PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão



Páginas : 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13 14

MarcSport
21/07/2008, 19:34
O teste citado pelo Comenale é o mais eficiente para testar a tração dianteira em condições normais de test drive na compra do carro.
Para ter certeza se as RLs estão ok, só colocando a prova em condições mais severas, as minhas originais funcionavam no teste "da curva no asfalto", "patinando na rampa", com a "roda levantada" ... porém quando colocava na trilha elas abriam o bico...

celoleko
21/07/2008, 22:21
Entendi perfeitamente como fazer !! Amanha talvez irei lá na loja do SPTG q estamos de olho, aí eu vou fazer todos esses testes!

Uma ultima dúvida, quando a transmissao está em 4x2, as rodas q dão traçao permanente são as da frente ou as de trás(como nas pick-ups) ?

Abraço!

MarcSport
22/07/2008, 08:52
em 4x2, as rodas q dão traçao permanente são as da frente ou as de trás(como nas pick-ups) ?

Abraço!


traseiras .

comenale
22/07/2008, 09:24
Entendi perfeitamente como fazer !! Amanha talvez irei lá na loja do SPTG q estamos de olho, aí eu vou fazer todos esses testes!
Uma ultima dúvida, quando a transmissao está em 4x2, as rodas q dão traçao permanente são as da frente ou as de trás(como nas pick-ups) ?
Abraço!

A tração das Sport´s é traseira, assim como praticamente todos os 4X4 (raras excessões como a Ecosport 4X4 que é dianteira) .

Júlio C. A. Santos
22/07/2008, 13:44
Olá pessoal, mudando um pouco de assunto, tenho uma dúvida:

Em outro tópico eu já havia perguntado se o motor sofre desgaste e tem a junta e cabeçote danificados quando submetido à rotação maior que 3.500 RPM por longos períodos. Já que o motor é danificado nessas condições, eu posso simplesmente regular o parafuso no acelerador para que o motor não passe de 3.500 giros mesmo pisando fundo? Para isso eu teria que trocar o parafuso, pois o original é muito curto.:pensativo:

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

mbm4x4
23/07/2008, 12:11
E ai pessoal? tudo beleza?:concordo:
Informação nunca é demais...Estudando sobre as RL's , achei um texto bem interessante no site www.4xforum.com (http://www.4xforum.com) .
"FREE-WHEEL HUBs
Fitted to part-time (selectable) 4x4 vehicles, free-wheel hubs fit on the front wheel hubs and enable the side shafts and prop-shaft to be disconnected from the wheels. The one and only purpose behind free-wheel hubs is to prevent these components from rotating unnecessarily and thereby reduce fuel consumption when driving on a firm surface.
“Can free-wheel hubs, if engaged and operated on the road, damage the transmission?” This is a very common question. The answer is no. However, the opposite is true: if hubs are left unlocked for long periods the following damage can result:
Bearing damage
On some vehicles the lubrication of the front hub bearings depends partly on axle rotation which sends oil to the bearings. With the front hubs disengaged, the axle remains stationary and the hub is not effectively lubricated.
Spline shaft damage


Auto and manual freewheel hubs. Their only function is to save fuel on the open road. They must be engaged (manual) at the front wheels before the vehicle can be driven in four-wheel drive.



Spline shafts are located in the side shafts (in the case of vehicles with independent suspension) and in the prop-shafts (in the case of vehicles with solid axles) that allow for suspension travel as the vehicle moves over uneven ground. In conditions where the drive shafts are rotating, wear will be spread evenly over the splines. Should the drive shaft or prop-shaft remain stationary for long periods, as will occur if the hubs remain disengaged, the splines wear on a single plane. If serious uneven wear has occurred, drive shaft vibration will result. It is therefore important that, should you have free-wheel hubs fitted to your vehicle, drive with them engaged once in a while.
If free-wheel hubs are not offered as standard equipment and you wish to fit them, do not skimp – cheap units fail when the going gets tough.
Automatic free-wheel hubs
Automatic free-wheel hubs engage the front wheels automatically when the front prop-shaft rotates under power, i.e. when four-wheel drive is selected in the cab. Old types of automatic free-wheel hubs did not lock when compression braking (descending steep slopes) or moving in reverse. Modern auto free-wheel hubs do operate when moving in reverse and down steep slopes.
Modern auto hubs are engaged simply by engaging four-wheel drive. Auto-hubs have improved and have become as reliable as the manual types. For this reason many manufacturers are fitting these in preference to the manual types. Many serious off-roaders still prefer manual types. "
Traduzindo para o portugues:
" Cubos de Roda livre

Em part-time (selecionável) veículos 4x4, cubos de roda livre montados na roda da frente tem a função de permitir que os componentes da transmissão dianteira serem desligados das rodas. O único e último objectivo das roda livres é de evitar que estes componentes fiquem girando desnecessariamente e, assim, reduzir o consumo de combustível ao conduzir on road.
"Pode-roda livre hubs, se for acionado e operado na estrada,posição lock na roda livre provocar danos a transmissão?" Esta é uma pergunta muito comum. A resposta é não. No entanto, o inverso é verdadeiro: se hubs são deixadas desbloqueado por longos períodos pode danificar o seguinte resultado:
Danos aos rolamentos "bearing"
Em alguns veículos a lubrificação dos rolamentos da frente hub depende em parte do eixo rotativo que envia óleo para os rolamentos. Com as rodas livres desengatadas , o eixo permanece estacionário eo hub não é efectivamente lubrificado.
Danos ao "Spline shaft "
Automático e manual livre hubs. A sua única função é a de poupar combustível no "on road". Eles devem estar acionados ou travados(manual) nas rodas da frente antes de o veículo pode ser conduzido em quatro rodas motrizes 4wd.
Spline shaft estão localizados no lado eixos (no caso dos veículos equipados com suspensão independente) e na prop-eixos (no caso dos veículos com eixo rigido) que permitem a suspensão de viagens que o veículo se desloca ao longo de terreno irregular . Nas condições em que a unidade veios são rotativas, desgaste será equitativamente distribuída ao longo do splines. Caso o eixo de movimento ou estacionado prop-eixo permanecer por longos períodos, como irá ocorrer se os hubs permanecer desengatada, o desgaste splines em um único plano. Caso sério desgaste irregular tenha ocorrido, eixo de movimento vibração irá resultar. Por isso, é importante que, se você tem roda livre-hubs instalados em seu veículo, dirigir com eles empenhados vez em quando.
Se livre rodas hubs não são oferecidos como equipamento padrão e você deseja encaixá-los, não se engane - unidades baratas costumam falhar quando as coisas ficam difíceis.
Roda livre automática
Roda livre automática de envolver os hubs rodas dianteiras automaticamente quando o eixo dianteiro prop-gira ao abrigo do poder, ou seja, quando quatro rodas motrizes é selecionado na cabina. Tipos antigos de-roda livre automática hubs não bloqueão quando compressão de travagem (descendente declives acentuados) ou em movimento inverso. Modernas auto-roda livre hubs fazer funcionar quando se deslocam em verso e descer declives acentuados.
Modernas auto hubs estão envolvidos simplesmente por envolver quatro rodas motrizes. Auto-hubs foram melhorados e tornaram-se tão fiável como o manual tipos. Por esta razão muitos fabricantes estão montagem de preferência a estes tipos do manual. Muitos grave off-roaders ainda prefere manual tipos
Desculpe a tradução "Tabajara":oops:, por isso deixei o texto original acima para quem preferir "beber na fonte"
Forte abraço
Mateus

EDuarte
11/08/2008, 16:35
Caros amigos, pifou um bico injetor da minha spotage, estive lendo aki no forum que usaram o bico do astra 2.0 16V, porem ninguem mencionou se é plug´n play ou não, e pelo que tive vendo e conversando com fornecedores e mecanicos, a ponta do bico do astra é mais fino que o da sport. Como fizeram essa adaptação???? Alguem poderia me dar mais detales sobre o assunto??? Estou com o carro parado no meca a espera do bico, o original é muito caro mesmo em importadores.
Por favor, me deem um help.
[]s
(DU)

Nava
12/08/2008, 23:32
Tente fazer o teste antes de comprar a peça pra ver se vai rodar ok, verificando o volume de combustivel, pressao, etc. Veja isso em loja especializada.
Depois tente fazer um adaptador com nylon por exemplo para encaixar um na flauta do outro. Estas regioes do carro sao frias. Tente copiar no torno o bico da sport no diamentro externo e no interno o bico do astra.

EDuarte
13/08/2008, 10:00
Tente fazer o teste antes de comprar a peça pra ver se vai rodar ok, verificando o volume de combustivel, pressao, etc. Veja isso em loja especializada.
Depois tente fazer um adaptador com nylon por exemplo para encaixar um na flauta do outro. Estas regioes do carro sao frias. Tente copiar no torno o bico da sport no diamentro externo e no interno o bico do astra.
A diferença de vasão é minima nava, mas pensei que fosse plug´n play, optei por um bico original, acho mais confiavel, se essa gambi da um problema no meio do mato eu to lascado. Não é muito barato o original, mas tambem não é tããããão caro assim. Como consolo, eu vi o preço do bico da Cheroka, R$ 1600,00. Afe....
[]s
(DU)

Daniel Boechat
15/08/2008, 21:51
daniel Boechat

ola galera da familia sportage. tenho uma 95 2.2 disel aspirada,estou querendo colocar um motor da + nova turbinada e interculada. vcs sabem se da certo? se de certo alguem sabe onde eu encontro com um preço manero? valeu galera um abraço:rolleyes:

comenale
16/08/2008, 16:19
ola galera da familia sportage. tenho uma 95 2.2 disel aspirada,estou querendo colocar um motor da + nova turbinada e interculada. vcs sabem se da certo? se de certo alguem sabe onde eu encontro com um preço manero? valeu galera um abraço:rolleyes:

Daniel Boechat,
Creio que como a sua já é diesel não deve precisar de nenhuma adaptação para a troca por um motor intercooler.
O problema é conseguir um por um preço que valha a pena:?: Esse custo benefício é você quem vai ter que calcular. Não tenho idéia do custo de um motor intercooler, mas barato não é:!: Ah! Ainda tem a turbina.... que é separada do motor.

augustoslz
17/08/2008, 00:34
É MELHOR comprar uma turbina e intalar, ja q o motor é 2.2, as mais novas sao 2.0.

Costa Junior
17/08/2008, 17:13
Caro Jean,
Vamos por partes:
1-) Creio que por se tratar de uma automática o consumo está dentro de média.
2-) O barulho na dianteira sem dúvida está ligado com as pinças de freio. As sport´s tem esse problema em comum. Há dois pares de presilhas que servem para ajustar as pastilhas de freio nas pinças e com o tempo (desgaste das pastilhas) essas presilhas perdem pressão, causando o barulho. Quando se pisa no freio a tendência do barulho é sumir ou baixar muito.
3-) Vidros elétricos lentos requerem uma limpeza e lubrificação geral no sistema. Principalmente nas canaletas. Outro problema é em relação a amperagem da bateria, uma vez que vc diz que com o carro "desligado" o tempo é maior para fecha-los.
4-) É fundamental que vc verifique o funcionamento da válvula termostática. Sem ela o funcionamento geral do motor fica comprometido, inclusive em relação ao consumo.

Espero ter ajudado.

Oi, Amigos.
Li em varias oportunidades no forum , opiniões afirmando que motor sem valvula termostatica, eleva o consumo de combustivel.
Tenho uma sport 2001 turbo diesel que rodava sem a valvula e resolvi colocá-la, com o fim de deixar o motor mais economico. Instalei a valvula e o consumo continuou o mesmo, sem alteração: em torno de 9,5/10km por Litro.
Será que é porque uso a ventoinha travada?
Gostaria que opinassem a respeito.
Abraços, Costa Junior

Robinho da Jaguatirica
17/08/2008, 19:08
Vantoinha travada é igual a motor gelado, que é igual a maior consumo.

O fato é que principalmente motores diesel precisam trabalhar em uma certa temperatura para obter a melhor queima do combustível, obtendo-se portanto um melhor aproveitamento da energi gerada.


Boa lama!


Robson

Daniel Boechat
17/08/2008, 20:58
valeu comenale pela dica. aqui no es ja encontrei um por 9.000,00 + não sei aprocedencia deste motor e tambem nã sabia que aturbina era ceparada

Daniel Boechat
17/08/2008, 21:03
boa noite
algustoslz + sera que da certo colocar uma turbina?

Barroso
18/08/2008, 22:35
Pessoal, boa noite a todos...
Estou precisando de uma ajuda dos mais experientes...
Comprei um Sportage 97 a gasolina/automatica. Nao tenho nenhum informacao do historico do veiculo, nem manutencoes, adaptacoes etc. Gastei bastante dinheiro em manutencao e reparos, mas uma coisa que ainda nao consegui resolver é o consumo.
Pasmem, a minha esta fazendo 3 km/litro na cidade. Isso mesmo, inacreditaveis 3 por litro.
Alguem tem alguma ideia do que possa estar acontecendo, pois é um consumo absurdo. Dirijo sem forcar o veiculo, acelerando gradativamente...etc...etc..., desta forma, nao deveria ter um consumo tao alto assim.
Li em algum lugar que poderia ser a temperatura do motor...nao sei... o que voces acham?????

Robinho da Jaguatirica
19/08/2008, 09:12
:mrgreen: Nússssss, não sabia que tinha sportage com motor de willys 6cc....


Brincadeiras a parte, a temperatura realmente aumenta o consumo, mas assim é absurdo,:pensativo: tem que haver algo mais errado para sua viatura estar com essa sede toda. A turma da gasosa vai dar uma ajuda, pode esperar.:palmas:


Boa lama!


Robinho

augustoslz
19/08/2008, 20:46
boa noite
algustoslz + sera que da certo colocar uma turbina?



estou procurando uma turbina p/ colocar na minha, meu meca ja trabalhou na autorizada, ele esta procurando uma q possa instalar e q nao seja blindada como a original.:concordo:

Gleison BH
27/08/2008, 15:57
Amigos, a embreagem da minha SPTG está muito baixa, porém ao tentar regular, vi que o sistema é hidraulico. Alguem pode me informar se existe ajuste e onde fica?

Inté+!

Robinho da Jaguatirica
27/08/2008, 16:46
Gleison,

Acho melhor vc levar na KIA e pedir pro reginaldo dar uma olhada, quando troquei os pistões primário e secundário da minha, eles ralaram pra regular tudo, então se eles que tem só mexem com isso tiveram dificuldades e sofreram:shock:, imagina os mecas de BH que falam que o carro é da FORD?:mrgreen:

Mas se prepara, não vai sair menos de uns 50 latas pra apertar um parafuso.:parede:

Forte abraço!


Robinho da Jaguatirica



Amigos, a embreagem da minha SPTG está muito baixa, porém ao tentar regular, vi que o sistema é hidraulico. Alguem pode me informar se existe ajuste e onde fica?

Inté+!

comenale
27/08/2008, 19:08
Amigos, a embreagem da minha SPTG está muito baixa, porém ao tentar regular, vi que o sistema é hidraulico. Alguem pode me informar se existe ajuste e onde fica?

Inté+!

O sistema de embreagem das sport´s trabalha com dois cilindros hidráulicos: o primário, que fica no próprio pedal da embreagem e o secundário, que fica na parte de baixo, na mesma direção do sistema de freio. O fluído de freio é compartilhado para o sistema da embreagem.
Creio que não há regulagem e sim desgaste dos cilindros. Verifique se há algum vazamento ou rangido ao acionar o pedal da embreagem. Talvez haja a necessidade de trocar um dos "burrinhos". Tive um problema parecido e tive que trocar o burrinho secundário. Pude verificar que não há qualquer regulagem. É tirar o ruim e colocar o novo. Tudo voltou ao normal:!:

Gleison BH
28/08/2008, 14:22
Valeu Pelas Informaçõs Senhores Sportagers!!

Trovão Azul
28/08/2008, 19:03
Ei pessoal, tenho uma dica muito barata e completamente confiável. Meu mecânico comprou uma ventoinha elétrica usada em veículo nacional (qualquer uma de cinco pás). Show. Ele fez um suporte, posicionou adequadamente, e colocou uma cebolinha de temperatura (convencional) entre as mangueiras do radiador. Show. Quando a água aquece ela aciona a ventoinha elétrica. Ficou barato, acho que gastei uns 200,00 ao todo. E é plenamente confiável porque é o mesmo sistema dos outros veículos. (o ponteiro de temperatura permanece no meio, como antes). Abraços a todos.

Trovão Azul
28/08/2008, 19:06
Amigos, quando forço minha sportage na trilha ou em subidas pesadas, percebo que minha embreagem fica dura. O pedal chega a sumir pra paixo e fico sem embreagem. Depois que jogo água sob o burrinho secundário (do pedal), a embreagem volta. Estou pensando em trocá-lo. Aguém já teve problema parecido ?

Júlio C. A. Santos
28/08/2008, 20:49
Minha embreagem ficava alta e baixa. As vezes ficava meio dura. Troquei o cilindro auxiliar de embreagem por R$ 83,00 e pronto. Não sei se seu problema é exatamente esse. Espero ter dado uma pista. :concordo:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

comenale
28/08/2008, 20:57
Amigos, quando forço minha sportage na trilha ou em subidas pesadas, percebo que minha embreagem fica dura. O pedal chega a sumir pra paixo e fico sem embreagem. Depois que jogo água sob o burrinho secundário (do pedal), a embreagem volta. Estou pensando em trocá-lo. Aguém já teve problema parecido ?

É extamente isso que ocorre quanto o burrinho está com os dias contados:!:
Se você trocá-lo terá resolvido o problema.

Hod
31/08/2008, 18:08
Senhores,

sou morador de Niterói/ RJ e

Gostaria de propor a criação de um arquivo para cada cidade, até com valores dos serviços, com uma lista de oficinas nas quais podemos confiar a resolução dos problemas associados , no caso desse topico, a ítens do Motor e transmissão.

Proponho isto porque estou prestes a ter de fazer o motor da minha sportage e gostaria de leva-la a pessoas que realmente manjem da sportage.

Que tal ?

augustoslz
31/08/2008, 23:51
galera, estou com minha sptg no prego, vou ter q fazer cabecote e motor.
podem me ajudar onde comprar as peças mais em conta.:parede:
diesel 2.2.
valeu.

Robinho da Jaguatirica
01/09/2008, 08:48
Manda alista completa das peças e vejamos o que conseguimos fazer.

Forte abraço!


Robinho



galera, estou com minha sptg no prego, vou ter q fazer cabecote e motor.
podem me ajudar onde comprar as peças mais em conta.:parede:
diesel 2.2.
valeu.

comenale
01/09/2008, 09:08
galera, estou com minha sptg no prego, vou ter q fazer cabecote e motor.
podem me ajudar onde comprar as peças mais em conta.:parede:
diesel 2.2.
valeu.

Augusto,
Aqui em SP tem um importador que atende muito bem e tem preços bem competitivos. Fernando (11) 9648-6902 ou (11) 9917-8617

MarcSport
01/09/2008, 09:53
galera, estou com minha sptg no prego, vou ter q fazer cabecote e motor.
podem me ajudar onde comprar as peças mais em conta.:parede:
diesel 2.2.
valeu.

www.imperiopaulista.com.br, fale com Levi.

comenale
01/09/2008, 10:45
www.imperiopaulista.com.br (http://www.imperiopaulista.com.br), fale com Levi.

E aí Marcelo, td bem?
Você já teve que fazer a inspeção veicular?
Estou um pouco preocupado com os índices de reprovação que estão sendo divulgados e em se tratando de soltar fumaça agente sabe que as sport´s são um problema à parte:parede:.

MarcSport
01/09/2008, 10:49
E aí Marcelo, td bem?
Você já teve que fazer a inspeção veicular?
Estou um pouco preocupado com os índices de reprovação que estão sendo divulgados e em se tratando de soltar fumaça agente sabe que as sport´s são um problema à parte:parede:.

A fumaça nas SPT realmente é um problema, eu deixei a minha para vender na loja de meu cunhado no interior de SP, se não conseguir vendê-la logo terei que fazer, nesse caso se não for aprovada, vou ao bombista fechar bastante a bomba, não vai andar nada, mas também vai diminuir muito a fumaça e após a inspeção vou voltar ao que estava.
Qual o final da sua placa? Já está na hora de fazer?
[]s

Robinho da Jaguatirica
01/09/2008, 11:11
Caríssimos,

Conversando com um bombista, ele falou exatamente isso, qualquer veículo a diesel que não for ie, o único remédio é fechar a bomba, passar pela vistoria e depois abrir a bomba novamente, senão é pau na certa.

Boa lama!


robinho

comenale
01/09/2008, 11:49
A fumaça nas SPT realmente é um problema, eu deixei a minha para vender na loja de meu cunhado no interior de SP, se não conseguir vendê-la logo terei que fazer, nesse caso se não for aprovada, vou ao bombista fechar bastante a bomba, não vai andar nada, mas também vai diminuir muito a fumaça e após a inspeção vou voltar ao que estava.
Qual o final da sua placa? Já está na hora de fazer?
[]s

Devo fazer a inspeção em novembro e acho que terei que fazer exatamente isso, fechar a bomba:oops:.
Aliás se a bomba não estiver lacrada, também, será reprovada.
Você tem a indicação de um bombista?

RILDO FILHO
05/09/2008, 14:48
Pessoal minha viatura começou a falhar principalmente na 3ª com 2.500 rpm, o meca falou que pode ser a bomba injetora de combustível desregulada. Alguém pode me dar uma luz sobre este problema? A bomba injetora tem regulagem, ou só uma nova?


Grande abraços a todos,


Rildo Filho

comenale
05/09/2008, 16:06
Pessoal minha viatura começou a falhar principalmente na 3ª com 2.500 rpm, o meca falou que pode ser a bomba injetora de combustível desregulada. Alguém pode me dar uma luz sobre este problema? A bomba injetora tem regulagem, ou só uma nova?

Grande abraços a todos,

Rildo Filho

A bomba de combustível dos motores a gasolina com ignição eletrônica, que é o seu caso, não tem nenhuma regulagem. Ela bratablha com um nível de pressão (injeção) e se esse nível estiver baixo ou se está perdendo pressão, então está na hora de trocá-la, antes que te deixe na mão.
Existe aparelhos que fazem a medição dessa pressão, que se não me engano é em torno de 3bar.
Já a bomba de combustível para motores diesel tem regulagem.

Amado Bento
06/09/2008, 10:17
Alguém poderia me indicar onde consigo a caixa de direção da Sportage 02/03 Turbo Diesel e, se possível o valor também. Preciso com Urgencia.

Amado Bento
06/09/2008, 14:12
Não sei se ajuda, mas as buchas da alavanca da Sportage são as mesmas da Pampa, isto sem contar que são mais resistentes. Já estaou na 3ª Sportage e troquei todas, o cambio fica durinho.

Amado Bento
06/09/2008, 15:13
Gleilson, basta seguir o pedal da embreagem que no final, na parte de cima tem um parafuso que faz a regulagem da mesma. Recentemente comprei uma Sportage que o sistema estava quase sem, e foi fácil regular. Qualquer bom mecanico faz e não demora mais de 10 minutos para acertar.

Nava
06/09/2008, 20:56
Rildo, se eu nao me engano ter visto aqui no forum que é a mesma bomba do santana 2.0 ..entao uns 130 conto resolve o problema...na teoria qq bomba serve, se nao fosse a boia do marcador ne...

Gleison BH
08/09/2008, 08:58
Terceira SPTG!! Gostou mesmo do carro hein... Tô na segunda ainda! Valeu pela dica da embreagem.


Não sei se ajuda, mas as buchas da alavanca da Sportage são as mesmas da Pampa, isto sem contar que são mais resistentes. Já estaou na 3ª Sportage e troquei todas, o cambio fica durinho.

RILDO FILHO
10/09/2008, 09:09
Valeu pessoal pelas dicas, vou começar a procurar pela bomba antes que fique na mão.

Abraços a todos,

Rildo Filho

Júlio C. A. Santos
10/09/2008, 11:42
Pessoal,

Para quem tem uma Sportage 2.2 diesel, reparem nesse vídeo(em anexo), a velocidade e a rotação do motor:shock:. Putz!

http://br.youtube.com/watch?v=RbJkpMMg53A&feature=related

Abraço

Sportage 2.2 diesel 96

Gleison BH
19/09/2008, 10:32
GENTE AJUDA UM COLEGA AÍ!!!

ELE ME LIGOU QUERENDO SABER ONDE FICA O NÚMERO DO MOTOR DA SPORTAGE DIESEL.

EU SÓ SEI DA GASOLINA.

ENTÃO, QUEM SOUBER ONDE FICA O NÚMERO DO MOTOR DA DIESEL POSTA AQUI.

ACHO QUE A DELE É A 96 massarico (sem turbo). MESMO ASSIM, SERIA BOM SE POSTASSEM TAMBÉM DA TDi.

FICO NO ARGUARDO!!!!!!

comenale
19/09/2008, 13:50
Pessoal,

Para quem tem uma Sportage 2.2 diesel, reparem nesse vídeo(em anexo), a velocidade e a rotação do motor:shock:. Putz!
http://br.youtube.com/watch?v=RbJkpMMg53A&feature=related
Abraço
Sportage 2.2 diesel 96

A minha é muito parecida com esta do vídeo. É em +/- 4000 giros que se alcança uma velocidade de 140 km. Já estou acostumado:shock:

Júlio C. A. Santos
19/09/2008, 18:20
Olá Gleison,

Há alguns meses tive essa mesma duvida: cadê o número do motor da minha Sportage 96?
Levei o carro na oficina credenciada pela delegacia pra tirar o número e fazer a documentação. O mecânico disse: "Esse motor não tem número, foi plainado ou o motor é roubado”. :shock: Então fui na Kia Motors pra achar o número, e ele estava localizado atrás da bomba do ar-condicionado. Tudo resolvido, mas a Kia me cobrou R$ 150,00 pelo serviço.:pensativo:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

rafarub
23/09/2008, 13:30
Boa tarde a todos,

não sei se é bem aqui que deveria postar. Estou em vias de trocar a embreagem da minha vtr e resolvi pesquisar no e-bay. Conheço gente que já comprou sem problemas, conheço quem já teve que pagar imposto, mas se dar mal mesmo, não conheço ninguém. A pergunta é a seguinte: o que acham desta embreagem http://cgi.ebay.com/ebaymotors/95-02-KIA-SPORTAGE-2-0-L-NEW-HEAVY-DUTY-CLUTCH-KIT_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp3286Q2em20Q2el1116Q QitemZ150285136637 e do preço? Ainda não consultei o frete, mas não deve passar de uns 80 dólares pelo tamanho da encomenda. Vale a pena? E como faço para conseguir a especificação (n.º) da peça para comprar com garantia de que vai servir? Alguém do fórum já comprou peças pelo e-bay?

Desde já, obrigado.

comenale
23/09/2008, 19:44
... A pergunta é a seguinte: o que acham desta embreagem http://cgi.ebay.com/ebaymotors/95-02-KIA-SPORTAGE-2-0-L-NEW-HEAVY-DUTY-CLUTCH-KIT_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp3286Q2em20Q2el1116Q QitemZ150285136637 e do preço? Ainda não consultei o frete, mas não deve passar de uns 80 dólares pelo tamanho da encomenda. Vale a pena? E como faço para conseguir a especificação (n.º) da peça para comprar com garantia de que vai servir? Alguém do fórum já comprou peças pelo e-bay?
Desde já, obrigado.

Aqui em SP se compra o kit completo por cerca de R$ 400,00. Teria que avaliar outras despesas de importação.

MarcSport
23/09/2008, 20:25
Boa tarde a todos,

não sei se é bem aqui que deveria postar. Estou em vias de trocar a embreagem da minha vtr e resolvi pesquisar no e-bay. Conheço gente que já comprou sem problemas, conheço quem já teve que pagar imposto, mas se dar mal mesmo, não conheço ninguém. A pergunta é a seguinte: o que acham desta embreagem http://cgi.ebay.com/ebaymotors/95-02-KIA-SPORTAGE-2-0-L-NEW-HEAVY-DUTY-CLUTCH-KIT_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp3286Q2em20Q2el1116Q QitemZ150285136637 e do preço? Ainda não consultei o frete, mas não deve passar de uns 80 dólares pelo tamanho da encomenda. Vale a pena? E como faço para conseguir a especificação (n.º) da peça para comprar com garantia de que vai servir? Alguém do fórum já comprou peças pelo e-bay?

Desde já, obrigado.

Já comprei vária vezes pelo Ebay, você irá pagar o preço do produto + frete + 60% sobre do produto e frete de impostos, os seja, se pagar 80 + 40 (frete) irá pagar + 72 de impostos e ainda corre o risco de comprar o produto errado ou ter problemas com garantia...
Eu paguei 320 na minha original.
Só não compre da MANDO pois não vale nada...
[]s

Gleison BH
24/09/2008, 08:44
Valeu Pela Informação!!!


olá Gleison,

há Alguns Meses Tive Essa Mesma Duvida: Cadê O Número Do Motor Da Minha Sportage 96?
levei O Carro Na Oficina Credenciada Pela Delegacia Pra Tirar O Número E Fazer A Documentação. O Mecânico Disse: "esse Motor Não Tem Número, Foi Plainado Ou O Motor é Roubado”. :shock: Então Fui Na Kia Motors Pra Achar O Número, E Ele Estava Localizado Atrás Da Bomba Do Ar-condicionado. Tudo Resolvido, Mas A Kia Me Cobrou R$ 150,00 Pelo Serviço.:pensativo:

abraço

julio

sportage 2.2 Diesel 96

rafarub
24/09/2008, 12:27
Comenale e Marcsport,

antes de tudo, valeu pelas dicas.

A questão é essa mesmo: corre-se o risco de comprar o produto incompatível e ainda tem que se levar em conta o caso de ter que pagar impostos. Para outros produtos, conheço pessoas que compram e recebem normalmente, sem necessitarem pagar as taxas, uma vez que a fiscalização da Receita é por amostragem.

Marcsport, foi necessário pagar os impostos todas as vezes que comprou pelo e-bay? Nesse caso não valeria a pena... Outra pergunta: as entregas da UPS, Fedex e etc. são na sua residência, certo?

Mais uma dúvida: existe alguma alternativa para o atuador da lenta? De outro veículo que sirva? O original tá R$ 1mil na conc. e vi que de outros modelos como omega encontra-se por R$ 50 pila!

robertoamv
24/09/2008, 17:09
Dá uma olhada no Mercado Livre, tem muitas peças de desmanche de Sptg sendo vendidas.

Yesca
26/09/2008, 14:50
Pessoal, procurei entre os tópicos aqui do fórum, e este me pareceu o mais indicado para fazer algumas perguntas sobre lubrificantes.
A Sport de vcs constuma baixar um pouco do óleo lubrificante? Sei que todo carro baixa um pouquinho a cada 1000km, mas quanto seria o aceitável para uma Sportage 2.0 gasolina?
Estou calculando 1/2 litro para cada 1000km na minha. Ainda estou "arredondando" o motor, que chegou queimando bastante e agora (depois de retifica do cabeçote e brunimento dos cilindros) melhorou bastante. Ainda falta o reaperto do cabeçote com 3000km, e imagino que isso dá margem para um consumo um pouco maior mesmo, mas queria conhecer a opinião de vcs.
Mais alguns detalhes sobre o meu caso: O consumo parece ser maior quando pego estrada; Ela não faz xixi na cama, o chão da garagem está sempre limpinho; Só sinto um pouco de cheiro de óleo queimado quando guardo ela na garagem.

Abraços!

MarcSport
26/09/2008, 15:31
A minha (diesel) baixava 1 litro a cada 3000 km antes da retífica, depois de retificado nunca mais baixou, troco a cada 5000 km e sempre está no nível. É normal algum consumo em motor novo, mas acho que o seu está consumindo óleo demais.
[]s

Yesca
26/09/2008, 17:05
A minha (diesel) baixava 1 litro a cada 3000 km antes da retífica, depois de retificado nunca mais baixou, troco a cada 5000 km e sempre está no nível. É normal algum consumo em motor novo, mas acho que o seu está consumindo óleo demais.
[]s
Olá MarcSport.
É verdade, está baixando muito. Você sabe se o reaperto do cabeçote pode fazer alguma diferença? Eu não optei ainda pela retífica completa porque o mecânico fez um serviço decente de brunimento, e outro mecânico (o da instaladora de kit gás) inclusive elogiou a taxa de compressão dela, sei lá.
Outra esperança minha: não tem um respiro no carter, com uma válvula/filtro, que às vezes pode dar problema e acarretar queima de óleo?

Abraços.

MarcSport
26/09/2008, 17:13
Olá MarcSport.
É verdade, está baixando muito. Você sabe se o reaperto do cabeçote pode fazer alguma diferença? Eu não optei ainda pela retífica completa porque o mecânico fez um serviço decente de brunimento, e outro mecânico (o da instaladora de kit gás) inclusive elogiou a taxa de compressão dela, sei lá.
Outra esperança minha: não tem um respiro no carter, com uma válvula/filtro, que às vezes pode dar problema e acarretar queima de óleo?

Abraços.

O reaperto do cabeçote é apenas para certificação de que não soltou nenhum parafuso e, acredito, que não fará diferença.
Não conheço o motor a gasolina, então não posso falar sobre essa válvula.
[]s

MarcSport
26/09/2008, 17:22
Marcsport, foi necessário pagar os impostos todas as vezes que comprou pelo e-bay? Nesse caso não valeria a pena... Outra pergunta: as entregas da UPS, Fedex e etc. são na sua residência, certo?

Fiz recentimente 3 compras, 2 de Hong Kong e uma dos Eua, todas com valores abaixo de 50USD já considerando o frete, a primeira (de HK) foi de cerca de R$ 70,00 e a RF me taxou sobre R$ 100,00 sem ao menos abrir a embalagem e checar a Invoice que estava dentro da caixa, assim paguei R$ 60,00 de imposto. Eu poderia fazer uma reclamação, só que teria que aguardar vários dias pela resposta e após algum tempo os Correios começariam a cobrar o "aluguel do espaço".
As outras foram entregues diretamente em minha casa e não paguei impostos, sempre fiz usando os Correios pois nesse caso é por amostragem, se usar Fedex pagará os impostos com certeza. Quando o produto é taxado, vc recebe um aviso para comparecer na agência dos Correios onde a mercadoria se encontra.
Detalhe: toda mercadoria que custe mais de 50 USD será, em tese, tachada.

[]s

rafarub
02/10/2008, 13:01
Beleza MarcSport,

era o que eu imaginava. Em tese, acima de 50 USD tudo paga imposto. Mas, como a fiscalização é por amostragem, na maioria das vezes não se paga. Quanto à forma de envio, obrigado pela dica. Já tinha ouvido falar que o meio mais provável de não ser taxado era usando os correios. Bom, sendo assim, só vale comprar de lá itens de pequeno valor. Até uns 60 USD com o frete. Ou que tenham uma grande diferença de preço daqui pra lá, como o sensor MAF original: R$ 1.000,00 na Kia aqui e por volta de U$$ 100,00 lá... Nesse caso, mesmo com imposto e frete, sai muito mais barato...

Abraço a todos.

Gleison BH
07/10/2008, 17:24
Por Favor!!! Help!!! Alguém Sabe De Algum Anúncio Da RODA LIVRE Avm Manual Em Promoção????? Procurei Na Net E Só Achei Pelo Valor Próximo De R$600,00/r$700,00. Ouvi Dizer Que Se Acha Por Cerca De R$400,00... Alguém Sabe Onde????

Robinho da Jaguatirica
07/10/2008, 17:36
Por Favor!!! Help!!! Alguém Sabe De Algum Anúncio Da RODA LIVRE Avm Manual Em Promoção????? Procurei Na Net E Só Achei Pelo Valor Próximo De R$600,00/r$700,00. Ouvi Dizer Que Se Acha Por Cerca De R$400,00... Alguém Sabe Onde????

Aproveita que vai jogar as velhas fora e joga no lixo da minha casa, mas avisa...:mrgreen:

-02 carcaças:dance:
-02 hímens:palmas:
-02 engrenagens completas:concordo:
-1,5 mola:pensativo:
-01 dor de cabeça:shock:

Boa lama!:mrgreen:


Robinho da Jaguatirica

MarcSport
07/10/2008, 23:01
Por Favor!!! Help!!! Alguém Sabe De Algum Anúncio Da RODA LIVRE Avm Manual Em Promoção????? Procurei Na Net E Só Achei Pelo Valor Próximo De R$600,00/r$700,00. Ouvi Dizer Que Se Acha Por Cerca De R$400,00... Alguém Sabe Onde????

www.jipebras.com.br
Só não sei quanto custa hoje...
[]s

Gleison BH
08/10/2008, 14:52
E aí Trojão!!! Continuo sumido, hein!?!?! Mas em breve faço contato (alô Houston - rsss). Olha, se eu achar uma AVM por cerca de R$400,00 vc pode pegar as minhas RL lá em casa...

Inté+


Aproveita que vai jogar as velhas fora e joga no lixo da minha casa, mas avisa...:mrgreen:

-02 carcaças:dance:
-02 hímens:palmas:
-02 engrenagens completas:concordo:
-1,5 mola:pensativo:
-01 dor de cabeça:shock:

Boa lama!:mrgreen:


Robinho da Jaguatirica

Robinho da Jaguatirica
08/10/2008, 15:13
Caríssimo desaparecido Gleison,

As sua RL's servirão de piloto para as mano-vácuo.:mrgreen:


Estou procurando as AVM pra vc tbm, mas cho que se o problema for somente a mola quebrada podemos dar um jeito lá no "molinhas", marca um dia e vamos lá juntos, desmonto a minha e levamos a minha mola gambiteckno de modelo, eles fazem no mesmo minuto.:dance:

Forte abraço!


Robinho da Jaguatirica.

China
09/10/2008, 10:27
Pois é pessoal!

Lendo as mensagens positivas e otimistas deste fórum, fico até com inveja! Aliás foi graças a este fórum que eu me emploguei e fiz a pior compra da minha vida, pelo menos até hoje! Mas quero acreditar que eu dei azar e meus problemas tenham sido um caso isolado. Afinal, fala-se tão bem da Sportage aqui que chego a pensar que não é o mesmo carro que comprei e sobre o qual converso com mecânicos, comerciantes de peças e de automóveis, etc...

Só para ter uma idéia comprei um Vtr 96/97 diesel por R$25.000,00, gastei cerca de R$10.000,00 com manutenção (motor completo - menos bloco e virabrequim, retífica da bomba injetora, remanufatura do compressor de ar condicionado, pneus, elétrica, peças do freio, embreagem, direção hidráulica,etc...

Procurei fazer uma compra cautelosa, olhei várias Sportage, levei no mecânico, levei num cara que só "mexe" com 4x4, etc...

Mas, apesar de tudo isso, só problemas, guincho e despesas...

Mas fazer o que! Ah! E aquela tão sonhada trilha, nem pensar! Só de olhar pro carro, alguma coisa quebrava nele, então sem chance de botá-lo para "suar" na terra.

Bem, depois de um martírio de 10 meses, joguei a toalha e resolvi "passar a batata quente". Nova surprsa! E talvez a pior! Cadê o número do bloco do motor???

Eu comprei a viatura em Curitiba, onde morava, transferi para o meu nome (eu mesmo fiz todo o processo, inclusive levei na vistoria), fiz seguro do carro, etc...

Quando vou vender, surge o problema.

????????????????

duas hipóteses:
1. comprei sem o número e simplesmente o DETRAN/PR não verificou sua presença.

2. como fiz o motor, a retífica aplainou o número (claro que eles não admitem isso), afinal gente, convenhamos né! Ali é lugar de por o número? fala sério! É pra ferrar a vida do cara mesmo!

Agora me resta comprar outro bloco com numeração para entregar ao dono da loja em que troquei o carro (Ah! coreano, não quero mais, por um bom tempo).

Então pessoal! Desculpe-me pela livro que escrevi, mas é um desabafo! E peço a ajuda de vcs! Preciso encontrar um bloco de motor com numeração e baixado no DETRAN para finalmente me livrar desse pesadelo! claro que com um saldo de preju estimado entre 15 e 20 mil reais, dependendo do preço que pagarei no bloco, pois tem o outro detalhe: o motor foi mal feito, já saiu da garantia e precisa ser refeito, com isso, o carro está indo a preço de banana!

Valeu!

Quem puder me ajudar, agradeço!

comenale
09/10/2008, 11:03
Só para ter uma idéia comprei um Vtr 96/97 diesel por R$25.000,00, gastei cerca de R$10.000,00 com manutenção (motor completo - menos bloco e virabrequim, retífica da bomba injetora, remanufatura do compressor de ar condicionado, pneus, elétrica, peças do freio, embreagem, direção hidráulica,etc...

Procurei fazer uma compra cautelosa, olhei várias Sportage, levei no mecânico, levei num cara que só "mexe" com 4x4, etc...

Caro China,

Se me permite, tenho dois comentários:

1º) Se não me engano, alguns dos nossos companheiro foristas já colocaram até fotos de onde localizar a numeração do motor de nossa viatura aqui no fórum. Dê uma pesquisada ou fica a sugestão de se informar numa revenda Kia.
Salvo análise da procedência da viatura, uma boa retífica não danificaria e muito menos "rasparia" a numeração do motor.

2º) Você mencionou que procurou fazer uma compra cautelosa?!:oops::!: Creio que em vista do preço que pagou na viatura, a mesma deveria estar bem conservada e em bom estado. Não foi nenhuma bagatela. Se teve toda essa manutenção a ser feita então significa que já tinha alguma coisa errada, ou seus parceiros que avalisaram a compra não tinham parâmetros para te ajudar na decisão de comprar:pensativo::?:.

Boa sorte!

EDuarte
09/10/2008, 12:50
Caro China,

Se me permite, tenho dois comentários:

1º) Se não me engano, alguns dos nossos companheiro foristas já colocaram até fotos de onde localizar a numeração do motor de nossa viatura aqui no fórum. Dê uma pesquisada ou fica a sugestão de se informar numa revenda Kia.
Salvo análise da procedência da viatura, uma boa retífica não danificaria e muito menos "rasparia" a numeração do motor.

2º) Você mencionou que procurou fazer uma compra cautelosa?!:oops::!: Creio que em vista do preço que pagou na viatura, a mesma deveria estar bem conservada e em bom estado. Não foi nenhuma bagatela. Se teve toda essa manutenção a ser feita então significa que já tinha alguma coisa errada, ou seus parceiros que avalisaram a compra não tinham parâmetros para te ajudar na decisão de comprar:pensativo::?:.

Boa sorte!
Assino em baixo !!!

Júlio C. A. Santos
09/10/2008, 17:09
O quê?

Já tentaram me enganar com essa história de Sportage não ter número no bloco ou que foi plainado. Numa Sportage 2.2 diesel não é possível pegar o número do bloco sem desmontar nada. A menos que, dependendo do ano, a Kia pode ter mudado a localização do número, mas desconheço isso. Se na vistoria o "sujeito" disse que pegou o numero do bloco e vc viu que ele não desmontou nada, então tem corrupção na certa. Tenho uma Sportage 2.2 diesel, e nº do bloco está localizado atrás do compressor do ar-condicionado, eu mesmo acompanhei o serviço que foi realizado na Kia. É impossível perder o nº do bloco na plaina.

Abraço

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

China
09/10/2008, 22:21
O quê?

Já tentaram me enganar com essa história de Sportage não ter número no bloco ou que foi plainado. Numa Sportage 2.2 diesel não é possível pegar o número do bloco sem desmontar nada. A menos que, dependendo do ano, a Kia pode ter mudado a localização do número, mas desconheço isso. Se na vistoria o "sujeito" disse que pegou o numero do bloco e vc viu que ele não desmontou nada, então tem corrupção na certa. Tenho uma Sportage 2.2 diesel, e nº do bloco está localizado atrás do compressor do ar-condicionado, eu mesmo acompanhei o serviço que foi realizado na Kia. É impossível perder o nº do bloco na plaina.

Abraço

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96



Certo Júlio!

Vc até tá me dando esperança. Vou desmontar o ar condicionado então pra ver. Mas cara! Eu entrei em contato com a kia e os caras me mandaram um desenho mostrando que o número do motor estaria no parte superior do bloco e não onde vc diz. !!!!!?????

Entrei em contato com um cara do RS que é instrutor de um curso de "vistoriador" de veículos e coisa e tal... E esse cara confirmou pra mim que o lugar do núumero é ali onde falei... Só pra confirmar: to falando deuma 2.2 diesel 96/97.

Vou desmontar no sábado e depois entro em contato contigo!

Abraços!

Júlio C. A. Santos
10/10/2008, 00:37
China,

Minha Sportage é uma 2.2 diesel 96. Eu também liguei pra Kia, porque o vistoriador incompetente da delegacia não achou número nenhum encima do bloco, mas a Kia me disse (por telefone no 0800) que podia ser tanto encima do bloco como atrás do compressor do ar-condicionado. Agora China, você confirmou o que eu suspeitava: Nem a Kia não sabe direito onde fica esse número. Mas não desanime, o número estará lá, atrás do compressor do ar-condicionado. O mecânico da Kia conseguiu retirar o compressor do ar-condicionado sem desconectar as mangueiras e perder o gás da refrigeração. Gente que entende é outra coisa né!? :palmas:
Boa sorte! Mande notícias!

Abraço :concordo:

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

China
10/10/2008, 09:36
China,

Minha Sportage é uma 2.2 diesel 96. Eu também liguei pra Kia, porque o vistoriador incompetente da delegacia não achou número nenhum encima do bloco, mas a Kia me disse (por telefone no 0800) que podia ser tanto encima do bloco como atrás do compressor do ar-condicionado. Agora China, você confirmou o que eu suspeitava: Nem a Kia não sabe direito onde fica esse número. Mas não desanime, o número estará lá, atrás do compressor do ar-condicionado. O mecânico da Kia conseguiu retirar o compressor do ar-condicionado sem desconectar as mangueiras e perder o gás da refrigeração. Gente que entende é outra coisa né!? :palmas:
Boa sorte! Mande notícias!

Abraço :concordo:


Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

Valeu Júlio!

Amanhã vou verificar isso e espero para o bem do meu bolso, que esteja lá. E se estiver, eu realmente concordarei com vc que a Kia não sabe nada, essas empresas de m@%$@ que fazem vistoria também não sabem p%4#@ nenhuma e eu vou no CIRETRAN de Campinas reclamar pois eles me aconselharam a fazer um "Laudo Cautelar Pericial" e me indicaram "o melhor lugar para fazer isso em Campinas", fui lá, o cara procurou vários números (chassis, câmbio, vidro, diferencial, etc..., tirou várias fotos, com uma luz de m&%$# ligada na minha bateria olhou meu motor por "todos os lados" (inclusive tentou enxergar atrás do compressor do ar condicionado, mas não retirou nada do lugar e aí emitiu o tal lado onde consta que meu motor não tem número e claro, me levaram R$75,00.

Depois digo como foi!


Obrigado!

Abraços!

Lorival

XRAFA
13/10/2008, 00:46
Olá pessoal, sou novo no forum e comprei uma Sport 97 a gasolina, com 27.000 km originais. A sport rodou de 1997 a 1999 e ficou parada até 1 ano atrás devido a uma ação judicial envolvendo o veículo. Ja fiz várias manutenções para corrigir e previnir contra os desgastes do tempo, mas agora surgiu um ruído que vem da caixa. O ruído parece um rolamento sem lubrificação. Quando piso na embreagem o ruído para. Com um mínimo toque na embreagem o ruído para. Sou leigo quanto a mecânica, mas acredito que seja o rolamento da embreagem. Sendo o rolamento da embreagem, devo mexer nisso e tentar corrigir? Posso ter problemas futuros quanto a isso?

A sport ja está quase perfeita, sá faltacorrigir esse ruído, detectar uma entrada de água que molha o carpê no assoalho do motorista e diminuir o consumo pq ta fazendo 5km/L na cidade!!!

Mas to amarradão!!!
Obrigado

China
13/10/2008, 09:21
XRAFA,

Em primeiro lugar, parabéns pela aquisição e boa sorte com a viatura. Quanto ao ruído vindo do câmbrio, acredito que seja comum nesse carro. Veja só! Quando eu estava procurando uma Sportage, olhei muitas, tanto a gasolina quanto a diesel e uma a diesel (que não é a que comprei) me agradou bastante e o negócio estava bom do ponto de vista financeiro. Mas ela apresentava esse ruído, exatamente como vc descreveu (quando solta a embreagem ele aparece, quando pisa ele some) e por causa disso deixei de comprar (vacilo meu, pois trocar o kit de embreagem não é tão caro quanto imaginei e não é motivo para descartar uma viatura). Bem, olha só! Comprei outra (a diesel também) e tive vários problemas, inclusive fazer o motor completo e nessa ocasião troquei o kit de embreagem também. E olha só, mesmo o kit novo (pode ter a ver com a marca) ela faz este ruído aí. Segundo o mecânico, não há problemas, é uma "característica" desse câmbio e tem a ver com a marca do kit, mas não é problema. Sei lá! Mas se fosse vc, não esquentava, até porque se der zebra, vc só vai ter que trocar o kit e pode ser que mesmo com o novo, o ruído continue. Ah! só uma coisa! Vc deve ter feito, mas não custa lembrar, cm sua vtr ficou muito tempo parada, troque todos os fluídos.

Boa sorte! Abraços!



Olá pessoal, sou novo no forum e comprei uma Sport 97 a gasolina, com 27.000 km originais. A sport rodou de 1997 a 1999 e ficou parada até 1 ano atrás devido a uma ação judicial envolvendo o veículo. Ja fiz várias manutenções para corrigir e previnir contra os desgastes do tempo, mas agora surgiu um ruído que vem da caixa. O ruído parece um rolamento sem lubrificação. Quando piso na embreagem o ruído para. Com um mínimo toque na embreagem o ruído para. Sou leigo quanto a mecânica, mas acredito que seja o rolamento da embreagem. Sendo o rolamento da embreagem, devo mexer nisso e tentar corrigir? Posso ter problemas futuros quanto a isso?

A sport ja está quase perfeita, sá faltacorrigir esse ruído, detectar uma entrada de água que molha o carpê no assoalho do motorista e diminuir o consumo pq ta fazendo 5km/L na cidade!!!

Mas to amarradão!!!
Obrigado

China
13/10/2008, 09:43
Bem!

Em primeiro lugar, agradeço ao Júlio, de Santa Catarina, pela dica que acabou me ajudando a resolver o problema.

Pois é Júlio, como vc disse, o número tá lá, embaixo do suporte do compressor do ar condicionado! E realmente, não tem como vê-lo sem retirar o compressor e se u suporte!

Depois da sua dica, fui na site da Kia Brasil e sai ligando para várias concessionárias aqui de Sãp Paulo e obtive várias respostas, algumas coincidentes e outras conflitantes, até que um cara me falou algo que me pareceu explicar melhor a situação. Ele disse o seguinte: o número pode estar embaixo ou em cima (onde a maioria dos picaretas que se dizem "vistoriadores" e/ou "peritos" procuram). A explicação dele é que, as turbinados possuem a numeração em cima, do lado direito de quem está em frente à viatura e olhando para o motor, gravado, obviamente, no bloco, com a face para cima a mais ou memos 10 centímetros contados a partir da parte "traseira" do motor. Este é o lugar que os picaretas acham que sempre tá lá e quando não está, dizem que rasparam o número do seu motor. Nas Sportages aspiradas, o número é em outro local. Ele fica na parte inferior esquerda de quem está postado em frente à viatura (ou seja lado contrário ao das turbo), só que nesse caso, ele não está visível! Tem que, obrigatoriamente, retirar o compressor do ar condicionado e seu suporte, pois ele está coberto pelo suporte. Espero com essa explicação detalhada, ajudar vários colegas a se livrarem do martírio que é tentar achar esse número e a picaretada afirmando que seu motor não é original, é roubado, etc...

Pois bem pessoal! Pasmem! quando falo em "picaretas" não estou exagerando! A loja em que troquei minha sportage levou a viatura na LINCES de Campinas, uma empresa "especializada" cujo ramo de atividade é fazer "laudos" de veículos para seguradores, lojas, DETRAN, etc... Esses picaretas disseram que o número do motor estava raspado!

Fui na CIRETRAN de Campinas e me indicaram que fizesse um "Laudo Cautelar Preliminar" na "melhor" empresa deste ramo em Campinas, a REVESIN. Fui lá e o "perito" levantou o carro e olhou "tudo", mas não encontrou também o número do motor. Emitiu um "Laudo", assinado e tudo, dizendo que meu motor não tinha número, acompanhado de uma fotografia do lugar que eles achavam que deveria estar o número!!! É mole? É picaretagem demais! Os caras ganham dinheiro fazendo uma coisa que não sabem fazer! Temos que ficar alerta! eu só não comprei outro bloco para "regularizar" meu carro, pois os preços que achei estavam muito alto: R$3.000,00 e R$3.500,00. Quase que tenho esse prejuízo por causa de gente incompetente no mercado!

É isso! Abraços!

Gleison BH
13/10/2008, 09:45
Me parece que o pessoal do fórum já postou que é comum na SPTG apresentar problema com o cilindro primário ou secundário do pedal da embreagem e que tal problema gera um ruído. Talvez seja o mesmo...

Quem já teve esse problema pode postar ai com detalhes!?!?!? :concordo:


Ja fiz várias manutenções para corrigir e previnir contra os desgastes do tempo, mas agora surgiu um ruído que vem da caixa. O ruído parece um rolamento sem lubrificação. Quando piso na embreagem o ruído para. Com um mínimo toque na embreagem o ruído para. Sou leigo quanto a mecânica, mas acredito que seja o rolamento da embreagem. Sendo o rolamento da embreagem, devo mexer nisso e tentar corrigir? Posso ter problemas futuros quanto a isso?

China
13/10/2008, 16:44
Eu já troquei os 2 cilindros e o ruído continuou. A troca não foi por causa do ruído, foi porque o câmbio travava de vez em quando e o carro ia pra casa no guincho e foi uma novela até o mecânico descobrir que o problema era nos cilindros.

Como já disse, me parece ser "normal" esse ruído nas Sportage (pelo menos nas diesel).

Lorival



Me parece que o pessoal do fórum já postou que é comum na SPTG apresentar problema com o cilindro primário ou secundário do pedal da embreagem e que tal problema gera um ruído. Talvez seja o mesmo...

Quem já teve esse problema pode postar ai com detalhes!?!?!? :concordo:

Robinho da Jaguatirica
13/10/2008, 16:49
Carísimos,

Nunca ouvi falar que ruido de transmissão/embreagem seria norma:stop:l, a minha é TDI e nunca teve ruido nenhum:discordo:, a não ser umas batidas vez ou outra, mas isso é um provável problema de lubrificação de cardã, nada absurdo. Acho melhor chegar esse ruido com alguém especialista em caixas para evitar danos maiores.:parede:


Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Júlio C. A. Santos
13/10/2008, 18:59
Pessoal,

Hoje lubrifiquei os cardãs numa oficina de caminhões. Uma das cruzetas (a que sai da reduzida e vai até o eixo dianteiro) estava “esturricada” de seca, estava até com folga. Então pessoal, não se esqueçam de desse item importante. São 6 graxeiras no total (3 em cada cardã). É um serviço de menos de 5 minutos e custa R$ 10,00. Essas graxeiras devem ser lubrificadas com certa freqüência em veículos usados rigorosamente em trilhas média e pesadas. Quando eu passava por terreno esburacado, alguma coisa vibrava debaixo da viatura, alguma coisa solta. Depois que fiz a lubrificação o barulho parou, era a cruzeta do cardã dianteiro que estava seca e com folga. Mais tarde precisarei trocar essa cruzeta.

Abraço

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
14/10/2008, 19:26
Caríssimos amigos,

Minha viatura é uma 2001 tdI, uso desde que a comprei o óleo Top Turbo da Lubrax, pelo simples motivo de ser API-C4/SL, nas minhas pesquisas, foi o óleo para diesel mais moderno que encontrei, é um lubrificante multiviscoso para motores diesel de alta potência, superalimentados ou turboalimentados que operem em condições severas (genial né?):dance:. Troco o óleo e filtros primários e secundários religiosamente a cada 5.000 km, a cada troca percebo que às vezes baixa 200ml, é pouquinho, tá certo, mas pra mim não deveria baixar nada:evil:, porém, acabei descobrindo o por que da coisa toda. Quando viajo, o óleo sempre trabahla em temperaturas mais elevadas que vão dos 95º aos 120º, quase sempre fica em torno dos 100º (o motor queima óleo por causa da alta temperatura):parede:, no trânsito urbano, é raro passar dos 100º, sempre fica mais próximo dos 90º mesmo (não queima nada de óleo). Segundo o fabricante, o índice de viscosidade a 40º é 107.2, e a 100º é 14.75, ou seja, a mais de 100º o óleo fica tão ralo que passa pelos anéis no cilindro e é queimado junto com o diesel, em pouca quantidade, mas queima.
Depois dessa lorota toda vêm as perguntas:

-:cry:A viatura "docêis" queima óleo igual a minha?

-:shock:Se o índice de viscosidade a 100º é tão baixo, não prejudica o motor?

-:mrgreen:"Ocêis" conhecem algum esquema de instalação de radiador para o óleo? (não aguento mais ver meu relógio piscando):mad::pensativo::shock::-?


Boa lama!:concordo:


Robinho da Jaguatirica

Júlio C. A. Santos
15/10/2008, 14:01
Trojão,

Minha viatura queima um pouco de óleo quando exigida. :pensativo: É pouco, mas queima. Usei um aprimorador de óleo (aditivo para óleo do motor) da marca STP, e pronto, nunca mais baixou absolutamente nada, e também “fumava” menos. Não me informei na Kia se é normal baixar óleo, apesar de outras oficinas falarem que é normal por causa da alta temperatura dos motores diesel. Experimente usar um aprimorador de óleo provisoriamente até decidir o que fazer.

Alguns links sobre os produtos:

http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/27/12 (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/27/12)
http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/27/4 (http://www.bardahl.com.br/secao.php/2/27/4)
http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=6 (http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=6)
http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=4 (http://www.stp.com.br/v3/subs/produtos/produto.asp?produto=4)

Abraço

Júlio

Sportage "Maçarico" 2.2 diesel 96

Júlio C. A. Santos
15/10/2008, 14:32
Para aqueles que usam sua Sportage como "equipamento de mergulho", vai um conselho: instalem Snorkel nos diferenciais. Se numa trilha, vc perceber que a água já esta acima das rodas, pode estar entrando água pelos respiros dos diferenciais.

Aqui estão algumas fotos dos Snorkel que instalei nos dois diferenciais:

1ª foto - mangueira no respiro do diferencial dianteiro
2ª foto - mangueira no respiro no diferencial traseiro
3ª foto - união das duas mangueiras usando um "T", a ponta da mangueira vai até um ponto alto no motor, no meu caso instalei atrás da bateria.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

MarcSport
15/10/2008, 15:21
Faltou o snorkel do Câmbio/TC...

Em tempo: motores diesel não trabalham mais quente que motores a gasolina, isso depende da concepção de cada motor...

Júlio C. A. Santos
15/10/2008, 17:03
O Snorkel do câmbio, ainda estou planejando uma adaptação, pois é de difícil acesso, fica bem encima do câmbio muito perto da carroceria. O da TC ainda não localizei, será que é o mesmo do câmbio? O Snorkel do diferencial dianteiro, também tive que adaptar o encaixe da mangueira. Ainda vou colocar Snorkel no tanque de combustível.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

MarcSport
15/10/2008, 18:07
O Snorkel do câmbio, ainda estou planejando uma adaptação, pois é de difícil acesso, fica bem encima do câmbio muito perto da carroceria. O da TC ainda não localizei, será que é o mesmo do câmbio? O Snorkel do diferencial dianteiro, também tive que adaptar o encaixe da mangueira. Ainda vou colocar Snorkel no tanque de combustível.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Pelo q sei, TC e câmbio tem só um ponto de respiro... pelo menos no meu caso foram passadas três mangueiras, DFdiant, DF tras e TC/Cambio.
[]s

eduardo.m
18/10/2008, 11:25
Amigos, estou em Curitiba e tenho um sportage gasolina automatica, ja fiz de tudo mas esta consumindo horrores, esta fazendo 4km/litro, ja troquei velas, passei no aparelho, filtro de combustivel, filtro de ar, alguem tem alguma dica???

- Estou procurando oos coxins da caixa de transmissao, so que estou encontrando alguem pode me passar o contato de alguem que tenha?? "central e o da direita

comenale
18/10/2008, 13:06
- Estou procurando oos coxins da caixa de transmissao, so que estou encontrando alguem pode me passar o contato de alguem que tenha?? "central e o da direita

Veja se na www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br) tem. Costumam ter bons preços de despacham para qualquer lugar.

Quanto ao consumo, um amigo que tem uma gasolina mecânica afirma que na citade o consumo é de 5 a 5,5km/l:parede:. Sendo a sua automática, deve consumir um pouco mais.
Mas fica a pergunta no ar: se alguém puder dar alguma dica de como tornar a vitarua mais econômica, é bem vindo:dance:

EDuarte
18/10/2008, 22:06
Amigos, estou em Curitiba e tenho um sportage gasolina automatica, ja fiz de tudo mas esta consumindo horrores, esta fazendo 4km/litro, ja troquei velas, passei no aparelho, filtro de combustivel, filtro de ar, alguem tem alguma dica???

- Estou procurando oos coxins da caixa de transmissao, so que estou encontrando alguem pode me passar o contato de alguem que tenha?? "central e o da direita
A minha estava fazendo 6,5km/l e achei por acaso o problema, veja se não é o regulador de pressão furado.
Desconecte a manguerinha que regula o vacuo com o motor ligado e veja se esta vasando gasolina, espere um tenpinho pode ser que vaze pouco, mas com o vacuo "chupando" o consumo aumenta bastante. Deixei o regulador desligado e ela voltou a fazer 8,5 Km/l e o motor esta redondinho. Meça tambem a pressão da bomba, se estiver baixa, tambem aumenta o consumo.
[]s
(DU)

eduardo.m
19/10/2008, 13:33
Amigo, obrigado vou verificar......

at
Eduardo

comenale
19/10/2008, 13:54
... e achei por acaso o problema, veja se não é o regulador de pressão furado.
Desconecte a manguerinha que regula o vacuo com o motor ligado e veja se esta vasando gasolina, espere um tenpinho pode ser que vaze pouco, mas com o vacuo "chupando" o consumo aumenta bastante. Deixei o regulador desligado e ela voltou a fazer 8,5 Km/l e o motor esta redondinho. Meça tambem a pressão da bomba, se estiver baixa, tambem aumenta o consumo.
[]s
(DU)
Eduardo,
Como não conheço o motor a gasolina, vc pode me dizer onde fica esse regulador de pressão, ou então postar uma foto dele?
Quero passar essa informação para meu amigo, que sempre reclamou do consumo da viatura.:concordo:

Gleison BH
20/10/2008, 09:47
EDuarte, se vc puder postar a foto desse regulador também agradeceria muito!!!

Talvez haja outra hipótese: a válvula solenóide da roda livre a vácuo :pensativo::putz:

Não sei se tem haver, mas vou falar o que aconteceu de ontem para hoje:

- A minha SPTG estava oscilando muito a marcha lenta.

- Além disso minha RL não está acoplando.

- Ocorre que desde sexta-feira a RL começou a fazer barulho em movimento, como se quisesse acoplar sozinha (mesmo com a alavanca em 4x2). Por segurança resolvi anular o vácuo que chega na rodas.

- Se não estou enganado o vácuo vem direto do motor (acho que da admissão). Então soltei a mangueia antes de chegar na solenóide e vedei a mesma. Na oportunidade percebi que quando obstruía/desobstruía a mangueira com a ponta do dedo, a marcha lenta do carro oscilava. Então, acredito que o vácuo direcionado à RL pode influenciar na regulagem.

- Vedei a mangueira ontem a noite e hoje de manhã quando estava vindo trabalhar a viatura não oscilou nada. Pode ser coincidência... mas...

Obs.: segundo o Trojão, se soltar a mangueira que traz o vácuo da RL é bom vedá-la, pois em marcha lenta esse vácuo "jogado fora" pode fazer falta para o hidrovácuo do freio (endurecendo o pedal e perdendo ação de frenagem).






A minha estava fazendo 6,5km/l e achei por acaso o problema, veja se não é o regulador de pressão furado.
Desconecte a manguerinha que regula o vacuo com o motor ligado e veja se esta vasando gasolina, espere um tenpinho pode ser que vaze pouco, mas com o vacuo "chupando" o consumo aumenta bastante. Deixei o regulador desligado e ela voltou a fazer 8,5 Km/l e o motor esta redondinho. Meça tambem a pressão da bomba, se estiver baixa, tambem aumenta o consumo.
[]s
(DU)

EDuarte
20/10/2008, 10:08
Caros Gleison e Comenale, o regulador de pressão fica na ponta da flauta no caso da minha que é 99, mas nas mais antigas é separado se não me engano, mas é facil de achar, hoje a noite tiro uma foto e posto aki amanhã, é que durante a semana o carro fica com a patroa e eu fico de moto.

Gleison, no caso do vacuo da RL, pode influenciar sim na marcha lenta, pois estara puxando ar mais que o necessário, mas no caso do hidrovacuo não acredito que influencie pois é muito pouco e eu rodei uns dois meses com a mengueira souta (sem perceber) e não mudou nada no freio. Mas seguro morreu de velho.
[]s
(DU)

comenale
20/10/2008, 10:23
Caros Gleison e Comenale, o regulador de pressão fica na ponta da flauta no caso da minha que é 99, mas nas mais antigas é separado se não me engano, mas é facil de achar, hoje a noite tiro uma foto e posto aki amanhã, é que durante a semana o carro fica com a patroa e eu fico de moto.(DU)

Valeu Eduardo:concordo:.
Ficamos no aguardo das fotos.

Gleison BH
20/10/2008, 11:00
O Trojão disse que o pedal dele endureceu algumas vezes quando estava descendo algum morro mais extenso de marcha lenta. Ele acredita que pelo fato do carro estar com baixa rotação, estará sendo gerado pouco vácuo, que é utilizado pelo freio e por outros componentes do carrro. Então, mesmo sendo pouco, talvez faça falta... :putz::pensativo:

O fato é que depois de vedar a solenóide por onde o vácuo estava passando direito, ele nunca mais teve problema com o freio... :putz::pensativo:

E como vc disse, seguro morreu de velho!!!:concordo:

Valeu e fico no aguardo da foto.



Gleison, no caso do vacuo da RL, pode influenciar sim na marcha lenta, pois estara puxando ar mais que o necessário, mas no caso do hidrovacuo não acredito que influencie pois é muito pouco e eu rodei uns dois meses com a mengueira souta (sem perceber) e não mudou nada no freio. Mas seguro morreu de velho.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
20/10/2008, 12:50
Pois é, a minha solenóide vazava vácuo por aquele bico de baixo que é vedado por um tampão, influenciava nos freios sim, era só descer na banguela e uma hora o pedal dava aquela endurecida, era só tocar no acelerador que voltava ao normal, daí percebi um chiado quando desligava a viatura, era o tal bico, vedei ele e fiz o teste, parou, abrí e fiz o teste novamente, endureceu, então era o dito cujo, agora anda vedado.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Robinho da Jaguatirica
20/10/2008, 12:57
Caríssimos,

Algum amigo poderia me informar em qual pressão trabalha o óleo das TDI, estou comprando um relógio de pressão de óleo mas estou na dúvida se um de 7 k serviria.:pensativo:


Forte abraço!


Robinho da Jaguatirica.

EDuarte
20/10/2008, 13:10
Pois é, a minha solenóide vazava vácuo por aquele bico de baixo que é vedado por um tampão, influenciava nos freios sim, era só descer na banguela e uma hora o pedal dava aquela endurecida, era só tocar no acelerador que voltava ao normal, daí percebi um chiado quando desligava a viatura, era o tal bico, vedei ele e fiz o teste, parou, abrí e fiz o teste novamente, endureceu, então era o dito cujo, agora anda vedado.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica.
Trojão, o bico debaixo não pode ficar sempre tampado, ele serve pra dar retorno de ar para as RLs quando forem desacionadas, ou seja, quando vc desliga as RLs o solenoide interrompe a entrada de vacuo e libera a pressão das RLs pra desacoplarem por esse bico debaixo, se ficar sempre vedada as RLs não desacoplam, amenos que tiver algum vazamento nas mangueiras ou retentores.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
20/10/2008, 14:17
Trojão, o bico debaixo não pode ficar sempre tampado, ele serve pra dar retorno de ar para as RLs quando forem desacionadas, ou seja, quando vc desliga as RLs o solenoide interrompe a entrada de vacuo e libera a pressão das RLs pra desacoplarem por esse bico debaixo, se ficar sempre vedada as RLs não desacoplam, amenos que tiver algum vazamento nas mangueiras ou retentores.
[]s
(DU)

O meu retentor deve ter algum vazamento, as minhas RL's desacoplam numa boa.


Boa lama!


Forte abraço!


Robinho

EDuarte
20/10/2008, 15:23
O meu retentor deve ter algum vazamento, as minhas RL's desacoplam numa boa.


Boa lama!


Forte abraço!


Robinho
Pra "remediar" o problema dos retentores enquanto não compro novos, coloquei por baixo deles aqueles aneis de borracha iguais os das RLs só que são de descarga. Funcionaram perfeitamente.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
20/10/2008, 17:33
Olá pessoal,

Minha Sport 96 usa RL automática com acionamento mecânico, e estão com problemas, a RL esquerda acopla e desacopla sozinha com o 4x4 acionado e a RL direita fica escapando quando exigida demais. Quando mudo a alavanca para 4x2, vira um caos, elas ficam dando uns trancos, e são necessários uns 15 km :shock: para desengatar totalmente as RLs. Abri as RLs umas 1.000 vezes, e não encontro nada danificado ou quebrado. Mas percebi que aquela mola maior esta meio cansada, seria isso? Se vcs souberem alguma dica sobre essas RLs antigas, agradeço. Estou andando com as RLs travadas, ou seja, todo o sistema do eixo dianteiro funciona permanente em 4x2. O consumo aumentou, mas isso vai danificar o sistema?

Abraço :concordo:

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
20/10/2008, 17:38
Fala Júlio,

Andando com elas travadas força o sistema desnecessáriamente, :parede:além do consumo aumentar de fato, rolamentos e cruzetas vão pro espaço em pouco tempo. Andei uns 3 meses com as minhas assim, resultado, uma cruzeta foi pro espaço, ainda bem que foi só 35 latinhas pra arrumar.

Forte abraço!


Robinho

mbm4x4
20/10/2008, 20:03
Eu já estou andando com as minhas RL travada a mais de 4 meses.
ando em média uns 350km por semana e utilizo o 4x4 low pelos menos umas duas ou tres vezes por semana para passar uma parte de uns 200 metros de areia bem fofa(pesada).
Até agora não aconteceu nada na minha viatura, apenas notei um aumento de consumo. Antes fazia média de 9 km/l e agora tá fazendo uns 8,7Km/l .
Outra coisa que não costumo passar de 100 km/h e faço troca de marcas pelos 2.500 3.000 rpm.
Comprei uma engraxadeira e pelo menos uma vez por mes lubrifico todos os 4 bicos de graxa que possuem no conjunto de transmissão.
Também antes de travar as RL, troquei os óleos do diferencial dianteiro e trazeiro, óleo da Caixa de Transferencia e óleo da caixa de marchas.
Vou andar com as RL travadas até dezembro pois estarei de viagem para Los Angeles e pretendo adquirir umas manuais warn a preço bem mais em conta que as AVM manuais que se vende por aqui.
Na verdade pra dizer que não aconteceu nada na minha viatura, aconteceu sim uma coisa...
A tração nunca mais falhou.hehehe
Na minha modesta opinião, travar as RL é uma opção temporária e paleativa. A solução definitiva é colocar as RL manuais(não importa a marca) e correr para o abraço como dizem os mais experientes Amostardeiro, Maverick turbo, commenalle e alguns outros que não me lembro o nome agora mas que já fizeram essa substituição.
[]s
mateus

Erson Lopes
21/10/2008, 08:29
Bom dia

Rodar com as RL travadas, a princípio não deve causar grandes problemas.
Haverá um aumento no consumo de combustível, aumento no ruído. e, claro, vc terá de cuidar mais da manutenção do veículo. Principalmente de manter engraxado as cruzetas da dianteira, já que o sistema estará em constante movimento.

Tive um JPX, e ele não possui RL. O conjunto dianteiro roda o tempo inteiro arrastado pelo movimento do veículo. Asssim como aconteceria com as RL travadas na Sportage.

Não confundir com estar com a 4x4 engatada.

Na minha Sportage, instalei RL manual AVM, e sempre que entro em estradas de terra, já faço o engate das RL.

Essa forma de uso esta prevista no manual das Mitsubishi L200, por exemplo.

mbm4x4
21/10/2008, 10:30
Valeu Erson pelo seu depoimento.
Trocando experiencias é que vamos desvendando mitos.
[]s
Mateus

EDuarte
21/10/2008, 10:31
Caros Gleison e Comenale, me desculpem mas esqueci de tirar a foto do regulador de pressão, mas tiro hoje sem falta e posto amanha.
Me desculpem.
[]s
(DU)

comenale
22/10/2008, 08:26
Caros Gleison e Comenale, me desculpem mas esqueci de tirar a foto do regulador de pressão, mas tiro hoje sem falta e posto amanha.
Me desculpem.
[]s
(DU)

Valeu:concordo:.
Continuamos aguardando.

EDuarte
22/10/2008, 10:17
Ta ai as fotos do regulador de pressão, me desculpem a demora.
Na segunda figura mostra o bico que vai a mangueira de vacuo, tire-a fora e veja se vasa gasolina, o minimo que seja ja indica problemas no mesmo, não é pra vasar nada. Pode até deixar desligado (e tampado) qua não tem problema.
[]s
(DU)

comenale
22/10/2008, 20:57
Ta ai as fotos do regulador de pressão, me desculpem a demora.
Na segunda figura mostra o bico que vai a mangueira de vacuo, tire-a fora e veja se vasa gasolina, o minimo que seja ja indica problemas no mesmo, não é pra vasar nada. Pode até deixar desligado (e tampado) qua não tem problema.
[]s
(DU)

Valeu Eduardo:concordo:.
Vou passar a informação adiante.

Júlio C. A. Santos
23/10/2008, 01:50
Na Sportage 2.2 diesel, existe um cano curvado que une a mangueira inferior do radiador com a mangueira do motor. Esse tubo estava podre de ferrugem, mas substituí por outro de aço inox do mesmo diâmetro. Repare na 3º foto que as duas pontas do cano já estavam quebradas por causa da ferrugem. Façam uma inspeção nesse cano em suas viaturas, vcs poderão ter uma surpresa desagradável. Se esse cano rachar e começar vazar água, não precisa nem falar o que pode acontecer neh!

Abraço :concordo:

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

ALEXANDRE MIETTI
23/10/2008, 14:43
A minha estava fazendo 6,5km/l e achei por acaso o problema, veja se não é o regulador de pressão furado.
Desconecte a manguerinha que regula o vacuo com o motor ligado e veja se esta vasando gasolina, espere um tenpinho pode ser que vaze pouco, mas com o vacuo "chupando" o consumo aumenta bastante. Deixei o regulador desligado e ela voltou a fazer 8,5 Km/l e o motor esta redondinho. Meça tambem a pressão da bomba, se estiver baixa, tambem aumenta o consumo.
[]s
(DU)


Edu, beleza, vc disse que o consumo voltou para 8,5 p/ litro, é isso mesmo?
A sua viatura é da curta ou da grand, a minha tá fazendo 7 chorando, é grand.

Até.

EDuarte
23/10/2008, 15:03
Edu, beleza, vc disse que o consumo voltou para 8,5 p/ litro, é isso mesmo?
A sua viatura é da curta ou da grand, a minha tá fazendo 7 chorando, é grand.

Até.
Beleza Alex, é isso mesmo 8,5 Km/l a minha é a curta, a diferença com a sua ta pequena, talvez pela diferença de peso mesmo. Mas da uma geral no sistema de injeção, mede a pressão da bomba, da uma olhada no regulador de pressão, uma descarbonizada e limpeza de bicos e sensores.
Mas acredito que seja pela diferença de peso mesmo.
[]s
(DU)

Gleison BH
23/10/2008, 15:51
Eduardo, me fala uma coisa: a sua faz 8,5km/l com gasolina ou 8,5km/m3 com GNV???

Eu tinha uma GRAND 2001 gasolina que fazia 8,5km/l religiosamente (e na estrada 10,5km/l). Então acho que a diferença de peso que não deve ser grande não influencia para mudar o consumo em 20%.

O fato é que a minha atual também não faz 6,5 a 7km/l.

Última coisa Eduardo, a sua é que ano/modelo???



Beleza Alex, é isso mesmo 8,5 Km/l a minha é a curta, a diferença com a sua ta pequena, talvez pela diferença de peso mesmo. Mas da uma geral no sistema de injeção, mede a pressão da bomba, da uma olhada no regulador de pressão, uma descarbonizada e limpeza de bicos e sensores.
Mas acredito que seja pela diferença de peso mesmo.
[]s
(DU)

EDuarte
23/10/2008, 16:12
Eduardo, me fala uma coisa: a sua faz 8,5km/l com gasolina ou 8,5km/m3 com GNV???

Eu tinha uma GRAND 2001 gasolina que fazia 8,5km/l religiosamente (e na estrada 10,5km/l). Então acho que a diferença de peso que não deve ser grande não influencia para mudar o consumo em 20%.

O fato é que a minha atual também não faz 6,5 a 7km/l.

Última coisa Eduardo, a sua é que ano/modelo???
Gleison, faz 8,5 Km/l na gasolina, é 99/99. A diferença de peso é de 100 Kg, acho que da uma consumidinha a mais sim, sei lá, posso estar errado.
[]s
(DU)

Gleison BH
23/10/2008, 16:58
Ah Eduardo, esqueci de agradecer pela postagem das fotos!!! Valeu :concordo:



Gleison, ...
[]s
(DU)

EDuarte
23/10/2008, 17:14
Ah Eduardo, esqueci de agradecer pela postagem das fotos!!! Valeu :concordo:
Disponha sempre !!!!!! Espero ter ajudado.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
23/10/2008, 22:04
Beleza Alex, é isso mesmo 8,5 Km/l a minha é a curta, a diferença com a sua ta pequena, talvez pela diferença de peso mesmo. Mas da uma geral no sistema de injeção, mede a pressão da bomba, da uma olhada no regulador de pressão, uma descarbonizada e limpeza de bicos e sensores.
Mas acredito que seja pela diferença de peso mesmo.
[]s
(DU)

Cara, não to achando ninguém em Sto André que tem aparelho para verificar a injeção, vc conhece alguém?
Valeu.

Júlio C. A. Santos
24/10/2008, 02:09
Olá Mateus,

Vc comprou uma engraxadeira? Como ela é? Estou pensando em comprar uma, mas não sei se ela pode ser usada nos bicos do cardan da minha Sport. Vc poderia postar umas fotos da sua engraxadeira? Quero comparar com aquela que pretendo comprar.

Abraço :concordo:

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

mbm4x4
24/10/2008, 12:19
Oi Julio.
Comprei a engraxadeira em uma loja no bairro Capoeiras em Florianópolis. A loja é especializada em motos-serra, betoneiras, geradores e cortadores de grama á gasolina . São revendedores da marca STHIL, Vonder, Trap.
Acredito que qq ferragem melhorzinha voce já encontra a "engraxadeira".
Serve para os bicos da sportage, acredito que deve ser universal.
Custou r$33 e tinha opção de uma marca um pouco inferior por 28 reais.
Segue ai as fotos para voce comparar.
[]s
mateus


Olá Mateus,

Vc comprou uma engraxadeira? Como ela é? Estou pensando em comprar uma, mas não sei se ela pode ser usada nos bicos do cardan da minha Sport. Vc poderia postar umas fotos da sua engraxadeira? Quero comparar com aquela que pretendo comprar.

Abraço :concordo:

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

EDuarte
24/10/2008, 16:48
Cara, não to achando ninguém em Sto André que tem aparelho para verificar a injeção, vc conhece alguém?
Valeu.
Alex, nunca precisei medir da minha, então não sei se o mecanico que te falei tem o conector, mas acredito que quem possa ter, com 90% de certeza é o finardi do baeta.
[]s
(DU)

Gleison BH
24/10/2008, 16:53
Alguem Sabe Para Que Serve Uma "caixa" Preta, Grande E Oca Que Fica Presa No Tubo De Admissão Da Sportage A Gasolina???

Vc Olhando De Frente Ela Está No Meio Do Carro E No Final Do Motor, Quase Debaixo Do Parabrisar E Mede Uns 20cm. Outra Coisa, Ela Fica Junto Ao Cabo De Acelerador.

Estou Perguntando Porque O Minha Sptg Deu Uma Explosão; Um Tiros Daqueles Quando Falta Ou Sobra Combustível No Motor E Uma Parte Da Parede Dessa Peça Rompeu...

Nava
24/10/2008, 21:49
Sao caixas de ressonancia, pra abafar e melhorar fluxo de ar pro motor.
Resumo, é uma tranqueirada que a gente nao consegue ver função... Tem ao lado de frente do filtro de ar e tb naquele tubo do radiador....risos...eita...

Júlio C. A. Santos
25/10/2008, 16:30
Obrigado Mateus,

Vou comprar uma engraxadeira. Pelo que eu pesquisei por aí, a engraxadeira da Vonder esta entre as melhores e com preço bom, vou comprar essa mesma.

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Gleison BH
27/10/2008, 15:20
Gleison escreveu: Por Favor!!! Help!!! Alguém Sabe De Algum Anúncio Da RODA LIVRE Avm Manual Em Promoção????? Procurei Na Net E Só Achei Pelo Valor Próximo De R$600,00/r$700,00. Ouvi Dizer Que Se Acha Por Cerca De R$400,00... Alguém Sabe Onde????


Marcelo respondeu:
www.jipebras.com.br (http://www.jipebras.com.br)
Só não sei quanto custa hoje...
[]s

Alguém mais tem alguma dica de onde encontrar a RL da AVM por um preço razoável???? :concordo:

ALEXANDRE MIETTI
27/10/2008, 22:25
A minha estava fazendo 6,5km/l e achei por acaso o problema, veja se não é o regulador de pressão furado.
Desconecte a manguerinha que regula o vacuo com o motor ligado e veja se esta vasando gasolina, espere um tenpinho pode ser que vaze pouco, mas com o vacuo "chupando" o consumo aumenta bastante. Deixei o regulador desligado e ela voltou a fazer 8,5 Km/l e o motor esta redondinho. Meça tambem a pressão da bomba, se estiver baixa, tambem aumenta o consumo.
[]s
(DU)

E ai meu camarada, beleza, to desconfiado que a minha viatura não está funcionando o 4x4, fazem 2 meses que estou com ela e não manjo praticamente nada, outro dia passei o maior carão, ela não subia uma subidinha de terra com cascalho aqui no pedroso, nas obras do rodoanel, que por sinal estão deixando ótimos lugares para testar as viaturas, tão com várias estradas de terra no meio do mato, em S.A. e S.B.C., voltando ao assunto, não subia nem de frente nem de ré, quase tive que pedir socorro, de ré, so patinava e de frente tb, só que só as rodas traseiras, as da frente não.
Será que se eu fizer este teste no reg. de pressão irei saber?
Quando as rl's acionam fazem algum barulho?
Até mais.

Gleison BH
28/10/2008, 09:03
Ô Alex. Blz!?!? Se o carro tá patinando fácil, com certeza sua tração não está acionando.

Mas esse regulador de pressão, a princípio, não interfere na RL (roda livre que engata a tração no eixo dianteiro). Se não estou enganado esse regulador trabalha apenas na mistura ar/combustível do motor.

Apesar que :putz:se pelo regulador passa um vácuo e a RL é a vácuo, talvez ele interfira na RL. :putz: Mas eu não acredito que isso aconteça, pois a mangueira que chega até o regulador não cruza com a do vácuo da RL.:putz: Se sua RL for automática e não a vácuo aí é que não vai ter nada a ver mesmo.

O problema da sua RL provavelmente vai ser outro e aí podem ser várias coisas: mangueira, solenóide, lubrificação, mola, rolamento interno com folga, retentor, ..., ... :parede::parede::parede:

Se sua RL for a vácuo, eu o aconselho a travá-la para ver se o resto do sistema está OK. Esse travamento é relativamente simples, pois é só inverter a mola de lugar. Veja esquema no seguinte link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=725147#post725147

Boa sorte! Na realidade muita sorte, pois até hoje não resolvi o problema da minha e já desmontei ela pelo menos 08 vezes. Já tô cotando uma RL manual da marca AVM (+-R$650,00).

Inté:concordo:


E ai meu camarada, beleza, to desconfiado que a minha viatura não está funcionando o 4x4, fazem 2 meses que estou com ela e não manjo praticamente nada, outro dia passei o maior carão, ela não subia uma subidinha de terra com cascalho aqui no pedroso, nas obras do rodoanel, que por sinal estão deixando ótimos lugares para testar as viaturas, tão com várias estradas de terra no meio do mato, em S.A. e S.B.C., voltando ao assunto, não subia nem de frente nem de ré, quase tive que pedir socorro, de ré, so patinava e de frente tb, só que só as rodas traseiras, as da frente não.
Será que se eu fizer este teste no reg. de pressão irei saber?
Quando as rl's acionam fazem algum barulho?
Até mais.

comenale
28/10/2008, 09:37
E ai meu camarada, beleza, to desconfiado que a minha viatura não está funcionando o 4x4, fazem 2 meses que estou com ela e não manjo praticamente nada, outro dia passei o maior carão, ela não subia uma subidinha de terra com cascalho aqui no pedroso, nas obras do rodoanel, que por sinal estão deixando ótimos lugares para testar as viaturas, tão com várias estradas de terra no meio do mato, em S.A. e S.B.C., voltando ao assunto, não subia nem de frente nem de ré, quase tive que pedir socorro, de ré, so patinava e de frente tb, só que só as rodas traseiras, as da frente não.
Será que se eu fizer este teste no reg. de pressão irei saber?
Quando as rl's acionam fazem algum barulho?
Até mais.

Alex,
Uma vez que vc não manja praticamente nada de 4x4, não me leve a mal, mas sou obrigado a questionar até o movimento mais básico para engate do 4x4.
Vc fez o engate do 4x4? Colocando a alavanca na posição correta? A reduzida está funcionando OK?
Quando se faz o engate do 4x4 uma luz indicadora é acesa no painel, confirmando o engate. Nesse momento sê tudo estiver funcionando corretamente ouve-se um pequeno estalo metálico.
Se não houve o engate, outros problemas podem estar ocorrendo, por exemplo: o selenóide pode não estar funcionando para liberar o vácuo para as RL, pode haver problemas de vazamento nas mangueiras que conectam as RL e levam o vácuo até elas, pode haver problemas com as próprias RL´s. Porém se o vácuo estiver OK, é muito difícil dar problema nas duas RL´s ao mesmo tempo, ao menos uma delas deve engatar.
Nessa situação creio que o regulador de pressão seria o último a causar algum problema.
De qualquer forma vc vai precisar fazer um chekup geral no sistema para identificar o problema.

EDuarte
28/10/2008, 10:20
E ai meu camarada, beleza, to desconfiado que a minha viatura não está funcionando o 4x4, fazem 2 meses que estou com ela e não manjo praticamente nada, outro dia passei o maior carão, ela não subia uma subidinha de terra com cascalho aqui no pedroso, nas obras do rodoanel, que por sinal estão deixando ótimos lugares para testar as viaturas, tão com várias estradas de terra no meio do mato, em S.A. e S.B.C., voltando ao assunto, não subia nem de frente nem de ré, quase tive que pedir socorro, de ré, so patinava e de frente tb, só que só as rodas traseiras, as da frente não.
Será que se eu fizer este teste no reg. de pressão irei saber?
Quando as rl's acionam fazem algum barulho?
Até mais.
Alex, realmente o regulador de pressão não tem absolutamente nada a ver com as RLs, ele regula a pressão do combustivel mantendo em 2,5 bar na lenta e 3,0 bar em alta.
Pra achar o problema na tração faça o seguinte:
1º - Teste o solenoide, se estiver funcionando e bloqueando o vacuo...
2º - Veja se as mangueiras não estão furadas, se estiver OK...
3º - Faça uma revisão ns RLs, se estiverem limpas, bem engrachadas (sem exesso), com a mola inteira, o solenoide não estiver furado, anel de vedação inteiro e nada quebrado...
4º - Cheque o retentor interno da roda dianteira, se estiver bom... Fu... aí provavelmente o preblema é a t-case.
Pra achar vazamentos fiz assim, como sou fumante, soprei fumaça de cigarro nas magueiras e apareceram todos os vazamentos.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
28/10/2008, 10:26
Pra achar vazamentos fiz assim, como sou fumante, soprei fumaça de cigarro nas magueiras e apareceram todos os vazamentos.
[]s
(DU)


EDuarte,

Muito bom este teste... na pior das hipóteses deixa o sistema com pigarro:mrgreen:


Boa lama!


Robinho

Gleison BH
28/10/2008, 11:13
(...)
4º - Cheque o retentor interno da roda dianteira, se estiver bom... Fu... aí provavelmente o preblema é a t-case.
Pra achar vazamentos fiz assim, como sou fumante, soprei fumaça de cigarro nas magueiras e apareceram todos os vazamentos.
[]s
(DU)


Oi Eduardo. Blz!?!?! Tem algum teste para se fazer direto T-Case para ver se ela está com problema, pois estou querendo comprar uma RL AVM essa semana e não gostaria de ter um surpresa desagradável...

Pra te falar a verdade nem sei o que é e pra que ser essa T-Case. Então se puder me explicar e pensar se há algum teste para saber se ela está ok independente da RL acoplar. Valeu mais uma vez :concordo::concordo::concordo:

EDuarte
28/10/2008, 11:36
Oi Eduardo. Blz!?!?! Tem algum teste para se fazer direto T-Case para ver se ela está com problema, pois estou querendo comprar uma RL AVM essa semana e não gostaria de ter um surpresa desagradável...

Pra te falar a verdade nem sei o que é e pra que ser essa T-Case. Então se puder me explicar e pensar se há algum teste para saber se ela está ok independente da RL acoplar. Valeu mais uma vez :concordo::concordo::concordo:
A T-Case é a caixa de transferencia, ela serve para mandar a tração para as rodas dianteiras e traseiras e tambem a reduzida (4x4 L).
A unica forma de ter certeza que t-case esta funcionando é erguendo o carro (as 4 rodas), ligar o carro, engatar a tração, egatar qualquer marcha soltar a embreagem e olhar se o cardan dianteiro esta girando.
Outra forma é engatar a tração, "com o carro desligado", deitar embaixo do carro e tentar girar o cardan dianteiro, se estiver duro é sinal que esta funcionando, mas não é tão garantido como o primeiro teste.
Desculpe se fui muito detalista.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
28/10/2008, 11:37
É...to f..., antes de tudo, vou ver se levanto a viatura em alguma oficina que tenha elevador e ver se está funcionando, se tiver que fazer alguma manutenção, terei que morrer na mão de algum mecanico, pois moro em um prédio e não tenho como ficar mexendo no carro desse jeito.
Valeu pelas dicas, depois mando mais informações.

Tenho um parente querendo vender uma 97 curta a gasolina, tem rl avm, se souberem de alguém que está procurando uma, me avisem.

Eduardo, se quiser dar um rolê pelas obras do rodoanel, conhece a Estrada da Pedra Branca, que vai de São Bernardo até Santo André?
Estive fazendo um serviço lá na semana passada, tem um trechinho todo cheio de barro e buracos, tá uma beleza...

Até mais.

Gleison BH
28/10/2008, 13:49
É...to f..., antes de tudo, vou ver se levanto a viatura em alguma oficina que tenha elevador e ver se está funcionando,
Até mais.

Ô Alex. Pode ficar tranquilo, pois acho difícil ser na T-Case. Ninguem no fórum relatou problema com ela até hoje... E dizem que se a SPTG tem duas coisas robustas, são a caixa e o chassi.

Então o seu problema deve ser a RL mesmo. Para inexperientes como nós, o foda é descobri qual ou quais problemas dela.

A minha ora engata, ora não engata, ora tenta engatar sozinha com a alavanca em 4X2, ora faz barulho, ora :parede:, ora :parede:, ora :parede:

Gleison BH
28/10/2008, 14:00
E aí Eduardo, sempre muito prestativo como sempre :concordo:

Cheu te falá o teste que fiz: engatei o 4x4 e empurrei o carro para frente e depois para trás e vi o cardã dianteiro girando. Então, pela sua descrição a T-Case estaria funcionando??? :putz:

Outra coisa: a minha RL ora engata, ora não engata, ora tenta engatar sozinha com a alavanca em 4X2, ora faz barulho. E quando engata a tração funciona bacana. Já subi um morro daqueles em marcha ré acelerando e não deu nem uma patinada. Quando ela está em 4x2 patina sem sequer sair do lugar. Inclusive subi e desci esse morro três vezes.

Então, também por esse motivo acredito que não deve ter nada com a T-Case. É isso mesmo Eduardo????? :putz:

Não tenho certeza de qual é o problema. Mas já identifiquei que a RL do lado esquerdo esta com um bela folga em uma das peças, em relação a mesma peça do lado direito.

No foto que tem no link abaixo, é a segunda peça da esquerda para a direita (engrenagem com estrias que fica entre o anel-trava e a mola). É uma engrenagem que na verdade parecem duas engrenagens - uma dentro da outra - e que se encaixa em uma terceira engrenagem com estrias que fica depois da mola.

Essa engrenagem tá com folga, fato que provavelmente está fazendo os dentes/estrias "pularem".

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=725147#post725147

Por isso, mesmo resolvendo o problema do acionamento, essa folga persistirá. Assim, acho que já vou partir para a AVM.

Agora é eu que peço desculpas pelo relato minucioso. :oops:

Valew pela força!



A T-Case é a caixa de transferencia, ela serve para mandar a tração para as rodas dianteiras e traseiras e tambem a reduzida (4x4 L).
A unica forma de ter certeza que t-case esta funcionando é erguendo o carro (as 4 rodas), ligar o carro, engatar a tração, egatar qualquer marcha soltar a embreagem e olhar se o cardan dianteiro esta girando.
Outra forma é engatar a tração, "com o carro desligado", deitar embaixo do carro e tentar girar o cardan dianteiro, se estiver duro é sinal que esta funcionando, mas não é tão garantido como o primeiro teste.
Desculpe se fui muito detalista.
[]s
(DU)

EDuarte
28/10/2008, 17:42
Cheu te falá o teste que fiz: engatei o 4x4 e empurrei o carro para frente e depois para trás e vi o cardã dianteiro girando. Então, pela sua descrição a T-Case estaria funcionando??? :putz:
É isso ai Gleison:concordo:, se as RLs estiverem desengatadas, a tração engatada e o cardan girou, então a t-case esta funcionando.:dance:

Outra coisa: a minha RL ora engata, ora não engata, ora tenta engatar sozinha com a alavanca em 4X2, ora faz barulho. E quando engata a tração funciona bacana. Já subi um morro daqueles em marcha ré acelerando e não deu nem uma patinada. Quando ela está em 4x2 patina sem sequer sair do lugar. Inclusive subi e desci esse morro três vezes.
Se as RLs tentam engatar em 4x2, e em 4x4 desengata sozinha, 99% de certeza que o problema é o solenoide. Quando acopla as RLs em 4x2 a luz do painel acende? Se sim, pode ser mal contato no sensor que manda sinal pro solenoide que é o mesmo que acende a luz do painel.

Então, também por esse motivo acredito que não deve ter nada com a T-Case. É isso mesmo Eduardo????? :putz:
Provavelmente a T-Case esteja perfeita sim, é como vc falou, ela é robusta e nunca vi nenhuma quebrar.:palmas:

Não tenho certeza de qual é o problema. Mas já identifiquei que a RL do lado esquerdo esta com um bela folga em uma das peças, em relação a mesma peça do lado direito.
No foto que tem no link abaixo, é a segunda peça da esquerda para a direita (engrenagem com estrias que fica entre o anel-trava e a mola). É uma engrenagem que na verdade parecem duas engrenagens - uma dentro da outra - e que se encaixa em uma terceira engrenagem com estrias que fica depois da mola.
Essa engrenagem tá com folga, fato que provavelmente está fazendo os dentes/estrias "pularem".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=725147#post725147
Não acredito que essa folga prejudicará o acionamento (se for pequena), mesmo porque ela fica dentro da peça 4 da foto que "tambem" serve como guia.

Por isso, mesmo resolvendo o problema do acionamento, essa folga persistirá. Assim, acho que já vou partir para a AVM.
Eu ainda prefiro as originais.

Agora é eu que peço desculpas pelo relato minucioso. :oops:
Quanto mais minucioso, mais facil pra entender.:concordo:


Espero ter ajudado
[]s
(DU)

comenale
28/10/2008, 21:19
Espero ter ajudado
[]s
(DU)

Crei que com esses relatos o problema deve ser no selenóide, pois já passei por isso:pensativo:.
Procurei ver todos os detalhes e deixei o selenóide por último:parede:Não deu outra. Lei de Murfh na certa:!:

Robinho da Jaguatirica
29/10/2008, 09:07
Acredito que o problema do Geison seja o retentor interno da roda, (o teste do cigarro deve acusar):mrgreen:, aliado à folga de uma das engrenagens internas da RL.:putz:
AVM sem dó nem piedade.


Boa lama!

Robinho

EDuarte
29/10/2008, 09:31
Crei que com esses relatos o problema deve ser no selenóide, pois já passei por isso:pensativo:.
Procurei ver todos os detalhes e deixei o selenóide por último:parede:Não deu outra. Lei de Murfh na certa:!:
Concordo com vc Comenale, principalmente pelo fato de acoplar a RL sozinho em 4x2.
É batata, solenoide com problemas.
[]s
(DU)

Yesca
29/10/2008, 10:29
Pessoal, esse sensor que fica na T-Case, é fácil de alcançar por baixo da viatura? Acho que meu problema começa nele, porque o solenoide não atua e a luz do painel não acende. Engatei o 4x4 e pedí para a patroa andar um pouco com o carro; ví que o cardan dianteiro vira. Sem o 4x4 ele fica paradinho.

[]´s

EDuarte
29/10/2008, 10:55
Pessoal, esse sensor que fica na T-Case, é fácil de alcançar por baixo da viatura? Acho que meu problema começa nele, porque o solenoide não atua e a luz do painel não acende. Engatei o 4x4 e pedí para a patroa andar um pouco com o carro; ví que o cardan dianteiro vira. Sem o 4x4 ele fica paradinho.

[]´s

Veja se isso ajuda !!!

Gleison BH
29/10/2008, 12:40
Eduardo e Comenale, a minha solenóide está com problema mesmo, pois o vácuo está passando direto (com a alavanca em 4x2 e 4x4).

O problema é que, além disso, acho que a folga seria meu principal problema, pelo seguinte motivo:

- Eu desmontei as duas rodas livres e inverti a mola para travar a RL direto. Depois disso desliguei a mangueira com vácuo que chega na solenóide. Ou seja, deixei sem vácuo algum. Com as rodas livres travadas direto - mecanicamente pela inversão das molas - não era para dar problemas.

Certo????? :putz::putz:

Ocorre que mesmo travada direto e com o vácuo desligado, a RL que está com folga ficou fazendo barulho, tipo roçando uma estria na outra e querendo desengatar...

A folga é a seguinte: a peça 02 do link abaixo é formada por duas peças uma dentro da outra. A parte que tem as duas fileiras de estrias está folgada dentro da outra parte de cor dourada (folga para cima e para os lados). Então acho que na hora em que a RL é demandada com forte tração, as duas fileiras de estrias da peça 02 não se encaixa perfeitamente nas estrias da peça 04 devido à folga. :putz::putz:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=141235&d=1224882234

Sou o cara mais leigo que existe nesse lance de mecância e engenharia... para não falar burro mesmo :parede::parede: O Trojão sabe bem disso... Mas eu acho que é isso que está acontecendo. :oops:

Se fosse só a solenóide seria ótimo. Inclusive ia comprar um solenóide, só que estava com o Trojão e falei que ia travar as RL para ver como elas se comportariam. E a do lado direito tá fazendo barulho!

Por isso que não sei se vale a pena mexer com elas, pois acredito que essa peça 02 não é vendida separadamente pela KIA.

Última pergunta: vocês concordam que se a RL está travada e não está legal, então o retentor da roda e toda a parafernália do vácuo (mangueiras, válvulas, etc.) não são os únicos problemas??????? Ou seja, mesmo resolvendo o problema do vácuo que ela vai continuar me dando dor de cabeça????


Niiiiii!!!!!! Fiz outro testamento... foi mal!!:concordo:




Concordo com vc Comenale, principalmente pelo fato de acoplar a RL sozinho em 4x2.
É batata, solenoide com problemas.
[]s
(DU)

EDuarte
29/10/2008, 13:25
Niiiiii!!!!!! Fiz outro testamento... foi mal!!:concordo:

Gleison, com certeza essa peça não é vendida separadamente:parede:, mas com absoluta certeza um bom torneiro faria pra vc uma bucha de nilon pra tirar essa folga:concordo:. Como é um serviço relativamente barato, acho que vale apena tentar. Eu tentaria:twisted:
[]s
(DU)

comenale
29/10/2008, 13:53
Niiiiii!!!!!! Fiz outro testamento... foi mal!!:concordo:

Da forma como vc está descrevendo sem dúvida seu maior problema é a RL.
Não creio que uma bucha de nylon resolva o problema da folta, mesmo porque pela força aplicada na RL o nylon não suportaria por muito tempo.
Nesse caso o primeiro passo é trocar as RL´s e em seguida o selenóide.

EDuarte
29/10/2008, 14:11
Da forma como vc está descrevendo sem dúvida seu maior problema é a RL.
Não creio que uma bucha de nylon resolva o problema da folta, mesmo porque pela força aplicada na RL o nylon não suportaria por muito tempo.
Nesse caso o primeiro passo é trocar as RL´s e em seguida o selenóide.
Comenale, a peça nº2 é dividida em duas partes, a guia de bronze e a engrenagem de ferro, a de bronze não faz força nenhuma apenas mantem a engrenagem alinhada pra ser acoplada na engrenagem 4, ela gira livre. Pode fazer de nilon que resolve sim.
[]s
(DU)

Gleison BH
29/10/2008, 14:13
Oi Comenale, vi que sua AVM não é a manual. Essa 960 funciona a vácuo???? E uso o vácuo do sistema original da SPTG (mangueiras, solenóide, compressor, etc.)??? Quanto custou???


Da forma como vc está descrevendo sem dúvida seu maior problema é a RL.
Não creio que uma bucha de nylon resolva o problema da folta, mesmo porque pela força aplicada na RL o nylon não suportaria por muito tempo.
Nesse caso o primeiro passo é trocar as RL´s e em seguida o selenóide.

comenale
29/10/2008, 17:00
Oi Comenale, vi que sua AVM não é a manual. Essa 960 funciona a vácuo???? E uso o vácuo do sistema original da SPTG (mangueiras, solenóide, compressor, etc.)??? Quanto custou???

Realmente a minha original foi trocada pela AVM 960 automática.
Ela é basicamente plug-play, utilizando todo o sistema de vácuo original da sport. Você remove completamente todo o conjunto das RL´s originais, inclusive um anel que é fixado no eixo e instala todo o kit que é fornecido com as AVM.
O único detalhe são os parafusos de fixação das RL´s, pois os originais são curtos e não alcançam o cilindo da rola para dar aperto.
Comprei num distribuidor que fica em São Bernardo do Campo e paguei R$ 560,00 (foi em novembro de 2007).

Robinho da Jaguatirica
29/10/2008, 18:58
Galera,

O problema da engrenagem do Gleison está fazendo a RL dar trancos mesmo calçada travada, uma enorme folga, uma trava poderia resolver este problema, tem que trocar também o tal retentor interno da roda, fiz o teste na RL dele e enquanto a graxa vedava o sistema funcionou, depois....:parede::parede::parede:pode ser que um torneiro consiga fazer um calço e diminuir a folga mesmo, teria que ser uma espécie de anel tipo trava mesmo, para apertar, instalar e soltar fixando no lugar.:pensativo:
Quanto a solenóide já desisti, arrumei uma válvula de rosca, vou levar a mangueira até debaixo do painel, quando engatar a RL abro a válvula soltando o vácuo e tudo certo, está eliminada a FDP da solenóide.
Gleison, o restante do seu conjunto está funcionando perfeitamente, toda a transmissão está ok, a caca é somente a engrenagem e o retentor, a solenóide vc faz igual a minha gambitecke tá resolvido.

Forte abraço!


Robinho

Robinho da Jaguatirica
29/10/2008, 19:03
Galerinha,

Instalei relógios de pressão de óleo, turbo e voltímetro, além dos de temperatura de água e óleo que já possuia, quem tiver alguns destes relógios e puder postar as medidas para comparação seria muito interessante.

Boa lama!


Robinho

ALEXANDRE MIETTI
29/10/2008, 20:47
Ô Alex. Pode ficar tranquilo, pois acho difícil ser na T-Case. Ninguem no fórum relatou problema com ela até hoje... E dizem que se a SPTG tem duas coisas robustas, são a caixa e o chassi.

Então o seu problema deve ser a RL mesmo. Para inexperientes como nós, o foda é descobri qual ou quais problemas dela.

A minha ora engata, ora não engata, ora tenta engatar sozinha com a alavanca em 4X2, ora faz barulho, ora :parede:, ora :parede:, ora :parede:



E ae pessoal, hoje levantei a Jabiraca num elevador e vi que quando engato o 4x4, o cardan dianteiro vira e as rodas não, a luz do painel ascende normal.
Vou leva-la onde comprei, pois ainda está na garantia e vou brigar com o vendedor, quem quase matei pelo telefone hoje, e ele disse que irá levar ao mechanico da loja para ver, acho que até irei junto no dia que ele for ver para ter certeza do que está acontecendo.:parede:
Agora f...:putz:

Júlio C. A. Santos
30/10/2008, 00:18
Robinho,

O painel da sua viatura ficou completo igual painel de avião, mostra umas fotos pra gente ver como ficou. :palmas:

Abraço

Julio

Sportage 2.2 diesel 96

Robinho da Jaguatirica
30/10/2008, 09:43
Caro Julio,


De fato ficou igual a uma árvore de natal, mas estou com vergonha de postar fotos agora, tem fio e reloginho pra tudo enquanto é lado :mrgreen:, estou encomendando uma coluna para fixação dos instrumentos, aí sim postarei as fotos, vai ficar uma belezoca!:palmas:


Boa lama!


Robinho

EDuarte
30/10/2008, 10:13
Galera,

O problema da engrenagem do Gleison está fazendo a RL dar trancos mesmo calçada travada, uma enorme folga, uma trava poderia resolver este problema, tem que trocar também o tal retentor interno da roda, fiz o teste na RL dele e enquanto a graxa vedava o sistema funcionou, depois....:parede::parede::parede:pode ser que um torneiro consiga fazer um calço e diminuir a folga mesmo, teria que ser uma espécie de anel tipo trava mesmo, para apertar, instalar e soltar fixando no lugar.:pensativo:
Quanto a solenóide já desisti, arrumei uma válvula de rosca, vou levar a mangueira até debaixo do painel, quando engatar a RL abro a válvula soltando o vácuo e tudo certo, está eliminada a FDP da solenóide.
Gleison, o restante do seu conjunto está funcionando perfeitamente, toda a transmissão está ok, a caca é somente a engrenagem e o retentor, a solenóide vc faz igual a minha gambitecke tá resolvido.

Forte abraço!


Robinho
Bem eficiente esse sistema da valvula Trojão, só não esqueça que quando vc fechar a valvula, tem que ter uma saida de vacuo das RLs se não não desacopla. É pra isso que serve o caninho debaixo da valvula.
[]
(DU)

Robinho da Jaguatirica
30/10/2008, 10:26
Oi Eduardo,

Vou testar a coisa toda, o desacoplamento se dará através de um pino de alívio instalado na parte posterior da válvula de rosca, vai ficar uma bela gambiteck.:mrgreen:


Boa lama!


Robinho

Yesca
30/10/2008, 11:04
Veja se isso ajuda !!!

Show de bola Eduardo! Obrigado pela dica tão bem ilustrada. Tá bem fácil de chegar no sensor, não precisa nem levantar ela.

Abraços.

EDuarte
30/10/2008, 11:25
Oi Eduardo,

Vou testar a coisa toda, o desacoplamento se dará através de um pino de alívio instalado na parte posterior da válvula de rosca, vai ficar uma bela gambiteck.:mrgreen:


Boa lama!


Robinho
Legal Trojão, o importante é que funcione.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
30/10/2008, 13:00
Ae galera, o mecanico tá me dizendo que se eu levantar a viatura as rodas dianteiras não viram, só quando fizer força.

SERÁ...:pensativo:

EDuarte
30/10/2008, 14:13
Ae galera, o mecanico tá me dizendo que se eu levantar a viatura as rodas dianteiras não viram, só quando fizer força.

SERÁ...:pensativo:
Pode fazer o teste que vira sim, com absoluta certeza. Só não vai girar se estiverem com problemas.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
30/10/2008, 15:10
kkkkkk
Quer apostar quanto que o meca chamou a viatura de Explorer (Ford) "Sportâichion":mrgreen:.

EDuarte
30/10/2008, 15:29
kkkkkk
Quer apostar quanto que o meca chamou a viatura de Explorer (Ford) "Sportâichion":mrgreen:.
:putz:KKKKKKKKKKKKKKK:lol::lol::lol::palmas::palma s::palmas:
Boa Trojão:palmas:
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
30/10/2008, 23:30
:putz:KKKKKKKKKKKKKKK:lol::lol::lol::palmas::palma s::palmas:
Boa Trojão:palmas:
[]s
(DU)



O pior de tudo, é que ele me garantiu, por telefone, e ainda disse que tenho que engatar o 4x4 e dar uma arrancadinha que a catraquinha engata :pensativo: , só se for a catraca da bicicleta do mané :parede:...amanhã irei até a oficina, tô até com medo :putz:
Hoje tb liguei na Kia e o cara me confirmou que tem que virar.
Dei uma olhada nas mangueiras, estão todas zeradas.
O que manda o vácuo para a rl é como se fosse um "cilindro" ao lado do hidrovácuo ? Desliguei uma das mangueiras que entra nele e percebo que ele está sugando o ar.
Quando engato o 4x4, não faz nenhum barulho na rl, deveria fazer ou ela só aciona quando a roda irá girar?

Valeu.

Já ia esquecer, vejem o link:

http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=39956

Robinho da Jaguatirica
31/10/2008, 09:26
Galera,

Dias atrás postei que a temperatura do óleo da minha viatura trabalhava bem acima da água, instalando mais reloginhos acabei mudando o local do sinal deste relógio da entrada da turbina para a entrada da cebolinha de pressão original, com isso descobri que o calor da turbina esquentava o sensor, e este passava um sinal maqueado muito acima da real temperatura do óleo, agora com o novo sinal a temperatura anda junto e até um pouco abaixo da temperatura da água. Acabou o susto de subir serras e ver a temperatura do óleo chegando aos 125º...:shock:


Boa lama!


Robinho

comenale
31/10/2008, 09:36
[quote=ALEX MIET;728437]O pior de tudo, é que ele me garantiu, por telefone, e ainda disse que tenho que engatar o 4x4 e dar uma arrancadinha que a catraquinha engata :pensativo: , só se for a catraca da bicicleta do mané :parede:.../quote]

Pelo jeito esse "mexânico" entende tanto de 4x4, quanto um pedreiro entende de medicina:parede:(sem desmerecer qualquer profissão).
O que ele diz sobre as RL girarem apenas quando houver força já demonstra que não tem qualquer conhecimento de causa. Se levarmos ao pé da letra, seria exatamente o contrário. Como nossas viatura não tem controle de tração de diferencial, uma vez que você engata o 4x4 e todo o sistema estiver funcionando, a força da tração vai atuar mais exatamente nas rodas que não estão exercendo força:oops:, dessa forma se as rodas estão no ar, tem que virar:parede:.
O cilindro do hidrovácuo é dessa forma mesmo.
Quanto ao barulho, as vezes é tão sutil que você acaba não percebendo. O engate do 4x4 é imediado, não requer girar a roda.

MarcSport
31/10/2008, 15:07
Galerinha,
Instalei relógios de pressão de óleo, turbo e voltímetro, além dos de temperatura de água e óleo que já possuia, quem tiver alguns destes relógios e puder postar as medidas para comparação seria muito interessante.
Boa lama!
Robinho


Pressão máxima original da turbina: 0,8 Kgf/cm²
[]s

Robinho da Jaguatirica
31/10/2008, 15:43
Pressão máxima original da turbina: 0,8 Kgf/cm²
[]s


Boa MarcSport,

Meu relógio de turbo tbm está marcando no máximo 0,8, mesmo assim bem acelerado a partir dos 2500 dependendo do morro.:concordo:
Vlw
Boa lama!

MarcSport
31/10/2008, 16:17
Boa MarcSport,

Meu relógio de turbo tbm está marcando no máximo 0,8, mesmo assim bem acelerado a partir dos 2500 dependendo do morro.:concordo:
Vlw
Boa lama!

A turbina atinge pressão máxima perto de 2500 rpm mesmo... e com carga.
[]s

mbm4x4
01/11/2008, 13:40
E ai pessoal ??
Tudo Beleza?
Fui fazer um alinhamento na viatura e foi verificado uma pequena folga na roda dianteira do lado do motorista e uma pequena folga na barra pitman do lado do zequinha.
Alguem sabe se é tranquilo ajustar esta folga na roda, parece que é folga no rolamento da roda?? necessita de alguma ferramenta especial para ajustar o cubo da roda?
Andei lendo os tópicos do LEOPOLDO sobre dicas qto ao torque usando usando aquelas balanças de feira.
Qto a folga do embuchamento da barra pitman, parece que é aquelas buchas cor de tijolo que já li alguma coisa aqui no forum.
Infelizmente estou descontente com os mechanicos daqui, e ainda prefiro tentar eu mesmo fazer o serviço, porque sempre aprendo um pouco mais.
Alguém pode me dar alguma dica??
[]'s
Mateus

ALEXANDRE MIETTI
01/11/2008, 16:07
Ae pessoal, não sei se vcs conhecem o site www.kiatechinfo.com (http://www.kiatechinfo.com), é só entrar e se cadastrar, acessar o "TECHINICAL INFORMATION" "SHOP" tem informações sobre manutenção, diagramas, fotos, especificações sobre os reparos nas viaturas, dá até para imprimir, é muito útil.

Até mais...

EDuarte
01/11/2008, 18:59
E ai pessoal ??
Tudo Beleza?
Fui fazer um alinhamento na viatura e foi verificado uma pequena folga na roda dianteira do lado do motorista e uma pequena folga na barra pitman do lado do zequinha.
Alguem sabe se é tranquilo ajustar esta folga na roda, parece que é folga no rolamento da roda?? necessita de alguma ferramenta especial para ajustar o cubo da roda?
Andei lendo os tópicos do LEOPOLDO sobre dicas qto ao torque usando usando aquelas balanças de feira.
Qto a folga do embuchamento da barra pitman, parece que é aquelas buchas cor de tijolo que já li alguma coisa aqui no forum.
Infelizmente estou descontente com os mechanicos daqui, e ainda prefiro tentar eu mesmo fazer o serviço, porque sempre aprendo um pouco mais.
Alguém pode me dar alguma dica??
[]'s
Mateus
Mateus, a folga do rolamento dianteiro da minha tirei eu mesmo, da um pokinho de trabalho, pois tem que tirar as RLs e depois tirar dois parafuzinhos filips que travam a porca e dar o aperto, nada descomunal.
[]s
(DU)

mbm4x4
01/11/2008, 21:38
E ai DU
É isso mesmo, eu retirei a RL, ai tinha uma arruela que trava uma polca na estria da ponta de eixo.
Depois tinha uma capa preta fixada por dois parafusos tipo philips, um de cada lado. Não consegui retirar esses dois parafusos porque minha chave philips tava meio ruim. Parei por ai...
Montei tudo de volta porque vou ter que comprar uma chave nova.
Agora me diz uma coisa, depois dessa capa preta vem o que?? que tipo de parafuso que tem que dar o aperto?? é um soquete? se for, de qtos milimitros é ?não existe nehuma trava que tenha que ser retirada antes? voce tem alguma foto?
Valew pwla resposta e desculpa tantas perguntas.hehehe
Outra coisa, voce sabe o que é shimmy?? tem um topico sobre isso mas ninguem diz o que é.hehehefiquei com vergonha d perguntar por lá.hehehe. aqui a gente tá em casa.
[]s
mateus

Mateus, a folga do rolamento dianteiro da minha tirei eu mesmo, da um pokinho de trabalho, pois tem que tirar as RLs e depois tirar dois parafuzinhos filips que travam a porca e dar o aperto, nada descomunal.
[]s
(DU)

EDuarte
02/11/2008, 11:40
E ai DU
É isso mesmo, eu retirei a RL, ai tinha uma arruela que trava uma polca na estria da ponta de eixo.
Depois tinha uma capa preta fixada por dois parafusos tipo philips, um de cada lado. Não consegui retirar esses dois parafusos porque minha chave philips tava meio ruim. Parei por ai...
Montei tudo de volta porque vou ter que comprar uma chave nova.
Agora me diz uma coisa, depois dessa capa preta vem o que?? que tipo de parafuso que tem que dar o aperto?? é um soquete? se for, de qtos milimitros é ?não existe nehuma trava que tenha que ser retirada antes? voce tem alguma foto?
Valew pwla resposta e desculpa tantas perguntas.hehehe
Outra coisa, voce sabe o que é shimmy?? tem um topico sobre isso mas ninguem diz o que é.hehehefiquei com vergonha d perguntar por lá.hehehe. aqui a gente tá em casa.
[]s
mateus

E ae Mateus.
Pra vc tirar essa capa preta tem que tirar o anel que trava a ponta de eixo, essa "capa" é na verdade a trava da porca que esta atras. Repare que essa trava tem dversos furos que servem para "casar" com os da porca.
Faça o seguinte:
Retire a trava da ponta de eixo, tire os dois prarfusos filips e a trava, vc vera a porca que é igual a trava, com um alicate de bico ou duas chaves de fenda aperte a porca o suficiente para ficar uma folga minuscula, quase imperceptivel , feito isso coloque a trava e faça com que dois furos da trava e da porca "casem" pra colocar os parafusos. Pronto, é só montar.
"Faça isso sem tirar a roda, senão sera dificil dar o aperto correto sem uma folga muito grande ou muito apertado, se ficar com folga, ficará como está e se apertar demais, a roda ficará presa e danificará os rolamentos e as pistas".
Infelizmente não tirei fotos.

Shimmy é uma trepidação violenta nas rodas dianteiras em determinada velocidade, normamente em veiculos com rodas grandes.
O que costuma causar o Shimmy são rodas desbalanceadas, folga nos rolamentos de roda que é o seu caso, entre outras.

Não sei se consegui explicar direito, mas é bem facinho, se surgirem duvidas é só perguntar, tamo aki pra isso.
[]s
(DU)

mbm4x4
02/11/2008, 14:22
Du
Valeu pela explicação!!
Entendi tudo, segunda vou comprar umas chaves novas e vou tentar novamente.
Vou tirar as fotos para consultas futuras. Muito obrigado mesmo pelas dicas, fundamentais para a execução do serviço.
By the way, fiquei curioso com o que era shimmy, mas felizmente a minha não possui esses sintomas que voce descreveu.
Assim que executar o trabalho posto aqui os resultados e as fotos.
[]s
Mateus.


E ae Mateus.
Pra vc tirar essa capa preta tem que tirar o anel que trava a ponta de eixo, essa "capa" é na verdade a trava da porca que esta atras. Repare que essa trava tem dversos furos que servem para "casar" com os da porca.
Faça o seguinte:
Retire a trava da ponta de eixo, tire os dois prarfusos filips e a trava, vc vera a porca que é igual a trava, com um alicate de bico ou duas chaves de fenda aperte a porca o suficiente para ficar uma folga minuscula, quase imperceptivel , feito isso coloque a trava e faça com que dois furos da trava e da porca "casem" pra colocar os parafusos. Pronto, é só montar.
"Faça isso sem tirar a roda, senão sera dificil dar o aperto correto sem uma folga muito grande ou muito apertado, se ficar com folga, ficará como está e se apertar demais, a roda ficará presa e danificará os rolamentos e as pistas".
Infelizmente não tirei fotos.

Shimmy é uma trepidação violenta nas rodas dianteiras em determinada velocidade, normamente em veiculos com rodas grandes.
O que costuma causar o Shimmy são rodas desbalanceadas, folga nos rolamentos de roda que é o seu caso, entre outras.

Não sei se consegui explicar direito, mas é bem facinho, se surgirem duvidas é só perguntar, tamo aki pra isso.
[]s
(DU)

EDuarte
02/11/2008, 15:43
Du
Valeu pela explicação!!
Entendi tudo, segunda vou comprar umas chaves novas e vou tentar novamente.
Vou tirar as fotos para consultas futuras. Muito obrigado mesmo pelas dicas, fundamentais para a execução do serviço.
By the way, fiquei curioso com o que era shimmy, mas felizmente a minha não possui esses sintomas que voce descreveu.
Assim que executar o trabalho posto aqui os resultados e as fotos.
[]s
Mateus.
É isso ai Mateus, boa sorte.
Se surgir alguma duvida é só chamar que tentarei ajudar.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
02/11/2008, 17:45
E ai Life's Beach, peguei este arquivo no site da Kia, espero que te ajude.

Se vc entrar lá, acho que tem tb o esquema pra trocar o rolamento.

WWW.KIATECHINFO.COM (http://www.KIATECHINFO.COM)

VC SE CADASTRA E PODE USAR, AS INFORMAÇÕES ESTÃO DO LADO DIREITO "techinical information" "shop", qualquer coisa é só falar.

mbm4x4
02/11/2008, 21:55
Valeu Alex!!
Este site da Kia realmente é muito bom.
Inclusive dá até as dicas do procedimento. Fiquei preocupado porque pelo site necessitava uma chave em forma te "T" com dois pinos regulaveis na ponta(foto). Achei que não conseguiria sem esta chave especial...
Mas com as dicas do DU vi que essa chave não é essencial para a execução do serviço.
Valeu mais uma vez pela dica, toda ajuda SEMPRE é bem vinda.
[]s
Mateus


E ai Life's Beach, peguei este arquivo no site da Kia, espero que te ajude.

Se vc entrar lá, acho que tem tb o esquema pra trocar o rolamento.

WWW.KIATECHINFO.COM (http://www.KIATECHINFO.COM)

VC SE CADASTRA E PODE USAR, AS INFORMAÇÕES ESTÃO DO LADO DIREITO "techinical information" "shop", qualquer coisa é só falar.

mbm4x4
02/11/2008, 22:23
Valeu DU.
Consegui montar todo o esquema para arrumar esta folga.
Com a dica de voces foi fácil chegar no "caminho das pedras".
Agora só falta fazer na prática, porque na teoria tá tudo pronto.hehehe
Dá uma olhada nas fotos que demonstram a sequencia do serviço após a retirada da RL.
[]s
Mateus.


É isso ai Mateus, boa sorte.
Se surgir alguma duvida é só chamar que tentarei ajudar.
[]s
(DU)

EDuarte
03/11/2008, 10:15
Valeu DU.
Consegui montar todo o esquema para arrumar esta folga.
Com a dica de voces foi fácil chegar no "caminho das pedras".
Agora só falta fazer na prática, porque na teoria tá tudo pronto.hehehe
Dá uma olhada nas fotos que demonstram a sequencia do serviço após a retirada da RL.
[]s
Mateus.
É isso aí Mateus, como o aperto não pode ser muito, no lugar dessa chave vc consegue dar o aperto com o alicate de bico ou duas chaves de fenda. Só não esqueça que tem que ficar com uma folga minuscula.
[]s
(DU)

mbm4x4
03/11/2008, 19:07
Ae DU.
Fiz o serviço. Comprei as chaves que precisava e mandei ver no conserto.
Depois das dicas foi tranquilo a execução, demorei cerca de uma hora e pouco, com toda calma e paciência.
Tirei as fotos para consultas posteriores.
foto1:trava e arruela da ponta de eixo
foto2:trava e 2 parafusos philips da polca de aperto do cubo da roda
foto3:polca do cubo de roda onde se da o aperto.Os 2 buracos redondos são onde entra o parafuso philips da trava. Os 2 buracos quadrados são onde se coloca a chave para apertar.
Na minha opinião ficou muito bom, conservei uma folga "minuscula" como voce tinha observado.
Dei o aperto sempre com a roda girando.
Valew mais uma vez.
[]s
Mateus


É isso aí Mateus, como o aperto não pode ser muito, no lugar dessa chave vc consegue dar o aperto com o alicate de bico ou duas chaves de fenda. Só não esqueça que tem que ficar com uma folga minuscula.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
03/11/2008, 21:37
Pessoal,

Minha Sportage esta com as duas rodas dianteiras com folga. Essas dicas foram muito úteis, parabéns, mas percebi que vcs possuem Sportages ano 99, 2000... Minha Sport é ano 96 com tração mecânica, será que o procedimento é o mesmo?

Abraço

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

mbm4x4
03/11/2008, 22:10
E ae Julio
O procedimento é o mesmo, apenas a retirada da Roda Livre que é diferente.
De uma olhada neste arquivo que baixei da Warn para ver como é feita a retirada da RL que equipa sua Sportage.
Dá uma lida também no tópico criado pelo mestre LEOPOLDO sobre como fazer o ajuste da folga.:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654&highlight=folga+roda&page=2
Do mais acho que não tem segredo.
Qualquer coisa estamos aí
[]s
Mateus


Pessoal,

Minha Sportage esta com as duas rodas dianteiras com folga. Essas dicas foram muito úteis, parabéns, mas percebi que vcs possuem Sportages ano 99, 2000... Minha Sport é ano 96 com tração mecânica, será que o procedimento é o mesmo?

Abraço

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

EDuarte
04/11/2008, 09:40
Ae DU.
Fiz o serviço. Comprei as chaves que precisava e mandei ver no conserto.
Depois das dicas foi tranquilo a execução, demorei cerca de uma hora e pouco, com toda calma e paciência.
Tirei as fotos para consultas posteriores.
foto1:trava e arruela da ponta de eixo
foto2:trava e 2 parafusos philips da polca de aperto do cubo da roda
foto3:polca do cubo de roda onde se da o aperto.Os 2 buracos redondos são onde entra o parafuso philips da trava. Os 2 buracos quadrados são onde se coloca a chave para apertar.
Na minha opinião ficou muito bom, conservei uma folga "minuscula" como voce tinha observado.
Dei o aperto sempre com a roda girando.
Valew mais uma vez.
[]s
Mateus
Mandou bem Mateus, você é "o cara".
É isso mesmo que o Mateus disse Julio, pode meter a mão na graxa que não tem erro.
[]s
(DU)

mbm4x4
04/11/2008, 13:15
:oops::oops::oops::oops::oops::oops:!!!!
Po DU, menos...:mrgreen:
[]s
Mateus


Mandou bem Mateus, você é "o cara".
É isso mesmo que o Mateus disse Julio, pode meter a mão na graxa que não tem erro.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
04/11/2008, 16:20
PESSOAL, HOJE LEVEI A VIATURA NO MECANICO DA LOJA ONDE COMPREI, ELE LEVANTOU A DANADA E QUANDO ENGATA O 4X4, OS EIXOS DA FRENTE TÃO VIRANDO, MAS AS RODAS NÃO, QUANDO ELE SEGURA O EIXO DO LADO DO MOTORISTA, A RODA DO OUTRO LADO VIRA, CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE A RL DO LADO DO MOTORISTA TÁ COM PROBLEMA, ELE DESMONTOU ELA, VERIFICAMOS E NÃO CHEGAMOS A NENHUMA CONCLUSÃO, MONTOU DE NOVO E NADA, VERIFICAMOS O VÁCUO E ESTÁ OK.:parede:
MANDOU LEVAR EM ALGUEM QUE ENTENDA DE 4X4.:parede:
JÁ ARRUMAMOS UM OUTRO MECANICO E ELES IRÃO VERFIFICAR.(ABC OFF ROAD)EM SANTO ANDRÉ.
A MINHA DÚVIDA É SE O CARA TRAVAR A RL, DIZENDO QUE ARRUMOU.
ALGUÉM SABE ME DIZER COMO VERIFICO ISSO?

VALEU...

EDuarte
04/11/2008, 16:59
PESSOAL, HOJE LEVEI A VIATURA NO MECANICO DA LOJA ONDE COMPREI, ELE LEVANTOU A DANADA E QUANDO ENGATA O 4X4, OS EIXOS DA FRENTE TÃO VIRANDO, MAS AS RODAS NÃO, QUANDO ELE SEGURA O EIXO DO LADO DO MOTORISTA, A RODA DO OUTRO LADO VIRA, CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE A RL DO LADO DO MOTORISTA TÁ COM PROBLEMA, ELE DESMONTOU ELA, VERIFICAMOS E NÃO CHEGAMOS A NENHUMA CONCLUSÃO, MONTOU DE NOVO E NADA, VERIFICAMOS O VÁCUO E ESTÁ OK.:parede:
MANDOU LEVAR EM ALGUEM QUE ENTENDA DE 4X4.:parede:
JÁ ARRUMAMOS UM OUTRO MECANICO E ELES IRÃO VERFIFICAR.(ABC OFF ROAD)EM SANTO ANDRÉ.
A MINHA DÚVIDA É SE O CARA TRAVAR A RL, DIZENDO QUE ARRUMOU.
ALGUÉM SABE ME DIZER COMO VERIFICO ISSO?

VALEU...
Com a tração desengatada, levanta a frente e gira a roda com a mão, se o eixo girar é pq esta direto, se não girar esta certo.
Pra testar se esta funcionando caso não esteja direto, ainda com a frente levatada, ligue o motor, deixe em ponto morto, egate a tração e gire a roda coma mão, se girar o eixo, esta funcionando.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
04/11/2008, 19:19
tenho um teste até mais fácil pra saber se a RL está travada, abra o capô, perceba o cardã dianteiro, perto da bateria deve dar pra olhar, dê uma leve empurrada na viatura só pra ela andar alguns sentímetros (desligada), se o cardã se mover a RL está travada.

Boa lama!


Robinho

EDuarte
04/11/2008, 19:30
tenho um teste até mais fácil pra saber se a RL está travada, abra o capô, perceba o cardã dianteiro, perto da bateria deve dar pra olhar, dê uma leve empurrada na viatura só pra ela andar alguns sentímetros (desligada), se o cardã se mover a RL está travada.

Boa lama!


Robinho

:oops:
:concordo:
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
05/11/2008, 09:15
tenho um teste até mais fácil pra saber se a RL está travada, abra o capô, perceba o cardã dianteiro, perto da bateria deve dar pra olhar, dê uma leve empurrada na viatura só pra ela andar alguns sentímetros (desligada), se o cardã se mover a RL está travada.

Boa lama!


Robinho


:concordo: VALEU, DEPOIS MANDO INFORMAÇÕES.

ALEXANDRE MIETTI
06/11/2008, 08:30
Pessoal, não teve jeito, o mecanico fez de tudo e a rl não aciona, fez todos os testes possíveis, o jeito vai ser trocar por uma manual.
Alguém pode me dizer como anular o vácuo?
Se eu tirar a mangueira e não desligar nada, quando acionar o 4x4 continuará ligando o vácuo, se eu desligar o solenóide ele irá desativar?
A propósito, ainda não consegui nem achar o solenóide :oops: , alguém pode me mandar uma foto, a minha é a Gasolina, não sei se é diferente da Diesel.
Já avisei anteriormente que não manjo praticamente nada...:putz:to aprendendo...
Valeu...

Robinho da Jaguatirica
06/11/2008, 09:10
Pessoal, não teve jeito, o mecanico fez de tudo e a rl não aciona, fez todos os testes possíveis, o jeito vai ser trocar por uma manual.
Alguém pode me dizer como anular o vácuo?
Se eu tirar a mangueira e não desligar nada, quando acionar o 4x4 continuará ligando o vácuo, se eu desligar o solenóide ele irá desativar?
A propósito, ainda não consegui nem achar o solenóide :oops: , alguém pode me mandar uma foto, a minha é a Gasolina, não sei se é diferente da Diesel.
Já avisei anteriormente que não manjo praticamente nada...:putz:to aprendendo...
Valeu...

Caro Alex,

Se as RL's não funcionam e a negociação ainda está na garantia, tenta ver se a loja te dá uma RL manual, se acontecer você sai no lucro.:mrgreen:
A solenóide fica do lado do motorista, logo à frente de um cilindro do tamanho de um copo, sai deste cilindro uma mangueira de uns 10cm, esta mangueira chega exatamente na solenóide, da solenóide sai uma mangueira que chega em um "T" que distribui para as RL"s. Se tiver dificuldades, algum amigo deve mandar uma foto pra vc achar melhor.
Existem vários teste para saber onde está a caca, que pode ser uma ou várias. Se vc quiser, sábado pelo msn podemos ir tentando descobrir as coiseiras.



Forte abraço!


Robinho

ALEXANDRE MIETTI
06/11/2008, 10:25
Caro Alex,

Se as RL's não funcionam e a negociação ainda está na garantia, tenta ver se a loja te dá uma RL manual, se acontecer você sai no lucro.:mrgreen:
A solenóide fica do lado do motorista, logo à frente de um cilindro do tamanho de um copo, sai deste cilindro uma mangueira de uns 10cm, esta mangueira chega exatamente na solenóide, da solenóide sai uma mangueira que chega em um "T" que distribui para as RL"s. Se tiver dificuldades, algum amigo deve mandar uma foto pra vc achar melhor.
Existem vários teste para saber onde está a caca, que pode ser uma ou várias. Se vc quiser, sábado pelo msn podemos ir tentando descobrir as coiseiras.



Forte abraço!


Robinho

A viatura tá na garantia, to na maior briga com a loja, eles tão querendo bancar 50% da rl avm manual, mas to brigando para pagar menos, pois ainda esta dentro dos 3 meses, eles já me arrumaram um vazamento de óleo da junta do cabeçote, trocaram a junta e ficou ok, agora tá vazando mais para baixo, também não estão se negando a arrumar, só tão embassando na rl, a viatura tá zero, nem acredito que achei ela neste estado, muito conservada.
Para parar o vácuo é só desligar o solenóide? Agora entendi onde ele fica, era onde imaginava.
Não irá interferir no freio?

Até mais.

EDuarte
06/11/2008, 10:27
Pessoal, não teve jeito, o mecanico fez de tudo e a rl não aciona, fez todos os testes possíveis, o jeito vai ser trocar por uma manual.
Alguém pode me dizer como anular o vácuo?
Se eu tirar a mangueira e não desligar nada, quando acionar o 4x4 continuará ligando o vácuo, se eu desligar o solenóide ele irá desativar?
A propósito, ainda não consegui nem achar o solenóide :oops: , alguém pode me mandar uma foto, a minha é a Gasolina, não sei se é diferente da Diesel.
Já avisei anteriormente que não manjo praticamente nada...:putz:to aprendendo...
Valeu...
Verificou o retentor interno da roda??? Ele sempre passa despercebido !!!!!
Faça o teste que eu falei, tenta soprar algum tipo de fumaça nas mangueiras que com certeza vc achará o vazamento. Se vc quiser, como somos vizinhos, podemos marcar pra ver se conseguimos achar o problema juntos, ou tenta com o Trojão, com certeza ele vai te ajudar.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
06/11/2008, 11:03
Verificou o retentor interno da roda??? Ele sempre passa despercebido !!!!!
Faça o teste que eu falei, tenta soprar algum tipo de fumaça nas mangueiras que com certeza vc achará o vazamento. Se vc quiser, como somos vizinhos, podemos marcar pra ver se conseguimos achar o problema juntos, ou tenta com o Trojão, com certeza ele vai te ajudar.
[]s
(DU)

Fala Eduardo, blz, acabei de falar com o mecanico, ele já testou tentando acionar com a boca, de um lado tá acionando normal, do outro não aciona e ele tampa a mangueira e ela continua segurando o vácuo mesmo depois de um certo tempo.
A loja onde comprei tá querendo rachar a AVM meio a meio, talvez eu ainda saia no lucro...
Dá pra trocarmos uma idéia por telefone? 8414-6783

Robinho da Jaguatirica
06/11/2008, 11:43
Alex,

Parece que a AVM sai na faixa de 460 latas, tenta pagar então uns 200 latas e acaba com essa encrenca.

Boa lama!




PS.: estou aceitando doações de carcaças de RL's à vácuo para adaptação da RL mano-vácuo Alohhhhauaisô.:mrgreen:

Gleison BH
06/11/2008, 11:51
Se eu estivesse no seu lugar colocaria a AVM manual agora, pois vc vai pagar só metade delas. :-D

Acho que o Robson e o Eduardo não vão concordar... :mrgreen:

Já montei e desmontei a RL original umas 15 vezes e vi que ela é robusta e que o sistema todo é relativamente simples. Só que quando para de funcionar, são muitas coisas para olhar (estria, vácuo, solenóide, "bomba" de vácuo, mangueiras, retentor ...).

Para quem gosta de mexer e entende um pouco, talvez compense ficar com a original. Mas para quem não entende muito e não tem disponibilidade para realizar e/ou acompanhar o serviço, vc acaba perdendo tempo, dinheiro e ainda passando raiva com mexânicos.

Ou seja, se a sua situação for a mesma da minha, mesmo que a agência resolva o problema agora, se mais para frente a RL original apresentar outros problemas, provavelmente vc vai perder a paciência e trocar pela AVM. Então, é melhor já ficar livre do problema e o melhor, pela metade do preço.

Além de tudo isso, a RL original provavelmente vai parar de funcionar na hora que vc estiver agarrado num atoleiro. E aí vai ser f.



Fala Eduardo, blz, acabei de falar com o mecanico, ele já testou tentando acionar com a boca, de um lado tá acionando normal, do outro não aciona e ele tampa a mangueira e ela continua segurando o vácuo mesmo depois de um certo tempo.
A loja onde comprei tá querendo rachar a AVM meio a meio, talvez eu ainda saia no lucro...
Dá pra trocarmos uma idéia por telefone? 8414-6783

Gleison BH
06/11/2008, 11:56
Outro conselho: mais importante do que a RL é vc se preocupar em ter certeza de que seu carro não está aquecendo. Não sei ao certo quais testes podem ser feitos para confirmar se há ou não sinais de aquecimento, mas o pessoal aí deve dar umas dicas para os motores a gasolina...

O que sei é que a primeira coisa que fiz quando comprei a SPTG foi colocar o relógio auxiliar de temperatura de água!!!

AH! COMPREI ESSA SEMANA UMA RODA LIVRE E VOU PEGAR NO CORREIO NO SÁBADO. SE FOR COMPRAR MESMO, CUSTOU R$465,00, MAS A MAIORIA DOS LUGARES QUE COTEI FICOU EM TORNO DE R$600,00.

Boa sorte :concordo:

EDuarte
06/11/2008, 12:13
Se eu estivesse no seu lugar colocaria a AVM manual agora, pois vc vai pagar só metade delas. :-D

Acho que o Robson e o Eduardo não vão concordar... :mrgreen:

Já montei e desmontei a RL original umas 15 vezes e vi que ela é robusta e que o sistema todo é relativamente simples. Só que quando para de funcionar, são muitas coisas para olhar (estria, vácuo, solenóide, "bomba" de vácuo, mangueiras, retentor ...).

Para quem gosta de mexer e entende um pouco, talvez compense ficar com a original. Mas para quem não entende muito e não tem disponibilidade para realizar e/ou acompanhar o serviço, vc acaba perdendo tempo, dinheiro e ainda passando raiva com mexânicos.

Ou seja, se a sua situação for a mesma da minha, mesmo que a agência resolva o problema agora, se mais para frente a RL original apresentar outros problemas, provavelmente vc vai perder a paciência e trocar pela AVM. Então, é melhor já ficar livre do problema e o melhor, pela metade do preço.

Além de tudo isso, a RL original provavelmente vai parar de funcionar na hora que vc estiver agarrado num atoleiro. E aí vai ser f.
Como nesse caso vai pagar apenas a metade, acredito que seja a melhor opção sim.
Mas continuo preferindo as originais.
[]s
(DU)

MarcSport
06/11/2008, 14:48
[QUOTE=Gleison BH;733798]
AH! COMPREI ESSA SEMANA UMA RODA LIVRE E VOU PEGAR NO CORREIO NO SÁBADO. SE FOR COMPRAR MESMO, CUSTOU R$465,00, MAS A MAIORIA DOS LUGARES QUE COTEI FICOU EM TORNO DE R$600,00.
QUOTE]

Gleison.
Comprou na Jipebras?
Agora com elas vc vai pensar "pq não trocou antes?"...
[]s
Marcelo

mbm4x4
06/11/2008, 15:01
CONCORDO plenamente com o GLEISON:
Voce arruma as originais agora e pouco tempo depois volta a se incomodar pelo mesmo problema. As RL originais à vácuo são muito boas quando voce pode fazer revisões peródicas. Fora isso elas são muito instaveis e costumam a mostrar a sua cara nas piores horas.:parede::parede:
Logo que comprei a minha sportage fiquei nessa de mandar arrumar na Kia, gastei dinheiro bom em cima pra logo tempo depois estragar novamente...Como estava na garantia mandei novamente na kia , nãogastei um centavo e eles arrumaram novamente...Uns 8 meses depois estragou novamente. Eu até poderia ir lá e arrumar novamente na garantia, mas enchi o saco...
a solução é investir logo nas MANUAIS e não voltar mais a ter problemas com a tração.
Vai acontecer o que o MarcSport falou:
Voce vai pensar porque não fez isso antes.hehehe
[]s
Mateus


Se eu estivesse no seu lugar colocaria a AVM manual agora, pois vc vai pagar só metade delas. :-D

Acho que o Robson e o Eduardo não vão concordar... :mrgreen:

Já montei e desmontei a RL original umas 15 vezes e vi que ela é robusta e que o sistema todo é relativamente simples. Só que quando para de funcionar, são muitas coisas para olhar (estria, vácuo, solenóide, "bomba" de vácuo, mangueiras, retentor ...).

Para quem gosta de mexer e entende um pouco, talvez compense ficar com a original. Mas para quem não entende muito e não tem disponibilidade para realizar e/ou acompanhar o serviço, vc acaba perdendo tempo, dinheiro e ainda passando raiva com mexânicos.

Ou seja, se a sua situação for a mesma da minha, mesmo que a agência resolva o problema agora, se mais para frente a RL original apresentar outros problemas, provavelmente vc vai perder a paciência e trocar pela AVM. Então, é melhor já ficar livre do problema e o melhor, pela metade do preço.

Além de tudo isso, a RL original provavelmente vai parar de funcionar na hora que vc estiver agarrado num atoleiro. E aí vai ser f.

Robinho da Jaguatirica
06/11/2008, 15:10
:cry: Se alguém pagasse a metade de uma manual pra mim eu também trocava.:sad:

[]s


Robinho

Marcos Vaz
10/11/2008, 10:46
Amigos, onde consigo o manual de manutenção e manual do proprietário da spotage 96/97 gasolina?

EDuarte
10/11/2008, 11:22
Amigos, onde consigo o manual de manutenção e manual do proprietário da spotage 96/97 gasolina?
http://www.kiatechinfo.com/index.asp
É só se cadastrar.
[]s
(DU)

Gleison BH
10/11/2008, 14:23
Gleison.
Comprou na Jipebras?
Agora com elas vc vai pensar "pq não trocou antes?"...
[]s
Marcelo


É Marcelo, vc tem razão... pq não troquei antes??? :parede:

Comprei na Jipebras, por R$500,00 com o frete.

Sábado testei, mas como gastei todo o dinheiro na RL, fui pra trilha com pouca gasolina e fiquei no meio de um morro...:mrgreen:

O Trojão teve que me rebocar fazendo "carretinha" com um Troller :oops:

Na realidade estava com menos de meio tanque e quando o carro ficou muito inclinado (esse morro é dos maiores da região!!!! Chama-se "Morro da Skol") a gasolina foi toda pra trás do tanque e o pescador da bomba parou de puxar. Primeiro falhou e depois não pegou mais.

Após várias e várias tentativas consegui fazer ela pegar direto no gás (GNV) e ela terminou de subir...

Ou não!?!?! Conta sua versão da história aí Trojão...:evil:

O que eu sei é que ninguém me puxou :putz:

Inté+:concordo:

EDuarte
10/11/2008, 15:41
É Marcelo, vc tem razão... pq não troquei antes??? :parede:

Comprei na Jipebras, por R$500,00 com o frete....
Agora sim heim Gleison, só alegria né.
Só uma observação, não esquece de verificar o retentor interno da roda, se ele estiver ferrado, vai entrar agua e ferrar essas RLs tambem, daí não vai ter adiantado nada a troca. Sem contar que tambem contamina a graxa e os rolamentos vão pro espaço.
Custa baratin esse retentor.
[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
10/11/2008, 16:46
É Marcelo, vc tem razão... pq não troquei antes??? :parede:

Comprei na Jipebras, por R$500,00 com o frete.

Sábado testei, mas como gastei todo o dinheiro na RL, fui pra trilha com pouca gasolina e fiquei no meio de um morro...:mrgreen:

O Trojão teve que me rebocar fazendo "carretinha" com um Troller :oops:

Na realidade estava com menos de meio tanque e quando o carro ficou muito inclinado (esse morro é dos maiores da região!!!! Chama-se "Morro da Skol") a gasolina foi toda pra trás do tanque e o pescador da bomba parou de puxar. Primeiro falhou e depois não pegou mais.

Após várias e várias tentativas consegui fazer ela pegar direto no gás (GNV) e ela terminou de subir...

Ou não!?!?! Conta sua versão da história aí Trojão...:evil:

O que eu sei é que ninguém me puxou :putz:

Inté+:concordo:


Vai a minha versão sobre a estória do Morro da skol.

O Gleison pão-duro que só ele, foi fazer trilha com meio cilindro de gás e 1/4 de tanque de gasolina:evil:, as RL's manuais novas que ele comprou são show, mas não resolvem pane seca no meio da subida do morro, e é um morrão... íngreme e comprido, cheio de erosões, facões e pedras .:putz:
Tentei rebocar a viatura dele sozinho, mas só cavucava minério e não puxava,:pensativo: daí fizemos um tremzinho com um troller, com as 2 viaturas rebocando a viatura do Gleison "desligada" morro acima, conseguimos puxar até ela pegar no tranco:mrgreen:. Depois que pegou o carcamano do Gleison ficou dizendo aos ventos que ninguém puxou ele...:stop: só que não desligou mais a viatura...:mrgreen:
Com isso, ele ficou devendo 20 latinhas de skol, já pagou 8, ainda deve 12.:mrgreen:


Boa lama!

Robinho


Ps.: Não gastou com gasolina... gastou com brejas...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

BIRO188
10/11/2008, 17:45
Pessoal,

Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda de voces com opiniões a respeito.

Estou pegando uma Sportage CURTA 2001 2.0 TD intercooler.

Gostaria de saber se é um bom carro, se as peças sao caras, que motor é esse?? é o da besta??? nao é mais o 2.7?? tem problemas de esquentar???

Quais os defeitos mais apresentados???

Nunca tive um carro diesel, estou saindo de um peugeot 206 1.6 16v.... e meu pé é meio pesado, esztico marchas etc. É mais ou menos meu estilo de dirigir hoje.
Será que a diferença é muito grande??

Qual é a velocidade final dela?? e uma velocidade de cruzeiro??

Agradeço muito as opiniões.

ps: Tenho um samuca pra trilhas, ela nao vai ver nada alem de poeira.!!

Robinho da Jaguatirica
10/11/2008, 18:18
Pessoal,

Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda de voces com opiniões a respeito.

Estou pegando uma Sportage CURTA 2001 2.0 TD intercooler.

Gostaria de saber se é um bom carro, se as peças sao caras, que motor é esse?? é o da besta??? nao é mais o 2.7?? tem problemas de esquentar???

Quais os defeitos mais apresentados???

Nunca tive um carro diesel, estou saindo de um peugeot 206 1.6 16v.... e meu pé é meio pesado, esztico marchas etc. É mais ou menos meu estilo de dirigir hoje.
Será que a diferença é muito grande??

Qual é a velocidade final dela?? e uma velocidade de cruzeiro??

Agradeço muito as opiniões.

ps: Tenho um samuca pra trilhas, ela nao vai ver nada alem de poeira.!!

Oi BIRO188,

A viatura é excelente para o que vc está querendo, poeira, expedições, trilhas leves e tal.
O motor da 2001 TDi é 2.0, Mazda, não é o da besta, se ferver perde o cabeçote, isso é sem dó mesmo, portanto um sistema auxiliar de temperatura com alarme é vital, sistema de arrefecimento sempre limpo e com aditivo, sempre prestando atenção na FDP da ventoinha de acionamento viscoso e tudo certo.
Conforto é uma maravilha.
Vidros elétricos dão problemas frequentemente, tem que lubrificar sempre as canaletas.
Velocidade de cruzeiro é 110, vai a 150 sem stress, mas se abusar ela vai esquentando.... esquentando... até torrar tudo.
Esquece esse negócio de marchas esticadas em viaturas diesel, vc ganha muito mais respeitando os limites, geralmente faço as trocas de 2500 giros pra baixo, vai tudo numa boa, embalada, do mesmo jeito que desce, sobe.
Se for comprar peças na concessionária vc tá morto, mas tem um monte de lugar pra vender, é igual ao samuka mesmo.
Suspensão dá até pra esquecer que existe, não quebram.
Sportages são meio baixinhas, só dá pra levantar uns 9cm em média, mas sem muitos gastos.
Pense bem antes de comprar, vai viciar, a viatura é uma belezoca.:mrgreen:
Portanto, não venha me dizer que não avisei, nem fale mal das Sportages, tem muita gente aqui que não gosta.:mrgreen:

Boa lama!


Robinho

MarcSport
10/11/2008, 18:23
Pessoal,
Estou pegando uma Sportage CURTA 2001 2.0 TD intercooler.
Gostaria de saber se é um bom carro, se as peças sao caras, que motor é esse?? é o da besta??? nao é mais o 2.7?? tem problemas de esquentar???
Quais os defeitos mais apresentados???
Nunca tive um carro diesel, estou saindo de um peugeot 206 1.6 16v.... e meu pé é meio pesado, esztico marchas etc. É mais ou menos meu estilo de dirigir hoje.
Será que a diferença é muito grande??
Qual é a velocidade final dela?? e uma velocidade de cruzeiro??
Agradeço muito as opiniões.
ps: Tenho um samuca pra trilhas, ela nao vai ver nada alem de poeira.!!

O motor é um 2.0 de 87 CV, as anteriores a 2000 (ou 99 ?) tinha o motor da Besta 2.2.
A manutenção é barata e as peças fáceis de se achar, tome cuidado com o sistema de refrigeração do motor, de resto é bastante resistente, a roda livre original costuma apresentar problemas, com R$ 500 vc instala uma AVM manual e ficará sossegado.
Na estrada dá para manter 110-120 na boa, e a velocidade máxima é de 150km/h
Temos muitos relatos de superaquecimento do motor aqui no forum, aconselho a comprar uma com motor comprovadamente novo (retificado) ou com bom preço para no caso de ter algum problema oculto poder investir nele.
O desempenho é parecido com o de um carro mil, com a diferença nas subidas que devido ao torque anda mais que um popular.
EM tempo, estou vendendo a minha, se interessar faço R$ 32000.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46192

[]s
Marcelo

ALEXANDRE MIETTI
11/11/2008, 21:07
Pessoal,

Boa tarde,

Gostaria de uma ajuda de voces com opiniões a respeito.

Estou pegando uma Sportage CURTA 2001 2.0 TD intercooler.

Gostaria de saber se é um bom carro, se as peças sao caras, que motor é esse?? é o da besta??? nao é mais o 2.7?? tem problemas de esquentar???

Quais os defeitos mais apresentados???

Nunca tive um carro diesel, estou saindo de um peugeot 206 1.6 16v.... e meu pé é meio pesado, esztico marchas etc. É mais ou menos meu estilo de dirigir hoje.
Será que a diferença é muito grande??

Qual é a velocidade final dela?? e uma velocidade de cruzeiro??

Agradeço muito as opiniões.

ps: Tenho um samuca pra trilhas, ela nao vai ver nada alem de poeira.!!

Fala Biro, beleza, a minha viatura é a gasolina, não tenho do que reclamar, fazem 3 meses que estou com ela e não troco, não vendo, achei um ótimo veículo.
Pode acreditar nas informações da galera do fórum, eles manjam bem, já me ajudaram bastante pois to com problema nas rodas livres e me deram várias dicas.
Até mais...

jgneves
12/11/2008, 22:42
Mensagem para o Trojão.
Acho que te vi passar próximo a praça São Vicente aproximadamente as 17:00h de hj 12nov08. Reconheci pela coluna do lado do motorista. Como vc falou tá igual árvore de natal. Tô precisando de um contato para trocar umas ideias. Jgneves - BH - 8772-4654

Robinho da Jaguatirica
13/11/2008, 09:07
Mensagem para o Trojão.
Acho que te vi passar próximo a praça São Vicente aproximadamente as 17:00h de hj 12nov08. Reconheci pela coluna do lado do motorista. Como vc falou tá igual árvore de natal. Tô precisando de um contato para trocar umas ideias. Jgneves - BH - 8772-4654

Oi jgneves,


:mrgreen:KKKKKKKKKKK... era eu mesmo, já estou em rítmo de natal...
Moro e trabalho na Pampulha, coincidências à parte, eu mais o Gleison nos conhecemos cruzando uma rua... hoje somos bons amigos. Tentei falar com vc agora, mas pelo visto vc está contando dinheiro.:mrgreen: Retorne a hora que puder.

Forte abraço!


Robinho da Jaguatirica.

ALEXANDRE MIETTI
14/11/2008, 16:31
FALA GALERA, BELEZA, PEGUEI A VIATURA DE VOLTA HOJE, COLOQUEI AS RL'S AVM 460, APARENTEMENTE FICOU SHOW DE BOLA.
O VAZAMENTO DO ÓLEO ERA UM RETENTOR DO CAMBIO, O CARA TB ARRUMOU O0 RADIADOR QUE ESTAVA COM O BOCAL TRINCADO, AGORA É SÓ TESTAR, NA LAMA:dance:.
PAGUEI R$250,00 PELAS RL, O RESTO A LOJA BANCOU.
VALEU A TODOS PELAS DICAS, AGORA O PRÓXIMO PASSO, IREI VER UM TERMOMETRO PARA A ÁGUA, SÓ NÃO SEI QUAL O MELHOR, DIGITAL OU ANALÓGICO.


ATÉ MAIS E BOM FINAL DE SEMANA A TODOS :concordo:

Robinho da Jaguatirica
14/11/2008, 18:14
Oi Alex,

O reloginho de temperatura tem que ter alarme, de nada adianta o relógio sem lhe avisar, eu comprei o da Guster, são digitais, e tem alarmes sonoros e luminosos, comprei na wolloko.com.

Forte abraço!

Robinho da Jaguatirica.

ALEXANDRE MIETTI
14/11/2008, 22:41
Sabe me dizer qual o modelo ?
Todos tem alarme?
O principal, sabe me dizer em que temperatura a viatura deve trabalhar?
Valeu.

Robinho da Jaguatirica
17/11/2008, 10:18
Sabe me dizer qual o modelo ?
Todos tem alarme?
O principal, sabe me dizer em que temperatura a viatura deve trabalhar?
Valeu.

oi Alex,

O reloginho de água que instalei foi este com alarme sonoro e luminoso programável. http://www3.ciashop.com.br/wolloko/product.asp?template_id=3&partner_id=1&dept%5Fid=116&pf%5Fid=IT80 (http://www3.ciashop.com.br/wolloko/product.asp?template_id=3&partner_id=1&dept%5Fid=116&pf%5Fid=IT80)
Nem todos os modelos têm alarme, mas os da linha racing quase sempre tem, terá que confirmar com o vendedor pelo chat.
O meu temperatura de água alarma em 105º, o de óleo a 110º, mas vou baixar ambos para 95º pelo seguinte motivo:
Raramente a viatura chega a estas temperaturas, portanto se chegar é por um esforço anormal (daí vai alarmar mas não passará muito disso, é só ir prestando atenção:pipoca:) ou de fato tem alguma caca :parede:, aí as temperaturas irão subir rápido e não descerão, é hora de parar e verificar o que está acontecendo antes de torrar tudo:stop:.

Boa lama!


Robinho

ALEXANDRE MIETTI
17/11/2008, 22:18
VALEU ROBSON.

GALERA, AGORA OUTRA DÚVIDA, COMO DISSE ANTERIORMENTE, NA SEXTA FEIRA PEGUEI MINHA VIATURA DE VOLTA DO MECANICO, NO FINAL DE SEMANA, NÃO TIVE MUITO TEMPO E NEM TESTEI, APENAS LEVEI EM UMA CASA DE ÓLEO PARA VERIFICAR OS ÓLEOS DA TRANSMISSÃO, DIFERENCIAL, CAMBIO, TUDO OK, DESCOBRI QUE DAVA PRA ENGRAXAR OS CARDANS, ENGRAXEI TUDO, SUMIU ATÉ UM BARULHO QUE FAZIA QUANDO TROCAVA DE MARCHA, COMO UM "TÉIM", SABEM SE EXISTE MAIS ALGUM LUGAR PARA ENGRAXAR, FORA OS CARDANS?
HOJE LEVANTEI ELA EM UM ELEVADOR E CONSTATEI QUE ESTÁ ACIONANDO A TRAÇÃO NA DIANTEIRA, AGORA COM AS RL AVM ACHO QUE NÃO TEREI MAIS PROBLEMAS, SÓ QUE QUANDO CHEGUEI EM CASA, FUI ATÉ A PADARIA E LIGUEI O 4X4, NA IDA OK, QUANDO CHEGUEI EM CASA, AO ESTERÇAR A DIREÇÃO PARA ENTRAR NA GARAGEM, O CARRO FICOU COMO SE ESTIVESSE FREIADO :pensativo: !!!
SERÁ ALGUM PROBLEMA? QUANDO LIGUEI A TRAÇÃO, NÃO PERCEBI DIFERENÇA AO ANDAR, SÓ DEPOIS DESTE ACONTECIMENTO, PARECE ATÉ QUE A DIREÇÃO FICOU MAIS DURA PARA VIRAR, DEPOIS QUE ESTACIONEI E DESATIVEI A TRAÇÃO E AS RL, A LUZ DO PAINEL AINDA FICOU ACESA, SÓ QUANDO DEI RÉ, FEZ UM "TLEC" NA ALAVANCA E A LUZ APAGOU E VOLTOU TUDO AO NORMAL, NÃO FIZ MAIS NENHUM OUTRO TESTE.
COMO NUNCA DIRIGI OUTRA SPTG NÃO SEI COMO COMPARAR.:putz:
VALEU.

batiati
17/11/2008, 22:41
[quote=ALEX MIET;743335]VALEU ROBSON.

... DESCOBRI QUE DAVA PRA ENGRAXAR OS CARDANS, ENGRAXEI TUDO ... SABEM SE EXISTE MAIS ALGUM LUGAR PARA ENGRAXAR, FORA OS CARDANS?

Não estou certo, mas acho que tem 6 pontos de graxa nos cardans da sportage: 4 nas cruzetas e 2 nas juntas telescópicas; Apenas nos cardans mesmo.

... SÓ QUE QUANDO CHEGUEI EM CASA, FUI ATÉ A PADARIA E LIGUEI O 4X4, NA IDA OK, QUANDO CHEGUEI EM CASA, AO ESTERÇAR A DIREÇÃO PARA ENTRAR NA GARAGEM, O CARRO FICOU COMO SE ESTIVESSE FREIADO :pensativo: !!! ....

Absolutamente normal, relaxa. Nas Sptgs e em qualquer 4x4 part-time não há direfença no torque enviado aos eixos dianteiro e traseiro, assim se vc tiver que usar 4x4 em terrenos firmes, o carro vai ficar pesado e travado mesmo. Evite usar 4x4 nessas condições, pois o conjunto dianteiro sofre uma sobrecarga desnecessária;


... DEPOIS QUE ESTACIONEI E DESATIVEI A TRAÇÃO E AS RL, A LUZ DO PAINEL AINDA FICOU ACESA, SÓ QUANDO DEI RÉ, FEZ UM "TLEC" NA ALAVANCA E A LUZ APAGOU E VOLTOU TUDO AO NORMAL, NÃO FIZ MAIS NENHUM OUTRO TESTE ...

Não é sempre que a luz do painel não apaga, mas quando isso ocorre aprox 5 metros em marcha à ré são o bastante para voltar ao normal. Em tempo, essa recomendação dos 5 metros está escrita no para-sol do motorista, mas refere-se às rodas-livres automáticas originais do sportage; Quando usamos as rodas-livres AVM manuais isso não deveria se aplicar. Então eu acho que a tração efetivamente desengata quando vc muda a alavanca para 4x2, isso deve ser uma característica do sensor que só desativa a luz espia do painel depois ... eu acho.

Parabéns pela Sptg, divirta-se!

mbm4x4
17/11/2008, 22:49
Alex
Deve-se evitar ligar a tração 4x4 em pisos com aderência como asfalto ou cimento, sob pena de danificar as peças da transmissão.
A Sportage não possui diferencial central como nos veiculos de tração permanente como land´s, subarus e entre outros 4wd full-time.
Voce não sentiu nenhuma diferença qdo andava em linha reta, mas qdo tentou fazer uma curva voce notou que ela ficou "freiada". Essa freiada é porque em uma curva, as rodas de dentro do arco da curva percorrem uma distancia menor que as que giram no arco de fora e consequentemente elas arrastam e por isso dá a impressão de freiar.
Como voce desligou a tração com o veiculo parado, é normal que a luz permaneça acesa até que voce movimente o carro novamente para frente ou para a tras, e o "tlec"na alavanca que voce ouviu foi dentro da caixa de transferencia desconectando a tração para o conjunto de transmissão dianteiro.
A tração 4x4 só deve ser usada em pisos de baixa aderencia como estradas de terra, asfalto muito molhado com bastante agua sobre a pista, areia ou barro.

[]s
mateus


VALEU ROBSON.

GALERA, AGORA OUTRA DÚVIDA, COMO DISSE ANTERIORMENTE, NA SEXTA FEIRA PEGUEI MINHA VIATURA DE VOLTA DO MECANICO, NO FINAL DE SEMANA, NÃO TIVE MUITO TEMPO E NEM TESTEI, APENAS LEVEI EM UMA CASA DE ÓLEO PARA VERIFICAR OS ÓLEOS DA TRANSMISSÃO, DIFERENCIAL, CAMBIO, TUDO OK, DESCOBRI QUE DAVA PRA ENGRAXAR OS CARDANS, ENGRAXEI TUDO, SUMIU ATÉ UM BARULHO QUE FAZIA QUANDO TROCAVA DE MARCHA, COMO UM "TÉIM", SABEM SE EXISTE MAIS ALGUM LUGAR PARA ENGRAXAR, FORA OS CARDANS?
HOJE LEVANTEI ELA EM UM ELEVADOR E CONSTATEI QUE ESTÁ ACIONANDO A TRAÇÃO NA DIANTEIRA, AGORA COM AS RL AVM ACHO QUE NÃO TEREI MAIS PROBLEMAS, SÓ QUE QUANDO CHEGUEI EM CASA, FUI ATÉ A PADARIA E LIGUEI O 4X4, NA IDA OK, QUANDO CHEGUEI EM CASA, AO ESTERÇAR A DIREÇÃO PARA ENTRAR NA GARAGEM, O CARRO FICOU COMO SE ESTIVESSE FREIADO :pensativo: !!!
SERÁ ALGUM PROBLEMA? QUANDO LIGUEI A TRAÇÃO, NÃO PERCEBI DIFERENÇA AO ANDAR, SÓ DEPOIS DESTE ACONTECIMENTO, PARECE ATÉ QUE A DIREÇÃO FICOU MAIS DURA PARA VIRAR, DEPOIS QUE ESTACIONEI E DESATIVEI A TRAÇÃO E AS RL, A LUZ DO PAINEL AINDA FICOU ACESA, SÓ QUANDO DEI RÉ, FEZ UM "TLEC" NA ALAVANCA E A LUZ APAGOU E VOLTOU TUDO AO NORMAL, NÃO FIZ MAIS NENHUM OUTRO TESTE.
COMO NUNCA DIRIGI OUTRA SPTG NÃO SEI COMO COMPARAR.:putz:
VALEU.

comenale
18/11/2008, 09:13
Alex
Deve-se evitar ligar a tração 4x4 em pisos com aderência como asfalto ou cimento, sob pena de danificar as peças da transmissão.
A Sportage não possui diferencial central como nos veiculos de tração permanente como land´s, subarus e entre outros 4wd full-time.
Voce não sentiu nenhuma diferença qdo andava em linha reta, mas qdo tentou fazer uma curva voce notou que ela ficou "freiada". Essa freiada é porque em uma curva, as rodas de dentro do arco da curva percorrem uma distancia menor que as que giram no arco de fora e consequentemente elas arrastam e por isso dá a impressão de freiar.
Como voce desligou a tração com o veiculo parado, é normal que a luz permaneça acesa até que voce movimente o carro novamente para frente ou para a tras, e o "tlec"na alavanca que voce ouviu foi dentro da caixa de transferencia desconectando a tração para o conjunto de transmissão dianteiro.
A tração 4x4 só deve ser usada em pisos de baixa aderencia como estradas de terra, asfalto muito molhado com bastante agua sobre a pista, areia ou barro.

[]s
mateus

Alex,

Assino em baixo tudo que o Mateus relatou. É extamente isso que ocorre.:concordo:
E nunca é demais lembrar: o 4X4 deve ser utilizado apenas em terrenos com pouca aderência, caso contrário haverá danos aos componentes de transmissão.

ALEXANDRE MIETTI
18/11/2008, 19:36
Valeu, não sendo repetitivo, ela ficou bem freiada quando estercei todo o volante, é isso mesmo, foi até dificil de ela andar.

Até.

Robinho da Jaguatirica
18/11/2008, 20:05
Valeu, não sendo repetitivo, ela ficou bem freiada quando estercei todo o volante, é isso mesmo, foi até dificil de ela andar.

Até.

Alex,

É o seguinte, você deu sorte de não ter quebrado o cardã, ou o diferencial. É... isso mesmo, quebrar... Quando anda de 4x4 em terrenos aderentes, tipo asfalto, quando vc faz curvas, a roda de dentro anda menos que a de fora, como elas "teriam" que rodar a mesma coisa, então existe o arrasto, daí ou o pneu escorrega e compensa a diferença da rodagem, ou o cardã ou diferencial quebam.

Qualquer dúvida é só perguntar.


Boa lama!


Robinho

ALEXANDRE MIETTI
19/11/2008, 14:31
Valeu, é bom saber, como foi só para testar, agora sei como proceder.
Valeu a todos os que me deram as dicas.

Marlo
23/11/2008, 17:04
Valeu, não sendo repetitivo, ela ficou bem freiada quando estercei todo o volante, é isso mesmo, foi até dificil de ela andar.

Até.

Acredite. É assim mesmo. Se engatar a reduzida fica ainda pior. 4x4 somente em locais com pisos de pouca aderência como terra , cascalhos, barros. Em asfalto Não!

Marlo
23/11/2008, 17:07
Valeu, não sendo repetitivo, ela ficou bem freiada quando estercei todo o volante, é isso mesmo, foi até dificil de ela andar.

Até.


E se forçar quebra tudo. Fique atento !

danielk
27/11/2008, 21:10
oi pessoal..
to procunrao um topico q fale sobre gnv mas como nao achei vo posta auqi.
alguem ja colocou gnv em uma sportage autmoatica? sera q vale a pena na econiomia?minha aut. 2000 gasolina ta faznedo 6l/km na cidade e 8l/km na estrada. se laguem tiver alguma informaçao pra ocmpartilahr ia agradeço...

RILDO FILHO
04/12/2008, 10:12
Bom dia amigos,
Eu to precisando de um auxilio dos amigos do forum: A vareta de medição do óleo do motor da minha vtr não é mais a original, eu acho que ela ta curta, conseqüentemente mascarando a medição do nível do óleo do motor. Fico agradecido se alguém puder medir o comprimento da vareta original, da ponta ate o encosto da tampa da vareta que fica dentro do tubo porta vareta e postar pra gente tirar esta duvida. Lembro, a vrt é 1997, 16 v, a gasolina.

Abraços a todos,

<-------------------à|
Ponta ( quantos cm? ) Tampa


Rildo Filho

Gleison BH
04/12/2008, 17:29
OLHA SÓ, JÁ TIVE SEIS CARROS COM GNV E SEMPRE GOSTEI!!! NUNCA TIVE PROBLEMAS. COLOQUEI NA SPTG E NÃO TÁ LEGAL. JÁ OLHEI VÁRIAS COISAS, MAS NÃO TÁ 100%.

TODAVIA, JÁ VI OUTRAS STPG COM GNV SEM RECLAMAÇÃO. INCLUSIVE O EDUARTE AQUI DO FÓRUM TEM UMA E DISSE QUE TÁ BACANA.

UMA COISA QUE VC TEM QUE PONDERAR É A ENCHEÇÃO DE SACO COM INSTALAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, VISTORIA NO INMETRO DO CARRO, DOS CILINDROS E DO REDUTOR. ATÉ QUANDO SE RETIRA O KIT TEM QUE FAZER VISTORIA. ISSO É UM PORRE, PELO MENOS AQUI EM BH.:parede::parede:
POR ISSO NÃO REGULARIZEI NO DOCUMENTO. SE TIVER QUE REGULARIZAR, PREFIRO RETIRAR O KIT!




oi pessoal..
to procunrao um topico q fale sobre gnv mas como nao achei vo posta auqi.
alguem ja colocou gnv em uma sportage autmoatica? sera q vale a pena na econiomia?minha aut. 2000 gasolina ta faznedo 6l/km na cidade e 8l/km na estrada. se laguem tiver alguma informaçao pra ocmpartilahr ia agradeço...

EDuarte
04/12/2008, 19:34
OLHA SÓ, JÁ TIVE SEIS CARROS COM GNV E SEMPRE GOSTEI!!! NUNCA TIVE PROBLEMAS. COLOQUEI NA SPTG E NÃO TÁ LEGAL. JÁ OLHEI VÁRIAS COISAS, MAS NÃO TÁ 100%.

TODAVIA, JÁ VI OUTRAS STPG COM GNV SEM RECLAMAÇÃO. INCLUSIVE O EDUARTE AQUI DO FÓRUM TEM UMA E DISSE QUE TÁ BACANA.

UMA COISA QUE VC TEM QUE PONDERAR É A ENCHEÇÃO DE SACO COM INSTALAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, VISTORIA NO INMETRO DO CARRO, DOS CILINDROS E DO REDUTOR. ATÉ QUANDO SE RETIRA O KIT TEM QUE FAZER VISTORIA. ISSO É UM PORRE, PELO MENOS AQUI EM BH.:parede::parede:
POR ISSO NÃO REGULARIZEI NO DOCUMENTO. SE TIVER QUE REGULARIZAR, PREFIRO RETIRAR O KIT!
Concordo com vc Gleison, e na realidade eles não vistoriam é nada, só batem o olho e pronto.
[]s
(DU)

mbm4x4
04/12/2008, 20:01
E ai Rildão
Medi a vareta do oleo. Tem 44,8cm.
Tirei uma foto para voce ver. A 1ª é de como medi, e a 2ª é a medição.
[]s
Mateus


Bom dia amigos,
Eu to precisando de um auxilio dos amigos do forum: A vareta de medição do óleo do motor da minha vtr não é mais a original, eu acho que ela ta curta, conseqüentemente mascarando a medição do nível do óleo do motor. Fico agradecido se alguém puder medir o comprimento da vareta original, da ponta ate o encosto da tampa da vareta que fica dentro do tubo porta vareta e postar pra gente tirar esta duvida. Lembro, a vrt é 1997, 16 v, a gasolina.

Abraços a todos,

<-------------------à|
Ponta ( quantos cm? ) Tampa


Rildo Filho

Mario Frade
05/12/2008, 00:57
preciso de um cambio da sport age voce tem ou sabe quem tem um mariofrade@ibest.com.br, obrigado Mário

Gleison BH
05/12/2008, 12:08
Acho Que Tem Um Anunciado No Mercado Livre. Procure Na Net Que Vai Achar. Outro Dia Mesmo Vi Um Completo Anunciado, Com Tc E Até As Alvavancas. O Problema é Que Não Lembro Aonde...


preciso De Um Cambio Da Sport Age Voce Tem Ou Sabe Quem Tem Um mariofrade@ibest.com.br, Obrigado Mário

heldermota
05/12/2008, 15:49
tenho um sportage 2000 tdi de 99 keria meter un motor mais potente sera ke existe algun motor de outra marca ke encaixe la

RILDO FILHO
05/12/2008, 16:03
Grande Mateus,

Valeu pela força, serviço completo como de costume. Agora com certeza vou tirar minhas duvidas.

Grande abraço,

Rildo Filho

Gleison BH
05/12/2008, 17:23
No Brasil Sempre Que Se Fala Em Adaptação De Motor Diesel, Um Dos Preferidos é O Mwm 2.8 Turbo Intercooler. Agora Resta Saber Se é Possível Colocá-lo Na Sportage...


keria Saber Se Existe Algun Motor Compativel De Outra Marca
Com Kia Sportage De 99

mbm4x4
10/12/2008, 21:01
E ai pessoALL!!
Resolvi dar uma revisão nas RL para ver como elas estavam...Afinal, já faz alguns meses que estou com elas travadas.
Pouco tempo atrás já havia aberto a RL do lado esquerdo(lado motorista)por ocasião de ajuste da folga de roda, e estava a RL 100%, limpinha e lubrificada. Desta vez abri novamente a RL e continuava 100%, do mesmo jeito que encontrei da outra vez.
Abri então as RL do lado direito,não mexia nelas desde que travei alguns meses atrás, e para minha surpresa elas estavam bem sujas, parece que entrou poeria e depois agua, tava terrivel mesmo. Desmontei ela, coloquei de molho numa solução gas/diesel para desencardir a sujeira depois limpei bastante com pincel com mais solução e deixei-as limpinha novamente. montei ela novamente com um pouco de graxa e reeinstalei elas no lugar novamente.
Creio que para ter entrado essa sujeirada toda na roda livre, com certeza algum dos retentores deve estar sem eficacia.
Quantos são os retentores em cada roda??
Alguem sabe mais sobre isso e pode dar alguma dica.
Coloquei uma foto abaixo para que possa ser ilustrado a dica.
[]s
Mateus

Tarcisio Pinheiro
10/12/2008, 23:08
E ai Mateus, tudo bem por aí!!

Não se responder suas perguntas!!


Quantos mil KM você já rodou com as RLs travadas?


Até!!!

EDuarte
11/12/2008, 10:31
E ai pessoALL!!
Resolvi dar uma revisão nas RL para ver como elas estavam...Afinal, já faz alguns meses que estou com elas travadas.
Pouco tempo atrás já havia aberto a RL do lado esquerdo(lado motorista)por ocasião de ajuste da folga de roda, e estava a RL 100%, limpinha e lubrificada. Desta vez abri novamente a RL e continuava 100%, do mesmo jeito que encontrei da outra vez.
Abri então as RL do lado direito,não mexia nelas desde que travei alguns meses atrás, e para minha surpresa elas estavam bem sujas, parece que entrou poeria e depois agua, tava terrivel mesmo. Desmontei ela, coloquei de molho numa solução gas/diesel para desencardir a sujeira depois limpei bastante com pincel com mais solução e deixei-as limpinha novamente. montei ela novamente com um pouco de graxa e reeinstalei elas no lugar novamente.
Creio que para ter entrado essa sujeirada toda na roda livre, com certeza algum dos retentores deve estar sem eficacia.
Quantos são os retentores em cada roda??
Alguem sabe mais sobre isso e pode dar alguma dica.
Coloquei uma foto abaixo para que possa ser ilustrado a dica.
[]s
Mateus
Tudo bem Mateus
O retentor mais critico que da entrada de agua e sujeira é o retentor interno da roda (nº 20 do desenho), que poucos sabem da existencia dele, inclusive é o maior responsavel pelo mal funcionamento das RLs. Tem um anel de borracha na RL tambem que não tem no desenho.
[]s
(DU)

mbm4x4
11/12/2008, 11:02
E ae Tarcisio.
Respondendo sua pergunta, estou andando com as RL travadas a uns 8 mil km,e desde que travei, nunca mais falhou a tração. Ontem qdo abri elas para verificar e limpar, resolvi destrava-las, pois logo estarei comprando as RL manuais. Fui fazer um teste com elas destravadas e adivinha se funcionou a tração???Ela não acopla no lado que estava sujo,provavelmente porque o vácuo escapa pelo retentorque deve estar ferrado.
E ae DU,
resolvi fazer essa revisão depois que li seus posts a respeito desses retentores internos que voce mencionava que não adiantava trocar as RL por manuais, que se o retentor estivesse ferrado entraria sujeira e ferraria com a RL nova também.
Então, percebendo que a minha RL do lado direito estava suja, com certeza tenho que resolver esse problema do retentor primeiro antes de fazer a troca da RL.
E o retentor de numero 15 da foto, não deve ser trocado também???
Vi que é uma boa mão de obra, mas nada impossivel de fazer, qual sua opinião??
Valew
[]s
mateus

EDuarte
11/12/2008, 12:02
Realmente Mateus, se vc não trocar o retentor interno vai entrar sujeira e estragar as novas RLs como vc mesmo pode constatar. O retentor nº 15 que vc menciona é o retentor externo da roda que protege os rolamentos, dificilmente da problemas, mas se a graxa dos rolamentos estiver suja como a da RL, com certeza tbm estão danificados.
É bem trabalhoso trocar esse retentor, vc terá que tirar o munhão fora senão a ponta de eixo irá te atrapalhar, e provavelmente tera que fazer alinhamento e cambagem apos o serviço. Mas é necessario esse trampo senão... Aproposito, troque o retentor das duas rodas, pois se um estragou, o outro esta pra estragar tambem.
Tenho certeza que ao trocar esses retentores as RLs voltarão a funcionar.
Pena que estamos distante, senão eu poderia te dar uma mão.
[]s
(DU)

mbm4x4
11/12/2008, 12:33
Valeu DU pela dica
Com certeza se estivessemos perto já teriamos feito o serviço. Aqui em Floripa ainda não consegui achar ninguém que entenda um pouco de mecanica e possa ter paciência para poder ensinar e dar uma mão.
Qdo arrumei as RL a primeira vez na autorizada, fiquei olhando o serviço sendo feito. Vi que tem que tirar a pinça de freio, disco, proteção do freio, retira também dois pivos da suspensão com uma barra de ferro.... e assim vai.
Vou te falar, tenho alta vontade de eu mesmo fazer, mas falta eu me informar mais um pouco para realmente iniciar o serviço.
Quem sabe algum amigo não aparece aqui por floripa para dar uma força .Troco pela hospedagem, mas o churrasco agente racha meio a meio.hehehe
[]s
Mateus

EDuarte
11/12/2008, 13:03
Poxa, um churrasquinho vai bem hein.
Não precisa tirar o disco não, como vc vai tirar o munhão, o disco sai junto, não precisaria nem tirar a pinça, mas talvez o flexivel atrapalhe.
É trabalhoso mas é bem facil, com certeza vc consegue fazer sim.
Ja achou os retentores pra comprar?
[]s
(DU)

mbm4x4
11/12/2008, 13:24
Valeu pelo incentivo DU.
Ainda não achei os retentores, vou pesquisar preços ainda. quero comparar com os preços que vi lá na rockauto.com. (foto). vou viajar dia 25 de dezembro e derepente se o preço for mais em conta vou comprar lá nos EUA.
E ai nao tá afim de passar um final de semana prolongado aqui em Floripa lá por meados de janeiro??. Pode ficar na minha casa, ai arrumamos as viaturas e fazemos uns passeios por aqui e aquele churras.que acha??
[]s
mateus

Poxa, um churrasquinho vai bem hein.
Não precisa tirar o disco não, como vc vai tirar o munhão, o disco sai junto, não precisaria nem tirar a pinça, mas talvez o flexivel atrapalhe.
É trabalhoso mas é bem facil, com certeza vc consegue fazer sim.
Ja achou os retentores pra comprar?
[]s
(DU)

EDuarte
11/12/2008, 13:56
Valeu pelo incentivo DU.
Ainda não achei os retentores, vou pesquisar preços ainda. quero comparar com os preços que vi lá na rockauto.com. (foto). vou viajar dia 25 de dezembro e derepente se o preço for mais em conta vou comprar lá nos EUA.
E ai nao tá afim de passar um final de semana prolongado aqui em Floripa lá por meados de janeiro??. Pode ficar na minha casa, ai arrumamos as viaturas e fazemos uns passeios por aqui e aquele churras.que acha??
[]s
mateus
O convite é tentador Mateus, não insiste muito não heim.
Se vc vai pros EUA provavelmente é mais barato, aqui em sampa achei por 15,00.
[]s
(DU)

mbm4x4
11/12/2008, 14:09
Hehehe!!
Que isso camarada, se tu quiser vir "mi casa, su casa".
Cara, minha viagem já esta marcada(comprada)desde qdo o dólar estava R$2 e pouquinho. Com a crise financeira e a alta do dolar, não existe mais tanta deferença dos preços. Quase que desisti da viagem, mas como se desistisse da viagem ia perder as passagens(milhagem)e lá fico na casa de amigos e parentes, resolvi ir mesmo assim.
Então, minha passagem de volta esta marcada para dia 23 de janeiro, mas estou tentando todos os dias pela internet alterar a volta para dia 10 de janeiro. Essas são as minhas datas. Se quiser vir mesmo, tem que ser lá por final de janeiro.Se realmente estiver interessado trocamos maiores informações via MP.
[]s
Mateus


O convite é tentador Mateus, não insiste muito não heim.
Se vc vai pros EUA provavelmente é mais barato, aqui em sampa achei por 15,00.
[]s
(DU)

EDuarte
11/12/2008, 14:26
Hehehe!!
Que isso camarada, se tu quiser vir "mi casa, su casa".
Cara, minha viagem já esta marcada(comprada)desde qdo o dólar estava R$2 e pouquinho. Com a crise financeira e a alta do dolar, não existe mais tanta deferença dos preços. Quase que desisti da viagem, mas como se desistisse da viagem ia perder as passagens(milhagem)e lá fico na casa de amigos e parentes, resolvi ir mesmo assim.
Então, minha passagem de volta esta marcada para dia 23 de janeiro, mas estou tentando todos os dias pela internet alterar a volta para dia 10 de janeiro. Essas são as minhas datas. Se quiser vir mesmo, tem que ser lá por final de janeiro.Se realmente estiver interessado trocamos maiores informações via MP.
[]s
Mateus
Se vc ja esta com as passagens compradas e não vai gastar com hospedagem, tem mais é que ir mesmo.
Querer ir passear em "su casa" com certeza quero, mas meu problema é que trabalho por conta e se não trabalhar, não ganho e as contas não esperam, sabe como é né.
Vamos ver o que acontece até janeiro. (parece até que janeiro esta longe. rsss)
Agradeço o convite
[]s
(DU)

Gleison BH
12/12/2008, 17:56
OPA EDU, NÃO DESCARTA LOGO ASSIM NÃO SÔ... QUEM SABE A GENTE NÃO FAZ UMA GRANDE CARREATA DE 03 OU QUATRO SPORTAGES E VAMOS PRA FLORIPA. FICAMOS NUM HOSTELING QUE NÃO É CARO E O MATEUS FAZ AS VEZES DO GUIA 4X4!!!! :concordo::concordo:

QUEM SABE DÁ ATÉ UM ENCONTRO DO FÓRUM ATÉ UNS SUMIDÕES COMO O FERNANDO E AMOSTARDEIRO DÃO O AR DAS GRAÇAS.

QUEM SABE...





Se vc ja esta com as passagens compradas e não vai gastar com hospedagem, tem mais é que ir mesmo.
Querer ir passear em "su casa" com certeza quero, mas meu problema é que trabalho por conta e se não trabalhar, não ganho e as contas não esperam, sabe como é né.
Vamos ver o que acontece até janeiro. (parece até que janeiro esta longe. rsss)
Agradeço o convite
[]s
(DU)

mbm4x4
12/12/2008, 19:07
Claro que sim Gleison!!!Com maior prazer.:mrgreen:
O negócio é só combinar a data, o resto deixa que eu arranjo tudo por aqui.
Ai reservamos um espaço para o workshop sobre as viaturas, cada um ensina alguma coisa que sabe para o outro. Fazemos os reparos para quem precisar trocar uma coisa ou outra, e depois diversão.:pipoca:
Fazemos um encontro de uns 4 dias ai dá tempo pra tudo.
E ai,
Tem alguém interessado?:pensativo:
[]s
Mateus



OPA EDU, NÃO DESCARTA LOGO ASSIM NÃO SÔ... QUEM SABE A GENTE NÃO FAZ UMA GRANDE CARREATA DE 03 OU QUATRO SPORTAGES E VAMOS PRA FLORIPA. FICAMOS NUM HOSTELING QUE NÃO É CARO E O MATEUS FAZ AS VEZES DO GUIA 4X4!!!! :concordo::concordo:

QUEM SABE DÁ ATÉ UM ENCONTRO DO FÓRUM ATÉ UNS SUMIDÕES COMO O FERNANDO E AMOSTARDEIRO DÃO O AR DAS GRAÇAS.

QUEM SABE...

Júlio C. A. Santos
13/12/2008, 01:39
Pessoal, ainda faltam 2.000 km pra trocar o óleo da viatura e estou pensando em testar outro lubrificante. Atualmente uso ELF 15W 40, e pretendo testar o LUBRAX TOP TURBO 15W 40 ou LUBRAX TEC TURBO 10W 40. :pensativo: Alguém já usou esses lubrificantes? Eles agüentam condições severas de uso? Obs.: Minha viatura está com 102.000 km rodados.

Abraço

Julio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

dutrajaio
14/12/2008, 00:05
E Ai Pessoal Estou Precisando De Uns Toques Sou Novo No Ramo....
Estou Com Alguns Problemas Na Minha Viatura Ela Esta Dificil De Pegar Será Que Alguem Sabe O Que Esta Acontecendo?

Robinho da Jaguatirica
14/12/2008, 11:28
E Ai Pessoal Estou Precisando De Uns Toques Sou Novo No Ramo....
Estou Com Alguns Problemas Na Minha Viatura Ela Esta Dificil De Pegar Será Que Alguem Sabe O Que Esta Acontecendo?

Oi dutrajaio,

Seja bem vindo!

Se sua viatura for a diesel, pode trocar as velas aquecedoras, mas nem pense em colocar velas shyng-lyng, tem que ser original, senão é jigar dinheiro no ralo.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica
14/12/2008, 11:42
Pessoal, ainda faltam 2.000 km pra trocar o óleo da viatura e estou pensando em testar outro lubrificante. Atualmente uso ELF 15W 40, e pretendo testar o LUBRAX TOP TURBO 15W 40 ou LUBRAX TEC TURBO 10W 40. :pensativo: Alguém já usou esses lubrificantes? Eles agüentam condições severas de uso? Obs.: Minha viatura está com 102.000 km rodados.

Abraço

Julio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Oi Julio,

Eu uso o top turbo da lubrax, é um excelente óleo, baixa um tiquim (2300 ml a cada 5000 km) por ser um óleo muito fino e faz uma excelente lubrificação até o último anel, por isso acaba queimando um tiquim. em uma conversa que tive diretamente com um engenheiro do SAC da petrobrás, ele me informou que o TEC Turbo (CG-4 equivaleria ao SJ dos gasolina) é semi-sintético, no rótulo ele tem especificação inferior ao Top turbo (CI-4 equivalente ao SL dos gasolina) é mineral, porém na realidade isso foi somente por pão-duragem da petrobrás nos custos dos testes, inclusive isso alavancou as vendas do Top, e despencou o Tec, ele me indicou firmemente a usar o TEC (não que o Top seja ruim, só que o Tec ainda é melhor), vou trocar daqui a 1000 km, e já usarei o Tec turbo, que segundo ele é muito, mas muito superior mesmo a qualquer óleo vendido atualmente para motores a diesel no Brasil, outra coisa que ele me informou é que não existe ainda óleo puramente sintético para diesel, e não é aconselhavel a utilização de qualquer aditivo no óleo, seja da petrobrás ou qualquer outro fabeicante.
Como nunca usei o tec, lhe digo para ir de Top, este eu sei que realmente é um excelente óleo, e de uma forma ou de outra, superior em especificação a qualquer outro óleo vendido, acho que um que chega perto em apenas uma especificação é o urano ultra turbo, mas este eu não quero nem de graça.


Boa lama!


Robinho

Júlio C. A. Santos
14/12/2008, 13:15
Obrigado Robinho,

Realmente vc tirou todas as minhas dúvidas sobre esses lubrificantes, mas como cada caso é um caso, minha viatura já faz tempo que não vaza uma gota de óleo do motor, ta sempre seco como novo (acho que até novo vaza óleo). Minha viatura tem 102.000 km rodados, quando troquei o cabeçote, mandei trocar todos os componentes desgastados da parte interna do cabeçote. O motor ta funcionando igual um relógio, e o óleo baixa muito pouco em 5.000 km, mas mesmo assim, será que usando o LUBRAX TEC TURBO 10W 40 não vai "queimar" muito o óleo por ser fino? Eu uso 15W 40. Ah, e tem outra coisa, esses lubrificantes são indicados para motores turbo, mas minha Sport é diesel aspirada, tem algum problema?

Abraço

Julio

Sportage (maçarico) 2.2 diesel 96

Nava
14/12/2008, 14:06
Num dá nada...

A minha em certas ocasioes, na partida, fuma um pouco. Deve ser retentor de valvula, pois o resto é novo.