valor vou fazer, depois posto as fotos e os resultados.

:concordo:

Costa Junior
15/01/2009, 00:16
Oi, amigos.
Já fiz esta pergunta anteriormente e como ninguem respondeu, vou refazê-la.
Minha vtr esta com muita fumaça preta. Um mecanico me informou que podia ser filtro ou Intercooler entupido. Alguem já fez limpeza do intercooler? Como abrí-lo?

EDuarte
15/01/2009, 09:55
Não esquenta não cara, tb vivo enrrolado, tb trabalho por conta e não é fácil, vou passar em frente um lugar que faz calhas para residencias, em Mauá, quando ví o do nosso amigo feito de zinco, achei mais fácil, vou passar na loja e ver se os caras cortam para mim, dependendo do valor vou fazer, depois posto as fotos e os resultados.

:concordo:
Legal Alex, tomara que funcione. Como ja tinha postado antes, acho que de zinco não da certo porque ela é muito fina, pode não aguentar a sucção e desdobrar os dentes ou ficar vibrando, o que não daria o efeito desejado. Mas é apenas minha opinião.
Vou buscar minha esposa esse fds e não vai dar pra fazer, mas no proximo...
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
15/01/2009, 10:17
Oi, amigos.
Já fiz esta pergunta anteriormente e como ninguem respondeu, vou refazê-la.
Minha vtr esta com muita fumaça preta. Um mecanico me informou que podia ser filtro ou Intercooler entupido. Alguem já fez limpeza do intercooler? Como abrí-lo?


Oi Costa Júnior,

Desinstale o intercooler e lave com algum desengraxante para limpar o óleo impregnado e pressão de água da rua mesmo, é bem simples e fica bom, só tome cuidado ao remontar para não deixar vazamentos nas mangueiras, provocaria o tal "turbo lag" (acho que é isso) o turbo passa a tirar ar ao contrário de empurrar ar para o motor, vira um maçarico dos anos 20. É bom trocar o filtro de ar também custa em média 50 latas.

Boa lavada!


Robinho

ALEXANDRE MIETTI
15/01/2009, 13:49
Legal Alex, tomara que funcione. Como ja tinha postado antes, acho que de zinco não da certo porque ela é muito fina, pode não aguentar a sucção e desdobrar os dentes ou ficar vibrando, o que não daria o efeito desejado. Mas é apenas minha opinião.
Vou buscar minha esposa esse fds e não vai dar pra fazer, mas no proximo...
[]s
(DU)


Fala Edu, passei de manhã lá e o cara cortou para mim, R$ 5,00, tb tenho a opinião de que não irá aguentar muito, irei fazer o teste para ver no que dá, caso contrário podemos fazer de aço inox, com certeza será bem melhor.
Pelo menos já vai dar para ter idéia dos resultados.
Só vou ter tempo no sábado para mexer com isso, depois posto as fotos.

Até. :concordo:

EDuarte
15/01/2009, 14:44
Fala Edu, passei de manhã lá e o cara cortou para mim, R$ 5,00, tb tenho a opinião de que não irá aguentar muito, irei fazer o teste para ver no que dá, caso contrário podemos fazer de aço inox, com certeza será bem melhor.
Pelo menos já vai dar para ter idéia dos resultados.
Só vou ter tempo no sábado para mexer com isso, depois posto as fotos.

Até. :concordo:

:concordo::concordo::pipoca::pipoca:

Júlio C. A. Santos
15/01/2009, 20:44
É isso aí pessoal vão aperfeiçoando o Velocity Tuner, mas se não está dando certo, usem aço inox, é o material mais indicado.

Voltando ao assunto da alavanca de câmbio,

Fui procurar nas lojas o Kit de Trambulador da Ford Pampa que dizem que da certo na Sportage, mas nesse kit vêm várias peças e na Sportage são necessárias apenas as duas buchas? Na embalagem diz assim: "KIT TRAMBULADOR DEL REY/PAMPA 82 EM DIANTE". Seria isso mesmo?

Abraço

mbm4x4
17/01/2009, 21:39
E ai pessoal
Antes da minha viagem, tive que destravar as RL da minha viatura porque estava fazendo um barulho estranho de rolamento ruim.
Para saber o defeito resolvi destravar para ver se o barulho continuava. Com as RL destravadas, o barulho desapareceu por completo.
No dia que destravei as RL, a do lado direito estava toda suja com poeira misturada com agua. A RL do lado esquerdo estava com havia deixado na ultima vez. Limpinha e com a graxa intacta.
Acho que foi o Du que disse, que quando o retentor externo esta ruim, além de não criar vácuo, deixa entrar agua e sujeira e consequentemente acaba estragando o rolamento agulha que existe.
É isso mesmo?
Eu tenho certeza que deve ser isso porque este rolamento só gira qdo a transmissão dianteira esta em movimento . (qdo liga o 4x4 ou qdo deixa as RL travadas.
E ai pessoal ?? alguma dica??
É caro reparar isso??
Qualquer mecanico que mange de transmissão saber trocar ou veirficar se é apenas limpeza e lubrificação do rolamento e troca deste retentor danificadoW
Valew já pela possivel ajuda.
[]s
Mateus.

Costa Junior
17/01/2009, 23:03
É isso aí pessoal vão aperfeiçoando o Velocity Tuner, mas se não está dando certo, usem aço inox, é o material mais indicado.

Voltando ao assunto da alavanca de câmbio,

Fui procurar nas lojas o Kit de Trambulador da Ford Pampa que dizem que da certo na Sportage, mas nesse kit vêm várias peças e na Sportage são necessárias apenas as duas buchas? Na embalagem diz assim: "KIT TRAMBULADOR DEL REY/PAMPA 82 EM DIANTE". Seria isso mesmo?

Abraço

É, isso mesmo Julio.
Vi postado aki no forum, que esse kit resolveria o problema da folga da alavanca de marcha das sportages.
Comprei o kit, é relativamente barato, custou R$ 12,00, e levei pro mecanico intalar. Acontece, que quando o mecanico trocou as bucas antigas pelas novas (segundo o mecanico, so utiliza-se as duas buchas plasticas que vem no kit) estas apresentaram folga maior que as originais, que estavam perfeitas. Recomendei que deixasse as buchas antigas e fechassemos o console. Quando montamos tudo, a folga tinha sumido. Minha Sportage está com a alavanca de cambio justissima, o que me levou a desconfiar que ha algum outro problema, que não as buchas, ocasionando a folga nas alavancas de marchas das sports. Quando você abrir, caso não identifique folga nas buchas, faça uma investigação geral na área, quem sabe localize a causa do defeito.
O meu mecanico, mexeu na peça que liga a alavanca à caixa de cambio,suspendendo, baixando, inclinando para a esquerda e direita, inclusive soltando-a do lada da base da alavanca. Foi só o que eu vi ele fazer e a folga sumiu. Ele tambem não sabe porque nem como resolveu o problema.Já tem uma semana desde o serviço e a alavanca continua sem apresentar folga.
Costa Junior

Costa Junior
18/01/2009, 00:00
E ai pessoal
Antes da minha viagem, tive que destravar as RL da minha viatura porque estava fazendo um barulho estranho de rolamento ruim.
Para saber o defeito resolvi destravar para ver se o barulho continuava. Com as RL destravadas, o barulho desapareceu por completo.
No dia que destravei as RL, a do lado direito estava toda suja com poeira misturada com agua. A RL do lado esquerdo estava com havia deixado na ultima vez. Limpinha e com a graxa intacta.
Acho que foi o Du que disse, que quando o retentor externo esta ruim, além de não criar vácuo, deixa entrar agua e sujeira e consequentemente acaba estragando o rolamento agulha que existe.
É isso mesmo?
Eu tenho certeza que deve ser isso porque este rolamento só gira qdo a transmissão dianteira esta em movimento . (qdo liga o 4x4 ou qdo deixa as RL travadas.
E ai pessoal ?? alguma dica??
É caro reparar isso??
Qualquer mecanico que mange de transmissão saber trocar ou veirficar se é apenas limpeza e lubrificação do rolamento e troca deste retentor danificadoW
Valew já pela possivel ajuda.
[]s
Mateus.

Fiz as rodas livres da minha viatura recentemente. A parte da roda livre foi eu mesmo que fiz.So que depois de mecher em tudo, uma das rodas não fazia o vacuo necessario ao acionamento das rodas livres. Segundo informaçoes obtidas neste forum, a causa era deste retentor. Como não tinha as ferramentas necessárias para sua troca, levei pro mecanico, e pude observar o seguinte: Este retentor, fica no interior da manga de eixo, já junto do motor.È um retentor grande, com um ressalto, no caso da minha, que é diesel mod. 2001. O meca o identifica como o retentor da 4x4. Antes dele tem um outro, bem menor, que ele chama de gaxeta, pois sua função, segundo ele, é apenas reter a graxa que lubrifica o rolamento da roda, situado bem proximo dele. Esta gaxeta eu não troquei pq segundo o mecanico não havia necessidade.
Aki, paguei R$ 150,00 pelo original. Mas numa casa de retentores que visitei , infelizmente depois de ter montado o original, o vendedor me garantiu que a ARCA fabrica um retentor, de referencia No. 5869 que substitui o original e custa aki em Natal, R$ 35,00. Ele me mostrou este retentor, apos tirar diversas medidas do original e é realmente identico, só que não tem o ressalto daquele. vou comprá-lo para trocar o da outra roda. Ele fica bem próximo do rolamento de agulha e quando da pau, o rolamento vai pro espaço.
Se tem agua nas rodas livres, pode ter entrado por este retentor, (ref. 5869) ou pelo anel de vedação da roda livre. Como o anel é mais barato, é preferível testa-lo primeiro. Eu acho que, se entra agua, também entra ar e se entra ar, não havera a formação do vácuo. No meu caso, como o problema era neste retentor, havia formação dágua no eixo, mas não havia nas rodas livres, pq o anel de vedação não permitia sua passagem.
Desculpe se me alonguei.
Costa Junior

mbm4x4
18/01/2009, 10:18
Grande Costa Junior.
Muito boa sua explicação!!
Só fiquei com uma dúvida.
Esse anel de vedação no qua voce falou fica exatamente aonde??Na própria RL.
No esquema abaixo , qual o número dele??
Valeu pela força.
[]s
mateus

Costa Junior
18/01/2009, 11:22
Grande Costa Junior.
Muito boa sua explicação!!
Só fiquei com uma dúvida.
Esse anel de vedação no qua voce falou fica exatamente aonde??Na própria RL.
No esquema abaixo , qual o número dele??
Valeu pela força.
[]s
mateus


OI, Mateus.
O anel de vedação é uma peça fininha e fica na borda desta peça 02 (do esquema que vc postou), a carcaça da roda livre,logo na entrada, sua função é impedir a entrada de agua e ar no sistema, segundo o meca. Como não encontrei na concessionária, fui a uma loja (parece que esta loja trabalha com peças para sistemas de comparessores e afins ) onde comprei o mangote do ar condicionado e consegui um anel igual, ao custo de R$ 2,00 acho que é o numero 31. Instalei na viatura e está funcionando até agora. Não sei se vai dar certo, pois faz pouco mais de uma semana que fiz o serviço. Até agora está beleza.
Abraços
Costa Junior

mbm4x4
18/01/2009, 18:01
Valew mais uma vez Costa Junior
Agora eu entendi qual o anel de vedação.
Realmente na minha RL este anel esta danificado, mas como sempre coloco selicone de alta temperatura (vermelho) na borda antes de apertar a RL achei que era suficiente para vedar bem.
Vou primeiro providenciar de trocar esse retentor e rolamento do 4x4 para poder travar novamente as RL para funcionar o 4x4 até comprar as RL manuais e assim resolver este assunto de uma vez por todas.
Na minha viagem cheguei a ver para comprar as RL warn manuais, custavam us$180+taxa 8%. Acabei não comprando porque não ficou tão mais em conta do que as nacionais AVM, sendo que as AVM por serem daqui, quaquer problema é mais fácil de achar peças para reposição.
[]s
mateus



OI, Mateus.
O anel de vedação é uma peça fininha e fica na borda desta peça 02 (do esquema que vc postou), a carcaça da roda livre,logo na entrada, sua função é impedir a entrada de agua e ar no sistema, segundo o meca. Como não encontrei na concessionária, fui a uma loja (parece que esta loja trabalha com peças para sistemas de comparessores e afins ) onde comprei o mangote do ar condicionado e consegui um anel igual, ao custo de R$ 2,00 acho que é o numero 31. Instalei na viatura e está funcionando até agora. Não sei se vai dar certo, pois faz pouco mais de uma semana que fiz o serviço. Até agora está beleza.
Abraços
Costa Junior

Costa Junior
18/01/2009, 20:53
Valew mais uma vez Costa Junior
Agora eu entendi qual o anel de vedação.
Realmente na minha RL este anel esta danificado, mas como sempre coloco selicone de alta temperatura (vermelho) na borda antes de apertar a RL achei que era suficiente para vedar bem.
Vou primeiro providenciar de trocar esse retentor e rolamento do 4x4 para poder travar novamente as RL para funcionar o 4x4 até comprar as RL manuais e assim resolver este assunto de uma vez por todas.
Na minha viagem cheguei a ver para comprar as RL warn manuais, custavam us$180+taxa 8%. Acabei não comprando porque não ficou tão mais em conta do que as nacionais AVM, sendo que as AVM por serem daqui, quaquer problema é mais fácil de achar peças para reposição.
[]s
mateus


Vaaleu, irmao.
Espero ter ajudado. Tô torcendo pra que vc tenha sucesso
Abraços
Costa Junior

Costa Junior
18/01/2009, 21:03
Oi Costa Júnior,

Desinstale o intercooler e lave com algum desengraxante para limpar o óleo impregnado e pressão de água da rua mesmo, é bem simples e fica bom, só tome cuidado ao remontar para não deixar vazamentos nas mangueiras, provocaria o tal "turbo lag" (acho que é isso) o turbo passa a tirar ar ao contrário de empurrar ar para o motor, vira um maçarico dos anos 20. É bom trocar o filtro de ar também custa em média 50 latas.

Boa lavada!


Robinho

Valeu, Trojão.
Agradeço pela presteza com que tem me orientado nas minhas duvidas de marinheiro de primeira viagem em sportage que sou. Tenho aprendido muito.
Hoje folguei 04 parafusos, puxei o intercooler e ele não saiu. Fiquei com receio de prejudicar alguma coisa e reapertei os parafusos Só uma pergunta infantil. Qtas mangueiras são no intercooler? Eu só vi uma.Há perigo de montar errado?
Costa Junior

Nava
18/01/2009, 21:40
Costa, acessa o site da kia, la tem tudo passo-a-passo para montagem e desmontagem de tudo da sportage. Eu arranquei o radiador do carro facinho depóis de ler lá. Se nao fosse isso jamais saberia que tem de tirar a frente toda dela pra fazer isso...risos

gilmarvianna
18/01/2009, 23:04
Gostaria de saber como conseguir manual da sportage 2002/3diesel grato

ALEXANDRE MIETTI
19/01/2009, 09:36
Ae pessoal, tá aí o meu "velocity tunner", fiz de zinco, acho que ficou bem fixo bem firme, não creio que irá entortar as pás, agora irei verificar periodicamente para ter certeza.
Depois que o instalei, andei uns 20 Km, confesso que não percebi diferença na potência, irei verificar o consumo, mas acho que se fizer alguma diferença, talvez seja percebida quando pegar estrada.

Falow :concordo:

ALEXANDRE MIETTI
19/01/2009, 09:39
Seguem mais estas fotos que tb tirei.

Falow :concordo:[/quote]

Robinho da Jaguatirica
19/01/2009, 10:42
Valeu, Trojão.
Agradeço pela presteza com que tem me orientado nas minhas duvidas de marinheiro de primeira viagem em sportage que sou. Tenho aprendido muito.
Hoje folguei 04 parafusos, puxei o intercooler e ele não saiu. Fiquei com receio de prejudicar alguma coisa e reapertei os parafusos Só uma pergunta infantil. Qtas mangueiras são no intercooler? Eu só vi uma.Há perigo de montar errado?
Costa Junior


Oi Costa Júnior,

"Tamos aí"...
O intercooler tem apenas 2 mangueiras, uma que entra o ar que vem da turbina e a outra que sai o ar já refrigerado para dentro do motor, solte os 4 parafusos e as mangueiras que ele sai numa boa, não tem nada para quebrar, pode fazer uma forcinha que sai (sem usar marreta ou martelo né?):mrgreen:
O caso de verificar vazamentos nas mangueiras na remontagem é importante pq além de perder muito ar para dentro do motor (vira maçarico) pode entrar poeira que é altamente prejudicial para os anéis, pistão e camisas.

Boa lama!:concordo:

Robinho

EDuarte
19/01/2009, 11:11
Ae pessoal, tá aí o meu "velocity tunner", fiz de zinco, acho que ficou bem fixo bem firme, não creio que irá entortar as pás, agora irei verificar periodicamente para ter certeza.
Depois que o instalei, andei uns 20 Km, confesso que não percebi diferença na potência, irei verificar o consumo, mas acho que se fizer alguma diferença, talvez seja percebida quando pegar estrada.

Falow :concordo:
Belaza Alex?
Ficou muito bem feita parabens.
Vejo pela foto que vc colocou a peça depois do sensor, comversei com um cara que vende no ML e ele me disse que tem que ser colocado antes do sensor, pois ele que identifica a pressão do ar que com a peça fica diferente, Talvez seja essa a causa de vc não sentir diferença na potencia.
[]s
(DU)

EDuarte
19/01/2009, 11:30
Galera preciso de ajuda
Fui viajar esse fds para o litoral sul e choveu bastante por la no sabado e alagou um pouco as ruas, nada que um chevete não pudesse passar, pois bem precisei ir comprar carvão pro churras, quando passei no "alagadin" e jogou agua pra cima a viatura começou a falhar 2 cilindros, logo imaginei que fosse uma bobina molhada mas que seria pouco provavel por sua localização. Abri a tampa do compartimento e como eu suspeitava estava tudo sequinho, mas continuava falhando, tive que subir a serra da imigrantes na reduzida e quando estava quase chegando em casa voltou a funcionar normalmente.
Alguem ja teve esse problema ou sabe de algum conector critico que qualquer pingo d´agua da problema?
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
19/01/2009, 13:30
Belaza Alex?
Ficou muito bem feita parabens.
Vejo pela foto que vc colocou a peça depois do sensor, comversei com um cara que vende no ML e ele me disse que tem que ser colocado antes do sensor, pois ele que identifica a pressão do ar que com a peça fica diferente, Talvez seja essa a causa de vc não sentir diferença na potencia.
[]s
(DU)

E ae cara blz.
Vc diz neste local indicado com a seta ?

Baudenbacher
19/01/2009, 13:55
Boa tarde, Pessoal das Sportage GNV,

As velas do Pálio 1.0 com 0,9mm que foram citadas anteriormente podem ser utilizadas para GNV?

E os cabos de vela, têm algum que substitua os originais da Sportage?

Obrigado,

EDuarte
19/01/2009, 14:02
E ae cara blz.
Vc diz neste local indicado com a seta ?
Isso mesmo Alex, no lado mais proximo do filtro.
[]s
(DU)

EDuarte
19/01/2009, 14:18
Boa tarde, Pessoal das Sportage GNV,

As velas do Pálio 1.0 com 0,9mm que foram citadas anteriormente podem ser utilizadas para GNV?

E os cabos de vela, têm algum que substitua os originais da Sportage?

Obrigado,
Tudo bem Claudio
As velas é so vc procurar pelo codigo delas, é pouca coisa mais cara, mas a do palio serve é só vc regular a abertura pra gnv.
Quanto aos cabos não compensa fazer adaptação, acabei de comprar os dois cabos pra GNV e paguei 60,00, levando em consideração que são apenas dois é caro, mas não tem que adaptar.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
19/01/2009, 14:25
ALGUÉM JÁ TRANSFORMOU OU CONHECE ALGUÉM QUE TRANSFORMOU A SPTG PARA FLEX?
DEVE-SE TROCAR A BOMBA DE COMBUSTÍVEL.
SERÁ QUE COMPROMETE O MOTOR ?

:pensativo:

EDuarte
19/01/2009, 14:51
ALGUÉM JÁ TRANSFORMOU OU CONHECE ALGUÉM QUE TRANSFORMOU A SPTG PARA FLEX?
DEVE-SE TROCAR A BOMBA DE COMBUSTÍVEL.
SERÁ QUE COMPROMETE O MOTOR ?

:pensativo:
Fala Alex
Acho que não compromete o motor, rodei por um mes com 80% alcool pra testar e foi belezinha sem nenhum piripaque. Quando sobrar $$$ pretendo colocar o modulo flex, quanto a bomba vai precisar trocar sim, talves não de imediato, mas ja compra uma flex e deixa na caixa de ferramentas.
[]s
(DU)

Gleison BH
19/01/2009, 14:53
Oi mateus. Se não estou enganado o Eduardo disse que o retentor é a peça numero 20 do desenho... e não a peça 02.


Grande Costa Junior.
Muito boa sua explicação!!
Só fiquei com uma dúvida.
Esse anel de vedação no qua voce falou fica exatamente aonde??Na própria RL.
No esquema abaixo , qual o número dele??
Valeu pela força.
[]s
mateus

Gleison BH
19/01/2009, 14:58
Oi eduardo. Nunca troquei velas e nem cabos. To com o carro a 06 meses e rodei 5.000km. Nem sei se precisa trocar... mas fiquei na dúvida: a SPGT só tem dois cabos????

E vc comprou específico para GNV?? Como é isso??? To perguntando pq a minha tem GNV e tá muito fraca no gás.

Alguma outra dica além dos cabo e velas???

Inté


Tudo bem Claudio
As velas é so vc procurar pelo codigo delas, é pouca coisa mais cara, mas a do palio serve é só vc regular a abertura pra gnv.
Quanto aos cabos não compensa fazer adaptação, acabei de comprar os dois cabos pra GNV e paguei 60,00, levando em consideração que são apenas dois é caro, mas não tem que adaptar.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
19/01/2009, 15:00
Fala Alex
Acho que não compromete o motor, rodei por um mes com 80% alcool pra testar e foi belezinha sem nenhum piripaque. Quando sobrar $$$ pretendo colocar o modulo flex, quanto a bomba vai precisar trocar sim, talves não de imediato, mas ja compra uma flex e deixa na caixa de ferramentas.
[]s
(DU)

Na verdade, hoje a gasolina já é quase alcool, meu amigo começou a colocar alcool num tipo, a luz da injeção acendeu e nunca mais apagou, mesmo colocando só gasolina, na sua viatura não deu nenhum sintoma?
Tenho um primo que trabalha em uma empresa aí em SBC, que faz equipamentos da injeção eletronica, uma vez ele me ofereceu para torcar o chip, fiquei com receio, se quiser vejo com ele quanto fica, mas não sei como é o esquema, pois ele trabalha na empresa ele queria que eu deixasse meu carro com ele um dia, para ele trocar lá mesmo, vou ver se ele indica alguém que faça o trampo sem ter que deixar o carro com ele, e tb quanto fica $$$.

Costa Junior
19/01/2009, 15:40
Oi mateus. Se não estou enganado o Eduardo disse que o retentor é a peça numero 20 do desenho... e não a peça 02.

O retentor da 4x4, é a peça 20 do esquema postado por Mateus. Na peça 02, é onde está instalado o anel de vedação.

Gleison BH
19/01/2009, 15:51
Ummmmmm!!!! Bom Saber!!!!!



o Retentor Da 4x4, é A Peça 20 Do Esquema Postado Por Mateus. Na Peça 02, é Onde Está Instalado O Anel De Vedação.

EDuarte
19/01/2009, 16:41
Oi eduardo. Nunca troquei velas e nem cabos. To com o carro a 06 meses e rodei 5.000km. Nem sei se precisa trocar... mas fiquei na dúvida: a SPGT só tem dois cabos????

E vc comprou específico para GNV?? Como é isso??? To perguntando pq a minha tem GNV e tá muito fraca no gás.

Alguma outra dica além dos cabo e velas???

Inté
Gleison, é bom trocar os cabos de vela sim pois eles perdem a resistividade e a faisca fica fraca.
São dois cabos mesmo, os outros dois são direto nas bobinas e por isso a necessidade de troca é bem menor.
A diferença do cabo normal e GNV é que pra GNV a resistividade é maior, seria bom colocar cabos supressivos pra GNV que são ainda melhores.
[]s
(DU)

EDuarte
19/01/2009, 16:50
Na verdade, hoje a gasolina já é quase alcool, meu amigo começou a colocar alcool num tipo, a luz da injeção acendeu e nunca mais apagou, mesmo colocando só gasolina, na sua viatura não deu nenhum sintoma?
Tenho um primo que trabalha em uma empresa aí em SBC, que faz equipamentos da injeção eletronica, uma vez ele me ofereceu para torcar o chip, fiquei com receio, se quiser vejo com ele quanto fica, mas não sei como é o esquema, pois ele trabalha na empresa ele queria que eu deixasse meu carro com ele um dia, para ele trocar lá mesmo, vou ver se ele indica alguém que faça o trampo sem ter que deixar o carro com ele, e tb quanto fica $$$.
Fala Alex.
Tem razão, a luz da injeção acendeu sim mas é normal, afinal era alcool puro e a sonda não entendeu isso, mas depois de uns dias rodando na gasolina ela apagou, isso tambem acontece as vezes com GNV, mas se vc colocar o modulo, a luz não acenderá por esse motivo.
Uma dica, não troque o chip, isso alterará toda a configuração do modulo e vc terá problemas se quiser voltar pra gasolina, coloque o modulo flex que não altera em nada a originalidade do carro e se quiser voltar é só tirar o modulo, falo por experiencia propria.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
19/01/2009, 22:51
Fala Alex.
Tem razão, a luz da injeção acendeu sim mas é normal, afinal era alcool puro e a sonda não entendeu isso, mas depois de uns dias rodando na gasolina ela apagou, isso tambem acontece as vezes com GNV, mas se vc colocar o modulo, a luz não acenderá por esse motivo.
Uma dica, não troque o chip, isso alterará toda a configuração do modulo e vc terá problemas se quiser voltar pra gasolina, coloque o modulo flex que não altera em nada a originalidade do carro e se quiser voltar é só tirar o modulo, falo por experiencia propria.
[]s
(DU)

Entendi :pensativo:
O módulo dá pra gente mesmo trocar, é simlpes, ou o cara que vende que tem que instalar por causa de garantia etc...
Tem idéia do valor?

Agora a noite, troquei o "velocity tunner" de lugar, só que não sei se é o local ideal, pois logo após a mangueira da saída do filtro de ar, na entrada do sensor, tem uma "gradinha" e o sensor fica bem no meio do compartimento, acho que deve atrapalhar o fluxo de ar.
Dei uma volta, não sei se era a expectativa por sentir alguma diferença, mas deu impressão que a viatura ficou mais solta para andar, desenvolvendo com mais facilidade.
A peça estava intacta, a patroa foi trabalhar com a viatura, e ela quase não pisa nada :putz:, eu acho que o zinco não irá entortar, pois as pás são pequenas o que as torna bem resistentes.
Se vc conhecer algum lugar desses que fazem calhas, ve se o cara faz p/ vc, o que eu fiz o cara cobrou R$ 5,00, vale para testar.
Talvez na 4ª feira irei passar por lá, se quiser faço um p/ vc.

Até mais.

Robinho da Jaguatirica
20/01/2009, 10:33
Galerinha,

Neste final de semana fui ao Rio e na ida já depois de Lafaiete a polia do esticador da correia do ar travou:parede:, foi tão rápido que o motor apagou, a sorte é que tinha um acostamento bem na minha frente, parei, desci, pedi a Jaguatirica pra bater na chave e percebi a polia travada, tirei a polia, e sigui viagem pro Rio de Janeiro sem ar condicionado, Ô Calorão:putz:.
Chegando lá fui a uma concessionária na Barra, além dos carcamanos não terem a polia me disseram que a "meixxxxxxma cuxxxxxtaria" :odedo:a bagatela de 245 latas, pra mim não vale mais que 30 latinhas, voltei sem ar, um chuvão na estrada e parabrisas embaçando, Ô sufoco:putz:.
Chegando em BH liguei pra concessionária e além deles tbm não terem a FDP da polia ainda disseram que o "trem":odedo: seria mais caro que a do RIO "uai".
Resultado, descravei a polia, descobri que seu rolamento é comum, hoje estou comprando o rolamento e correia novos e montando a polia e no lugar dos cravos irei parafusar pra ficar mais fácil de trocar da próxima vez, acho que vai ficar tudo por umas 40 latinhas:mrgreen:.
Depois que tiver tudo pronto posto o resultado.

Boa lama!


Robinho

RILDO FILHO
20/01/2009, 10:56
Amigos,

Eu to intrigado com o funcionamento do motor da vtr., ele ta muito bom, desenvolvendo bem, com força, sem ratear; de repente quando eu desligo por 15 minutos e volto a funcionar ele já entra rateando, falhando e sem força; como se estivesse com um cilindro a menos. Esta vtr. já funcionou com GNV há muito tempo atrás, hoje só a gasolina; será que esta falha não ta relacionada com a programação da central, algum amigo já passou por este problema?. Gostaria que me ajudassem a resolver este enigma.



Grande abraço,

Rildo Filho

Gleison BH
20/01/2009, 11:38
Rildo, Pelo Que Sei Basta Desligar A Bateria Por Uns 20 Minutos Que A Central Reseta E Volta Para A Programação Original. Fiz Esse Teste Várias Vezes Quando Instalei Gnv E Ficava Falhando Quando Passava Para A Gasolina.

De Mais Detalhes: Vc Liga O Carro E Ele Fica Rateando. Ele Rateia Quente E Frio??? Mas Depois Volta Ao Normal???? Fica Beleza Depois De Quantos Km??? Será Que Ela Não Está Desligando Com Excesso De Gasolina E Afogando... Aí Quando Liga Fica Rateando...


amigos,
eu To Intrigado Com O Funcionamento Do Motor Da Vtr., Ele Ta Muito Bom, Desenvolvendo Bem, Com Força, Sem Ratear; De Repente Quando Eu Desligo Por 15 Minutos E Volto A Funcionar Ele Já Entra Rateando, Falhando E Sem Força; Como Se Estivesse Com Um Cilindro A Menos. Esta Vtr. Já Funcionou Com Gnv Há Muito Tempo Atrás, Hoje Só A Gasolina; Será Que Esta Falha Não Ta Relacionada Com A Programação Da Central, Algum Amigo Já Passou Por Este Problema?. Gostaria Que Me Ajudassem A Resolver Este Enigma.
grande Abraço,
rildo Filho

EDuarte
20/01/2009, 12:27
Entendi :pensativo:
O módulo dá pra gente mesmo trocar, é simlpes, ou o cara que vende que tem que instalar por causa de garantia etc...
Tem idéia do valor?

Agora a noite, troquei o "velocity tunner" de lugar, só que não sei se é o local ideal, pois logo após a mangueira da saída do filtro de ar, na entrada do sensor, tem uma "gradinha" e o sensor fica bem no meio do compartimento, acho que deve atrapalhar o fluxo de ar.
Dei uma volta, não sei se era a expectativa por sentir alguma diferença, mas deu impressão que a viatura ficou mais solta para andar, desenvolvendo com mais facilidade.
A peça estava intacta, a patroa foi trabalhar com a viatura, e ela quase não pisa nada :putz:, eu acho que o zinco não irá entortar, pois as pás são pequenas o que as torna bem resistentes.
Se vc conhecer algum lugar desses que fazem calhas, ve se o cara faz p/ vc, o que eu fiz o cara cobrou R$ 5,00, vale para testar.
Talvez na 4ª feira irei passar por lá, se quiser faço um p/ vc.

Até mais.

Fala Alex.
O modulo é facinho de colocar não tem segredo nenhum, mas tem que colocar o sistema de partida a frio senão fica complicado no inverno e acho que de manha tambem. Acredito que com o sistema de partida a frio deve custar uns 350,00, mas varia muuuuito pelas marcas e quem instala.
Que bom que sentiu alguma diferença com o velocity tunner, faz mais alguns testes pra gente saber certinho, se funcionar e vc puder, vou querer sim que vc pegue uma pra eu pois achei muito bem feita.
[]s
(DU)

EDuarte
20/01/2009, 15:39
Galera preciso de ajuda
Fui viajar esse fds para o litoral sul e choveu bastante por la no sabado e alagou um pouco as ruas, nada que um chevete não pudesse passar, pois bem precisei ir comprar carvão pro churras, quando passei no "alagadin" e jogou agua pra cima a viatura começou a falhar 2 cilindros, logo imaginei que fosse uma bobina molhada mas que seria pouco provavel por sua localização. Abri a tampa do compartimento e como eu suspeitava estava tudo sequinho, mas continuava falhando, tive que subir a serra da imigrantes na reduzida e quando estava quase chegando em casa voltou a funcionar normalmente.
Alguem ja teve esse problema ou sabe de algum conector critico que qualquer pingo d´agua da problema?
[]s
(DU)

:cry: Magoei...:cry: Ninguem nunca passou por isso pra me dar uma ajudazinha?:pipoca:
[]s
(DU)

RILDO FILHO
20/01/2009, 16:15
Rildo, Pelo Que Sei Basta Desligar A Bateria Por Uns 20 Minutos Que A Central Reseta E Volta Para A Programação Original. Fiz Esse Teste Várias Vezes Quando Instalei Gnv E Ficava Falhando Quando Passava Para A Gasolina.

De Mais Detalhes: Vc Liga O Carro E Ele Fica Rateando. Ele Rateia Quente E Frio??? Mas Depois Volta Ao Normal???? Fica Beleza Depois De Quantos Km??? Será Que Ela Não Está Desligando Com Excesso De Gasolina E Afogando... Aí Quando Liga Fica Rateando...

Gleison, boa tarde,

Mais detalhes sobre a falha: Eu ligo o carro e ele já entra rateando na hora; Ele só ratea quente depois que desligo e volto a funcionar após uns 15 a 30 minutos parado, pela manha cedo nunca; Só volta ao normal depois que eu desligo novamente e ligo após 2 a 3 horas; isto só acontece na cidade, nunca marquei a km; Não está afogando, pois quando desligo ela esta completamente boa, e quando volto a ligar começa a ratear. Acho que vou procurar um bruxo pra resolver o mistério.


Forte abraço,

Rildo Filho

Robinho da Jaguatirica
20/01/2009, 17:54
Galerinha,

Neste final de semana fui ao Rio e na ida já depois de Lafaiete a polia do esticador da correia do ar travou:parede:, foi tão rápido que o motor apagou, a sorte é que tinha um acostamento bem na minha frente, parei, desci, pedi a Jaguatirica pra bater na chave e percebi a polia travada, tirei a polia, e sigui viagem pro Rio de Janeiro sem ar condicionado, Ô Calorão:putz:.
Chegando lá fui a uma concessionária na Barra, além dos carcamanos não terem a polia me disseram que a "meixxxxxxma cuxxxxxtaria" :odedo:a bagatela de 245 latas, pra mim não vale mais que 30 latinhas, voltei sem ar, um chuvão na estrada e parabrisas embaçando, Ô sufoco:putz:.
Chegando em BH liguei pra concessionária e além deles tbm não terem a FDP da polia ainda disseram que o "trem":odedo: seria mais caro que a do RIO "uai".
Resultado, descravei a polia, descobri que seu rolamento é comum, hoje estou comprando o rolamento e correia novos e montando a polia e no lugar dos cravos irei parafusar pra ficar mais fácil de trocar da próxima vez, acho que vai ficar tudo por umas 40 latinhas:mrgreen:.
Depois que tiver tudo pronto posto o resultado.

Boa lama!


Robinho


Galera,

Terminei o serviço, por sinal bem fácil, até jipeira faz. Aí vai a receita para economizar 210 latinhas ou mais:
-Abri a polia que era cravada, fechei com parafusos 1/8 com porca cola lokitite pra não soltar nem fud^%$%%$.
-Comprei o rolamento de nº 6301 (alta temperatura 2) por 12 latas.
-Correia R$17,00
-Mão-de-obra R$eu,mesmo


Resultado:

-Peças: R$29,00
-Mão-de-obra: eu meso pelo prazer de colocar a mão na massa.
-Não :odedo:ser:odedo: depenado :odedo:pela :odedo:consesionária:odedo:: Não tem preço!:mrgreen::dance::concordo:;-):palmas:


Boa lama!


Robinho

Marlo
20/01/2009, 18:52
Galerinha,

..........nto e correia novos e montando a polia e no lugar dos cravos irei parafusar pra ficar mais fácil de trocar da próxima vez, acho que vai ficar tudo por umas 40 latinhas:mrgreen:.
Depois que tiver tudo pronto posto o resultado.
Robinho

Aguardando a postagem do trabalho. Vai postar neste tópico mesmo?

Nava
20/01/2009, 20:26
A minha polia esticadora ta gasta e com o rolamento ruim. Meti oleo de motro com uma seringa nela para rodar até achar a nova, uma vez que ela ta toda desgastada. Nova por R$50. Achei razoável em vista de nao conseguir recuperar a minha.

Trojao, a minha no visual parecia desalinha e em função disto forçou o rolamento e gastou a polia...como fazer para medir este alinhamento?

Eu coloquei uma arruela a mais por dentro e parece alinhado agora.

Nava
20/01/2009, 20:30
Muito estranho a estoria da agua e da falha...tá mais para algum fio solto do que para água. é tudo selado, nao dá pra entrar água facil la em cima nas bobinas.

Qto ao amigo engasgado, veja se não é o cebolao que mede a agua para a ECU. Pode ser que ele esteja ruim e e injeção mande injetar mais engasopando e rateando...ou seria um rateado de falta de faisca?

Abraço

comenale
20/01/2009, 21:31
Pessoal,

Ontem aconteceu algo muito estranho:?:

No meio do trânsito de sampa, o pedal da embreagem começou a ficar duro, muito duro e derrepente ficou totalmente "bobo":parede: - sem qualquer ação. Não entrava nenhuma marcha.
Parei a viatura e imaginei que algum burrinho tivesse vazado. Olhei todos os detalhes e não achei nada:shock:. Nem uma gotinha de óleo tinha vazado e o fdp do pedal mais molenga que mingau.
Esperei um tempo, liguei a viatura e dei várias bombadas (calma là)! E nada do pedal dar sinal de vida.
Desliguei a viatura e procurei novo sinal de vazamento. Nada!
Passados alguns minutos para decidir o que fazer (quinchar ou sair trassado para chegar no meca), liguei a viatura novamente decidido a sair trassado e o fdp do pedal tinha voltado a funcionar. Duro pra cara..... e com o curso reduzido, mas dava para engatar qualquer marcha.
Ainda não levei ao meca para ver o que pode ter ocorrido. Arrisquei a rodar hoje e nada aconteceu.
Alguém sabe explicar essa "assombração":?:

Robinho da Jaguatirica
21/01/2009, 09:24
Pessoal,

Ontem aconteceu algo muito estranho:?:

No meio do trânsito de sampa, o pedal da embreagem começou a ficar duro, muito duro e derrepente ficou totalmente "bobo":parede: - sem qualquer ação. Não entrava nenhuma marcha.
Parei a viatura e imaginei que algum burrinho tivesse vazado. Olhei todos os detalhes e não achei nada:shock:. Nem uma gotinha de óleo tinha vazado e o fdp do pedal mais molenga que mingau.
Esperei um tempo, liguei a viatura e dei várias bombadas (calma là)! E nada do pedal dar sinal de vida.
Desliguei a viatura e procurei novo sinal de vazamento. Nada!
Passados alguns minutos para decidir o que fazer (quinchar ou sair trassado para chegar no meca), liguei a viatura novamente decidido a sair trassado e o fdp do pedal tinha voltado a funcionar. Duro pra cara..... e com o curso reduzido, mas dava para engatar qualquer marcha.
Ainda não levei ao meca para ver o que pode ter ocorrido. Arrisquei a rodar hoje e nada aconteceu.
Alguém sabe explicar essa "assombração":?:

Oi Comenale,

Sua viatura não tem assombração, se tivesse vazamentos o freio também teria sumido, seu caso ão os cilindros da embreagem, pode ser apenas um ou os dois, leva logo pro meca pq vai ficar na mão, ajuda a viatura já te pediu dando o sinal.
Aconteceu comigo, ano passado, gastei 360 latas na troca dos dois cilindros, mais óleo de freio e mão-de-obra na KIA.

Boa lama!

Robinho

Robinho da Jaguatirica
21/01/2009, 09:26
Aguardando a postagem do trabalho. Vai postar neste tópico mesmo?


Oi Marlo,

A desmontagem dá um certo trabalho pra descravar e retirar o rolamento antigo, não tirei fotos pq minha cam está com o disparador quebrado, mas qualquer dúvida é só mandar um sinal de fumaça.

Boa lama!


Robinho

Robinho da Jaguatirica
21/01/2009, 09:43
A minha polia esticadora ta gasta e com o rolamento ruim. Meti oleo de motro com uma seringa nela para rodar até achar a nova, uma vez que ela ta toda desgastada. Nova por R$50. Achei razoável em vista de nao conseguir recuperar a minha.

Trojao, a minha no visual parecia desalinha e em função disto forçou o rolamento e gastou a polia...como fazer para medir este alinhamento?

Eu coloquei uma arruela a mais por dentro e parece alinhado agora.

Oi Nava, como anda o pau do painel???:mrgreen:

Sua polia deve estar desalinhada por causa do rolamento que deve ter saído do batente qualquer mm fora dá diferença, ou é o trilho da polia que está empenado?
Se for o rolamento é só vc desmontar a polia e colocar o novo já alinhado, tem um batente pra não ficar nada errado, é só dar uma batidinhas que ele entra (ui) :shock:fácil, depois é só fechar tudo com parafusos, mas se for o trilho da polia, acredito que numa prensa vc deve conseguir desempenar, ou pelo menos melhorar bem o empeno, o metal é igual papel, dá pra desentortar numa boa. Andei olhando num catálogo de polias e não achei nenhuma que fosse plug and play, e na Kia:odedo: é um estupro:parede::parede::parede::parede:.


Boa lama!


Robinho

Júlio C. A. Santos
21/01/2009, 15:55
Já aconteceu isso comigo, travou a polia do A/C. Troquei o rolamento em casa mesmo, é absurdamente fácil de trocar. Usei também uma correia menor, assim a polia fica mais alta e menos exposta a água em trechos alagados. Um rolamento novo (que só é vendido com suporte) na Kia aqui da região custa em torno de R$ 250,00. Ainda tenho um rolamento novo dessa polia aqui na garagem, ta pegando pó, he he he! :mrgreen:

Sobre essa história de pau do painel, logo eu vou me casar com a minha namorada, me deixa fora disso... kkkkkkkkkkkkkk :discordo: :oops: Pra onde estamos indo, he he he!

Na foto, à esquerda o rolamento novo da melhor marca e a direita o antigo detonado.

Abraço :concordo:

Robinho da Jaguatirica
21/01/2009, 16:53
Já aconteceu isso comigo, travou a polia do A/C. Troquei o rolamento em casa mesmo, é absurdamente fácil de trocar. Usei também uma correia menor, assim a polia fica mais alta e menos exposta a água em trechos alagados. Um rolamento novo (que só é vendido com suporte) na Kia aqui da região custa em torno de R$ 250,00. Ainda tenho um rolamento novo dessa polia aqui na garagem, ta pegando pó, he he he! :mrgreen:

Sobre essa história de pau do painel, logo eu vou me casar com a minha namorada, me deixa fora disso... kkkkkkkkkkkkkk :discordo: :oops: Pra onde estamos indo, he he he!

Na foto, à esquerda o rolamento novo da melhor marca e a direita o antigo detonado.

Abraço :concordo:

Foi essa mesma marca que comprei, baratim, 12 latinhas, e o caso é esse mesmo, a polia fica lá embaixo, pega lama que só ela, por isso o rolamento vai pro espaço.

[]s

Robinho

ALEXANDRE MIETTI
22/01/2009, 10:09
Que bom que sentiu alguma diferença com o velocity tunner, faz mais alguns testes pra gente saber certinho, se funcionar e vc puder, vou querer sim que vc pegue uma pra eu pois achei muito bem feita.
[]s
(DU)

Edu, ontem acabei não passando por lá, então não deu para fazer o seu, porém andei bastante com a viatura, e achei meio presa, diferente de quando estava após o sensor, vou deixar um tempo assim e verificar o consumo, depois troco de lugar e vejo o consumo novamente.

Até.

EDuarte
22/01/2009, 11:06
Edu, ontem acabei não passando por lá, então não deu para fazer o seu, porém andei bastante com a viatura, e achei meio presa, diferente de quando estava após o sensor, vou deixar um tempo assim e verificar o consumo, depois troco de lugar e vejo o consumo novamente.

Até.
Talvez fazendo um pouco menor de um melhor resutado, como a do Julio é diesel talvez a sucção seja maior. O negócio é ir testando até achar o melhor resultado. Não precisa esquentar a cabeça comigo, acho que vou fazer uma menor pra ver o resultado.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
22/01/2009, 12:20
Talvez fazendo um pouco menor de um melhor resutado, como a do Julio é diesel talvez a sucção seja maior. O negócio é ir testando até achar o melhor resultado. Não precisa esquentar a cabeça comigo, acho que vou fazer uma menor pra ver o resultado.
[]s
(DU)

Oi DU,

Acho que vc tem razão quanto a diferença de ar necessáios entre gasolina e diesel, mesmo pq qnd o filtro de ar das diesel começa a sujar ela vai fumaçando mais, e sabemos q nas gasolinas o filtro pode estar imundo que as bichinhas continuam numa boa.


Boa lama!


Robinho

comenale
22/01/2009, 13:42
Oi DU,

Acho que vc tem razão quanto a diferença de ar necessáios entre gasolina e diesel, mesmo pq qnd o filtro de ar das diesel começa a sujar ela vai fumaçando mais, e sabemos q nas gasolinas o filtro pode estar imundo que as bichinhas continuam numa boa.
Boa lama!
Robinho

De fato os motores diesel trabalham com um volume de ar muito maior que os a gasolina. A forma de explosão é totalmente diferente entre os motores.
Qualquer obstrução que ocorra interfere diretamente no desempenho e performance do motor diesel.
Seria importante analisar o quanto é eficiente esse Velocit tuner para realmente sair divulgando.
Continuo aguardando o resultados dos colegas...:pipoca:

Costa Junior
22/01/2009, 21:13
Galera,

Terminei o serviço, por sinal bem fácil, até jipeira faz. Aí vai a receita para economizar 210 latinhas ou mais:
-Abri a polia que era cravada, fechei com parafusos 1/8 com porca cola lokitite pra não soltar nem fud^%$%%$.
-Comprei o rolamento de nº 6301 (alta temperatura 2) por 12 latas.
-Correia R$17,00
-Mão-de-obra R$eu,mesmo


Resultado:

-Peças: R$29,00
-Mão-de-obra: eu meso pelo prazer de colocar a mão na massa.
-Não :odedo:ser:odedo: depenado :odedo:pela :odedo:consesionária:odedo:: Não tem preço!:mrgreen::dance::concordo:;-):palmas:


Boa lama!


Robinho

Oi, Trojão.
Este rolamento é usado em motocicleta.

A correia do ar não é a correia industrial A34 que custa bem baratinha?
Pq vc pagou R$ 17,00?

Júlio C. A. Santos
22/01/2009, 23:36
Praticamente todos os filtros de ar de caminhões usam essa hélice (Velocity Tuner) embutida no filtro de ar, é feita muitas vezes de plástico, acho que faz mais diferença nos motores a diesel. Em algumas subidas onde eu usava 2º marcha com giro alto agora posso apenas "manter" em 3º marcha, ou em 3º marcha com giro posso manter a 4º. Até uns amigos meus que andaram de carona comigo perceberam a diferença. Nos Estados Unidos isso é sucesso de vendas, tanto é que existem vários modelos dessa hélice sendo vendidas por lá. No site do Velocity Tuner, existe uma lista de carros indicados para o uso da hélice, e consta a Kia Sportage. Nessa lista algumas marcas de carros simplesmente não existem, provando que foi feito um estudo para definir quais carros poderão usar a hélice para melhorar o desempenho.

Pessoal, se vocês não estão sentindo diferença, tem uma explicação, será que a hélice que vocês estão fazendo não está muito diferente da original? Porque a minha eu fiz em casa e deu certo, devo ter acertado as medidas exatas, porque fez muuuuita diferença. Existe uma solução pra isso, comprando a hélice original, aí eu duvido que não funcione.

ALEXANDRE MIETTI
23/01/2009, 14:21
PESSOAL, NOTEI QUE PARECE QUE ESTÁ SAINDO UM POUCO DE ÓLEO PELA TAMPA DO ÓLEO, SERÁ ALGUMA COISA MUITO GRAVE :shock:...

A TAMPA DE VÁLUVA TÁ UM POUCO ÚMIDA :pensativo:, PARECE QUE TÁ SUBINDO ÓLEO...

ATÉ.

Robinho da Jaguatirica
23/01/2009, 17:00
PESSOAL, NOTEI QUE PARECE QUE ESTÁ SAINDO UM POUCO DE ÓLEO PELA TAMPA DO ÓLEO, SERÁ ALGUMA COISA MUITO GRAVE :shock:...

A TAMPA DE VÁLUVA TÁ UM POUCO ÚMIDA :pensativo:, PARECE QUE TÁ SUBINDO ÓLEO...

ATÉ.

Oi Alex,

pode ser o suspiro entupido, motores a gasolina geralmente só jogam pressão para a tampa se o suspiro estiver entupido (válvula cânister ou quebra chamas, acho que é este o nome), mas isso á fácil de arrumar, é só trocar a válvula, ou pode também ser vazamento de compressão para o cárter da câmara de combustão, aí é complicado, são os anéis e cilindros.
Tire a vareta do óleo e perceba a quantidade de gases que sai, se for muita mesmo tá com um dos dosi problemas acima, se vc não arrumar chega uma hora que a vareta chega a pular, daí é risco de perder o motor pq o óleo acaba saindo todo.

Tomara que seje o primeiro,

Boa lama!


Robinho

ALEXANDRE MIETTI
23/01/2009, 17:34
Oi Alex,

pode ser o suspiro entupido, motores a gasolina geralmente só jogam pressão para a tampa se o suspiro estiver entupido (válvula cânister ou quebra chamas, acho que é este o nome), mas isso á fácil de arrumar, é só trocar a válvula, ou pode também ser vazamento de compressão para o cárter da câmara de combustão, aí é complicado, são os anéis e cilindros.
Tire a vareta do óleo e perceba a quantidade de gases que sai, se for muita mesmo tá com um dos dosi problemas acima, se vc não arrumar chega uma hora que a vareta chega a pular, daí é risco de perder o motor pq o óleo acaba saindo todo.

Tomara que seje o primeiro,

Boa lama!


Robinho

Valeu, sou meio leigo ainda na Sportage, na foto anexa vc sabe me dizer onde verifico o suspiro?
A seta vermelha é outra coisa, tirei esta foto para tirar outra dúvida, esquece a seta vermelha.

Valeu.

Robinho da Jaguatirica
23/01/2009, 18:31
Valeu, sou meio leigo ainda na Sportage, na foto anexa vc sabe me dizer onde verifico o suspiro?
A seta vermelha é outra coisa, tirei esta foto para tirar outra dúvida, esquece a seta vermelha.

Valeu.

Pela foto não estou conseguindo identificar, acredito que seje na esquerda da viatura, mas amanhã vou me encontrar com o gleison e vejo onde
é e te falo.

Boa lama!


Robinho

EDuarte
24/01/2009, 12:20
Valeu, sou meio leigo ainda na Sportage, na foto anexa vc sabe me dizer onde verifico o suspiro?
A seta vermelha é outra coisa, tirei esta foto para tirar outra dúvida, esquece a seta vermelha.

Valeu.

Alex, o respiro fica onde o trojão falou, do lado esquerdo na tampa do cabeçote, coloquei uma seta em amarelo na foto pra vc se orientar, fica entre a mangueira que a seta esta indicando e o coletor. Mas acredito que isso seja normal, pois a minha esta com o respiro aberto (sem mangueira) e tambem fica um pouco sujo de oleo em volta da tampa.
[]s
(DU)

EDuarte
26/01/2009, 13:02
Galera, a cebolinha da pressão do oleo da minha viatura pifou, alguem sabe se tem de algum outro carro que sirva?
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
26/01/2009, 14:21
Galera, a cebolinha da pressão do oleo da minha viatura pifou, alguem sabe se tem de algum outro carro que sirva?
[]s
(DU)

Fala Edu, beleza, já liguei nessa loja, eu sei que eles tem bastante peças da sportage, até entregam em todo o Brasil.

Império Auto parts - 3439-4008 - Mirian
Fica aqui em Santo André, na rua Senador Fláquer, no centro.

Até.

ALEXANDRE MIETTI
26/01/2009, 14:25
Alex, o respiro fica onde o trojão falou, do lado esquerdo na tampa do cabeçote, coloquei uma seta em amarelo na foto pra vc se orientar, fica entre a mangueira que a seta esta indicando e o coletor. Mas acredito que isso seja normal, pois a minha esta com o respiro aberto (sem mangueira) e tambem fica um pouco sujo de oleo em volta da tampa.
[]s
(DU)

NÃO TÁ VAZANDO MUITO, MAS FICA ÚMIDO.
vOU DAR UMA OLHADA VER SE ENCONTRO ALGUMA ANORMALIDADE.

VALEU.

AGORA TO COM O NICK CORRETO, O ADMINISTRADOR ACERTOU PRA MIM, TINHA DADO PROBLEMA QUANDO FIZ O CADASTRO.

ALEXANDRE MIETTI
26/01/2009, 14:29
PESSOAL, VOLTEI O MEU VELOCITY TUNNER PARA O LOCAL ONDE HAVIA INSTALADO ANTES, APÓS O SENSOR MAF, RODEI BASTANTE COM ELE ANTES DO SENSOR, ACHEI O CARRO MEIO PRESO, MORRENDO DE VEZ EM QUANDO, ESQUISITO. :pensativo: FEZ UMA MÉDIA DE 7,5 Km/l AQUI NA CIDADE.
AGORA, INSTALEI ELE APÓS O SENSOR, VOU TESTAR NOVAMENTE, NA SEMANA QUE VEM, IREI FAZER UMA VIAGEM LONGA E VEREI COMO SE COMPORTA NA ESTRADA.

VAMOS CONTINUAR TESTANDO. :pipoca:
SÓ PRA CONSTAR, O ZINCO ESTÁ INTACTO, NÃO ENTORTOU.

DEPOIS POSTO MAIS INFORMAÇÕES.

EDuarte
26/01/2009, 15:02
PESSOAL, VOLTEI O MEU VELOCITY TUNNER PARA O LOCAL ONDE HAVIA INSTALADO ANTES, APÓS O SENSOR MAF, RODEI BASTANTE COM ELE ANTES DO SENSOR, ACHEI O CARRO MEIO PRESO, MORRENDO DE VEZ EM QUANDO, ESQUISITO. :pensativo: FEZ UMA MÉDIA DE 7,5 Km/l AQUI NA CIDADE.
AGORA, INSTALEI ELE APÓS O SENSOR, VOU TESTAR NOVAMENTE, NA SEMANA QUE VEM, IREI FAZER UMA VIAGEM LONGA E VEREI COMO SE COMPORTA NA ESTRADA.

VAMOS CONTINUAR TESTANDO. :pipoca:
SÓ PRA CONSTAR, O ZINCO ESTÁ INTACTO, NÃO ENTORTOU.

DEPOIS POSTO MAIS INFORMAÇÕES.

:concordo::pipoca:
[]s
(DU)

EDuarte
26/01/2009, 15:14
.... rolamento pequeno de agulha. Aki custou 40,00 pilas. ....


Tudo bem Costa Junior.
Não to achando o rolamento de agulha aqui em SP, só não procurei nas concessionarias pois sei que serão bem caros, o que vc colocou é original? Sabe o codigo pra procurar em casas de rolamento?
Valeu
[]s
(DU)

MarcSport
26/01/2009, 15:25
Muitas peças na concessionária são mais baratas do que no mercado paralelo.

jgneves
26/01/2009, 15:41
PESSOAL, VOLTEI O MEU VELOCITY TUNNER PARA O LOCAL ONDE HAVIA INSTALADO ANTES, APÓS O SENSOR MAF, RODEI BASTANTE COM ELE ANTES DO SENSOR, ACHEI O CARRO MEIO PRESO, MORRENDO DE VEZ EM QUANDO, ESQUISITO. :pensativo: FEZ UMA MÉDIA DE 7,5 Km/l AQUI NA CIDADE.
AGORA, INSTALEI ELE APÓS O SENSOR, VOU TESTAR NOVAMENTE, NA SEMANA QUE VEM, IREI FAZER UMA VIAGEM LONGA E VEREI COMO SE COMPORTA NA ESTRADA.

VAMOS CONTINUAR TESTANDO. :pipoca:
SÓ PRA CONSTAR, O ZINCO ESTÁ INTACTO, NÃO ENTORTOU.

DEPOIS POSTO MAIS INFORMAÇÕES.

Alexandre,

Como tinha postado anteriormente, percebi os mesmos sintomas que vc. Em evidencia o motor preso. Já retirei o meu.

EDuarte
26/01/2009, 18:27
Muitas peças na concessionária são mais baratas do que no mercado paralelo.
Valeu marcelo, vou ligar em uma concessionaria pra ver o preço.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
26/01/2009, 19:09
Galera, Na 5ª Feira Passada, A Patroa Chegando Em Casa, A Viatura Morreu E Não Pegou Mais, O Motor Quase Nem Virava (sintoma De Estar Sem Bateria), Mas Ela Havia Acabado De Chegar E Andado Pelo Menos 20 Km.
Colocamos Outra Bateria E A Viatura Pegou, Troquei A Bateria Que Tava Na Garantia E Tudo Beleza.
Agora A Tarde, Saí Com O Carro E A Mesma Coisa, No Meio Da Avenida, Só Para Ajudar...
O Cara Do Seguro Fez Uma Chupeta (ui...)demoro Pra Pegar, Quase Acabou Com A Bateria Do Cara, Pegou.
Passei No Auto Elétrico O Cara Testou Tudo E Tudo Ok.
Alguém Já Passou Por Algo Parecido???

Valeu.

MarcSport
26/01/2009, 19:51
Valeu marcelo, vou ligar em uma concessionaria pra ver o preço.
[]s
(DU)

Na concessionária de Itú (centro de distribuição) os preços são cerca de 40% menores, fale que vc mora nas redondezas mas trabalha em SP, eles mandam por correio, se falar que mora em SP eles falam para procurar uma concessionária local, para valores baixos ou itens de consumo como filtros, vale a pena comprar em SP mesmo...

EDuarte
27/01/2009, 10:14
Galera, Na 5ª Feira Passada, A Patroa Chegando Em Casa, A Viatura Morreu E Não Pegou Mais, O Motor Quase Nem Virava (sintoma De Estar Sem Bateria), Mas Ela Havia Acabado De Chegar E Andado Pelo Menos 20 Km....

Duas provaveis causas pra esse sintoma, ou o alternador não esta carregando ou o motor de arranque foi pro saco. Pra testar o alternador, com a viatura ligada desconecte o cabo positivo da bateria, se a viatura continuar funcionando é pq o alternador esta carregando, mas se morrer...
[]s
(DU)


Na concessionária de Itú (centro de distribuição) os preços são cerca de 40% menores, fale que vc mora nas redondezas mas trabalha em SP, eles mandam por correio, se falar que mora em SP eles falam para procurar uma concessionária local, para valores baixos ou itens de consumo como filtros, vale a pena comprar em SP mesmo...

Valeu a dica Marcelo, vou ligar la.
[]s
(DU)

jgneves
27/01/2009, 22:54
Galera, Na 5ª Feira Passada, A Patroa Chegando Em Casa, A Viatura Morreu E Não Pegou Mais, O Motor Quase Nem Virava (sintoma De Estar Sem Bateria), Mas Ela Havia Acabado De Chegar E Andado Pelo Menos 20 Km.
Colocamos Outra Bateria E A Viatura Pegou, Troquei A Bateria Que Tava Na Garantia E Tudo Beleza.
Agora A Tarde, Saí Com O Carro E A Mesma Coisa, No Meio Da Avenida, Só Para Ajudar...
O Cara Do Seguro Fez Uma Chupeta (ui...)demoro Pra Pegar, Quase Acabou Com A Bateria Do Cara, Pegou.
Passei No Auto Elétrico O Cara Testou Tudo E Tudo Ok.
Alguém Já Passou Por Algo Parecido???

Valeu.

Alexandre,
Recentemente passei pelo mesmo problema. Era o alternador. O meu acabou as escovas aos 67000 km. Não é comum. Quando ele não carrega, o veiculo não gera e sim consome o que resta na bateria. Mesmo sendo a diesel é necessário energia para acionamento da bomba de combustivel. Com cinco km rodados, esgotei a carga de uma bateria. Como o eletricista além da troca das escovas deu passe no eixo, ficou em 90 latas. Faça o teste assim como dito na msg anterior.

MarcSport
28/01/2009, 08:20
Alexandre,
Mesmo sendo a diesel é necessário energia para acionamento da bomba de combustivel. Com cinco km rodados, esgotei a carga de uma bateria.

A necessidade de energia é para a solenóide que corta o combustível.

ALEXANDRE MIETTI
28/01/2009, 09:10
E ae galera.

Já fiz o teste do alternador, está ok.
Pensei que fosse fuga de corrente, o eletricista fez os testes e nada.
Ontem o carro tb estava sem bateria de manhã, o eletricista levou e está até agora lá em teste.
Deu uma carga de manhã e a tarde ela estava sem carga novamente, muito estranho. :pensativo:
Deve ser a bateria mesmo, meia boca, hoje o cara da loja de baterias irá trazer outra, vamos ver no que dá.

Valeu pelas dicas.

Robinho da Jaguatirica
28/01/2009, 09:19
A minha bateria era 65 amperes, certa vez ela começou a me sacanear, troquei logo por uma de 85 de baixa manutenção, não confio muito nesse negócio de bateria blindada, vez ou outra observo se falta água, aliás, bateria foi feita pronta e pra durar o resto da vida:pensativo:, o problema é que costuma faltar água e colar as placas.:parede: Tenho 5 faróis de milha, todos com lâmpadas de 100, e a menina aguenta que é uma belezoca, sem contar o ar que é quase 100% ligado, quem tem viatura a diesel não precisa esquentar a moringa com o consumo de ar.

Boa lama!


Robinho

Baudenbacher
28/01/2009, 09:22
PESSOAL, VOLTEI O MEU VELOCITY TUNNER PARA O LOCAL ONDE HAVIA INSTALADO ANTES, APÓS O SENSOR MAF, RODEI BASTANTE COM ELE ANTES DO SENSOR, ACHEI O CARRO MEIO PRESO, MORRENDO DE VEZ EM QUANDO, ESQUISITO. :pensativo: FEZ UMA MÉDIA DE 7,5 Km/l AQUI NA CIDADE.
AGORA, INSTALEI ELE APÓS O SENSOR, VOU TESTAR NOVAMENTE, NA SEMANA QUE VEM, IREI FAZER UMA VIAGEM LONGA E VEREI COMO SE COMPORTA NA ESTRADA.

VAMOS CONTINUAR TESTANDO. :pipoca:
SÓ PRA CONSTAR, O ZINCO ESTÁ INTACTO, NÃO ENTORTOU.

DEPOIS POSTO MAIS INFORMAÇÕES.

BOM DIA, PESSOAL,

O VELOCITY TUNNER VAI BEM EM VIATURA EQUIPADA COM GNV?

UM PASSARINHO ME FALOU QUE O GNV TERÁ REDUÇÃO DE +/- 30% PARA OS PRÓXIMOS MESES. SERÁ QUE O PIADO DESTE PASSARINHO CHEGOU NA ORELHA DE ALGUM DE VOCÊS?

MINHA VIATURA, NA CIDADE, COM A PATROA PILOTANDO FEZ 10KM/M³ :grin::palmas::lol:.

[]'s

ALEXANDRE MIETTI
28/01/2009, 10:59
A minha bateria era 65 amperes, certa vez ela começou a me sacanear, troquei logo por uma de 85 de baixa manutenção, não confio muito nesse negócio de bateria blindada, vez ou outra observo se falta água, aliás, bateria foi feita pronta e pra durar o resto da vida:pensativo:, o problema é que costuma faltar água e colar as placas.:parede: Tenho 5 faróis de milha, todos com lâmpadas de 100, e a menina aguenta que é uma belezoca, sem contar o ar que é quase 100% ligado, quem tem viatura a diesel não precisa esquentar a moringa com o consumo de ar.

Boa lama!


Robinho

Pois é, a minha é de 60A, quando abrimos ela, tava com pouca água, daí foram feitos os testes para ver se o alternador tava carregando com sobrecarga, nada constatado, a viatura veio com estas baterias "genéricas" acho que é esse p problema e a água deve ter evaporado, sei lá.
Agora irei ficar de olho na água, pois até agora só tive carro com aquelas livres de manutenção, que tem um indicador verde, mas esse modelo tem aquela tampa que dá acesso as tampinhas por onde coloca a água, estarei verificando periódicamente.

Valeu.

ALEXANDRE MIETTI
28/01/2009, 11:01
BOM DIA, PESSOAL,

O VELOCITY TUNNER VAI BEM EM VIATURA EQUIPADA COM GNV?

UM PASSARINHO ME FALOU QUE O GNV TERÁ REDUÇÃO DE +/- 30% PARA OS PRÓXIMOS MESES. SERÁ QUE O PIADO DESTE PASSARINHO CHEGOU NA ORELHA DE ALGUM DE VOCÊS?

MINHA VIATURA, NA CIDADE, COM A PATROA PILOTANDO FEZ 10KM/M³ :grin::palmas::lol:.

[]'s

Cara, não tenho gnv, acho que vale fazer o teste.
A minha a patroa usa mais durante a semana, faz entre 7,5 e 8,0 Km/l, na cidade, ela pisa forte.

Júlio C. A. Santos
28/01/2009, 13:43
Ontem tirei o Velocity Tuner do motor e rodei 120 km, (100 km e rodovia e 20 km na cidade). Logo que saí de casa já vi que o motor estava diferente, saia muita fumaça preta e estava fraco demais.

Resolvi tirar o Velocity Tuner para ter certeza que sem ele o rendimento cai. E falo pela décima vez: O motor da minha Sport e o Velocity Tuner foi um caso de amor, depois que os dois se encontraram não se separaram mais. Um não vive sem o outro. Realmente fez muita diferença no rendimento.

Não entendo o que deu errado na instalação do VT nas Sport a gasolina. As Sport equipadas com GNV acho que pode piorar o rendimento, mas façam o teste para tez certeza.

Abraço

Baudenbacher
28/01/2009, 16:28
Vou tentar fazer o meu no fim de semana, isto é, se der tempo.

Caso consiga eu passo o resultado para vocês :pensativo:.

Até mais,

Ah! onde foi parar o arquivo com as medida???:-x

ALEXANDRE MIETTI
28/01/2009, 19:07
Vou tentar fazer o meu no fim de semana, isto é, se der tempo.

Caso consiga eu passo o resultado para vocês :pensativo:.

Até mais,

Ah! onde foi parar o arquivo com as medida???:-x


Tá na pagina 181.

Primeiro eu coloquei o meu na saída do filtro, achei a viatura amarrada e esquisita, voltei para onde havia instalado primeiro, após o sensor, hoje andei bastante, ok, não percebo diferença na potência, agora irei verificar o consumo.

Segue novamente as minhas fotos e o local onde ele está instalado hoje.
O local com a seta vermelha, é onde eu instalei e acho que não deu muito certo.

Até

ALEXANDRE MIETTI
28/01/2009, 19:18
A minha bateria era 65 amperes, certa vez ela começou a me sacanear, troquei logo por uma de 85 de baixa manutenção, não confio muito nesse negócio de bateria blindada, vez ou outra observo se falta água, aliás, bateria foi feita pronta e pra durar o resto da vida:pensativo:, o problema é que costuma faltar água e colar as placas.:parede: Tenho 5 faróis de milha, todos com lâmpadas de 100, e a menina aguenta que é uma belezoca, sem contar o ar que é quase 100% ligado, quem tem viatura a diesel não precisa esquentar a moringa com o consumo de ar.

Boa lama!


Robinho

Hoje foi a quarta bateria que o FDP colocou na viatura.

BATERIAS LINCE :odedo::odedo::odedo:

Amanhã vou colocar uma nova e acabar com o problema, acho...

Hoje o cara colocou uma, andei 20 Km, parei, Quando voltei, cade a maldita da partida...

Com o carro tá tudo ok, tá carregando, foi testado, quando faz a "chupeta", pega na hora.

Até mais, e se encontrar uma LINCE na frente, passa por cima.

MarcSport
28/01/2009, 19:48
Hoje foi a quarta bateria que o FDP colocou na viatura.

BATERIAS LINCE :odedo::odedo::odedo:

Amanhã vou colocar uma nova e acabar com o problema, acho...

Hoje o cara colocou uma, andei 20 Km, parei, Quando voltei, cade a maldita da partida...

Com o carro tá tudo ok, tá carregando, foi testado, quando faz a "chupeta", pega na hora.

Até mais, e se encontrar uma LINCE na frente, passa por cima.

Quarta bateria com problema, é muito estranho.
Vc já verificou os conectores da bateria, uma noite (a 3 anos atrás) eu desliguei o carro, entrei na farmácia e quando saí não pegava mais, chamei o seguro que fez uma chupeta, o carro pegou fui pra casa, no dia seguinte estava "sem" bateria novamente, eu abri o capô e mexi no cabo da bateria e o carro pegou, isso aconteceu por 2 vezes, causa do problema: parte interna do conector não dava o devido contato, limpei o conector e o problema nunca mais aconteceu.
Isso já havia contecido comigo em 93 em um Uno com 5000 km, na época o "mecânico" do seguro tinha uma escova metálica redonda para limpar os terminais do cabo e da bateria.
Talvez "pegue na chupeta" pois a parte externa do conector está conduzindo bem.

Júlio C. A. Santos
28/01/2009, 20:14
As medidas para a confecção do Velocity Tuner estão na página 181 deste tópico. É estranho o Velocity Tuner não ter funcionado nas Sportage a gasolina. Nos Estados Unidos a maioria dos veículos que usam o VT é movida a gasolina, inclusive as caminhonetes. Um detalhe importante: No site do VT a Sportage que consta na lista é somente a 2.0 16 v a gasolina, o modelo diesel não consta na lista. Na verdade na minha Sportage ocorreram alguns “efeitos colaterais” depois que comecei a usar o VT :shock:, mas acho melhor vocês não ficar sabendo o que aconteceu, senão vão desanimar He He He!

Abraço

ALEXANDRE MIETTI
29/01/2009, 10:07
Quarta bateria com problema, é muito estranho.
Vc já verificou os conectores da bateria, uma noite (a 3 anos atrás) eu desliguei o carro, entrei na farmácia e quando saí não pegava mais, chamei o seguro que fez uma chupeta, o carro pegou fui pra casa, no dia seguinte estava "sem" bateria novamente, eu abri o capô e mexi no cabo da bateria e o carro pegou, isso aconteceu por 2 vezes, causa do problema: parte interna do conector não dava o devido contato, limpei o conector e o problema nunca mais aconteceu.
Isso já havia contecido comigo em 93 em um Uno com 5000 km, na época o "mecânico" do seguro tinha uma escova metálica redonda para limpar os terminais do cabo e da bateria.
Talvez "pegue na chupeta" pois a parte externa do conector está conduzindo bem.


Tb já passei por este problema ha alguns meses, daí troquei os terminais, estão novos.
Antes de colocar as baterias, o cara sempre passava a escova de aço para a limpeza.
Ontem a tarde, ele colocou a 4ª bateria e aconteceu tudo o que descrevi acima, hoje cedo, o carro pegou na primeira, dei umas voltas e fui testar lá no auto eletrico, pegou tb, quando cheguei em casa, na 1ª pegou e na segunda não pegou mais :parede:... aí mede a carga, está baixa, essa bateria foi o cara da loja onde comprei o carro que colocou, deve ser recondicionada, ele veio aqui em casa me trazer as 4 e ainda me disse que trabalha em casa, ou seja, fundo de quintal :x
Agora o auto eletrico colocou uma zerada, vou ver no que vai dar.

Até.

ALEXANDRE MIETTI
29/01/2009, 10:10
As medidas para a confecção do Velocity Tuner estão na página 181 deste tópico. É estranho o Velocity Tuner não ter funcionado nas Sportage a gasolina. Nos Estados Unidos a maioria dos veículos que usam o VT é movida a gasolina, inclusive as caminhonetes. Um detalhe importante: No site do VT a Sportage que consta na lista é somente a 2.0 16 v a gasolina, o modelo diesel não consta na lista. Na verdade na minha Sportage ocorreram alguns “efeitos colaterais” depois que comecei a usar o VT :shock:, mas acho melhor vocês não ficar sabendo o que aconteceu, senão vão desanimar He He He!

Abraço

Espero que os efeitos foram bons, pois estou testando na minha e depois que coloqei ele após o sensor, o carro não ficou mais amarrado como antes do sensor.
Agora irei ver o consumo, estou tão f... por causa da bateria que nem estou acompanhando o consumo da gasolina.
Na semana que vem, irei fazer uma viajem, daí irei ver realmente os "efeitos colaterais" se são bons ou ruins.

Até mais.

Marcos Vaz
29/01/2009, 10:42
Bom dia amigos,
Estou com um grande problema na minha Sport e ninguém aqui consegue resolver.
O carro esta sem força no motor, quando piso no acelerador é como se ele estivesse afogando, entendem, o motor começa a engasgar. o estranho é que ele parado com o motor trabalhando na lenta ele fica normal sem falahar, mas quando engato a primeira marcha e tento sair ele engasga, como se alguma coisa estivesse entupindo.
Tenho que ficar dando "soquinhos" no acelerador, ai o engasgo vai passando e ele vai saindo com o giro lá em cima. Numa subida nem se fala, por mais pequena que seja.
A viatura, na alta anda bem, o problema todo é na lenta.
Não sei mais o que faser.
Preciso de ajuda, alguém já passou por isso e pode me dar umas dicas?

Baudenbacher
29/01/2009, 11:41
Tá na pagina 181.

Primeiro eu coloquei o meu na saída do filtro, achei a viatura amarrada e esquisita, voltei para onde havia instalado primeiro, após o sensor, hoje andei bastante, ok, não percebo diferença na potência, agora irei verificar o consumo.

Segue novamente as minhas fotos e o local onde ele está instalado hoje.
O local com a seta vermelha, é onde eu instalei e acho que não deu muito certo.

Até


Valeu pessoal,

Vou tentar antes a após o sensor. Tomara que dê certo!!!:pensativo:

Até mais...

Maverickturbo
29/01/2009, 16:24
Marcos,

Ja passou ela em algum scanner?
Quando foi a ultima vez que fez uma limpeza de bicos?

EDuarte
29/01/2009, 18:35
Bom dia amigos,
Estou com um grande problema na minha Sport e ninguém aqui consegue resolver.
O carro esta sem força no motor, quando piso no acelerador é como se ele estivesse afogando, entendem, o motor começa a engasgar. o estranho é que ele parado com o motor trabalhando na lenta ele fica normal sem falahar, mas quando engato a primeira marcha e tento sair ele engasga, como se alguma coisa estivesse entupindo.
Tenho que ficar dando "soquinhos" no acelerador, ai o engasgo vai passando e ele vai saindo com o giro lá em cima. Numa subida nem se fala, por mais pequena que seja.
A viatura, na alta anda bem, o problema todo é na lenta.
Não sei mais o que faser.
Preciso de ajuda, alguém já passou por isso e pode me dar umas dicas?
E ae Marcos.
Tive esse mesmo problema um tempo atras, igualsinho o que acontece com a sua, acrecento apenas que estava mais dificill pra pegar.
Por acaso descobri que o regulador de pressão estava furado e mandava gasolina direto pro coletor e consequentemente afogava. Desliguei o regulador pra testar e tudo voltou ao normal. Faça o teste.
[]s
(DU)

Nava
29/01/2009, 20:17
Marcos, isso ta com cara de ser a bomba de gasolina!
É facil de testar. Em qq oficina deswcente eles tem um manometro, pega o tubo que vem do tanque e liga la. Dá partida e ve na hora se ta pifada.

Se nao for bomba é algum sensor ou retorno...mas é por ai.

Ainda acho que é bomba. Uma vez peguei um palio 1.0 6marchas pra andar, enquato a sport tava na oficina, acontece que o carro fazia 7km/l na cidade e nao andava nada...isso devido a P da bomba pifada...

Marcos Vaz
30/01/2009, 17:19
Maverick, ainda não passei, tenho um amigo aqui que é autorizado da Borch, mas tá com o scaner dele em manutenção, atualizando programas e me pediu para ir com ele semana que vem, mas antes to querendo levar na autorizada, para eles me darem uma luz, não sei se eles tem scaner lá. A última vez que limpei, foi quando comprei a uns 3 meses atrás.

EDuarte, vou fazer o teste, obrigado pela dica. Mas me diz uma coisa, se estiver vasando para o coletor, eu não deveria estar sentindo cheiro de gasolina?

Nava, vou dar uma verificada na bomba, acho difíssil pois a bomba é nova, tem uns 3 meses de uso, mas vou verificar. Estava desconfiado do sensor de marcha lenta, pois isso só acontesse na lenta, na estrada ela anda que é uma maravilha.

Robinho da Jaguatirica
31/01/2009, 08:08
Espero que os efeitos foram bons, pois estou testando na minha e depois que coloqei ele após o sensor, o carro não ficou mais amarrado como antes do sensor.
Agora irei ver o consumo, estou tão f... por causa da bateria que nem estou acompanhando o consumo da gasolina.
Na semana que vem, irei fazer uma viajem, daí irei ver realmente os "efeitos colaterais" se são bons ou ruins.

Até mais.

Galerinha,

Não estou aqui pra causar nenhuma polêmica, mas me ajudem a analizar o VT.
-A função do equipamento é aumentar a capacidade de aproveitamento de ar na câmara de combustão.:concordo:
-Aumentando o aproveitamento útil do ar, aumenta e melhora a combustão:concordo: (pelo menos nas diesel, nas gasolina acho difícil melhorar)
-Melhorando a combustão aumenta a taxa de compressão.:concordo:
Agora vem as cacas::parede::parede:
-Aumenta a taxa de comprassão pra quanto??? :pensativo:
-Alguém já imaginou que pode estar causando seríssimos danos ao motor com este possível aumento da compressão?:putz:
Uma turbina faz exatamente o que o VT se propõe a fazer, só que com controle, todos sabem que aumentar a pressão da turbina fora dos padrões do motor melhora a potência mas o motor vai pro saco pq não aguenta o excesso de compressão.:parede::parede::parede::parede::parede :

Já imaginaram se o VT for tão eficiente a ponto de aumentar tanto a taxa de compressão (mais ar, melhor queima de diesel, menos aceleração, mais velocidade, menor consumo) a ponto de fud%$# as camisas, anéis, pistãos, válvulas?????:pensativo:

Ou estou viajando na maionese?


Boa lama!


Robinho

Nava
31/01/2009, 14:25
Heim, aumentar taxa de compressão? Capaz...isso´só é possivel com diminuição da distancia do pistao com o cabeçote. Ou seja, isso é fixo, é do motor e pronto.

O ar deve entrar os mais turbulento possivel na camara, pois o spray de gasolina na entrada se misturará mais eficientemente formando um gás com melhor queima. Mas isso tem estequiometria, nao adianta turbinar a gasolina sem mexer na mistura.

Diesel nao, qto mais ar, melhor...

Júlio C. A. Santos
31/01/2009, 16:01
Trojão,

Vou explicar os efeitos colaterais:

- TENDÊNCIA A SUPERAQUECER - Depois que instalei o VT, percebi no mostrador de temperatura que o ponteiro ficou mais próximo do meio. Não quero nem imaginar qual era a temperatura real da água.

- BICO INJETOR VAZANDO - Um dos bicos injetores começou a vazar diesel depois que comecei a rodar com o VT, provando que o fluxo de diesel aumentou (será que é isso mesmo?). Fiz um teste: Tirei o VT, lavei o bico que estava vazando e rodei 120 km, o vazamento parou imediatamente, estava totalmente seco. E quando instalei o VT novamente, começou a vazar diesel depois de alguns minutos rodando.

- TAMPA DO RADIADOR DANIFICADA - Isso mesmo, depois que comecei a usar o VT, percebi que a água do reservatório não voltava mais para o radiador, agora todas as manhãs tenho que transferir manualmente a água do reservatório para o radiador. Fazendo isso, a água fica sempre no mesmo nível no reservatório, caso contrário seria junta queimada ou algum vazamento do sistema de arrefecimento.

Os efeitos colaterais são "apenas" estes, o resto está tudo ok.

Não sei se esses sintomas são uma mera coincidência, mas tudo isso aconteceu na mesma semana que instalei o VT. Por enquanto, não estou usando o VT, preciso comprar uma tampa nova para o radiador.

Trojão,
Seria de grande importância para nós você usar o VT, sua viatura tem indicadores auxiliares de água e óleo, só assim poderemos realmente saber se o VT esta "fazendo mal".

Abraço

Robinho da Jaguatirica
31/01/2009, 16:08
Putsssss
Morro de meda do VT.:mrgreen:


kkkkkkkkkkkk

Mas estou pesnando no assunto.:pensativo:


Boa lama!


Robinho

comenale
31/01/2009, 20:25
Putsssss
Morro de meda do VT.:mrgreen:
kkkkkkkkkkkk
Mas estou pesnando no assunto.:pensativo:
Boa lama!
Robinho

Acho pouco provável que todos esses efeitos colaterais tenham sido provocados pelo VT:pensativo:

De qualquer forma continuamos aguardando os relatos dos demais "foristas":pipoca:

jgneves
31/01/2009, 22:07
Putsssss
Morro de meda do VT.:mrgreen:


kkkkkkkkkkkk

Mas estou pesnando no assunto.:pensativo:


Boa lama!


Robinho

Robson,

O meu VT tá aqui a disposição. Se quizer passo pra vc testar. Eu num quero. :discordo:

Nava
01/02/2009, 14:17
Bem, o Vt quie conheço aqui é o vale transpotrte...mas acho q vcs devem estar falando de outra coisa...risos

O q seria essa bagassa?

Júlio C. A. Santos
01/02/2009, 16:13
Nava,

"VT" significa Velocity Tuner, veja nas paginas anteriores deste tópico e verá como isso está sendo polêmico.


Trojão,

O VT promete melhorar o fluxo de ar para o motor, acho que seria semelhante a usar um filtro de ar maior. Olha o que descobri em um site sobre filtros de ar esportivos:

http://www.injebras.com.br/filtros.htm

Pois eh! Acho que em motores turbodiesel o VT não vai fazer muita diferença, até que um de vocês prove o contrário.

Abraço

jgneves
01/02/2009, 21:12
Nava,

"VT" significa Velocity Tuner, veja nas paginas anteriores deste tópico e verá como isso está sendo polêmico.


Trojão,

O VT promete melhorar o fluxo de ar para o motor, acho que seria semelhante a usar um filtro de ar maior. Olha o que descobri em um site sobre filtros de ar esportivos:

http://www.injebras.com.br/filtros.htm (http://www.injebras.com.br/filtros.htm)

Pois eh! Acho que em motores turbodiesel o VT não vai fazer muita diferença, até que um de vocês prove o contrário.

Abraço

JÚLIO,

Excelente sua colocação. Acho que vem explicar o que aconteceu no meu caso. Houve perda de potencia. Acredito, de acordo com a msg constante no link acima que no caso da tdi nã altera nada, só piora.
"Segundo o Engenheiro Pensini da Digital Tuning, os filtros de ar especiais confeccionados em algodão cirurgico permitem um ganho real de potência, podendo variar de acordo com o tipo de motor. Exemplo: Motores turbo Diesel não se beneficiam com a utilização destes filtros, já os motores aspirados tem melhor resultado.Dependendo do Motor consegue-se 4 a 10cv, observando maior benefício em relação ao torque. (http://www.injebras.com.br/torque.htm)"

Valeu pela sua dedicação nas pesquisas para sanar nossas dúvidas.
abraço.
João

EDuarte
02/02/2009, 11:10
Maverick, ainda não passei, tenho um amigo aqui que é autorizado da Borch, mas tá com o scaner dele em manutenção, atualizando programas e me pediu para ir com ele semana que vem, mas antes to querendo levar na autorizada, para eles me darem uma luz, não sei se eles tem scaner lá. A última vez que limpei, foi quando comprei a uns 3 meses atrás.

EDuarte, vou fazer o teste, obrigado pela dica. Mas me diz uma coisa, se estiver vasando para o coletor, eu não deveria estar sentindo cheiro de gasolina?

Nava, vou dar uma verificada na bomba, acho difíssil pois a bomba é nova, tem uns 3 meses de uso, mas vou verificar. Estava desconfiado do sensor de marcha lenta, pois isso só acontesse na lenta, na estrada ela anda que é uma maravilha.
Não fica cheirando gasolina não Marcos, pois é muito pouco, mas o suficiente pra alterar a marcha lenta.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
02/02/2009, 11:44
Trojão,

Vou explicar os efeitos colaterais:

- TENDÊNCIA A SUPERAQUECER - Depois que instalei o VT, percebi no mostrador de temperatura que o ponteiro ficou mais próximo do meio. Não quero nem imaginar qual era a temperatura real da água.

- BICO INJETOR VAZANDO - Um dos bicos injetores começou a vazar diesel depois que comecei a rodar com o VT, provando que o fluxo de diesel aumentou (será que é isso mesmo?). Fiz um teste: Tirei o VT, lavei o bico que estava vazando e rodei 120 km, o vazamento parou imediatamente, estava totalmente seco. E quando instalei o VT novamente, começou a vazar diesel depois de alguns minutos rodando.

- TAMPA DO RADIADOR DANIFICADA - Isso mesmo, depois que comecei a usar o VT, percebi que a água do reservatório não voltava mais para o radiador, agora todas as manhãs tenho que transferir manualmente a água do reservatório para o radiador. Fazendo isso, a água fica sempre no mesmo nível no reservatório, caso contrário seria junta queimada ou algum vazamento do sistema de arrefecimento.

Os efeitos colaterais são "apenas" estes, o resto está tudo ok.

Não sei se esses sintomas são uma mera coincidência, mas tudo isso aconteceu na mesma semana que instalei o VT. Por enquanto, não estou usando o VT, preciso comprar uma tampa nova para o radiador.

Trojão,
Seria de grande importância para nós você usar o VT, sua viatura tem indicadores auxiliares de água e óleo, só assim poderemos realmente saber se o VT esta "fazendo mal".

Abraço


Bom pessoal, a única diferença que senti, foi quando instalei ele antes do sensor MAF, o carro ficoi meio esquisito, preso.
Agora que instalei após o sensor, não percebo diferença, quarta feira irei pegar estrada, daí irei verificar o consumo, depois passo mais informações, quanto a temperatura, o ponteiro permanece na mesma, apesar de não ser confiável, porém se desse alguma alteração a ponto de superaquecer, seria notável.

Júlio C. A. Santos
02/02/2009, 19:46
Pessoal,

VOU REVER OS EFEITOS COLATERAIS DO VELOCITY TUNER:

- Relatei que a TAMPA DO RADIADOR FOI DANIFICADA, acho que foi coincidência. Fiz a manutenção na tampa antiga (removi a oxidação na mola de retorno da água), agora o nível da água no reservatório está ok, voltou ao normal. :concordo:

- VAZAMENTO DE DIESEL PELO BICO INJETOR - O bico que vaza tem vontade própria, mesmo sem o VT às vezes ele vaza. Na verdade ele sempre vazou um pouco. :concordo:

- E a TENDÊNCIA A SUPERAQUECIMENTO era porque a tampa do radiador estava danificada, aí a água do reservatório não voltava para o radiador e a temperatura subia um pouco. Não sei se isso faz algum sentido, mas aqui em São Francisco do Sul nos últimos dias tem feito 38º, putz, ta muito quente. :pensativo:

Avaliar algo novo leva tempo e exige atenção, qualquer coisa anormal eu falo pra vocês. :mrgreen:

Continuo a afirmar: O VELOCITY TUNER FAZ MUITA DIFERENÇA EM MOTORES DIESEL ASPIRADOS.

Abraço

comenale
02/02/2009, 20:40
VOU REVER OS EFEITOS COLATERAIS DO VELOCITY TUNER:
- Relatei que a TAMPA DO RADIADOR FOI DANIFICADA, acho que foi coincidência. Fiz a manutenção na tampa antiga (removi a oxidação na mola de retorno da água), agora o nível da água no reservatório está ok, voltou ao normal. :concordo:
- VAZAMENTO DE DIESEL PELO BICO INJETOR - O bico que vaza tem vontade própria, mesmo sem o VT às vezes ele vaza. Na verdade ele sempre vazou um pouco. :concordo:
- E a TENDÊNCIA A SUPERAQUECIMENTO era porque a tampa do radiador estava danificada, aí a água do reservatório não voltava para o radiador e a temperatura subia um pouco. Não sei se isso faz algum sentido, mas aqui em São Francisco do Sul nos últimos dias tem feito 38º, putz, ta muito quente. :pensativo:
Avaliar algo novo leva tempo e exige atenção, qualquer coisa anormal eu falo pra vocês. :mrgreen:
Continuo a afirmar: O VELOCITY TUNER FAZ MUITA DIFERENÇA EM MOTORES DIESEL ASPIRADOS.
Abraço

Acho que dessa forma os efeitos colateriais, se é que existem, terão um tratamento diferente.

Estive lendo em algum lugar (não me lembro exatamente onde:putz:) que o VT melhora a performance de alguns motores a gasolina e diesel aspirados, os turbinados não tem qualquer alteração.
Vamos continuar aguardando mais depoimentos:pipoca:.

Nava
02/02/2009, 20:58
Amigos, se deixar a chave ligada, luzes painel acesa e ir no motor, fica um barulhinho de algo ligado...a de vcs faz isso tb?

Júlio C. A. Santos
02/02/2009, 21:43
Comenale,

Não sei se o VT tem o mesmo efeito de um filtro de ar maior, veja o que diz no link abaixo. Se for isso mesmo então o VT realmente é inútil para motores turbodiesel.

http://www.injebras.com.br/filtros.htm (http://www.injebras.com.br/filtros.htm)

Abraço

Marcos Vaz
03/02/2009, 12:42
Não fica cheirando gasolina não Marcos, pois é muito pouco, mas o suficiente pra alterar a marcha lenta.
[]s
(DU)

Eduardo,
Fiz o teste e nada mudou.
Resolvi levar na autorizada e colcar o scaner no carro, precisava de uma "luz" no meu problema. Graças a Deus eles não me cobraram nada por isso.
Bom o scaner acusou problema no sensor de fluxo de ar (MAF).
Podemos encontrar um sensor MAF que substitua o original?
A autorizada teve a cara de pau de me cobrar R$ 560,00 em um novo, eles não vendem somente o refil, só vendem com o tubo onde ele é colocado.

EDuarte
03/02/2009, 13:07
Eduardo,
Fiz o teste e nada mudou.
Resolvi levar na autorizada e colcar o scaner no carro, precisava de uma "luz" no meu problema. Graças a Deus eles não me cobraram nada por isso.
Bom o scaner acusou problema no sensor de fluxo de ar (MAF).
Podemos encontrar um sensor MAF que substitua o original?
A autorizada teve a cara de pau de me cobrar R$ 560,00 em um novo, eles não vendem somente o refil, só vendem com o tubo onde ele é colocado.
Marcos, se não me engano o da Hiunday Sephia cod: 0280 217 105 serve, só não sei dizer se é mais barato.
[]s
(DU)

Maverickturbo
03/02/2009, 13:38
Tem gente vendendo o refil a 280 no ML.
Código DPL-8111 - Conector Quadrado 4 Pinos - Estreito
Segundo o vendedor, é o mesmo dos GM:
- Astra 94 > 97
- C20 / Silverado 4.1 Todos
- Omega 4.1 6CC Todos
- Vectra 2.0/20V 94 > 97

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87354389-refil-sensor-fluxo-de-ar-omega-41-vectra-20-sportage-_JM

EDuarte
04/02/2009, 14:29
Amigos, não etou encontrando o rolamento de agulha nas concessionarias e nem em auto peças, a concessionaria até importa mas leva de 30 a 60 dias pra chegar e eu queria algo mais rapido.
Por acaso os foristas de plantão não saberiam se tem similar, paralelo ou coisa parecida?
Ou derrepente se tem em concessionárias da região de voces e se poderiam me mandar?
[]s
(DU)

Marcos Vaz
04/02/2009, 18:12
Eduardo, o que seria este rolamento de agulha?

Gleison BH
04/02/2009, 18:12
Que rolamento é esse??? é da RL???


Amigos, não etou encontrando o rolamento de agulha nas concessionarias e nem em auto peças, a concessionaria até importa mas leva de 30 a 60 dias pra chegar e eu queria algo mais rapido.
Por acaso os foristas de plantão não saberiam se tem similar, paralelo ou coisa parecida?
Ou derrepente se tem em concessionárias da região de voces e se poderiam me mandar?
[]s
(DU)

Gleison BH
04/02/2009, 18:14
Nunca percebi isso na minha, mas vou ver... Para escutar o barulho precisa abrir o capô???


Amigos, se deixar a chave ligada, luzes painel acesa e ir no motor, fica um barulhinho de algo ligado...a de vcs faz isso tb?

EDuarte
04/02/2009, 18:33
Que rolamento é esse??? é da RL???
É isso mesmo Gleison e Marcos, é o rolamento da RL ou mais precisamente o rolamento da ponta de eixo e munhão, é a peça nº19 do desenho e preciso trocar tambem o retentor interno nº20, até que ta baratin na concessionária aqui de sampa, mas demora por demais da conta pra chegar. Sei que o Costa Junior trocou a dele recentemente, mas ele sumiu, não responde nem MP.
Será que vcs não conseguem por aí, por favor?
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
04/02/2009, 19:39
É isso mesmo Gleison e Marcos, é o rolamento da RL ou mais precisamente o rolamento da ponta de eixo e munhão, é a peça nº19 do desenho e preciso trocar tambem o retentor interno nº20, até que ta baratin na concessionária aqui de sampa, mas demora por demais da conta pra chegar. Sei que o Costa Junior trocou a dele recentemente, mas ele sumiu, não responde nem MP.
Será que vcs não conseguem por aí, por favor?
[]s
(DU)


Oi DU,

Amanhã bem cedinho checo pra vc aqui em BH, tem a KIA e algumas importadoras também, pode aguardar.

Boa lama!


Robinho

comenale
04/02/2009, 21:43
Amigos, não etou encontrando o rolamento de agulha nas concessionarias e nem em auto peças, a concessionaria até importa mas leva de 30 a 60 dias pra chegar e eu queria algo mais rapido.
Por acaso os foristas de plantão não saberiam se tem similar, paralelo ou coisa parecida?
Ou derrepente se tem em concessionárias da região de voces e se poderiam me mandar?
[]s
(DU)

Eduardo,
Procura no site da SKF rolamentos. A SKF é fabricante de várias marcas inclusive KIA. Localizando a numeração do rolamento, aí você pode encontrar em qualquer loja que trabalhe com rolamentos.

Robinho da Jaguatirica
05/02/2009, 10:16
É isso mesmo Gleison e Marcos, é o rolamento da RL ou mais precisamente o rolamento da ponta de eixo e munhão, é a peça nº19 do desenho e preciso trocar tambem o retentor interno nº20, até que ta baratin na concessionária aqui de sampa, mas demora por demais da conta pra chegar. Sei que o Costa Junior trocou a dele recentemente, mas ele sumiu, não responde nem MP.
Será que vcs não conseguem por aí, por favor?
[]s
(DU)

Oi Eduardo,

Na KIA aqui de BH tem somente um rolamento agulha por 35 latas, o retentor custa 10 latas mas não tem em estoque, leva de 4 a 7 dias pra chegar (mais pros 4 do que pros 7).
Se vc quizer compro e te envio por sedex, fic ao seu critério.

Boa lama!

Robinho

EDuarte
05/02/2009, 10:58
Oi Eduardo,

Na KIA aqui de BH tem somente um rolamento agulha por 35 latas, o retentor custa 10 latas mas não tem em estoque, leva de 4 a 7 dias pra chegar (mais pros 4 do que pros 7).
Se vc quizer compro e te envio por sedex, fic ao seu critério.

Boa lama!

Robinho
Oi Robson, quero sim, quero trocar os dois, mas com esse na mão da pra ver o codigo e procurar numa casa de rolamentos ou na skf como disse o Comenale. Se vc puder fazer esse favor eu agradeço muito, me manda uma MP com o numero da sua conta (se possivel no Itau) que deposito pra vc o dinheiro do rolamento, dos retentores e do sedex.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
05/02/2009, 11:01
Ok DU, vamos pra MP.

[]s

Robinho

MarcSport
05/02/2009, 11:15
Oi Robson, quero sim, quero trocar os dois, mas com esse na mão da pra ver o codigo e procurar numa casa de rolamentos ou na skf como disse o Comenale. Se vc puder fazer esse favor eu agradeço muito, me manda uma MP com o numero da sua conta (se possivel no Itau) que deposito pra vc o dinheiro do rolamento, dos retentores e do sedex.
[]s
(DU)

Ligue na Kia de Itú, lá é o centro de distribuição que abastece as concessionárias, eles mandam por Sedex a cobrar, quando troquei meu diferencial, paguei R$ 700 lá, em SP achei de R$ 1500 a R$ 2000.
Os 4 dias de entrega nas outras concessionárias é o tempo que leva para ir de Itú até elas, vale a pena cotar lá até para quem mora em outros estados.

EDuarte
05/02/2009, 11:44
Ligue na Kia de Itú, lá é o centro de distribuição que abastece as concessionárias, eles mandam por Sedex a cobrar, quando troquei meu diferencial, paguei R$ 700 lá, em SP achei de R$ 1500 a R$ 2000.
Os 4 dias de entrega nas outras concessionárias é o tempo que leva para ir de Itú até elas, vale a pena cotar lá até para quem mora em outros estados.
Oi marcelo, foi exatamente o que o cara da concesionaria de SP me disse, mas ele ligou la e disse que não tinha, por isso teria que importar. Vc por acaso teria o telefone de Itu? No site não tem. Assim ligo direto la.
[]s
(DU)

MarcSport
05/02/2009, 12:04
Oi marcelo, foi exatamente o que o cara da concesionaria de SP me disse, mas ele ligou la e disse que não tinha, por isso teria que importar. Vc por acaso teria o telefone de Itu? No site não tem. Assim ligo direto la.
[]s
(DU)

Du
Acredito que tenha no CD pois se não tem em BH e demora alguns dias para chegar deve estar vindo de lá (ou eles fazem "troca-troca" com outras concessionárias).
(11) 4024-8000
Fale que vc mora em Salto mas trabalha em SP (ou SBC) e então precisa que mande para lá pois não está em sua cidade em horário comercial.

EDuarte
05/02/2009, 12:29
Du
Acredito que tenha no CD pois se não tem em BH e demora alguns dias para chegar deve estar vindo de lá (ou eles fazem "troca-troca" com outras concessionárias).
(11) 4024-8000
Fale que vc mora em Salto mas trabalha em SP (ou SBC) e então precisa que mande para lá pois não está em sua cidade em horário comercial.
Valeu Marcelão, vou dar uma ligada la.
[]s
(DU)

Costa Junior
05/02/2009, 19:08
Valeu Marcelão, vou dar uma ligada la.
[]s
(DU)
Tô desconfiado que a MP não foi . Seguro morreu de velho, renovo aki.
Oi, DU.
Naquele esquema de peças do eixo dianteiro que vc postou, tem dois retentores> O primeiro é um que os mecanicos aki não chamam exatamente de retentor e sim de gaxeta, pois segundo eles, ele so serve para conter a graxa de lubrificação do rolamento que fica proximo dele(não troquei este retentor, pois segundo o mecanico, não havia necessidade).
O segundo, é um retentor grande , bem maior que o primeiro e fica encostado no rolamento de agulha. É este que vc deve trocar.
Foi este que troquei. É um retentor fabricado nos Estados Unidos, tem uma marca FORSHEDA E logo depois um número AO84032, que acho ser a sua referencia. Este é o retentor original da KIA.
Aki em Natal, ele custou R$ 150,00 e o ooutro, o menor, custava R$ 14,00.
Como vc falou na pagina que o retentor que encontrou era baratinho, fiquei na duvida , achando que vc havia encontrado o menor, que realmente é muito mais barato que aquele responsável pela vedação de ar/agua das rodas livres.
No meu caso, foi bastante trocá-lo para que houvesse a formação de vacuo nas RL e estas voltassem a funcionar.
A ARCA, fabricante de retenrores no Brasil, fabrica este retentor, segundo um vendedor daqui que consultei, e a referencia ARCA é 5868. Aki em Natal, este retentor custa R$ 35,00, bem mais em conta que os 150,00 da concessionária KIA.
Logo logo, vou trocar o retentor e rolamento de agulha da outra roda e colocarei o ARCA para experimentar.
Caso vc adquira o rolamento, por favor, poste a sua referencia prá gente identificá-lo mais facilmente, qdo precisar.
Se precisar mando as peças daqui, conte comigo.
Abraços
Costa Junior

ALEXANDRE MIETTI
11/02/2009, 23:19
FALA GALERA, BELEZA, VOLTEI ONTEM DE VIAJEM, A VIATURA FEZ UMA MÉDIA DE 11 KM/L NA ESTRADA, IREI CONTINUAR OS TESTES, NO CARNAVAL IREI VIAJAR NOVAMENTE, IREI COM ELE E VOLTAREI SEM, PARA VER REALMENTE A DIFERENÇA.
SE ALGUÉM MEIS ESTIVER TESTANDO, POSTEM OS RESULTADOS.

:concordo:

Baudenbacher
12/02/2009, 09:35
FALA GALERA, BELEZA, VOLTEI ONTEM DE VIAJEM, A VIATURA FEZ UMA MÉDIA DE 11 KM/L NA ESTRADA, IREI CONTINUAR OS TESTES, NO CARNAVAL IREI VIAJAR NOVAMENTE, IREI COM ELE E VOLTAREI SEM, PARA VER REALMENTE A DIFERENÇA.
SE ALGUÉM MEIS ESTIVER TESTANDO, POSTEM OS RESULTADOS.

:concordo:

Fala Alexandre,
Que beleza, fez 11 km/l na estrada!
Será que com GNV vai também? Acho que ninguém testou ainda.
A minha com GNV na estrada faz uma média de 16,7km/m³:dance: e na cidade faz 10km/m³, pra mim tá de bom tamanho!;)
Abraço...

ALEXANDRE MIETTI
14/02/2009, 23:49
Galera, Aquele Defeito Da Bateria Acabou, Porém, Aconteceu O Seguinte : Fui Viajar, Rodei 160 Km Sem Parar, Quando Estava Quase Chegando, Parei Em Um Local Pra Tirar Umas Fotos, Quando Voltei, Fui Dar A Partida E Não Pegava, O Motor Virava Normal, Aí Do Nada Parou, Só O "tec", Nem Virava, Dei Um Tempo E Começou A Querer Virar, Parei E Esperei 5 Minutos, Dei Na Partida E Pegou Normal.
A Bateria Foi Trocada Por Uma Nova Depois Dos Problemas Que Tive Com As Meia Boca.
Isto Está Começando A Acontecer Com Frequencia E Já Tinha Acontecido Umas 2 Vezes Antes Da Viajem, Acho Que Não Tem A Ver Com A Bateria, O Auto Elétrico Mede A Tensão Na Bateria Com O Carro Ligado, Fica Entre 13 E 14 Volts.
Acontece Sempre Que Ando Bastante, Paro O Carro E Tento Ligar De Novo, Hoje Fui Ao Mercado, Fiquei 20 Minutos Contados E Aconteceu Novamente, Dá Impressão Que Algo Esquenta E Quando Esfria O Carro Pega, Como Aquelas Bobinas Dos Fusca, Que Me Lembro Até Do Pessoal Colocando Um Pano Molhado Para Esfriar.
Muito Estranho O Motor Começa Virando Normal Mas Não Pega, Depois De Algumas Tentativas Ele Para De Uma Vez.
Alguém Tem Alguma Idéia ???

Até.

jgneves
15/02/2009, 12:31
Fala Alexandre,
Que beleza, fez 11 km/l na estrada!
Será que com GNV vai também? Acho que ninguém testou ainda.
A minha com GNV na estrada faz uma média de 16,7km/m³:dance: e na cidade faz 10km/m³, pra mim tá de bom tamanho!;)
Abraço...

Alexandre,

A minha tdi na faixa dos 3000 (+-110 km/h) giros da por volta de 12,5km/l na estrada com tres adultos e dois adolescentes.
Na cidade da entre 10 e 11km/l.
Quanto ao seu problema, tive recentemente parecido. Era as escovas do alternador. As vezes carregava. Quando nao carregava, rodava cerca de 20 km e consumia toda a carga da bateria aí depois nao pegava. Vc conferiu a tensao das correias, uma vez que retirou o alternador. As vezes na lenta elas nao desliza.

MAAT
16/02/2009, 17:31
si es em poa R$, 365,oo, pick up car

dinamy
16/02/2009, 18:36
Amigos,

Eu to intrigado com o funcionamento do motor da vtr., ele ta muito bom, desenvolvendo bem, com força, sem ratear; de repente quando eu desligo por 15 minutos e volto a funcionar ele já entra rateando, falhando e sem força; como se estivesse com um cilindro a menos. Esta vtr. já funcionou com GNV há muito tempo atrás, hoje só a gasolina; será que esta falha não ta relacionada com a programação da central, algum amigo já passou por este problema?. Gostaria que me ajudassem a resolver este enigma.



Grande abraço,

Rildo Filho


Rildo, estou exatamente com o mesmo sintoma! O seu foi resolvido?

Ela funciona muito bem de manhã, por exemplo, mas é ficar meio hora parada, tentar ligar de novo que a coisa enrosca.

Ia levar na concessionária, mas a que tinha em Campinas fechou. Já abriu outra, mas a oficina não está operante.

Pessoal, se alguém mais tiver algma idéia, ficaria muito agredecido!

valeu!

MarcSport
16/02/2009, 20:19
Rildo, estou exatamente com o mesmo sintoma! O seu foi resolvido?

Ela funciona muito bem de manhã, por exemplo, mas é ficar meio hora parada, tentar ligar de novo que a coisa enrosca.

Ia levar na concessionária, mas a que tinha em Campinas fechou. Já abriu outra, mas a oficina não está operante.

Pessoal, se alguém mais tiver algma idéia, ficaria muito agredecido!

valeu!

Isso já aconteceu com um Twingo de minha irmã, trata-se de problemas no motor de arranque, na época o mecânico falou que trocou o bendix (dispositivo responsável pelo "acoplamento" do motor de arranque ao motor). Não precisa de concessionária, vá a um auto-elétrico.

dinamy
16/02/2009, 20:44
Será que é motor de arranque mesmo?

O problema não é na partida, pegar ele pega de primeira, mas aí fica falhando e trepidando muito, como se fosse morrer.

As vezes a marcha lenta oscila um pouco, mas é mais raro. Depois de ligar é como o Rildo disse: fica bem mais fraca, como se tivesse com um cilindro a menos. E a luz de "check engine" acende no painel.

De qualquer forma, vou arriscar o auto elétrico. O duro que não consegui arrumar uma oficina de confiança...

Obrigado!

cabral mecanica esportiva
16/02/2009, 20:50
Só Vou Falar De Consumo E Roda Livre.a Minha é A Gran E Nao Faz Mais De 10 Na Estrada E 5 Na Cidade.agora Passei Ela A Alcool E Te Fazendo 7 Na Estrada E Uns 4 Na Cidade.achei Melhor Pois O Alcool Aqui Na Minha Regiao Custa 1,15.sobre As Rodas Livres Nao Quis Sofrer E Ja Coloquei As Manual Da Avm.simples De Instalar E Confiante.só A Bomba De Combustivel Q Deu Pau E Adptei Uma Externa.agora Ficou Facil Mexer Néla.sofri D+ Pra Tirar Ela De Dentro Do Tanque.uff Te Q Enfim.

MarcSport
16/02/2009, 21:43
Será que é motor de arranque mesmo?

O problema não é na partida, pegar ele pega de primeira, mas aí fica falhando e trepidando muito, como se fosse morrer.

As vezes a marcha lenta oscila um pouco, mas é mais raro. Depois de ligar é como o Rildo disse: fica bem mais fraca, como se tivesse com um cilindro a menos. E a luz de "check engine" acende no painel.

De qualquer forma, vou arriscar o auto elétrico. O duro que não consegui arrumar uma oficina de confiança...

Obrigado!

Desculpe, me confundi com as mensagens... o problema no motor de arranque é para o caso do carro custar a ligar após ser desligado...
No seu caso é problema na injeção...

Júlio C. A. Santos
16/02/2009, 23:26
Pessoal,

Depois de várias trilhas, descobri que o escapamento da viatura estava ficando cada vez mais amassado. O espaço para a saída dos gases do escape fica menor. Será que esses amassados prejudicam o funcionamento do motor? http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/cwm31.gif (http://javascript<b></b>:void(0);)

Abraço

http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/gx2GWrL0.gif (javascript:void(0);)

Puma
17/02/2009, 00:27
Galera, semana passada eu contei de um problema que tive com a embreagem, um dia depois de ter pego o carro novo...

Agora, sexta feira vivi mais uma aventura!

Fui pra Ponta Grossa (100 km daqui de Curitiba) e na ida já percebi um outro problema do carro. O painel está com alguma coisa, pq o marcador de temperatura e o marcador de combustível estão trabalhando como inclinometro!
Qualquer subida fazia o ponteiro do combustível descer e o da temperatura subir! hehehe

Na ida ainda fui cuidando e a temperatura esquentou bem, mas cheguei tranquilo. Agora na volta, o carro passeou pela 2a vez no guincho, em menos de 3 semanas! :/
Esquentou tanto que não deu. Tive que encostar e chamar o seguro. Depois o carro nem pegou mais, mas daí era por bateria.
Era eu começar andar que a temperatura ia lá em cima. Daí eu encostava, pra esperar resfriar, e ficava saindo uma fumaceira no canto do motorista, do compartimento de água.

De qualquer forma, deixei ela na oficina e a princípio eles falaram que podia ser a tampa do radiador, porque estava vazando água por lá e não podia. Fiquei com medo de que pudesse ser a junta do cabeçote, mas eles falaram que iam testar a tampa do radiador antes. Amanhã vou dar um pulo lá, aí vejo no que deu!
Se for isso menos mal, mas já vou atrás do cara da loja pra ele bancar isso aí!

Robinho da Jaguatirica
17/02/2009, 11:50
Oi Júlio,

Na minha humilde opinião estes amassadinhas aí nào afetam em nada.

Boa lama!

Robinho



Pessoal,

Depois de várias trilhas, descobri que o escapamento da viatura estava ficando cada vez mais amassado. O espaço para a saída dos gases do escape fica menor. Será que esses amassados prejudicam o funcionamento do motor? http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/cwm31.gif (http://javascript<b></b>:void(0);)

Abraço

http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/gx2GWrL0.gif (http://javascript<b></b>:void(0);)

Robinho da Jaguatirica
17/02/2009, 12:04
Oi Puma,

Sei não hein:discordo:, tô bem achando que a sua junta foi pro espaço, dá uma olhada lá no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&highlight=sportage (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&highlight=sportage) , lá tem todos os sintomas da caca.
Numa boa, instala logo um sistema auxiliar de temperatura, esse negócio de vc ficar olhando pauzinho de painel subindo vai pegar mal.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Boa lama!


Robinho


Galera, semana passada eu contei de um problema que tive com a embreagem, um dia depois de ter pego o carro novo...

Agora, sexta feira vivi mais uma aventura!

Fui pra Ponta Grossa (100 km daqui de Curitiba) e na ida já percebi um outro problema do carro. O painel está com alguma coisa, pq o marcador de temperatura e o marcador de combustível estão trabalhando como inclinometro!
Qualquer subida fazia o ponteiro do combustível descer e o da temperatura subir! hehehe

Na ida ainda fui cuidando e a temperatura esquentou bem, mas cheguei tranquilo. Agora na volta, o carro passeou pela 2a vez no guincho, em menos de 3 semanas! :/
Esquentou tanto que não deu. Tive que encostar e chamar o seguro. Depois o carro nem pegou mais, mas daí era por bateria.
Era eu começar andar que a temperatura ia lá em cima. Daí eu encostava, pra esperar resfriar, e ficava saindo uma fumaceira no canto do motorista, do compartimento de água.

De qualquer forma, deixei ela na oficina e a princípio eles falaram que podia ser a tampa do radiador, porque estava vazando água por lá e não podia. Fiquei com medo de que pudesse ser a junta do cabeçote, mas eles falaram que iam testar a tampa do radiador antes. Amanhã vou dar um pulo lá, aí vejo no que deu!
Se for isso menos mal, mas já vou atrás do cara da loja pra ele bancar isso aí!

Júlio C. A. Santos
17/02/2009, 17:40
Primeiro deve-se trocar a tampa do radiador para ter certeza disso, mas falo por experiência própria: Rodei (javascript:void(0);)http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/cwm12.gif (javascript:void(0);) durante cinco meses com a junta queimada e o cabeçote trincado, se for esse o problema, mesmo com uma tampa nova da Kia, a água ainda vai vazar [/URL][URL="javascript:void(0);"] (javascript:void(0);)http://www.kia-sportage.com.ar/foro/Smileys/default/cwm67.gif (javascript:void(0);).

Abraço

Puma
19/02/2009, 23:19
Oi Puma,

Sei não hein:discordo:, tô bem achando que a sua junta foi pro espaço, dá uma olhada lá no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&highlight=sportage (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&highlight=sportage) , lá tem todos os sintomas da caca.
Numa boa, instala logo um sistema auxiliar de temperatura, esse negócio de vc ficar olhando pauzinho de painel subindo vai pegar mal.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


Boa lama!


Robinho

Hahaha, pqp não tinha me ligado no que eu tinha falado, mas tudo bem, agora é tarde! hehe

Bom, já li metade do tópico do superaquecimento, agora quero me precaver pra que não aconteça de novo. Hoje o carro ficou pronto, amanhã de manhã eu passo na oficina pegar!!

MarcSport
26/02/2009, 16:57
Estou na dúvida se o sistema de ventilação do carter de minha Sportage Turbo Diesel não estaria invertido. Estou anexando algumas fotos do componente principal do sistema, agradeço se alguém confirmar se está na mesma posição de seu carro ou anexar uma foto.

jpalhano
26/02/2009, 21:05
Caros companheiros,
há 2 semanas estou me adaptando em ser proprietário de uma sportage 97/98 gasolina, 70 mil km, câmbio automático. Não queria o câmbio mas o pacote foi irresistível: baixa quilometragem, revisada, pneus novos (5), procedência e preço. Pensando bem, talvez eu devesse ter desconfiado... :confused:
Peço ajuda a vocês, experientes proprietários:
ela tá bebendo demais. Postei uma msg aqui e alguns colegas de automática me deram a referência: +- 7 km/l na cidade e +- 10 na estrada. Estes valores podem variar um pouco conforme algumas especificidades.
Rodei na cidade com cuidado e sem ar ligado: 4,5 km por litro.
Viajei e após 150 km, deu 8 km/l. Tá muito ruim principalmente na cidade.
Moro em BH e na Kia já trocaram vela, filtros, óleos (inclusive da caixa). Conferiram a pressão da bomba de gasolina (vi isto num post aqui). Até agora nada. Alguém tem alguma sugestão ? Onde procurar o problema ? HELP !
Abraços a todos

comenale
26/02/2009, 21:31
Peço ajuda a vocês, experientes proprietários:
ela tá bebendo demais. Postei uma msg aqui e alguns colegas de automática me deram a referência: +- 7 km/l na cidade e +- 10 na estrada. Estes valores podem variar um pouco conforme algumas especificidades.
Rodei na cidade com cuidado e sem ar ligado: 4,5 km por litro.
Viajei e após 150 km, deu 8 km/l. Tá muito ruim principalmente na cidade.
Moro em BH e na Kia já trocaram vela, filtros, óleos (inclusive da caixa). Conferiram a pressão da bomba de gasolina (vi isto num post aqui). Até agora nada. Alguém tem alguma sugestão ? Onde procurar o problema ? HELP !
Abraços a todos

Até onde conheço as sport a gasolina, essa média de +/-7km/l cidade e +/-10km/l estrada são marcas para câmbio manual e são consideradas ótimas marcas por sinal:oops:
É evidente que as sport´s com câmbio automático serão mais gastonas:-?. Só não sei dizer quanto a mais:pensativo: